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Ver Versão Completa : Jeep 1967



LMAGRI
01/09/2009, 20:33
olá pessoal,sou novo aqui e gostaria de informações basicas de mecanica e itens a serem revisados em um jeep,acabei de comprar um e não sei por onde começar.

LMAGRI
01/09/2009, 20:36
quanto vou pagar um motor de opala e o serviço de mão de obra???

Campi
01/09/2009, 21:34
Primeiramente seja bem vindo ao mundo dos loucos rsrsrsrsrsrsr.
Acredito que a sua cabeça deve estar cheia de idéias e dúvias, então primeiro vc deve organizalas e seguir em partes. Vc escolheu o lugar certo para solucionar dúvidas, em relação a mecanica básica, tenho um manual do jeep e posso enviar pra vc via e-mail e támbem posso ir te ensinando de acordo com o que vc precissa, sou ajudande de mecanico e meu pai é mecanico, tudo em relação a concerto do meu jeep somos nós que fazemos por isso acabamos adiquirindo prática no ramo.
A respeito do motor vc pode achar um bom na faixa de umas 700 pilas.
Dúvidas é só procurar um grande abraço Campi.

anderson_wzorek
01/09/2009, 21:54
Boa Noite Luiz,
Bem vindo ao mundo dos loucos mesmos kkkk,com o tempo vc vai entender.
quanto as duvidas que vc tiver,posta por aki que alguem sempre vai responder,ou utiliza a pesquisa pois ja existe topico pra td que vc imaginar com otimas soluções.

Motor de opala instalado no jeep aqui em curitiba fica em torno de 1500 pilas.

Abraços
Anderson

Flaibam
01/09/2009, 23:05
O que o Campi falou está certo. Aqui em Campinas o motor do Opala está na faixa de 800, à base de troca. Também sou novo e, em pouco tempo, aprendi muito aqui no Forum4x4. Visite outros tópicos, mesmo que sejam de pouco interesse, para ir se familiarizando com os assuntos. Toda viatura passou, ou irá passar, pelos problemas citados nesse fórum. É bom estar ciente!!! Bem vindo ao mundo dos loucos!

Robertux
01/09/2009, 23:32
Olá seja bem vindo ao mundo dos aventureiros.

Revisão básica:
1º Segurança
Verifique os freios - Burrinho mestre, burrinho das rodas, lonas, campanas, flexíveis, etc.
Verifique a direção - Barras, teminais, caixa, munhões, etc.
Verifique a suspensão - Buchas, amortecedores, jumelos, etc.
Verifique o eixo trazeiro - Diferencial, pontas de eixos, rolamentos.
Verificando esses itens você erá certeza que seu jeep vai parar quando necessário, vai virar para o lado que você mandar e não vai quebrar a suspenção ou sair a roda trazeira em movimento.
2º Funcionamento:
Verifique velas, platinados, cabos de vela, capa do distribuidor, carburador, filtros (ar, óleo, combustivel) e óleos
Verifique caixas de câmbio e transmissão e os diferenciais
Verifique a parte elétrica - bateria, motor de partida, iluminação.
Revisando essas partes você terá certeza que terá partida quando precisar e que ele não vai lhe deixar na mão.
Uma revisão bem feita nessas partes vai lhe custar por volta de R$ 1.000,00 ou mais.
Curta seu jeep, depois, com calma você vai fazendo as alterções que sentir necessidade.
O meu jeep, o proprietário anterior começou a reformar em 2001, desistiu, comprei em fase final de reforma e já está há dois meses na oficina e ainda não andou. Não perca muito tempo com adaptações.
A não ser que o motor não funcione, não mexa nele. Se estiver queimando óleo leve uma lata junto e vá completando no percurso, mas use o jeep.
Lugar de jeep é na trilha e não na oficina.
Se você for usar para trilhas, você não deve andar mais que 200 km em média por mês, portanto se seu motor durar mais 10.000 Km você terá motor para mais 4 anos pelo menos.

LMAGRI
02/09/2009, 21:37
Primeiramente seja bem vindo ao mundo dos loucos rsrsrsrsrsrsr.
Acredito que a sua cabeça deve estar cheia de idéias e dúvias, então primeiro vc deve organizalas e seguir em partes. Vc escolheu o lugar certo para solucionar dúvidas, em relação a mecanica básica, tenho um manual do jeep e posso enviar pra vc via e-mail e támbem posso ir te ensinando de acordo com o que vc precissa, sou ajudande de mecanico e meu pai é mecanico, tudo em relação a concerto do meu jeep somos nós que fazemos por isso acabamos adiquirindo prática no ramo.
A respeito do motor vc pode achar um bom na faixa de umas 700 pilas.
Dúvidas é só procurar um grande abraço Campi.
obrigado pela resposta,meu email é magri02@gmail.com.br
comprei este jeep e não nada de mecanica sei que ele anda e está fazendo 6km/litro de gasolina mas estou muito contente e satisfeito.
um abraço e aguardo mais noticias

LMAGRI
02/09/2009, 21:40
Olá seja bem vindo ao mundo dos aventureiros.

