PDA

Ver Versão Completa : Macaco mecânico da Ranger

F. Andrade
04/09/2009, 20:07
Adquiri minha ranger 99 em 2.003 e alguns meses depois tive a necessidade de trocar um pneu traseiro furado. À noite, achei um monte de seções de cabo, uma chave de roda, a chave de abrir o acesso ao estepe e fiquei pasmado quando me deparei com um macaco mecânico de rosca sem-fim numa camionete que quando zero vale algo perto de cem mil reais. Realmente é algo inconcebível. Mas como bom brasileiro, dei um jeito, comprei um macaco hidráulico daqueles que vem na F 1.000 ( saudade da minha ), de tres seções quando erguido ao máximo e como a minha é uma CD, coube exatamente embaixo do porta treco, atrás, entre os dois bancos dianteiros, ficando de pé, quase preso e sem atrapalhar quem senta atrás, enrolei em um pedaço de camara de ar de caminhão e fica escondido lá. Outra dica, se a tampa de colocação de óleo no motor da sua ranger tiver lambuzando a tampa de válvula, troque pela tampa do GOL, custa R$ 8,00 e veda tudo.

dudu83
04/09/2009, 20:34
o macaco mecanico pode ser uma merda pra rosquear porem nunca vai vazar o oleo, como e usado pouquisimas vezes durante a vida util do veiculo um mecanico e mais confiavel.. no meu caso eu tbm optei por um hidraulico pelo fato de eu sempre precisar usar em outros veiculos e pq eu to sempre trafegando por uns fins de mundo na duvida eu ando com os dois...:dance::dance:

Anthoniusnikos
05/09/2009, 01:47
F. Andrade. Também tenho, e prefiro os hidráulicos. Pelo peso da caminhonete não confio nesses macacos de rosca e manivela. Pelo menos o que veio na minha é muito precário. Além do macaco hidráulico, carrego sempre dois suportes(cavaletes), para alguma eventualidade de ter que ficar embaixo da Ranger para fazer algum conserto.
Abs
Anthon

MarBO
06/09/2009, 09:58
Pessoal

Voces ja pararam para pensar que no automovel quase tudo ja evoluiu menos o macaco. Continua desde os primordios da invesão do veiculo uma coisa dificil e precaria de se fazer, ja foi tentado algumas opções mas que não conseguiram resolver o problema por completo. O que eu achava que iria dar mais certo foi o do balão que era enchido de baixo do carro com gases do motor para levanta lo mas mesmo assim voce ainda tem de soltar as porcas. Não sei o motivo desta ideia não ter sido mais desenvolvida.

Edintruder
06/09/2009, 11:04
Tinham que fazer que nem na stock, os carros andam com os macacos embutidos nos carros. A bomba da DH gera pressão suficiente pra levantar um macaco. Atrás da cabine os traseiros e atrás do motor os dianteiros. Bem simples e caro.

Giba Diesel
06/09/2009, 12:30
Eu fiquei muito P*T* da vida na quinta feira passada quando furou o pneu da ranger e eu estava a 20 km da cidade mais proxima.

Descobri que o macaco é essa porcaria que vocês falaram ! Que saudades da F-1000 que eu tinha.....rs. Pelo menos o macaco era hidráulico !!!

O melhor é a imensa chave de rodas que também ajuda a desparafusar as rodas com facilidade....rs.

Para acabar de melhorar, começou a chover ! E eu lá girando a manivelinha para subir o carro :parede:

Lucas Nassif
06/09/2009, 12:49
Alguém aí já viu o macaco que vem nas Toy Hilux?

O que veio na Hilux 2006 do meu pai é dukacête!!! :mrgreen:
Até hoje não vi um macaco igual. Além de ser mecânico, é telescópico. Muito macio pra levantar e é bem pequeno, cabe até em porta luvas :lol:....

Eu estava procurando um macaco desses usado pra colocar no meu JEEP, mas entrei no grupo do trail jack do samukanvas.

