Conectar

Ver Versão Completa : consumo alto vitara

Marco/Kelly
06/01/2005, 00:04
Ola galera, comprei a pouco tempo em vitara canvas 93 automatico e estou achando o consumo dele muito alto esta fazendo 300km com um tanque visto que o tanque tem 42lt. alguem pode me dar uma dica se é normal este consumo ou o que devo fazer para melhorar.

Marco.

JoaoAlberto
06/01/2005, 11:54
Ola Marco; Tenho um igual ao seu e nem mesmo desligando o ar consigo fazer mais que 7,3 km c/ 1 litro de gasolina, :( já estou pensando em colocar GNV será q vale apena???

Abraço;
JoãoAlberto

FabioRotaseTrilhas
06/01/2005, 12:48
Pessoal,
na cidade, conforme o transito, é comum o Vitara 3D ou 5D automatico fazer uns 6 km/l.
Se for mecanico uns 7 a 8 km/l.
Considerando em Porto Alegre /RS, onde temos muitas sinaleiras e transito ruim em determinados hoarios, é 6 no automatico e 7 no mecanico. Ja na estrada da para fazer uns 10 km/l no automatico e uns 11 km/l no mecanico.

Agora falando de GNV, tenho GNV no meu, e realmente a economia é show de bola. Vale a pena e muito. Um carro para ser mais economico que o meu deverá fazer mais de 18 km/l de gasolina na Cidade. E na estrada uns 22 km/l. :lol: :lol:
Abraços,

Marco/Kelly
06/01/2005, 17:07
Pelo jeito vou ter que ver a viabilidade de por um GNV em meu vitara, estava para levar ele a um mecanico achando que fosse alguma regulagem, como troca de vela, cabo de vela, limpeza de bico, mas pelo jeito é do carro mesmo, o duro é que o carro já é pequeno se colocar um cilindro não vai caber nada.

FabioRotaseTrilhas
06/01/2005, 17:18
É verdade! O Vitara 3D é pequeno. Por isso troquei por um 5D. E acabei colocando um cilindro de 20 m3.
Com isso, rodo na cidade uns 150 kms, gastando apenas R$ 22,00. Se fosse na gasolina seria em torno de R$ 60,00.
Ja na estrada, em misto de asfalto e terra ja consegui fazer 250 kms com o meu cilindro.
Em média na cidade faço 8 km/m3 (metro cubico) e na estrada uns 11 a 12 km/m3.
O meu é um Sidekick 5D 1.6 16v automatico.
Uso com pneus GG 30x9,5.

[]s

Marco/Kelly
06/01/2005, 18:06
A minha preocupação com o GNV é em relação a perda de potencia do motor , já tive carro com GNV e ficou uma tranqueira em subidas e quando esta pesado, no vitara sera que fica melhor???

FabioRotaseTrilhas
07/01/2005, 00:21
Com certeza perde um pouco.
A questão é que o motor vai perder mais torque que potencia.
O meu Sidekick, no plano e subida leve, ta igual no GNV e Gasolina. O motor gira igual, redondinho.
Mas quando tem que pegar uma subida mais forte, ai falta força. Não é nada que voce não se acostume.
A questão toda é o quanto se perde, o que vai depender da instalação do GNV e das regulagens. Não é coisa de instalar e sair da oficina pronto, funcionando 100%. Terá que testar as reguilagens e ir acertando ponto, mistura, etc....
Mas economicamente vale a pena sem dúvida.
[]s

Marco/Kelly
07/01/2005, 08:54
O que vc achão então de colocar estes aparelhos que estão a venda para transformar a alcool??

FabioRotaseTrilhas
07/01/2005, 10:52
Olha, não vi e não conheço direito, mas pelo que conversei com instaladores e engenheiros que trabalham na area automotiva, o que estes aparelhos fazem é alterar os sinais de determinados sensores, como o da temperatura e da MAF ou MAP, de modo a enganar a central onde o motor estaria mais frio e entrando mais ar, assim injetando mais combustivel.
Com isso, como o alcool precisaria de mais combustivel para funcionar, o carro passaria a funcionar razoavel no alcool.
Só que existem contras em relação a isto. Se verdade ou não, falam que como o alcool é mais corrosivo, o mesmo detonará bicos e outros sensores, bomba de combustivel, etc...
Além disso, a economia não é tão grande assim. O alcool vai gastar mais que na gasolina, e como o preço também não é tão mais barato, na ponta da regua e do lapis fica perto da mesma.
Para uma conversão bem feita teria que rebaixar o cabeçote para aumentar a taxa, trocar os bicos, trocar velas, talvez bobina, bomba de combustivel, etc.... E o custo ficaria meio alto.
[]s

JoaoAlberto
07/01/2005, 15:28
Olá pessoal; Gostei do show de esclarecimentos,

que vc achão então de colocar estes aparelhos que estão a venda para transformar a alcool??

