Conectar

Ver Versão Completa : Carburador H40 DEIS Álcool

Flaibam
07/09/2009, 20:36
Estou há 40 dias com minha viatura azul calcinha 60, com motor OHC 2.3 a álcool. O carburador é um Solex H40 DEIS, que pretendo trocar futuramente. Como a verba está curta e existem outras prioridades na viatura, eu mesmo resolvi dar um "trato" no carburador. Só que tem uma entrada nele (foto), que não está conectada a nada. Alguém pode me dizer para que serve essa entrada?

rodrigo.hoffman
07/09/2009, 21:25
Estou há 40 dias com minha viatura azul calcinha 60, com motor OHC 2.3 a álcool. O carburador é um Solex H40 DEIS, que pretendo trocar futuramente. Como a verba está curta e existem outras prioridades na viatura, eu mesmo resolvi dar um "trato" no carburador. Só que tem uma entrada nele (foto), que não está conectada a nada. Alguém pode me dizer para que serve essa entrada?

Posso estar enganado, mas acredito que deve ser a mangueira do avanço que vai conectada ai.. se estava aberta podia estar dando entrada de ar

Abraços

Flaibam
08/09/2009, 08:19
Posso estar enganado, mas acredito que deve ser a mangueira do avanço que vai conectada ai.. se estava aberta podia estar dando entrada de ar
Abraços
Rodrigo, um dos melhores amigos meus aqui em Campinas leva o seu sobremone, o Paulo.
Quanto ao "avanço" - conecto uma mangueira ali e a outra ponta? Onde é a conexão dela?
Alguém pode ajudar o sujeito aqui que não entende nada de carburador?

Marcio Rossetto
08/09/2009, 15:10
Acredito que essa entrada é da Partida a frio ,ou seja, como o seu carburador é alcool, aí vc conecta uma mangueirinha que vem de um reservatório de gasolina no cofre, lógico , com uma bombinha.

Para injetar gasolina no frio ,antes da partida com o alcool .

A tomada do avanço geralmente, fica no pé do carburador e deve ser conectada do carburador ao distribuidor .

Falou, Camarada , fui niveiro por 5 anos, agora estou de CJ também .

Um abraço

Marcio

Flaibam
08/09/2009, 15:39
...Acredito que essa entrada é da Partida a frio ,ou seja, como o seu carburador é alcool, aí vc conecta uma mangueirinha que vem de um reservatório de gasolina no cofre, lógico , com uma bombinha...

Marcio, infelizmente não é.
Olhando para a foto, o álcool entra pelo lado esquerdo e a gasolina pelo lado direito (uma de frente com a outra). Estas ligações estão feitas e funcionando normalmente.
Não é nenhuma dúvida crucial que o mecânico não resolva para mim. Mas vesti a camisa do jipeiro e quero aprender "aprendendo", usando o mecânico como último recurso. Na trilha o mecânico não estará por perto (rs!)
Mas obrigado pela dica! Vamos continuar tentando!

Fabiano Willys CJ5 1959
08/09/2009, 19:31
Caro Flaibam, ainda não vi um carburador destes instalado no OHC. Se desconsiderar que não é entrada de gasolina para partida a frio e considerar que se trata do avanço, então vc conecta uma ponta da mangueira ali e a outra ponta numa saida que fica no seu distribuidor.

rodrigo.hoffman
08/09/2009, 20:31
Rodrigo, um dos melhores amigos meus aqui em Campinas leva o seu sobremone, o Paulo.
Quanto ao "avanço" - conecto uma mangueira ali e a outra ponta? Onde é a conexão dela?
Alguém pode ajudar o sujeito aqui que não entende nada de carburador?

