Ver Versão Completa : Gaiola "Sauron"
leobnaval
08/06/2010, 23:25
sendo que em um tambor a rosca está lascada e está rodando em falso,
Ta entrando em contradição rssrsrsrsrsrsr to achando que seu parafuso estragou sua própria rosca... rsrsrsrsr :mrgreen:
oliveiraideal
09/06/2010, 22:12
aí pega mal né léo? kkkk
pois é... segunda terei uma prova e na quarta terei outra.. a partir de quarta vou voltar a mecher na gaiola.. será quando comprarei as chapas, onde ajeitarei a parte traseira, onde soldarei os canos no lugar.. onde cortarei as chapas e as colocarei nos seus lugares.. :D abraços!!
leobnaval
09/06/2010, 23:33
Pois é período de provas....
oliveiraideal
10/06/2010, 00:57
pensei pensei pensei e resolvi como vou fazer a gaiola.. desenhei no cad aqui como vai ser a parte que estava me "pregando uma peça" era a que eu estava em dúvida, mas já vi como vai ficar.. só vou tirar as medidas reais, comprar mais canos e faze-la assim q minhas provas acabarem.. pense que estou na pilha pra terminar logo.. ;/
gostei de como vai ficar, e acho que farei da forma que postarei aqui.. pra quem não tem autocad, vou postar fotos do paint mesmo.. abraços!
tentar dormir agora :x
oliveiraideal
12/06/2010, 11:40
e aí, alguém viu? gostaram.. não? porque? sujestões?! :D
abraços!
leobnaval
12/06/2010, 15:59
Oliveira você não conseguiu fazer as dobras no CAD?
Eu não achei nenhuma novidade esta estrutura, além de ter pouca triangulação (que é o que confere maior resistência estrutural com baixo peso).
Mas conserteza esta estrutura sendo feita no material que você esta usando vai ficar bem forte, porém pesada.
[]s
ae amigo, to mandando fotos da minha como sugestão... menos de 500kg. Como o amigo disse acima, peso é importante...
abraços..
oliveiraideal
13/06/2010, 16:14
léo, é só um aspecto "estrutural" que eu coloquei, vai ser só um cano pra ambos os lados, e os para lamas + lado da gaiola vão ser de tubos "finos", em relação à triangulação eu não fiz nenhum reforço no modelo que eu pus.. coloquei um apenas para ver os apectos estéticos (como pode ver no desenho, tem o "modelo" da traseira, modelo de como ficará a frente e de como vai ficar a proteção lateral da gaiola)..
esta semana eu fico de férias, pois tenho uma prova amanhã e outra quarta..
depois disso, vou fazer as medições necessárias e desenharei todas as medidas da gaiola, como ela está agora, e colocarei o que ainda tenho de fazer (canos triangulados + reforços + estimativa total de peso) e vamos ver quanto a minha pesará.. tenho certeza de que será mais do que 500 kg, mas poderei por daqui a uns tempos um motor maior na mesma, um motor que eu comprarei e deixarei parado e eu mesmo o modificarei.. por enquanto a estrutura não é a mais competitiva, e sim a mais protegida possível, porque também vou querer andar na rua, e vai que vem um louco e colide comigo? aí não daria muito certo hehe
abraços! e valeu léo! >D valeu genhero, muito bonita essa gaiola, já ia "copiar" um aspecto da mesma.. aquela dobra da traseira, eu estou pensando em por uma na minha, em menor escala a dobra mas ainda sim estou pensando em colocar.. abraços!
oliveiraideal
14/06/2010, 23:21
pronto, terminei a minha gaiola no cad..
sei que a bixinha vai ficar pesada, mas fazer o que? foi na base da improvisação, no faz-tudo-aprende-tudo-sozinho e foda-se. eu acho que pra um primeiro projeto e pra quem não tinha nenhuma experiência em nada a minha bixinha está linda e muito perfeita.. veremos no próximo não é galera?! :D
aí se seguirão os arquivos.. abraços! :D
p.s.: qualquer dúvida ou crítica.. sou todo ouvidos e olhos.. hehe
valeu!
Codinome Vw
15/06/2010, 11:21
Fala Oliveira , só uma idéia ... colocar um tubo na diagonal da barra de torção , ou o local onde ela ficava se for irs hehe , dali até a traseira fechando um triângulo vai reforçar bastante já que ela é pesadinha , falou !!!
tem algum no senai de jundiai. e tem curso no senai do ipiranga em sp que eu sei
oliveiraideal
25/06/2010, 19:39
e aí pessoal! qnto tempo! hehe, meu tio veio passar uns dias aqui em casa e eu emprestei o notebook pra ele, e estava sem tempo pra postar fotos..
mexi na gaiola hoje, comprei 2 canos em L e em U para fazer o suporte dos bancos..
amanhã eu termino o reforço em X da gaiola, e arrumo o suporte dos bancos..
segunda eu compro + canos para fazer o reforço do teto + para o reforço da traseira.. e a bixinha vai ficar REALLY HEAVY ;x
maaass vou por o 1600zinho somente para desencargo de consciencia..
despois vou ver se o troco por um apzao 2.0 mexido, ou por no mesmo um blower do fiesta (axo q é eaton m24)..
enfim, eu continuo acompanhando vocês, boas trilhas galera!! se Deus quiser daqui a uns dias eu começo as minhas!! abraços!!
oliveiraideal
28/06/2010, 08:29
galera, calculando aqui mais ou menos o peso que a minha gaiola irá ter, eu calculei que a mesma tem algo em torno de 54 metros de cano patente 2" interno de parede 2.65mm..
entrando no site da empresa que eu sempre compro os canos, resolvi por algo em torno de 60 metros de cano, ou 10 canos de 6m (creio que comprei apenas uns 8, mas vamos por uns 10 mesmo!)
tenho que o peso de cada cano é apenas 23,56kg
colocando o peso de cada cano 25kg então temos que os meus 10 canos pesam 250 kg...
vamos agora por o peso da suspensão traseira da kombi..
por eu ter conseguido levanta-la, coloquei assim uns 50kg na mesma, melhor vamos colocar uns 60kg
para a suspensão dianteira do fusca, vamos colocar 30kg, não, vamos colocar 40kg para fechar os 100 nas duas suspensões..
até agora temos 250kg de canos + 100 de suspensões
agora vamos para a parte mecânica..
temos uns 100 kg do motor? não acho muito isso, mas vamos por os seus bons 100 kg.. e vamos por uns 50kg para a caixa da kombi...
e mais 50kg para as partes dos freios traseiros e mais dianteiros..
temos agora os 350 passados.. mais 200..
temos então uns 550 kg..
vamos por mais uns 50 de bancos + suporte
temos os 600..
vamos por mais 150kg de bregueço, não uns 200..
800kg :)
Codinome Vw
28/06/2010, 12:10
Tá quase pesando um Fusca Oliveira que é 850 se não me engano hehe
Bota coração pra bater forte nela que vai bem também !
leobnaval
28/06/2010, 22:11
Pois é só de pneu e roda tem uns bons kilinhos aí, realmente vai ficar pesadinha, depois se tiver como você pesa ela, aí da pra ter certeza de quanto ta pesando.
Gaiola boa é gaiola leve e segura eu já vi gaiola com 550 kg se você pensar que cada 10 kg é uma grande diferença para uma gaiola, vai ver que ta muito pesado.
O importante é ao menos ter uma estrutura segura e cutir uns passeios, esta questão de peso é mias para consumo e desempenho.
[]s, Leo
oliveiraideal
29/06/2010, 12:27
pois é.. eu calculei aqui.. se eu tivesse feito como a galera faz, só dobrando um tubo da frente até lá atrás dos dois lados daria uns 300kg só de estrutura.. daria bem menos uns 200kg a menos, mas aqui ngm vira os canos e eu só achei a viradora pra vender na net quando já estava terminando, se liga?
e tbm, não tinha experiência com nada disso, fazer o que?? :)
qualquer coisa depois eu vou por um apzão 2.0 trabalhado na bixinha, que chegue a uns 220 cv fácil.. daí fica uma boa relação de peso/potência, e assim, ela já tem o "berço" do motor ap, só ia ter que mudar umas coisas.. mas agora no começo eu só quero é terminar.. e deeeeeppoooooiiissss mudar essas coisas :D
ela vai ficar pesada pq vai ficar como eu queria, toda quadradinha :)
valeu galera!!
oliveiraideal
02/07/2010, 00:34
aqui vão mais algumas fotos.. já pus os bancos no lugar.. ;) vou só retira-los para soldar a barra depooois que eu colocar a chapa de assoalho..
agora falta só fazer mais algumas soldas, jatear, pintar, comprar as 3 chapas, cortar e colocar nos lugares corretos, soldar, pintar novamente, colocar os componentes mecânicos, colocar componentes eletronicos, e terminar a gaiola :)
poe mais um mês nisso! :D
abraços!
jfazioni
02/07/2010, 01:50
cara, não botei uma fé em vc no começo do tópico, mas olha... parabéns pela gaiola! tava afim de fazer uma com meu fusca mas tava meio assim, e olhando a sua trajetória com a sauron me ajudou a me encorajar e botar a mão na massa, vou fazer ela nas férias!!
cara, eu não lembro c vc ja fez, mas vc lembrou d tornear as barras de torção?? pq c não vai pular q nem cabrito, e a susp. trazeira praticamente não vai trabalhar... c não me engano é 2,3mm q o pessoal tira.
abraço e v c termina logo ela p/ a gente ver como vai ficar!:pipoca:
oliveiraideal
02/07/2010, 12:54
não, não torneei, porque a minha gaiola vai estar com mais ou menos uns 900 kg, daí o peso da kombi é praticamente o mesmo.. saca? daí não valeria muito a pena.. vou só colocar amortecedores melhores e pronto :)
depois vou colocar um apzão, que vai pesar mais e ela vai lá pros 1000kg..
mas vai dar tudo certo.. não tem trilha muito extrema aqui, e um peso desses pra mim é muito bom! :D
abraços!
oliveiraideal
02/07/2010, 12:57
cara, não botei uma fé em vc no começo do tópico, mas olha... parabéns pela gaiola! tava afim de fazer uma com meu fusca mas tava meio assim, e olhando a sua trajetória com a sauron me ajudou a me encorajar e botar a mão na massa, vou fazer ela nas férias!!
cara, eu não lembro c vc ja fez, mas vc lembrou d tornear as barras de torção?? pq c não vai pular q nem cabrito, e a susp. trazeira praticamente não vai trabalhar... c não me engano é 2,3mm q o pessoal tira.
abraço e v c termina logo ela p/ a gente ver como vai ficar!:pipoca:
e sim cara, obrigado pelas palavras.. é muito bom saber que você inspira alguém a fazer algo.. as vezes você pensa muito em desistir.. mas eu não desisto.. só paro um tempinho pra pegar fôlego..
se fosse fazer novamente eu faria com algumas diferenças.. ;D
mas já estamos aqui, vamos até o fim!! :D
ainda faltam os ajustes finais.. as coisinhas que temos de melhorar.. mas vai dar tudo certo!!
leobnaval
02/07/2010, 23:15
Oliveira antes de tudo, parabéns pela gaiola ta ficando muito bonita...
E posta aí pro pessoal o que faria diferente ou numa próxima gaiola, afinal tem coisas que só se aprende fazendo.
[]s, Leo
oliveiraideal
03/07/2010, 00:33
cara, eu pensando lá no trabalho, em como produzi-las de uma forma economicamente mais viável...
consegui fazer um desenho de curvatura de um cano, sei que possivelmente não se dá certo de fazer assim, mas se o cara pegasse 1 cano de 6m e o dobrasse totalmente para ficar da forma querida da gaiola, pegasse 2 canos desses lado a lado e soldasse barras de mesmo comprimento?
imagine duas linhas laterais, ligadas por varias linhas paralelas de mesmo tamanho...
pois bem, esta foi minha idéia.. alem disso, tenho de testar um tipo de suspensão que quero ver se funciona.. depois de terminar a gaiolinha aqui, vou tentar construir em escala menor este tipo de suspensão, e primeiramente, vou construir no computador, fazer os devidos testes, analizar o que precisa mudar, perguntando sempre aos colegas do fórum! :D
abraços!!
outra coisa que mudaria, juntaria mais dinheiro e compraria uma MIG de 300 amp que tem no mercado livre, que custa 1.2k, ao invés desse meu transformador.. kkk
mas foi a primeira, consegui!! :D e estou muito satisfeito com o projeto, com a robustez da mesma e com tudo!!
só faltam os "detalhes" e é aí que o bixo pega!! ;/
abraços galera!! >D
Codinome Vw
03/07/2010, 11:08
consegui fazer um desenho de curvatura de um cano, sei que possivelmente não se dá certo de fazer assim, mas se o cara pegasse 1 cano de 6m e o dobrasse totalmente para ficar da forma querida da gaiola, pegasse 2 canos desses lado a lado e soldasse barras de mesmo comprimento?
imagine duas linhas laterais, ligadas por varias linhas paralelas de mesmo tamanho...
Oliveira já vi isso aqui amigo , feita com tubos inteiros de 6m , mas apenas as partes laterais inferiores e superiores , te confesso que gostaria de ter feito a minha dessa forma , mas é um pouco mais difícil pelo fato dos tubos ficarem muito compridos e possivelmente saírem do ''nível'' em relação ao lado oposto , se conseguisse resolver isso ficaria ótimo e bem mais rígido
[]'s
oliveiraideal
03/07/2010, 11:21
cara, o que pensei foi em comprar uma viradeira de canos hidráulica
daí pegaria os tubos, marcaria os dois igualmente e marcaria um lugar no centro da curvatura da hidráulica..
daí pegaria e deixaria a curvatura da viradeira perto do cano e contaria quantos esforços eu utilizei(quantas vezes eu bombeei o líquido) e aplicaria em ambos os lados.. entende? daí ficaria bem semelhante.. o nível poderia até sair meio estranho, eu concordo.. mas que ficaria mais fácil de fazer aí ficaria! >D
abraços!
Codinome Vw
03/07/2010, 13:08
Entendi o que quis dizer Oliveira , encostar a matriz e contar quantas vezes bombeou , porém eu já fiz isso também kkk , dá certo sim com certeza
O que eu fiz foi usar um dois goniômetros , um na curvadora e um na parte onde o tubo fica em ângulo e fazendo dessa forma fica perfeito , e assim nem precisa contar as bombeadas , é fácil mesmo !
[]'s
ufa passei toda a tarde lendo esse topico e mi apaixonei
ta de parabens oliveira
i o leo que acaompanhou desde o inicio ai
agora é eu que vo comessar com a minha e si deus quiser vai da certo
espero a ajuda de vcs tbm
um abrasso a todos ai
leobnaval
03/07/2010, 22:01
Tamo aí pra aprender o que não sabemos e ensinar o que sabemos...
[]s
oliveiraideal
04/07/2010, 00:22
ufa passei toda a tarde lendo esse topico e mi apaixonei
ta de parabens oliveira
i o leo que acaompanhou desde o inicio ai
agora é eu que vo comessar com a minha e si deus quiser vai da certo
espero a ajuda de vcs tbm
um abrasso a todos ai
valeu cara, e como diz o meu amigo léo.. estamos aqui pra passar o conhecimento que outros amigos nos passaram! :D
mudei muito, aprendi muito amadureci muito desde que entrei no fórum, e devo muito aos meus amigos daqui! obrigado! :D
ainda faltam muitos dias, mas vamos terminar essa gaiola! valeu galera!! :D
Gomes Pride
05/07/2010, 09:46
Gostei do estilo da sua Gaiola, bem Hard Core rsrsr, to começando a minha vou fazer no estilo da FX da Ford, sobre o chassi de uma brasilia, sou desenhista projetista se vc quiser ajuda com auto cad ou catia me fala, tenho uma duvida uso ou ñ o tubo do chassi fica mais facil ou vai complicar de mais ter que fazer todo mecanica?
Abraço
Gomes
oliveiraideal
05/07/2010, 12:41
cara eu ia usar o tubo pois ajudaria em umas coisas.. mas o potencial é muito pequeno... não pode ser 4x4 de maneira fácil (tem q fazer mta adaptação e nem sempre dá certo!) se for um 4x2, a maneira mais fácil é a de manter o varão central como conseguimos ver em inúmeros projetos aqui no fórum..
eu pessoalmente farei um novo tipo de gaiola assim que terminar essa, e desenha-la no cad/rhino/catia (eu tbm sei desenhar ;D) e faze-la 100% no pc daí eu passo pra prática! >D
pois é, tiver alguma outra dúvida.. estamos aqui! :D
Gomes Pride
05/07/2010, 12:57
Obrigado, cara!
Mas vou ter que reformar o chapeu de napoleão ta detonado, assim que eu tiver um projeto definido vou abrir um topico para postar fotos e o projeto.
