Conectar

Ver Versão Completa : Mais um camarada se apresentando!

Páginas : 1 [2]

Alex M Card
18/05/2010, 00:49
Volante revestido em couro, para melhorar a pegada, chão revestido em borracha, como mostrado em fotos anteriores, e como substitui as laterais de fibra pelo revestimento no paralama por espuma e couro, a do buraco da lateral atras ficou exposta. Em um dos lados fica o reservatorio do esguicho traseiro, e o outro lado fica vazio, o qual sera um compartimento para ferramentas. Para não ficar aberto, foi feito um acabamento com o mesmo material do colado no chão, mas com velcros para poder abrir e fechar. Uma foto mostra o do lado esquerdo fechado, e na seguinte ele semi aberto.

Alex M Card
18/05/2010, 00:54
Mais umas fotos, visão de frente e lateral. A pintura está fosca pois além da sujeira costumeira de poeira de oficina, ele está com uma cera de proteção, para depois polir. Bom, ainda faltam as finalizações do serviço, que finalmente chegou aos detalhes finais. Encomendei novas borrachas e um puxador de mala, jah que perdi o meu :/ da Sarancar, e troquei os miolos das fechaduras que estavam com problema além de fazer copia das chave. E de volta aos pequenos retoques e detalhes. Vamos ver se esse mês eu consigo sair de lá hahaha.

thgteixeira
18/05/2010, 17:06
Coisa linda!
A Restauração desse Niva rende um documentário!

:dance:

Alex M Card
26/05/2010, 00:56
Uma dúvida minha sobre aquele pino da porta, de tranca, de plástico preto que parece um parafusão. Tem algum lugar onde possa consegui-lo, ou algum carro que tenha um igual ou parecido que de pra substitui-lo? O donatello soh estava com 1, o do motorista, e eu não sei onde eu possa conseguir o outro, ou um par novo que sirva ali. Alguém sabe?

Girti
26/05/2010, 01:10
Uma dúvida minha sobre aquele pino da porta, de tranca, de plástico preto que parece um parafusão. Tem algum lugar onde possa consegui-lo, ou algum carro que tenha um igual ou parecido que de pra substitui-lo? O donatello soh estava com 1, o do motorista, e eu não sei onde eu possa conseguir o outro, ou um par novo que sirva ali. Alguém sabe?

Alex, a Sarancar deve ter esta peça, faça uma consulta. O endereço é http://www.sarancar.com.br/. Não creio que você vá achar esta peça no catálogo virtual, é melhor você entrar no chat ou ligar para lá, ou ainda enviar uma mensagem no "Fale conosco".

[ ]s.

BACALHAU
26/05/2010, 01:15
Alex, você não terá dificuldades em encontrar pinos substitutos.
Nas lojas de acessórios vendem de vários tipos que podem servir ali.
Costumam vender, inclusive, uns sem "cabeça" (lisos), que dificultam a abertura por fora, com arame (pesca).
Creio que os pinos dos modelos mais antigos da VW (Santana, Gol, ...) devem servir.
Se quiser manter a originalidade, tenta com o Flugêncio. Talvez ele tenha.
Outra opção é nos desmanches, Sarancar, ...

andrecosenza
31/05/2010, 13:50
Mais umas fotos, visão de frente e lateral. A pintura está fosca pois além da sujeira costumeira de poeira de oficina, ele está com uma cera de proteção, para depois polir. Bom, ainda faltam as finalizações do serviço, que finalmente chegou aos detalhes finais. Encomendei novas borrachas e um puxador de mala, jah que perdi o meu :/ da Sarancar, e troquei os miolos das fechaduras que estavam com problema além de fazer copia das chave. E de volta aos pequenos retoques e detalhes. Vamos ver se esse mês eu consigo sair de lá hahaha.
Caramba Alex, que jornada!!!!
Pela data vc ja deve ter feito vairas aventuras como o seu Russo!
Assim que eu puder vou fazer isso no meu tambem. Por enquanto estou soh nos detalhes mas vou precisar fazer uma reforma seria na lataria...
Parabens!!!
Um abraço
Andre Cosenza

Alex M Card
10/07/2010, 01:49
Depois de descobrir q o barulho q vinha da roda dianteira do lado do motorista eram rolamentos quebrados, q tinham comido bastante o cubo da roda e dado uma dor de cabeça pra refaze-lo, colocando novos retentores e rolamentos o Donatello volta a andar! E andando voltou uma preocupação... quando se coloca peso atrás, em algumas curvas a roda traseira arrasta no paralama, e olha q n tem tanto peso assim, mas eh q as rodas saum bem altas. Fikei pensando em um calço para levantar uns 5 cm, para parar com esse arrastamento. Andei vendo aqui no fórum longas discussões sobre levantar ou n o niva e talz, mas gostaria de saber se alguém possui um gabarito para fazer um calço pro niva, de metal, algo assim,. A maioria dos kits q vejo vendendo parecem de poliuretano, já li tb sobre rodinhas de carrinho de compras, mas creio serem mt fragieis. Alguem tem uma ideia de como fazer um calço?

BACALHAU
10/07/2010, 08:07
Alex, veja se é isso que você quer. Copiei da internet, mas, esqueci de anotar os créditos. :putz:
Eu pretendo fazer em PU. Existe de várias durezas. Garanto que é bem resistente. :concordo:
O problema é achar por aqui. :parede:
Na Apoio 4X4 (http://www.apoio4x4.com/) tem esse kit (suspensão dianteira e traseira) pronto por R$ 135,00. Estou com vontade de experimentá-lo,

BACALHAU
10/07/2010, 08:12
De novo esqueci de anexar as fotos. :parede:
Só não esqueça que o amortecedor original provavelmente vai dar fim de curso. Penso em colocar os da F1000. Assim que o fizer coloco os resultados aqui.

BACALHAU
10/07/2010, 08:17
Complementando a informação acima...

Alex M Card
11/07/2010, 17:34
Alex, veja se é isso que você quer. Copiei da internet, mas, esqueci de anotar os créditos. :putz:
Eu pretendo fazer em PU. Existe de várias durezas. Garanto que é bem resistente. :concordo:
O problema é achar por aqui. :parede:
Na Apoio 4X4 (http://www.apoio4x4.com/) tem esse kit (suspensão dianteira e traseira) pronto por R$ 135,00. Estou com vontade de experimentá-lo,

A minha idéia é levantar apenas atrás, pois é atrás que com o peso a roda arrasta no paralama nas curvas. Acredito q aumentando atrás de 3 a 5 cm resolva o problema. Na frente por o peso ser constante devido ao motor, por não estar arrastando não pretendo mexer. Por isso para mim comprar um kit inteiro não valeria a pena, pois não se vende separado a parte de trás da parte da frente. Aparentemente o de trás é mais simples de se fazer, então vão as perguntas: é necessário trocar os amortecedores por não dar curso, ou isso é apenas uma possibilidade? Para se fazer os aneis para a suspensão traseira é necessário comprar um bloco de aluminio e arranjar um torneiro para fazer neh? Tem idéia de quanto custa isso em média?

thgteixeira
11/07/2010, 18:26
A minha idéia é levantar apenas atrás, pois é atrás que com o peso a roda arrasta no paralama nas curvas. Acredito q aumentando atrás de 3 a 5 cm resolva o problema. Na frente por o peso ser constante devido ao motor, por não estar arrastando não pretendo mexer. Por isso para mim comprar um kit inteiro não valeria a pena, pois não se vende separado a parte de trás da parte da frente. Aparentemente o de trás é mais simples de se fazer, então vão as perguntas: é necessário trocar os amortecedores por não dar curso, ou isso é apenas uma possibilidade? Para se fazer os aneis para a suspensão traseira é necessário comprar um bloco de aluminio e arranjar um torneiro para fazer neh? Tem idéia de quanto custa isso em média?

Alex;

Se precisar tenho esses dois calços das molas traseiras, prontos e novos. Não pretendo utilizar.
Edit: Te dou de presente, não quero vender!

Flugêncio
11/07/2010, 18:55

Alex,

Lá em São Cristovão, tem umas lojas de borracha que vendem um rodas para carrinhos que tem umas medidas próximas a ideal. No momento não me lembro o nome da loja, mas fica na Rua Figueira de Melo, próximo ao posto de gasolina no cruzamento com a Rua São Cristovão. comprava uma rodinhas de borracha maçiça e mandava o torneiro retirar o miolo, deixando com 85mm interno. Se não engano a medida externa era 120mm e a altura 34mm.
Se levantar a traseira, será interessante colocar a barra panhard regulável, o parafuso e as porcas pra isto tenho aqui, pois fiz uma a pouco para um colega.

BACALHAU
11/07/2010, 19:19
Alex, fica difícil responder as suas perguntas sem ver como está o seu carro. Primeiro você tem que identificar o porquê das rodas traseiras rasparem.
- Os pneus estão na medida original?
- Como está o estado das molas e amortecedores?
- Eles são originais?
- Você tem algum peso extra na parte traseira, como cilindro de GNV, p.ex.?

As molas, além de suavizarem as irregularidades do piso, sustentam o peso do carro. Molas "cansadas" ficam mais comprimidas, com menor altura. Se você carrega um cilindro de GNV, você tem que usar molas reforçadas, que suportem o peso extra sem apresentarem compressões acentuadas e/ou prematuras.
Assim, sugiro que você antes de mais nada faça um exame minucioso do estado das molas. O Manual do Mecânico mostra como fazê-lo.
Uma simples substituição de molas pode operar milagres.

Outro ponto a ser observado e que é muito comum apresentar diferenças é a (des)centralização das rodas traseiras dentro do diâmetro da caixa da roda (roda mais para trás ou mais para a frente. Ou então, o eixo mais deslocado para a direita ou para a esquerda, no sentido longitudinal do veículo.

Aumentar a suspensão traseira de 3 a 5 cm não vai comprometer de modo acentuado a estabilidade do NIVA, mas, fazer um "lift" só do "bumbum" :oops::mrgreen: pode deixar o seu russo com um visual meio estranho (traseira mais alta que a dianteira).

Respondendo suas perguntas:
Dependendo dos amortecedores que estão instalados, existe a possibilidade deles darem fim de curso aberto. Por isso eu colocaria os da F1000. Compare as medidas abaixo:

Amortecedor original p/ NIVA tras. (Cofap (G)B47195) Aberto-490mm Fechado-311mm Curso-179mm

Amortecedor Rancho p/NIVA tras. (Monroe RS5601) Aberto-502mm Fechado-313mm Curso-189mm

Amortecedor p/F1000 tras. (Cofap GL12675) Aberto-508mm Fechado-310mm Curso-198mm

Quanto aos espaçadores para elevar a suspensão traseira, eu não sei se faria em alumínio. Creio que podem ocorrer deformações desse material. Eu faria em PU ou em borracha lonada (pneu de caminhão) pois teria um "amortecimento" além de ser mais maleável a deformações.

Qualquer torneiro pode fazer esse serviço. Quanto aos preços, variam de acordo com inúmeros fatores (região, profissional, cara do freguês, ...), por isso, quando for mandar o torneiro fazer, não diga que é para um jipe (jipeiros são vistos como caras endinheirados que têm grana para torrar :twisted:).

Girti
12/07/2010, 01:03
Depois de descobrir q o barulho q vinha da roda dianteira do lado do motorista eram rolamentos quebrados, q tinham comido bastante o cubo da roda e dado uma dor de cabeça pra refaze-lo, colocando novos retentores e rolamentos o Donatello volta a andar! E andando voltou uma preocupação... quando se coloca peso atrás, em algumas curvas a roda traseira arrasta no paralama, e olha q n tem tanto peso assim, mas eh q as rodas saum bem altas. Fikei pensando em um calço para levantar uns 5 cm, para parar com esse arrastamento. Andei vendo aqui no fórum longas discussões sobre levantar ou n o niva e talz, mas gostaria de saber se alguém possui um gabarito para fazer um calço pro niva, de metal, algo assim,. A maioria dos kits q vejo vendendo parecem de poliuretano, já li tb sobre rodinhas de carrinho de compras, mas creio serem mt fragieis. Alguem tem uma ideia de como fazer um calço?

Alex, você não explicitou aonde as rodas traseiras (não seriam os pneus?) estão raspando, mas, pela minha experiência, estou deduzindo que estejam raspando na parte interna dos paralamas. Neste caso, levantar a traseira do carro pouco vai adiantar, o ideal seria instalar pneus menores, em medidas mais próximas das originais. Se isto não for possível, pode-se fazer uma gambiarra segura, colocando-se entre os cubos traseiros e as rodas algumas arruelas de aço, que servirão como alargadores de roda. No meu Niva anterior eu usei, durante vários anos, rodas originais alargadas em uma polegada e pneus um pouco maiores que os originais (vide foto anexa). Como estes raspavam na parte interna dos paralamas, coloquei 3 arruelas de aço em cada prisioneiro, fazendo com que as rodas traseiras se afastassem um pouco (0,5 cm, mais ou menos) da parte interna dos paralamas, o que fez com que os pneus só raspassem na parte interna dos paralamas em algumas condições extremas.

Caso você resolva experimentar este macete, lembre-se de que as arruelas devem ser de boa qualidade, o que irá garantir que todas tenham a mesma espessura. Se isto não for observado (ou seja, se forem de diferentes espessuras), as rodas traseiras poderão trabalhar tortas, o que irá causar vibrações e prejudicar a segurança do Donatello.

Alex M Card
14/07/2010, 01:39
Depois de pagar os ipvas q faltavam, resolvi dar uma olhada na legalização pra marcar uma data, jah q o carro está praticamente pronto, pelo menos pra passar em uma vistoria. Hoje estavamos remarcando certos pontos pra repintar, devido ao tempo na oficina sempre aparece um arranhaum aki outro ali, e colocando caixas de som nos suportes da porta e fazendo uma ligação com o toca cd q vou colocar. Para minha surpresa o Detran aki do RJ está de sacanagem com vistorias, a ponto de a proxima data ser somente 16 de setembro! Ate lah não vou poder andar com o carro por estar constando otro nome no documento e de cor diferente... pqp... Vou acabar ligando prum despachante e vendo se ele consegue fazer o serviço em menos de 2 meses... Q raiva do Detran!

