Ver Versão Completa : ligando CJ5+BF161 depois de 3 anos
Povo !
Depois de quase 3 anos de reformas semana passada fui ligar o bom e velho BF. Durante este tempo, sempre empurrei ele para frente e para tras com a 3º engatada uma vez por semana e uma vez por mes colocava uma colher de sopa de oleo pelos buracos das velas.
-troquei oleo e filtro, limpei bem o suporte do filtro
-troquei mangueiras de oleo, mangueiras do radiador
-abri a tampa de valvulas de admissão e troquei a junta, ja aproveitei e dei uma olhada se não tinha algo solto ou visualmente quebrado
-desmontei o distribuidor, limpei e lubifiquei com oleo fino
-troquei o platinado, condensador e rotor
-na hora de montar o distribuidor, como estava com a tampa de valvulas aberta, olhei quando a valvula do cilindro um estava abrindo e o pistão estava em cima e remontei o distribuidor
-o carburador eu desmontei, lavei e remontei, troquei o injetor e juntas
-a bomba de gasolina blindada troquei por uma original com reparo novo (que eu troquei)
-as mangueiras são todas novas, de injeção eletronica
-instalei um desborbulhador de plastico acima do carburador (preso no suporte da bateria), mangueira de cima vai para o retorno, a do meio vem gasolina da bomba e a de baixo vai para o carburador
-velas novas NGK, cabos marfelx comuns novos
-bateria bosch 70A nova com cabos novos (positivo e negativo)
Feito isto, ligeui um positivo direto da bateria no lado positivo da bobina, o lado negativo da bobina liguei no platinado e fiz contato no motor de arranque com uma chave de fenda.
Num primeiro momento o motor girou pesado,
Tentei novamente abafando um pouco o carburador para ajudar a puxar gasolina e o motor tentou ligar, tentei mais uma vez e ligou !!!!!
Deixei funcionar uns 2 minutos e desliquei. Verifiquei que vazava oleo no filtro (bom sinal, mostra que o oleo estava circulando), verifiquei tambem que a agua do radiador esta morna, então a valvula termostatica estava abrindo....o pé do carburador estava gelado, beleza o carburador ficou razoavelmente regulado
Liguei novamente, deixei funcionar uns 10 minutos o motor esquentou bem, parou de soltar fumaça branca, deixei a maior parte do tempo um pouco acelerado, nada muito forte.
Desliguei e ele ja estava girando bem mais leve.
Este fim de semana fui ligar para ajustar o ponto e ia levar no mecanico para por o gas e os canos de freio, mas não liga nem a pau !
Botei 10 litros de gasolina no tanque.
Tem gasolina no desborbulahdor
Sem o filtro de ar da para escutar o injetor esguichar gasolina
tirei o cabo da vela 1 e dei partida, solta faisca que é uma beleza, fiz o mesmo com o 4 só para ter certeza
troquei o condensador
verifiquei a folga do platinado
Mas não liga !
A unica coisa que fez foi um baita estouro no escapamento uma vez.
revi a ordem dos cabos de vela, verifiquei se o rotor esta apontando para as 5 horas mesmo.
Mas nada de ligar !
e agora ? poderia ser algo interno ?
aberto a todas as dicas antes de entrar em depressão !
Rafaminc
09/09/2009, 10:24
Olha, eu começaria olhando o ponto de ignição. Tira o cabo do meio do distribuidor e coloca perto do polo (-) da bateria. Coloca o primeiro pistão perto do PMS e vai girando no sentido horário a polia do virabrequim. Quando a marca "0" da polia, estiver uns 10mm antes da seta, tem que pular faísca.
Passa também um papel nos contatos do platinado. Derrepente quando vc lubrificou o distribuidor, ficou alguma sujeira ou resquício de óleo nos contatos.
Com o ponto certo e uma mijadinha de gasolina, se não pegar, testa a compressão dos cilindros para ver se não tem nenhuma válvula trancada. Tira todas as velas e dá pequenas partidas na ignição (tipo 1/2 volta no motor a cada partida) com o dedão no buraco da vela. Tem que sentir compressão e vácuo forte em cada buraco.
Com faísca, gasolina e compressão, esse motor tem que pegar...
At.
Rafael
Marcelo Cunha
09/09/2009, 11:56
Tira atampa de válvulas e verifica novamente, aproveita e confere a regulagem das mesmas.
Poxa Edgar, porque nao me ligou??
Fiquei em casa o feriado inteiro, inclusive no domingo estava na casa do meu primo (entre a casa dos meus pais e a omicron) brigando com o um golf que nao queria pegar tbm, mas ali por ser injetado o buraco é bem mais embaixo.
Podiamos ter dado uma brincada no teu BF.