Revisão básica:
1º Segurança
Verifique os freios - Burrinho mestre, burrinho das rodas, lonas, campanas, flexíveis, etc.
Verifique a direção - Barras, teminais, caixa, munhões, etc.
Verifique a suspensão - Buchas, amortecedores, jumelos, etc.
Verifique o eixo trazeiro - Diferencial, pontas de eixos, rolamentos.
Verificando esses itens você erá certeza que seu jeep vai parar quando necessário, vai virar para o lado que você mandar e não vai quebrar a suspenção ou sair a roda trazeira em movimento.
2º Funcionamento:
Verifique velas, platinados, cabos de vela, capa do distribuidor, carburador, filtros (ar, óleo, combustivel) e óleos
Verifique caixas de câmbio e transmissão e os diferenciais
Verifique a parte elétrica - bateria, motor de partida, iluminação.
Revisando essas partes você terá certeza que terá partida quando precisar e que ele não vai lhe deixar na mão.
Uma revisão bem feita nessas partes vai lhe custar por volta de R$ 1.000,00 ou mais.
Curta seu jeep, depois, com calma você vai fazendo as alterções que sentir necessidade.
O meu jeep, o proprietário anterior começou a reformar em 2001, desistiu, comprei em fase final de reforma e já está há dois meses na oficina e ainda não andou. Não perca muito tempo com adaptações.
A não ser que o motor não funcione, não mexa nele. Se estiver queimando óleo leve uma lata junto e vá completando no percurso, mas use o jeep.
Lugar de jeep é na trilha e não na oficina.
Se você for usar para trilhas, você não deve andar mais que 200 km em média por mês, portanto se seu motor durar mais 10.000 Km você terá motor para mais 4 anos pelo menos.
obrigado pelas dicas e quanto a substituir motor original por de opala,o que eu ganho com isso???

abs

LMAGRI
02/09/2009, 21:43
O que o Campi falou está certo. Aqui em Campinas o motor do Opala está na faixa de 800, à base de troca. Também sou novo e, em pouco tempo, aprendi muito aqui no Forum4x4. Visite outros tópicos, mesmo que sejam de pouco interesse, para ir se familiarizando com os assuntos. Toda viatura passou, ou irá passar, pelos problemas citados nesse fórum. É bom estar ciente!!! Bem vindo ao mundo dos loucos!
Olá Amigo,obrigado pela dicas.
Meu filho mora em campinas e queremos umas dicas de onde podemos fazer revisão com segurança e preço legal

LMAGRI
02/09/2009, 21:45
Boa Noite Luiz,
Bem vindo ao mundo dos loucos mesmos kkkk,com o tempo vc vai entender.
quanto as duvidas que vc tiver,posta por aki que alguem sempre vai responder,ou utiliza a pesquisa pois ja existe topico pra td que vc imaginar com otimas soluções.

Motor de opala instalado no jeep aqui em curitiba fica em torno de 1500 pilas.

Abraços
Anderson
obrigado e boa sorte

LMAGRI
02/09/2009, 21:49
Primeiramente seja bem vindo ao mundo dos loucos rsrsrsrsrsrsr.
Acredito que a sua cabeça deve estar cheia de idéias e dúvias, então primeiro vc deve organizalas e seguir em partes. Vc escolheu o lugar certo para solucionar dúvidas, em relação a mecanica básica, tenho um manual do jeep e posso enviar pra vc via e-mail e támbem posso ir te ensinando de acordo com o que vc precissa, sou ajudande de mecanico e meu pai é mecanico, tudo em relação a concerto do meu jeep somos nós que fazemos por isso acabamos adiquirindo prática no ramo.
A respeito do motor vc pode achar um bom na faixa de umas 700 pilas.
Dúvidas é só procurar um grande abraço Campi.
como sei o modelo do motor do meu jeep ano 1967 90 cv,qual óleo devo usar,qual filtro e outros cuidados.......é duro não conhecer

Willian Del Piero Rocha
02/09/2009, 22:21
Motor BF 161,oleo SAE 30,(mas pode usar o SAE 20-40),na troca do oleo,05 litros;troca de oleo e filtro 06 litros.Para outras dúvidas,tente jogar a palavra chave no item PESQUISAR,e leia,leia tudo o que for possivel e verá que vai aprender MUITO,é o que faço à quase um ano,e estou sempre aprendendo mais.como já falaram,,,,bem vindo...mais um louco:palmas::palmas::palmas:

SHERE KHAN
03/09/2009, 00:15
Ei Luiz, parabéns pelo seu novo filho ! Seguinte, óleo motor é o 20W50, pois o 20W40 está saindo de linha.

Não esqueça das caixas e diferenciais pois Jeep pinga mesmo, desde que era novo, então até acostumar com o consumo de óleo nas caixas e diferenciais, fique de olho no nível de óleo.

Quanto à revisão, eu preocuparia primeiro com
1) Freios
Checar quanto a vazamentos cilindro mestre e cilindros de freio, encanamento geral (Se de cobre, substituir por aço), estado das lonas e pastilhas (se houver). Se tiver condições, aproveita e instala logo um kit de freio a disco na dianteira.

2) Direção
Checar setor e terminais de direção, verificar folga do sistema, checar pino central e bucha.

3) Suspensão
Checar o estado geral dos suportes dos amortecedores, checar as soldas. Checar funcionamento dos amortecedores. Verificar o estado geral das buchas dos amortecedores.

4) Eixo traseiro
Desmontar o sistema, checar os semi-eixos traseiros e aproveite para substituir os rolamentos.

O resto, pode ir fazendo com o tempo.

LMAGRI
03/09/2009, 07:11
obrigado pelas dicas, alguem conhece mecanico para jeep em Atibaia ou próximo???
como identifico o modelo do meu jeep 1967??

abs

Flaibam
03/09/2009, 07:52
Olá Amigo,obrigado pela dicas.
Meu filho mora em campinas e queremos umas dicas de onde podemos fazer revisão com segurança e preço legal
Luiz, indicação de mecânico é um troço curioso: o que me atende bem pode não ser satisfatório para você. O mecânico que resolve os problemas da minha viatura se chama Vitório (19 3241-0543), fica no bairro Taquaral. Levo lá pois ele já teve jeep e gosta do veículo. A manutenção é feita com carinho, inclusive as "gambiarras" necessárias.
Mas ouvi dizer que o melhor mecânico de Campinas se chama Quevedo. Os comentários dizem que ele foi mecânico do Exército por muitos anos e agora tem sua própria oficina de jeeps (ainda não o conheço). O telefone dele é 3281-4222. Mas confesso que estou contente com o atendimento do Vitório, que tem preço, prazo e qualidade.

rafaelcardoso
03/09/2009, 08:14
Luiz, indicação de mecânico é um troço curioso: o que me atende bem pode não ser satisfatório para você. O mecânico que resolve os problemas da minha viatura se chama Vitório (19 3241-0543), fica no bairro Taquaral. Levo lá pois ele já teve jeep e gosta do veículo. A manutenção é feita com carinho, inclusive as "gambiarras" necessárias.
Mas ouvi dizer que o melhor mecânico de Campinas se chama Quevedo. Os comentários dizem que ele foi mecânico do Exército por muitos anos e agora tem sua própria oficina de jeeps (ainda não o conheço). O telefone dele é 3281-4222. Mas confesso que estou contente com o atendimento do Vitório, que tem preço, prazo e qualidade.

Sei que o Quevedo bom é o padre! Mas este mecânico deve ser bom mesmo, já ouvi falar do cara até em São Carlos, ano passado quando morei lá...

Indicação de mecânico é foda mesmo, concordo plenamente com o Flaibam, eu iniciei a reforma do meu Jeep com um mecânico que muita gente inclusive do fórum fala muito bem e eu fiquei muito decepcionado com o serviço do cara e outros problemas, mas tudo bem, a reforma segue e espero em breve estar aproveitando o CJ...

Em Franca temos um ótimo mecânico de Jeeps e Troller: Denir e um ótimo construtor de Jeeps e gaiolas (rs!) Leandro Alemão, tiro o chapéu pros dois...

Curupira
03/09/2009, 08:25
Olá seja bem vindo ao mundo dos aventureiros.

