Ver Versão Completa : Reta final elétrica - Podem xingar mas ainda não desisti
AE !!
La vou eu de novo.
Só pra conferir e não keimar nada ...
Instalei um destes kits de ignição eletronica no meu CJ5 74 (BF original).
1o dúvida: saem dois fios do modulo, um positivo e outro negativo. Estes vão para o positivo e negativo da bobina correto?
2o duvida, tenho um regulador WAPSA, que possui um terminal denomidado IGNIÇÃO. Onde conecto o dito cujo?
3o Troquei a chave de ignição e a mesma apresenta as seguintes inscrições: BAT, IGN, ACC e STI.
Então pergunto:
BAT= positico da bateria?
IGN= ?
ACC= acessorios ( naõ uso)
STI = ?
Agora é questão de honra ...
`Pagani ainda com os pés limpos
andretomasi
26/12/2004, 22:18
Ae David, ops, Pagani :twisted:
Dá uma olhada nesse esquema, que tu vai entender o que são as siglas STI, IGN, BAT, ACC :wink:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2148&highlight=esquema+el%E9trico+palio
Lembrando, http://www.4x4brasil.com.br/forum/templates/subSilver/images/botoes/Pesquisa_Vermelho.jpg
[ ]´s
Opa !!!
Este esquema eu já utilizei e foi de grande ajuda...
MAs realmente não entendi o que significa e alguns pontos me deiraram com duvidas ...
Principalmente a parte da chave de ignição e as conexoes do regulador ...
VLW ..
Pagani
AE !! :oops:
Vamos lá !!! so falta alguns "fiozinhos", até os limpadores (3) estão funfando, farois, ventoinha, so falta esta bendita ...
O pior que não dá nem pra tirar da garagem e levar num auto eletrico ...
Pagani
Eduardo Velo
27/12/2004, 11:08
Pagani , vc lembra que o Marcelo falou pra vc ligar direto na ignição , não funcionou ???
Eu segui as instruções do Marcelo, e o Jeep Liga somente se eu der a partida na chave e colocar o fio positivo da bat no conector IGN ai ele pega, mas não desliga na chave. se eu retirar o fio ai ele desliga.
Se eu deixar o fio ligado direto positivo+ign o Jeep não pega da a impressão de estar com a bateria fraca.
Estou com medo de zuar algo, pois um dos problemas que eu estava tendo era o regulador que estava em curto, agora substitui por um novo e testado, assim todos os modulos estão OK é so eu ligar corretamente.
Miolo da chave, regulador, alternador, modulo de ignição, bobina tudo OK.
VLW
Calma Pagani! :lol:
Eu sei como é irmão. :|
Porquê não bate um papo com algum auto-elétrico aí por perto?
Ja tentei, qdo falo que é Jeep, nego vira ate o olho ...
Um deles até falow que conhecia e me cobraria 150,00 latas para reboca-lo até a oficina .... (este ganhou minha "AMIZADE".).
O q está pegando é o receio de queimar algo e ficar sem bateria novamente, as duas que tenho já receberam 2 cargas :)...
Mas vou continuar pesquisando e esperando, quinta-feira volto no bixo e vou ver o q da ...
VLW
Pagani
ainda no escuro
PUTZ!
Daí quando eu lembro que o pai do Proença aqui do fórum, se desdobrou pra acertar a minha fiação do comutador e me cobrou 30 latas. :roll:
Eu acho que é só um "pelinho" que você está esquecendo, pena que de elétrica só sei tomar choque. :D
Abraços!
Alessandro Henrique
28/12/2004, 10:30
Pagani,
Você tem alguma esquema elétrico como referência?
Me parece que você tem algum problema na instalação da chave de ignição.
Sds.
HEHEH ...
Isso que é o pior, por mais que eu procure nãoacho o bendito "pelinho". Mas o que me anima é que quando eu comprei o CJ, nem pra que servia a roda livre eu sabia.
Tô apanhando muito pra deixar a viatura em condiçõe de uso, e ainda não ive que apelar pra mecanicos...