Ah.. se é parente é gente boa.. Tenho um tio que chama Paulo, mas num deve ser ele não.. Então a mangueira do avanço normalmente vai ligado no distribuidor, mas como eu falei, só foi um "chute"

Abraço

Pedrão B.
08/09/2009, 21:28
Flaibam,
Dei(ui!) uma pesquisada sobre isto, e observei que todos que tem este tubo lateral igual ao seu são niquelados, ou seja para álcool, então podemos crer que seja entrada para a gasolina da partida à frio.
Tem outra foto dele?
[]'s

Flaibam
08/09/2009, 21:47
Flaibam,
Dei(ui!) uma pesquisada sobre isto, e observei que todos que tem este tubo lateral igual ao seu são niquelados, ou seja para álcool, então podemos crer que seja entrada para a gasolina da partida à frio.
Tem outra foto dele?
[]'s
Vejam na foto o injetor do lado esquerdo, e a entrada de álcool do lado direito.

Lucas Nassif
08/09/2009, 21:52
olhando para a foto, o álcool entra pelo lado esquerdo e a gasolina pelo lado direito (uma de frente com a outra). Estas ligações estão feitas e funcionando normalmente.

EDIT!
Tinha escrito umas coisas aqui, mas com a última foto postada pelo FLAIBAM vi que escrevi bobagem! :mrgreen:

Mas aqui, se o carburador já tem entrada pro injetor da gasolina e aquela entrada "atoa" não provoca entrada de ar falsa por estar acima da borboleta, não tem o que preocupar. Seria bom só vedar ela para evitar que ela puxe impurezas e até mesmo água para o motor.

Sds,

Pedrão B.
08/09/2009, 21:53
Flaibam,
No seu caso colocaram o injetor no orifício(ui!) do eixo da borboleta do afogador, por isso o outro tubo está "sobrando"!
[]'s

rodrigo.hoffman
08/09/2009, 21:57
Vejam na foto o injetor do lado esquerdo, e a entrada de álcool do lado direito.

O amigão...

Pra que lado do jeep ta virada essa entrada ai do alcool.. num ta virada pra tras do jeep nao, pro lado da parede corta-fogo neh???

Abraços

Flaibam
08/09/2009, 22:16
Flaibam,
No seu caso colocaram o injetor no orifício(ui!) do eixo da borboleta do afogador, por isso o outro tubo está "sobrando"!
[]'s
O que você quis dizer? Está invertido? É isso? Toda vez que injeto é um banho da gasolina no carburador.

Flaibam
08/09/2009, 22:17
O amigão...

Pra que lado do jeep ta virada essa entrada ai do alcool.. num ta virada pra tras do jeep nao, pro lado da parede corta-fogo neh???

Abraços
Rodrigo, o álcool vai do motorista pra frente do jeep. A gasolina é injetada da frente do carro para o motorista. Está errado?

Lucas Nassif
08/09/2009, 22:20
O que você quis dizer? Está invertido? É isso? Toda vez que injeto é um banho da gasolina no carburador.

Flaibam, não tem problema o injetor ficar onde ele está. O Pedro só quis dizer que ele não está no lugar original (já que o lugar original é justamente onde está sobrando).

No seu caso, eles colocaram o injetor aproveitando o furo existente na tampa por onde passava o eixo da borboleta do afogador (que não existe mais).

Não importa em qual dos dois lugares o injetor está. Tanto em um quanto no outro, vai injetar da mesma forma.

Sds,

Pedrão B.
08/09/2009, 22:27

Flaibam,
Está errado, o correto é a gasolina ser injetada pelo tubo mais fino que está na perpendicular do que está hoje.
Ocorre que tiraram o eixo da borboleta do afogador e ficou o orifício, que foi preenchido com um "novo" injetor.
Pelo diâmetro do tubo deve dar uma boa jorrada a cada injetada.
Acredito que o correto seria mudar!
Aproveitando a observação do rodrigo, seu carburador parece estar montado ao contrário no coletor.
O correto é a cuba estar virada para a frente, o que parece não ser o seu caso.
[]'s

rodrigo.hoffman
08/09/2009, 22:29
Rodrigo, o álcool vai do motorista pra frente do jeep. A gasolina é injetada da frente do carro para o motorista. Está errado?

