Ver Versão Completa : Eixo traseiro rangia e eu quase mifú...
megadeth
27/12/2004, 17:49
Olá amigos.
Este é só um relato do que ocorreu-me neste natal e espero que outros marinheiros de primeira viagem como eu não passem... :(
Tinha planejado uma viajem para uma cidadezinha onde meus avós moram pra lá de Bauru (Guarantã) e eu iria com meu CJ, lógico que eu não perderia a oportunidade de jogar o bicho no meio do barro e do mato lá do interior... :D
Instalei 2 tanques da álcool no bicho pra dar maior autonomia :shock: :D 8) , tudo verificado, cronograma estabelecido e cumprido.
Um pouco depois de Porto Feliz, pela Marechal Rondon, parecia que tinha escapado a marcha em um certo momento, mas reposicionei o câmbio e o mesmo estava engatado, mas o jeep continuava à não puxar. Encostei o jeep com o embalo do mesmo e, depois de parado, apesar da 1ª estar engatada, o bicho não andava e eu ouvia um ranger no eixo traseiro. Algo parecido com o barulho das lonas quando pegam na panela. Achei estranho, chequei a alavanca da reduzida, porém tudo estava aparentemente beleza. Como solução, liguei a tração apenas para poder chegar à algum posto e checar direito o que estava acontecendo com o eixo traseiro. Deu certo, porém, após uns 2 km, a roda traseira esquerda simplesmente saiu do jeep, com a panela e o semi-eixo junto... por Deus eu estava com a tração ligada, então estava a menos de 60km/h. Por mais sorte ainda, não vinha ninguém na contramão, pois assim que a roda saiu, o jeep começou à arrastar com o espelho no chão e puxou para a esquerda... Mais sorte ainda que a roda que saiu não pegou em ninguém, pois neste momento, ninguém estava atrás do jeep.
Fui ajudado por um rapaz de Laranjal Paulista, o qual me indicou o mecânico (o cara tem um jeep tb! :twisted: ) e um guincho pra tirar o meu jeep do acostamento, que ficava de frente com uma favelinha e segundo ele, era meio feia a coisa por lá. :x
Deixei com este mecânico e verei se tiro um dia desta semana pra buscar o jeep, já arrumado pra retornar pra casa com ele, mas fica aqui o aviso, especialmente para os menos experientes como é o meu caso: qualquer ranger no eixo traseiro, parem e verifiquem imediatamente! No meu caso a tragédia poderia ter sido muito grande, e graças à Deus nada demais aconteceu.
[]s assustados, porém, felizes com o que poderia ter ocorrido...
Alessandro Henrique
27/12/2004, 18:08
Megadeth,
Você teve muita sorte!!
Isso é muito comum ocorrer com jeeps e alguns outros veículos, especialmente pelo tipo de construção do eixo traseiro.
Há algum tempo atrás o Leopoldo abriu um tópico alertando para esse tipo de situação, recomendo aos colegas a leitura do seguinte tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2169&highlight=cuidado+seu+semi+eixo+pode+matar
Sds.
Eduardo Chaves
27/12/2004, 21:01
Gente isso ocorreu comigo tb, mês passado, mas parei pelo rangido...
Mas foi saindo de um semáforo, na volta da reunião semanal do clube daki, por sorte esperei uns 10 min. e já passava um amigo que me rebocou até o meca, que tb estava na reunião, foi o rolamento que foi pro saco...
[]'s...
phmatheus
28/12/2004, 09:00
Comigo aconteceu diferente, pois eu fui sair de casa e o carro deu um tranco, como se estivesse preso (Sabe quando cola a lona na panela, igual) só que ocorria toda vez que ia sair com o carro, levei no mecanico e esperei o pior :shock: Diferencial foi pro saco....