É claro que dpois da minha "ajeitada" ele vai pra uma checagem, mas pra isso tem que andar.
Quanto ao choke, nem me fale estava fuçando na bobina e tentando dar a partida, encostei a orelha na lata :oops: so senti o tranco ...
Pagani
ainda contando com a solidariedade dos amigos :lol:
Pagani,
Você tem alguma esquema elétrico como referência?
Me parece que você tem algum problema na instalação da chave de ignição.
Sds.
Sim eu tenho os dois que se encontram aki no forum, mas nenhum mostra claramente as posições da chave de ignição.
O que me deixa extremamente perdido, e o conector do regulador(Chevette) denominado IGNIÇÃO (pra onde vai?).
E a chave mesmo que tem as incrições IGN, BAT, ACC e STI.
Pagani
Alessandro Henrique
28/12/2004, 10:54
Pagani,
O terminal do regulador denominado Ignição deve ser ligado no IGN da chave.
A função básica dos terminais é a seguinte:
BAT - Deve ser conectado ao terminal (pólo) positivo da bateria;
IGN - Deve ser conectado ao regulador de tensão e bobina;
ACC - Utilizado em alguns veículos para alimentar acessórios como rádios, amplificadores e etc... mantendo o circuito de ignição desligado.
STI - Acionamento do motor de arranque;
Sds.
:D :D
AE !!!
Agora ficou claro ...
Só mais uma perguntinha (dúvida).
O modulo de ignição (estes Kit´s Donatti), não tem que ser alimentado com um positivo da bateria?
Ou o regulador (ignição) já faz este serviço?
VLW
Pagani
Agora existe com LUZ
Alessandro Henrique
28/12/2004, 11:19
Pagani,
Não sei qual é o módulo de ignição, mas de qualquer forma o mesmo deve ser ligado no terminal mardado com IGN.
O regulador não faz este serviço, o que pode ocorrer é uma derivação da fiação, onde regulador e ignição são alimentados pela comutação do contato da chave de ignição. Internamente a chave une (comuta) o terminal BAT (+ da bateria) com IGN.
Boa sorte!
Sds.
VLW.
Amanhã a atarde vou tentar estas dicas ...
Não vejo a hora de colocar a viatura na lama... E tenho que aproveitar que a dona encrenca tb resolveu me acompanhar nas trilhas !!!! :D :D
Essa oportunidade eu não posso perder ...
Pagani
Não funfou ...
Percebi que no meu alternador além do polo (BAT que carrega a bateria), existem um neutro, um massa e um denominado campo + e um outro que não tem parafuso para conexão descrito como Campo -
Será que tem algo erado com a montagem do alternador?
VLW
Pagani
nada de fantasmas :x
AE !!
ainda não desisti e piorou é questão de honra agora ...
Segue as fotos das peças as quais não consigo liga-las de forma correta ..
Primeiro a chave de ignição.
Segui as dicas aki postadas e esquemas eletricos fornecidos aki no forum.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//medium/
STI=ligar no motor de arranque
BAT= conectei no positivo da bateria
IGN = conetei no positivo da bobina e no terminal indicado Ignição do regulador
acima o regulador
Conectei o plug lampada na lampada do painel, neutro no neutro do alternador, campo no (campo +), pois ele tem um local escrito (CAMPO -_
E a masa no massa do regulador.
Acima meu alternador, não possui inscrição que o identifique.
Acima meu módulode ignição, comprado em forma de KIT.
Fio azul conectado no neg da bobina e fio branco no positivo.
OBS.
Qdo conecto o fio IGN no local denominado na chave de ignição ele não funciona, apresentando pequena faisca e descarregando a bateria.
Qdo retiro este fio e dou partida e apenas dou pequenos contatos manualmente no positivo da bateria o Jeep pega, mas não desliga na chave.
Todos os módulos foram testados individualmente e estão OK.
Desculpem o topigo longo, chato e com perguntas simples, mas as latinhas estão curas e tenho que aprender a entender minha viatura.
Se ficou confuso me desculpem
VLW
Pagani
enchendo o saco da galera
Pagani
Você está fazendo muito bem cara!