Primeiro quero retirar oque disse sobre o avanço.. inexperiencia de junior.. :mrgreen:

Veja bem.. se vc reparar a maioria dos carros carburados, a cuba do carburador fica pra frente do carro... na f75 do meu pai ele colocu invertido e qd ele freiava ou descio um morro meu acentuado, o carro apagava, pq a gasolina da cuba passava por cima e caia na borboleta.. num sei se eu me expliquei direito..:pipoca:

Abraços

Flaibam
08/09/2009, 22:42
Bom, pelo que me disseram o Rodrigo, Pedrão e Lucas - obrigado a todos - meu carburador está montado errado mesmo. O pior é que se eu fizer a inversão, não terei onde apoiar o cabo do acelerador. Mais um projetinho urgente a ser estudado e executado. E o jipão está morrendo exatamente nas freadas. O carburador fica encharcado e demora pra pegar novamente. Eu estava quase desistindo do carburador.... amanhã mesmo vou mandar inverter tudo e ver no que vai dar. Depois eu conto aqui. Obrigado a todos, por enquanto!

Eduardojeep
09/09/2009, 11:44
Essa é a tubulação para a injeção de gasolina.
realmente fizeram uma gambiarra.
Onde está ligada a gasolina é a borboleta e onde é para ligar a injeção de gasolina não ligaram nada.
Eu tenho um carburador deste sobrando, não está lindo, mas está em boas condiçoes de uso.

Flaibam
09/09/2009, 12:19
.....Eu tenho um carburador deste sobrando, não está lindo, mas está em boas condiçoes de uso.
Eduardo, obrigado pela dica. Esse meu carburador parece razoável. Preciso acertar a posição dele e as ligações corretas antes de condená-lo. Abs.

Dic3
09/09/2009, 13:42
Buenas Flaibam.

Eu tenho exatamente esse bura no meu motor de opala, porem o meu é a gasolina.
Precisei fazer uma regulagem nele logo que troquei o motor mas foi coisa barata e ate agora so tenho elogios pro bicho.

Acredito que voce nao precise condenar ele nao, se voce nao esta tendo problemas com a ausencia do afogador (eu nao tenho pois o meu roda na gasolina) entao basta fechar os furos da passagem do eixo ( com durepox mesmo, afinal nao vejo outra forma de fechar os furos)e colocar o cano do injetor no lugar certo (o local onde voce tem duvidas) e mandar bala! Ou entao colocar o afogador o que seria o mais correto!
Depois de colocado o filtro de ar voce vai precisar dar uma regulada no carburador (afinal ele tinha entrada de ar falsa e voce precisa compensar isso agora) e com certeza vai funcionar legal.
Carburador só se condena quando ja esta demolido, o que nao parece ser o caso do seu.

Achei estranha a colocacao sobre a posicao do carburador, pois uso o meu com a cuba virada para tras e nada de errado acontece, sobe desce cada pirambeira e nunca da falta. Acredito que esse problema fosse a boia estar muito baixa o que deixa pouco combustivel na cuba.

Pedrão B.
09/09/2009, 15:25
Acho que o mais correto é colocar o afogador de volta, já que o motor é a álcool.
Mas se não for fazer isso já, tampe o furo com chumbo, pois fica mais fácil de tirar que o Durepox no futuro.
Com relação a regulagem de M.L. o tubo que está sobrando, não influencia, pois o "ar falso" só existe em entradas após a borboleta de aceleração.
[]'s

Flaibam
10/09/2009, 22:07
Só uma dúvida: o DEIS e o EIS são os mesmos, iguais entre si? A diferença é o combustível? É que no manual oficial do Jeep, o carburador é o H40 EIS, mas à gasolina. Como não existia Jeep à álcool, não tem referência do carbura!!!

Dic3
11/09/2009, 09:24
Nao cara, DEIS e EIS sao diferentes e nao so no combustivel.