PDA

Ver Versão Completa : Primeira Gaiola duvidas!!!

caius J. A. D'Avila
05/09/2009, 17:26
Ola pessoal do forum tenho andado sumido mas estou de volta com uma maquina de solda e muita vontade de construir uma gaiola.

Já tive uma gaiola semi pronta mas por motivos maiores não deu para terminar (apesar de ter comprado so a estrutura de um camarada aqui que não era la essas coisas) mas estou de volta com muita vontade.

Tenho em vista uma traseira de kombi,mas já soube que é muito dura.

Estou a procura de um chassi de variant II,mas já soube que não aguenta muito pau.

Em fim me ajudem a decidir com que montar vou precisar de muita ajuda,tenho alguma esperiencia em mecanica e estou aprendendo a soldar e tenho muita gente envolvida ,soldador ,enguenheiro,amigos que estão me ajudando para concluir esta empreitada.

Junqueira73
06/09/2009, 07:09
Sou novo aqui tbm, e estou com este tipo de problema como o seu, digo construir a primeira gaiola, rsr, e depois de muita pesquisas principalmente aqui no forum ( diga-se de passagem que a turma aqui tem muita experiencia e sabedoria, estão todos de parabens ) cheguei a conclusão que somente quem quer construir pode saber como. Acho que primeiro devemos saber que segurança é sempre prioritario, segundo devemos resolver qual tipo de aplicação terá a nossa gaiola, e qual o investimento destinado ao projeto, no meu caso resolvi que vou usar para trilhas leves e passeios ecologicos e investimento pequeno, então resolvi fazer apartir de um chassis de fusca.

caius J. A. D'Avila
07/09/2009, 20:42
Que bom que você já se decidiu, mas sera que não é melhor um pouco mais de investimento no inicio do que ter que mudar tudo depois,digo isto pq vejo aqui no forum muitos casos de pessoas que depois de um tempo resolvem mudar algo(ou tudo como o Romer que por sinal esta otima) por não estar dando conta do recado,porque no inicio vamos devagar mas depos é so pau e ai vem as quebras e tudo mais.

Não que eu va(tentar)fazer uma Gaiola de primeiro mundo pq sempre tentamos fazer o melhor,mas sim uma Gaiola que atenda tanto para um passeio como para uma trilha pesada.

Vamos em frente...

Franco Fileppo
08/09/2009, 21:47
vou te ajudar na solda:

é o seguinte,depois de definir qual sera o diametro dos tubos,ache meia barra de outro tubo de diametro menor e que encaixe por dentro do outro com perfeiçao,corte varios pedaçinhos e nas emendas coloque poe dentro deixando um vao de 1,5mm assim quando for soldar podera usar uma amperagem um pouco maios e a solda nao vai furar porque como tem outro tubo por dentro,nao tem por onde o fogo escapar.
a solda ficara melhor e mais resistente,quanto as curvas,compre as curvas prontas e corte-as se for nescessario,colocando tambem um pedacinho de cano por dentro da emenda.
monte toda gaiola apenas ponteada,em tres pontos por emenda,coloque tudo que presisa ser medido,se nao presisar mexer em nada,experimente sentar nela pra ver como fica e com o banco que vai usar,feito isto desmonte tudo novamente e entao comece a soldagem definitiva.
depois de soldada,de acabamento onde presisar com o auxilio de uma esmirilhadeira munida de disco de desbaste,lixe e pinte,pronto a estrutura espera pela montagem!

espero ter ajudado!

caius J. A. D'Avila
09/09/2009, 09:31
Obrigado pelas dicas de solda Franco,e aquelas bocas de lobo eu e meu pai estamos querendo fazer para ficar um trabalho bem acabado ,ele tem uma esperiencia maior com tudo isso e eu com mecanica.

A proposito quem puder ajudar,qual a vantagem e desvantagem em fazer a gaiola usando o chassi do fusca,variant II,ou usar so as suspenções e fazer tudo tubular,e se é possivel usar a suspenção traseira da kombi com o chassi do fusca.