Eu preciso seguir seu exemplo e enfiar a cara no capô do carro! :mrgreen:
[]s de mãos e conta limpas.
Hehehe ...
Incentivo mesmo acho que a diferença dos jepeiros é justamente essa mão na massa esse deixa que eu resolvo.
Tem horas que me arrependo e da vontade de por fogo em tudo, mas qdo funfa ai é blz. A satisfação de ter feito o trabalho, claro que smpre com as dicas da galera, é legal.
Fora a grana da mão de obra que não sai e acaba virando peças novas, parafusos novos e certeza do trabalho bem feito.
Pagani
quase lá
Eduardo Velo
02/01/2005, 19:02
Fala Grande Mestre Pagani ...
De tanto fuçar já tá matando a pau a parte elétrica , heim !!!
É isso mesmo , apanhando é que a gente aprende e não esquece mais ...
Nem é pela grana do elétrico não , é mais pra vc saber se virar qdo precisar e qqer oficina estiver muito longe .
[]s torcendo pro camarada vencer a grande batalha ...
AE !!!
Isso ai !!!
Hoje fikei animado e passei o dia todo na viatura, testei tudo ...
Ahhh para me ajudar o regulador que comprei como novo estava com defeito ... :?
agora me surgiu uma nova dúvida: (pra variar)
Existe a possibilidade do ponto estar fora ou a posicção correta do cilindro 1, não estar em seu posicionamento total superio sendo necessária uma carga ou esforço maior para que a ignição seja efetuada?
Pergnto issso, pois o consumo inicial da ignição medida hoje é de 7,7 amperes e dpois ele cai para 1,8 amperes ...
Isso pode ser ou é mais uma viagem minha ?
VLW
Pagani
quase lá
Alessandro Henrique
03/01/2005, 12:19
Pagani,
Se você fez alguma intervenção no distribuidor é recomendado que se verifique novamente o ponto de ignição.
O circuito de ignição não está sujeito à "um maior ou menor" esforço.
Como e onde você está medindo está corrente?
Sds.
AE !!
Eu medi, entre o polo ignigao que sai do regulador e o positivo da bateria.
Qdo eu desconecto este polo ignicao do miolo dou a partidda na chave e dou um leve contato no positivo da bateria com ele o jeep pega ai reconecto o polo ao lugar correto.
Se deixo ele conectado na chave de ignicao nao pega, e daum contra golte fendo o motor(percebi pelo alternador) rode ao contrario, é um pouco, mas volta e isto náo acontecia.
VLW
Alessandro Henrique
03/01/2005, 20:03
Pagani,
Me parece que há problema na interligação dos componentes.
O que está escrito nos terminais deste regulador de tensão que você está usando?
Sds.
AE !!
Está da seguinte forma:
Olhando de frente para a peca:
Lampada-------------Ignição
- -
- -
- -
- -
- -
Neutro--------------Campo
-
-
Massa
VLW
Fala aí Pagani
Pelo que percebi vc está usando um regulador de voltagem WAPSA e , espero que um altenador da mesma marca tambem (senao nao funciona)
O borne lampada , deve ser ligado na lampada do painel
o igniçao , pode ser na chave ou na caixa de fusíveis , em um daqueles que só funconam com a chave ligada
o Campo , tem que ser ligado no alternador , em um parafuso fino , que está isolado da carcaça por uma arruela plástica , ou de fibra.
o Neutro , vai ligado na carcaça do altenador , normalmente por um parafuso fenda.
O massa (signififica o mesmo que terra) , provavelmete voce nao precisará ligar , imaginando que o regulador está preso na carroceria do jipe.
Quanto á pegar ou nao , mesmo sem regulador e alternador , ou com eles totalmete desligados , o motor tem que funcionar......deve ter amis alguma coisa errada na ligaçao do miolo de contato.
Tem como mandar uma foto do miolo que está usando?
Alessandro Henrique
04/01/2005, 23:31
o Neutro , vai ligado na carcaça do altenador , normalmente por um parafuso fenda.
O massa (signififica o mesmo que terra) , provavelmete voce nao precisará ligar , imaginando que o regulador está preso na carroceria do jipe.
No alternador o neutro (centro estrela) não é ligado na carcaça do alternador, existe um borne específico e deve ser ligado no neutro do regulador. Isso é importante para o perfeito funcionamento da lâmpada indicadora de carga.
Para os demais terminais, siga a orientação dada pelo Tio.
Sds.
Alessandro Henrique
04/01/2005, 23:39
Pagani,
Verifique a ligação do módulo de ignição.
Se você está usando um módulo de ignição Bosch com 6 pinos, a ligação dever ser a seguinte:
pino 1 -> bobina do distribuidor;
pino 2 -> bobina do distribuidor;
pino 3 -> não usado
pino 4 -> Chave de ignição e positivo da bobina (com resistor se for o caso);
pino 5 -> Negativo;
pino 6 -> Negativo da bobina de ingição;
Sds.
Alessandro Henrique
05/01/2005, 10:37
Pagani,
Estou enviando um esboço para referência.
AE !!!
BLZ !!!! :mrgreen: :mrgreen:
Acho que o meu veio com a fiação errada da uma olhada:
Pino 1 - Vazio
Pino 2 - distribuidor
Pino 3 - distribuidor
Pino 4 - neg da bobina
Pino 5 - Negativo
Pino 6 - positivo da bobina
Qto aos positivo e neg da bobina blz é so inverter...
E qto aos conetires do módulo, posso alterar sem dó?
VLW
Ahh o esque está show de bola ...
VLW :mrgreen:
Alessandro Henrique
05/01/2005, 17:43
Pagani,
A fiação está errada!
Sugiro que dê uma olhada no arquivo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=853
Sds.
AE !!!
Não consegui identificar qual o modelo em meu módulo, porém creio ser o TSZ-1 de 6 pinos...
Protanto tenho que seguir o esquema baixo? Na adaptação deste módulo eles não mudam nada correto?
Alessandro Henrique
06/01/2005, 09:20
Pagani,
Você tem que fazer a instalação de acordo com este esquema, pois pela foto que você postou tens um módulo de 6 pinos.
Sds.
:lol:
AE !!!
Amanhã vou testar !!!!
Pagani
ansioso
Alessandro Henrique
07/01/2005, 09:48
Pagani,
Boa Sorte!
Sds.
AE !!! :oops:
Retirei o módulo para conferir as conecções e as mesmas estavam corretas, eu comi bola na primeira verificação.
Ou seja o problema ainda continua e os conectores da ignição estão OK.
VLW pelas dicas.
Pagani
ainda procurando
Fala aí Pagani
Pelo que percebi vc está usando um regulador de voltagem WAPSA e , espero que um altenador da mesma marca tambem (senao nao funciona)
Tem como mandar uma foto do miolo que está usando?
AE !!!
Tanto o regulador como o alternador são WAPSA...
A foto do miolo:
VLW
pagani , se vc n conseguiu ate agora , me liga , eu tenho o esquema de como ligar isso , vou te mandar uma pm com meus tels
BLZ !!! :mrgreen:
Qual o melhor horário pra te ligar !!
100 incomodar muito ... :lol:
ele ta aki , pode ligar agora msm
AE !!!
ontem, consegui um autoeletrico que fosse até o meu CJ pra acertar o problema na ignição.
Testamos todos os módulos e tendo todos OK, iniciamos as ligações. Ele retirou de sua malinha o esquema o qual eu já havia feito só verificamos se estava realmente correto, isso confirmado tntamos ligar e o mesmo problema.
Depois de 3 horas studando vem a encorajadora frase " Não tem o pq isso não funcionar está tudo correto". e com esta frase o picareta guardou suas coisinhas e foi embora.
Minha pergunta.
Algurm já instalou esta ME2#$%$, utilizando akele esquema da Bosh, segui a o esquema do Alessandro Henrique. e nenhum deles fica OK.
Se alguem o instalou utilizando outro esquema por favor me mande, pq já estou com vontade de por fogo nesta ME@@@% :x
VLW
Pagani
perdendo a paciencia :x