Neste caso estou com o Fabio, até porque o alcool tá ficando cada dia mais caro :(
sem duvida vou partir para o GNV. :wink:
Abraços a todos.
JoãoAlberto

FabioRotaseTrilhas
07/01/2005, 15:43
Uma informação/curiosidade. Meu Sidekick fazia 6,1 km/l de gasolina na cidade. Na estrada uns 9 km/l de gasolina.

Agora, faço 8,3 km/m3 de GNV na cidade. E 12 km/m3 na estrada.
Só por este fato, ja tenho ganho de autonomia.
Considerando ainda que o GNV aqui em Porto Alegre esta R$1,248 e a gasolina esta R$2,469, temos mais vantagens ainda.

Para rodar 150 kms na cidade, eu gastava R$ 60,70. Agora gasto apenas R$ 22,55.
E na estrada para fazer 250 kms eu gastava R$ 68,50 e agora gasto R$ 26,00.

Assim, fazendo uma analogia em termos de R$, um veiculo para equivaler o valor do GNV deveria fazer 16,4 km/l de gasolina na cidade e na estrada 23,7 km/l.

Logo vale mais a pena ter um Sidekick automatico com GNV que um Ford Ka 1.0.

obs.: Ja vi Sidekicks mecanicos fazendo 11 km/m3 na cidade e 16 km/m3 na estrada.

[]s

Marco/Kelly
07/01/2005, 16:14
Hoje fui ver o preço de um kit GNV, fica uns 2200,00, com um cilindro de 15m3 , estou pensando seriamente em investir esta grana, até porque, quando trocar posso instalar em outro carro.

FabioRotaseTrilhas
07/01/2005, 16:31
Só cuida que o mesmo tem que ser instalado com variador de avanço e simulador de bicos.
Sem isto, fica mais barato, mas, fica muito ruim, fraco, não vale a pena a economia.

[]s

Marco/Kelly
07/01/2005, 17:32
Valeu a dica, o vendedor me falou do variador de avanço, mas não falou nada do simulador de bicos, vou perguntar sobre isso

Marco/Kelly
10/01/2005, 23:37
Vou colocar o GNV em meu carro, perguntei sobre o simulador de bicos e o vendedor me disse que tb tem, ele me sugeriu trocar os cabos de vela as velas, filtro de gasolina, filtro de ar e fazer limpeza da injeção o que vcs achão??

FabioRotaseTrilhas
11/01/2005, 02:55
Existem velas mais especificas para GNV.

O GNV também é muito mais sensivel quanto ao filtro de ar. Se o mesmo estiver muito sujo, a lenta pode ficar muito instavel, e baixa.

Se os cabos de velas estiverem ruins, aumenta a chance de "backfire".

Portanto, vale a pena dar uma revisada nestes itens, e conforme trocar mesmo.
[]s

Barao de Castro
13/03/2008, 01:09
Neste caso estou com o Fabio, até porque o alcool tá ficando cada dia mais caro :(
Abraços a todos.
JoãoAlberto

Embora atrasado, faço questão de responder.
Eu comprei um vitarinha 97/98 3p metal top mecanico, comprei-o com 82000km. Logo em seguida instalei o gnv, em 1ano rodei uns 41.500 km's, pois ele foi vendido com 123500 km's. Nunca deu problema quanto a utilização do gas. foi só alegria e olhe que até nas trilhas ele ia no gnv, só em algumas subidas mais fortes e sem espaço para pegar uma boa carreira eu passava para a gasolina.
Depois nos conte da sua escolha e o que vc achou.

sds

Breno

lmazzucatto
13/03/2008, 08:39
O meu é um 1997, 3P Automático.

Ele ta dando emmédia 7 na estrada.

Está com pneus 235/75 r15

será que é isso?

