Ver Versão Completa : Macaco mecânico da Ranger
F. Andrade
04/09/2009, 20:07
Adquiri minha ranger 99 em 2.003 e alguns meses depois tive a necessidade de trocar um pneu traseiro furado. À noite, achei um monte de seções de cabo, uma chave de roda, a chave de abrir o acesso ao estepe e fiquei pasmado quando me deparei com um macaco mecânico de rosca sem-fim numa camionete que quando zero vale algo perto de cem mil reais. Realmente é algo inconcebível. Mas como bom brasileiro, dei um jeito, comprei um macaco hidráulico daqueles que vem na F 1.000 ( saudade da minha ), de tres seções quando erguido ao máximo e como a minha é uma CD, coube exatamente embaixo do porta treco, atrás, entre os dois bancos dianteiros, ficando de pé, quase preso e sem atrapalhar quem senta atrás, enrolei em um pedaço de camara de ar de caminhão e fica escondido lá. Outra dica, se a tampa de colocação de óleo no motor da sua ranger tiver lambuzando a tampa de válvula, troque pela tampa do GOL, custa R$ 8,00 e veda tudo.
o macaco mecanico pode ser uma merda pra rosquear porem nunca vai vazar o oleo, como e usado pouquisimas vezes durante a vida util do veiculo um mecanico e mais confiavel.. no meu caso eu tbm optei por um hidraulico pelo fato de eu sempre precisar usar em outros veiculos e pq eu to sempre trafegando por uns fins de mundo na duvida eu ando com os dois...:dance::dance:
Anthoniusnikos
05/09/2009, 01:47
F. Andrade. Também tenho, e prefiro os hidráulicos. Pelo peso da caminhonete não confio nesses macacos de rosca e manivela. Pelo menos o que veio na minha é muito precário. Além do macaco hidráulico, carrego sempre dois suportes(cavaletes), para alguma eventualidade de ter que ficar embaixo da Ranger para fazer algum conserto.
Abs
Anthon
Pessoal
Voces ja pararam para pensar que no automovel quase tudo ja evoluiu menos o macaco. Continua desde os primordios da invesão do veiculo uma coisa dificil e precaria de se fazer, ja foi tentado algumas opções mas que não conseguiram resolver o problema por completo. O que eu achava que iria dar mais certo foi o do balão que era enchido de baixo do carro com gases do motor para levanta lo mas mesmo assim voce ainda tem de soltar as porcas. Não sei o motivo desta ideia não ter sido mais desenvolvida.
Edintruder
06/09/2009, 11:04
Tinham que fazer que nem na stock, os carros andam com os macacos embutidos nos carros. A bomba da DH gera pressão suficiente pra levantar um macaco. Atrás da cabine os traseiros e atrás do motor os dianteiros. Bem simples e caro.
Giba Diesel
06/09/2009, 12:30
Eu fiquei muito P*T* da vida na quinta feira passada quando furou o pneu da ranger e eu estava a 20 km da cidade mais proxima.
Descobri que o macaco é essa porcaria que vocês falaram ! Que saudades da F-1000 que eu tinha.....rs. Pelo menos o macaco era hidráulico !!!
O melhor é a imensa chave de rodas que também ajuda a desparafusar as rodas com facilidade....rs.
Para acabar de melhorar, começou a chover ! E eu lá girando a manivelinha para subir o carro :parede:
Lucas Nassif
06/09/2009, 12:49
Alguém aí já viu o macaco que vem nas Toy Hilux?
O que veio na Hilux 2006 do meu pai é dukacête!!! :mrgreen:
Até hoje não vi um macaco igual. Além de ser mecânico, é telescópico. Muito macio pra levantar e é bem pequeno, cabe até em porta luvas :lol:....
Eu estava procurando um macaco desses usado pra colocar no meu JEEP, mas entrei no grupo do trail jack do samukanvas.
Na Band tenho um hidráulico pra 8ton, e já adianto.. na minha opinião, esse da HILUX é muito melhor!!
:concordo:
LEONARDORAZO
06/09/2009, 19:55
Informações úteis, mas sabe que em 5 anos de ranger nunca furei nenhum pneu ????
Edintruder
06/09/2009, 23:25
Eu usei o macaco original algumas vezes em casa junto com o hidráulico, e 3 vezes na rua por pneu furado. O que é ruim dele é que tem que dar muuuiiita manivela nela até subir o suficiente. O hidráulico é muito melhor, porém o meu não é telescópico e em caso de pneu furado tenho que subir o macaco, calçar o eixo e regular o macaco pra terminar de subir.
Walter L. L. Casitta
07/09/2009, 08:20
Se pretendem andar com um macaco hidráulico dentro da picape, pelo menos encontrem uma forma segura de prende-lo. Ele solto pode ficar irritantemente batendo em alguma coisa, estragar alguma parte do acabamento ou até no caso de acidente machucar um dos ocupastes.
O macaco original da Ranger foi feito pra ser usado apenas numa emergência e como em 8 anos de Ranger nunca precisei acho que é a melhor solução que existe.
O meu hidráulico fica em casa.
Também gosto do original. Fica dentro do banco preso na alça. De vez em quando tiro ele para limpeza e lubrificação por falta de uso. Espero que continue assim.
E se é para malhar, não esqueçam que o da S10 é do tipo sanfona...
Abraços.
Aproveitando o desabafo de todos, ai vai o meu:
Eu troquei as rodas originais 15 por rodas 16 co pneus maiores tb, mas...:pensativo: claro, não me lembrei de checar o fim de curso do meu macaco...
Num dá mais, tem que colocar calço para tirar o pneu do chão:putz:
Vou comprar um garrafa mesmo, ou procurar num desmanche o da Hilux que o colega mencionou.
Giba Diesel
09/09/2009, 18:43
Eu usei o macaco original algumas vezes em casa junto com o hidráulico, e 3 vezes na rua por pneu furado. O que é ruim dele é que tem que dar muuuiiita manivela nela até subir o suficiente. O hidráulico é muito melhor, porém o meu não é telescópico e em caso de pneu furado tenho que subir o macaco, calçar o eixo e regular o macaco pra terminar de subir.
Imagina ficar dando todas essas voltas na manivela com chuva no lombo !!!! :parede::parede::parede:....rs
Imagina ficar dando todas essas voltas na manivela com chuva no lombo !!!! :parede::parede::parede:....rs
Se estiver chovendo, até tirar a calota e afrouxar todas as porcas você já estará todo molhado...
Abraços.
F. Andrade
09/09/2009, 20:48
Dá pra fixar amarrando entre os suportes centrais dos cintos dianteiros, pelo menos na CDupla, fica embaixo do porta treco, e se enrolar o hidráulico em um pedaço de borracha nem barulho faz.
Pior ainda GIBA Diesel é se a rangerzinha estiver com 550/600 kg. de carga no lombo e furar um traseiro, aí é pra acabar.........
Walter L. L. Casitta
09/09/2009, 21:35
Imagina então chovendo e você tendo que engatinhar debaixo da Ranger pra posicionar o macaco hidráulico debaixo do eixo traseiro. Preferível molhado que molhado e enlameado...
Moisés S.M
09/09/2009, 22:07
Vcs sabem a ponteira q entra no macaco da ranger pra fazer ele levantar???são 3 ferros e um e q vira manivela certo,o q entra dentro do macaco q tem uma ponta ,simplesmente a ponta quebrou,não sei como e olha q é ferro!!!bom imagina vcs tendo q levantar a ranger só com aquela chave q é a manivela,coloquei a ponta dela dentro do macaco e levantei a ranger...q inferno!!! pra resolver minha situação comprei um macaco tipo jacaré,é uns 100 reais e é muito bom,só q tem q levar na caçamba,mas ainda to com outro problema,essa tal ponta q quebrou é a mesma q agente usa pra tirar o estepe,e agora qq eu faço???alguem sabe onde compro só um dos ferros??
Walter L. L. Casitta
09/09/2009, 22:12
Vcs sabem a ponteira q entra no macaco da ranger pra fazer ele levantar???são 3 ferros e um e q vira manivela certo,o q entra dentro do macaco q tem uma ponta ,simplesmente a ponta quebrou,não sei como e olha q é ferro!!!bom imagina vcs tendo q levantar a ranger só com aquela chave q é a manivela,coloquei a ponta dela dentro do macaco e levantei a ranger...q inferno!!! pra resolver minha situação comprei um macaco tipo jacaré,é uns 100 reais e é muito bom,só q tem q levar na caçamba,mas ainda to com outro problema,essa tal ponta q quebrou é a mesma q agente usa pra tirar o estepe,e agora qq eu faço???alguem sabe onde compro só um dos ferros??
Manda um serralheiro consertar...
Esses macacos jacaré de 100 reais não aguentam a Ranger não...
Esses macacos jacaré de 100 reais não aguentam a Ranger não...
Fato, eu testei, além de não dar na altura (precisei de um "toquinho") o macaco já reclamou pra levantar a traseira vazia. Nem tentei levantar a dianteira.
Quando tinhamos a D20 eu levantava logo a dianteira inteira com o original dela, apoiava ele no meio da travessa dianteira. E olha que a frente da D20 com o perquinho é bem pesadinha.
Espero que a ranger não fure pneu na rua, aqui em casa pra fazer as manutenções de rotina uso o macaco de 12T de algum caminhão da loja. Na ranger ele cabe :mrgreen:
Edintruder
09/09/2009, 22:34
A ponta da haste é presa apenas por uma dobrinha amassada na haste. É muito fácil dar folga e cair. Procura debaixo do banco e veja se não caiu dentro do carro mesmo.
ela não quebra, apenas solta.
Moisés S.M
09/09/2009, 22:44
A ponta da haste é presa apenas por uma dobrinha amassada na haste. É muito fácil dar folga e cair. Procura debaixo do banco e veja se não caiu dentro do carro mesmo.
ela não quebra, apenas solta.
bahhh não sabia,valeu pela dica Edin,derrepente tá na caranga e nem vi!!!
