Conectar

Ver Versão Completa : Instalação radio px cobra

navasnet
19/09/2009, 20:14
Quero instalar um radio PX Cobra na minha Defender 90 2001. Qual seria o melhor local para instalação?

busta
21/09/2009, 17:19
uai, depende dos cacarecos que você tenha instalados já. pense em um lugar que não seja facimente alcançado por água nos casos de alagamento proposital da viatura e que ao mesmo tempo te permita uma área de manobra confortável para o pendurar/usar o PTT. Não tem uma regra fixa, depende do interior do teu carro.

mauromosc
21/09/2009, 19:37
Navasnet,

eu estava com a mesma dúvida, mas acredito que já tenha a resposta. Acho que o antigo dono para não furar o painel, adaptou na parte da frente do baú um suporte, recoberto com um corvim similar ao do próprio baú.
Como é uma adaptação, vou em alguma loja de preparação de carros e pedir para que façam um similar, mas que caiba os dois rádios. Para o som do PX eu vou ligar um alto-falante externo.
A minha prioridade agora é ligar finalmente o meu guincho novo , mas assim que levantar um capital vou ver a viabilidade desta idéia e informo.

Um abraço,

Vespasiano Rubim
21/09/2009, 20:14
Na minha primeira Defender, uma 90tinha, instalei o radio na inclinaçao do console central, abaixo da abertura do cofre. Nao te aconselho este local, pois atrapalha um pouco o acionamento da reduçao. Em minha Defender 110 ficou muito bom abaixo do ar condicionado, logo a direita do painel central. Tal local nem chegou a atrapalhar o joelho de quem vai no carona. O PTT simplesmente penduro no suporte do retrovisor. Abraço.

Miecz
25/09/2009, 12:31
Veja onde instalei na minha 110.

Abçs

henrique wamser
25/09/2009, 21:09
olá, pessoal

nada contra o px, ainda tenho alguns, inclusive, estou em dia com a Anatel(px5 g 3733), e mantenho um na 90tinha, ao lado do vhf
mas o bom mesmo, é o VHF (erroneamente chamado de py)com modulação em fm, alcance muito bom, e através de repetidoras, podemos tranquilamente nos comunicar , por exemplo, de jipe para jipe entre SP CAPITAL E INTERIOR, CURITIBA, PARANAGUÁ, JOINVILLE, E MUITO MAIS, desde que façamos uma provinha fácil na Anatel, e nos tornando um rádio amador classe 'C" NO MÍNIMO (eu sou classe A).
É UM HOBIE QUE casa muito bem com o off-road. e apesar de no Brasil não ser muito prestigiado, lá fora movimenta bilhões de us$ e tem , por exemplo nos EUA mais de 1 milhão de aficcionados, no BR não passa de poucos milhares.
HENRIQUE WAMSER PY5IQ diretoria técnica da ARPA- ASSOCIAÇÃO DOS RÁDIO=AMADORES DO PARANÁ.
73 (ABRAÇO RÁDIO AMADOR EM TODO O MUMDO).
WWW.ARPAPR.ORG.BR

cemaciel
01/10/2009, 10:43
Pessoal,

qualquer rádio, seja PX (ou CB) ou PY (VHF), deve ser instalado na parte mais alta do carro. Falo isso porque no caso de molhar, você não corre o risco de ter o rádio danificado. O meu fica num painel que é preso no teto do carro, junto do DVD.

Abraços,
Carlos

Dieselman
01/10/2009, 12:45
Boa tarde a todos,
Henrique, primeiramente peço licença ao Navas para entrar com um assunto off-topic mas aproveitando sua colocação sobre o VHF, estou aguardando meu indicativo pela Anatel-RJ para os proximos dias e ainda não sei qual modelo de VHF comprar, estou de viagem marcada para Ushuaia-Chile para janeiro/2010 e gostaria de equipar minha viatura com um radio que atendesse a esta finalidade, ou seja, adequado para uso em expedições. Andei pesquisando o Icom 706 MKIIG e o Yaesu 857D pela faixa de preço em detrimento da especificação adequada a este perfil de utilização, até porque meu conhecimento sobre o assunto não é lá grande coisa, mas tenho que dar o primeiro passo e a decisão sobre o que comprar é dificil para aquele que não tem a experiencia necessaria. Pude perceber que voce tem experiencia no assunto e se possivel gostaria de sua ajuda. Mais uma vez peço desculpas a todos se julgarem que assunto não cabe dentro do topico e sugiro que o faça off-topic.
Um grande abraço a todos.
Willians Murat

Vespasiano Rubim
01/10/2009, 13:57
Olá, Dielselman. Tenho este Icom MK2G e nao tenho tido problemas com ele. Há necessidade de estar habilitado para opera-lo, inclusive soube que a policia rodoviaria federal está com atribuiçao de fiscaliza-lo tambem. Para o Chile é bom levar a nota fiscal , carteira de radio amador ( indicativo ) e certificado de licença . A Anatel do teu estado fornece. Desculpe a intromissao no teu assunto com o Marcello. Quis apenas ser util. Grande abraço. Vespasiano Rubim , PS8 ZSA.

Dieselman
01/10/2009, 15:30
Vespasiano,
Coloquei o assunto no topico porque achei que poderia ser de interesse geral, obrigado pelas informações, eu tenho o Fistel e já requeri minha licença na Anatel-RJ, só não entendi o que é o certificado de licença. Do que se trata?
Grato
Willians

henrique wamser
01/10/2009, 17:51
olá

bom... o ic706mkll-g é muito luxo para off road.
ás vezes, levo o meu, mas é um rádio multi-bandas, com muito recurso e custa perto de 4k.
o quente mesmo, custa us130 lá do outro lado do rio, compra-se por 400 no Brasil, e funciona muito bem- é o yaesu ft1802m.
quem tiver problema com a operação do mesmo,(que é muito simples) pode perguntar.
eu sempre instalo os meus com velcro daquele rígido(3m)
coer- certificado de operador de estação de rádio, a Anatel fornece a quem passa nas provas de legislação e técnica-ética.
Licença para funcionamento de estação- é nescessário obtê-la depois do coer
tipo 1- base (em casa)
tipo 6- móvel(no carro)
qualquer dúvida, estou QRV
73

Dieselman
01/10/2009, 22:44
Obrigado pelas informações. Grato.

henrique wamser
02/10/2009, 09:30
existem muitos sites com informações a respeito de como ser rádio amador.
um deles, que tem inclusive as questçoes das provas:
www.py2gea.com.br

Vespasiano Rubim
02/10/2009, 13:30
Trata-se do certifido licença de funcionamento ( estaçao movel ou fixa ) que a Anatel libera para que voce possa ter o indicativo, após ser aprovado no exame.Abraço.

mvpdjeep
29/05/2011, 13:46
Estou querendo instalar um PX em minha Defender 90, caçando no forum Brasil 4x4, achei uma imagem da intalação que vc fez na sua, me agradou muito, gostaria de saber como fez a fixação, fez a furação ou utilizou de alguma furação que já existia ??? Se possivel me mande algumas imagens !!!
Muito grato !!!
Marcos Vitor

pedro coneza
30/05/2011, 22:39
pessoal, tenho duvida na antena, se eu colocar ela na calha em cima da quinta porta como faço pra levar o cbo até o radio?

alexsmith
21/10/2013, 17:28
E nunca mais houve uma resposta... ehehehehe

Pedro Coneza, você conseguiu uma forma de cabear? Compartilhe!

roberto.cardoso@ig.com.br
21/10/2013, 18:10
Alex, boa tarde.

No próximo sábado instalarei o PX na minha Defender, mas colocarei a antena na porta traseira! Vou montar os passos de como cabear!

Abraços,

E nunca mais houve uma resposta... ehehehehe

Pedro Coneza, você conseguiu uma forma de cabear? Compartilhe!

marquito
21/10/2013, 21:39
to trabalhando isso tmb, so que na Discovery I.
Gostei da dica do velcro, isso me dá mais flexibilidade de colocar no painel, retirar, colar na lateral do tunel do cambio.
a antena eu pensei em colocar no capo ...
qual o tamanho do cabo?

luiz ccosta
22/10/2013, 08:33
Alex, boa tarde.

No próximo sábado instalarei o PX na minha Defender, mas colocarei a antena na porta traseira! Vou montar os passos de como cabear!

Abraços,

Uma dica a antena tem que ter o minimo de obstrução possivel de preferencia todo o corpo acima do carro e depois vc deve levar em alguem para medir a ROE e ajustar a antena caso necessario,senão parte da potencia do radio se perde no caminho cabo/antena. e ainda corre o risco de queima do mesmo.

luiz

22/10/2013, 14:21
Luiz, obrigado pela dica.

Por sorte tenho um 148GTL encostado.... farei a medição da ROE por ele. Vou deixá-lo guardado apenas para isso, pq o rádio é ótimo, mas é um baita trambolho pro painel da Defender.

Abraços,

Uma dica a antena tem que ter o minimo de obstrução possivel de preferencia todo o corpo acima do carro e depois vc deve levar em alguem para medir a ROE e ajustar a antena caso necessario,senão parte da potencia do radio se perde no caminho cabo/antena. e ainda corre o risco de queima do mesmo.

luiz

28/10/2013, 10:01
Pessoal,

Conforme havia comentado instalei nesse último final de semana o PX da Defender. Por incrivel que pareça fui muito fácil a instalação. (sem furos.. e sem quebrar nada, hehehehe)

Segue as fotos de como fiz para passar o cabo da antena da traseira do veículo.

Abraços,

luiz ccosta
28/10/2013, 15:30
Luiz, obrigado pela dica.

Por sorte tenho um 148GTL encostado.... farei a medição da ROE por ele. Vou deixá-lo guardado apenas para isso, pq o rádio é ótimo, mas é um baita trambolho pro painel da Defender.

Abraços,

Funcionou esse modelo que vc instalou ? aqui no Jeep clube ficou uma droga mudamos pro dualband portatil mas esse 148gtl que vc tem é show.

28/10/2013, 16:16
Luiz, funcionou sim!

Na verdade minha ideia do PX é pra quando viajo conseguir um contato com o pessoal na estrada e ficar na escuta dos macanudos.

Em testes que fiz no final de semana consegui falar com um pessoal que estava aproximadamente uns 7KM de distância do lugar que eu estava.

Como estava em uma área urbana, cheia de coisas no ar penso que pegou bem, imagino que em uma área aberta como na estrada fique ainda melhor.

O problema do 148GTL é que ele é muito grande, ocuparia muito espaço no painel da defender.

Abraços,