x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 24
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
    Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Agradecimentos: 3

Sinais de fadiga no equipamento - cuidado

Camaradas, pela segunda vez, tenho a barra que segura a balança, partida. Graças ao papai do céu mais uma vez ela quebrou com o Niva quase parado.
    Alerto aos camaradas cuidado nessas peças que envolvam segurança. Substituição por tempo de uso, mesmo que não apresente sinais de desgaste. Abaixo fotos da situação. Gostaria de sugerir aos camaradas a postagem de situações como essa para ajudar-nos a ficar atentos....
    .
    Estou querendo substituir a barra por uma de 20mm, alguém sugere algum tipo de aço em específico? Devo usar uma barra de aço 1045 ou uma de 1020 por exemplo?
    Sinais de fadiga no equipamento - cuidado Arquivos Anexos
    4X4 Brasil

Maurício, para o Pangaré mandei fazer duas novas de aço 1045.
    No sábado mandei dar um passe no torno, pois ficaram cerca de 0,5 mm mais grossas e o torneiro penou.

Usuário Avatar de GENIVA
    Entrada
    18/05/2009
    Local
    Vera Cruz/RS
    Agradecimentos: 0
    valeu pela dica mauricio !
    mas diga uma coisa,foi o eixo do mesmo lado que quebrou as duas
    vezes?
    se sim, vc confeccionou um novo ou substituiu por outro usado na primeira quebra?
    vou aproveitar que estou refazendo as fixações do diferencial e troca das coifas das homocinéticas do bumerang,e revisar isso tb!
    o aço 1045, pode sim ser usado nas confecções dos novos mas sem nenhum tratamento térmico. ficaria muito seco e poderia
    partir ao sofrer forte impacto.

Usuário Avatar de Savius
    Entrada
    24/02/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Mauricio Rossetto Ver Post
    Camaradas, pela segunda vez, tenho a barra que segura a balança, partida. Graças ao papai do céu mais uma vez ela quebrou com o Niva quase parado.
    Alerto aos camaradas cuidado nessas peças que envolvam segurança. Substituição por tempo de uso, mesmo que não apresente sinais de desgaste. Abaixo fotos da situação. Gostaria de sugerir aos camaradas a postagem de situações como essa para ajudar-nos a ficar atentos....
    .
    Estou querendo substituir a barra por uma de 20mm, alguém sugere algum tipo de aço em específico? Devo usar uma barra de aço 1045 ou uma de 1020 por exemplo?
    Amigo Mauricio Rossetto, pelas fotos acredito que o problema da quebra não tenha sido por causa da fadiga do material e sim por ferrugen e consequente travamento do eixo.

Quando revisei o minha suspensão, adaptei quatro graxetas ( bicos para engraixadeira) e de vez em quando, dou uma lanbuzada no sistema.
    Isso faz com que a água não penetre e deixa o movimento do eixo muito mais suave.

Abraços...

Citação Postado originalmente por Savius Ver Post
    Amigo Mauricio Rossetto, pelas fotos acredito que o problema da quebra não tenha sido por causa da fadiga do material e sim por ferrugen e consequente travamento do eixo.

Quando revisei o minha suspensão, adaptei quatro graxetas ( bicos para engraixadeira) e de vez em quando, dou uma lanbuzada no sistema.
    Isso faz com que a água não penetre e deixa o movimento do eixo muito mais suave.