Falow:concordo:
iai galera !
ja comessei a agir
corri atras de umas variant aqui e nao achei
achei entao um fusca u cara quer 200 reais nele sem o motor
e ta sem documento
compenssa ou nao?
Codinome Vw
05/07/2010, 19:44
Orra por 200 eu comprei um chassi , pelo fusca todo vale sim
documento a gaiola já não tem mesmo ... manda bala e corre atrás
que assim que se faz
[]'s
cara vo compra esse fusca entao
e vcs vao mi ajudar
eu ja procurei pa todo lado nesse forum aki pa ve como eu comesso um topico e num achei
alguem mi fala ai onde eu vou para iniciar um topico pa nao atrapalhar esse
falo gente brigadao
amanha vo la pega o fusca
e posto fotos dele aki
ou no topico q eu vou fazer
mais alguem vai ter q mi ensinar ai
ahsuahsuahsuahsuahs
flw
Franco Fileppo
05/07/2010, 23:57
Po meu na pagina que tem a lista dos nomes dos topicos por ex clica em gaiola ai aperece os topicos logo antes do primeiro tem ate um botao escrito novo tópico!
`franco fileppo obrigadao aprendi como fazer o topico
vou passar agora o link para que vcs acessem e me ajudem nessa nova locura que eu estou planejando XD
tinha me escquecido do link
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=76456
claudemir baja 1.8 ap
16/07/2010, 16:49
boa tarde o cara to loco pra v como ta o andamento da gaiola posta fotos se der
valew
oliveiraideal
12/08/2010, 17:37
Galera desculpem-me a demora.. estava com outras coisas muito importantes e acabei por nao poder entrar aqui.. net pifou e n tive tempo de conserta-la também.. enfim.. voltando às mensagens.. eu fiz algum progresso na minha rapariga! :D
ja lixei, terminei a soldagem dos canos, lavei, apliquei produto de anti ferrugem, pus em um local para pintar, pintei, estou na fase de chapeamento que dicas de passagem é muito difícil.. eu tentei utilizar a chapa 24 e não consegui, nem a chapa 20.. só consegui com a 18.. perdi uns 120 reais de chapa no processo e perdi tbm tempo e paciência.. ehhe
vou colocar somente chapas 18, serão em torno de 4 (um pouco mais que isso, pois utilizarei 1 chapa 24 na frente na parte que será o capô, pelo menos planejo utiliza-la..)
enfim, eu estou fazendo assim.. peguei uma broca de aproximadamente 2 cm de diametro, estou fazendo furos onde vou pontear pois assim a solda pega nos canos de sustentação mais facilmente, a minha máquina está meio baqueada.. daí eu começo a soldar na estrutura até que sai e pega na chapa, faço uma bolinha soldando tudo e deixo esfriar, depois de limpar com martelo, dou mais um cordao pequeno por cima.. e assim foi que deu o mais certo.. acabei por fazer uma "cagada de passarinho" em um lado da chapa de cima.. hehe, mas como vou pintar nao tem problema.. :)
enfim, vai ficar super pesada, mas quero assim mesmo.. um dia pego as manhas e ela fica super leve :D
estou com dúvidas sobre a marcha.. de como farei o suporte.. estou com uma idéia na cabeça mas ainda tenho de trabalha-la para ver se dará certo.. enfim pessoal.. vamos que vamos, estou nos 90% agora! :D
abraços! e valeu povo!
Gomes Pride
13/08/2010, 08:07
Parabens, Oliveira
ta ficando da hora, to começando a soldar a minha tbm, to indo de vagar por causa da grana, rssrs
Cara queria saber onde vc arrumou as rodase pneus e que medida de cano vc usou no parabrisa, estou pensando em usar 1.1/2" parede 2 mm.
Abraço.
oliveiraideal
13/08/2010, 11:55
cara, fiz o seguinte.. na parte estrutural, o meu "monobloco", que é a suspa traseira e a suspa dianteira + 6 canos de fixação que estão soldados nas duas, eu usei cano de duas polegadas interno com parede 2,65mm pra fora..
no resto utilizei canos de 1 1/2 com parede de 2,65mm para fora também..
todas as minhas soldas são com eletrodo revestido e 6013, ok46 ou serralheiro..
ambos tem as mesmas propriedades tanto de revestimento quanto físicas.. (bem semelhantes..)
pneus comprei 235 75 r15 todos da genius pneus, o modelo é o super cross..
comprei os mesmos assim pois na minha região tenho mais praias do que atoleiros, e não a utilizarei de forma alguma em asfalto, para o mesmo eu acho que fica melhor o MUD ou o SNAKE pois são de utilização mista sendo predominante o off road..
abraços!
e não desista.. eu fiz sozinho, à base de reclamações de todos ao meu redor, de tentativas para que eu desistisse, de ferramentas sumindo (poucas mas sumiram) dentre várias outras coisas.. mas aqui estamos.. um dia termino..
tenho um "lema" de vida, que acho que se aplica na construção da gaiola..
não importa o que aconteça, continue tentando.. pode diminuir ou aumentar o rítimo, pode parar por um tempo, mas continue, até conseguir o que você quer, e vai dar tudo certo! :)
determinação e perseverança também ajudam.. dou graças aos amigos do fórum que me ajudaram muito, devo uma grande parte do projeto ao meu amigo leo! :D
abraços pessoal, e assim que der, estarei postando novidades aqui..
leobnaval
13/08/2010, 17:05
tenho um "lema" de vida, que acho que se aplica na construção da gaiola..
não importa o que aconteça, continue tentando.. pode diminuir ou aumentar o rítimo, pode parar por um tempo, mas continue, até conseguir o que você quer, e vai dar tudo certo! :)
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas::palmas:
Oliveira se eu de ajudei foi um prazer, o melhor de tudo é que todos nós aprendemos com trocas de experiências...
Já que esta com a mão na massa, eu acho interessante colocar mais um tubo, conforme foto anexa, embora sua gaiola não esteja fraca devido a estrutura que foi utilizada este reforço que citei aumenta muito a resistência do conj. principalmente no seu caso que a triangulação traseira, não está próxima ao tubo lateral. (fica aí uma sugestão).
Abraços, Leo
oliveiraideal, parabéns, ótimo projeto e parabéns também por ter executado 100% dele.:)
oliveiraideal
19/08/2010, 20:46
oliveiraideal, parabéns, ótimo projeto e parabéns também por ter executado 100% dele.:)
Valeu cara, mas devo muito disso aos amigos do fórum!
Ow pessoal, estou terminando o chapeamento da parte de baixo da gaiola.. mas tá uma confusão com a vizinha, ela tá só reclamando do barulho da esmerilhadeira.. umas 2 horas com a mão na massa eu creio que termino.. muito chata ela poxa vida!
uma coisa, alguém sabe como eu fixo o cilindro de freio + o suporte do volante + a vara que sai da caixa de marcha, com a alavanca de câmbio?
eu pesquisei pra caramba isso, tenho uma noção de como funcionam, mas qualquer ajuda serve.. começando pelo mais básico e necessário..
freio..
seguinte, vou comprar um cilindro mestre da brasília (o duplo!), eu vou pegar o suporte da caixa de direção e vou tentar adaptar um lugar para o cilindro de freio.. com isso queria somente saber como é o local de fixação do cilindro.. se é por parafusos, etc etc~ e como é..
o suporte do volante, estou pensando em utilizar um "velho" que tenho aqui, é uma relíquia do fusquinha que comprei.. estou pensando em utiliza-lo com dois eixos cardans ligados em duas barras para a caixa de direção dianteira.. já vi em algum lugar do fórum, só não lembro onde..
agora o que me pega..
a alavanca de marcha! como diabos funciona?
pelo que li, você tem que fixar uma vara chamada de trambulador à aquela parte da caixa de marcha, que seria onde "se passaria" as marchas..
outra coisa dessa parte, é que você fixa uma "bolinha" de metal no local que será utilizada a alavanca, sendo a mesma utilizada conectada ao trambulador, o que fará mecher as engrenagens da caixa de marcha..
estou errado em alguma coisa pessoal?
queria saber de tudo com mais profundidade, por assim dizer, para poder fazer minhas modificações..
pessoal, ao ver o projeto tão encaminhado, tá me dando um orgulho :D
to louco pra andar na gaiola! abraços!
fabiothoaldo
19/08/2010, 21:30
da uma olha nese topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=61873&highlight=novo+projeto+gaiola+chassi o cara fez um tipo de caixinha para o trambulador,espero que ajude ,abrço
clecio rampelotti
19/08/2010, 21:55
Primeiramente parabens pelo belo projeto, acho que posso lhe dar umas ideias, para fixar o cilindro mestre vç deve olhar o cilindro mestre e dependendo do local que vai posicionar na gaiola deverá utilizar uma chapa feito um furo no centro onde vai passar o pino do pedal e dois furos laterais para fixar na travessa (chapa) a chapa sim deve ser soldada na estrutura para evitar deslocamento com trepidaçao ou soltar parafusos, o suporte do volante vc tem um e pode utilizar esse, mas um muito facil de adaptar é da linha fiat principalmente familia uno ja vem com entalhado para o volante e eixo com duas cruzetas o eixo fica facil de aumentar o diminuir para adequar ao projeto. espero poder ter ajudado.
leobnaval
19/08/2010, 23:01
A fix. do cilindro mestre, pode ser como o Clecio falou, uma chapa com o furo do cilindro, mais 2 furinhos para fixação dos parafusos que seguram o cil. mestre ou aproveitar uma chapa da própria brasilia.
Assim como o trambulador é mais fácil pegar uma caixinha pronta de um fusca, brasilia, kombi e reposicionar na sua gaiola, mas tambem da pra fazer.
Quanto a coluna de direção ou usa a original com aquela chapa que fixa na carroceria, ou compra outra coluna, de preferencia do mesmo modelo da sua caixa de direção e que tenha juntas universais (cruzetas) que são mais fáceis de posicionar aonde você quiser.
[]s, Leo
oliveiraideal
05/09/2010, 23:31
eu ja tinha pensado e feito algo como vocês falaram, ou creio eu que era assim! hehe.. quando vim aqui postar o resultado chega fiquei feliz ao ver que estávamos em "sintonia" eiuahoeihae
galera, ja soldei todas as chapas que precisava em baixo da gaiola, coloquei massa plástica (aquela pra lateral dos carros, não sei se é plástica só que deu vontade de falar assim hehe) esperei secar, tampei tudinho e acabei por pintar da tinta PU de cor preta... a lateral da gaiola ainda não está soldada pois eu estou querendo ver como e até onde eu vou por chapas para não entrar nada na minha cara, acho que esta e outra parte mais complicada eu vou fazer de fibra de vidro, vou procurar preços e dependendo eu faço ou não. (mais provável que não..)
enfim, fotos falam mais do que mil palavras, vou postar algumas fotos.. sintam-se a vontade para falar o que quiserem, responderei a medida do possível..
léo, nao deu pra fazer aquele apoio, pois teria de comprar 6m de tubos para fazer ele.. estou sem nenhuma sobra, verei como se comportará a gaiola ao começar a andar e talvez tenha de fazer não só um reforço mas sim alguns, e ao descobrir onde e como, eu farei o que me indicou também, foi muito bem pensado! obrigado! :D acho que também farei um "estribo" lateral, como temos em l200, hilux, etc etc.. para ajudar a adentrar e a sair da viatura.. nada muito longo, só pra isso mesmo.. ;)
ainda está faltando: Teto, capô, Proteção do motor, estribo lateral, fiação do motor e de lanternagem etc, alavanca de marcha (já comprei, falta adaptar, acho que farei amanhã pela tarde..), para-lamas, bomba elétrica de combustível, carburador melhor, trocar rodas por mesma furação + freio à disco, relógios marcadores, snorkel, e algumas coisas mais :D
oliveiraideal
05/09/2010, 23:52
mais fotos :D
oliveiraideal
06/09/2010, 00:03
e mais.. :D
fag.online
06/09/2010, 09:22
Amigo, show de bola, gostei mesmo.
Pq não aproveita que está com a mão na massa e já coloca um ap, fazendo os suportes?
Abracos
Sua suspensão dianteira esta com grau negativo Oliveira ?
Se tiver assim , não acha que ela ficaria mais dura , ou seria o contrário ?
[]'s
oliveiraideal
06/09/2010, 20:20
Assim, eles estão em torno de 13 graus errados.. Não foi por querer.. Kkkk mas assim, já que mencionou isso, acho que ficara mais leve pois o mesmo vai ficar com menor peso, mas este angulo ficara melhor para não levantar a dianteira.. E ela ficou com a frente um pouco " rebaixada" .... E ah, o motor aqui e muito caro.. Vou juntar uma grana pra fazer o reboque e depois troco o motor.. Vou tentar comprar em um leilão.. Por enquanto ficarei com esse mesmo.. Hehe, Assim q o money der, eu troco :)
Entendi Oliveira , é que na minha eu gabaritei no chassi de fuka e com suspensão de brasa que é diferente então ficou com grau tbm , mas pra trás e ainda não sei que efeito vai ter , mas é bem pouca coisa mesmo , alguem sabe dizer sobre isso ?
oliveiraideal
07/09/2010, 21:35
Para trás ou para frnte a mesma atuara de forma incorrera por assim dizer.. Creio q no seu caso, ela ficara mais dura e com um maior curso .. E no meu, mais leve pois atuara como se fosse do meio para o fim e terá um menor curso.. Mas sera quase a mesma coisa.. Depois de algum tempo eu trocarei os freios dianteiros por freios a disco e quando o fizer eu aumentarei a distancia como o nosso amigo da gaiola gertrudes fez com a dele.. Acho que foi ele, utilizaram como se fosse um lift dianteiro.. Tenta dar uma olhada se quiser.. Mas acho que no seu caso não haverá problemas.. :) abraços
Mande umas fotos de como está a gaiola ae !
oliveiraideal
08/09/2010, 16:37
enviei ontem, olha na pagina anterior ¬¬
galera, estou com dificuldades, alguém sabe como faço pra instalar o cachimbo na alavanca de marcha? comprei o trambulador, o varão e o cachimbo e um conjunto novo de alavanca, montei a alavanca, fiz um suporte mas só o varão é maior que a gaiola inteira.. lol, daí cortei somente o cachimbo, e soldei, coloquei no lugar mas ele não fixa, o que eu faço? como faço pra fixar o cachimbo? e alguem tem um manual ou direções ou algo a estudar? (é a caixa da kombi, não sei qual é o tipo e a qntd de marchas e pra onde é a marcha ré.. ) abraços!
1/3
R/2/4
Agora quanto ao cachimbo já não sei te dizer , se for abaulado umas batidinhas na borda resolvem rsrsr :P
[]'s
oliveiraideal
09/09/2010, 23:10
Já consegui resolver o problema, recortei o tubo que é o chamado cachimbo aqui, ele se encaixa no final da alavanca de marchas.. no mesmo tem um furo que pega um parafuso ou um pino que trava o cachimbo na alavanca de marchas, o que fiz foi comprar um parafuso grande o suficiente para que travasse o cachimbo na alavanca, estou postando as fotos de como ficou o suporte que projetei, e construí, quais foram as peças e como ficou.. jajá termino as ultimas besteiras da gaiola..
hoje fui ao centro daqui de fortaleza,e comprei os LEDs que farei a instalação na gaiola.. e levei uma multa.. não achei lugar pra estacionar e estacionei errado.. hehe mas fazer o que ;/
comprei leds amarelos (laranjas) + vermelhos + brancos + 2 placas pra fazer o circuito + dois retificadores abaixadores de corrente pra 5v + resistencias..
vou fazer o circuitin e tomara q dê certo :D
abraços!
shit happens..
vinijost
09/09/2010, 23:19
Já consegui resolver o problema, recortei o tubo que é o chamado cachimbo aqui, ele se encaixa no final da alavanca de marchas.. no mesmo tem um furo que pega um parafuso ou um pino que trava o cachimbo na alavanca de marchas, o que fiz foi comprar um parafuso grande o suficiente para que travasse o cachimbo na alavanca, estou postando as fotos de como ficou o suporte que projetei, e construí, quais foram as peças e como ficou.. jajá termino as ultimas besteiras da gaiola..
hoje fui ao centro daqui de fortaleza,e comprei os LEDs que farei a instalação na gaiola.. e levei uma multa.. não achei lugar pra estacionar e estacionei errado.. hehe mas fazer o que ;/
comprei leds amarelos (laranjas) + vermelhos + brancos + 2 placas pra fazer o circuito + dois retificadores abaixadores de corrente pra 5v + resistencias..
vou fazer o circuitin e tomara q dê certo :D
abraços!
shit happens..
O cara, do jeito que vc colocou o suporte do cambio que tem os dois parafusos.. vc nao vai ter o sistema de desnuque da ré.. os parafusos tem que ficar um de frente para o outro e não de lado.. entendeu?
pois se não não tem como desnucar para engatar a ré
oliveiraideal
09/09/2010, 23:23
entendi, mas pelo que eu vi, não tinha problema, saca? qualquer coisa eu vou tentar ver isso quando tiver com o motor funcionando, ou amanhã mesmo ja "ajeito" isso.. vou pegar um pedaço da cantoneira e vou soldar na parte da frente, fazendo um furo lá e outro atrás.. só colocando depois no mesmo lugar..
mas até agora, eu consegui "encaixar" 5 marchas diferentes, menos a 1ª pq acho que deu aquela travadinha que sempre dá, dai tenho de empurrar um pouco pra destravar a caixa.. vou ver primeiro como fica, pq acho que assim fica melhor.. mas veremos :D
vc tem certeza de que não da certo? ;S
abraços!
vinijost
09/09/2010, 23:24
Cara, ali node marquei de branco, aquela chapinha tem que ficar com a parte reta pra esquerda da alavanca, por isso que falei que os parafusos tem que ficar os dois no sentido contrario qeu vc colocou.. um tem que ficar para traz e outro para fente e não omo vc colocou.. um para cada lado.
vinijost
09/09/2010, 23:26
entendeu cara?
oliveiraideal
09/09/2010, 23:29
acho que entendi, vou postar agora outra foto mais de perto e vou falar o que eu acho que vc tá falando ok? vai demorar um pouquinho pq a foto é pesada e minha net é ruim hehe
vinijost
09/09/2010, 23:29
Ok. vo faze um desenho e posto pra vc tbm
oliveiraideal
09/09/2010, 23:34
esta parte que é "reta" e que segura a mola na parte de cima, tem de ficar para a esquerda, está correto? se ela tem de ficar para a esquerda eu posso somente retira-la, colocar no local correto, e depois dar um pingo de solda pra segurar ela lá, e recolocar os parafusos, seria uma idéia não é?
vinijost
09/09/2010, 23:34
ai oh, fiz um desenho bem grosseiro pra ver se vc entende.. fiz como se tivesse uma terceira marcha engatada.. tá vendo que os parafusos estão um pra frente e o outro para traz? e tá vendo a chapinha no meio do cambio? a parte reta pra esquerda, fazendo com que precise desnucar para baixo para engatar a ré.
vê se entende e me avisa
vinijost
09/09/2010, 23:36
esta parte que é "reta" e que segura a mola na parte de cima, tem de ficar para a esquerda, está correto? se ela tem de ficar para a esquerda eu posso somente retira-la, colocar no local correto, e depois dar um pingo de solda pra segurar ela lá, e recolocar os parafusos, seria uma idéia não é?
bem.. ela é presa junto com os parafusos está vendo?
eu acho que seria mais sensato pegar e fazer como eu falei.. hehehe
fica mais ajustado..
porque ficar cortando e soldando é muita gambiarra, e dai nem vamos saber se funciona.
se não funcionar o que vc quer fazer, vais ter que comprar outra chapinha..
vlw!
oliveiraideal
09/09/2010, 23:42
que pena, estava tão bonito hehe! mas vou fazer isso mesmo amanhã, é melhor deixar algo 100% correto do que algo cheio de gambiarras, vai que essa chapa se solta no meio de uma trilha, só vai piorar tudo.. ;S
valeu mesmo cara, não sabia pq não estava engatando a primeira.. hehe
no caso, vc sabe qual o sistema de marchas da kombi?
1 3 5
2 4 R
ou
R 1 3 5
2 4
ou sei lá ?
é a kombi com homocinéticas ano + - 98
vinijost
09/09/2010, 23:46
que pena, estava tão bonito hehe! mas vou fazer isso mesmo amanhã, é melhor deixar algo 100% correto do que algo cheio de gambiarras, vai que essa chapa se solta no meio de uma trilha, só vai piorar tudo.. ;S
valeu mesmo cara, não sabia pq não estava engatando a primeira.. hehe
no caso, vc sabe qual o sistema de marchas da kombi?
1 3 5
2 4 R
ou
R 1 3 5
2 4
ou sei lá ?
é a kombi com homocinéticas ano + - 98
eh
1 3
R 2 4
por isso que a chapinha precisa daquele espaco reto pra esquerda.
serve pra quando quer engatar a re vc coloque a alavanca para baixo, para a esquerda e para traz.. fazendo com que a ré engate.
essa chapinha serve pra vc nao engatar uma re en vez de uma segunda marcha.
imagina vc no meio da trilha empolgado poe uma primeira , acelera e quando vai engatar a segunda engata a ré.. que %#$%%#@
entende?
vinijost
09/09/2010, 23:48
eh
1 3
R 2 4
por isso que a chapinha precisa daquele espaco reto pra esquerda.
serve pra quando quer engatar a re vc coloque a alavanca para baixo, para a esquerda e para traz.. fazendo com que a ré engate.
essa chapinha serve pra vc nao engatar uma re en vez de uma segunda marcha.
imagina vc no meio da trilha empolgado poe uma primeira , acelera e quando vai engatar a segunda engata a ré.. que %#$%%#@
entende?
que eu saiba não tem Quinta marcha. me corrigam se eu estiver errado.
ali saiu errado mais a segunda eh bem embaixo da primeira, e a quarta em baixo da terceira.
só a ré que é pra esquerda e pra traz..
oliveiraideal
09/09/2010, 23:56
tendi então..
eh assim
1 3
2 4
e a ré só engata quando eu a empurro?
vou tentar ajustar para que a chapa fique no local de onde a chapa ficará, mais uma informação que "salvou" minha vida.. hehe
ela está engatando normalmente e muito bem pelo que eu esperava, as marchas todas.. ;D
enfim, verei como ficará e assim que possível e o mais rápido possível eu postarei o resultado aqui, valeu mesmo pela ajuda cara :D
salvou o estilo das minhas marchas heiuahoieuhae
abraço e boa noite :D
vinijost
10/09/2010, 00:05
tendi então..
eh assim
1 3
2 4
e a ré só engata quando eu a empurro?
vou tentar ajustar para que a chapa fique no local de onde a chapa ficará, mais uma informação que "salvou" minha vida.. hehe
ela está engatando normalmente e muito bem pelo que eu esperava, as marchas todas.. ;D
enfim, verei como ficará e assim que possível e o mais rápido possível eu postarei o resultado aqui, valeu mesmo pela ajuda cara :D
salvou o estilo das minhas marchas heiuahoieuhae
abraço e boa noite :D
valeu, boa noite. e poste aqui quando refizer o sistema.
Abraços
oliveiraideal
10/09/2010, 16:12
Refiz o sistema de umas 2 maneiras diferentes mas não deu certo.. Acho q vou voltar a maneira "original" q eu estava antes, e tomar cuidado ate conseguir resolver isso.. :(
Veja se a alavanca não está inclinada demais , pode ser isso
[]'s
leobnaval
11/09/2010, 00:56
Regular este trambulador enche o saco hehehe, é normal não acertar de 1ª...
E a kombi e os câmbios vw a ar têm só 4 marcha + ré.
[]s
oliveiraideal
12/09/2010, 22:38
eh, depois de um tempo eu vi q ele encaixou tudo...
léo, lembra aquele tempo que eu fiquei procurando o esquema da ligação do motor? pois é.. eu tinha achado mas estava todo errado.. perdi meu sábado fazendo e testando.. quando dá domingo de manhã fui ao "centro" do meu bairro, e trouxe um eletricista pé rapado pra me ajudar, eu crente que o cara ia fazer a ligação inteira, rapidinho e que ia dar o jeito, chegou, ligou tudo errado e pegou e falou "cara, porque você nao compra o chicote pronto? tem bem ali por 40 reais", poxa, eu só de fios etc etc gastei uns 20 reais.. ou mais, pense aí que quando eu compro o cabo, tá só o filé de ligar, bem fácil e tudo nos conformes?
tô aliviado desde hj de manha.. hehe
meu vozão ganhou do santos :D aeew
outra coisa, comprei uns leds e deu muito caro, mas vou pedir outros pelo mercado livre, vou comprar só a plaquinha do circuito, e vou fazer a lanternagem traseira com os leds :D
vai ficar legal, tenho o regulador de corrente da bateria aqui, veremos como ficará, assim que eu terminar de cortar a chapa da gaiola (amanhã!) e colocar no lugar, quando fizer a fiação eu posto aqui, vou pedir só ajudinha de uma coisa.. como isolar? é bom utilizar silicone? comprei 1 tubo grande que dará para isolar as 4 placas.. mas não sei se é o mais indicado..
abraços! :D
sim, a marcha está direitinha já, testei ela algumas vezes, mas estou achando que poderia ficar melhor, já q eu peguei a plaquinha antiga e soldei no lugar onde estava dando "certo", agora não sei se está 100%, verei essa semana, quando conseguir ligar o motor..
amanhã vou comprar uma bobina nova, cabos novos (já pus as velas novas) e também levarei a bateria para um "reparo" ou uma troca, quero mesmo é uma bateria selada de uns 90 amperes, seria a ideal, nem tao grande e nem tao pequena, e se for selada muito melhor para passar dentro de água, atoleiros etc~, é só isolar e correr pro abraço..
post longo mas é que estou feliz, EU SOU CEARÁ, EU SOU CEARÁ :dance: :D
leobnaval
12/09/2010, 23:01
Bateria maior que 70A é gastar dinheiro..., ainda mais pra gaiola que não tem componente elétrico no máximo uns 6 faróis auxiliares, que o alternador da conta de fornecer energia tranquilamente.
Bateria de 90 A só vai deixar o veiculo ainda mais pesado, eu optaria por uma de 60 ou 70 A no máx.
Comprou o chicote novo por R$40,00, posta foto do chicote aí...
[]s
Franco Fileppo
13/09/2010, 10:49
Pra regulara o trambulador é o seguinte:
voce monta tudo e deixa solto os dois parafusos de regulagem,engata a ré, e aperta onde esta ,pronto normalmente e se nao tiver nenhum defeito dá certo!
Franco Fileppo
13/09/2010, 12:22
Ontem dei mais uma adiantada na minha etrutura,agora ela saiu do estaeleiro,pelo menos a parte de tras,agora o B.O. esta nas bandeijas dianteiras,ai vai uma foto:
Franco essas bandeijas serão tubulares também amigo ?
[]'s
Franco Fileppo
13/09/2010, 15:28
Sim,na foto elas estao dobradas para cima,mas ja estao feitas,sao em tubo 1,5 x parede 3 , agora tenho que definir o ponto de apoio dos pivos (terei que colocalos mais pra fora do que imaginei porque como a bandeija tem um angulo diferente na parte de traz as rodas nao esterça bem quando tento dobra-las para fora)ou mudo o apoio dos pivo,mais pra fora e mais pra traz ou faço novas bandeijas! na trazeira tenho redutores de cruzeta adaptados para homocieneticas e irs moderna,deste modo consegui mais 10cm em relaçao as irs originais e para unir tudo reparem na foto que fiz uma chapa reforçada com as furaçoes nescessarias
agora to matutando a dianteira que depois de acertada as bandeijas evem a parte de fixar o suporte de cima das torres,a susp dianteira sera 7 cm mais alta que a trazeira!quando quizer emrroscar ja to passando.
acelera ai oliveira senao a minha roda antes heim!
oliveiraideal
13/09/2010, 21:03
hoje comprei os amortecedores e mais uma penca de coisa, cabos, mandei dar carga e "arrumar" a bateria (galera eu JÁ TINHA A BATERIA DE 150A, SEI QUE FICARÁ PESADA, MAS FAZER O Q? ;/ ) daí o cara que me vendeu disse que ela está boa, só precisa de uma carga lenta que voltará ao normal, depois verei se a utilizarei no caminhão que meu pai tem e a comprarei uma menor..
enfim, na gaiola eu vou instalar 6 lanternas de farol de milha (acho que vai ficar com mta mas vou fazer umas trilhas a noite, quero bastante iluminação, e também no meu sítio vou fazer uma pista pra gaiola, daí vai precisar de iluminação, vou por um par de 6x9 no canto do teto da gaiola com um módulo que tenho, ele não precisa da ventilação, e vou isolar ele todo ;X
tem um monte de coisa que tenho de fazer.. mas acho que primeiramente é:
por o motor pra funcionar + ajeitar o cubo da direção + a fixação dele + cortar e soldar no lugar o resto das chapas, pintar das cores que tenho de pintar e tcharam! :D
foda é que semana que vem é prova, e eu to sem estudar de tanto pensar na gaiola, hoje vou tirar a bateria da tr4 e vou por a gaiola pra pegar :D
aviso mais tarde qualquer coisa :D
abração galera!!
oliveiraideal
13/09/2010, 22:51
tentei por pra pegar mas nao consegui.. enfim, vou tentar assim q a bateria voltar, agora vou fazer a instalação dos freios, e da alavanca de freio (freio de mão seletivo..) etc etc..
um dia termino a gaiola, eu tenho fé :D
boa noite!
É isso ai Oliveira sempre tendo paciência e fazendo cada coisa de uma vez a coisa anda hehe , também to mais ou menos nas etapas que você , ja fiz a barra de direção , to fazendo suporte das pedaleiras e bateria , tanque que só falta isso pra eu botar ela pra roncar !
Amanhã postarei uma foto dela aqui se me permite .
[]'s
oliveiraideal
14/09/2010, 23:05
claro que permito, aliás eu vou esperar ansioso pela foto!!! :D
galera, seguinte.. tinha tirado a bateria da tr4 pra por na gaiola pra funcionar, daí fiquei sem viatura para comprar as peças, meu pai estava aqui perto e o chamei pra ir na loja de peças, chegando lá, tive de comprar a bomba de combustível, o filtro de combustível e tal.. fui do lado da loja num "mecanico" e pedi pro cara dar uma olhada cmg no carburador (é um daqueles originais) quando agente abriu, tinha 1kg de areia (não literalmente), tava tudo froxo, tudo comido, etc~etc~
daí mostrei pro meu velho, e agente procurou outro bura por lá, e não tinha.. o cara tinha acabado de vender um weber por 200 conto.. ;/
acabou que meu pai comprou o original da solex do fusca por 300 pq ele disse que já era torque demais pra gaiola (bixin..) e agora?!
vou ter de deixar o motor 100% "original" por causa do bura, q q eu faço??
vou comprar um turbo compressor do fiesta mas aqui eu não achei em lugar algum, e já fui em 60% das oficinas conhecidas, vou começar a ir em oficinas de preparação pra ver se acho..
amanhã eu vou pegar a bateria, por o bixin pra andar, cortar as chapas (tive de arrumar a bagunça que estava a "oficina" hoje, pq a minha mãe não tava gostando de como as ferramentas estavam.. uiehaieuha
ngm entendia a minha organização, mas eu achava tudo! :S
abraços galera, e depois eu posto fotos do bura novo + bomba + bateria + chicote do módulo (não esqueci viu léo!!)
abraços e valeu por acompanhar galera!
oliveiraideal
14/09/2010, 23:20
ow, alguém já viu algum post sobre a adaptação do blower no motor a ar 1600??
se sim, posta aqui o link por favor, eu to procurando e até agora não achei.. abraços! :D
Não tenho o link , mas tem muito sobre isso no fusca4ever , com várias maneiras de adaptar e carbura duplo ou simples .
Mais tarde posto a foto hehe
[]'s
salvatti
15/09/2010, 13:29
vc coloca um blower no carbura original não vai adianta muita coisa...
o carbura não vai ter volume suficiente pra alimentação do blower...teria q trocar o carburador ou colocar dupla...sei la, mais no original não acho que vale a pena...
aqui no fórum tem um cara do RS que fez uma Fusca com blower...la sim eu botei fé...da uma procurada em "Fusca Extreme 3" algo assim...
falow
leobnaval
15/09/2010, 13:33
e depois eu posto fotos do bura novo + bomba + bateria + chicote do módulo (não esqueci viu léo!!)
Num entendi Oliveira?
A bomba que você comprou é mecânica?
Eu não acho tão legal assim o blower, prefiro muito mais um turbo ou no seu caso a adaptação mais simples seja a simples instalação de um motor AP.
Se eu fosse você curtia a gaiola com este motor mesmo (original) e caso sentisse falta de torque, passaria para um AP 1.8 ou até um 2.0
[]s
vc coloca um blower no carbura original não vai adianta muita coisa...
o carbura não vai ter volume suficiente pra alimentação do blower...teria q trocar o carburador ou colocar dupla...sei la, mais no original não acho que vale a pena...
aqui no fórum tem um cara do RS que fez uma Fusca com blower...la sim eu botei fé...da uma procurada em "Fusca Extreme 3" algo assim...
falow
Olha Salvatti ja vi um fusca 1300 com o eaton 24 (fiesta) e confesso que fiquei surpreso , claro que foi uma adaptação precisa e calculada , porém com carburador original mesmo , e olha que andava muito além do que um 1600 dupla original ...
Se quiser botar pra ferver basta uma solex 40 !
No caso do Baja extreme 3 , eu creio que aquele detroit esteja muito além do motor , já que é um charger para 6cc em diante , talvez seja um dos motivos da dificuldade deles em acertar o carro hehe .
[]'s
Rápida observação :
Para carburação simples com blower substituir o venturi pelo do chevette de 35 mm .
oliveiraideal
15/09/2010, 14:11
é mecânica sim!
é pq meu pai comprou o carburador original novo + bomba mecanica nova..
daí vou postar foto disso, e das outras coisas que fiquei de postar.. ainda tenho de achar o carregador da câmera pra poder depois tirar as fotos e passar.. abraços! :D
leobnaval
15/09/2010, 14:21
Blz, é que li em um outro post seu que iria comprar bomba elétrica mais para adaptar na carburação nem compensa, é melhor a mecânica mesmo.
[]s
oliveiraideal
15/09/2010, 21:39
aqui vão as fotos que falei.. tem uma da bateria, da tubulaçao do freio que ainda não terminei (está horrível, tomara que funcione), do motor que acabei de dar uma pinturinha com spray preto, da fiação, do bura, etc~
vinijost
15/09/2010, 21:48
aqui vão as fotos que falei.. tem uma da bateria, da tubulaçao do freio que ainda não terminei (está horrível, tomara que funcione), do motor que acabei de dar uma pinturinha com spray preto, da fiação, do bura, etc~
Manda mais algumas fotos da gaiola..
pra gente ter uma idéia de como tá ficando...
gostei dos pneus. :D
abraço
vinijost
15/09/2010, 21:49
O que é aquele interuptor que tem na primeira foto no carburador?
é tipo um afogador eletronico?
abraços
volante igualzinho o meu ! haha
Franco Fileppo
15/09/2010, 22:26
akilo é um atuador de marcha lenta eletrico mas posteriormente foi trocado por um mais simples e funcional (iso nos modelos convencionais) na gaiola nao sei qual é melhor,se nao encomodar nao tem porque substituir!
se o motor estiver preguisoso na hora de pegar dá um golinho de thiner pra ele que ele vai responder!
vinijost
15/09/2010, 22:29
akilo é um atuador de marcha lenta eletrico mas posteriormente foi trocado por um mais simples e funcional (iso nos modelos convencionais) na gaiola nao sei qual é melhor,se nao encomodar nao tem porque substituir!
se o motor estiver preguisoso na hora de pegar dá um golinho de thiner pra ele que ele vai responder!
Mais mesmo assim, tem o parafuso da lenta "manual"
Interessante.
Valeu pela explicação :D
oliveiraideal
15/09/2010, 23:04
dei uma pintada no motor com o spray preto mesmo, só pra dar uma maquiada..
:)
daí amanhã vou dar uma olhada se uso uma tinta laranja ou algo do gênero..
se tiro aguma peça para galvanizar ou algo do gênero.. vou ver primeiro (ao colocar o carburador e etc~) se o motor pega, se tem força suficiente, essas coisas..
qualquer coisa depois eu pegarei o motor, retirarei e o abrirei eu mesmo.. os amortecedores remanufaturados já estão no lugar com parafusos novos e porcas travantes, estamos indo devagarinho :D
quando terminar eu ponho a gaiola na minha prateleira e não ando com ela em trilha (vai pensando que eu vou ter esse trabalho pra nada hehe)
meu pai tá querendo que eu emplaque a bixinha, vou ver o que via precisar.. acho que o veículo tem de ter a mesma furação das rodas, vou ver se compro um aro 15 (de ferro ou sei lá) com off set bem negativo, e trocarei os 4 freios por freio à disco..
alguém tem uma idéia de como eu adapto freio a disco na gaiola?
já vi em muitos lugares, mas não encontro as peças (ja procurei em ferro velho tbm), uns dizem que é pinça de gol, de parati, de golf, etc~
quero saber isso: como faço pra "encaixar" o disco nas pontas de eixo..
como eu vou tirar e encaixar o disco na minha homocinética? (é de kombi)
tem alguma peça que já vem pronta pra colocar no lugar? ou tenho de fazer adaptação mesmo?
meu deus é muita pergunta..
alguém tem uma receitinha de bolo pra mim? :D
dianteira fusca traseira kombi..
dimensões, peças, de quais carros e etc, de tudo que vai levar essa adaptação..
abraços :D
o resto das fotos aqui :)
oliveiraideal
15/09/2010, 23:09
as fotos que eu já tirei estão ali atrás acho que na pagina 32~33.. por aí..
o local que ela está tá difícil de tirar foto.. pois a bixinha está do lado das colunas.. enfim.. amanhã vou colocar a bomba, o carburador, o resto da descarga (tenho de comprar as arruelas e porcas ainda..) e algumas coisas bestas (acho que vou lixar a descarga e pinta-la com a tinta em spray laranja mesmo pois é bem barata e qualquer coisa pinta por cima, já que aqui custa 100 reais o litro de tinta para alta temperatura e eu não sei se continuarei com o escapamento que está.. ;)
abraços!
e vou indo assistir segundo tempo do jogo do CEARÁ!! :D :pipoca:
leobnaval
15/09/2010, 23:34
Oliveira sabe aquele atuador da marcha lenta elétrico do carburador, troque ele por um mecânico, um giclê de marcha lenta custa R$3,00 e não da dor de cabeça este elétrico, ainda mais pra gaiola é só uma coisa a mais para ligar e dar problemas...
Ta ficando bonita esta gaiola heim....
[]s
vinijost
15/09/2010, 23:42
Oliveira sabe aquele atuador da marcha lenta elétrico do carburador, troque ele por um mecânico, um giclê de marcha lenta custa R$3,00 e não da dor de cabeça este elétrico, ainda mais pra gaiola é só uma coisa a mais para ligar e dar problemas...
Ta ficando bonita esta gaiola heim....
[]s
bem que eu tinha comentado do "TAL" do atuador da marcha lenta, que não tinha visto em carburador de fusca.. hehehe
deve ser porque dá muitos problemas, por isso que não tinha visto. hehehe
leobnaval
15/09/2010, 23:42
Freio a disco na diant. esse é fácil, compra a susp. completa da brasilia ou os braços com os pivôs, manga de eixo, discos, rolamentos de roda, retentor e pinças c/ pastilhas e monta na sua susp.
Rolamentos, retentores e pastilhas são baratos e compensa comprar novos, disco de freio se possivel tambem compre um novo, não sei o preço destas peças aí...
Na tras. te uma receita pronta sim, na verdade um kit, mais sai or volta de R$1300,00 portanto só adaptando mesmo, aí entra serviço de torno, solda, pinça de um disco de outro, mais o importante mesmo, é utilizar as pinças traseiras de algum veiculo, isso porque quando a pinça é tras. ela tem acionamento hidráulico e a cabo (freio de mão), mas veja bem a pinça porque tem sistemas complexos de freios que utilizam o próprio miolo do disco como um tambor para acionar somente o freio de mão, estes são muito mais dificeis de adaptar.
Procure pela pinça tras. do kadet, golf, etc.
[]s
vinijost
15/09/2010, 23:44
Freio a disco na diant. esse é fácil, compra a susp. completa da brasilia ou os braços com os pivôs, manga de eixo, discos, rolamentos de roda, retentor e pinças c/ pastilhas e monta na sua susp.
Rolamentos, retentores e pastilhas são baratos e compensa comprar novos, disco de freio se possivel tambem compre um novo, não sei o preço destas peças aí...
Na tras. te uma receita pronta sim, na verdade um kit, mais sai or volta de R$1300,00 portanto só adaptando mesmo, aí entra serviço de torno, solda, pinça de um disco de outro, mais o importante mesmo, é utilizar as pinças traseiras de algum veiculo, isso porque quando a pinça é tras. ela tem acionamento hidráulico e a cabo (freio de mão), mas veja bem a pinça porque tem sistemas complexos de freios que utilizam o próprio miolo do disco como um tambor para acionar somente o freio de mão, estes são muito mais dificeis de adaptar.
Procure pela pinça tras. do kadet, golf, etc.
[]s
a do golf é muito boa. utilizo na minha gaiola, junto com o disco do gol
vinijost
15/09/2010, 23:47
Léo, sabe me dizer mais ou menos quanto se pode pagar em um cilindro mestre de freio com o sistema a vácuo?
pode ser o do passat, gol, entre outros.
qual serve no motor ap alem desses ai?
to com freio a disco na trazeira, mais com o cilindro do fusca.
é bem durinho.. queria algo mais confortavel. já que utilizo motor ap :D
oliveiraideal
16/09/2010, 00:30
léo.. se tiver como me mandar ou escrever aqui ou até indicar um tópico que você já tenha escrito esta sua "receita" para o freio traseiro.. não duvido nada eu terminar a gaiola e já ir comprando as peças devagarinho para poder adaptar na minha gaiola.. um dia ela ainda vai ter um ap 2.0 com um blower + freio a disco e umas besteiras ;D
abraços!
Franco Fileppo
16/09/2010, 21:59
manda tornear o proprio cubo da kombi para diminuir seu dimetro um pouco de modo que encaixe dentro de um disco tambem de kombi(para dar certo a furaçao e aproveitar ate a roda...),mande o disco no torno tambem para deixalo liso por dentro como se fosse um disco de gol,apos encaixado e montado,encontre a pinça que ira utilizar e ai entao faça o seu suporte,bom acho que de basico é isto, boa sorte!
leobnaval
16/09/2010, 23:33
Léo, sabe me dizer mais ou menos quanto se pode pagar em um cilindro mestre de freio com o sistema a vácuo?
pode ser o do passat, gol, entre outros.
qual serve no motor ap alem desses ai?
to com freio a disco na trazeira, mais com o cilindro do fusca.
é bem durinho.. queria algo mais confortavel. já que utilizo motor ap :D
Em ferro velho por volta de 100,00 completo, novo a partir de 150,00, cilindro mestre de fusca é ruim mesmo, se colocar o da kombi melhora um pouco, pois o diâmetro do pistão do cil. mestre é maior além do circuito ser duplo.
Mas para ter conforto e acionamento bem mais leve o servo ajuda muito.
[]s
leobnaval
16/09/2010, 23:40
léo.. se tiver como me mandar ou escrever aqui ou até indicar um tópico que você já tenha escrito esta sua "receita" para o freio traseiro.. não duvido nada eu terminar a gaiola e já ir comprando as peças devagarinho para poder adaptar na minha gaiola.. um dia ela ainda vai ter um ap 2.0 com um blower + freio a disco e umas besteiras ;D
abraços!
Oliveira para estas coisa não existe receita e sim a ocasião, o melhor a fazer é pesquisar, pois assim você vai saber quais peças tem um preço bom e servem ao seu projeto com isto terá o melhor custo beneficio possivel de nada adianta eu te mandar você comprar 2 pinças tras. do audi e discos perfurados de alta performance de 13", vai ficar com um puta freio mais o custo não vale a pena e quando você precisar substituir algo será dificil de encontrar e caro.
Recomendo ler estas matérias:
http://planetabuggy.com.br/mecanica/freiodiscotras.htm muito bom inclusive tem as receitas de peças e mostra tambem a substituição dos parafusos de roda por prisioneiros.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53281 Este fala sobre freio a disco na tras. mais é de uma adaptação na sportage, serve para entender as possiveis adaptações que surgirão.
Abraços, Leo
vinijost
17/09/2010, 00:28
Obrigado léo.. achei por R$100,00 pila mesmo.. vou comprar e ver como fica. xD
abrass
oliveiraideal
19/09/2010, 14:05
Pessoal, topesquisando preços e creio que vou colocar um ap a álcool 2.0 na gaiola.. Só queria saber como eu faria o reforço, aquilo que chamam de berço do motor.. Porque ainda não conheço isso.. Quero saber se e difícil de fazer, se vale a pena, essas coisas assim.. Eu possivelmente colocarei o radiador atras, na horizontal, com ditos de ar e ventoinhas, e bem afastado dos passageiros.. Enfim, quero saber o que e preciso e como eu faço.. O que já sei: flange + berço.. Ele vai ser carburado..
leobnaval
19/09/2010, 14:12
Na verdade este berço é apenas alguns tubos soldados na estrutura e que vai fixar o motor AP com os coxins nesta estrutura, mas lembre-se que esta estrutura deve ser parafusada pois caso necessite retirar o motor ela tem que sair, ou você deixa um espaço em cima do motor para ele sair guinchado.
[]s
oliveiraideal
19/09/2010, 15:01
léo, onde e como ficam os "coxins" do berço do ap?
ja to procurando aqui desde antes de ontem (pela noite) e não achei.. você viu a foto da traseira da gaiola.. quero por a flange ali e nos dois "braços" que vem da suspa da kombi, quero puxar o suporte dali, e por o motor guinchado mesmo.. pois acredito que se for aparafusado não ficará tão bom, ou se for pra aparafusar, poderia ver também.. enfim, quero saber como faço esse suporte, pois o dinheiro pro motor a minha mãe acabou de me dar.. 1.5k pra trocar, adaptar, instalar e etc~..
daí vou pegar o carburador, vou limpar ele todo + a bomba de combustível e vou trocar por peças que venha a precisar, estilo motor de arranque, chicote, módulo, etc~.. sacou?
agora sim, com um apzão 2,0 :D
e vamos q vamos ;/ muita coisa a fazer até que a gaiola ande ainda.. ;/
Acha num desmanche ou oficina um agregado de algum carro com motor ap e olha mais ou menos a posição dos coxins , por aí dá pra ter uma boa base da fixação dele .
[]'s
Ps: to devendo a foto da gaiola ainda , quero terminar uns detalhes pra depois postar hehe
oliveiraideal
19/09/2010, 17:47
vale mais a pena o motor a ar ou o ap a alcool 2.0 ?
não pelo dinheiro, porque posso trocar um motor pelo outro e comprar a flange, daí o resto do dinheiro fica apertado pra adaptação mas dá certo! agora, escolho qual? o motor a ar tem uns 80 cv de potencia não é? e o ap a alcool 2.0 normalmente tem quantos? não "piora" muito o cambio, não esculhamba muita coisa?? abraços ;X (igual a um doidinho, cheio de dúvidas.. hehe..):putz:
se quase todos usam motor ap, e os que tem a ar sonham com ap, o ap deve dar uma lavada no motor a ar do fusca, não acha ?
e sobre esculhambar o cambio e essas coisas ja posso ir adiantando que com motor de fusca 1600/1500 tbm existe quebras, sem falar que esse cambio ai ja me falaram de achar por 100 reais em FV, nen um absurdo pra quem quebra um cambio por ano, ou dois que seja
Oliveira já pensou em usar seu motor a ar mais essa quantia para uma preparação , tipo comando cabeçotes com fluxo maior , molas de valvula do opala , uma solex 40 ou um 2e mais um kit de pistões 1800 ou 1900 ?
Deve passar um pouco do valor , mas só quem já teve um a ar bem preparado sabe dizer como é a tocada .
leobnaval
19/09/2010, 20:50
Oliveira, acho melhor você montar seu motor a ar mesmo e curtir um pouco esta gaiola.
Depois faz outra com motor AP, câmbio 5 marchas, IRS, outra estrutura mais leve, freio a disco nas 4 entre outros...
Não se encomode com a falta de potência, torque, até porque esta mecânica estava em uma brasilia, fusca, que pesa mais que sua gaiola pronta. ande nela com este motor e verá, mesmo o AP tendo mais potência e torque (o que poderá até quebrar o câmbio) o motor a ar tem torque em baixa rotação.
[]s
Franco Fileppo
19/09/2010, 21:55
poe um turbinho no miliseis mesmo,com 0,8 voce da um show em ap e ainda fica leve.
poste fotos de como ela ta agora!
Ae o Oliveira o Léo ta virando sócio ja na gaiola hein kkkkkk
leobnaval
19/09/2010, 22:22
Que eu tenho parte dessa gaiola eu tenho hehehehehe, ainda vou andar nela um dia...