Veja foto.

caius J. A. D'Avila
11/09/2009, 19:02
Bom vou ver amanha um chassi de fusca o cara ta pedindo so no chassi com toda a suspa traseira e dianteira R$250,00,com documento não sei se tem caixa de marcha.
Sera que vale?

leobnaval
12/09/2009, 11:58
com doc. vale sim...

caius J. A. D'Avila
12/09/2009, 15:44
Valeu Leo eu ainda não pude ir la mas vou tentar ir hoje ou amanha e posto fotos aqui.

leobnaval
13/09/2009, 11:55
caius, só, uma coisa as vezes compensa você comprar uma brasilia, variant ou fusca inteiro e picar do que ir comprando as peças separadas (fica bem mais caro)...

Eu particularmente prefiro a brasilia e é assim que estou fazendo com chassi de brasilia pois a susp são mais reforçadas, tem freio a disco na diant., motor 1600 e vários outros detalinhos.

O bom mesmo é poder utilizar o câmbio e homocinéticas da kombi IRS mas isso fica pra minha próxima gaiola já que é mais caro e da uma trabalho a mais...

Abraços, Leo

caius J. A. D'Avila
13/09/2009, 12:24
Tem razão Léo vou ver aqui se arrumo uma completa,pq já vindo com motor caixa e tudo fica muito mais facil.

caius J. A. D'Avila
15/09/2009, 10:37
Ai galera fiz ontem junto com meu irmão o projeto da gaiola como uma que vi no site www.no12.com.br (http://www.no12.com.br) tudo em arame de solda com medidas da foto a baixo.

marcelo_inmetro
15/09/2009, 10:54
e ai galera, tudo certo ? pelo q vi no forum não é só q tem muitas duvidas, se alguem puder me ajudar fico grato desde já.....

tenho duvidas quanto ao procedimento para encurtar o chassi, como cortar, alinhar e soldar ??? estou usando um chassi de brasilia.

leobnaval
15/09/2009, 13:36
caius muito bom a replica em escala que você fez parabéns...

marcelo bem vindo ao forum
Este tema ja foi bem discutido no forum, só uma dica antes de perguntar ou abrir um tópico pesquise ou no campo de pesquisas do forum ou no google (geralmente tem pag. do forum como resultado das buscas).
segue alguns links sobre como encurtar o chassi:

http://planetabuggy.com.br/carroceria/shorten.htm
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36827
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55479

Espero ter ajudado.

Abraços, Leo

amaury85
16/09/2009, 19:57
e ahe galera, to querendo sabe quantos metros de cano vão ser usados em media pra faze uma gaiola?

leobnaval
17/09/2009, 00:36
Depende muito do desenho, espessura, diâmetro a ser utilizado, etc.

Em média o pessoal usa 6 barras de 6 metros.

caius J. A. D'Avila
17/09/2009, 08:45
So isso achava que era mais tubo.Esta quantidade é para chassi tubular tb ou chassi de brasilia ou fusca e so o resto tubular?

A proposito fui num ferro velho ontem e o cara me pediu R$350,00 numa traseira de kombi (so a suspenção traseira,braços,cubo de roda e tudo mais,sem caixa,nem omocineticas),tem um chassi de variant II la tambem,mas ta um lixo nem vi o preço.

Vi uma brasilia completa em outro lugar com docs e tudo motor o cara disse que estava bom lataria toda podre(o de menos) o cara pediu R$1500,00 mas ainda cai o preço pq nem chorei.

E ai oque fazer vale comprar os braços da variant e adaptar na brasilia,oque do conjunto seria usado de uma e outra,para eu ver os preços.
Da uma força ai.

leobnaval
17/09/2009, 12:38
Como disse varia muito do projeto, de planejar os cortes e dobras para se aproveitar mais os tubos, mas essa quantidade é para chassi de brasilia ou fusca que no caso usa-se só o garfo tras.(suporte motor e câmbio), o tunel central encurtado e a cabeça do chassi onde fixa a susp. diant.

Não é possivel colocar a parte tras. da kombi usando o câmbio da brasilia, além do que o pessoal evita de todo modo usa a susp. tras. da kombi por ser muito rigida, o bom da kombi é o câmbio (relação dif. mais curta) e homocinéticas que deixam as rodas sempre perpendiculares ao solo. evitando que as rodas tras. fiquem assim: \ / ou assim / \.

compre uma brasilia e seja feliz é bem mais facil comprar um veiculo inteiro e fazer uma gaiola do que garimpar as peças em ferro velho (fica mais caro).
Depois aos poucos você vai adaptando outras peças...

Abraços, Leo

caius J. A. D'Avila
17/09/2009, 14:42
Eu estava pensando em fazer assim mesmo,precisava mesmo de um empurrão pq fica sempre a vontade de fazer melhor com todas as peças top mas é melhor ficar pronto e depois ir melhorando(ao contrario do que disse antes erroneamente).

Agora é possivel colocar as barras de torção da brasilia na kombi ou amaciar a suspenção da kombi ou ainda so colocar (adaptar)os braços da suspenção da kombi no chassi da brasilia,ou so os da variant II?

E a questão da solda do chassi da brasilia,corta,encurta 30cm +- e solda,o ideal e fazer um gabarito em X para não perder o esquadro do chassi certo,mas não se trata de uma solda simples,não é?
Como é feita esta solda ,leva algum reforço,dentro ou fora do tunel?

Ajuda ai!!!

Fotos do forum.

leobnaval
17/09/2009, 15:23
Agora é possivel colocar as barras de torção da brasilia na kombi ou amaciar a suspenção da kombi ou ainda so colocar (adaptar)os braços da suspenção da kombi no chassi da brasilia,ou so os da variant II?

E a questão da solda do chassi da brasilia,corta,encurta 30cm +- e solda,o ideal e fazer um gabarito em X para não perder o esquadro do chassi certo,mas não se trata de uma solda simples,não é?
Como é feita esta solda ,leva algum reforço,dentro ou fora do tunel?

Po faz pergunta mais fácil:putz::putz::putz:...

Quanto a susp. tras. da pra usar até molas helicoidais ao invés da barra de torção, tem inumeras soluções só depende do gosto e do bolso.
A variant 2 é a que tem melhor solução: IRS com uma calibragem da susp. tras. coerente com o peso.
mas dizem que o câmbio (mais reduzido :dance:) e homocinéticas da kombi são masi resistentes.
e tem o pessoal que adapta IRS na susp. tras. do fusca ou da brasilia com câmbio e homocinética da kombi.

quanto a solda você encurta como você disse cerca de 30 cm (eu encurtei 36cm) e gabarita tomando como referência os suportes superiores dos amortecedores procure no site planetabuggy tem uma pag. sobre como encurtar chassi e gabaritar...
A solda você pode usar mig a mais recomendada (eu soldei com elétrica) não fiz reforço algum mas depois de colocar o assoalho em chapa de aço de 2 mm terá reforço para suporte dos bancos então o reforço será o assoalho peça única sem emendas mais a barra externa feita com tubo e os travamentos.

caius J. A. D'Avila
17/09/2009, 15:55
Certo mais ou menos como eu pensava tem uma gaiola no site NO12 a gaiola overkill que usa balanças de kombi e mola e amortecedor de gol,agora não sei se ele usou a traseira da kombi ou não vou ver se eu posto as fotos.
E a solda eu tinha duvida se dava para ser com solda eletrica,o reforço parace que fica melhor que o original.

leobnaval
17/09/2009, 16:33
Esta gaiola overkill é show de bola...

Neste caso não importa se é fusca, brasilia, kombi, variant 1 ou 2, gurgel, etc...
Pois substitui toda susp. tras. inclusive a balança só usa o facão da susp. tras. e nesse caso qualquer um destes daria certo, o restante é todo feito para a gaiola tudo sob medida...

Abraços, Leo

marcelo_inmetro
17/09/2009, 17:13
Caro léo, vc citou nesse topico q usou solda eletrica na sua gaiola, tenho uma duvida a respeito disso. Qual a medida de tubo q vc usou? quantos amperes ?
Estou com a ideia de criar a gaiola com base nas gaiolas do " NO12 " ( não a overkill ) q é sem dobras, q ferramentas devo usar ( corte e solda ) ?
Abradeço desde já....

leobnaval
18/09/2009, 00:40
Caro léo, vc citou nesse topico q usou solda eletrica na sua gaiola, tenho uma duvida a respeito disso. Qual a medida de tubo q vc usou? quantos amperes ?
Estou com a ideia de criar a gaiola com base nas gaiolas do " NO12 " ( não a overkill ) q é sem dobras, q ferramentas devo usar ( corte e solda ) ?
Abradeço desde já....