Sabado possivelmente estarei por ali, se precisar de ajuda me da um grito!
Em relacao ao motor, isso tem cara de eletrica ou ponto. Faz esse teste que o Rafaminc explicou, se pular faisca e nao pegar verifica o condensador (mesmo sendo novo pode nao estar legal) e verifica tbm a folga do platinado, se ele esta fechando direitinho limpa os contatos e tals.
Voce esta usando a ingicao eletronica? Se sim, tira ela fora e testa.
Como disse o Rafael, esse motor tem que pegar
bom se num é tucho travado que ahco difícil, verifica se as velas não estão encharcadas, se ele ainda possui platinado e condensador, ao menos o condensador troque!
tem cara de eletrico o problema
Bom, vou dar meus relatos de ter passado por isso tb. Meu motor é um GM 151, e ficou 1 ano e 10 meses parado. Isso sem fazer nada que vc fez, como tentar lubrificar ele manualmente, nem menos girar o virabraquim dele na mão. Bom, depois que eu montei todo meu jeep, chegou o grande dia de ligar o motor. Chamei logo de cara, um conhecido meu que trabalha com mecanica. Ele verificou tudo: ponto, velas, tensão nas velas, etc etc etc. Tudo estava perfeito. O motor girava direitim, com direito a tensão nas velas e tudo, mas não pegava de jeito nenhum. Distribuidor tava no ponto certo. Já tava pensando que o motor tinha perdido a compressão. Tinha trocado até os tuchos hidráulicos, pois alguns tinham travados. Ele mediu compressão dos 4 cilindros. Tudo normal. Aí veio uma dúvida: Esse motor está com cabo de aterramento?Bom, pra mim estava tudo aterrado, pois toda a parte eletrica já estava feita e o aterramento estava na carroceria, mas não no chassi. Tinha passagem de corrente sim pelo motor, mas não o suficiente pra poder ligá-lo. Colocamos um cabo de aterramento improvisado no motor, só pra testar. E foi batata. Bati na chave e pegou na hora. Tudo por causa de um aterramento no chassis e no motor. Comprei um cabo de aterramento tipo malha e liguei na carroceria e no chassis. Não sei se o seu problema seja isso, até porque o seu motor já funcionou antes, e recentemente. Mas dê uma olhada, quem sabe pode estar dando algum corte de corrente em algum lugar.:concordo:
Bom, vou dar meus relatos de ter passado por isso tb. Meu motor é um GM 151, e ficou 1 ano e 10 meses parado. Isso sem fazer nada que vc fez, como tentar lubrificar ele manualmente, nem menos girar o virabraquim dele na mão. Bom, depois que eu montei todo meu jeep, chegou o grande dia de ligar o motor. Chamei logo de cara, um conhecido meu que trabalha com mecanica. Ele verificou tudo: ponto, velas, tensão nas velas, etc etc etc. Tudo estava perfeito. O motor girava direitim, com direito a tensão nas velas e tudo, mas não pegava de jeito nenhum. Distribuidor tava no ponto certo. Já tava pensando que o motor tinha perdido a compressão. Tinha trocado até os tuchos hidráulicos, pois alguns tinham travados. Ele mediu compressão dos 4 cilindros. Tudo normal. Aí veio uma dúvida: Esse motor está com cabo de aterramento?Bom, pra mim estava tudo aterrado, pois toda a parte eletrica já estava feita e o aterramento estava na carroceria, mas não no chassi. Tinha passagem de corrente sim pelo motor, mas não o suficiente pra poder ligá-lo. Colocamos um cabo de aterramento improvisado no motor, só pra testar. E foi batata. Bati na chave e pegou na hora. Tudo por causa de um aterramento no chassis e no motor. Comprei um cabo de aterramento tipo malha e liguei na carroceria e no chassis. Não sei se o seu problema seja isso, até porque o seu motor já funcionou antes, e recentemente. Mas dê uma olhada, quem sabe pode estar dando algum corte de corrente em algum lugar.:concordo:
Eu tambem nao tive problema em religar meu motor, o meu GM151S ficou so na casa do mecanico 2 anos parado, fora o tempo que ficou no desmanche pois o comprei de uma caravan batida que sabe Deus quanto tempo ficou no Detran -- patio -- leilao -- desmanche.
Na segunda tentativa de ligar... ligou!
Bom ! Ja fiquei bem mais animado !
Amanha cedo vou tirar a tampa de valvulas e dar uma verificada se estão todas abrindo e fechando. Ja vou aproveitar e trocar a malha de aterramento que tem em cima do calço do motor que relamente esta pra la de bagda.
Velas são novas, mas vai que no primeiro funcionamento o oleo velho carbonizou tudo ! Vou tirar e dar uma boa olhada.
