PDA

Ver Versão Completa : Sinais de fadiga no equipamento - cuidado

Mauricio Rossetto
07/09/2009, 21:52
Camaradas, pela segunda vez, tenho a barra que segura a balança, partida. Graças ao papai do céu mais uma vez ela quebrou com o Niva quase parado.
Alerto aos camaradas cuidado nessas peças que envolvam segurança. Substituição por tempo de uso, mesmo que não apresente sinais de desgaste. Abaixo fotos da situação. Gostaria de sugerir aos camaradas a postagem de situações como essa para ajudar-nos a ficar atentos....
.
Estou querendo substituir a barra por uma de 20mm, alguém sugere algum tipo de aço em específico? Devo usar uma barra de aço 1045 ou uma de 1020 por exemplo?

BACALHAU
07/09/2009, 23:53
Maurício, para o Pangaré mandei fazer duas novas de aço 1045.
No sábado mandei dar um passe no torno, pois ficaram cerca de 0,5 mm mais grossas e o torneiro penou.

GENIVA
08/09/2009, 08:56
valeu pela dica mauricio !
mas diga uma coisa,foi o eixo do mesmo lado que quebrou as duas
vezes?:?
se sim, vc confeccionou um novo ou substituiu por outro usado na primeira quebra?
vou aproveitar que estou refazendo as fixações do diferencial e troca das coifas das homocinéticas do bumerang,e revisar isso tb!
o aço 1045, pode sim ser usado nas confecções dos novos:concordo: mas sem nenhum tratamento térmico:discordo:. ficaria muito seco e poderia
partir ao sofrer forte impacto.

Savius
08/09/2009, 13:41
Camaradas, pela segunda vez, tenho a barra que segura a balança, partida. Graças ao papai do céu mais uma vez ela quebrou com o Niva quase parado.
Alerto aos camaradas cuidado nessas peças que envolvam segurança. Substituição por tempo de uso, mesmo que não apresente sinais de desgaste. Abaixo fotos da situação. Gostaria de sugerir aos camaradas a postagem de situações como essa para ajudar-nos a ficar atentos....
.
Estou querendo substituir a barra por uma de 20mm, alguém sugere algum tipo de aço em específico? Devo usar uma barra de aço 1045 ou uma de 1020 por exemplo?

Amigo Mauricio Rossetto, pelas fotos acredito que o problema da quebra não tenha sido por causa da fadiga do material e sim por ferrugen e consequente travamento do eixo.

Quando revisei o minha suspensão, adaptei quatro graxetas ( bicos para engraixadeira) e de vez em quando, dou uma lanbuzada no sistema.
Isso faz com que a água não penetre e deixa o movimento do eixo muito mais suave.

Abraços...

Girti
08/09/2009, 16:08
Amigo Mauricio Rossetto, pelas fotos acredito que o problema da quebra não tenha sido por causa da fadiga do material e sim por ferrugen e consequente travamento do eixo.

Quando revisei o minha suspensão, adaptei quatro graxetas ( bicos para engraixadeira) e de vez em quando, dou uma lanbuzada no sistema.
Isso faz com que a água não penetre e deixa o movimento do eixo muito mais suave.

Abraços...

Realmente, pelas fotos, dá a impressão de que a peça sofreu uma torção!

Mauricio Rossetto
08/09/2009, 19:53
Também penso na possibilidade de torção, mas a bucha é o ponto mais fraco para torção como sempre ocorre:pensativo:.....sei lá. O engraçado é que foi do mesmo lado, depois de 3 anos, o lado que eu ainda não adaptei, tá originalzinho. Da primeira vez quebrou quando tinha acabado de chegar em São Paulo, parado no posto de gasolina a cem metros do hotel, foi chegar no hotel e no dia seguinte encostar no meca ao lado e pedir novo eixo pra Sarancar que enviou por motoboy rapidinho. Sampa é Sampa.
O outro lado está com as buchas da F4000 e quero ver se coloco o eixo de 20 mm somente nas balanças inferiones. Algumas fotos no exemplo abaixo são da balança superior (A inferior não tirei fotos mas ficou igual. Minha solda não ficou bonita mas é de inox heheh)
Agora devo usar aço 1020, 1030....?