RGamaJr_4x4
09/09/2009, 23:10
Esse tópico foi bom para eu me lembrar que estou há mais de um ano andando por aí sem macaco algum.
Será que um desse resolve e cabe debaixo do banco traseiro? http://www.jocar.com.br/ProdDetComp.aspx?CPD=70458&ORG=2&CDG=33&CDV=# (http://www.jocar.com.br/ProdDetComp.aspx?CPD=70458&ORG=2&CDG=33&CDV=#)
Dá pra fixar amarrando entre os suportes centrais dos cintos dianteiros, pelo menos na CDupla, fica embaixo do porta treco, e se enrolar o hidráulico em um pedaço de borracha nem barulho faz.
Pior ainda GIBA Diesel é se a rangerzinha estiver com 550/600 kg. de carga no lombo e furar um traseiro, aí é pra acabar.........
Na XLT e na LIMITED não dá porque o console central ocupa todo o espaço entre os bancos.
Abraços.
Esse tópico foi bom para eu me lembrar que estou há mais de um ano andando por aí sem macaco algum.
Será que um desse resolve e cabe debaixo do banco traseiro? http://www.jocar.com.br/ProdDetComp.aspx?CPD=70458&ORG=2&CDG=33&CDV=# (http://www.jocar.com.br/ProdDetComp.aspx?CPD=70458&ORG=2&CDG=33&CDV=#)
Acredito que cabe. Entretanto, seria melhor experimentar antes de comprar.
Abraços.
BoaTrilha
10/09/2009, 15:58
a minha explorer tinha um desses, mas como eu ergui ela, resolvi tira-lo.
embora seja mecanico, é um macaco muito bom.
acho que vou vende-lo.
Abraços
Vcs reclamam demais, não podem fazer um mínimo de força, ainda mais trocar pneu que fura 1 vez por ano...
Giba Diesel
10/09/2009, 19:50
Imagina então chovendo e você tendo que engatinhar debaixo da Ranger pra posicionar o macaco hidráulico debaixo do eixo traseiro. Preferível molhado que molhado e enlameado...
O pior é que o macaco da minha ranger tem a estetica de um hidráulico, ou seja, tem que ficar molhado e enlameado, pois tem que posicionar igualzinho um hidráulico !!! Tem que ficar molhado, enlameado e ficar manivelando duas horas. Quando eu vi ele la embaixo do banco, antes de pegá-lo, jurava que era hidraulico....rs
Walter L. L. Casitta
10/09/2009, 20:14
O pior é que o macaco da minha ranger tem a estetica de um hidráulico, ou seja, tem que ficar molhado e enlameado, pois tem que posicionar igualzinho um hidráulico !!! Tem que ficar molhado, enlameado e ficar manivelando duas horas. Quando eu vi ele la embaixo do banco, antes de pegá-lo, jurava que era hidraulico....rs
Você esta enganado. Ele é muito mais leve, você o posiciona embaixo do eixo empurrando ou puxando através da haste com a manivela e não precisa entrar debaixo da Ranger. O hidráulico você tem que ir lá em baixo pra posiciona-lo sobre o eixo e pra bobear também...
Giba Diesel
11/09/2009, 12:40
Concordo contigo, mas acho uma b...... ficar empurrando e puxando o macaco pela alavanca, escapa toda hora.
Vcs reclamam demais, não podem fazer um mínimo de força, ainda mais trocar pneu que fura 1 vez por ano...
Deus me livre, tem dois anos que tenho a Natasha e nunca furou um pneu...
Abraços.
Concordo contigo, mas acho uma b...... ficar empurrando e puxando o macaco pela alavanca, escapa toda hora.
Estou percebendo que está difícil encontrar a solução adequada...
Giba Diesel
11/09/2009, 15:43
Na verdade já inventaram tudo isso ! É só chamar a assistencia 24h do seguro !! :dance:
Agora, já imaginou a gente, marmanjão barbado chamando o seguro para trocar um pneu ??? :oops::oops::oops: Tipo: "Tio, troca para mim ?"....hahaha
Prefiro trocar o pneu, tomar chuva no lombo e reclamar do macaco !!!!! :mrgreen:
Na verdade já inventaram tudo isso ! É só chamar a assistencia 24h do seguro !! :dance:
Agora, já imaginou a gente, marmanjão barbado chamando o seguro para trocar um pneu ??? :oops::oops::oops: Tipo: "Tio, troca para mim ?"....hahaha
Prefiro trocar o pneu, tomar chuva no lombo e reclamar do macaco !!!!! :mrgreen:
Ou então andar com um eunuco na caçamba...:mrgreen:
Alguem já usou ou usa Hi-Lift na Ranger? Sabe se tem adaptador pra ela? Vale a pena?
Walter L. L. Casitta
11/09/2009, 20:43
Alguem já usou ou usa Hi-Lift na Ranger? Sabe se tem adaptador pra ela? Vale a pena?
Pra usar o Hi-Lift os para-choques têm que ser preparados. Mesmo sendo de ferro os originarias não aguentariam. Esse tipo de macaco é muito perigoso. Tem que usar com cuidado.