Revisão básica:
1º Segurança
Verifique os freios - Burrinho mestre, burrinho das rodas, lonas, campanas, flexíveis, etc.
Verifique a direção - Barras, teminais, caixa, munhões, etc.
Verifique a suspensão - Buchas, amortecedores, jumelos, etc.
Verifique o eixo trazeiro - Diferencial, pontas de eixos, rolamentos.
Verificando esses itens você erá certeza que seu jeep vai parar quando necessário, vai virar para o lado que você mandar e não vai quebrar a suspenção ou sair a roda trazeira em movimento.
2º Funcionamento:
Verifique velas, platinados, cabos de vela, capa do distribuidor, carburador, filtros (ar, óleo, combustivel) e óleos
Verifique caixas de câmbio e transmissão e os diferenciais
Verifique a parte elétrica - bateria, motor de partida, iluminação.
Revisando essas partes você terá certeza que terá partida quando precisar e que ele não vai lhe deixar na mão.
Uma revisão bem feita nessas partes vai lhe custar por volta de R$ 1.000,00 ou mais.
Curta seu jeep, depois, com calma você vai fazendo as alterções que sentir necessidade.
O meu jeep, o proprietário anterior começou a reformar em 2001, desistiu, comprei em fase final de reforma e já está há dois meses na oficina e ainda não andou. Não perca muito tempo com adaptações.
A não ser que o motor não funcione, não mexa nele. Se estiver queimando óleo leve uma lata junto e vá completando no percurso, mas use o jeep.
Lugar de jeep é na trilha e não na oficina.
Se você for usar para trilhas, você não deve andar mais que 200 km em média por mês, portanto se seu motor durar mais 10.000 Km você terá motor para mais 4 anos pelo menos.


Olá bom dia,NÃO concordo com a ultima parte que vc escreveu,não devemos limitar o uso dos nossos jeep para poupar motor,tem motor que abre com 5 Km e tem motor que abre com 100.000Km depende de quem está usando,use qdo tiver vontade e qto tiver vontade de que adianta ter um jeep pra vc ficar controlando o qto vc vai andar...JEEP USE SEM MODERAÇÃO...:concordo:..abraços.

LMAGRI
03/09/2009, 15:27
Flaibam,

valeu o obrigado pelas dicas

abs

Robertux
03/09/2009, 17:36
Olá bom dia,NÃO concordo com a ultima parte que vc escreveu,não devemos limitar o uso dos nossos jeep para poupar motor,tem motor que abre com 5 Km e tem motor que abre com 100.000Km depende de quem está usando,use qdo tiver vontade e qto tiver vontade de que adianta ter um jeep pra vc ficar controlando o qto vc vai andar...JEEP USE SEM MODERAÇÃO...:concordo:..abraços.

Quando eu disse que ele não deve andar mais que uns 200 km por mês, eu não quiz dizer que ele deve limitar o uso do jeep a isso, eu quiz dizer que se ele não for usar no dia a dia, for usar somente em trilhas, dificilmente ele conseguirá andar mais de 200 km em média por mês. Claro que tem determinados meses que ele andará mais, outros ele nem andará, na média não passará de 200 km por mês e que um motor por pior que esteja, se durar somente mais uns dez mil quilômetros, ainda assim ele terá motor para uns 4 anos, portanto motor não é tão preocupante, principalmente para um iniciante que não vai pegar trilhas muito pesadas de cara. Em vez de ter dor de cabeça com a troca de motor (alteração de suporte, flanges, cardans, documentação) e ter o jeep parado por vários meses, ele deveria andar assim mesmo, é só não deixar faltar óleo, e quando o motor abrir o bico de vez aí sim ele se preocupa com isso.
A reforma de um jeep é cara e demorada, em vez de ficar gastando com motor, é melhor deixar freios, direção e o eixo trazeiro em bom estado, por questão de segurança, e a partida em ordem para não ter que ficar empurrando e curtir o jeep. O resto ele faz conforme for sentindo necessidade.

Flaibam
03/09/2009, 18:01
valeu o obrigado pelas dicas
abs
Magri, quando vier a Campinas, escreva avisando e a gente tenta montar um mini encontro com o pessoal. Se vier com a viatura, te apresento a uma trilha de dificuldade média entre Joaquim Egídio e Morungaba, muito conhecida por aqui, com rampa de pedra e "piscinões".

SERGIO MOLLO
03/09/2009, 19:43
Magri, quando vier a Campinas, escreva avisando e a gente tenta montar um mini encontro com o pessoal. Se vier com a viatura, te apresento a uma trilha de dificuldade média entre Joaquim Egídio e Morungaba, muito conhecida por aqui, com rampa de pedra e "piscinões".

Flaiban; onde que fica esta rampa e os piscinoes? Em Joaquim Egidio, no posto, entra a esquerda,ou e' entrando logo depois do posto `a direita em sentido a usina da CPFL do rio Atibaia?
Abs
Sergio

LMAGRI
03/09/2009, 20:44
Flaibam,
Obrigado mas antes de fazer trilha necessito conhecer melhor meu veiculo, fico um pouco inseguro por não conhecer direito.Caso venha pelos lados de Atibaia,de uma chegada em casa,temos uma casa em Bom Jesus dos Perdoes ao lado de Atibaia.E quanto as informaçoes que vc ia me mandar por email,estou aguardando.um abraço

Flaibam
03/09/2009, 21:14
Flaiban; onde que fica esta rampa e os piscinoes? Em Joaquim Egidio, no posto, entra a esquerda,ou e' entrando logo depois do posto `a direita em sentido a usina da CPFL do rio Atibaia?
Sergio
Sérgio, entre à direita, após o posto, no sentido da usina. Na primeira bifurcação, fique na esquerda. Vc passará pelo campo de golfe (muitas valetas, mas estrada lisa) e depois da usina, começa a brincadeira. Poção, buraco e rampa - os três juntos, nesta ordem, no primeiro obstáculo.
Não vá sozinho. Apesar de ser de média dificuldade, o socorro é difícil e demorado.
Se quiser emoção, ache o melhor caminho para passar nos piscinões. Se quiser sair com a viatura limpa, me escreva que eu dou a dica (mas perde a graça de enfrentar a água). Pode ir com a família, risco zero de acidente. Mas há risco de quebra devido a grande quantidade de pedras. Leve um WD pro distribuidor. Não há pedra nas piscinas.

Flaibam
03/09/2009, 21:19
Flaibam,
Obrigado ......E quanto as informaçoes que vc ia me mandar por email,estou aguardando.um abraço
Magri, desculpaê, mas não prometi nada não. Deve ter sido outra pessoa. Os telefones dos mecânicos eu postei direto na mensagem. Quanto à trilha, ela é leve. Se o 4x4 estiver legal, dá pra fazer com adrenalina e sem riscos. Quando comprei meu Willys 1960, tirei da loja e levei pra testar lá, sem conhecer a confiabilidade da viatura. Fazendo essa trilha eu descobri o que precisava melhorar no "poçante", a começar pelas juntas (já não suja mais a garagem de casa), troquei até buzina, coifa do cardã, alargador de para-choque e radiador. Hoje ele está com o Vitório. Vou buscá-lo amanhã à tarde (faz 35 dias que o comprei).

Robertux
04/09/2009, 10:22
obrigado pelas dicas e quanto a substituir motor original por de opala,o que eu ganho com isso???

abs

Olha, o que vou falar aqui é somente o que ouvi. Eu nunca tive jeep com motor de opala, alias meu primeiro jeep ainda não andou, portanto não tenho experiência própria, mas procurei informação como você e o que entendi foi o seguinte: (alguem mais experiente pode me contestar se achar que errei)

1) Um motor de Opala em bom estado custa por volta de R$ 800,00. Para retificar um BF 161 (Willys 6 cilindros) voce deve gastar entre 3 e 4 mil.
2) O motor de Opala é mais econômico.
3) A manutenção é mais barata.
4) É mais facil de achar peças.
5) O custo para adptação não se resume ao preço do motor, você gastará com flanges para adptar o motor ao câmbio, não tenho certeza mas acho que precisa trocar a embreagem. O ideal seria colocar um câmbio com 4 marchas, ai você gastaria com o câmbio e a flange para adptar o câmbio à caixa da reduzida. Adptação do suporte do motor, radiador/magueiras, se trocar o câmbio provavelmente precisará mexer com os cardans. A coisa vai longe, mas fica bom. Me parece que com peças e mão de obra vc deve gastar entre 1,5 a 2 mil mais o motor (sem mexer no câmbio). Fica quase elas por elas, mas fica mais econômico e com manutenção mais barata.
No meu eu mantive o BF 161 para experimentar. Daqui há alguns anos eu penso no assunto.

LMAGRI
04/09/2009, 15:06
obrigado e vou seguir suas orientaçoes,inicialmente vou mandar checar a parte eletrica do veiculo.quero mudar o sistema de freios e a direção.vc tem alguma dica para essa troca??

abs

LMAGRI
04/09/2009, 15:09
Olá Campi,tudo bom!

Estou aguardando o manual,não se esqueça de nóis>>>abs

LMAGRI
04/09/2009, 15:10
Foi mal,outra pessoa que me ficou de enviar um manual do jeep.abs