Marcio Rossetto
08/09/2009, 23:01
Tudo Bom Maurício, coloquei meu Niva no cobre e estou agora com um CJ , começando tudo de novo ....

Sobre a questão do aço :

1020 é o mais comum que existe, não dá tempera nehuma, é um Ferro doce .
1045 é mais duro, pois tem um pouco mais % carbono, na prática se vc não temperar fica 6 por meia duzia, ou seja, aquecer até uns 600ºC, a 700°C, tem que ficar azulado e depois mergulhar numa vasilha de óleo , vc obtem uma estrutura dura na superície e mais Tenaz internamente , bom para oque quer fazer .

Por outro lado, já que vai inovar, tenta procurar um AÇO FERRAMENTA, do tipo Cromo Molibdênio,´Aço Ligas com Níquel, é outro papo .

Vc talvez ache nesses desmanches de Industria, trata-se do mesmo aço da haste de amortecedor de caminhão.

Tenta procurar em lojas : aço 4620 por exemplo .

Também penso na possibilidade de torção, mas a bucha é o ponto mais fraco para torção como sempre ocorre:pensativo:.....sei lá. O engraçado é que foi do mesmo lado, depois de 3 anos, o lado que eu ainda não adaptei, tá originalzinho. Da primeira vez quebrou quando tinha acabado de chegar em São Paulo, parado no posto de gasolina a cem metros do hotel, foi chegar no hotel e no dia seguinte encostar no meca ao lado e pedir novo eixo pra Sarancar que enviou por motoboy rapidinho. Sampa é Sampa.
O outro lado está com as buchas da F4000 e quero ver se coloco o eixo de 20 mm somente nas balanças inferiones. Algumas fotos no exemplo abaixo são da balança superior (A inferior não tirei fotos mas ficou igual. Minha solda não ficou bonita mas é de inox heheh)
Agora devo usar aço 1020, 1030....?

TENGAMA
09/09/2009, 14:51
Boa tarde galera!!
Primeiro lugar...MARCIO e MAURÍCIO ROSSETO???
São irmãos ou é dupla sertaneja??? :mrgreen:
Em segundo lugar galera, concordo plenamente quando fazemos modificações em nossas viaturas para melhorar desempenho, durabilidade e outras cocitas mas...
Porem, como o próprio Maurício falou, a barra original quebrou por desgaste, e a confeccionada artesanalmente tb quebrou. Por sorte a baixa velocidade quase parado.
Será que não é hora de revermos nossos conceitos sobre o grau de intervenção que fazemos em nossos veículos...
Acredito que itens como suspensão e freios só devem aceitar peças originais.
Por vezes, vejo usuários de Niva aqui se acabarem (com muito gosto) pra fazer uma adaptação do cilindro atuador do freio. Aí quando vai ver o cara comprou a flange de gol, o atuador do maverick, o pedal da F75, a parafuseta do Landau, e no final das contas economizou 20 reais e a gambis durou 6 meses...e pra piorar colocou a vida dele e de outras pessoas em risco.
Reitero aqui. Nada contra todo o esforço que fazemos aqui para melhorar o desempenho de nosssos veículos. Mas devemos reavaliar nossas intenções quando mexemos em ítens como freios e suspensão.
Mauricião. Minha sugestão cara. Temos diversos importadores no Brasil que trazem pra voce esse eixo zero bala da França, da Rússia ou seja lá onde for...vai gastar mais? Com certeza, mas é pra sua segurança cara!! :evil:
Vamos dar uma pensada sobre isso e grande abraço para todos!!! :concordo:
Gama

Flugêncio
09/09/2009, 18:25
Maurício,

Penso eu: Se já quebrou duas vezes no mesmo lugar, será que sua suspensão não tem um vício, algo deslinhado nela?
Outra coisa, me parece que quanto mais duro o aço, mais fácil de quebrar, será???
No meu caso, prefiro que entorte primeiro antes da quebra.

Mauricio Rossetto
09/09/2009, 20:19
Marcio, a minha preocupação é a mesma do Flugêncio, e como vou aumentar o diâmetro do eixo, estou tendendo para um aço mais doce, penso num meio termo como 1030 por exemplo, pelo menos não vai quebrar de repente. O Niva está (estava) alinhadíssimo, conferi alinhamento faz um mês.
Tengama, têm razão, por isso as modificações que faço são muito pensadas, com muito cuidado visando o aumento de resistência, tempo de vida e conseqüentemente de segurança. Se não tiver garantias disso, fico com o sistema original. Admirei-me quando quebrou novamente, pois o eixo não mandei fazer, foi comprado em loja especializada e que vende esse eixo pro Brasil inteiro. Não tenho conhecimento desse problema com outros clientes do eixo, então creio ser um problema local, nos levando a pensar na possibilidade de torção. Ainda não tirei o eixo, mas para ser torção ele têm que estar engripado na travessa central (se tiver, vou me lascar pra tirar :putz:).
O lado que alterei as buchas das balanças creio que sofre menos, pois as buchas têm 5 mm de espessura, amortecendo bem as pancadas sobre o eixo. As buchas que uso são de borracha lonada ou poliuretano, consequentemente um pouco mais duras porém mais espessas.
Temos que levar em consideração o uso que faço do tratorzinho, quero dizer, do Niva no sitio que moro e carro comum não chega hehehheh:twisted:
Ha! mais um detalhe, não quebrava nada a quase dois anos com uso diário.

Flugêncio
09/09/2009, 21:05
Maurício,

Na verdade, quando falei desalinhamento, queria falar empenamento. Seja ele, no "U" da suspensão, ou na balança inferior.

Girti
10/09/2009, 00:26
Boa tarde galera!!
Primeiro lugar...MARCIO e MAURÍCIO ROSSETO???
São irmãos ou é dupla sertaneja??? :mrgreen:
Em segundo lugar galera, concordo plenamente quando fazemos modificações em nossas viaturas para melhorar desempenho, durabilidade e outras cocitas mas...
Porem, como o próprio Maurício falou, a barra original quebrou por desgaste, e a confeccionada artesanalmente tb quebrou. Por sorte a baixa velocidade quase parado.
Será que não é hora de revermos nossos conceitos sobre o grau de intervenção que fazemos em nossos veículos...
Acredito que itens como suspensão e freios só devem aceitar peças originais.
Por vezes, vejo usuários de Niva aqui se acabarem (com muito gosto) pra fazer uma adaptação do cilindro atuador do freio. Aí quando vai ver o cara comprou a flange de gol, o atuador do maverick, o pedal da F75, a parafuseta do Landau, e no final das contas economizou 20 reais e a gambis durou 6 meses...e pra piorar colocou a vida dele e de outras pessoas em risco.
Reitero aqui. Nada contra todo o esforço que fazemos aqui para melhorar o desempenho de nosssos veículos. Mas devemos reavaliar nossas intenções quando mexemos em ítens como freios e suspensão.
Mauricião. Minha sugestão cara. Temos diversos importadores no Brasil que trazem pra voce esse eixo zero bala da França, da Rússia ou seja lá onde for...vai gastar mais? Com certeza, mas é pra sua segurança cara!! :evil:
Vamos dar uma pensada sobre isso e grande abraço para todos!!! :concordo:
Gama

Assino embaixo! :concordo:

Savius
10/09/2009, 01:18
Marcio, a minha preocupação é a mesma do Flugêncio, e como vou aumentar o diâmetro do eixo, estou tendendo para um aço mais doce, penso num meio termo como 1030 por exemplo, pelo menos não vai quebrar de repente. O Niva está (estava) alinhadíssimo, conferi alinhamento faz um mês.
Tengama, têm razão, por isso as modificações que faço são muito pensadas, com muito cuidado visando o aumento de resistência, tempo de vida e conseqüentemente de segurança. Se não tiver garantias disso, fico com o sistema original. Admirei-me quando quebrou novamente, pois o eixo não mandei fazer, foi comprado em loja especializada e que vende esse eixo pro Brasil inteiro. Não tenho conhecimento desse problema com outros clientes do eixo, então creio ser um problema local, nos levando a pensar na possibilidade de torção. Ainda não tirei o eixo, mas para ser torção ele têm que estar engripado na travessa central (se tiver, vou me lascar pra tirar :putz:).
O lado que alterei as buchas das balanças creio que sofre menos, pois as
buchas têm 5 mm de espessura, amortecendo bem as pancadas sobre o eixo. As buchas que uso são de borracha lonada ou poliuretano, consequentemente um pouco mais duras porém mais espessas.
Temos que levar em consideração o uso que faço do tratorzinho, quero dizer, do Niva no sitio que moro e carro comum não chega hehehheh:twisted:
Ha! mais um detalhe, não quebrava nada a quase dois anos com uso diário.

Eu ainda aposto na corrosão intrna e consequente travavento do eixo !!!!:parede::parede::parede:

como você disse que não mandou fazer o eixo que quebrou, mas comprou em uma loja, pode ser que este eixo não seja original mas cofeccionado pela loja !?!?! e pode ser que o material que foi empregado não seja o ideal.

Fica difícil saber se o problema é realmente no eixo ou se pode ser em ouguma outra peça do conjunto.

Não sei se estou falando besteira, mas......porque você não faz o seguinte: retire o eixo do outro lado que não deu problema (original...presumo eu) e após fazer uma inspeção cuidadosa (girando o eixo sobre um vidro bem plano), colloque-o no lugar deste (lado que sofreu as quebras).

Procure comprar outro eixo "original" e coloque no lugar do que você retirou (o que não quebra).

Rode por um tempo (pouco tempo) e retire tudo de novo, faça novamente uma boa inspeção. Se for a qualidade do material do eixo, ele deve mostrar sinais de empenamento mesmo estando instalado do outro lado.
Se o empenamento se der no mesmo lado que houve as outras quebras, só pode ser alguma outra peça no conjunto.

Dá um put@ trabalho mas você vai conseguir identificar o problema.

O que você não pode, é arrriscar a terceira quebra:discordo::discordo::discordo:....ter sorte é bom...não precisar contar com ela é melhor ainda....

Abraços....

Flugêncio
10/09/2009, 17:25
Pra judar na solução, adquirí 1000 parafusos originais made in URSS, e uma máquina dos anos 70, que monta e desmonta automaticamente a suspensão dianteira, corrigindo todos os problemas possíveis e imagináveis, com a capacidade incontestável de atestar a qualidade dos parafusos. E segundo o camarada Tchyvasxzckvis, residente na Rússia, é só acreditar nele.

Melhor ler isto que ser cego!!!

Savius
10/09/2009, 20:17
Pra judar na solução, adquirí 1000 parafusos originais made in URSS, e uma máquina dos anos 70, que monta e desmonta automaticamente a suspensão dianteira, corrigindo todos os problemas possíveis e imagináveis, com a capacidade incontestável de atestar a qualidade dos parafusos. E segundo o camarada Tchyvasxzckvis, residente na Rússia, é só acreditar nele.

Melhor ler isto que ser cego!!!

Não entendi ???....falei alguma (ou muita besteira)...????:-(:-(:-(

Abraços....

Mauricio Rossetto
10/09/2009, 21:17
Não Savius, está corretíssimo no bom senso, mas traduzindo a brincadeira do camarada Flugêncio, é mais convidativo morrer na Dutra a 100 por hora que se sujeitar a essa trabalheira toda heheheheh.

Giovani Avila
10/09/2009, 22:35
Já passei por isso e é muito,muito, muito perigoso mesmo!!!!!!

Estava na Br, sorte que estava passando por um quebra mola devagar e o carro rompeu uma das barram compridas e virei passageiro.

Pra resolver por uns tempos adaptei um tubo quadrado de parede grossa e pedi pra um torneiro fazer o porta buchas (basta levar a bucha que eles fazem) soldei e coloquei a bucha prensada com óleo de cozinha na morsa, usei por uns dois anos show, depois coloquei uma suspensão de ômega e vendi o conjunto prum colega de ITU.

Mas serve o aviso, deve ter um erro de projeto,subdimensionamento e todos repito todos os niveiros devem saber disso. Imagina uns 80 90 km/h com a família dentro. caixão

Eu já tinha postado isso aqui, mas não consigo achar!

Mauricio Rossetto
10/09/2009, 22:42
Giovani, não entendi a idéia, tubo quadrado soldado ? É mais ou menos o que fiz com tubo redondo ? (vide fotos que postei na primeira página). Pode explicar melhor?

Savius
10/09/2009, 22:45
Não Savius, está corretíssimo no bom senso, mas traduzindo a brincadeira do camarada Flugêncio, é mais convidativo morrer na Dutra a 100 por hora que se sujeitar a essa trabalheira toda heheheheh.

Agora eu intendi..........é que sou meio (muito) lerdo.....Hahaha !!!:putz:

Savius
10/09/2009, 22:48

Estava na Br, sorte que estava passando por um quebra mola devagar e o carro rompeu uma das barram compridas e virei passageiro.

Pra resolver por uns tempos adaptei um tubo quadrado de parede grossa e pedi pra um torneiro fazer o porta buchas (basta levar a bucha que eles fazem) soldei e coloquei a bucha prensada com óleo de cozinha na morsa, usei por uns dois anos show, depois coloquei uma suspensão de ômega e vendi o conjunto prum colega de ITU.

Mas serve o aviso, deve ter um erro de projeto,subdimensionamento e todos repito todos os niveiros devem saber disso. Imagina uns 80 90 km/h com a família dentro. caixão

Como assim.....(olha eu di novo)........existem muitos casos como este, de quebrar o tal eixo da suspensão ????

Comecei a ficar preocupado:pensativo::pensativo::pensativo:

Peter
10/09/2009, 23:17

Giovani acho que o post é o do link http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31080

Confere?

Giovani Avila
11/09/2009, 22:51
Na mosca, Peter o trecho que eu procurava é esse mesmo!!!
respondendo a pergunta do outro colega, o Mauricio eu achei um tubo quadrado com parede grossa e usei este mesmo, depois de não achar do redondo.
Mas é um investimento seguro, estas peças não estragam por acaso, a Lada deveria ter maior responsabilidade e oferecer novos tirantes, ou alertar para confecção de peças mais robustas, vidas estão em jogo, e o crítico vai aparecer numa freiada forte.

Savius
11/09/2009, 23:34
Na mosca, Peter o trecho que eu procurava é esse mesmo!!!
respondendo a pergunta do outro colega, o Mauricio eu achei um tubo quadrado com parede grossa e usei este mesmo, depois de não achar do redondo.
Mas é um investimento seguro, estas peças não estragam por acaso, a Lada deveria ter maior responsabilidade e oferecer novos tirantes, ou alertar para confecção de peças mais robustas, vidas estão em jogo, e o crítico vai aparecer numa freiada forte.

Agora eu entendi, você se refere aos tensores do diferencial tazeiro....

Realmente tem que ter muito cuidado com isso, tem até um caso de um camarada nosso que tombou a viatura por causa da quebra destes tensores !!!

Logo que peguei meu Niva, com 2 semanas rodando com a viatura um destes tensores quebrou, por sorte foi no mesmo sentido de deslocamento do veículo (ou seja, quebrou na parte que fica presa no diferêncial), se fose ao contrario a ponta iria formar uma alavanca no chão e o estrago seria bem maior.

Simplesmente troquei o tensor por outro e inspecionei (visualmente) os outros, mas sempre tive vontade de bolar algo parecido com o que você fez.

Abraços...

Mauricio Rossetto
11/09/2009, 23:52
É Sávio, se você começar a zoiar debaixo do carro com uma visão mais crítica, vai ver que a suspensão dianteira usa um eixo fino e longo apoiado só no meio e uns canos de pendurar cortina de banheiro segurando o diferencial traseiro...
Deixe ver comigo,......
Quebra do eixo da balança dianteira: duas vezes,
Quebra do tirante ou tensor (lado roda motorista) do diferencial traseiro: uma vez;
Quebra de parafuso ou do tirante interno diferencial traseiro: 4 ou 5 vezes nem lembro direito.
Agora como a geringonça tá parada e minha vida é uma trilha heheh não vou inventar mais moda, liguei pra Sarancar e pedi para enviarem por sedex o tal eixo de novo, só R$ 35,00 e pronto, mais simples até que usar o equipamento tabajarievisk do Flugêncio.
Vou deixar o projeto do eixo de 20mm pro Boris IV que deverá entrar no estaleiro em breve.
Agora a minha idéia pra suspensão traseira é de tirantes (ou chamam de tensor) tipo Troller, então desativaria os dois pequenos tensores centrais. Barras de 3/4 e buchas de balança da F1000 que girariam em seu eixo, sem torção na borracha, Deve ficar mais resistente e duradouro, e consequentemente mais seguro. Uma versão mais modesta da idéia abaixo.