Sabado de manhã vou ter aula de reposição da folga da gripe suina.....mas sabado de tarde vamos ter que fazer ele andar !
Segunda tem que ir para o gas sem falta !
Obrigado a todos ! Amanha ja devo ter mais noticias
Dic, ja esta convocado para sabado de tarde (se der tempo logico)
Rafaminc
10/09/2009, 08:04
Se vc estiver com o aterramento do BF detonado, o motor de arranque vai girar pesado ou nem vai funcionar, e de quebra o platinado não iria chavear direito a bobina.
Já nas válvulas, seria muito azar ter várias trancadas ao mesmo tempo, mas já que vai abrir a tampa, aproveita e já revisa as folgas. Se tiver 3 ou 4 cilindros funcionando o motor já teria que dar algum sinal de vida.
Isso tá cheirando a platinado/condesador pifado ou distribuidor fora de ponto.
SDS
Rafael
Bom ! Neste sabado de tarde ligou !!!! Mas......
Troquei o candendador,
instalei uma malha de aterramento nova entre o bloco do motor e o chassis,
limpei o platinado com a tampa da caixa do filtro de gasolina,
inspecionei detalhadamente a tampa do distribuidor, tava OK,
Até ai, tudo OK, mas
Resolvi abrir a tampa de valvulas de admissão, empurrei o carro com a terceira engatada e vi que todas as valvulas estão abrindo e fechando.
Tirei a vela do cilindro 1 e fui acompanhando a subida de descida do pistão....para achar o PMS...
Bom isto eu ja tinha feito ha duas semanas atras e o rotor apontava para 5 horas como diz o manual e ali eu instalei o cabo 1 e os demais na sequencia
Ontem, o rotor apontava para as 6 horas !!!!
Girei o motor novamente para ter certeza, olhei os cabos na tampa do distribuidor...la estavam na ordem de 2 semanas atras....cabo 1 nas 5 horas...
Para fazer uma experiencia, recoloquei os cabos começando com o 1 as 6 horas.....bati chave e ligou numa boa !!!! sem falhas !!! só o alternador que bixou...mas isto é outra historia.
Dei uma olhada se, girando o distribuidor o cabo 1 iria para as 5 horas, mas, ele esta totalmente girado no sentido anti-horario, se girar o distribuidor, o cabo um vai para as 7 horas.
Bom....esta funcionado, mas minha filha falou "Se não quiser ligar, tenho que mover os cabos tudo para um lado ?" Como fica isto ?
Poderia ser as engrenagens do comando de valvulas ? Se fosse um carro com correia dentada, seria certo que a correi pulou uns dentes ou perdeu uns dentes !
Desmontar a tampa das engrenagens é um saco ! Um lugar muuuito apertado.
Quais as sugestões agora ?
Obrigado gente !
Rafaminc
21/09/2009, 10:49
Edgar, se o rotor está saindo fora de ponto, é sinal que a engrenagem que aciona a haste do distribuidor, foi pro saco. Se não me engano, essa engrenagem fica junto a bomba do óleo, que é acionada pelo virabrequim.
Se o comando estivesse com a engrenagem quebrada, o ponto do distribuidor não seria afetado.
Tenta girar o motor com a mão e força um pouco o rotor em várias posições (horas) para ver se a engrenagem não pula algum dente.
Agora, para vc colocar o ponto no lugar certo, tem que ter a marcação da polia do virabrequim, usar uma lâmpada de ponto, ou então ir girando o motor com a mão até pular a faísca nos +-5º antes do PMS. Esse esquema de regular p/ 5, 6, 7 horas não funciona.
Se não tem mais a ponteira, seria bom vc fazer outra, colocar o motor no PMS (coisa que é meio complicado sem abrir o cabeçote), ou então vai ter que regular o ponto no ouvido e nunca vai saber se está correto.
Esse seu motor não tem mais a seta que marca o ponto na polia?
Edgar, lembre-se
O pistao sobe em dois momentos um de compressao e outro de expansao. Se voce pegou o cilindro 1 em compressao e depois em expansao é normal que o rotor fique em posicoes diferentes.
E outra se ele funcionou entao a engrenagem do distribuidor esta legal. Se ela estivesse com a engrenagem destruida ou patinando ele sairia do ponto em poucos segundos de funcionamento.
Rafaminc
22/09/2009, 11:41
Pois é, mas o estranho é que o distribuidor saiu de ponto em 60º pelo que entendi, e isso sugere que as engrenagens devem estar muito gastas ou então com muita folga nos seus respectivos mancais.
Se tivesse colocado o pistão na fase escape, o erro seria de 180º no rotor, ou então 6 horas adiantado 5 -> 11.:pensativo: