Ver Versão Completa : Carburador H40 DEIS Álcool
Estou há 40 dias com minha viatura azul calcinha 60, com motor OHC 2.3 a álcool. O carburador é um Solex H40 DEIS, que pretendo trocar futuramente. Como a verba está curta e existem outras prioridades na viatura, eu mesmo resolvi dar um "trato" no carburador. Só que tem uma entrada nele (foto), que não está conectada a nada. Alguém pode me dizer para que serve essa entrada?
rodrigo.hoffman
07/09/2009, 21:25
Estou há 40 dias com minha viatura azul calcinha 60, com motor OHC 2.3 a álcool. O carburador é um Solex H40 DEIS, que pretendo trocar futuramente. Como a verba está curta e existem outras prioridades na viatura, eu mesmo resolvi dar um "trato" no carburador. Só que tem uma entrada nele (foto), que não está conectada a nada. Alguém pode me dizer para que serve essa entrada?
Posso estar enganado, mas acredito que deve ser a mangueira do avanço que vai conectada ai.. se estava aberta podia estar dando entrada de ar
Abraços
Posso estar enganado, mas acredito que deve ser a mangueira do avanço que vai conectada ai.. se estava aberta podia estar dando entrada de ar
Abraços
Rodrigo, um dos melhores amigos meus aqui em Campinas leva o seu sobremone, o Paulo.
Quanto ao "avanço" - conecto uma mangueira ali e a outra ponta? Onde é a conexão dela?
Alguém pode ajudar o sujeito aqui que não entende nada de carburador?
Marcio Rossetto
08/09/2009, 15:10
Acredito que essa entrada é da Partida a frio ,ou seja, como o seu carburador é alcool, aí vc conecta uma mangueirinha que vem de um reservatório de gasolina no cofre, lógico , com uma bombinha.
Para injetar gasolina no frio ,antes da partida com o alcool .
A tomada do avanço geralmente, fica no pé do carburador e deve ser conectada do carburador ao distribuidor .
Falou, Camarada , fui niveiro por 5 anos, agora estou de CJ também .
Um abraço
Marcio
...Acredito que essa entrada é da Partida a frio ,ou seja, como o seu carburador é alcool, aí vc conecta uma mangueirinha que vem de um reservatório de gasolina no cofre, lógico , com uma bombinha...
Marcio, infelizmente não é.
Olhando para a foto, o álcool entra pelo lado esquerdo e a gasolina pelo lado direito (uma de frente com a outra). Estas ligações estão feitas e funcionando normalmente.
Não é nenhuma dúvida crucial que o mecânico não resolva para mim. Mas vesti a camisa do jipeiro e quero aprender "aprendendo", usando o mecânico como último recurso. Na trilha o mecânico não estará por perto (rs!)
Mas obrigado pela dica! Vamos continuar tentando!
Fabiano Willys CJ5 1959
08/09/2009, 19:31
Caro Flaibam, ainda não vi um carburador destes instalado no OHC. Se desconsiderar que não é entrada de gasolina para partida a frio e considerar que se trata do avanço, então vc conecta uma ponta da mangueira ali e a outra ponta numa saida que fica no seu distribuidor.
rodrigo.hoffman
08/09/2009, 20:31
Rodrigo, um dos melhores amigos meus aqui em Campinas leva o seu sobremone, o Paulo.
Quanto ao "avanço" - conecto uma mangueira ali e a outra ponta? Onde é a conexão dela?
Alguém pode ajudar o sujeito aqui que não entende nada de carburador?
Ah.. se é parente é gente boa.. Tenho um tio que chama Paulo, mas num deve ser ele não.. Então a mangueira do avanço normalmente vai ligado no distribuidor, mas como eu falei, só foi um "chute"
Abraço
Pedrão B.
08/09/2009, 21:28
Flaibam,
Dei(ui!) uma pesquisada sobre isto, e observei que todos que tem este tubo lateral igual ao seu são niquelados, ou seja para álcool, então podemos crer que seja entrada para a gasolina da partida à frio.
Tem outra foto dele?
[]'s
Flaibam,
Dei(ui!) uma pesquisada sobre isto, e observei que todos que tem este tubo lateral igual ao seu são niquelados, ou seja para álcool, então podemos crer que seja entrada para a gasolina da partida à frio.
Tem outra foto dele?
[]'s
Vejam na foto o injetor do lado esquerdo, e a entrada de álcool do lado direito.
Lucas Nassif
08/09/2009, 21:52
olhando para a foto, o álcool entra pelo lado esquerdo e a gasolina pelo lado direito (uma de frente com a outra). Estas ligações estão feitas e funcionando normalmente.
EDIT!
Tinha escrito umas coisas aqui, mas com a última foto postada pelo FLAIBAM vi que escrevi bobagem! :mrgreen:
Mas aqui, se o carburador já tem entrada pro injetor da gasolina e aquela entrada "atoa" não provoca entrada de ar falsa por estar acima da borboleta, não tem o que preocupar. Seria bom só vedar ela para evitar que ela puxe impurezas e até mesmo água para o motor.
Sds,
Pedrão B.
08/09/2009, 21:53
Flaibam,
No seu caso colocaram o injetor no orifício(ui!) do eixo da borboleta do afogador, por isso o outro tubo está "sobrando"!
[]'s
rodrigo.hoffman
08/09/2009, 21:57
Vejam na foto o injetor do lado esquerdo, e a entrada de álcool do lado direito.
O amigão...
Pra que lado do jeep ta virada essa entrada ai do alcool.. num ta virada pra tras do jeep nao, pro lado da parede corta-fogo neh???