Abraços

Luis

Enrico SP
13/03/2008, 08:49
Quem anda no GNV só não pode esquecer de andar na gasolina de vez em quando, se ficar direto no GNV resseca vários itens do motor, inclusive as válvulas e existe o perigo do carro bater a cabeça do pistão aí a economia vai pro saco! Aqui em SP o álcool custa a metade da gasolina, os problemas principais da conversão são em relação à bomba de gasolina que normalmente dá pau e precisa ser trocada e o computador que não consegue reconhecer a mistura e aí é check engine aceso direto, 1/2 perigoso dar pau.

HenriqueJr
13/03/2008, 09:49
Converti meu Sidekick para GNV um mes depois que comprei o carro, a instalação ficou muito boa, meu kit é completo com direito a gerenciador e tudo mais, praticamente não notei perda de potencia, so faço trilhas com GNV e até agora não encontrei obstaculos que eu passava com gasolina que ainda nao consegui passar no GNV.
Mas para quem for instalar GNV tem que se ligar na manutenção preventiva, sobretudo com o sistema de ignição(distribuidor, bobina, cabos de vela, velas) pois este sistema quando apresenta algum problema interfere em muito o funcionamento no GNV, sem falar que a vida útil desses componentes(Cabos e velas) é bem menor no GNV. Não economize dinheiro com esses ítens porque o barato pode sair caro, eu aprendi isso na prática. Meu carro tava dandos uns estouros quando acelerava(back fire), o problema tava nos cabos de vela, mesmo assim passei cerca de 1 semana rodando com o carro simplesmente poque eu nao queria gastar dinheiro naquele momento, resultado, por causa de R$160,00 não quis gastar naquele momento tive um prejuizo muito grande, queimou o sensor MAF e destruiu o filtro de ar recem comprado! Ja comprei um novo sensor pelo Ebay nos EUA, estou esperando ansioso a sua chegada!

Cadü Smith
09/08/2008, 01:45
Abraços a todos.
JoãoAlberto

O João disse bem naquela época, mas 4 anos depois, o GNV subiu astronomicamente, e o álcool, quem diria, o combustível mais barato do mercado.

Como a situação mudou, e é certo d que mudará em breve novamente, penso em preparar meu próximo jipe, o sidekick 5d, afim d aceitar qlqr combustível, do GNV ao álcool.... fazer dele um "tri-fuel".. teoricamente, eu preparando DE FORMA CORRETA o motor para receber o álcool, terei nenhum problema em usar a boa e velha gasolina, certo ? preparando os coletores e válvulas etc bomba de comb. e bicos, o GNV tb vai numa boa?

Será q não tem outra forma de fazer o tal do MAF aceitar o álcool sem ter d enganar o pobre coitado ?:mrgreen:

seria legal se houvesse um software pra reprogramar a central eletrônica (isso é o MAF ?) q calcula a injeção de combustível no coletor, será q já não existe ?

clecio_zandor
04/09/2008, 17:50
Ola amigos,

Como estou monitorando o desempenho do Silver acho legal compartilhar com vocês:

Troquei velas, cabos, filtros (oleo, ar), fiz limpeza nos bicos.

Instalei pneus 31x10,5 R15, snorkel, lift 2" x 2".

Ele esta fazendo quase 8 na cidade (incrivel com esses pneus!), ja fiz três abastecimentos e esta mantendo a media, ainda não consegui viajar para monitorar.

Eu calibro os pneus sempre que abasteço, ando com janelas fechadas e quase nunca utilizo o ar.

Assim que viajar posto o consumo.

Abraços!

vid@_m@ns@
04/09/2008, 19:22
olá amigos,

quando eu comprei meu vitara fazia uns 5 km/l, mas agora estabilizou entre 7 e quase 8 na cidade,e na estrada em torno de 10 quase 11 km/l.
não conheço ninguem que faça mais do que isto.
entre alguamas medidas que tomei foram:
1-troquei velas e cabos;
2-revisei rolamentos e freios,
3-troquei os pneus 235 por 215 e rodo sempre com 24 lbs;

falta:
1-trocar a ventuinha que está travada, a original fica parada só é acionada na temperatura ideal;
2-trocar distribuidor e rotor;

...esqueci algo????

té mais!

Ola amigos,

Como estou monitorando o desempenho do Silver acho legal compartilhar com vocês:

Troquei velas, cabos, filtros (oleo, ar), fiz limpeza nos bicos.

Instalei pneus 31x10,5 R15, snorkel, lift 2" x 2".

Ele esta fazendo quase 8 na cidade (incrivel com esses pneus!), ja fiz três abastecimentos e esta mantendo a media, ainda não consegui viajar para monitorar.