[]s
oliveiraideal
19/09/2010, 23:13
mais do que tudo, o léo é um sócio sim, e se vier por aqui com certeza vai andar na gaiola! :D
gostei da idéia de modificar o motor a ar.. primeiro pois o mesmo não dará tanto trabalho de adaptação.. segundo porque desde o começo eu queria montar um motor a ar decente pra andar nessa gaiola.. vou pesar a gaiola mas pelo que eu já medi no olhômetro, deve estar em torno de uns 900 kg com o motor..
vou procurar um mecânico que entenda de preparação, ou pelo menos tenha as ferramentas necessárias para mecher no motor.. vou abri-lo, ver o que eu terei de mudar por estar quebrado ou simplesmente ruim, e é uma possibilidade muito grande de eu comprar o Kit 1900 ou até mesmo um eaton m-24..
tenho de procurar muito no meio desse mundão.. agora, se eu ajeitar esse motor desse jeito, não tem dinheiro do mundo que me faça mudar dele! hehe
verei a possibilidade de mudar os freios para freios à disco, assim como substituir toda a "lataria" por fibra de vidro (algo que farei no fim do ano, assim que tiver tempo pra dar uma estudada em como se prepara a fibra de vidro e "estagiar" em algum local onde é utilizado e manuseada a fibra.. ;D)
enfim, valeu pela ajuda galera! :D consegui me decidir.. finalmente! :P
Próxima fase: preparar o motor.. quando tiver alguma novidade eu posto aqui! :D
abração!!
oliveiraideal
20/09/2010, 13:58
acho que não dará certo oh léo... a árvore de comando, virabrequim, ou como queira.. o que os pistões estão conectados.. está na ultima "fase" já esta nos 100.. já foi pro espaço.. agora liguei para a loja onde compro as peças.. 450 ou é 490 reais.. poxa.. vai sair muito caro.. o bloco precisa de retífica.. daí precisa retirar um monte de prisioneiro que estao lascados.. furar maior, encher com solda e depois refurar para ficar original.. acho que serviço de retífica deve dar na faixa de uns 400 reias também.. mais as camisas e pistões e o cabeçote com retífica (precisa também..) mais uns 1400 reais (considerando para usar aquele lá com o 1.9..) e isso e aquilo..
vou gastar uns 2 mil brincando... to começando a me inclinar para o motor ap viu... :putz:
leobnaval
20/09/2010, 16:04
Nesse caso realmente vale a pena um AP...
Um motor a ar ruim não vale a pena faze-lo gasta-se muito dinheiro para ter um resulado final inferior a um AP, e no final das contas gasta-se a mesma coisa.
Pensa aí em um AP 1.8 ou 2.0...
[]s
oliveiraideal
20/09/2010, 16:10
fazendo as contas aqui tenho de comprar..
plato e disco - 220
arvore - 430
segmento - 123
ou kit - 570
bomba de oleo - 53
8 tuchos - 72
8 capas de tucho - 16
comando kombi torque - 105
total = 866 com segmento e sem comprar kit novo.. + 300 mão de obra = 1166
ainda tem o preço da retífica..
enfim, o motor ap seria por esse valor citado aí em cima..
os mesmos 1200 reais.. e ainda teria de comprar a flange + adaptação da parte de baixo + radiador e essas coisas.. que que vc acha?
to esperando sua ajuda agora neste momento decisivo! :D
fag.online
20/09/2010, 17:07
Minha opnião, vai de AP
Mesmo que a diferença seja à maior pro AP, eu não largo por nada
:D
Abracos
oliveiraideal
20/09/2010, 19:02
Fui agora atras do motor.. Peguei "carcaça" do meu e levei na retifica.. O bloco esta 100% não foi feito nada.. Esta em estado de zero.. Assim como com o cabeçote.. Não vou trocar as coisas pois seria uns mil e duzentos reais tudo.. Procurei pelo ap 2.0 carburado e encontrei por mil e trezentos completo ( motor, arranque, embreagem, radiador, tudo..) e esta funcionando com garantia ( entre aspas, pois a garantia e do sucateiro..) e ele e de um Santana 2002.. O motor esta funcionando no lugar.. Vou comprar o "berço" e arrumar uma maneira de soldar ou aparafusar ( acho que vou aparafusar..) e comprar a flange.. Vai sair no orçamento e vai ficar melhor do que o esperado.. Ainda ficarei com meu bloco novinho :D enfim.. Assim que tiver novidades eu ligo.. Abraços!!
Franco Fileppo
20/09/2010, 22:45
Poxa arvore cara heim,é de ouro!
leobnaval
21/09/2010, 18:23
Não esta caro não, é o preço de virabrequim mesmo...
Poxa um AP 2.0 2002 completinho esta bom o preço.
[]s
oliveiraideal
21/09/2010, 20:27
fui olhar o motor.. o cara tinha vendido o radiador, o motor de arranque.. o bura.. só faltou vender o rabo dele.. e adivinha quanto pediu? 1500.. ah meu.. assim lasca!!
fui falar com outro.. e ele ia me dar o ap 1.8 com garantia de 6 meses por 1000 reais.. mas só posso ter entendido errado pq era completo, sem vinculação em outros carros, etc~...
fui lá novamente e o preço do motor completo com radiador e essas coisas.. 1400 reais...
beleza.. antes disso fui num cara que ja tinha adaptado o ap na caixa do fusca/kombi..
adivinha quanto o maluco cobrou pra adaptar tudo? 1500 reais..
meu, que bando de pessoas sem noção da realidade.. pelo amor de deus!
eu estou já pra comprar as peças do fusca, com o comando da kombi torque e ajeitar logo ele pq primeiro.. a carcaça está sem nenhum corte, tá "super" original.. faltam-me as peças de dentro.. mas trocando tudo fica zeradinho.. e o ap vai me dar tanta mais tanta dor de cabeça que eu to pensando em tacar é fogo em tudo que comprei pra gaiola até hoje..
hoje deu uma raiva sei lá.. fui foi dormir, acordei agora.. to dormindo desde as 4 da tarde.. pense numa raiva! eiuahuhae
abraços!
KKKKKKKK
Relaxa Oliveira , já tive essa raiva tbm e ela passa .
Já que está optando pelo motor a ar , te sugiro fazer um cadastro no fusca4ever , pois lá tem bastante peças à venda , comandos réplicas dos gringos , virabrequim cursado , webers , ignições , radiadores externos etc etc .
Além das dicas e receitas pra aspirados , é um bom espaço pra aprender sobre a mecânica a ar .
Ps : Não é propaganda do fórum , apenas uma forma de ajudar o amigo a poder selecionar suas peças de maneira correta .
[]'s
oliveiraideal
21/09/2010, 22:25
olhei bem no mercado livre aqui e achei um kit de adaptação por uns 500 reais (nessa faixa) pelo visto é muito bem feito, deve resistir para o berço do motor.. e já vem com a flange..
ainda vou pesquisar preços..
creio que futuramente meu pai vai querer um triciclo.. e eu farei com o bloco que tenho guardado aqui em casa hoje..
enfim.. é assim mesmo.. vou pechinchar com o sr lá.. ver quanto da pra fazer.. quando não dá.. essas coisas.. vai ser muita adaptação.. mas vamos que vamos..
dar uma folga ae.. abraços! 8-)
oliveiraideal
22/09/2010, 10:50
A adaptação vai sair muito cara.. Não tenho macaco grande pra levantar o motor, to puto de procurar preço menor.. Cansei.. Vou fazer o a ar mesmo.. Sair da aula vou comprar as pecas e mandar ajeitar o motor.. Cromar o que precisar, deixar bonito o bixin.. Pelo menos não terá adaptação na parte do motor.. Dai vai faltar somente direção e estética.. Assim que tiver novidades eu aviso.. Abraços!
Vai lá Oliveira pra ver se tu anima um pouco
Como melhorar a potência específica de um Boxer 1600 ( Fusca / Kombi )
http://www.thekombi.com/original/vwkombi1.jpg
Potência específica é a relação entre a potência e a capacidade cúbica de um motor. Em outras palavras, quanto de potência gera cada litro do motor. Quanto maior sua potência específica, maior o aproveitamento do motor. A evolução dos motores caminha no sentido de aumentar a potência específica sem que percam durabilidade. Vejam o exemplo do moderno motor 2,4 litros do Marea. Ele produz os mesmos 160 cv com quase a metade da cilindrada do Omega 6 cil. nacional, que precisa de 4,1 litros para gerar a mesma potência (esse motor do Omega é o motor Opala melhorado pela engenharia da Lotus). Outro exemplo: a potência específica de um motor da Fórmula 1 moderna é de mais ou menos 300 cv:litro ( 900 cv de 3 litros). Imaginem um motor de Uno Mille com 300 cv, e isso sem a ajuda do turbo. Isso já dá uma idéia da tecnologia que vai nesses motores. Já os motores Ford Cosworth da década de 1970 geravam a metade da potência nos mesmos 3 litros. Eram 470 cv, ou seja, 152 cv: litro; ainda alta para os carros de rua atuais, mas, baixa em relação à F-1 de hoje.
Então, quando falamos sobre preparação de motores, estamos justamente tentando otimizar sua cilindrada. Mas cada motor tem um limite, onde, daí para frente, sua durabilidade passa a ficar comprometida. Esta preparação que aqui vai não compromete a resistência do motor, desde que seja feita direitinho; então, vamos a ela. O motor Volkswagen 1600 refrigerado a ar tem uma potência específica muito baixa — são só 40 cv por litro. Pois é, façam as contas: 65 cv de 1,6 litros. Hoje, qualquer motor de mil cm3 produz seus 70 cavalinhos, portanto, quase o dobro. Então, não faz nenhum mal se elevarmos a potência específica do VW 1600 para uns 60 cv por litro para chegarmos aos 100 cv nesse motor. Um Fusca, que pesa lá seus 780 kg, se tiver uns 100 cv vai andar bem, ô se vai! Sua relação peso: potência estará na mesma faixa de um BMW 330 original. Essa comparação já lhes dá uma noção da brincadeira e creio que uma boa animada para encarar o trabalho, e despesa. Assim o Fusca passará a ser uma boa fonte de prazer. De manhã, ao ligá-lo, você vai sentir um motor gostoso, que acorda animado para a vida, roncando forte e disposto a subir o giro lá pra cima, bastando para isso que lhe dê umas coçadinhas no acelerador.
http://www.volkswagen.com.uy/lestido/imagenes/fusca.jpg
Animou-se? Então vamos lá para a receita do Éber Botteon, que é o amigo que mais manja de Fusca que eu conheço. Vamos começar pela refrigeração. Um motor que vira mais rápido esquenta mais, então, uma boa precaução é trocar a lata da ventoinha pela do motor que vem nas últimas Kombi. Essa lata tem um ressalto em sua chapa de trás, e assim, com um pequeno suporte na base do radiador de óleo o deslocamos para esse ressalto. Isso tira o radiador do caminho do vento que vai para o 3º e 4º cilindros (os que ficam do lado esquerdo de quem olha o Fusca por trás). Esses dois cilindros são os que mais sofrem aquecimento nos motores antigos, justamente por terem o radiador barrando o vento refrigerador, portanto, essa foi uma boa medida da Volks. O suporte e a lata podem ser achados em ferro-velho e mesmo novos são baratos — uns 15 mangos o suporte e uns 50 a lata. Aí, vamos debulhar o motor. Tirar os cabeçotes e mandar trabalhá-los, porque os originais são bem fuleiros. Trabalhar envolve tirar rebarbas, ressaltos e polir os dutos. Desse modo melhoramos o fluxo da mistura ar:combustível e também a direcionamos para o cilindro de modo a obter uma queima mais homogênea. A saída dos gases queimados também é facilitada nesse trabalho, o que deixará o cilindro limpo para receber mistura nova, boa para queimar. Isso melhora? Melhora pacas! Não adianta ficar socando carburação grande se o fluxo da mistura é atrapalhado por um cabeçote com dutos que mais parecem uma caverna ruída. Precisamos deixá-lo liso, e com fluxo condizente com os objetivos. Mais fluxo, melhor enchimento dos
cilindros, mais rotação, mais potência. Essa é a idéia de todo este nosso trabalho: o pistão, ao baixar, suga a mistura, portanto, facilitemos seu trabalho de sucção.
Outra: o pistão, ao subir no momento de escape, limpa o cilindro, portanto, facilitemos seu trabalho de limpeza. Cabeçote trabalhado, vamos para um comando de válvulas de homem — um que mantenha as válvulas abertas por mais tempo e assim entre mais mistura. Um comando de 276 graus vai levar o giro final, das 5.000 rpm que o motor original atinge, para umas 6.500 rpm. Vejam, vejam que aumentamos em 30 % o número de explosões por minuto. Só nisso já ganhamos uns 30% de potência, pois no mesmo espaço de tempo temos mais explosões trabalhando, empurrando os cilindros... sacou? E agora, se cada uma dessas explosões for mais forte que as originais vamos ganhar potência aí também. Então, tratemos de aumentar a taxa de compressão da módica taxa de 7,2:1 original para uns 13:1, pois agora vamos usar o álcool como combustível, e esse agüenta a taxa alta e está bem barato em relação à gasolina... compensa.
Ôpa, ôpa! A coisa está ficando boa! Vamos dar uma melhorada na carburação do bichinho pra alimentar esse comando e esse cabeçote que estão mais generosos. A grande maioria dos 1.600 vem com carburação dupla Solex 32 — um carburador simples em cada lado do motor, cada um alimentando dois cilindros. Vamos aumentar sua “boca” dos 32 mm para 35 mm. Então mandamos esses carburadores para um torneiro mecânico que vai aumentá-la para 35 mm e trocaremos sua borboleta pela do carburador original dos Chevette, que usavam um Solex 35 mm.
Os difusores serão trocados: dos 24 mm originais para de 26 mm. Colocar giclês 100 de ar. Os de marcha lenta: 70, e o principal: 180. Pronto! Essa carburação já basta! Se quiser tascar um ou dois Weber duplos de 40 mm fica melhor, mas sai caro. Se você tiver essa bala ela será bem útil — depende do pistoleiro aí...
Uma aliviada no volante do motor é bom, isso vai diminuir a inércia na subida de giro do motor, e ele vai subir o giro rapidinho... zumm, zumm! Pode tirar uns 30 % de seu peso que não fica frágil. O torneiro
faz isso fácil, fácil. Ô castanhola! E não é que ficou um motorzinho do capêta! Pneus, freios, amortecedores... cuide disso porque o bicho vai andar pra valer, vai sim. Agora, vamos ver o quanto vai custar essa farra:
1) Lata e suporte do radiador de óleo: R$ 80,00
2) Trabalho nos 2 cabeçotes e taxa: R$ 700,00
3) Trabalho na carburação: R$ 100,00
4) Comando de válvulas: R$ 280,0
5) Alívio do volante: R$ 50,00
TOTAL: R$ 1.210,00
Obs: esses valores são relativos e estão aqui só para parâmetro, pois não há tabela para esses serviços e peças.
Tel. do Éber: (19) 3562-7819 e 9784-5988
chuck com essa sua pesquisa me deu até vontade de comprar o motor antes da gaiola hehe
realmente parece que o cara entende bastante, eu trabalhei em mecanica já por um pouco tempo e nao fazia ideia o quanto dava pra aliviar o volante do motor, pensei que se tirasse 1% ja ficaria frágil ...
acho bem legal os motores a ar, talvez eu ainda faça um assim pra mim na gaiola, pena que o cara gasta uns 1400 reais, dai ja da pra guardar e investir no AP :|
oliveiraideal
22/09/2010, 16:25
preciso de torque, comando maior, entrada de ar maior, com uma maior admissão de gasolina ou alcool, menor potência ou uma potencia muito grande pra mim não creio que seria uma diferença (a nao ser se eu só tivesse um motor de 10 hp).. agora, uma aliviada no volante pra mim seria pior.. diminuindo a inércia do volante, o carro perderia giro muito facilmente.. quero parar no pé do morro, passar a primeira.. pegar um embalinho, levar a rotação pros 2mil e continuar lá.. entende? pra mim, mudar isso tudo ae só seria viável se eu concorresse em arrancadas.. quero um motor que não precise de ajustes constantes, que não seja frágil, que tenha força e que seja até um pouco economico..
agora oliveira voce descreveu um motor ap ...
é forte, resistente, de facil manutençao e tem bastante força ...
ou senão vc pode fazer algo bem basico no seu motor de fusca, claro que o rendimento nao seria super bom, mas é bem razoável ...
eu ja andei de fusca na rua e de buggy nas praias, o motorzinho vai bem, só estar bem regulado e cuidado vai longe
salvatti
22/09/2010, 16:39
cara vai ai uma opinião...
monta logo esse motor e acelera essa gaiola...com o tempo vc vai vendo o que vc precisa arrumar.
agora, algo que não precise de ajuste, que não seja fragil e que tenha força e seja econômico...vai ser beeeeeem dificil...
qualquer alteração na configuração original do motor vai gerar maior risco de quebra e maior consumo...
mete logo esse trem no barro...hehehe
abço e boa sorte ai na empreitada!!
oliveiraideal
22/09/2010, 22:23
Concordo.. Por isso o motor esta regulado para as configurações originais.. Pra terminar o motor falta tempo pra chegar as pecas.. E ainda falta muito ra andar nas dunas.. Muito detalhe e ainda tem o reboque.. E ainda tem de emplacar o reboque.. Tem um monte de coisa ainda.. Daqui a umas 3 ou 4 semanas eu termino :)
leobnaval
22/09/2010, 23:18
Esses dias estive pensando Oliveira este motor não foi aquele que você pagou para o cara revisar ele completo?