Abraços
Flaibam,
No seu caso colocaram o injetor no orifício(ui!) do eixo da borboleta do afogador, por isso o outro tubo está "sobrando"!
[]'s
O que você quis dizer? Está invertido? É isso? Toda vez que injeto é um banho da gasolina no carburador.
O amigão...
Pra que lado do jeep ta virada essa entrada ai do alcool.. num ta virada pra tras do jeep nao, pro lado da parede corta-fogo neh???
Abraços
Rodrigo, o álcool vai do motorista pra frente do jeep. A gasolina é injetada da frente do carro para o motorista. Está errado?
Lucas Nassif
08/09/2009, 22:20
O que você quis dizer? Está invertido? É isso? Toda vez que injeto é um banho da gasolina no carburador.
Flaibam, não tem problema o injetor ficar onde ele está. O Pedro só quis dizer que ele não está no lugar original (já que o lugar original é justamente onde está sobrando).
No seu caso, eles colocaram o injetor aproveitando o furo existente na tampa por onde passava o eixo da borboleta do afogador (que não existe mais).
Não importa em qual dos dois lugares o injetor está. Tanto em um quanto no outro, vai injetar da mesma forma.
Sds,
Pedrão B.
08/09/2009, 22:27
Flaibam,
Está errado, o correto é a gasolina ser injetada pelo tubo mais fino que está na perpendicular do que está hoje.
Ocorre que tiraram o eixo da borboleta do afogador e ficou o orifício, que foi preenchido com um "novo" injetor.
Pelo diâmetro do tubo deve dar uma boa jorrada a cada injetada.
Acredito que o correto seria mudar!
Aproveitando a observação do rodrigo, seu carburador parece estar montado ao contrário no coletor.
O correto é a cuba estar virada para a frente, o que parece não ser o seu caso.
[]'s
rodrigo.hoffman
08/09/2009, 22:29
Rodrigo, o álcool vai do motorista pra frente do jeep. A gasolina é injetada da frente do carro para o motorista. Está errado?
Primeiro quero retirar oque disse sobre o avanço.. inexperiencia de junior.. :mrgreen:
Veja bem.. se vc reparar a maioria dos carros carburados, a cuba do carburador fica pra frente do carro... na f75 do meu pai ele colocu invertido e qd ele freiava ou descio um morro meu acentuado, o carro apagava, pq a gasolina da cuba passava por cima e caia na borboleta.. num sei se eu me expliquei direito..:pipoca:
Abraços
Bom, pelo que me disseram o Rodrigo, Pedrão e Lucas - obrigado a todos - meu carburador está montado errado mesmo. O pior é que se eu fizer a inversão, não terei onde apoiar o cabo do acelerador. Mais um projetinho urgente a ser estudado e executado. E o jipão está morrendo exatamente nas freadas. O carburador fica encharcado e demora pra pegar novamente. Eu estava quase desistindo do carburador.... amanhã mesmo vou mandar inverter tudo e ver no que vai dar. Depois eu conto aqui. Obrigado a todos, por enquanto!
Eduardojeep
09/09/2009, 11:44
Essa é a tubulação para a injeção de gasolina.
realmente fizeram uma gambiarra.
Onde está ligada a gasolina é a borboleta e onde é para ligar a injeção de gasolina não ligaram nada.
Eu tenho um carburador deste sobrando, não está lindo, mas está em boas condiçoes de uso.
.....Eu tenho um carburador deste sobrando, não está lindo, mas está em boas condiçoes de uso.
Eduardo, obrigado pela dica. Esse meu carburador parece razoável. Preciso acertar a posição dele e as ligações corretas antes de condená-lo. Abs.
Buenas Flaibam.
Eu tenho exatamente esse bura no meu motor de opala, porem o meu é a gasolina.
Precisei fazer uma regulagem nele logo que troquei o motor mas foi coisa barata e ate agora so tenho elogios pro bicho.
Acredito que voce nao precise condenar ele nao, se voce nao esta tendo problemas com a ausencia do afogador (eu nao tenho pois o meu roda na gasolina) entao basta fechar os furos da passagem do eixo ( com durepox mesmo, afinal nao vejo outra forma de fechar os furos)e colocar o cano do injetor no lugar certo (o local onde voce tem duvidas) e mandar bala! Ou entao colocar o afogador o que seria o mais correto!
Depois de colocado o filtro de ar voce vai precisar dar uma regulada no carburador (afinal ele tinha entrada de ar falsa e voce precisa compensar isso agora) e com certeza vai funcionar legal.
Carburador só se condena quando ja esta demolido, o que nao parece ser o caso do seu.
Achei estranha a colocacao sobre a posicao do carburador, pois uso o meu com a cuba virada para tras e nada de errado acontece, sobe desce cada pirambeira e nunca da falta. Acredito que esse problema fosse a boia estar muito baixa o que deixa pouco combustivel na cuba.
Pedrão B.
09/09/2009, 15:25
Acho que o mais correto é colocar o afogador de volta, já que o motor é a álcool.
Mas se não for fazer isso já, tampe o furo com chumbo, pois fica mais fácil de tirar que o Durepox no futuro.
Com relação a regulagem de M.L. o tubo que está sobrando, não influencia, pois o "ar falso" só existe em entradas após a borboleta de aceleração.
[]'s
Só uma dúvida: o DEIS e o EIS são os mesmos, iguais entre si? A diferença é o combustível? É que no manual oficial do Jeep, o carburador é o H40 EIS, mas à gasolina. Como não existia Jeep à álcool, não tem referência do carbura!!!
Nao cara, DEIS e EIS sao diferentes e nao so no combustivel.