Girti
14/07/2010, 12:29
Depois de pagar os ipvas q faltavam, resolvi dar uma olhada na legalização pra marcar uma data, jah q o carro está praticamente pronto, pelo menos pra passar em uma vistoria. Hoje estavamos remarcando certos pontos pra repintar, devido ao tempo na oficina sempre aparece um arranhaum aki outro ali, e colocando caixas de som nos suportes da porta e fazendo uma ligação com o toca cd q vou colocar. Para minha surpresa o Detran aki do RJ está de sacanagem com vistorias, a ponto de a proxima data ser somente 16 de setembro! Ate lah não vou poder andar com o carro por estar constando otro nome no documento e de cor diferente... pqp... Vou acabar ligando prum despachante e vendo se ele consegue fazer o serviço em menos de 2 meses... Q raiva do Detran!

Pois é, Alex, incompetência tem nome: GOVERNO!

Alex M Card
19/07/2010, 20:33
Gostaria de saber se alguém sabe onde posso arranjar aquelas caixinhas nas quais vaum os trincos do banco traseiro, para fixar seu encosto ao carro. Fizeram o favor de sumir com uma delas, e não dá para ficar soh com uma de um lado, pois o outro ficará solto. Então gostaria de saber se ´há algum lugar q venda, ou se há algum tipo de adaptação para substituir aquilo. Outra duvida minha eh como refazer a molinha q fica na tampa do tanque de gasolina, para faze-la voltar e ficar fechada, o donatello estava sem ela, mas jah vi nivas com. Sem aquilo a tampa fica solta, podendo abrir sem querer. Alguma idéia de adaptação, solução ou lugar q possa arranjar?

Girti
19/07/2010, 20:44
Gostaria de saber se alguém sabe onde posso arranjar aquelas caixinhas nas quais vaum os trincos do banco traseiro, para fixar seu encosto ao carro. Fizeram o favor de sumir com uma delas, e não dá para ficar soh com uma de um lado, pois o outro ficará solto. Então gostaria de saber se ´há algum lugar q venda, ou se há algum tipo de adaptação para substituir aquilo. Outra duvida minha eh como refazer a molinha q fica na tampa do tanque de gasolina, para faze-la voltar e ficar fechada, o donatello estava sem ela, mas jah vi nivas com. Sem aquilo a tampa fica solta, podendo abrir sem querer. Alguma idéia de adaptação, solução ou lugar q possa arranjar?

Alex, em ambos os casos, acho que a Sarancar (www.sarancar.com.br) poderá ter a solução para os problemas.

Alex M Card
19/07/2010, 23:58
Alex, em ambos os casos, acho que a Sarancar (www.sarancar.com.br (http://www.sarancar.com.br)) poderá ter a solução para os problemas.

Eu dei uma olhada lah, só vende os trincos, não as caixinhas, e nada de tampa de gasolina, nem mola, nem a tampa.

Girti
20/07/2010, 00:17
Eu dei uma olhada lah, só vende os trincos, não as caixinhas, e nada de tampa de gasolina, nem mola, nem a tampa.

Essas peças não devem estar no site, você precisa telefonar ou escrever para eles, são peças usadas de pouca procura.

Pinaudmaster
20/07/2010, 10:40
Essas peças não devem estar no site, você precisa telefonar ou escrever para eles, são peças usadas de pouca procura.

Coisas assim ficam perdidas nas profundezas das catacumbas da Sra Marli. O ideal é ligar lá e pedir para falar ao telefone com o Binho e explicar pra ele exatamente o que você precisa. Ele é que é capaz de dizer se tem ou não com mais precisão.

My 0,02 cents.

Alex M Card
22/07/2010, 00:08
Estava andando por ai quando vi soleiras de alumnio para portas de carro, daquelas de tunagem. Achei interessante para proteger a lateral do carro, já que sempre tem alguém que pisa ali, riscando sua tinta. Mais o precinho não é dos mais convidativos, por volta de 89 a 219 reais o par de aço escovado. Resolvi então procurar na internet e achei no Mercado Livre soleiras adesivas, que imitam aço escovado, fibra de carbono, preto fosco, cromado. São adesivos, mas dizem ser de boa qualidade e a função de proteção será mantida. Vi que personalizavam, e resolvi mandar fazer uma especifica pro Niva, com simbolos da Lada em preto fosco. Me mandaram o lay-out e ficou bom. Vou disponibiliza-lo aqui para os camaradas verem, quem sabe não se interessam também. A parte em azul, na cor do fundo, eh transparente para aparecer a cor do seu carro.

jiuliano
22/07/2010, 00:32
Alex, achei legal a idéia, qual o valor da brincadeira?
Passa o contato para encomenda.

valeu!!!!:concordo:

Alex M Card
22/07/2010, 01:12
Realmente, esqueci da parte mais importante que é o preço. Custa 14,99 o par dianteiro no material normal, no imitação de fibra de carbono eh 20. Caso queira em um carro quatro portas eh 18,99 e 25 respectivamente. Mas como n tem nivas de 4 portas por aki, só se for em outro carro hehehe. Achei barato, prático, funcional e bonito. Caso tenham interesse em comprar um igual ao lay-out que eu recebi, acredito que é só anexar a imagem no email que receber após a compra, para eles fazerem igual, e especificar no material que quiser. O link no qual comprei é o seguinte: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-146089598-soleira-em-adesivo-aco-escovado-cromado-fibra-de-carbono--_JM

jiuliano
22/07/2010, 09:58
Realmente, esqueci da parte mais importante que é o preço. Custa 14,99 o par dianteiro no material normal, no imitação de fibra de carbono eh 20. Caso queira em um carro quatro portas eh 18,99 e 25 respectivamente. Mas como n tem nivas de 4 portas por aki, só se for em outro carro hehehe. Achei barato, prático, funcional e bonito. Caso tenham interesse em comprar um igual ao lay-out que eu recebi, acredito que é só anexar a imagem no email que receber após a compra, para eles fazerem igual, e especificar no material que quiser. O link no qual comprei é o seguinte: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-146089598-soleira-em-adesivo-aco-escovado-cromado-fibra-de-carbono--_JM

O que já era bom ficou melhor ainda , com esse preço!!!! valeu Alex, estou encomendando nesse momento.

thgteixeira
22/07/2010, 16:58
Alex, ainda não passei no correio pra enviar os calços, mas fica tranquilo que estão aqui. Vou ver se passo na agência amanhã pra te enviar!

Alex M Card
26/07/2010, 21:06
Alguém sabe como melhorar a iluminação do painel do niva? Algum tipo de lampada led ou mais forte... Porque a iluminação original é muito fraca, aquilo no escuro deve ser uma dificuldade para enxergar.

Girti
26/07/2010, 21:24
Alguém sabe como melhorar a iluminação do painel do niva? Algum tipo de lampada led ou mais forte... Porque a iluminação original é muito fraca, aquilo no escuro deve ser uma dificuldade para enxergar.

A iluminação do painel dos Nivas até 94 é realmente fraca. Muitas vezes, parte deste problema é devida ao fato de certas partes plásticas do painel ficarem opacas, devido à idade do carro. Verifique se não é o caso. Já vi casos em que foram colocadas mais Lâmpadas, outros em que foram instaladas lâmpadas mais fortes, no lugar das originais. Faça uma pesquisa, há dicas interessantes nos diversos sites dedicados ao russinho. Outra possiblidade é levar o carro a um especialista, que poderá ter uma boa idéia para resolver o problema.

