Ver Versão Completa : Motores Diesel Downsizing ou Motores Diesel Menores
Anthoniusnikos
12/09/2009, 19:06
E aí Pessoalli ? :odedo:
Parece que a era dos motorzões diesel, de pouco espaço no cofre, componentes periféricos e fiação apertadinhos Uuuiii !, que para trocar uma correia ou corrente de distribuição tem-se que tirar radiador e uma porrada de elementos da frente, está com os dias contados.
Vem aí os motores diesel DOWNSIZING, que além de tenderem a ser cada vez menores e mais leves, vão atender as exigências Euro III, IV, V, ...
Será que as Ranger já vão ter um "motorzinho" desses a partir de 2012 ?
Já pensaram um motorzinho Common Rail, diesel, de uns 60 Kg, com 310 CV, no mesmo cofre atual das Ranger ? :palmas::palmas::palmas:
Abs
Anthon
sei não.....isso é coisa de europeu.........os americanos estão cada vez mais aumentando os motores!!! aumentando, ams deixando mais eficientes!
eu acho que milagre é meio dificil
um motor pequeno, alta potencia, baixa cilindrada.. duvido que vai ter a vida util de um X10 por exemplo!
Daniel.Shimomoto
13/09/2009, 14:04
sei não.....isso é coisa de europeu.........os americanos estão cada vez mais aumentando os motores!!! aumentando, ams deixando mais eficientes!
eu acho que milagre é meio dificil
um motor pequeno, alta potencia, baixa cilindrada.. duvido que vai ter a vida util de um X10 por exemplo!
X2!!!!!
Não tem muito milagre não....Sistema de distribuição tem que ter (correia ou corrente...senão fica igual o MWM Sprint e suas 10 engrenagens para levar o movimento do Virabrequim para o comando de válvulas no cabeçote)....Radiador idem (senão teremos que cair no sistema Deutz refrigerado a ar) e o peso...Não podemos nos esquecer que temos que a ignição é por compressão...então temos que ter materiais mais fortes....
Senão cairemos em materiais muito nobres o que encareceria (o já caro) custo final do motor a diesel.
Abs!!!!
Pessoal
O que tenho notado é realmente uma grande evolução dos motores ciclo diesel aumentando sua eficiencia e consequentimente diminuindo seu tamanho com acontece com o ciclo gasolina e ai teremos uma guerra de eficiencia a qual sera muito boa para o consumidor, acho que sera algo parecido com o video cassete com sistema VHS contra o Beta Max, e que vença o melhor.
E com relação aos carros acho que eles ainda terão de se adptar aos novos motores e redimensionarem seus espaços.
Tbm não confio muito em milagre de motor "pequeno"... até hoje, grande torque com durabilidade só com cilindrada alta mesmo... motores com alta potência específica ou são caros demais ou explodem cedo.
a gente acha um motor 3.0 com 163cv muito bom.
um 2.5 com 172cv mts ainda desconfiam....
e um bmw 3.0 com 286cv?!?! é utilizado no x5. eu queria um!!
a gente acha um motor 3.0 com 163cv muito bom.
um 2.5 com 172cv mts ainda desconfiam....
e um bmw 3.0 com 286cv?!?! é utilizado no x5. eu queria um!!
O x5 é um utilitário esportivo ne? Não é feito para carregar peso como uma picape, o motor pode ter outra concepção...
Anthoniusnikos
13/09/2009, 21:09
Ainda que leve algum tempo para a redução do tamanho dos motores diesel, pelo menos já estão fabricando(aquí no BR para exportação) motores que já estão nos caminhões dos EUA e que funcionam conjuntamente com um sistema elétrico, proporcinando maiores quilometragens com um mesmo volume de diesel.
Abs
Anthon
edpadilha
14/09/2009, 23:31
Viking,
O que me diz de um motor da Mercedes AMG 65? Tem mais cavalaria do que o motor de uma carreta extra pesada com torque equivalente! Sei que e um motor a gasolina, mas aguentaria puxar um caminhao sim, desde que tivesse a parte de transmissao reprojetada.
Eu acredito que teremos motores bem potentes em tamanhos menores, e possivelmente mais economicos tambem... sei que vai demorar, mas tende a chegar...
Vejam antigamente, tinhamos mustangs com motores V8 big blocks que rendiam qtos cavalos.... nao sei ao certo, mas algo em torno de uns 250 CV... hoje temos motores a gasolina que duram muito, mais leves, mais economicos que rendem muito mais cavalos, sei que possivelmente nao iram durar uns 50 anos como os anitgos big blocks, mas duram facil uns 10 anos... esta e a tendendia ao meu ponto de vista.
Viking,
O que me diz de um motor da Mercedes AMG 65?
Ed, te digo q de um motor desses a única coisa q eu não gosto é do preço, hehehehe. Com certeza houve muita evolução, mas no quesito torque/potencia talvez não tenha sido tão grande assim... há 40 anos atras já haviam big blocks v8 gigantes com quase 400 cv de potencia e eram aspirados... colocando um compressor num motor desses da pra tirar até uns 900 cv... olhando por esse lado talvez o motor da AMG q tbm tem alta cilindrada e só entrega 600 cv por ser biturbo, ja não parece lá tão potente... Mas na verdade o q me causa desconfiança são motores de baixa cilindrada e alta potencia específica, principalmente se aplicados em veículos destinados à carga como é o caso das picapes... mas tudo é questão de tempo mesmo ate agora parece não haver muita reclamação do motor 2.5 da frontier, é esperar pra ver, caso um motor desses dure pelo menos uns 300.000 km eu começo a mudar de idéia...
Dieselboy
16/09/2009, 10:34
na verdade o q me causa desconfiança são motores de baixa cilindrada e alta potencia específica, principalmente se aplicados em veículos destinados à carga como é o caso das picapes... mas tudo é questão de tempo mesmo ate agora parece não haver muita reclamação do motor 2.5 da frontier
Frontier, Hilux, L-200, Ranger, S-10, etc, etc, etc ... não servem de parâmetro para avaliar estes motores da maneira que vc diz :discordo:
Basta analisar o perfil dos compradores de picapes cd, em sua gde maioria, a adquirem mais para utilizá-la como "sedanzão mais seguro" do que propriamente para carregar peso.
Agora me respondam, se essa era de "motorzinhos bombados" é o futuro do diesel, porque até agora a Ford não o direcionou para a F-350, F-4000, essas sim utilizadas como veículos de carga? :pensativo:
Frontier, Hilux, L-200, Ranger, S-10, etc, etc, etc ... não servem de parâmetro para avaliar estes motores da maneira que vc diz :discordo:
Basta analisar o perfil dos compradores de picapes cd, em sua gde maioria, a adquirem mais para utilizá-la como "sedanzão mais seguro" do que propriamente para carregar peso.
Dieselboy, concordo com vc, muita gente compra picape media pra usar so na cidade ou pra viajar, outros usam pra trabalho, mas não precisam carregar muito peso... assim aumenta muito a probabilidade de um motor pequeno durar bastante mesmo... mas tbm tem uma parcela de compradores q usam pra carregar peso e andam direto carregados... são esses os veículos q a gente tem q olhar a durabilidade... mas como disse antes, eu ainda não vi nenhum motor pequeno durar bastante em regime de carga severo, o pessoal q eu conheço q usa picape media carregada costuma trocar de veículo com frequencia... por ai a gente ja tem uma idéia do q acontece... por isso disse q só acredito vendo mesmo.
Agora me respondam, se essa era de "motorzinhos bombados" é o futuro do diesel, porque até agora a Ford não o direcionou para a F-350, F-4000, essas sim utilizadas como veículos de carga? :pensativo:
Obviamente a Ford não quer queimar o filme... talvez tenha aprendido com o fiasco das F 1000 HSD... e tbm tem o seguinte, muitas 350 e 4000 ficam direto em fazenda e como todo mundo sabe, se o diesel de posto de cidade já não é lá grande coisa, o diesel armazenado na fazenda consegue ficar ainda pior... Talvez por isso a Ford tenha optado por diminuir um pouco a potencia do motor das 350/4000 para adequa-lo às normas de emissão de poluentes, evitando assim utilizar common rail em veículos q ficam direto no campo. Na minha opinião isso é ponto pra Ford, veículo de trabalho não pode ficar parado toda hora fazendo manutenção cara.
Renato Fraga
17/09/2009, 00:42
Viking,
O que me diz de um motor da Mercedes AMG 65? Tem mais cavalaria do que o motor de uma carreta extra pesada com torque equivalente! Sei que e um motor a gasolina, mas aguentaria puxar um caminhao sim, desde que tivesse a parte de transmissao reprojetada.
Amigão me desculpa mas sua teoria está meio incorreta.
Não compare assim os números em relação a sua aplicação. Veja que existem ainda muitos fatores a serem avaliados.
Um motor AMG numa carreta extra pesada não faz o mesmo serviço nem mesmo com uma transmissão compatível.
PEnsando assim, pegue um motor de Hayabusa, coloque num Ford Fusion e veja o resultado.
Em termos de potência e torque até existe uma equivalência, mas o desempenho se torna totalmente discrepante devido a concepção desses motores.
Falando agora dos V8 antigos, essas são as provas de que sobra nunca é demais principalmente falando em durabilidade.
E é essa a questão avaliada quando vemos um motor Diesel de baixa cilindrada e alta potência. Durabilidade questionável.