Eu calibro os pneus sempre que abasteço, ando com janelas fechadas e quase nunca utilizo o ar.

Assim que viajar posto o consumo.

Abraços!

clecio_zandor
09/09/2008, 11:25
olá amigos,

quando eu comprei meu vitara fazia uns 5 km/l, mas agora estabilizou entre 7 e quase 8 na cidade,e na estrada em torno de 10 quase 11 km/l.
1-troquei velas e cabos;

falta:
1-trocar a ventuinha que está travada, a original fica parada só é acionada na temperatura ideal;

...esqueci algo????

té mais!

Seu consumo ta legal, mas vale lembrar que o meu esta fazendo de 7 a 8 com pneus 31" !!"

Eu acho que depois do snorkel ele ficou mais economico, devido a mistura ficar mais rica (ar frio + gasolina).

Abraços!

Flávio Medeiros
09/09/2008, 20:57
A galera aí do tópico me assustou com o consumo dos vitara!!:shock:
To querendo entrar num carrin ho destes, mas....05, 06 km/l na cidade,:discordo: melhor andar de s10 gasolina 4cc, ou to enganado?:?:
Ouvi dizer que estes carros dariam até 9 ou 10 na cidade?! Seria conversa fiada.
Pô, o meu Santana 2.0 99/00 dá 10 km/l aqui na cidade toda hora. Já cansei de medir. :palmas:
Comecei a desanimar com o vitarinha então....:sad:
Ou será que me assustei à toa?!
Se alguém quiser se manifestar, fico grato.
Abraço a todos.

FábioSM
09/09/2008, 22:56
To querendo entrar num carrin ho destes, mas....05, 06 km/l na cidade,:discordo: melhor andar de s10 gasolina 4cc, ou to enganado?:?:
Ouvi dizer que estes carros dariam até 9 ou 10 na cidade?! Seria conversa fiada.
Pô, o meu Santana 2.0 99/00 dá 10 km/l aqui na cidade toda hora. Já cansei de medir. :palmas:
Abraço a todos.

Essa de consumo de carro é conversa para boas rodadas de cerveja ...
pq é um assunto quase q sem fim ...

se eu chegar e falar "meu vitara ta fazendo 7,3km/l na cidade", e pronto, a informação ficando por ai, fica bem incompleta.

Mas falta eu informar muita coisa:
-Meu carro tá com pneus 225/75 r15, calibrados com 25 libras sempre q abasteço, de 4 em 4 dias, em média.

-Ando um trajeto curto(10km) de manha até o trabalho, pegando um pouco de transito, o q mal dá para o carro esquentar direito .... e a volta idem a tarde, e pronto!

-Tenho o pé um pouco pesado

-Ando 80% das vezes de A/C

-Ando 90% das vezes sozinho no carro...

e por ai vai a questão de fatores que influenciam postivamente ou negativamente em um consumo ...

qd peguei o carro em novembro, estava fazendo 7,5km/l, com o tempo foi descendo para 6,9km/l ... há 15dias troquei a EGR, e já está subindo para perto de 7,5km/l de novo

tenho medido o consumo do carro SEMPRE, sempre abasteço enchendo o tanque até a bomba disparar e de preferência no mesmo posto.

Sei que é um consumo um tanto elevado para um motor 1.6 4c, mas estou bastante satisfeito com o conjunto. E apenas procuro tomar atitudes q minimizem os gastos de gasolina: como a "simples" manutenção preventiva!

clecio_zandor
10/09/2008, 07:08
Abraço a todos.

Flavio, depende muito de como esta seu carro. Se ele estiver original e com a manutenção em dia, com certeza ele tera um consumo menor, mas ai vai por opção.

O pneu original é 195/75 R15 eu por exemplo estou usando 31"x10,5 R15 que equivale (+ ou -) ao 255/75 R15, isso aumenta o consumo, mas em contra partida, o carro esta mais alto e estou satisfeito com isso.

Vai muito de como você quer sua viatura e como vai usá-la.

Abraço.

Felipe Nogueira Torrano
10/09/2008, 10:50
Também achei o consumo da galera meio alto!!
Quando eu estava com 31' fazia 8km/l. Agora com 235/75 faço sempre 9,5km/l na cidade e no trânsito de São Paulo. Além dos para choques de ferro... Mas eu ando com o pé bem leve e sem a/c...
Nos últimos 2 tanques o Vitara fez 8,8km/l e eu já vou no mecânico ver se tá com algum problema.
Mas realmente depende muito de vários outros fatores!
[]'s a todos

Flávio Medeiros
10/09/2008, 16:54
Flavio, depende muito de como esta seu carro. Se ele estiver original e com a manutenção em dia, com certeza ele tera um consumo menor, mas ai vai por opção.

O pneu original é 195/75 R15 eu por exemplo estou usando 31"x10,5 R15 que equivale (+ ou -) ao 255/75 R15, isso aumenta o consumo, mas em contra partida, o carro esta mais alto e estou satisfeito com isso.

Vai muito de como você quer sua viatura e como vai usá-la.

Abraço.

Caro Clecio Zandor;

Desculpa aí. Longe de mim falar mal do vitarinha, que aliás simpatizo muito...
Só que realmente to querendo cair pra dentro de um, mas achei meio alto o consumo. Só que eu não vou fazer trilha não. Só quero o carro para rebocar uma carretinha com meu cavalo dentro à pequenas distâncias (+- uns 450 kg é o peso dele) e ir pro sítio, e viagens às vezes, é claro.
Vai ficar original mesmo.
Vc acha que é um carro bom para viagens de 1.000 km por exemplo?
Sei que há o inconveniente do pequeno porta-malas, mas dá-se um jeito...
O que c me sugere, o vitarinha 8v ou o GV 16 v?
Abraço.:concordo:

clecio_zandor
15/09/2008, 15:42
Caro Clecio Zandor;

Desculpa aí. Longe de mim falar mal do vitarinha, que aliás simpatizo muito...
Só que realmente to querendo cair pra dentro de um, mas achei meio alto o consumo. Só que eu não vou fazer trilha não. Só quero o carro para rebocar uma carretinha com meu cavalo dentro à pequenas distâncias (+- uns 450 kg é o peso dele) e ir pro sítio, e viagens às vezes, é claro.
Vai ficar original mesmo.
Vc acha que é um carro bom para viagens de 1.000 km por exemplo?
Sei que há o inconveniente do pequeno porta-malas, mas dá-se um jeito...
O que c me sugere, o vitarinha 8v ou o GV 16 v?
Abraço.:concordo:

Fala ai Flavio,

Quando comprei meu vitara o ex dono me disse uma frase e até agora, quase um ano depois eu concordo, e foi a seguinte: "Esse carro não quebra!", e realmente, fora manutenção básica, nunca tive problemas serios, somente alegrias...
Não conheço ninguem que utilize o vitara para rebocar tanto peso...
Creio que até mereça um tópico! Coloque como tópico e veja o que o pessoal tem a dizer.

Abraço.

chrisb
15/09/2008, 16:16
olá amigos,

1-troquei velas e cabos;

falta:

...esqueci algo????

té mais!

Cara, dá uma olhada nesse negócio da ventuinha aí.... a Ventoinha do Vitara não é elétrica, é por acoplamento viscoso, então ela funciona direto... tem um sistema de segurança que liga a ventoinha do Ar Condicionado(essa sim é elétrica) somente quando o motor tá numa temperatura realmente muito alta...e mesmo assim, ela não da conta do recado sozinha... E acredite, isso não é nada bom...!!

abs!

Dadolimas
17/09/2008, 18:05
Prezados,
Meu vitara estava gastando bem também, hj troquei cabo, vela e filtro de ar. A vela pelo catálogo da NGK, o cabo de chevette mas não pude usar o pedaço do ditribuidor para a bobina, o do chevette é mais curto, e o filtro usei o do Palio, cabe diritinho, é o mesmo, a diferença é no preço, 65 contra 15!
Ao todo foi R$97,00 pq comprei também uma chave de vela.
O consumo estava em 250 com um tanque, eu uso 235 75R15 mamute, snorkel de fibra e todas as proteções. Vamos ver agora!
Como não uso o carro diariamente só quando vou pra trilha vou ter uma noção, claro que no mato forçando o motor gasta mais...

FELICIANO
12/02/2010, 19:20
Minha gente, um amgigo meu está querendo adquirir m vitara 3 portas ano 2001 automático mas gostaria de saber do cosumo dele. O atual dono disse que ele faz 8 por litro. É verdade? Muito obrigado moçada. Valeu!

Márcio Magalhães
12/02/2010, 19:32
E possível sim. O meu 5 portas faz isso as vezes.

[]´s,