Dinola
27/07/2010, 11:57

Se sua bateria estiver ok, tente colocar lampadas mais fortes. Minha nave russa é 90 e a iluminação é bem satisfatória.
[]

Freitas
27/07/2010, 19:15
Pode ser colocado leds coloquei ficou muito bom

Freitas
Niva Figurinha
90/91 GNV

Alex M Card
27/07/2010, 21:22
Pode ser colocado leds coloquei ficou muito bom

Freitas
Niva Figurinha
90/91 GNV

Freitas, vc sabe me dizer que tipo de led usou? tamanho, marca, onde conseguir?

jiuliano
27/07/2010, 21:50
Realmente a iluminação do painel do Niva não é das melhores, mas de uma olhada no painel do lado esquerdo do motorista que existe um regulador da intensidade da luz. Eu achava que a iluminação do meu painel era horrível, depois descobri que era apenas ruim.:grin:

Alex M Card
28/07/2010, 00:54
Realmente a iluminação do painel do Niva não é das melhores, mas de uma olhada no painel do lado esquerdo do motorista que existe um regulador da intensidade da luz. Eu achava que a iluminação do meu painel era horrível, depois descobri que era apenas ruim.:grin:

Eu já experimentei o Dimer, e é como vc falou, vai apenas de horrivel para ruim, mas ainda é ruim :-?

Freitas
28/07/2010, 14:42
Eu já experimentei o Dimer, e é como vc falou, vai apenas de horrivel para ruim, mas ainda é ruim :-?

Veja como ficou com leds foi usado leds azul neste painel mais pode ser verde branco amarelo vermelho
foto foi tirada de dia

Freitas
Niva Figurinha
90/91 GNV

glausians
28/07/2010, 17:07
Esse sistema fica legal...
Eu estou testando outro sistema, trocar as lampadas originais por leds...
Ou seja, no lugar de cada lampada colocar um conjunto com 3 leds...
Ainda estou aprimorando o projeto...
mas nos primeiros testes ficou muito legal...

Alex M Card
28/07/2010, 17:43
Veja como ficou com leds foi usado leds azul neste painel mais pode ser verde branco amarelo vermelho
foto foi tirada de dia

Freitas
Niva Figurinha
90/91 GNV

Mil vezes melhor... sem comparação. E ainda foi de dia... Mas onde posso conseguir leds desse tipo e tamanho? sabe me dizer de que tamanho eles são, qual marca, onde conseguir?

Flugêncio
28/07/2010, 17:50

Alex,

Certa vez para melhorar a iluminação do painel fiz o seguinte:
- Refiz o aterramento de todos os soquetes das lâmpadas; e
-Troquei todas as lâmpadas que eram de 3W e 4W por umas de 5W.

Melhorou bastante, se vc encontrar com W maior, melhor.

BACALHAU
28/07/2010, 20:14
O problema das lâmpadas de filamento (incandescentes) é que quanto maior for a sua potência (Watts) maior o calor dissipado.
Dentro do painel, então, esse calor fica confinado, sem dissipação. Com o tempo resseca ainda mais as peças plásticas.

Os LEDs são uma ótima opção devido à sua vida útil ser bem maior, baixíssimo consumo de energia e não produzirem calor, além de outras vantagens.
É importante, na hora da compra, especificar a tensão (12V) e observar a polaridade (+/-), na hora da ligação.

http://lista.mercadolivre.com.br/led
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-147762963-super-kit-neon-led-neon-azul-potente-tuning-frete-gratis--_JM

Alex M Card
28/07/2010, 21:20
O problema das lâmpadas de filamento (incandescentes) é que quanto maior for a sua potência (Watts) maior o calor dissipado.
Dentro do painel, então, esse calor fica confinado, sem dissipação. Com o tempo resseca ainda mais as peças plásticas.

Os LEDs são uma ótima opção devido à sua vida útil ser bem maior, baixíssimo consumo de energia e não produzirem calor, além de outras vantagens.
É importante, na hora da compra, especificar a tensão (12V) e observar a polaridade (+/-), na hora da ligação.

http://lista.mercadolivre.com.br/led
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-147762963-super-kit-neon-led-neon-azul-potente-tuning-frete-gratis--_JM

Bacalhau, você acha que esse tipo de led do link que você me mandou daria pra colocar tranquilamente no painel do niva ou teria que fazer alguma adaptação no bocal das lâmpadas para poder ir os leds?

BACALHAU
29/07/2010, 00:32
Alex, existem LEDs de vários formatos, tamanhos e luminosidades.
O que aparece no segundo link, o LED azul, deve encaixar sem problemas no Local das lâmpadas do painel. Mas, esqueça o Bocal das lâmpadas. Eles não vão encaixar lá. Esses LEDs normalmente vêm com duas "perninhas" (na última foto abaixo, aparecem outras opções de encaixe) onde você deverá soldar os fios e um resistor de valor apropriado para serem ligados em 12VCC. Não é nada complicado, basta observar a polaridade. Na primeira foto abaixo, a "perninha" mais curta indica o catodo (negativo).
Uma dica: Dê uma passada nas lojas de material eletrônico da Rua República do Líbano, próximo ao Campo de Santana (Quartel General dos Bombeiros).
Em Sampa, a Rua Santa Efigênia tem mais variedade.

http://troniquices.files.wordpress.com/2007/10/leds.jpg
http://congruous.org/wp-content/uploads/2009/01/led-diagram.jpg
http://img.directindustry.com/images_di/photo-g/small-led-bulb-48400.jpg

edneyccruz
29/07/2010, 12:10
Eu articularmente não acho que a iluminação seja tão ruim assim, mas sou a favor do se da para enxergar e não atrapalha, esta bom. Bom o LED, não para de funcionar o dimer?
Na estrada eu chego até a diminuir um pouco a iluminação do painel e deixar a frente do rádio coberta para a luz não ficar refletindo no vidro, bem dobre o o espelho, então sem o dimer acho que NO MEU CASO, seria uma mudança inviável, apesar de tornar o painel muito mais bonito.

Abraços...

Girti
29/07/2010, 13:33
Eu articularmente não acho que a iluminação seja tão ruim assim, mas sou a favor do se da para enxergar e não atrapalha, esta bom. Bom o LED, não para de funcionar o dimer?
Na estrada eu chego até a diminuir um pouco a iluminação do painel e deixar a frente do rádio coberta para a luz não ficar refletindo no vidro, bem dobre o o espelho, então sem o dimer acho que NO MEU CASO, seria uma mudança inviável, apesar de tornar o painel muito mais bonito.

Abraços...

Edney, você não é o único, eu também reduzo a intensidade da iluminação do painel quando rodo em estradas à noite, pelo mesmo motivo, ou seja, reflexo no parabrisas.

Pinaudmaster
29/07/2010, 13:51
Uma dica: Dê uma passada nas lojas de material eletrônico da Rua República do Líbano, próximo ao Campo de Santana (Quartel General dos Bombeiros).

COD,

Memória boa hein ?

Abraço

BACALHAU
29/07/2010, 14:47
...
Bom o LED, não para de funcionar o dimer?

...