Na Band tenho um hidráulico pra 8ton, e já adianto.. na minha opinião, esse da HILUX é muito melhor!!

:concordo:

LEONARDORAZO
06/09/2009, 19:55
Informações úteis, mas sabe que em 5 anos de ranger nunca furei nenhum pneu ????

Edintruder
06/09/2009, 23:25
Eu usei o macaco original algumas vezes em casa junto com o hidráulico, e 3 vezes na rua por pneu furado. O que é ruim dele é que tem que dar muuuiiita manivela nela até subir o suficiente. O hidráulico é muito melhor, porém o meu não é telescópico e em caso de pneu furado tenho que subir o macaco, calçar o eixo e regular o macaco pra terminar de subir.

Walter L. L. Casitta
07/09/2009, 08:20
Se pretendem andar com um macaco hidráulico dentro da picape, pelo menos encontrem uma forma segura de prende-lo. Ele solto pode ficar irritantemente batendo em alguma coisa, estragar alguma parte do acabamento ou até no caso de acidente machucar um dos ocupastes.

O macaco original da Ranger foi feito pra ser usado apenas numa emergência e como em 8 anos de Ranger nunca precisei acho que é a melhor solução que existe.

O meu hidráulico fica em casa.

Raposo
08/09/2009, 14:48
Também gosto do original. Fica dentro do banco preso na alça. De vez em quando tiro ele para limpeza e lubrificação por falta de uso. Espero que continue assim.
E se é para malhar, não esqueçam que o da S10 é do tipo sanfona...
Abraços.

fverna
08/09/2009, 18:55
Aproveitando o desabafo de todos, ai vai o meu:

Eu troquei as rodas originais 15 por rodas 16 co pneus maiores tb, mas...:pensativo: claro, não me lembrei de checar o fim de curso do meu macaco...

Num dá mais, tem que colocar calço para tirar o pneu do chão:putz:

Vou comprar um garrafa mesmo, ou procurar num desmanche o da Hilux que o colega mencionou.

Giba Diesel
09/09/2009, 18:43
Eu usei o macaco original algumas vezes em casa junto com o hidráulico, e 3 vezes na rua por pneu furado. O que é ruim dele é que tem que dar muuuiiita manivela nela até subir o suficiente. O hidráulico é muito melhor, porém o meu não é telescópico e em caso de pneu furado tenho que subir o macaco, calçar o eixo e regular o macaco pra terminar de subir.

Imagina ficar dando todas essas voltas na manivela com chuva no lombo !!!! :parede::parede::parede:....rs

Raposo
09/09/2009, 18:50
Imagina ficar dando todas essas voltas na manivela com chuva no lombo !!!! :parede::parede::parede:....rs
Se estiver chovendo, até tirar a calota e afrouxar todas as porcas você já estará todo molhado...
Abraços.

F. Andrade
09/09/2009, 20:48
Dá pra fixar amarrando entre os suportes centrais dos cintos dianteiros, pelo menos na CDupla, fica embaixo do porta treco, e se enrolar o hidráulico em um pedaço de borracha nem barulho faz.
Pior ainda GIBA Diesel é se a rangerzinha estiver com 550/600 kg. de carga no lombo e furar um traseiro, aí é pra acabar.........

Walter L. L. Casitta
09/09/2009, 21:35

Imagina então chovendo e você tendo que engatinhar debaixo da Ranger pra posicionar o macaco hidráulico debaixo do eixo traseiro. Preferível molhado que molhado e enlameado...

Moisés S.M
09/09/2009, 22:07
Vcs sabem a ponteira q entra no macaco da ranger pra fazer ele levantar???são 3 ferros e um e q vira manivela certo,o q entra dentro do macaco q tem uma ponta ,simplesmente a ponta quebrou,não sei como e olha q é ferro!!!bom imagina vcs tendo q levantar a ranger só com aquela chave q é a manivela,coloquei a ponta dela dentro do macaco e levantei a ranger...q inferno!!! pra resolver minha situação comprei um macaco tipo jacaré,é uns 100 reais e é muito bom,só q tem q levar na caçamba,mas ainda to com outro problema,essa tal ponta q quebrou é a mesma q agente usa pra tirar o estepe,e agora qq eu faço???alguem sabe onde compro só um dos ferros??