[]s
o que o salvatti falou ta certo, talvez você nen sinta falta de um motor mais forte depois ...
mas ainda acho que vale a pena um motor ap nos planos, no inicio o negocio é voce montar tudo logo e depois ir aos poucos arrumando o que vc acha necessário, provavelmente uma hora vc vai sentir falta e vai querer colocar um motor mais forte, agora no inicio um motor de fusca ja faz ela andar isso ja é muito bom hehe:parede:
Franco Fileppo
23/09/2010, 14:37
todo mundo está falando em potencia e estao esqueçendo que o prpincipal o oliveira ja tem:suspensao e cambio de kombi
Isso significa que ele nao fará feio perto de uma gaiola ap com acmbio de braza em uma subida!
Já pensaram nisto,mesmo com 1600 a ar o motor vai dar 19 voltas pra dar uma na roda em quanto num cambio de braza (maioria nas gaiolas,pois só pensaram no motor e nao no conjunto)o motor vai dar 14 voltas para dar uma na roda!
Ha so uma coisa sobre preparaçao de cabeçotes que eu li lá atras:polimento de dutos é boa na saida do escape mais na entrada(admissao)tem que saber muito o que esta fazendo pois a rugosidade existente neste duto serve para homogenizar e dar uma maior turbulencia a mistura!
E com a taxa proposta só o radiador deslocado nao sera suficiente,terá que usar bomba de circulaçao e radiador externo
eu nao sou dono da verdade (longe disto) mas acho que o oliveira tá no caminho certo,cambio de kombi com motor a ar evita quebras!porque ir andar de gaiola e voltar rebocado nao tem coisa pior,ja pasei muita raiva com isso,fora o sarro que os companheiros tiram!
as vezes é melhor um brinquedo que ande menos mas ande sempre,terás mais horas de alegria,e menos de tristeza!
abraço a todos!
Equipe Mec Off Road
23/09/2010, 14:47
Oliveira
Vc já pensou em comprar um carro com um AP em algum leilão? Neste caso vc consegue algum injetado por um bom preço. Pode pegar inclusive um carro batido e vender o resto pro ferro velho ou ainda trocar por algo que possa usar na gaiola.
leobnaval
23/09/2010, 15:54
Concordo em partes com o Franco, pois o câmbio mais reduzido é exelente, já quanto a susp. a IRS tambem é muito boa mais ela não faz milagre sozinha, o sistema IRS em si é bom, porém com barras de torção da kombi a susp. fica muito rigida e qualquer erosão a gaiola vai patinar e se não tiver um sistema de freio seletivo ou bloqueio fica ali mesmo, outra coisa a suspensão dependende tambem do amortecedor que será utilizado...
[]s
oliveiraideal
23/09/2010, 21:36
Léo.. Lembro sim.. Mas aquele cara que me fez o motor e tão enrolai que prefiro ficar sem ir atras. O bloco daquele motor esta zero! Não teve nenhum corte nem nada.. Eu pus tudo standard (original Ne?!) nas pecas do motor ( virabrequim sem corte.. Etc..) e pus o comando normal ( procurei em todos os lugares pelo comando que da maior forque, rotação e etc mas não encontrei..) conotei o kit 1600 ( aqui também não tem aquele kit 1900..) tem o Buda novo, velas, cabos, fiação, módulo ignição, tudo novo.. Óleo também, filtro.. Enfim.. Vai rodar muito.. E mesmo que depois eu não fique com esse motor na gaiola, meu pai poderá eventualmente usa-ló no triciclo que ele quer.. :D. Enquanto a polir entrada e saída.. Nem se preocupem pois isto esta sendo feito.. ;D. E tem aquela coisa.. O motor dessa forma vai sobreviver um bom tempo sem reparos a não ser óleo.. Enquanto ao freio de mão, pode ter certeza de que será um sistema com freio de mão seletivo.. Aqui tem muita duna, atoleiro e etc.. Sem isso não da.. ;P. E galera.. Valeu pela ajuda!! Muito obrigado mesmo, Sao vocês que me ajudam a continuar o projeto... Abraços! Ah, depois vou postar fotos de como esta ficando a barra de direção.. :)
O Oliveira me diz uma coisa , na alavanca de marcha vc usou aquela guia que vai no varão do câmbio , ela fica presa dentro do túnel pelo parafuso de trás da alavanca .
To fazendo a minha caixinha da alavanca e num sei se há necessidade dela .
[]'s
Ta ae meio enferrujada pelo mau tempo mas sempre to passando ferrox kkkk
Acho que agora vai :parede: :parede: :parede: :parede: :parede:
chuck vc também, coloca um motorzinho ai e sai andando " hehe
ta bonita sua gaiola a unica coisa que eu quero fazer diferente é já sair usando a suspensão irs com motor de fusca, acho que depois fica até mais em conta
to pensando agora em tirar um lote inteiro de leilão e ver o que eu consigo, acho que dá pra tirar bastante coisa né de 3 carrinhos detonados ...
só que agora quebro minha bicicleta e gastei uma grana numa suspensão nova ia ter que vender a moto de trilha e eu nao quero isso, abraçs
Cara se eu botar o motor agora ela desmancha ahahah
Ainda não ta com as soldas definitivas , apenas ponteei com a elétrica pra poder levar até a rua de cima onde tem solda mig !
Daí sim quero botar meu 1600 que ta chegando perto dos 100 hp só com aquelas preparações que eu postei !
Agora esse lote deve valer a pena sim , de 3 vw dá pra fazer uma gaiola chique !!
[]'s
oliveiraideal
27/09/2010, 02:07
Nisso eu tive trbalho para fazer e vou ter de refazer uma parte pois fiquei sem saco e soldei.. Kkk assim, você viu o suporte que fiz? Comprai o cachimbo ( peca que pega em baixo da alavanca ) da lombo, pois esse cachimbo tinha um furo nele, acho que da pra ver nas fotos que eu postei antes.. Enfim, comprai um Paraguai grande o suficiente para entrar e ficar bem encaixado, então na base do cachimbo fiz o furo igual ao do varao do trambulador e juntei a base de fixação do trambulador.. Se não fosse esse pino o cachimbo não se fixaria no final da alavanca.. Ele serviu como um guia e ficou muito bom.. Vou ter de refazer uns 2 furos da base somente pra deixa-lá melhor ajustada e vou por uns Parafusos de vergonha também pois creio que qualquer pressão maior aqueles lá vão arrebentar.. Uma coisinha que me mata de trabalho e o volante.. Esta faltando o mesmo e os acabamentos externos da gaiola.. O teto, capo, laterais, etc.. Creio que esta semana vou comprar as manterias e também os faróis, vou pintar e também vou por as duas laterais para serem feitas de fibra de vidro.. Agora e achar alguém que faca isso barato..Abraçai ee estou aqui pra qualquer coisa!! Apareco assim que der.. ( provas..)
oliveiraideal
28/09/2010, 02:02
Hoje eu e os 2 mecânicos +meu pai colocamos o motor no lugar e fizemos ele pegar.. Ta muito bom.. Agora e terminar as provas e ajeitar o exterior.. E gogo dunas!! Instalar o freio, testar, uma proteção para o motor, etc etc.. Não estou conseguindo dormir, mas vou tentar novamente agora.. Abraços!!
oliveiraideal
29/09/2010, 01:41
http://m.youtube.com/index?client=mv-google&xl=xl_blazer&desktop_uri=%2F&gl=BR#/watch?xl=xl_blazer&v=SqHIlhVJuaEhttp://m.youtube.com/index?client=mv-google&xl=xl_blazer&desktop_uri=%2F&gl=BR#/watch?xl=xl_blazer&v=SqHIlhVJuaE o vídeo que prometi.. Boa noite :)
Oliveira que que é isso de plastica capilar kkkkkk
Coisa de doido ahahah .
oliveiraideal
29/09/2010, 15:52
Como assim?!
vinijost
29/09/2010, 15:54
Como assim?!
Não dá pra acessar o video que vc postou..
tenta postar denovo..
acho que tá com o endereço errado.
Abrass
Franco Fileppo
29/09/2010, 20:11
Cara se eu botar o motor agora ela desmancha ahahah
Ainda não ta com as soldas definitivas , apenas ponteei com a elétrica pra poder levar até a rua de cima onde tem solda mig !
Daí sim quero botar meu 1600 que ta chegando perto dos 100 hp só com aquelas preparações que eu postei !
Agora esse lote deve valer a pena sim , de 3 vw dá pra fazer uma gaiola chique !!
[]'s
e aew chuck onde tao estas preparaçoes de motor 1600 perto de 100 cv to curioso,gosto de vw a ar e de suas opçoes!
segue o link , é nesse mesmo tópico .
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=63245&page=38
[]'s
leobnaval
29/09/2010, 23:00
Chuck, acho que não esta pág não, a receita que você cita esta em outro lugar...neste tópico mesmo.
Dificil vai ser tirar 100 cv desse motor com esta preparação, será que chega a 100cv???
[]s
Verdade Léo copiei o link errado rsrs ...
Cara também não levava tanta fé assim na receita , até tinha um 69 com esse setup e só foi beirar esse hp depois com as webber , talvez com umas solex 40 fique bom também , mas como a gente sabe só colocando no dino pra ter certeza .
[]'s
oliveiraideal
30/09/2010, 17:28
eu tinha enviado o vídeo via celular, e ao copiar o link deu errado.. hehe :D
http://www.youtube.com/watch?v=SqHIlhVJuaE
abraços!
vinijost
30/09/2010, 17:50
eu tinha enviado o vídeo via celular, e ao copiar o link deu errado.. hehe :D
http://www.youtube.com/watch?v=SqHIlhVJuaE
abraços!
Show de bola.
só parece que o arranque tá apanhando pra girar o motor.
será que não tá com as buchas de bronze gastas/folga?
Valeu!
Abraços
leobnaval
30/09/2010, 18:22
Legal heim Oliveira, da até gosto ver o motor na gaiola e funcionando...
Como disse o amigo parece tar girando pesado mesmo, espera rodar um pouco com o motor já que ele foi retificado, para ver se melhora a partida se não melhorar é bom dar uma revisada no motor de partida e suas buchas.
Abraços, Leo
:concordo: :concordo: :concordo: :concordo:
Oliveira baita motorzão inteiro o seu subindo de giro legal !!!
É isso ai vai acertando aos poucos jaja ta rodando
[]'s
oliveiraideal
01/10/2010, 14:01
pois é.. é o motor de arranque mesmo, o pobre está pra lá de bagdá! hehe
hoje (agorinha) terminei a parte de direção, fiz tudo e só falta soldar o suporte da direção no lugar porque não achei mais eletrodos.. ;)
valeu galera.. e sim, falta "amaciar" o motor ainda.. acho que comprarei um bocado de gasolina e vou deixa-lo funcionando ali ehehe.. abraço!!
Se for fazer isso bota uns dois ventiladores nele pra ajudar no arrefecimento
[]'s
leobnaval
01/10/2010, 15:57
Oliveira o amaciamento ideal, deve ser feito com o motor com carga ou seja rodando com a gaiola e não deixa-lo funcionando sem carga.
Mas não se deve forçar o motor (exigir tudo dele) e nem atingir rotação muito próxima a máxima, isso pelo menos pelos 1ºs 1.500km.
Ou seja pode rodar com a gaiola normal, só não atinja alta rotação, ou exija muito a ponto de ele esquentar de mais.
E utilize um bom óleo (motor a ar aceita qualquer lubrificante de marca reconhecida de hoje em dia) e faça as trocas no tempo certo especialmente após a retifica o motor acaba soltando pequenas particulas de usinagem e assentamento, por isso é fundamental um troca de óleo precoce após a retifica. Ainda mais pelo motor não ter filtro de óleo.
[]s, Leo
oliveiraideal
01/10/2010, 20:18
Acho que a colocarei em um "cavalete" ( em espreguicadeiras ) engatada para que ela fique em carga como o Léo disse, e outra coisa, planejo trocar o óleo a cada oito ou dez trilhas, algo como isso.. Abraços
leobnaval
01/10/2010, 23:05
Não faça isso se a gaiola cair do cavalete devido a vibração, pode acontecer um acidente grave, além disso a questão de amaciar o motor com carga tem que ser com o veiculo rodando mesmo (tem a questão da ventilação devido a velocidade, entre outros). O simples fato de ela estar engatada não gera carga, apenas resistência interna do câmbio e rolamentos e a massa do conjunto de rodas que após atingir uma certa velocidade nem causa carga, pois o motor só terá que manter a inércia do conj. naquela velocidade.
Por isso que muito se houve sobre amaciar o motor na pista, pois o veiculo esta rodando, e em condições ideais motor na temp. ideal, sem extrapolar nas RPM`s, com carga, ventilação, etc.
No seu caso é só rodar com a gaiola que vai amaciando...
[]s
nao gasta gasolina nao amigo, quando o motor atingir uma certa velocidade nen vai mais trabalhar nada, mete logo na trilha só que vai numas mais tranquilas, só pra ir amaciando o motor ...
o leo explicou mt bem, na hora que atingir uma velocidade é tudo inercia e vc só gasta gasolina ...
oliveiraideal
02/10/2010, 00:45
sei.. tenho uma gasolina velha aqui, vou por amanha pra queimar o resto.. acho que é menos de um litro pq tinha comprado só uns 3 reais de gasolina.. enfim.. terminei hj de tarde a parte da direção.. vou começar esse próximo fim de semana a fazer o reboque (acho eu) e vou terminar a gaiola com fibra de vidro (amanhã vou atrás de pessoas que mechem pra fazer orçamento e talz.. ;) e aqui vão umas fotos da parte da direção (faltou uma besteirinha que esqueci de por, uma "porca" pra barra não ficar girando em falso e ficar indo de um lado pro outro, no outro lado do cano.. acho que dá pra perceber)
léo, muito obrigado pela dica, é o jeito não começar com trilha pesada.. é bom porque vou pegando a manha da gaiola, melhorando as coisas dela.. essas coisas assim né?! :D
abração! boa noite!!
oliveiraideal
02/10/2010, 01:25
esqueci de anexar.. aqui vai :D
direção [ DONE ] :D
oliveiraideal
02/10/2010, 01:40
ah, outra coisa..
alguém sabe quais peças posso utilizar num snorkel? e qual tanque de combustivel seria bom utilizar ? (um bonito por favor :D estava pensando em um cilíndrico! ) abraços!
Filtro de ar da kombi diesel deve dar cara , as borrachas em casa de refrigeração e ar condicionado ou até em casa de radiadores vende umas mangueiras tipo sanfona por metro ...
leobnaval
02/10/2010, 12:33
léo, muito obrigado pela dica, é o jeito não começar com trilha pesada.. é bom porque vou pegando a manha da gaiola, melhorando as coisas dela.. essas coisas assim né?! :D
Também, o bom que você e o motor estará na mesma condições hehehe, você vai começar a pegar o jeito da gaiola e enquanto treina o motor vai amaciando :concordo:.
Snorkel você pode fazer com mangueiras, canos de pvc, silicone, ou seja o importante é erguer a entrada de ar e não deixar vazamento nas emendas.
Filtro de ar procure em ferro velho que acha o da kombi, da brasilia carburação simples (este é bom que ele é grande, barato e acha em qualquer lugar), enfim tem vários modelos, só consulte o preço do elemento filtrante novo, porque se você comprar algum modelo barato no ferro velho pode ser que depois tenha dificuldade para achar ou seja caro o filtro.
[]s
BrunoHolz
02/10/2010, 17:34
Cara a respeito do tanque, eu ja ví em algumas gaiolas do pessoal aqui na minha cidade. Eles usam Corote de caminhao, aquele que serve pra lavar as mãos.. Vá em uma loja de acessorios de caminhao que deve ter, o bom é que ele ja tem uma abertura em baixo, ai fica bom pra por a mangueira.. flw
BrunoHolz
02/10/2010, 17:37
ñ entende de gaiola ñ e nem sou mecanico, mas cara.. aquela cruzeta da direção ñ ficou mto assim -\ ñ ? sei lá flw
Franco Fileppo
02/10/2010, 19:23
Pro motor vai uma dica:na entrada de ar da ventoinha de refrigeraçao,bole algo para que a mesma nao sugue sujeira,capim,barro.... pois se entrar neste lugar vai acumular entre as camisas e cabeçote alem do radiador ocasionando um superaquecimento,bole um cano virado para baixo sei la use a imaginaçao.
Falo por experiencia propria na minha depois de duas trilhas retirei a capela e tava tudo trancado!
no meio da trilha pegou um galho no snorkel da gaiola de um cara, pq eu fui de zequinha numas trilhas ai e a solução como tinha muita trilha foi usar uma garrafa pet com uns furos e muita fita, o cara seguiu embora ...
claro que vc nao deve fazer isso, mas é algo assim, acho que tu pode até usar um filtro de ar de moto, pensei nisso agora nao sei se é possivel mas é uma ideia hehe
tanto que o filtro de ar ja tem até uma saida certinho e segura bastante barro também, o da minha dt dependendo da trilha cria "torrões" de barro no canto do filtro e nunca deixou a moto sem ar ...
Kelvin a idéia é boa mas caixa de ar de moto não alimenta um motor de 4 cilindros , acho que o filtro é o mais fácil de bolar depois de tudo isso feito rsrs , eu to pensando em fazer um com aquelas ponteiras '' turbinho '' e colocar 2 daqueles da brasília redondos dentro , serve justinho e é fácil de adaptar , aí vai uma idéia ...
oliveiraideal
02/10/2010, 22:00
Pode ter parecido na foto, mas ficou boa.. Já testei com o pneu apoiado e ela mecheu a frente da gaiola inteira.. Hehe! Vou procurar isso mesmo! Em questão aos pedais.. Não sei se terei muito tempo ou cabeça para adaptação essa semana.. Que será praticamente inteira de provas.. :/ mas tentarei e farei o melhor possível :) abraços! E boa (ou a melhor possível) votação aManha!!
oliveiraideal
02/10/2010, 22:05
Tentarei bolar algo para este propósito.. Acho que uma coisa boa seria a de uma mangueira como a de uma máquina de lavar que trouxesse ate a parte onde os passageiros ficam (acima da cabeça dos passageiros) com um filtro na ponta.. :) Sao coisas bastante discutiveis.. Ate já!
samuzeiro
02/10/2010, 22:11
pessoal, preciso da ajuda de vcs... estou fazendo um gaiola com xassi de fusca, e agora adquiri uma suspensao irs com cx e tudo, a minha duvida é tem como eu adaptar ela no mesmo suporte do xassi do fusca?
samuzeiro
02/10/2010, 22:15
sei q algumas adaptaçoes terei q fazer mas eu so quero saber se os facoes encaixam e eu posso fazer um suporte para akels brassos internos no do fuka
Franco Fileppo
02/10/2010, 22:22
corta tudo e enxerta a outra inteira
oliveiraideal
02/10/2010, 22:24
Tudo tem um preço... Se eu falar que não estarei mentindo mas se falar que sim também estarei mentindo..
No caso de não poder.. Significa que não e só trocar os feixes de molas, soldar os braços da ira e pronto.. Tem muito mais do que isso.. O varão do fusca precisa ser removido de uma maneira que ainda se possa cortar e soldar a suspensão traseira da kombi no lugar da do fusca.. E um trabalho demorado, complicado e de solda difícil.. Pois tem de Alinhar tudo ou será um belo "desastre".. Eu comprei a suspensão da kombi traseira, peguei a dianteira do fusca e as soldei.. Não era para ter feito isso mas sim ter posto algo como o chapéu de Napoleão.. Mas fazer o que?! :) depois vou curtir essa gaiola.. Devagar vou comprar um curvador hidráulico de canos e farei outra gaiola.. Com o tempo..acho que farei uma oficina pra mim ou aqui em casa ou no meu sítio, o tempo decidira! E vamos que vamos :) abraços!!
samuzeiro
02/10/2010, 22:25
puxa vida é q na verdae eu tirei de uma combi q esta montada e nao sei se consigo o resto, entao axei q poderia dar certo na q eu tenho...
samuzeiro
02/10/2010, 22:30
putz... me dezanimei, tinham me falado q dava certo com poukas gambis hehe... mas fazer o q vou ter q dar uma olhada em alguma q foi feito isso
oliveiraideal
02/10/2010, 23:28
faz isso não velho.. o que te digo é assim.. pega alguém que entenda de solda e mais ou menos de suspensão (alguém que mecha com suspa já ajudaria..) pergunta pra ele se o feixe de mola da kombi passa por dentro da do fusca (a resposta é não.. creio eu) então tu pega, corta a suspa do fusca traseira, e faz de uma forma com que as "abas" que são soldadas na suspa do fusca fiquem o melhor possível, então tu pega a suspa da kombi e a lixa com a esmerilhadeira e tal.. daí tem de pegar uma máquina de solda boa (mig ou sei lá..) com alguém que saiba soldar bem, pois esta parte é a mais importante (ou uma das) da sua gaiola.. então alinha bem, e solda.. cuidado com 1) ficar muito pra um lado e/ou muito para o outro 2) desalinhada em relação ao nível, por exemplo.. ficar em formato de u pra cima ou pra baixo.. tenta deixar ela reta.. e bola pra frente..
siga o conselho que deram no filme que o will smith fez com o filho dele.. daquele cara que nao desistia.. na hora que o filho dele estava jogando basquete.. "não deixe ninguém te falar que você não pode fazer alguma coisa, pois esta pessoa ou tem preguiça, ou não sabe ou não quer fazer e também não vai querer te ver conseguindo fazer nada. Não deixe ninguém te desencorajar, você pode fazer tudo"
e aí você olha.. mas vai dar muito trabalho... e eu te pergunto.. e você acha que não me deu trabalho fazer a minha gaiola? e eu desisti? é claro que ja foram meus altos e baixos, mas agente aguenta, porque agente é brasileiro! :D e bola pra frente, quando nao estiver aguentando da uma passada por aqui que agente te ajuda, te da um norte pelo menos, e você vai tomando rumo e fazendo as suas coisas sozinho.. uma coisa que não pode é amarelar :D
abração e boa sorte.. se você for fazer, posta fotos de como esta e do decorrer da operação pois eu em breve farei algo parecido com isso :)
abraços!
marcos22
03/10/2010, 12:19
esqueci de anexar.. aqui vai :D
direção [ DONE ] :D
oliveira ..
to meio sumido do forum..mas deixa eu dar so umas dicas.
ai na direção o angulo da 1º cruzeta, ficou muito fechado.
tenta refazer o eixo colocando a cruzeta bem na saida do tubo da direção,e na saida desse mesmo tubo, coloca uma bucha de nylon( tecnil ), qualquer torneiro faz essa bucha..
resumindo ,vc vai reduzir a coluna de direção no comprimento e aumentar o eixo intermediario . ( entre a coluna de direção e a caixa de direção )
capricha nas soldas das emendas .direção é coisa seria..
o angulo da cruzeta vai ficar bem suave e vai durar mais..:concordo:
e a sua gaiola ta ficando show de bola hein.. parabens..:palmas::palmas:
samuzeiro
04/10/2010, 11:04
pois é quanto a solda eu manjo um poko... vou tentar ver c consigo retirar o resto da suspa da kombi se o cara ainda nao vendeu pro ferro velho... e tbem vou falar com meus amigos gaioleiros aki da cidade, dentre eles o mali9vski e di_czuika, q participam do forum e sao mecanicos... fikei desanimado mas ja passo pois é um sonho e se é pra ficar bom vale o sacrificio...abrçs
Cara vc nem começou ainda pra desanimar , deixa pra desanimar depois ahahah , vai ter motivos sim pra desanimar ... mas tudo depende só de vc mesmo amigo .
Te digo que a paciência é o principal quando se constrói um veículo artesanal , vai na fé !!!
[]'s
vinijost
04/10/2010, 14:12
ñ entende de gaiola ñ e nem sou mecanico, mas cara.. aquela cruzeta da direção ñ ficou mto assim -\ ñ ? sei lá flw
A cruzeta nãp tá tão fechada..
Assim tá bom.
Se ela não ficar trancando quando vira, tá show.
A cruzeta da minha direção tbm tá tortinha.. e funciona legal.
Se é pra deixar quase reto, então nem poe cruzeta... hehehhee
Abraços
oliveiraideal
04/10/2010, 15:54
pois é.. testei ali, vi o angulo.. e como está bem dividido nas duas creio que não tem problemas.. e rodei pros lados fiz o diaxo e não deu problema.. pensei em algo e tal, mas se eu diminuir ali, não terei a barrinha para ligar.. e já me deu um trabalho comprar os parafusos, solda-los no local, esmerilhar, ajeitar.. etc..
veremos se dara ou não certo! :D
em quanto à parte estética.. o cara cobrou-me uns 100 reais de mão de obra por peça (600 ao todo) e uns 400 reais de material.. eu vi um carro que ele fez literalmente do nada, muito bonito e com acabamento muito massa! e o melhor, o cara é praticamente vizinho meu aqui.. ;D
veremos como ficará..
abração galera!!
samuzeiro
04/10/2010, 19:37
Cara vc nem começou ainda pra desanimar , deixa pra desanimar depois ahahah , vai ter motivos sim pra desanimar ... mas tudo depende só de vc mesmo amigo .
Te digo que a paciência é o principal quando se constrói um veículo artesanal , vai na fé !!!
[]'s
e ai... akele dia tava bem desanimado mas eu fikei mesmo é p... da cara por q o cara q me vendeu disse q internamente dava tudo certo so por fora q teria q adaptar algumas coisas... mas nada q dando um iro nele nao passe. hahahahahahaha... brincadeira
:parede:
oliveiraideal
05/10/2010, 12:33
Se da por dentro ou não da tem que ver.. Porque se for trocar a parte de fora e melhor trocar tudo já que a dispa da kombi e muito melhor.. Eu não tenho essa informação mas e quase 100% certeza de q não da certo.. Mas pra tudo se adapta.. :D abraços!
samuzeiro
05/10/2010, 20:35
amigos tenho novidades... ganhei uma kombi de graça... ela ta so a carcaça mas a parte de tras ta inteira, entao deu boa pois é so o q eu preciso... o velinho ainda falou: -keke voce ker com essa porcaria pois nao vale nada, nao vale a pena montar pois sai mto caro hehe, e eu falei pra ele q nao keria montar e sim desmontar, dai ele disse mas desmontar o q hahaha... pois nem tem o q cobrar se voce tirar daki te dou dado, e eu fikei mto brabo com ele e fui busca no mesmo dia... agora sim a coisa vai pra frente... ihuuuuu...
oliveiraideal
06/10/2010, 01:16
olha aí cara! que coisa boa! aqui eu tive de comprar e foi até caro.. enfim..
galera, será que tem problema se eu deixar a "tubulação" do freio passando por cima da chapa do assoalho? não tem problema? ficar feio eu sei que fica.. mas fazer o que!?
e em questão aos pedais.. alguma sujestão?! estou usando o cilindro mestre duplo da brasília! abraços!
me ajudem, tô perdidão.. e quero fazer algo de "responsa" pois freio é uma coisa séria.. abraços!
vinijost
06/10/2010, 01:20
olha aí cara! que coisa boa! aqui eu tive de comprar e foi até caro.. enfim..
galera, será que tem problema se eu deixar a "tubulação" do freio passando por cima da chapa do assoalho? não tem problema? ficar feio eu sei que fica.. mas fazer o que!?
e em questão aos pedais.. alguma sujestão?! estou usando o cilindro mestre duplo da brasília! abraços!
me ajudem, tô perdidão.. e quero fazer algo de "responsa" pois freio é uma coisa séria.. abraços!
Pode deixar passando por cima sim.. a minha é assim.. so passa por algum canto que não vai atrapalhar..
e a respeito dos pedais, se for usar os do fusca, faz com uma cantoneira pra fixar eles.. tipo..
faz um furo no centro onde vai entrar o eixo da embreagem, e os dois furos de 10mm que fixam o conjunto.. depois é só fixar atraz do pedal do freio outra cantoneira com o furo central para o cilindro e mais 2 furos de 8mm(eu acho) que fixam o cilindro mestre.
abraços.
vinijost
06/10/2010, 01:31
Cara, achei essas fotos no topico da gaiola do Romer...
vê se te ajuda.
Abraços
oliveiraideal
07/10/2010, 01:13
sim.. cara, você ja fez auto escola né?!
lembra dos pedais no banco do passageiro?
pois então.. eu tenho centos pedais daqueles que são dos carros da auto escola, que nós tiramos dos carros velhos, e compramos novos pedais para os outros carros.. vou pegar 3 pedais desses, e adaptar o melhor possível para isso.. enfim.. vamos que vamos :)
amanhã vou tentar arranjar "coragem" pra terminar umas partes da gaiola.. abraços!
vinijost
07/10/2010, 01:21
Então vai usar pedais suspensos.. certo.
Cuide para fazer o suporte dos pedais BEM FEITO!
Imagina vc na trilha e quebra o pedal da embreagem? que M....
Copie os pedais do fusca, pois daí o acionamento do cabo da embreagem fica a direita do acelerador.. e o pedal a esquerda do freio. entende?
fica melhor de adaptar o "cabo" de embreagem.. se não ele vai ter que sair da frente do pedal da embreagem e fazer uma curva para ir para traz..
Vê direito isso ai ;)
Abraços
tjmthiago
07/10/2010, 08:32
cara não desiste corre com essa gaiola rsrsrs
todo mundo tá louco pra ver pronta rsrsrs
Pedrales
14/11/2010, 00:45
Ola Pessoal, cacho que posso falar por muitos como eu que acompanharam todo o tópico e querem saber como anda a sua gaiola...
Posta fotos aí oliveira e se tiver um video dela em ação...:concordo:
oliveiraideal
14/11/2010, 14:11
que nada! Estou com um problema nos pedais.. comprei o cabo de aço do acelerador mas ele nao chega até o final, tenho um trabalho para dimensionar uma fonte linear de saída regulável de 15-1volt e 0,5ampere.. tá difícil o negócio aqui.. vou ter umas duas provas e os cambau agora!!
estou esperando entrar um dinheiro pra comprar o tanque de combustível, pra fazer o suporte dele acima da caixa de marchas.. daí estou com mais um problema com os cabos.. consegui passar direito o cabo da embreagem.. mas na parte da frente tem problema!!
e além de tudo estou negociando com o cara que meche com a fibra de vidro pra ele fibrar a gaiola inteira, pra ela ficar 100%!!
vou pedir as lanternas pela internet terça feira, e vou ver se compro os faróis de milha por aqui também!!
assim que tiver alguma coisa diferente eu posto fotos aqui!! :D
abraços!!
oliveiraideal
14/12/2010, 22:34
Galera, demorei pra voltar.. mas com novidades..
fiz o freio seletivo, retirei as chapas laterais pois serão feitas com fibra de vidro, fiz os pedais, ficou meio feinho mas funciona muito bem e é durável!! só irei aumentar o da embreagem para diminuir a força que tenho de aplicar, pois está meio pesado..
no mais, vai um vídeo que pedi pra filmarem aqui na frente de casa..
só indo pra frente e pra trás.. e só.. :D mas já andou!! agora é só adaptar o tanque, os cabos do freio de mão, e outras coisas... mas já está quase pronta!! um dia eu termino!! espero que ainda este ano!!
abraços!!
http://www.youtube.com/watch?v=HfRF9fwBY8M
oliveiraideal
14/12/2010, 22:36
uma coisa que ainda tenho dúvidas.. mas que acho que já sei o que é..
o freio está muito duro, e o mesmo não precisa ser usado com hidrovácuo..
é o cilindro mestre duplo da brasília.. será que é porque eu não sangrei direito ou porque não regulei direito? porque o sistema está ruim ou algo mais??
o pedal está duro e ela não freia como deveria... freia no máximo 5% do que era pra freiar...
abraços! e ajuda!! :D
leobnaval
15/12/2010, 19:34
legal o vídeo deve ser muito bom ver uma gaiola que você fez andando...
Quanto ao freio:
O sistema por não ter hidrovácuo é um pouco mais pesado que os de veiculos que utilizam, mas nada que comprometa seu bom funcionamento e acinamento.
Você usou a pedaleira original, adaptou alguma ou fez uma?
Como reclamou da frenagem, deve ser ar no sistema de freio, para isso é necessário "sangrar" o sistema. Com a ajuda de alguém você pede para a pessoa bombear (pisar e soltar) o pedal de freio por 3 vezes e segurar apertado, então você afrouxa o parafuso (ou porca no caso do cil. mestre) de sangria do sistema de freio, você terá que fazer isso várias vezes por parafuso, até parar de sair ar (bolhas) isso tanto nas pinças, como nos cilindros auxiliares (tambores) e nas linhas que saem do cilindro mestre, ou seja tanto aonde começa a tubulação como aonde ela termina, lembre-se de soltar o parafuso e aperta-lo antes da pessoa soltar o pedal de freio e ir colocando mais fluido de freio no reservatório a medida que ele vai esvaziando.
Qualquer coisa da uma pesquisa em como sangrar sistema de freio que deve ter algo explicando melhor na internet.
Abraços, Leo
juniorMG
15/12/2010, 22:06
uma coisa que ainda tenho dúvidas.. mas que acho que já sei o que é..
o freio está muito duro, e o mesmo não precisa ser usado com hidrovácuo..
é o cilindro mestre duplo da brasília.. será que é porque eu não sangrei direito ou porque não regulei direito? porque o sistema está ruim ou algo mais??
o pedal está duro e ela não freia como deveria... freia no máximo 5% do que era pra freiar...
abraços! e ajuda!! :D
Boa noite, oliveiraideal.
Quando ha ar no sistema geralmente durante o acionamento o pedal fica meio borrachudo indo bem abaixo.
Você ja conferiu os cilindro de roda que podem estar emperados limitando o acionamento das lonas ou ate mesmo flexiveis que chegam as rodas entupidos obstruido a chegado do fluido as rodas, sao cituações possiveis.
quando encontra avisa a nós.