Não. O dimmer na realidade é um potenciômetro, ou seja, uma resistência variável. Ao girar o botão para diminuir o brilho das lâmpadas aumenta a resistência o que causa uma queda da tensão. Por isso o brilho das lâmpadas enfraquece. Elas passam a ser alimentadas por menos 12 Volts.
Você pode usar o mesmo artifício para os LEDs.

Para quem não deseja colocar LEDs, mas, acha que a iluminação do painel está fraca mesmo com lâmpadas novas é aconselhável uma limpeza interna no potenciômetro do dimmer.
Ele funciona da seguinte forma: um contato que desliza (ao girarmos o botão) em uma bobina de fio (niquel-cromo). Com o tempo, sujeira e oxidação provocam mau contato = aumento da resistência = aumento da queda de tensão = diminuição do brilho das lâmpadas.
Para tentar limpá-lo, use generosos jatos de "spray limpa contatos elétricos" (encontrado na maioria das lojas de produtos eletrônicos e no ML) enquanto gira o potênciômetro de um lado para o outro.
Dependendo do estado do potenciômetro, pode ser necessária a sua substituição, o que também não é nada difícil.
http://www.deetc.isel.ipl.pt/electronica/LEIC/FAE/componentes/rlc/jpg/pot_potencia.jpg

BACALHAU
29/07/2010, 14:56
COD,

Memória boa hein ?

Abraço

Tem coisas que a gente não esquece nem em mil anos. :roll:
Mas, no caso da República do Líbano, fui frequentador assíduo daquelas lojas nos meus tempos de "Saber Eletrônica". :concordo:

Alex M Card
06/08/2010, 15:46
;Como o camarada jiuliano pediu, estou colocando umas fotos da instalaçao dos fárois do bagageiro. Na ordem das fotos:
1- os fios saem de cada uma das lanternas e são colados com fita isolante preta pelo bagageiro, para eles não ficarem soltos, e vão passando pela parte da frente do bagageiro, se juntando os do primeiro farol ao do terceiro farol.
2- Os fios juntos descem enrolados no prendedor do bagageiro para a porta. (visão pela frente)
3- Os fios se conectam a outro fio vindo pela borracha da porta do motorista, que dá no painel, ligando-o a seu botão. O botão que utilizei para o conjunto de fárois foi o da direita, em cima do local do rádio, o da esquerda utilizei pro farol de milha.(visão lateral/traseira)
4- Fio que entra pela borracha da porta. Quando bato a porta, devido a borracha, não amassa o fio.

Devo prender o fio enrolado no prendedor do bagageiro com fita isolante, pra ficar menos solto. Ainda não fiz isso pq vou repintar esse prendedor com um X.

Espero ter ajudado, se alguém precisar de mais explicações é só perguntar. O fato de não parecer que passam fios é o bagageiro, os fios e as fitas serem pretas. Só de perto se consegue ver os fios passando.

BACALHAU
06/08/2010, 16:34
Alex, tudo muito bonito, tudo muito bacana, mas...

1 - Ao circular com o seu NIVA, mantenha o conector, que aparece junto ao prendedor (suporte) do bagageiro "X", desligado, para evitar problema com os "homi". Ou então, coloque capas nos faróis do bagageiro. Transitar nas vias públicas com faróis no bagageiro EM CONDIÇÕES DE USO é proibido e sujeita o infrator a multa e retenção do veículo.

2 - Faróis de milha ("o da esquerda utilizei pro farol de milha") só podem ser acionados em conjunto com o farol alto. Ou seja, não podem acender de forma independentedo farol alto. A penalidade é a mesma sa situação acima.

3 - Suponho que o acionamento, tanto dos faróis do bagageiro como os faróis de milha, seja através de relés (imagem 1) de potência adequada e seus circuitos protegidos por fusíveis compatíveis com a sua potência. Se estiverem ligados diretamente aos botões que você mencionou (e que é proibido), o contato dos mesmos e o fusível ao qual estão ligados (os botões) não vai aguentar. Haverá sobreaquecimento e risco de incêndio.

4 - Me parece (olhando as fotos) que para os faróis do bagageiro só vai um fio (positivo), neste caso o aterramento se dá pelo bagageiro, correto? Nesse caso o bagageiro está bem aterrado? O contato dele com a lataria do veículo se dá de forma adequada? (a tinta é isolante)
Um ponto de aterramento com mau contato (resistência elevada) provocará um aumento da corrente, criando um ponto quente no local o que ocasionará corrosão prematura, além de mau funcionamento dos faróis.

5 - A fita isolante não vai descolar?

O antigo dono do "Pangaré" teve uma idéia muito mais "intelijumente": Furou o teto (imagem 2). Tá certo que no Ceará chove pouco, mas chove. :parede: :parede: :parede:

No mais, está de parabéns pelo capricho.

jiuliano
08/08/2010, 19:54
Alex, valeu pelo post.
Fiz a instalação seguindo os moldes da sua e aproveitei para conferir se o eletricista estava fazendo conforme o camarada Bacalhau postou, e ele colocou o fusível antes do botão, ficou uma beleza, agora tenho ficar ligado em outra dica do Bacalhau para não tomar uma multa.

valeu!!!!!:concordo:

leandrodc.bio@ig.com.br
18/08/2010, 19:48
Olá amigos meu nome é Leandro Duarte, mas podem me chamar de Xerém, estou igual ao Alex, acabei de aquirir um niva 91, o carro está muito inteiro documentação em dia, tudo funcionando...estou começando a colocar ele do meu jeito, vou precisar da ajuda de vcs para fazer uma revisão em algumas partes, muita coisa ja resolvi apenas visitando o fórum e achei uma coisa muito interessante o Niva tem alma e acho que tem mesmo viu.
Em breve coloco algumas fotos,
Abraços a todos.

BACALHAU
18/08/2010, 20:05
Seja muito bem vindo, Leandro... quero dizer, Xerém. :palmas:
Pode contar com a turma por aqui.
Vai dizer que você é da região do Parque Ana Dantas?

Quanto ao NIVA ter alma, não duvide.
Ela está sob a proteção dos deuses nórdicos.

Girti
18/08/2010, 23:47
Olá amigos meu nome é Leandro Duarte, mas podem me chamar de Xerém, estou igual ao Alex, acabei de aquirir um niva 91, o carro está muito inteiro documentação em dia, tudo funcionando...estou começando a colocar ele do meu jeito, vou precisar da ajuda de vcs para fazer uma revisão em algumas partes, muita coisa ja resolvi apenas visitando o fórum e achei uma coisa muito interessante o Niva tem alma e acho que tem mesmo viu.
Abraços a todos.

Seja bem vindo ao manicômio. Leandro Xerém Duarte! :-)

[ ]s

ericrom
20/08/2010, 14:35
Abraços a todos.

Estamos no mesmo barco....ops manicomio então!!! RS...
Seja bem vindooooo!!!
Eu, voce e Alex temos que dar as mãos e unir os Nivas :lol: ja que temos a mesma intenção :lol:
Os camaradas que nos ature e ajude :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Dinola
20/08/2010, 15:41
Bem vindo Xerem. Pondere bastante as respostas porque a gente fala muita "bestagem" tambem :mrgreen:

Alex M Card
22/08/2010, 00:51
Como tava devendo umas fotos do carro limpo no sol, já que só mostrava fotos dele na oficina e sujo, aqui vai!

