Ver Versão Completa : Aros 15x10 versus aros 15x7 + alargador de 3...
JEFFCATUNDA
20/09/2009, 17:46
Em recente conversa nestes tópicos maravilhosos onde se aprende até o que não presta, fiquei curioso em saber o que muda em relação a estas duas configurações acima...
Gostaria que os colegas mais experientes dessem uma luz a respeito disso, pois certamente diferem em coeficiente de atrito, giro e relações de força entre as pontas de eixo, rolamentos e o jogo de aros....
Então?
Ronaldo B.
20/09/2009, 18:10
As principais diferenças entre uma roda 15x7 e uma roda 15x10 são a largura total da roda (isso é obvio) e o offset delas.
Se compararmos uma roda Mangels de aço de 15x7 com uma roda Mangels do mesmo modelo porem 15x10, a roda 15x10 terá offset -44, enquanto que a roda 15x7 terá offset de -12. Ou seja, além da largura da roda 15x10 ser 3 polegadas maior que a roda 15x7" ela ficará "mais para fora" que a roda 15x7 devido ao offset mais negativo, e consequentemente ira forçar mais o conjunto onde ela é montada, dependendo do caso rolamentos, cubo, etc.
O que determina a largura ideal da roda a ser usada é a largura do pneu, e o que determina o offset da roda que devemos usar é o quanto precisamos ou desejamos afastar ou jogar a roda mais para fora.
Entendeu ?
[]´s
JEFFCATUNDA
20/09/2009, 18:21
As principais diferenças entre uma roda 15x7 e uma roda 15x10 são a largura total da roda (isso é obvio) e o offset delas.
Se compararmos uma roda Mangels de aço de 15x7 com uma roda Mangels do mesmo modelo porem 15x10, a roda 15x10 terá offset -44, enquanto que a roda 15x7 terá offset de -12. Ou seja, além da largura da roda 15x10 ser 3 polegadas maior que a roda 15x7" ela ficará "mais para fora" que a roda 15x7 devido ao offset mais negativo, e consequentemente ira forçar mais o conjunto onde ela é montada, dependendo do caso rolamentos, cubo, etc.
O que determina a largura ideal da roda a ser usada é a largura do pneu, e o que determina o offset da roda que devemos usar é o quanto precisamos ou desejamos afastar ou jogar a roda mais para fora.
Entendeu ?
[]´s
Entendo Ronaldo, mas o centro dessa questão não é bem esse...
Na segunda configuração. com o alargador, como fica o off-set?
Eu sei que o modelo do aro tambem vai alterar estas medidas, pois dependendo do deslocamento do centro do mesmo ele fica mais ou menos negativo...
Mas como você muito bem colocou, vamos fazer de conta que os dois aros são iguais
e somente com medidas diferentes....15x10 e 15x7 com alargador...
O que força mais a viatura?
O que se ganha e o que se perde com ambas?????
Ronaldo B.
20/09/2009, 18:37
Considerando apenas o fator Offset....
Uma roda 15x7 com alargador de 30 milimetros vai forçar tanto quanto uma roda 15x10 sem alargador, talves a 15x7 até force um pouco mais devido ao peso do alargador.
Quanto maior o deslocamento mais vai forçar.
Mas não esquece também que a largura da roda tem que ser de acordo coma a largura da banda do pneu, se não usar a alrgura da roda correta pode destalonar com facilidade ou danificar a estrutura do pneu. Um pneu 31"x10,5x15 não deve ser montado em uma roda 15x10 assim como um pneu 35x12,5x15 não devce ser montado em uma roda 15x17, independente de usar espaçador ou não... mas aí já é uma outra história.
[]´s
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