Walter L. L. Casitta
09/09/2009, 22:12
Vcs sabem a ponteira q entra no macaco da ranger pra fazer ele levantar???são 3 ferros e um e q vira manivela certo,o q entra dentro do macaco q tem uma ponta ,simplesmente a ponta quebrou,não sei como e olha q é ferro!!!bom imagina vcs tendo q levantar a ranger só com aquela chave q é a manivela,coloquei a ponta dela dentro do macaco e levantei a ranger...q inferno!!! pra resolver minha situação comprei um macaco tipo jacaré,é uns 100 reais e é muito bom,só q tem q levar na caçamba,mas ainda to com outro problema,essa tal ponta q quebrou é a mesma q agente usa pra tirar o estepe,e agora qq eu faço???alguem sabe onde compro só um dos ferros??

Manda um serralheiro consertar...

Esses macacos jacaré de 100 reais não aguentam a Ranger não...

RcSala
09/09/2009, 22:33
Esses macacos jacaré de 100 reais não aguentam a Ranger não...

Fato, eu testei, além de não dar na altura (precisei de um "toquinho") o macaco já reclamou pra levantar a traseira vazia. Nem tentei levantar a dianteira.

Quando tinhamos a D20 eu levantava logo a dianteira inteira com o original dela, apoiava ele no meio da travessa dianteira. E olha que a frente da D20 com o perquinho é bem pesadinha.

Espero que a ranger não fure pneu na rua, aqui em casa pra fazer as manutenções de rotina uso o macaco de 12T de algum caminhão da loja. Na ranger ele cabe :mrgreen:

Edintruder
09/09/2009, 22:34
A ponta da haste é presa apenas por uma dobrinha amassada na haste. É muito fácil dar folga e cair. Procura debaixo do banco e veja se não caiu dentro do carro mesmo.
ela não quebra, apenas solta.

Moisés S.M
09/09/2009, 22:44
A ponta da haste é presa apenas por uma dobrinha amassada na haste. É muito fácil dar folga e cair. Procura debaixo do banco e veja se não caiu dentro do carro mesmo.
ela não quebra, apenas solta.

bahhh não sabia,valeu pela dica Edin,derrepente tá na caranga e nem vi!!!

RGamaJr_4x4
09/09/2009, 23:10
Esse tópico foi bom para eu me lembrar que estou há mais de um ano andando por aí sem macaco algum.

Será que um desse resolve e cabe debaixo do banco traseiro? http://www.jocar.com.br/ProdDetComp.aspx?CPD=70458&ORG=2&CDG=33&CDV=# (http://www.jocar.com.br/ProdDetComp.aspx?CPD=70458&ORG=2&CDG=33&CDV=#)

Raposo
10/09/2009, 15:54
Dá pra fixar amarrando entre os suportes centrais dos cintos dianteiros, pelo menos na CDupla, fica embaixo do porta treco, e se enrolar o hidráulico em um pedaço de borracha nem barulho faz.
Pior ainda GIBA Diesel é se a rangerzinha estiver com 550/600 kg. de carga no lombo e furar um traseiro, aí é pra acabar.........
Na XLT e na LIMITED não dá porque o console central ocupa todo o espaço entre os bancos.
Abraços.

Raposo
10/09/2009, 15:57
Esse tópico foi bom para eu me lembrar que estou há mais de um ano andando por aí sem macaco algum.

Será que um desse resolve e cabe debaixo do banco traseiro? http://www.jocar.com.br/ProdDetComp.aspx?CPD=70458&ORG=2&CDG=33&CDV=# (http://www.jocar.com.br/ProdDetComp.aspx?CPD=70458&ORG=2&CDG=33&CDV=#)
Acredito que cabe. Entretanto, seria melhor experimentar antes de comprar.
Abraços.