Alex M Card
22/08/2010, 00:52
Ah, tah sem o bagageiro devido a pintura. Preferi deixar sem por enquanto para legalizar sem ter que tirar os farois de milha do bagageiro. Detran enche o saco...

BACALHAU
22/08/2010, 01:34
Não vou "falar" mais nada. Cansei de elogiar o "Donatello". :palmas:
Essas fotos foram tiradas em frente à casa de um tal Flugêncio? :pensativo: :twisted:

Flugêncio
22/08/2010, 12:53
Não vou "falar" mais nada. Cansei de elogiar o "Donatello". :palmas:
Essas fotos foram tiradas em frente à casa de um tal Flugêncio? :pensativo: :twisted:

Pois é Bacalhau, ontem em frente de casa tinham 4 Nivas. Pena que o "Donatello" tenha sofrido um bocado com as tacanhices da vida. Tem ainda muitos detalhes a serem acertados, mas depois depois de uma volta nele, posso dizer uma coisa, o motor tá "fantástico", é acelerar e levantar a frente.

BACALHAU
22/08/2010, 12:59
:shock: :shock: :shock:

Puxa... Pelo visto isso é melhor do que Viagra.

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Agora, quatro NIVAs na porta de casa...
Cuidado, podem pensar que você é "traficante". :twisted: :twisted: :twisted:

Flugêncio
22/08/2010, 18:52
:shock: :shock: :shock:

Puxa... Pelo visto isso é melhor do que Viagra.

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Agora, quatro NIVAs na porta de casa...
Cuidado, podem pensar que você é "traficante". :twisted: :twisted: :twisted:

O bom disso, foi que me deu um ânimo a mexer no meu Niva. Ontem ia instalar a direção francesa nele, mais deixei pra depois. E a cada dia me assusto mais com certas tacanhices. Nem bom senso os caras tem.

BACALHAU
22/08/2010, 19:42
Se você está reclamando aí, vem para cá para ver o que é bom.
Chega a ser bizarro. :parede: :parede: :parede:

Flugêncio
22/08/2010, 20:03

Se pagares as passagens, pode ser de ônibus mesmo, e der uma estadia com pensão completa, passo uns 10 dias no sertão. Aceito dormir de rede, no alpendre rs rs rs

Juninho Flora
22/08/2010, 20:06
Como tava devendo umas fotos do carro limpo no sol, já que só mostrava fotos dele na oficina e sujo, aqui vai!
ficou bom de mais o niva na cor preta !!!!
estou reformando um niva tbm ,estou mudando a cor dele para amarelo do stilo 2010 ,a cor dele original e o cinza durepoxi !!!!
esses quatro nivas ai , e um pra cada dia da semana !!! hehehehe
um abraco !!!:idea:

Alex M Card
22/08/2010, 21:25
ficou bom de mais o niva na cor preta !!!!
estou reformando um niva tbm ,estou mudando a cor dele para amarelo do stilo 2010 ,a cor dele original e o cinza durepoxi !!!!
esses quatro nivas ai , e um pra cada dia da semana !!! hehehehe
um abraco !!!:idea:

Ele não é preto, eh um verde metálico especial da tr4 da mitsubishi, soh que dependendo do foco de luz ele fica preto ou verde.

BACALHAU
22/08/2010, 22:22
Ele não é preto, eh um verde metálico especial da tr4 da mitsubishi, soh que dependendo do foco de luz ele fica preto ou verde.

Nojento. :mrgreen:

Juninho Flora
23/08/2010, 18:10

bacana na foto esta bonito,de perto deve esta lindo !!!!
valeu !!!!:roll:

marcos faria
25/08/2010, 10:26
Ah, tah sem o bagageiro devido a pintura. Preferi deixar sem por enquanto para legalizar sem ter que tirar os farois de milha do bagageiro. Detran enche o saco...

Alex, pensando no Detran, é bom vc tirar esse quebra-mato da frente do Niva. Deixe apenas o original, pois existe regulamentação ä respeito e podem te encher o saco mais ainda.:putz:

Inclusive, como se diz, gosto não se discute, e na minha opinião, o Donatello ficará mais bonito só com o QM original.:pensativo:

Mais uma vez, parabéns pela viatura!:concordo::palmas:

[ ]s

marcos faria
25/08/2010, 10:38

Putz! Aqui em BH, sofremos com a falta de profissionais. Praticamente temos apenas 01 (Hum) mecânico confiável, que realmente entende de Nivas/Lada e que gosta de cuidar deles. De vez em quando chega viatura com cada adaptraição na oficina dele que é um absurdo.

Agora, sobre uma estadia no sertão, pode me chamar também. Conheço bem essa região, quando morei mais de 6 anos em Fortaleza.
Numa de minhas viagens pelo interior, sai de Fusca de Fortaleza, passando pelo interior do estado, cruzando o Piaui e o Maranhão, passando dentro de reservas indígenas, até chegar em Imperatriz e pegar a "Belém-Brasília" rumo a Minas. Ê tempim bão sô!! Vixi! Agora eu viagei mesmo, rsrs...

[ ]s

Alex M Card
15/09/2010, 19:25
Aleluia depois de 1 ano de batalha reformando, legalizei ontem o Donatello! Tive que voltar 2 vezes no Detran e ainda fikei de 2 da tarde ateh as 7 da noite para conseguir atualizar a cor, vistoria e nome de proprietario. Tirei o bagageiro, reboque e e tow bar para não ter problemas, apesar de que perguntei para a mulher lah e ela falou que em jipes não tem problema os farois em cima do bagageio sem capa, reboque na frente e o de tras tem q ter a tomadinha soh. Acho q as implicancias variam de Detran pra Detran. Mas ontem eu vi o quanto nego lah te faz de palhaço e quase pulei o balcaum pra socar a mulher... A primeira vez que eu fui, ficou faltando o documento de compra e venda, a nota fiscal do serviço de pintura do carro, soh havia levado a da tinta e a buzina havia parado de funcionar lah dentro, porque ateh entaum tava tocando direito. Na segunda vez voltei com todos os documentos que faltavam e a buzina consertada, tive que esperar uns 40 minutos na fila dos carros soh pra tocar a buzina pra muleh, ateh ai tudo bem, mostrei tambem todos os documentos pendentes e tive que aguardar ser chamado lah dentro da sala. ai fico 1 hroa na fila, sendo q esse eh o segundo dia q volto pq fico umas pendencias lah como documento de compra e venda e talz. Ai dps de 1 hora la dentro da sala a muleh me vem e me pede as notas fiscais q eu jah tinha msotrado lah fora.. blz..ai passa mais 1 e meia hora e a muleh vem me dizer q tah faltando no documento de serviço de q cor pra q cor foi o carro. ai eu.. po.. o carro era branco e foi pra verde... "ah, isso o senhor sabe, mas eu n".. eu "cara.. o documento tah branco, e ele agora eh verde, e a nota fiscal da tinta eh verde" ela "ueh, mas como eu vo saber se ele era branco mesmo" eu" ......tah no documento". "ah, mas isso n ker dizer nada, vc pode ter falsificado o documento".eu "porra, eu te mostro 15 documentos aki mostrando q ele eh branco, ateh a a nota fiscal original do carro de qnd ele saiu da fabrica" ela "mas vc pode ter mudado a cor entre isso" eu "o q? pintado de vermelhor e andando na ilegalidade?" ela "eh" eu "e pra q q eu ia pintar de novo e vir legalizar entaum? e vc axa realmente q se eu tivesse pintado de uma cor q n consta no documento eu n ia falsificar uma nota fiscal?". ai deu moh rolo nisso... quase xingo a mulher, pq ela falo q ia fica na dependencia e eu ia ter q voltar lah otro dia.. tomar no cu
no fim minha mae foi na oficina, fez otra nota fiscal e levo lah. Ai chego e vo entregar a nova nota fiscal 5 e meia da noite e a muleh me vem e fala q soh podia ateh as 5... Engoli o xingamento e falei que minha mae teve o trabalho de pedir a emissão de outra nota e ir lah me entregar, se ela n podia kebrar esse galho. Aceitou, mas tive que esperar todo mundo ser atendido. Ai me vem a pergunta... por que a mulher lah de fora que olhou meus documentos não me disse que estava errado e eu jah tinha providenciado tudo? Me fizeram esperar mais de 2 horas pra me avisar isso. E eu ainda pago vistoria e duda pra ser feito de babaca.. eh impressionante. Despachante deve ser o dinheiro mais bem pago q alguem pode gastar.