Marcelo a minha ainda não esta pronta vou usar tubo de aço 2" parede de 2,25 mm para a parte principal da gaiola (santoantonio e quadro do parabrisa) e o restante vou usar 1 1/2" parede de 1,5 mm

O mais usado em 90% das gaiolas é o de 1 1/2" parede de 2,25 mm em toda a gaiola.

Para soldar o chassi usei eletrodo 6013 de 3,25 mm cerca de 130A e no eletrodo de 2,5 mm 100A.

Para corte até arco de serra manual funciona mas eu uso esmerilhadeira angular e solda o melhor é a mig, mas se o soldador tiver experiência pode arriscar de elétrica mesmo.

Como disse a gaiola da minha não esta pronta só a mecânica com o chassi encurtado (ta de pé mas não anda) to esperando pra fazer uma vez só e direito com dobras e mig.

Pode fazer sem dobras mas eu não recomendo pelo menos 4 dobras tem que ter os dois arcos do sanatoantio.

anexo uma tabela com amperagens corretas para soldar (eletrodos)

Abraços, Leo

marcelo_inmetro
18/09/2009, 12:40
valeu léo, suas dicas vão ser de grande serventia, fico grato...

leobnaval
19/09/2009, 08:27
Falou marcelo qualquer coisa pergunta aí...no que eu puder ajudar pode contar comigo.

Abraços, Leo

Gaioleiro Rodan
19/09/2009, 09:04
Tambem prefiro o chassi da brasilia , a minha usei uma brasa 81 e coloquei freio a disco na traseira , na frente ficou sem , fica melhor para dar uns cavalos de pau rsrrsrs

daniel matte
19/09/2009, 14:03
Obrigado pelas dicas de solda Franco,e aquelas bocas de lobo eu e meu pai estamos querendo fazer para ficar um trabalho bem acabado ,ele tem uma esperiencia maior com tudo isso e eu com mecanica.

A proposito quem puder ajudar,qual a vantagem e desvantagem em fazer a gaiola usando o chassi do fusca,variant II,ou usar so as suspenções e fazer tudo tubular,e se é possivel usar a suspenção traseira da kombi com o chassi do fusca.

Veja foto.
e ai blz!!!
o tipo de suspenção depende do motor que vai colocar:
se vai usar um ap? use suspenção da combi, lembrando que e mais larga e os rolamentos internos bem mais caros!!!
se usar um motor vw?? use suspenção de variant que e bem mais em conta e e otima para este fim.
Eu estou projetando minha gaiola e estou usando outras como base, tirando oq mais quebra e tentando substituir por outras;
ex: vou usar suspenção do fusca com cubos de roda trazeiro da variant, solda o suporte do braço oscilante e pronto, uma adaptadinha pro cubo e ta feito...
estou adquirindo todas as peças e depois o principal um fusca ou uma braza!!!!!!
valeu!!

caius J. A. D'Avila
22/09/2009, 08:57
Valeu pelas dicas Daniel eu estou a procura de uma Brasilia mesmo,mas tem que ser uma com motor,caixa e chassi bons.
Ai vai umas fotos que estou tirando ideias(e modificar para nossa realidade de trilhas etc).

caius J. A. D'Avila
26/09/2009, 11:27
Ai galera achei uma brasilia por R$800,00 vou ver amanha, o cara disse que funciona e o motor esta bom(cerá) posto fotos dela para uma avaliação de vcs,mas uma foto não adianta muito né.

JEFETE MENDONÇA
23/08/2013, 10:24
Bom dia galera, sou novo aqui, não sou Expert e experiente como vocês, mas tenho muita vontade de fazer minha própria gaiola, se alguém tiver um esquema me manda por favor, grato.