Ver Versão Completa : Espelho Retrovisor elétrico, problemas botão painel.
Dae pessoal !
Andei analisando o espelho retrovisor do meu vitara, ele está funcionando só para esquerda e para cima, e pelo oque pude imaginar ta faltando mudar a polaridade no sistema pra inverter o motorzinho do espelho, fui no botão de acionamento e descobri que as trilhas de contato estão bem danificadas [vide foto abaixo]. Analisando o chicote que sai do painel não vi nenhum sistema que pudesse fazer a inversão de polaridade para o motor do espelho, então o lugar que deveria fazer isto é no próprio botão de acionamento mesmo.
Alguem já teve um problema desses ou então saiba a solução?:pensativo:
Como já havia lido aqui no forum, o pessoal troca os retrovisores do vitara que é fixo por um que seja flexivel (acho que era da D20, to errado?), então fica o botão do retrovisor eletrico sem função no painel, dai no caso se tivesse alguem interessado em fazer a troca, do meu que esta baleado... podemos conversar sobre este assunto,:concordo: alguem tem alguma sugestão?
Abraço aos amigos suzukeiros.
thomazmaia
22/09/2009, 19:30
Adaptação da D20 é? Não sabia..
Alguém que fez, posta umas fotos ae...
Eek,
Cara, seu botão ainda ta melhor que o meu, pra ce ter uma noção.
Como não sei se o problema é só o botão (ou os motores também) adaptar um flexível é uma boa!
thomazmaia
22/09/2009, 19:36
Ahh sim, esqueci o principal rsrsrs..
Leva essa plaquinha que qualquer eletrotécnico faz uma pra você. Pelo que eu vi ai ela não tem componentes..
Então é mais fácil ainda.. O cara vai ter que:
- Comprar uma placa pequena de fenolite ou fibra de vidro(melhor).
- Fazer um esquema de trilhas igual (fazer via software pra nun dá m**)
- corroer/furar/passar verniz
Acho que fica bom e barato! Mas ce pode tentar recuperar essa dai e fazer umas gambis...
Thomaz...
Valeu pela dica, mas no caso eu já tentei reformar ela, na verdade pelo oque testei no voltimetro todas estão com o caminho correto, vão de um ponto ao outro. :shock:
Primeiramente havia desmontado retrovisor, para verificar se era problema no motor elétrico, chega 3 fios até o motor (força, negativo e sinal) ou seja, a inversão do motor pelo oque da pra presumir fica no comando, pois acompanhando o chicote do botão, ele não passa em nenhum outro dispositivo para fazer a tal inversão de polaridade.
Sei que pra alguns acham besteira ter um espelho retrovisor funcionando, mas como no meu vitara está funcionando parcialmente, porque não tentar achar a razão de funcionar 100%... :pensativo:
Abraço !
Andre Off-Road
23/09/2009, 17:57
Eek,
comprei meu vitara esta semana e meu espelho retrovisor também está funcionando parcialmente. Se voce encontrar a solucao posta ai. Tambem vou procurar por aqui.
sds
thomazmaia
23/09/2009, 18:17
Bom.. por eliminação:
1. Motor funciona?
2. Todas as trilhas do botão estão funcionando? Nenhuma partida? Nenhum curto?
3. Todo sinal que sai (bateria, terra, pulso) está chegando no motor?
O problema tem que tá em um dos 3 itens... Concorda?
Bom.. por eliminação:
1. Motor funciona?
2. Todas as trilhas do botão estão funcionando? Nenhuma partida? Nenhum curto?
3. Todo sinal que sai (bateria, terra, pulso) está chegando no motor?
O problema tem que tá em um dos 3 itens... Concorda?
1) Motor funcionando 100% só que não dá o inverso e ele só se move para esquerda e para cima. Ambos os lados.
2) Eu tenho minhas dúvidas quanto as trilhas:pensativo:, analisando ela na lupa e indo com um multimetro de um ponto ao outro nas trilhas estão todas completas, mas a minha principal dúvida é que esteja o problema no botão.
3) Todos os sinais estão okay, testados no fio que chega no motor do espelho.
Thomaz, vou tirar ele agora de manhã e levar num técnico em eletrica pra ver oque ele diz sobre o circuito se está inteiro ou não.
Mas a minha principal questão é, em algum lugar tem inverter polaridade...
Andre Off-Road, assim que tiver solução posto aqui, mas como disse anteriormente, acho que o problema no meu está no botão do painel mesmo, já abrisse o botão do seu carro ?
[]s:concordo:
Hahaha, esse negócio de "abrir botão do carro" ficou sinitroooo. :-D:lol::D
Andre Off-Road
24/09/2009, 18:44
hahahah ainda nao abri o botao dele nao, ta virgem.
fui rever a eletrica toda do carro, pois o antigo dono achou que era o Magayver e cortou um bando de fio, colou com durepoxi, etc...
Vou pedir pro mecanico ver isso logo depois.
sds
Andre Off-Road
24/09/2009, 18:52
vou visitar uma loja da Positron para ver os alarmes e aproveito para perguntar sobre o kit de retrovisores eletricos deles. De acordo com o site são para o Ecosport e o Fiesta. Como o espelho do Vitara é grande, acredito que sirva.
André, antes de adquirir, aconselho você sacar o espelho fora e analisar se é plug&play ou terá que fazer gambi, é simples, um parafuso abaixo do retrovisor, ele está encaixado é só sacar para cima que você vai ter uma noção do tamanho do motor e veja se dá para aplicar.
Você fala deste produto ?
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=95160986_9480.jpg&v=O
Vou ainda tentar achar a solução do meu retrovisor, mas quem sabe um dia migrar para um destes.
Eu to querendo achar a solução, pois quando convenci a patroa de comprar o vitara, expliquei para ela sobre a facilidade do espelho retrovisor, que ela conseguiria estacionar sem problemas, só apertando um botão e tudo estaria resolvido, bom... agora vou ter que correr atras do prejú.:parede:
Vou sacar hoje o botão e levar num técnico eletricista pra ver se constrói as trilhas novamente ou um novo circuito.
Se conseguir resolver eu posto aqui
Abraço :concordo:
Andre Off-Road
25/09/2009, 18:55
Foi esse mesmo que eu vi no anuncio.
Hoje apertei o botao com mais força para o outro lado e o espelho se movimentou. So nao consegui fazer o desgraçado ir pra cima e pra baixo ainda. To achando que esta na hora de abrir o botao dele...:oops:
sds
FernandoSK
28/05/2017, 15:33
Boa tarde. Eu consegui resolver o do meu, ficou esteticamente razoavel. O que faz a inversao sao esses 6 "quadradinhos" proximo ao retangulo cortado no meio da plaquinha. Ali tem o botao L/R, com uma mola e uma bilha. O que nao esta integro no seu circuito e a parte onde interrompe/liga os 12v para o motor especifico.
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