andrecosenza
16/09/2010, 08:56
Aleluia depois de 1 ano de batalha reformando, legalizei ontem o Donatello! Tive que voltar 2 vezes no Detran e ainda fikei de 2 da tarde ateh as 7 da noite para conseguir atualizar a cor, vistoria e nome de proprietario. Tirei o bagageiro, reboque e e tow bar para não ter problemas, apesar de que perguntei para a mulher lah e ela falou que em jipes não tem problema os farois em cima do bagageio sem capa, reboque na frente e o de tras tem q ter a tomadinha soh. Acho q as implicancias variam de Detran pra Detran. Mas ontem eu vi o quanto nego lah te faz de palhaço e quase pulei o balcaum pra socar a mulher... A primeira vez que eu fui, ficou faltando o documento de compra e venda, a nota fiscal do serviço de pintura do carro, soh havia levado a da tinta e a buzina havia parado de funcionar lah dentro, porque ateh entaum tava tocando direito. Na segunda vez voltei com todos os documentos que faltavam e a buzina consertada, tive que esperar uns 40 minutos na fila dos carros soh pra tocar a buzina pra muleh, ateh ai tudo bem, mostrei tambem todos os documentos pendentes e tive que aguardar ser chamado lah dentro da sala. ai fico 1 hroa na fila, sendo q esse eh o segundo dia q volto pq fico umas pendencias lah como documento de compra e venda e talz. Ai dps de 1 hora la dentro da sala a muleh me vem e me pede as notas fiscais q eu jah tinha msotrado lah fora.. blz..ai passa mais 1 e meia hora e a muleh vem me dizer q tah faltando no documento de serviço de q cor pra q cor foi o carro. ai eu.. po.. o carro era branco e foi pra verde... "ah, isso o senhor sabe, mas eu n".. eu "cara.. o documento tah branco, e ele agora eh verde, e a nota fiscal da tinta eh verde" ela "ueh, mas como eu vo saber se ele era branco mesmo" eu" ......tah no documento". "ah, mas isso n ker dizer nada, vc pode ter falsificado o documento".eu "porra, eu te mostro 15 documentos aki mostrando q ele eh branco, ateh a a nota fiscal original do carro de qnd ele saiu da fabrica" ela "mas vc pode ter mudado a cor entre isso" eu "o q? pintado de vermelhor e andando na ilegalidade?" ela "eh" eu "e pra q q eu ia pintar de novo e vir legalizar entaum? e vc axa realmente q se eu tivesse pintado de uma cor q n consta no documento eu n ia falsificar uma nota fiscal?". ai deu moh rolo nisso... quase xingo a mulher, pq ela falo q ia fica na dependencia e eu ia ter q voltar lah otro dia.. tomar no cu
no fim minha mae foi na oficina, fez otra nota fiscal e levo lah. Ai chego e vo entregar a nova nota fiscal 5 e meia da noite e a muleh me vem e fala q soh podia ateh as 5... Engoli o xingamento e falei que minha mae teve o trabalho de pedir a emissão de outra nota e ir lah me entregar, se ela n podia kebrar esse galho. Aceitou, mas tive que esperar todo mundo ser atendido. Ai me vem a pergunta... por que a mulher lah de fora que olhou meus documentos não me disse que estava errado e eu jah tinha providenciado tudo? Me fizeram esperar mais de 2 horas pra me avisar isso. E eu ainda pago vistoria e duda pra ser feito de babaca.. eh impressionante. Despachante deve ser o dinheiro mais bem pago q alguem pode gastar.

Eh meu camarada, as coisas sao dificeis mesmo, eu estou com problemas paracido e um pouco pior. Meus documentos estao legais e em meu nome, porem eu mudei de estado, moro na bahia e o carro eh do rio de janeiro. Fui ao orgao do detran perto de minha casa para fazeer a transferencia de estado. Dei entrada nos documentos e na hora da vistoria o cara me pede o numero do motor. Eu falei nao sei isso, e ele disse volta la dentro e pede a menina para colocar aqui no laudo de vistoria o numero do motor. Fui ela consultou no sistema e colocou que nao tinha numero. Voltei o o velhinho ficou fuçando o motor ate encontrar um numero. E foi conferir. Depois de ter feito toda a vistoria ele volta e diz que o motor esta cadastrado em outro dois veiculos, um lada e um uno. E disse tambem que o carro nao pode ser transferido pois tem um problema corporativo que trava a transferencia. Ai eu pensei, mas como? Se o carro meu irmao comprou, transferiu para o nome dele e depois transferiu para o meu nome? Resolvi sair do detran antes que os caras arrumassem outra desculpa, por fim acho que vou cair na mao de um despachante... E la vai mais grana....
:parede:

BACALHAU
16/09/2010, 10:03
O DETRAN do Rio sempre foi campeão de "burrocracia", fraudes, picaretagens, mutretas e de torrar a paciência de quem quer andar na legalidade.
O DETRAN da Bahia é mais ou menos a mesma coisa. Não sei como está agora, mas, na época em que eu morava em Salvador, tinha gente vendendo placas no meio da rua bem em frente ao DETRAN, em plena luz do dia. Foi até matéria em jornais e televisão. Mas, não adiantava nada. O que tem de carro clonado em Salvador não é brincadeira.
Quando eu mudei para o Ceará, começaram a aparecer multas em cima do meu Santana Quantum, por excesso de velocidade na Av. Paralela. Consegui fotos do "infrator". Era um Santana Quantum prata bem mais claro que o meu, as rodas eram diferentes, as faixas laterais diferentes, tinha adesivos nos vidros (o meu não tinha). Só a placa era igual.
Uma multa que eu recebi por estacionamento proibido ao lado do Mercado Modelo, que veio duplicada. Porque aqueles malditos guardinhas da prefeitura multaram duas vezes o meu carro com uma diferença de 5 (cinco) minutos. Ou seja, punem duas vezes pela mesma infração. Mas táxis, vans de hoteis e ônibus de turismo fazem uma verdadeira zona no mesmo local e ninguém faz nada. Porque rola grana. CORRUPÇÃO.
O detalhe, onde eu parei NÃO tinha nenhuma placa de advertência e era um recuo da pista.
Como saía mais barato pagar as multas do que me deslocar até Salvador, ponto para eles.
Esta é a República das Bananas. É mais fácil andar na ilegalidade do que ser correto.

