Conectar

Ver Versão Completa : Diferenças entre a Band Mercedez e 14B

valeriano
01/09/2009, 22:32
Pessoal,

estava conversando com um amigo toyoteiro e ele disse que a Band 14B tem diferença na carroceria e no chassis para as Bands com motor mercedes.
Essa informação procede?

Qual a diferença do chassi das duas?

Guiga Tostes
01/09/2009, 22:49
Olá Valeriano,

Quanto a diferença no chassi não acredito que proceda, sobre a carroceria há aletas de entradas de ar nas laterais no lugar onde ficavam as tomadas de ar forçadas nas carrocerias das Band Mercedes, sei tb que as Band 14b(pickups) usam amortecedores de maior curso na traseira.

...por enquanto é o que sei...

Abrs

Cesar Machado
02/09/2009, 00:03
É que as bandeirantes mais modernas vem com barra estabilizadora no diferencial dianteiro.

Parece que também existe uma diferença na relação dos diferenciais, à conferir.
:pensativo:

um abraço

Guiga Tostes
02/09/2009, 11:46
É que as bandeirantes mais modernas vem com barra estabilizadora no diferencial dianteiro.

Parece que também existe uma diferença na relação dos diferenciais, à conferir.
:pensativo:

um abraço

Sim, bem lembrado! Alem da barra estabilizadora, a relacao de diferencial saia mais curta(9X37) somente nas pickups 14b(todas 5 marchas).

Abrs

marcvale
02/09/2009, 11:56
Acrescente-se a isso, os comprimentos das lâminas nos feixes que também são diferentes, um pouco maiores, para dar maior conforto. Na parte frontal do chassi, especificamente na curva próxima ao suporte dos amortecedores dianteiros, existe um reforço, uma chapa soldada que envolve àquela área e outros pequenos detalhes, como outro reforço situado na extremidade dianteira, no lado direito (carona). A fonte utilizada para a numeração dos mesmos, também é um pouco menor do que as utilizadas nos modelos mais antigos.
Um abraço,
Márcio Valença.

Bernardo Hoelz
02/09/2009, 12:08
Existe diferença sim, quando tiamos um jipe curto 87 aqui em casa, meu pai usava pra pescar e a band tinha um suporte para iscas entre o chassi e o parachoque dianteiro. Fomos colocar esse suporte na band 97 e percebemos que a distância era mais curta, acho que essa diferença de comprimento deve ser por causa do tamanho do motor, acho que o 14B é mais comprido do que os MB.

Abraços

valeriano
02/09/2009, 13:16
Bom, vou explicar o problema aqui então, pra ser mais específico.
Eu estou começando a cogitar colcar a fibra na minha Band (já tem tempo que penso nisso) e como a fibra é moldável, pensei em colocar o tanque da Band mais nova (14B) nesse processo, pra ter uma autonomia maior.
Um amigo meu disse que isso não é possível, pois o chassi da Band com motor MB é diferente do chassi da Band com motor 14B.
Fica a dúvida então: Consigo trocar o tanque ou não?

Lembrando que a carroceria não faz diferença. A única coisa que me impediria de fazer isso seria uma alteração extrema no chassi, impossibilitando o encaixe do tanque nele.

Tadi
02/09/2009, 18:40
Sem esquecer que o motor mercedes tem mais torque e o motor 14B é um motor de mais giro.

maxdelta
02/09/2009, 22:57
Não só a carroceria é diferente, o chassi tb é, mas não em tamanho, e sim em estrutura!

Quem adapta caixa de 5 marchas, vê uma barra de longarina que atrapalha pra kct quando vai mexer no freio de mão. Na mais nova essa barra é mais pra trás! E ela é soldada na longarina não tem como mexer! O tanque da 14 b ficaria justamente ali! A diferença no chassi creio que é só ali!

Na carroceria, estruturalmente ela é diferente, mas estrutura externa é igual, pelo fato da caixa de marcha ser maior, se alguém vê a tampa da caixa de marcha das 2 a antiga e a nova verão que a nova além de ser mais alta é maior! Até o tapete é diferente! E tem a parte do tanque, a parte grande dele é do lado esquerdo e vai até no meio, existe umas barras estruturais por debaixo do chassi, que são totalmente diferentes e algumas inexistentes, acredito que o local do suporte da carroceria seja um pouco diferente ali tb!

Mexer na carroceria sem analizar a parte estrutural dela acarretaria nela ficar impenada, pois o projeto é diferente!

Existem tb outras diferenças, os diferenciais da mais nova são mais reduzidos, pelo fato que a caixa de 5 marchas ser mais "solta". O cardã traseiro é ligeiramente menor! As molas são mais largas e as buchas do feixe são mais largas tb! Possuem barra estabilizadora. O cano de descarga da mais nova dá mais volta que das antigas! O parabrisa é ligeiramente maior!(A borracha é diferente, o quadro é igual) Tem tb as rodas originais, há uma diferença gritante! Apesar que já vi algumas band 14B usando tambor nas 4 e usando as rodas antigas ao invés das mais novas!

As diferenças estão apenas nos detalhes, pq band é band!