BoaTrilha
10/09/2009, 15:58
a minha explorer tinha um desses, mas como eu ergui ela, resolvi tira-lo.

embora seja mecanico, é um macaco muito bom.
acho que vou vende-lo.

Abraços

Rogerrm
10/09/2009, 18:24
Vcs reclamam demais, não podem fazer um mínimo de força, ainda mais trocar pneu que fura 1 vez por ano...

Giba Diesel
10/09/2009, 19:50
Imagina então chovendo e você tendo que engatinhar debaixo da Ranger pra posicionar o macaco hidráulico debaixo do eixo traseiro. Preferível molhado que molhado e enlameado...

O pior é que o macaco da minha ranger tem a estetica de um hidráulico, ou seja, tem que ficar molhado e enlameado, pois tem que posicionar igualzinho um hidráulico !!! Tem que ficar molhado, enlameado e ficar manivelando duas horas. Quando eu vi ele la embaixo do banco, antes de pegá-lo, jurava que era hidraulico....rs

Walter L. L. Casitta
10/09/2009, 20:14
O pior é que o macaco da minha ranger tem a estetica de um hidráulico, ou seja, tem que ficar molhado e enlameado, pois tem que posicionar igualzinho um hidráulico !!! Tem que ficar molhado, enlameado e ficar manivelando duas horas. Quando eu vi ele la embaixo do banco, antes de pegá-lo, jurava que era hidraulico....rs

Você esta enganado. Ele é muito mais leve, você o posiciona embaixo do eixo empurrando ou puxando através da haste com a manivela e não precisa entrar debaixo da Ranger. O hidráulico você tem que ir lá em baixo pra posiciona-lo sobre o eixo e pra bobear também...

Giba Diesel
11/09/2009, 12:40
Concordo contigo, mas acho uma b...... ficar empurrando e puxando o macaco pela alavanca, escapa toda hora.

Raposo
11/09/2009, 15:23
Vcs reclamam demais, não podem fazer um mínimo de força, ainda mais trocar pneu que fura 1 vez por ano...
Deus me livre, tem dois anos que tenho a Natasha e nunca furou um pneu...
Abraços.

Raposo
11/09/2009, 15:25
Concordo contigo, mas acho uma b...... ficar empurrando e puxando o macaco pela alavanca, escapa toda hora.
Estou percebendo que está difícil encontrar a solução adequada...

Giba Diesel
11/09/2009, 15:43
Na verdade já inventaram tudo isso ! É só chamar a assistencia 24h do seguro !! :dance:

Agora, já imaginou a gente, marmanjão barbado chamando o seguro para trocar um pneu ??? :oops::oops::oops: Tipo: "Tio, troca para mim ?"....hahaha

Prefiro trocar o pneu, tomar chuva no lombo e reclamar do macaco !!!!! :mrgreen:

Raposo
11/09/2009, 15:47
Na verdade já inventaram tudo isso ! É só chamar a assistencia 24h do seguro !! :dance:

Agora, já imaginou a gente, marmanjão barbado chamando o seguro para trocar um pneu ??? :oops::oops::oops: Tipo: "Tio, troca para mim ?"....hahaha

Prefiro trocar o pneu, tomar chuva no lombo e reclamar do macaco !!!!! :mrgreen:
Ou então andar com um eunuco na caçamba...:mrgreen:

fverna
11/09/2009, 20:35
Alguem já usou ou usa Hi-Lift na Ranger? Sabe se tem adaptador pra ela? Vale a pena?

Walter L. L. Casitta
11/09/2009, 20:43
Alguem já usou ou usa Hi-Lift na Ranger? Sabe se tem adaptador pra ela? Vale a pena?

Pra usar o Hi-Lift os para-choques têm que ser preparados. Mesmo sendo de ferro os originarias não aguentariam. Esse tipo de macaco é muito perigoso. Tem que usar com cuidado.