André, se você ainda tem parentes no Rio, transfira o seu carro para o endereço de um deles e deixe a placa do RJ.

leomichetti
16/09/2010, 15:13
Eu tb tive problemas com meu jipe no Detran RJ.
Um Willys, 1960...original.
Me deixaram em pendência pq ele não tinha luz de ré Branca e nem quebra-sol. Tomei uma canseira até fazer entender que o carro naquela época não tinha luza de ré branca...ele era original e o que me propunham era modificar a originalidade do carro pra ele me aprovarem. Tava errado. O prejuízo era só meu e se eu quisesse por placa preta nele, não podia ficar modificando...
O quebra-sol não me faz sentido pra um carro conversível. Eu fui justamente de capota abaixada pra evitar mais ainda ficarem procurando problemas...enfim, fixei um de uma Rural que nem se movimentava, não tinha função alguma, mas tava lá. Olharam e me aprovaram com a luz vermelha de ré e o quebra-sol fixo, duro e mais parecia um papelão colado parabrisa.
Depois que peguei o doc na mão, ainda dentro do Detran, tirei o quebra-sol e fui embora...ridículo.

Abraços,

Léo.

andrecosenza
16/09/2010, 18:43
O DETRAN do Rio sempre foi campeão de "burrocracia", fraudes, picaretagens, mutretas e de torrar a paciência de quem quer andar na legalidade.
O DETRAN da Bahia é mais ou menos a mesma coisa. Não sei como está agora, mas, na época em que eu morava em Salvador, tinha gente vendendo placas no meio da rua bem em frente ao DETRAN, em plena luz do dia. Foi até matéria em jornais e televisão. Mas, não adiantava nada. O que tem de carro clonado em Salvador não é brincadeira.
Quando eu mudei para o Ceará, começaram a aparecer multas em cima do meu Santana Quantum, por excesso de velocidade na Av. Paralela. Consegui fotos do "infrator". Era um Santana Quantum prata bem mais claro que o meu, as rodas eram diferentes, as faixas laterais diferentes, tinha adesivos nos vidros (o meu não tinha). Só a placa era igual.
Uma multa que eu recebi por estacionamento proibido ao lado do Mercado Modelo, que veio duplicada. Porque aqueles malditos guardinhas da prefeitura multaram duas vezes o meu carro com uma diferença de 5 (cinco) minutos. Ou seja, punem duas vezes pela mesma infração. Mas táxis, vans de hoteis e ônibus de turismo fazem uma verdadeira zona no mesmo local e ninguém faz nada. Porque rola grana. CORRUPÇÃO.
O detalhe, onde eu parei NÃO tinha nenhuma placa de advertência e era um recuo da pista.
Como saía mais barato pagar as multas do que me deslocar até Salvador, ponto para eles.
Esta é a República das Bananas. É mais fácil andar na ilegalidade do que ser correto.

André, se você ainda tem parentes no Rio, transfira o seu carro para o endereço de um deles e deixe a placa do RJ.

Fala Bacalhau, beleza? Por mim eu nao fazia a transferencia, o endereço eh o da casa da minha mae, o problema eh que para eu ter os documentos eu precisaria fazer a vistoria, ja que no rio se faz a vistoria todo ano... por ai vc ja viu neh?
Um abração

BACALHAU
16/09/2010, 19:12
... ja que no rio se faz a vistoria todo ano...

Tinha esquecido de mais essa falcatrua. :parede:

andrecosenza
17/09/2010, 07:08
Tinha esquecido de mais essa falcatrua. :parede:

Pois eh, se nao fosse isso eu estava tranquilo. Agora estou com o carro parado sem poder rodar tranquilo....
Vou ver se consigo algum despachante que sane esse problema...
Uma braçao

Alex M Card
17/09/2010, 19:33
Pois eh, se nao fosse isso eu estava tranquilo. Agora estou com o carro parado sem poder rodar tranquilo....
Uma braçao

Acredito que um despachante consiga resolver isso facilmente, e apesar de ter q rolar uma grana, acredito ser um dinheiro muito bem gasto pra evitar dor de cabeça.

BACALHAU
18/09/2010, 19:37
....
Uma braçao

André, mandei-lhe um e-mail com o telefone de um despachante daí de SSA. :concordo:

andrecosenza
19/09/2010, 14:40
Acredito que um despachante consiga resolver isso facilmente, e apesar de ter q rolar uma grana, acredito ser um dinheiro muito bem gasto pra evitar dor de cabeça.

Valeu Alex, o Bacalhau ja me indicou um despachante daqui da bahia, vou tentar isso. Valeu:concordo:

andrecosenza
19/09/2010, 14:41
André, mandei-lhe um e-mail com o telefone de um despachante daí de SSA. :concordo:

Valeu Bacalhau!!!! Vou tentar ele.
Um abração :concordo:

LFC
07/04/2017, 18:30
Este Niva foi do meu amigo Andrade e eu acompanhei a sua reforma. Gostaria de saber o que foi feito dele.
Abs,
LFC

Niva Calango
23/02/2018, 14:16
Opa, peguei um Niva encostado no tempo por um preço considerável, apesar de muitas coisas a arrumar inclusive o motor... ele está funcionando e com a lata muito boa em relação a muitos que vi por ai! estou animado e até estou fazendo uns vídeos do seguimento... eu mesmo estou fazendo muita coisa nele!

Caso alguém tenha alguma dica... estou com acredito ser Biela batendo no motor, setas que ligam, porem nao piscam... coloquei outro relé novo e ficou na mesma!

Segue o link dos Vídeos!

Parte 01 -Projeto Lada Niva - Parte 01 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=PXYhIkAtwaM&t=7s)

Parte 02 - Projeto Lada Niva - Parte 02 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=PNzH58VVSZI)

(https://www.youtube.com/watch?v=PNzH58VVSZI)

mauricio_silva
23/02/2018, 16:45
Olás.

Bem legal, meus parabéns.:concordo:
Dê uma olhadela em:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/niva/143651-de-niva-de-novo.html
Boa sorte com o seu "russinho".
[]s.

Opa, peguei um Niva encostado no tempo por um preço considerável, apesar de muitas coisas a arrumar inclusive o motor... ele está funcionando e com a lata muito boa em relação a muitos que vi por ai! estou animado e até estou fazendo uns vídeos do seguimento... eu mesmo estou fazendo muita coisa nele!

Caso alguém tenha alguma dica... estou com acredito ser Biela batendo no motor, setas que ligam, porem nao piscam... coloquei outro relé novo e ficou na mesma!

Segue o link dos Vídeos!

Parte 01 -Projeto Lada Niva - Parte 01 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=PXYhIkAtwaM&t=7s)

Parte 02 - Projeto Lada Niva - Parte 02 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=PNzH58VVSZI)

(https://www.youtube.com/watch?v=PNzH58VVSZI)