Abraços...
    Realmente, pelas fotos, dá a impressão de que a peça sofreu uma torção!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Também penso na possibilidade de torção, mas a bucha é o ponto mais fraco para torção como sempre ocorre.....sei lá. O engraçado é que foi do mesmo lado, depois de 3 anos, o lado que eu ainda não adaptei, tá originalzinho. Da primeira vez quebrou quando tinha acabado de chegar em São Paulo, parado no posto de gasolina a cem metros do hotel, foi chegar no hotel e no dia seguinte encostar no meca ao lado e pedir novo eixo pra Sarancar que enviou por motoboy rapidinho. Sampa é Sampa.
    O outro lado está com as buchas da F4000 e quero ver se coloco o eixo de 20 mm somente nas balanças inferiones. Algumas fotos no exemplo abaixo são da balança superior (A inferior não tirei fotos mas ficou igual. Minha solda não ficou bonita mas é de inox heheh)
    Agora devo usar aço 1020, 1030....?
    Sinais de fadiga no equipamento - cuidado Arquivos Anexos
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Agradecimento: 1
    Tudo Bom Maurício, coloquei meu Niva no cobre e estou agora com um CJ , começando tudo de novo ....

Sobre a questão do aço :

1020 é o mais comum que existe, não dá tempera nehuma, é um Ferro doce .
    1045 é mais duro, pois tem um pouco mais % carbono, na prática se vc não temperar fica 6 por meia duzia, ou seja, aquecer até uns 600ºC, a 700°C, tem que ficar azulado e depois mergulhar numa vasilha de óleo , vc obtem uma estrutura dura na superície e mais Tenaz internamente , bom para oque quer fazer .

Por outro lado, já que vai inovar, tenta procurar um AÇO FERRAMENTA, do tipo Cromo Molibdênio,´Aço Ligas com Níquel, é outro papo .

Vc talvez ache nesses desmanches de Industria, trata-se do mesmo aço da haste de amortecedor de caminhão.

Tenta procurar em lojas : aço 4620 por exemplo .

Citação Postado originalmente por Mauricio Rossetto Ver Post
    Também penso na possibilidade de torção, mas a bucha é o ponto mais fraco para torção como sempre ocorre.....sei lá. O engraçado é que foi do mesmo lado, depois de 3 anos, o lado que eu ainda não adaptei, tá originalzinho. Da primeira vez quebrou quando tinha acabado de chegar em São Paulo, parado no posto de gasolina a cem metros do hotel, foi chegar no hotel e no dia seguinte encostar no meca ao lado e pedir novo eixo pra Sarancar que enviou por motoboy rapidinho. Sampa é Sampa.
    O outro lado está com as buchas da F4000 e quero ver se coloco o eixo de 20 mm somente nas balanças inferiones. Algumas fotos no exemplo abaixo são da balança superior (A inferior não tirei fotos mas ficou igual. Minha solda não ficou bonita mas é de inox heheh)
    Agora devo usar aço 1020, 1030....?

Boa tarde galera!!
    Primeiro lugar...MARCIO e MAURÍCIO ROSSETO???
    São irmãos ou é dupla sertaneja???
    Em segundo lugar galera, concordo plenamente quando fazemos modificações em nossas viaturas para melhorar desempenho, durabilidade e outras cocitas mas...
    Porem, como o próprio Maurício falou, a barra original quebrou por desgaste, e a confeccionada artesanalmente tb quebrou. Por sorte a baixa velocidade quase parado.
    Será que não é hora de revermos nossos conceitos sobre o grau de intervenção que fazemos em nossos veículos...
    Acredito que itens como suspensão e freios só devem aceitar peças originais.
    Por vezes, vejo usuários de Niva aqui se acabarem (com muito gosto) pra fazer uma adaptação do cilindro atuador do freio. Aí quando vai ver o cara comprou a flange de gol, o atuador do maverick, o pedal da F75, a parafuseta do Landau, e no final das contas economizou 20 reais e a gambis durou 6 meses...e pra piorar colocou a vida dele e de outras pessoas em risco.
    Reitero aqui. Nada contra todo o esforço que fazemos aqui para melhorar o desempenho de nosssos veículos. Mas devemos reavaliar nossas intenções quando mexemos em ítens como freios e suspensão.
    Mauricião. Minha sugestão cara. Temos diversos importadores no Brasil que trazem pra voce esse eixo zero bala da França, da Rússia ou seja lá onde for...vai gastar mais? Com certeza, mas é pra sua segurança cara!!
    Vamos dar uma pensada sobre isso e grande abraço para todos!!!
    Gama
    Skawurska - Viemos para decepcionar!!