Abraço.
oliveiraideal
17/12/2010, 00:20
tipo, eu sei como sangrar.. mas estou sozinho.. as rodas da frente estão com pouca pressão mas ja sangrei direito.. to com medo de ter ar dentro do cilindro.. ou sei lá.. vou trazer alguém que consiga me dizer o que está acontecendo realmente.. mas vou pedir pra alguém ficar bombeando até sair o ar dos de trás..
em relação ao motor x caixa x arranque.. tá tudo direito :D
agora, tenho de apertar os freios de mão.. e muitos detalhes..
hj tirei as chapas que estavam na lateral e fiz uns estribos com canos de meia de 2mm espessura.. :D
assim que tiver mais alguma novidade eu posto aqui.. :D
abraços!!
oliveiraideal
17/12/2010, 00:26
troquei tudo da gaiola..
no sistema de frenagem troquei todas as lonas e reparos dos cilindros. que no caso da traseira (kombi) foram cilindros novos.. desmontei e limpei todos os sistemas de freio (são todos a tambor)
depois eu vou trocar por a disco nas 4, não vai ter mais a tambor..
acho eu que vou trocar.. mas se não estiver ruim o freio a tambor pra mim, talvez eu até deixe do jeito que esta.. abraços!
O freio a tambor tem a vantagem de poder regular ou desregular as lonas , se você quiser deixar os dianteiros freiando menos para não arrastar é só desregular as lonas dianteiras e deixá-las afastadas ...
Abs
thec0nde
18/12/2010, 19:32
mais fotos :D
Vc usou a caixa de direçao do celta ? Qual a vantagem ? coube legal na suspenção ???:-P
cesarferreira
18/12/2010, 21:41
Olá Oliveiraideal,
A "Sauron" rodou!!!! Beleza!!, manda ver que falta pouco!!!
Abraço
Cesar
oliveiraideal
06/03/2011, 11:53
Eu fraturei uns 5 ossos do meu pulso direito e fiquei impossibilitado de terminar.. Vou retirar a ortese e se deus quiser vou estar bem..
Rodei quinta feira na minha rua com ela.. Pense num show..
Tenho que regular os tambores traseiros ainda mas ela esta ótima de andar..
Vou filma-la e posto depois aqui.. Abracos!!
BrunoHolz
06/03/2011, 21:48
o que aconteceu com vc? como "conseguiu" essa façanha ?
por isso percebi que seu topico tava meio sumido, vc atualizava todo dia..
Abração.
oliveiraideal
13/03/2011, 03:37
por mais tosco que pareça, foi jogando futebol.. tava conversando no finalzinho, dai quando vi uma bolada mt forte vindo em direção ao meu rosto eu coloquei a mão na frente.. ;X e peeensseee!
hoje levei a gaiola pra dar uma voltinha nas dunas.. dei duas aceleradas e a base (aquele coxin que segura a base da caixa da kombi à suspensão traseira) quebrou.. pense que o trambulador entortou, as marchas não entravam mais, lascou tudo!! dai apareceu um troleiro lá e me puxou.. sendo que ao subir ele foi muito devagar e acabou nao conseguindo puxar direito.. o louco deu a ré, virou pro lado e arrochou, deu a volta me arrastando mt rápido e conseguiu subir comigo.. p.s.: a gaiola está toda "livre" e a porra do pneu do troller só fez foi jogar areia pra dentro da minha gaiola e também os biscoitos dos meus pneus.. resultado.. o da foto.. centos mil quilos de areia dentro da gaiola >.<
pense q eu não enchergava nada de tanta areia!! kkk
[levei a gaiola no munk do meu tio, fui com ele maaasss em 5 minutos a bixinha já estava quebrada e não deu pra andarmos..]
agora, ela tá pegando, coloquei um "snorkel" feito de tubo para aspirar piscinas :D [pra que melhor?] tá acelerando mto bom!, o troço que está me dando no saco é trocar marchas.. pois a caixa só pode estar meio doida pois demora muito pra trocar de marcha e também quando troca dá um estalado grande.. como se eu não apertasse a embreagem.. coisa que eu faço..
fora isso, muito muito muito reduzida.. 4 marchas é muito show.. e valeu galera.. já estamos de volta
Comprei a peça que quebrou.. 17 reais ¬¬ dai cheguei em casa e meu tio veio me ajudar a trocar.. ia ter de tirar motor, caixa e tudo o mais pra poder tirarmos a peça e trocarmos.. então demos o jeitinho de só aliviar os parafusos do garfo e afastamos motor + caixa para trás, então pegamos e conseguimos realizar a troca.. e ah, limpei a gaiola aqui em casa.. deu só umas 5 bacias gigantes de areia pra tirar e ainda tem mais lá.. ¬¬
abraços galera! tomara que amanhã eu consiga dar outra volta lá e não de o mesmo problema!! abraços!! :D
oliveiraideal
23/03/2011, 23:28
pessoal, estou com uma dúvida.. como já falei antes, na minha primeira empreitada em uma duna, quando eu acelerava o cambio ficava "quicando" pra cima e pra baixo no suporte, que acabou por não aguentar o esforço e acabou se quebrando.. agora estou com medo de que eu vá novamente ficar na mão no meio de uma trilha ou de uma duna.. enfim.. estou pensando em fazer (já fiz mas não coloquei no lugar) um apoio em formato de V no qual a ponta inferior do v ficará a poucos centímetros de distância da caixa.. e será soldado no X de sustentação do arco traseiro da gaiola.. na ponta do V de sustentação eu colocarei umas borrachas duras presas lá, e quando o cambio quiser ficar "pulando" eu creio que essa peça me ajudará a mante-lo no lugar correto.. o que acham? abraços!
p.s.: o cambio deve pular porque além da gaiola estar pesada (creio que a construí muito pesada) o pneu tanto traseiro quanto dianteiro é pneu 225 75 r15.. abraços
leobnaval
23/03/2011, 23:42
Eu tô achando que é coxim solto, já verificou os coxins do câmbio 1 grande e mais as 2 barquinhas que ficam próximo ao motor (na capa seca da embreagem), eles tem que estar em boas condiçõe e bem fixados.
[]s
oliveiraideal
24/03/2011, 00:26
Já sim.. eu comprei o coxin novo, e apertei as 4 porcas do mesmo até "chorar" a porca.. kkk não sei como não quebrou o parafuso.. e o perto do motor (acho que é tamanho 27 ou 26 sei lá) apertei até dar uma dor no braço.. o troço é que eu acho que ainda se meche muito e fico com receio de quebrar e eu parar em outra trilha pelo mesmo motivo.. mas é receio besta não é? tá tudo apertado corretamente com certeza.. mas e aí? eu faço ou não o apoio pra caixa? é mais por medo do que por necessidade.. abraços!
leobnaval
24/03/2011, 00:30
Procura em sites de preparação de motores, arrancadas e tunning eles vendem um sistema para melhorar a fix. do conj. (motor e câmbio) com umas cintas e coxins extras, aí da pra você copiar o sistemas vendidos.
[]s
oliveiraideal
24/03/2011, 01:37
Vi em muitos locais que eu pesquisei o que você tinha me falado léo, que o pessoal não usava os coxins, que pegava e "empurrava" a caixa mais para frente e parafusava ferro com ferro e não dava problema.. mas eu já troquei o coxin e não quero uma adaptação dessa maneira.. então eu procurei e em varios outros locais o pessoal usa cinta de motor ou corrente.. vou pegar uma mangueira e colocarei uma corrente dentro, e no final vou prender com um cadeado.. vamos ver se dará certo :P mas dependendo de como fique eu vou é fazer o apoio que te disse mesmo pois é o que me parece mais correto.. abraços!
Cezar candelaria
24/03/2011, 21:39
Cara, o problema não é só quando pisa na embreagem....se for é o flexível do cabo de embreagem..tem que ficar bem curvado....
leobnaval
24/03/2011, 23:09
Oliveira jamais fixe ferro no ferro, afinal o motor possui vibração e deve ser fixado por coxins, eu disse pra você dar uma olhada, porque geralmente o que o pessoal faz e usar 2 coxins extras automotivos ou industriais e fixar a caixa de câmbio com um suporte na parte de cima aonde junta a carcaça do câmbio. como este do link:
http://loja.tray.com.br/loja/produto-155061-1202-suporte_cambio_vw_ar_fusca_e_derivados_puma_gtegts gtc
[]s
Oliveira jamais fixe ferro no ferro, afinal o motor possui vibração e deve ser fixado por coxins, eu disse pra você dar uma olhada, porque geralmente o que o pessoal faz e usar 2 coxins extras automotivos ou industriais e fixar a caixa de câmbio com um suporte na parte de cima aonde junta a carcaça do câmbio. como este do link:
http://loja.tray.com.br/loja/produto-155061-1202-suporte_cambio_vw_ar_fusca_e_derivados_puma_gtegts gtc
[]s
O Leo é do tipo que mata a cobra e mostra o pau, é isso aí!!
leobnaval
25/03/2011, 22:45
Hahaha, valeu...
[]s
autodemolidora
25/03/2011, 23:24
Boa noite.
Eu estou usando os calços todos fixos, na frente da caixa, de aço, na capa seca de aluminio e nos suportes laterais do AP de aço tambem, conforme uso na Chevy e nos carros de arrancada, precisão no engate de marchas, e na minha opinião os calços de borracha são para eliminar vibração, que em carros vira em trincas na lataria, inclusive carros de luxo e mais modernos usam calços hidraulico a gel por item de conforto.
Na minha humilde opinião, fica ate gostoso senti o balanço do motor...
mali9ski
26/03/2011, 11:52
Boa noite.
Eu estou usando os calços todos fixos, na frente da caixa, de aço, na capa seca de aluminio e nos suportes laterais do AP de aço tambem, conforme uso na Chevy e nos carros de arrancada, precisão no engate de marchas, e na minha opinião os calços de borracha são para eliminar vibração, que em carros vira em trincas na lataria, inclusive carros de luxo e mais modernos usam calços hidraulico a gel por item de conforto.
Na minha humilde opinião, fica ate gostoso senti o balanço do motor...
concordo na minha que estou montando tambem, farei ferro no ferro tudo bem amarrado, acredito que evita certas quebras e se tiver um arranhão em alguma engrenagem o piloto vai perceber :mrgreen:
leobnaval
27/03/2011, 02:21
Amigos até mesmo a Ferrari, já lançou um veiculo assim motor preso diretamente na estrutura sem coxim e ainda fazendo parte da estrutura do veiculo, o que aconteceu, muita vibração no veiculo, fragilidade da estrutura, soltura de elementos de fixação no veiculo, entre outros imprevistos que fez com que este modelo fosse o único montado desta forma.
Enfim em algumas competições até vale a pena, mas em certos casos não.
[]s
oliveiraideal
27/03/2011, 23:31
antes de responder a vocês eu estava lendo mais sobre corridas, arrancadas e dragsters.. o que eu vi foi que a galera que prendia ferro no ferro até "gostava" mais mas tinha 10x mais trabalhos depois e poderia ocasionar acidentes sérios.. o melhor a se fazer é adaptar uma "liga" de borracha por cima, como uma cinta ou algo do gênero.. permitindo que o coxin seja trabalhado só que até certo ponto, algo em torno de 2 cm de curso, a cinta começaria a atuar nestes 1-2 cm finais do curso da "vibração da caixa" fazendo com que no ponto final de vibração do coxin o mesmo não se rasgue pela força extrema e sim fique no local, e quando retornado sem a força inicial, ´só uma força menor o mesmo faça o seu trabalho sem problemas.. a diferença pode ser na troca dos coxins por uma marca ou um modelo melhor, reprojetamento dos coxins para uma maior força etc..
abraços!!
Tem coxim de P.U ultra resistente da empi , uns 100 reais cada .
oliveiraideal
27/03/2011, 23:45
comprei um aqui de 15 reais.. se não der certo eu troco por um melhor e faço o suporte.. não coloquei logo um bom porque a gaiola tem motor original.. e consegui esse nesse preço porque tenho um cadastro na distribuidora de peças e como compro muito lá ainda ganho desconto de 15% :) abraços!
leobnaval
28/03/2011, 23:10
Eu comprei as 2 barquinhas novas acho que paguei a um tempo atrás 4,00 em cada.
[]s
Acho que esses aguentam .
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-167074373-kit-coxim-cambiomotor-fusca-6519-karmanghia-sp2-_JM
oliveiraideal
30/03/2011, 14:24
Galera.. tá assim.. só terminei esse lado e o outro vai ser "espelhando" esse é claro.. depois de pintar vai fikar bem bonita.. a próxima que me aguarde.. já peguei alguns macetes, falta-me mais conhecimento.. e vamos que vamos.. abração galera!
Gomes Pride
30/03/2011, 15:22
Ta ficando muito legal Oliveira, como vc fez este capo foi so com resina ou usou chapa de aço, tbm?
Abraço
BrunoHolz
30/03/2011, 17:59
vai ficar parecendo um bugre.. eu acho .
Abs
salvatti
31/03/2011, 16:37
só pra apimentar a discussão...
a categoria de stock da argentina "carretera" não usa nenhum coxim no motor é ferro com ferro...usam motores 6cc em linha que giram mais de 11000...
lembrando tbem que a carretera argentina esta umas 10x a frente da stock do Brasil...
Esses caras com certeza devem fazer um belo balanceamento dinâmico rsrsr .
oliveiraideal
31/03/2011, 21:53
agora no caso deles, eles tem todo um estudo, uma base TOTALMENTE diferente da da kombi fu$#@! dos anos 80 que está a base do meu, é algo bem dimensionado com um coeficiente de fator lá no céu, com um material novo que nunca passou por estress mecânico (não é o meu caso) que tem uma vida útil baixa e um patrocínio bem gordo.. ;D
no meu caso e creio que no de vários amigos, fazer uma cinta de aço com uma proteção de borracha e não aperta-la muito na caixa resolve mais do que o necessário :D abraços!!
leobnaval
31/03/2011, 23:03
agora no caso deles, eles tem todo um estudo, uma base TOTALMENTE diferente da da kombi fu$#@! dos anos 80 que está a base do meu, é algo bem dimensionado com um coeficiente de fator lá no céu, com um material novo que nunca passou por estress mecânico (não é o meu caso) que tem uma vida útil baixa e um patrocínio bem gordo.. ;D
no meu caso e creio que no de vários amigos, fazer uma cinta de aço com uma proteção de borracha e não aperta-la muito na caixa resolve mais do que o necessário :D abraços!!
X2, é isso aí...
[]s
salvatti
01/04/2011, 15:10
como disse era só pra informação mesmo!!
ahhh
a resposta deles pra não usar coxim é que qndo numa retomada qndo se tira o pé do acelerador e acelera de novo...aqueles milésimos de segundos que o motor trabalha sobre o coxim e deixa de enviar força pra caixa e perda de tempo...
mais como vcs falaram...situações e veiculos totalmente diferentes...
oliveiraideal
02/04/2011, 01:40
como disse era só pra informação mesmo!!
ahhh
a resposta deles pra não usar coxim é que qndo numa retomada qndo se tira o pé do acelerador e acelera de novo...aqueles milésimos de segundos que o motor trabalha sobre o coxim e deixa de enviar força pra caixa e perda de tempo...
mais como vcs falaram...situações e veiculos totalmente diferentes...
Concordo contigo, realmente para um esporte em que .003 segundos são uma eternidade.. uma variação na caixa, mesmo que pequena, que faça com que o pneu não gire ou perca aderência, cause um acidente grave ou algo do gênero TEM de usar ferro no ferro.. para não ter variações.. já pensou um motor de 800 CV na base de borracha preta ressecada? o problema que isso não poderia causar? e os acidentes?
to terminando o outro lado da fibra.. comecei hoje a noite e já fizemos uns 20% .. colocamos no lugar.. ainda falta um bocado.. vamos fibrar por dentro da gaiola ainda... melhorar a estética interna dela.. fixar melhor as peças de fibra, fazer os apoios internos, fibrar mais por dentro para ter uma maior resistência, pintar, etc.
daqui a umas duas semanas no máximo e estará pronta 100% (se tudo der certo..)
ah pessoal.. eu vou postar algumas fotos.. do pequeno passeio que andei 10 minutos só.. mas foi muito show.. de como esta ficando a gaiola.. dos feixes + aros.. depois quando eu pegar as especificações dos "ferros" do reboque eu postarei aqui o projeto.. obrigado! :D
oliveiraideal
02/04/2011, 01:43
E aqui vai a foto dos feixes de mola + "jumelos" + bases + aros (50 reais os 5 e 50 reais pra pintar..)
abraços galera! :D
oliveiraideal
02/04/2011, 01:44
A foto nao carregou >.<
daniel matte
02/04/2011, 23:23
estes 27 que vc fala e do suporte.
com uma alavanca entre o suporte e o motor vc força e ve se nao tem folga nas barquinhas. geralmente quando acontece isso as barquinhas estao estoradas