Abração, se alguem souber de mais diferenças, estejam a vontade!

Cesar Machado
03/09/2009, 06:03
Para quem está no Rio, vale a pena dar uma passada na Arauto e examinar o tanque de plástico que eles estão vendendo.

Achei muito bom e já reservei um prá mim.

Um abraço.

valeriano
03/09/2009, 08:24
Para quem está no Rio, vale a pena dar uma passada na Arauto e examinar o tanque de plástico que eles estão vendendo.

Achei muito bom e já reservei um prá mim.

Um abraço.

Esse tanque de plástico é de quantos litros?

Cesar Machado
03/09/2009, 10:42
O tanque para bands com motor Mercedez é de 55 litros
e custa R$ 345,00.
:concordo:

bebetobandeira
05/09/2009, 20:42
O tanque para bands com motor Mercedez é de 55 litros
e custa R$ 345,00.
:concordo:

Pessoal, dêem uma olhada nos site da Metalúrgica CLÃ, parece q eles têm um tanque de plástico de 80l pras Bands, inclusive as mais velhas, e o preço é quase o mesmo!
Byby

BebetoBandeira.

valeriano
05/09/2009, 22:44
Pessoal, dêem uma olhada nos site da Metalúrgica CLÃ, parece q eles têm um tanque de plástico de 80l pras Bands, inclusive as mais velhas, e o preço é quase o mesmo!
Byby

BebetoBandeira.

O tanque que a Arauto vende é esse da CLA.
Esse tanque de 80L para todo tipo de Band entra no lugar do estepe, na parte de trás do veículo.
Minha idéia era ficar com ambos os tanques (o tanque da mais nova E o tanque extra) ficando com uma autonomia de 1700km.

Cesar Machado
07/09/2009, 11:53
Conheço algumas pessoas que fizeram essa adaptação.

Pessoalmente, prefiro manter o lugar para mais um estepe (sempre viajo com 02) e andar com um tanque apenas.
55 litros da uma autonomia de +/- 500 km.

Em viagens mais longas, levo um galão reserva (ou dois se o lugar for muito isolado) e encho antes de atravessar trechos mais isolados.

Já estive em Ushuaia, Atacama, Uyuni, Aconcágua, Macchu Picchu e outros lugares menos votados, sempre com uma band 81, motor 314 e 04 marchas e não esquecendo de abastecer, não tive problemas.

A principal vantagem é que os colegas com dois tanques, às vezes, conseguiam aproveitar um bom preço de diesel e fazer alguma economia.

Por outro lado, já vi terem problemas com o sistema que passa o combustível de um tanque para o outro.

Um abraço

Bernardo Hoelz
07/09/2009, 13:00
Já estive em Ushuaia, Atacama, Uyuni, Aconcágua, Macchu Picchu e outros lugares menos votados, sempre com uma band 81, motor 314 e 04 marchas e não esquecendo de abastecer, não tive problemas.

Um abraço

Cesar, vc é da equipe Millodon?! Fez essas viagens com o Wilians? Conheço o Wilians!

Abraços

valeriano
07/09/2009, 13:32
Conheço algumas pessoas que fizeram essa adaptação.

Pessoalmente, prefiro manter o lugar para mais um estepe (sempre viajo com 02) e andar com um tanque apenas.
55 litros da uma autonomia de +/- 500 km.

Em viagens mais longas, levo um galão reserva (ou dois se o lugar for muito isolado) e encho antes de atravessar trechos mais isolados.

A principal vantagem é que os colegas com dois tanques, às vezes, conseguiam aproveitar um bom preço de diesel e fazer alguma economia.

Por outro lado, já vi terem problemas com o sistema que passa o combustível de um tanque para o outro.

Um abraço

Eu fiz isso quando fui ao Jalapão e não foi nada agradável jogar diesel do galão para o tanque em um calor de 40°C com 200 mosquitos me picando.
Exatamente por isso que quero um tanque extra.

Não quero ter que fazer isso com -25°C ou coisa parecida, quando passar pelos Andes.

Além do mais, levar combustivel em galão é ilegal e se um policial federal chato surgir do nada, pode ter certeza que isso vai dar dor de cabeça.

Cesar Machado
07/09/2009, 14:04
Também conheço o Willians, mas nunca viajei com ele.

Sou da Azimuth Expedições. Uma pequena empresa de turismo e foi por ela que fiz essas viagens.

um abraço

Cesar Machado
07/09/2009, 14:19
Também já passei desconforto colocando diesel do galão no tanque.
Uma vez na Patagônia, ventava tanto, que mesmo com o carro contra o vento foi uma dificuldade...

Quanto aos guardas, saio pra viajar com os galões vazios e só encho quando vou atravessar locais sem recurso.

Da última vez que estive no Jalapão, peguei vinte litros para garantir e acabei esvaziando o galão no posto, para não andar com ele cheio na BR.

Além disso, virar um galão com vinte litros no tanque já não é uma tarefa muito agradável...

Com tudo isso, dê minha parte, acho que o investimento não compensa.

Mas não há certo e errado nesta questão, apenas a opção e a conveniência de cada um.

Um abraço