Usuário Avatar de Flugêncio
    Entrada
    13/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Maurício,

Penso eu: Se já quebrou duas vezes no mesmo lugar, será que sua suspensão não tem um vício, algo deslinhado nela?
    Outra coisa, me parece que quanto mais duro o aço, mais fácil de quebrar, será???
    No meu caso, prefiro que entorte primeiro antes da quebra.

Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Marcio, a minha preocupação é a mesma do Flugêncio, e como vou aumentar o diâmetro do eixo, estou tendendo para um aço mais doce, penso num meio termo como 1030 por exemplo, pelo menos não vai quebrar de repente. O Niva está (estava) alinhadíssimo, conferi alinhamento faz um mês.
    Tengama, têm razão, por isso as modificações que faço são muito pensadas, com muito cuidado visando o aumento de resistência, tempo de vida e conseqüentemente de segurança. Se não tiver garantias disso, fico com o sistema original. Admirei-me quando quebrou novamente, pois o eixo não mandei fazer, foi comprado em loja especializada e que vende esse eixo pro Brasil inteiro. Não tenho conhecimento desse problema com outros clientes do eixo, então creio ser um problema local, nos levando a pensar na possibilidade de torção. Ainda não tirei o eixo, mas para ser torção ele têm que estar engripado na travessa central (se tiver, vou me lascar pra tirar ).
    O lado que alterei as buchas das balanças creio que sofre menos, pois as buchas têm 5 mm de espessura, amortecendo bem as pancadas sobre o eixo. As buchas que uso são de borracha lonada ou poliuretano, consequentemente um pouco mais duras porém mais espessas.
    Temos que levar em consideração o uso que faço do tratorzinho, quero dizer, do Niva no sitio que moro e carro comum não chega hehehheh
    Ha! mais um detalhe, não quebrava nada a quase dois anos com uso diário.
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Flugêncio
    Entrada
    13/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Maurício,

Na verdade, quando falei desalinhamento, queria falar empenamento. Seja ele, no "U" da suspensão, ou na balança inferior.

Citação Postado originalmente por TENGAMA Ver Post
    Boa tarde galera!!
    Primeiro lugar...MARCIO e MAURÍCIO ROSSETO???
    São irmãos ou é dupla sertaneja???
    Em segundo lugar galera, concordo plenamente quando fazemos modificações em nossas viaturas para melhorar desempenho, durabilidade e outras cocitas mas...
    Porem, como o próprio Maurício falou, a barra original quebrou por desgaste, e a confeccionada artesanalmente tb quebrou. Por sorte a baixa velocidade quase parado.
    Será que não é hora de revermos nossos conceitos sobre o grau de intervenção que fazemos em nossos veículos...
    Acredito que itens como suspensão e freios só devem aceitar peças originais.
    Por vezes, vejo usuários de Niva aqui se acabarem (com muito gosto) pra fazer uma adaptação do cilindro atuador do freio. Aí quando vai ver o cara comprou a flange de gol, o atuador do maverick, o pedal da F75, a parafuseta do Landau, e no final das contas economizou 20 reais e a gambis durou 6 meses...e pra piorar colocou a vida dele e de outras pessoas em risco.
    Reitero aqui. Nada contra todo o esforço que fazemos aqui para melhorar o desempenho de nosssos veículos. Mas devemos reavaliar nossas intenções quando mexemos em ítens como freios e suspensão.
    Mauricião. Minha sugestão cara. Temos diversos importadores no Brasil que trazem pra voce esse eixo zero bala da França, da Rússia ou seja lá onde for...vai gastar mais? Com certeza, mas é pra sua segurança cara!!
    Vamos dar uma pensada sobre isso e grande abraço para todos!!!
    Gama
    Assino embaixo!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem