Ola galera, comprei a pouco tempo em vitara canvas 93 automatico e estou achando o consumo dele muito alto esta fazendo 300km com um tanque visto que o tanque tem 42lt. alguem pode me dar uma dica se é normal este consumo ou o que devo fazer para melhorar.
Ola Marco; Tenho um igual ao seu e nem mesmo desligando o ar consigo fazer mais que 7,3 km c/ 1 litro de gasolina, já estou pensando em colocar GNV será q vale apena???
Pessoal,
na cidade, conforme o transito, é comum o Vitara 3D ou 5D automatico fazer uns 6 km/l.
Se for mecanico uns 7 a 8 km/l.
Considerando em Porto Alegre /RS, onde temos muitas sinaleiras e transito ruim em determinados hoarios, é 6 no automatico e 7 no mecanico. Ja na estrada da para fazer uns 10 km/l no automatico e uns 11 km/l no mecanico.
Agora falando de GNV, tenho GNV no meu, e realmente a economia é show de bola. Vale a pena e muito. Um carro para ser mais economico que o meu deverá fazer mais de 18 km/l de gasolina na Cidade. E na estrada uns 22 km/l.
Abraços,
Pelo jeito vou ter que ver a viabilidade de por um GNV em meu vitara, estava para levar ele a um mecanico achando que fosse alguma regulagem, como troca de vela, cabo de vela, limpeza de bico, mas pelo jeito é do carro mesmo, o duro é que o carro já é pequeno se colocar um cilindro não vai caber nada.
É verdade! O Vitara 3D é pequeno. Por isso troquei por um 5D. E acabei colocando um cilindro de 20 m3.
Com isso, rodo na cidade uns 150 kms, gastando apenas R$ 22,00. Se fosse na gasolina seria em torno de R$ 60,00.
Ja na estrada, em misto de asfalto e terra ja consegui fazer 250 kms com o meu cilindro.
Em média na cidade faço 8 km/m3 (metro cubico) e na estrada uns 11 a 12 km/m3.
O meu é um Sidekick 5D 1.6 16v automatico.
Uso com pneus GG 30x9,5.
A minha preocupação com o GNV é em relação a perda de potencia do motor , já tive carro com GNV e ficou uma tranqueira em subidas e quando esta pesado, no vitara sera que fica melhor???
Com certeza perde um pouco.
A questão é que o motor vai perder mais torque que potencia.
O meu Sidekick, no plano e subida leve, ta igual no GNV e Gasolina. O motor gira igual, redondinho.
Mas quando tem que pegar uma subida mais forte, ai falta força. Não é nada que voce não se acostume.
A questão toda é o quanto se perde, o que vai depender da instalação do GNV e das regulagens. Não é coisa de instalar e sair da oficina pronto, funcionando 100%. Terá que testar as reguilagens e ir acertando ponto, mistura, etc....
Mas economicamente vale a pena sem dúvida.
[]s
Olha, não vi e não conheço direito, mas pelo que conversei com instaladores e engenheiros que trabalham na area automotiva, o que estes aparelhos fazem é alterar os sinais de determinados sensores, como o da temperatura e da MAF ou MAP, de modo a enganar a central onde o motor estaria mais frio e entrando mais ar, assim injetando mais combustivel.
Com isso, como o alcool precisaria de mais combustivel para funcionar, o carro passaria a funcionar razoavel no alcool.
Só que existem contras em relação a isto. Se verdade ou não, falam que como o alcool é mais corrosivo, o mesmo detonará bicos e outros sensores, bomba de combustivel, etc...
Além disso, a economia não é tão grande assim. O alcool vai gastar mais que na gasolina, e como o preço também não é tão mais barato, na ponta da regua e do lapis fica perto da mesma.
Para uma conversão bem feita teria que rebaixar o cabeçote para aumentar a taxa, trocar os bicos, trocar velas, talvez bobina, bomba de combustivel, etc.... E o custo ficaria meio alto.
[]s
Uma informação/curiosidade. Meu Sidekick fazia 6,1 km/l de gasolina na cidade. Na estrada uns 9 km/l de gasolina.
Agora, faço 8,3 km/m3 de GNV na cidade. E 12 km/m3 na estrada.
Só por este fato, ja tenho ganho de autonomia.
Considerando ainda que o GNV aqui em Porto Alegre esta R$1,248 e a gasolina esta R$2,469, temos mais vantagens ainda.
Para rodar 150 kms na cidade, eu gastava R$ 60,70. Agora gasto apenas R$ 22,55.
E na estrada para fazer 250 kms eu gastava R$ 68,50 e agora gasto R$ 26,00.
Assim, fazendo uma analogia em termos de R$, um veiculo para equivaler o valor do GNV deveria fazer 16,4 km/l de gasolina na cidade e na estrada 23,7 km/l.
Logo vale mais a pena ter um Sidekick automatico com GNV que um Ford Ka 1.0.
obs.: Ja vi Sidekicks mecanicos fazendo 11 km/m3 na cidade e 16 km/m3 na estrada.
Hoje fui ver o preço de um kit GNV, fica uns 2200,00, com um cilindro de 15m3 , estou pensando seriamente em investir esta grana, até porque, quando trocar posso instalar em outro carro.