PDA

Ver Versão Completa : Bomba de gasolina - Niva GNV

micross
24/09/2009, 21:45
Procurei aqui mas não achei nada sobre o assunto.

Meu Niva está com GNV e toda vez que passo pra gasolina, demora para a cuba do carburador encher, força muito o arranque.

Alguem já colocou bomba elétrica no Niva?
Precisa de muita adaptação?

Se tiverem alguma dica de qual bomba usar eu agradeço.

Valeu

BACALHAU
24/09/2009, 22:44
O certo, para quem usa GNV, principalmente em carros com carburador, é rodar os últimos 5 km do dia (antes de guardar o carro, ao chegar em casa, p.ex.) na gasolina, deixando o carro de um dia para o outro com a bomba de gasolina e cuba do carburador cheios. Fazendo isso, além de evitar ressecamentos e consequente estrago dos diafragmas do carburador e da bomba mecânica, não é necessário ficar acionando o arranque até encher o carburador. Basta desligar o GNV e rodar alguns metros com o carro engrenado.
Na próxima vez que sair com o carro (no dia seguinte, p.ex.) rodar com o carro na gasolina até atingir a temperatura normal de funcionamento e só após passar para o GNV.
Seguindo esses procedimentos, além de evitar o ressecamento dos componentes que entram em contato com a gasolina, prolongando a vida útil dos mesmos, também vai poupar o motor de partida, bateria, ...

Quanto a colocar a bomba elétrica externa é muito fácil, mas não esqueça que tem de ter um retorno para o excedente de combustível que ela vai bombear, além de ser necessário o uso de mangueiras específicas, devido ao aumento da pressão do combustível. Neste caso, você pode usar uma bomba do tipo que equipavam alguns Kadett, Monza, Ipanema, entre outros carros que usavam injeção eletrônica monoponto.
Não deixe de verificar atentamente as conexões, usando abraçadeiras, e de fazer a instalação elétrica da bomba de combustível de forma adequada.

Em tempo: Para evitar as trocas constanstes da bomba de gasolina mecânica, uma solução que eu acho ideal é colocar a válvula que corta a gasolina no GNV, APÓS a bomba e instalar um retorno de combustível antes do carburador. Assim a bomba passa a trabalhar SEMPRE cheia.

micross
25/09/2009, 07:37
Bacalhau, muito obrigado pela ajuda.

Eu tenho esse costume de ligar e desligar na gasolina.
Sua dica de passar para gasolina antes de desligar a noite é legal, mas achei que para fazer isso sempre, isso não é muito funcional (na minha opnião e para meu uso).

Vou tentar adaptar uma bomba elétrica, se eu enroscar eu grito por ajuda! :concordo:

SERGIO MOLLO
25/09/2009, 18:35
Procurei aqui mas não achei nada sobre o assunto.

Meu Niva está com GNV e toda vez que passo pra gasolina, demora para a cuba do carburador encher, força muito o arranque.

Alguem já colocou bomba elétrica no Niva?
Precisa de muita adaptação?

Se tiverem alguma dica de qual bomba usar eu agradeço.

Valeu

Amigo; poe um desborbulhador proximo ao carburador, que acaba esta demora, fiz isto no meu willys e acabou a demora, alem de aliviar a bomba de gasolina, enquanto estou usando o GNV.
Abs

Afajoses
26/09/2009, 10:59
Sergio,

voce poderia explicar melhor essa solução do desborbulhador ?

Estou tendoesse problema tb...

Flugêncio
26/09/2009, 12:23
Sergio,

voce poderia explicar melhor essa solução do desborbulhador ?

Estou tendoesse problema tb...

No meu antigo Niva, instalei um desborbulhador acima do nível do carburador, a eletroválvula cortava a gasolina após ele. Desta forma a bomba de gasolina funcionava corretamente e o retorno do combustível se dava pelo desborbulhador.

micross
29/09/2009, 17:41
Desculpe, mas ainda não consegui entender o que é esse desborbulhador!!

Você poderia me explicar melhor, aonde compro, modelo, como instalar?

Obrigado

Gustavo Niva
29/09/2009, 18:37
Camaradas,
desborbulhador é um pequeno recipiente com 3 entradas/saidas... uma vem da bomba, uma vai pro bura, e uma volta pro tanque...

Lembro que a superior é o retorno do tanque, as outras não tenho certeza, mas acho que a inferior vai pro bura e intermediária vem da bomba...

Nesse tópico do Fabio Neves tem fotos de como ele instalou o dele

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=442286#post442286

Que eu saiba, pode instalar em qualquer lugar, contanto que acima da entrada no carburador, e quanto mais perto deste melhor...

[]s,
Gustavo.

SERGIO MOLLO
29/09/2009, 18:55
Desculpe, mas ainda não consegui entender o que é esse desborbulhador!!

Você poderia me explicar melhor, aonde compro, modelo, como instalar?

Obrigado

Vai em uma auto pecas e peca o desborbulhador, que eles tem. E' uma peca de plastico que como o Gustavo disse, tem tres bicos, o inferior poe a mangueira que vem da bomba, o do meio vai pro carburador e o superior retorna pro tanque. Coloque ele o mais proximo possivel do carburador, em um nivel um pouco mais elevado que o bura, e logo depois a valvula que fecha a gasolina.
Qualquer duvida , estamos `a disposicao.
Abs

SERGIO MOLLO
29/09/2009, 19:00
Micross;
Em tempo de corrigir- inferior vai pro carburador - do meio vem da bomba - Superior e' retorno(vai pro tanque).

Chico Almeida
29/09/2009, 19:21
Boa noite, pessoal.
Tenho GNV no meu Niva e já perdi 2 bombas de gasolina por falta de circulação (acho!!!) então fiz o seguinte: Na saída da bomba pro carburador pus um "Y", no GNV pus mais uma eletro-válvula conjugada com o gás assim ela só abre quando a do gás tambem abre. No retorno do carburador pro tanque pus outro "Y" e uma válvula que não deixa entrar gasolina no carburador pelo retorno (no carburador não tem válvula e o retorno é uma passagem livre!!!) e o outro lado liguei no retorno pro tanque. Resultado: quando estou no gás, a bomba continua normalmente mandando gasolina direto pro tanque e, quando estou na gasolina, este retorno está fechado juntamente com o gás. Estes "Y" que usei, achei em lojas de ferragens e a válvula da saída do retorno do carburador estava naquele sistema de filtragem de gases e está funcionando perfeitamente (não o sistema pois retirei tudo, mas a válvula!!!).
Vou tentar fazer um esquema e depois posto aqui!!!
Em tempo, uso há muito tempo a bomba da FIAT!!!

Um abraço a todos,

BACALHAU
29/09/2009, 19:57
Talvez isto ajude.

Afajoses
29/09/2009, 20:33
Valeu bacalhau !

Como estou sem meu carro não estava conseguindo visualizar as ligações :palmas:

André