Outro fator: Quanto maior a rotação, menor a durabilidade. Motor diesel de alta rotação se torna mais sensível devido ao peso de suas partes móveis, calor gerado e cargas submetidas. Só de taxa de compressão, imaginem a energia que é transmitida aos componentes??????
Fizeram menção à durabilidade consagrada do X10......tudo porque é um motor robusto, pesado e de baixa rotação. Tem sobra, hehehehehe tal como os V8 antigos !!!!!!!!!!!!
Abraços
Dieselboy
17/09/2009, 11:08
... Talvez por isso a Ford tenha optado por diminuir um pouco a potencia do motor das 350/4000 para adequa-lo às normas de emissão de poluentes, evitando assim utilizar common rail em veículos q ficam direto no campo. Na minha opinião isso é ponto pra Ford, veículo de trabalho não pode ficar parado toda hora fazendo manutenção cara.
Neste caso, penso que foi mais uma "jogada" astuta da Ford, que propriamente algo pensado na comodidade/facilidade de manutenção para seus compradores.
Explico, veja que o motor que era utilizado até alguns anos atrás (Cummins B4TTA), na prática é o mesmo que ainda é utilizado hj pelas 350/4000. A única diferença, como vc muito bem salientou, foi a diminuição de sua potência, que antes era de 145 CV e hj passou a módicos 120 CV!!
Aqui entra a "jogada", a Ford poderia ter aproveitado a oportunidade do "banho de loja" que fez na F-250, para passar a utilizar o Cummins eletrônico nas 350/4000 tbém!!
Não o fizeram porque não queriam "mexer" no custo final do caminhãozinho, preferiram (à grosso modo) fechar a regulagem da B.I. para se adequar às novas regras de emissão de poluentes e pronto! :rolleyes:
PARTICULARMENTE, acredito que se algum proprietário insatisfeito quiser aumentar a cavalaria de sua 350/4000, baste tão somente regular a vazão da B.I. que a potência voltará aos 145 Cv originais.
cRiPpLe_rOoStEr
18/01/2010, 02:06
Vejam antigamente, tinhamos mustangs com motores V8 big blocks que rendiam qtos cavalos.... nao sei ao certo, mas algo em torno de uns 250 CV... hoje temos motores a gasolina que duram muito, mais leves, mais economicos que rendem muito mais cavalos, sei que possivelmente nao iram durar uns 50 anos como os anitgos big blocks, mas duram facil uns 10 anos... esta e a tendendia ao meu ponto de vista.
com a evolução da metalurgia e dos combustíveis e lubrificantes não seria pedir demais que esses motores modernos venham a ter uma durabilidade semelhante à de um motorzão antigo...
cRiPpLe_rOoStEr
18/01/2010, 02:19
senão teremos que cair no sistema Deutz refrigerado a ar
eu até curto um motor refrigerado a ar como o próprio deutz e o tatra... me parece bom não ter que gastar água e aditivos nem se preocupar com radiadores entupidos ou eventualmente uma mangueira que esteja vazando...
cRiPpLe_rOoStEr
18/01/2010, 02:31
muitas 350 e 4000 ficam direto em fazenda e como todo mundo sabe, se o diesel de posto de cidade já não é lá grande coisa, o diesel armazenado na fazenda consegue ficar ainda pior... Talvez por isso a Ford tenha optado por diminuir um pouco a potencia do motor das 350/4000 para adequa-lo às normas de emissão de poluentes, evitando assim utilizar common rail em veículos q ficam direto no campo. Na minha opinião isso é ponto pra Ford, veículo de trabalho não pode ficar parado toda hora fazendo manutenção cara
não teria sido difícil a ford ter usado um motor eletrônico, como o do cargo 815e, mas para dar lenha um motor de injeção mecânica ainda inspira mais confiança... fora isso, se for necessário um mecânico de tratores pode prestar assistência...
Daniel.Shimomoto
18/01/2010, 20:13
eu até curto um motor refrigerado a ar como o próprio deutz e o tatra... me parece bom não ter que gastar água e aditivos nem se preocupar com radiadores entupidos ou eventualmente uma mangueira que esteja vazando...
Já que vc reavivou o tópico...aqui vai para vc se divertir....
Abs!!!
cRiPpLe_rOoStEr
18/01/2010, 23:15
Já que vc reavivou o tópico...aqui vai para vc se divertir....
Abs!!!
mês passado eu cheguei a conversar com um argentino sobre esses motores... o maluco ja tinha mexido num de 3 cilindros qdo fez um curso técnico agrícola na província dele...
oliver.vs
05/10/2013, 21:40
Motor v8 foram feitos para durar... Motor diesel de baixa rotação tbm... o de alta, nao passam de 300k...
Os Deutz... eu queria ter aqui no brasil... mas nao acho...