Quando falei do barulho o mecanico foi enfatico, é diferencial, mas, como ele é meu amigo de velhas epocas, ele levantou o carro e qual não foi nossa surpresa quando ao "chacoalhar" a roda ela literalmente caiu em cima do mecanico, imagina um mecanico de 1,50 de altura com um BF33 no peito, foi no minimo comica a cena. :twisted: :lol:
Descobrimos que era os rolamentos que tinham ido pro saco. também descobrimos que em 30 anos nunca foram trocados :shock: , porque no retentor e no rolamento tava escrito Willys Overland do Brasil :roll:
Tivemos um trabalhão para tirar a parte interna do rolamento do semi-eixo, pois ela praticamente se fundiu ao semi-eixo, tivemos que deixar 1 dia de molho em fluido de freio (Barato) e depois usar uma prensa de 4 Ton para soltar a dita.
Aproveitei para trocar os 2 rolamentos trazeiros e retificar todo o diferencial, trocando rolamentos, retentores, respiros, etc...
Idem no Eixo Dianteiro, só que no dianteiro os rolamentos são conicos, e alem de se verificar os rolamentos propriamente ditos, tem que se verificar a "pista do rolamento" que se estiver azulada, deve-se trocar o rolamento.
Só não me lembro se no diferencial dianteiro eram 2 rolamentos conicos por roda ou 1 rolamento.
Qualquer duvida Dá um grito :P
megadeth
28/12/2004, 09:41
Pois é pessoal, perto do que poderia ocorrer, praticamente não aconteceu nada comigo, mas que é chato ficar no meio da estrada isso é... :(
Ainda não sei se é só o rolamento que foi pras cucuias, mas vou ligar para o mecânico ainda hj e verificar o que ocorreu direitinho.
O que mais me chateou foi ter que ter deixado o guerreiro em uma cidade por aí e não tê-lo por perto e poder encher as paciências do mecânico com as velhas perguntas: O que é isso? Como se aperta a lona? Tem que ficar justa? Esse é o burrinho do freio? Espelho é esta bagaça aqui?? rs
[]s
Caio
Alessandro Henrique
28/12/2004, 09:45
megadeth,
Liga para o mecânico e já solicita a revisão do semi-eixo do outro lado...
Sds.
Caio:
no seu caso parece que o semi-eixo foi pro pau, pois ele nao saia do lugar engatado.
mas quem pode te explicar com certeza eh o Leopoldo.
hoje em dia, um kit de eixos flutuantes seria ideal pra que ninguem passe por isso.
mas infelizmente o pessoal negligencia um pouco a revisao de rolamentos e demais componentes dos diferenciais, e da no que da.
nao estou falando que seja seu caso, mas com rolamentos novos e etc, isso pode acontecer, imagina um sistema sem revisao.
ainda bem que os danos foram apenas materiais.
[]´s
megadeth
28/12/2004, 10:38
Pois é, vou pesquisar aqui no fórum à respeito destes eixos flutuantes que vc citou, pois eu não conheço e se for realmente mais seguro, vou instalar, pois com segurança não se brinca.
Por Deus não aconteceu nada de pior e não quero dar sopa ao azar, então, certamente vou tomar providências quanto à isso. 8)
E quanto à revisão destas partes, realmente eu fui meio que negligente mas tb por falta de informação total. Nunca fui alertado para este perigo, apesar de pesquisar bastante por aqui, acabei não prestando atenção quando foi debatido isso por aqui... :(
Talvez tenha sido a única parte do jeep que não passou por uma reforma/verificação, pois acreditava que não aconteceria maiores problemas além do que poderia acontecer com o motor e câmbio. De resto a gente se vira né? Mas neste caso, dancei! :D
[]s
Eduardo Chaves
28/12/2004, 15:43
Quanto a manutenção, pelo menos segundo o meca que mexeu, limita-se a verificar a integridade do rolamento, já que este é blindado e naum tem como engraxá-lo...
[]'s...
Eduardo Velo
28/12/2004, 16:29
Quanto a manutenção, pelo menos segundo o meca que mexeu, limita-se a verificar a integridade do rolamento, já que este é blindado e naum tem como engraxá-lo...
[]'s...
Xara , alguns são blindados , outros não , toda vez que mexo no freio tras. que não é tão demorado assim , pq entrando em barro e tal sempre tem que verificar o estado das lonas e uma hr tem que tirar as lonas pra rebitar . Nessa tirada de lona , o eixo fica por 4 parafusos (Engesa) ou por 6 (CJ) pra sacar o semi-eixo e inspecionar rolamentos , retentores e estrias . Nesses 2,5 anos que estou com o engesa já tive que rebitar lona 3 vezes , e aproveitei pra inspecionar esses itens , se for de graxa , troca se não for , verifica o estado do rolam. a fixação da bucha , se não está soldada (tem muito disso) .
Repito o que já falei em outro tópico , eixo semi flutuante precisa de inspeção e se fosse tão INSEGURO nenhum jipe seria montado com ele . Lógico que o flutuante é melhor , isso nem se discute ...
Eduardo Chaves
28/12/2004, 16:41
Beleza Xará...
Me referi ao rolamento novo que comprei em kit ( L$ 242,00 ) e era blindado, e foi exatamente isso que vc disse que o meca falou, só naum lembro se o outro lado, que troquei ano passado se era blindado ou naum, mas na próxima limpeza verifico...
[]'s...
leopoldo
29/12/2004, 14:33
...... eixo semi flutuante precisa de inspeção e se fosse tão INSEGURO nenhum jipe seria montado com ele. Lógico que o flutuante é melhor, isso nem se discute ........
Olá Eduardo,
Permita discordar (em parte) com essa afirmação sobre o eixo ser ou não seguro.
A minha posição é que:
No momento, no atual estado da tecnologia de manutenção das oficinas e montadores particulares, idade média da frota dos veículos utilitários nacionais, das inúmeras adaptações e muito por causa da ignorância passada, o semi-flutuante É UM RISCO para todos os usuários e quem está por perto de um utilitário com essa configuração, pois a menos que uma inspeção para detectar trincas tenha sido realizada recentemente, o mesmo pode a qualquer momento romper, sem aviso.
E o pior é que fora a manutenção adequada e na risca, não há, fora a adaptação do full-floating, uma solução para o problema. E é esse o ponto que posso ressaltar aqui.
Como ninguém nunca se ateve ao problema, porque as fábricas não avisam do problema, TODOS os jipeiros estão á merçe da boa vontade do eixo cizalhar ou não.
Acabo de ver um relato de um colega jipeiro que diz er feito a manutenção correta, desmontou tudo trocou os rolamentos, retentores, etc.....
MAS
Cadê o relato da inspeção para detecção de trincas que se ESCONDEM EM BAIXO DA PISTA INTERNA DO ROLAMENTO?
e são essas que:
Fora a destruição dos rolamentos, que pode ser detectada pelo ranger dos roletes, NÃO APARECE POIS A TRINCA É SILENCIOSA, É FORTUITA, É CRESCENTE ATÉ O MOMENTO DO ROMPIMENTO DO EIXO E NADA PODE SER FEITO A NÃO SER A MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE INSPEÇÃO DE DETECÇÃO DAS TRINCAS.
E o anel trava? foi colocado um novo da Spicer ou aquele baratinho vendido na esquina?
Lógico que não fez a inspeção ..... nem sabia que podia ..... nem que DEVE, nem sabe como fazer ......... e todas as informações de como? não esta no manual de manutenção de qualquer veículo, não que eu tenha visto.
Então, pelo risco que oferece aos ocupantes do veículo ou a quem possa receber de presente as peças que voam, é um risco, pelo menos até que um dia todos tenham colocado full-floating, ou tenham trocado os semi-eixos nas revisões de rolamentos ou tenham feito a magnaflux.
Na verdade, o rolamento deveria ser solidário ao rolamento (OPS!!! me desculpem........) ao eixo. Gastou, troca os 2.
megadeth
30/12/2004, 07:14
Bem, busquei ontem a viatura lá de Laranjal Paulista, e apesar de muito ressabiado com o eixo, veio beleza até SP. Na segunda próxima vou levá-lo ao Jair da CJ Checkup pra inspeção geral dos outros 3 eixos e o que foi ajustado inclusive, pois como não conheço o cara lá do interior, não confio tb.
Fica o aviso do perigo que talvez mais pessoas podem estar correndo e por falta de informação (como no meu caso) podem se dar mal mais cedo ou mais tarde.
Como minha utilização seria mais de viajar com meu CJ, estou repensando a utilidade dele, pois como já ví em diversos tópicos por aqui, cada veículo tem sua utilidade, e creio que o CJ não é exatamente um veículo para longas viagens... :(
Grande abraço à todos e feliz 2005!
oi Caio:
qual foi o diagnostico? apenas rolamento?
[]´s
leopoldo
30/12/2004, 11:10
Caio, re-pensar no jeep .......... sei não.
Um jeep com a manutenção em dia tem mais chances de se dar bem em qualquer estrada que qualquer outro veículo.
O que nos impede de rodar todos os dias é a economia e às vêzes o conforto.
Não se esqueça que o jeep ford/willys mais novo tem pelo menos 22 anos de estrada e muitas mãos de mecanicos de esquina.
Vai rodar 23 anos com um carro moderno...............
megadeth
30/12/2004, 11:36
Élcio, pelo que percebí, começou um vazamento do óleo do diferencial há algum tempo e eu não percebí :? , e como estava praticamente sem o bendito do óleo, creio que este foi o início de toda a fezes que ocorreu... :x porque aí foram pro saco retentores e rolamento, além do espelho que foi ralando no chão... :(
E Leopoldo, é verdade, com a manutenção em dia ficaria mais confiável, mas... sinceramente, fiquei meio assustado com o que poderia ter acontecido... :roll: acho que é um trauma por ser recente, mas talvez aos poucos eu perco o medo novamente.
A gravidade da coisa é que: se fosse um problema no motor ou câmbio, até que beleza, paro o jeep e reboco o bicho depois, só eu me ferro nesta, mas ficar sem a roda e eixo colocando outras pessoas em risco, além de mim mesmo foi demais pra minha cabeça...
Se isso acontece na trilha, menos mal.
Mas na estrada... complicado!
leopoldo
30/12/2004, 12:18
Não se preocupe !
Isso acontece em outros utilitários também, e outros carros também, e nas mais variadas formas.
Não se engane ! toda máquina pode falhar.
Nos idos anos 70, meu professor de matemática (BALDUR) excelente professor do colégio bandeirantes faleceu num acidente de carro pois a ponta de eixo dianteira de seu passat desperndeu-se. Bom, isso foi o que falaram. Coincidentemente, o Passat de meu própio pai também teve sua ponteira de suspensão solta numa rua perto de casa - isso foi a uns 15 anos- .............. no caso foi só o prejuízo.
O Airton Sena ............ a barra de direção.
Para evitar que essas coisas aconteçam, temos que ficar de olho, Murphy não perdoa !
megadeth
03/01/2005, 09:43
É verdade Leopoldo... acidentes acontecem e estarei com a manutenção do Gema em dia para reduzir as probabilidades de outros problemas acontecerem.
Valeu o apoio e a força de todos, e viva 2005!
[]s
hefepipe
16/02/2005, 17:40
Aproveitei para trocar os 2 rolamentos trazeiros e retificar todo o diferencial, trocando rolamentos, retentores, respiros, etc...
Idem no Eixo Dianteiro, ........
Cara , quanto ficou esta brincadeira ???
Idem no Eixo Dianteiro, ........
Cara , quanto ficou esta brincadeira ???
quando eu fiz esse checkup, so de rolamentos foi 1500,00.
fora um pinhao q tava com uma pequena lasca no dente mais 150,00
mais retentores, junta, oleo e a cerva pro cara arrancar os rolamentos velhos, pois eu nao tinha sacador.
alem disso teve custo de jateamento dos eixos, e mais umas coisinhas.
no geral acho que foi +- 2000,00 pra revisar os eixos de forma decente.
haja $$$
[]´s 100% revisados.