Conectar

Ver Versão Completa : molas jimny

VICTORP
01/09/2009, 00:04
galera.. qual as maiores molas que cabem no jimny? to procurando a melhor maneira de erguer o bixo.. vo axar mas molas maiores.. atualmete ele ta com mola de logus... da umas 2" a mais q o original.. amis ta mt baixinho.. quero dex o bixo alto.. me ajudem ai!!!

Alfredo Stavale
01/09/2009, 08:28
galera.. qual as maiores molas que cabem no jimny? to procurando a melhor maneira de erguer o bixo.. vo axar mas molas maiores.. atualmete ele ta com mola de logus... da umas 2" a mais q o original.. amis ta mt baixinho.. quero dex o bixo alto.. me ajudem ai!!!

Explica essa sua configuração. Quais molas usa na frente e atras?
coloca umas fotos também ajuda.

leo cabral
01/09/2009, 08:58

Usar as molas do logus , verona e voyage com gnv aumenta os 2" que você conseguiu , mas se passar disso você terá problemas com cáster .

O correto é colocar calços na carroceria ( body lift) .Assim não terá problemas e vai ganhar altura.

Lembrando que quanto mais alto , menos estabilidade .:concordo::concordo::concordo::concordo:

Alexandre X
01/09/2009, 09:29
Pergunta aos universitarios:

Se colocar molas de 2" + calco de mola de 1" e necessario alterar barra panhard e ajuste de caster?

Alfredo Stavale
01/09/2009, 09:38
Pergunta aos universitarios:

Se colocar molas de 2" + calco de mola de 1" e necessario alterar barra panhard e ajuste de caster?

Acada centimetro levantado, você diminui 0,4º do teu caster.

o jimny trabalha com caster em torno de +1,0º

ai faz as contas... acho que 2" já fica ruim de dirigir.

com relação a panhard, com lift de 3" com certeza o eixo vai ficar mais pra um lado do que pro outro. quase 2cm.

VICTORP
01/09/2009, 10:44
Acada centimetro levantado, você diminui 0,4º do teu caster.

o jimny trabalha com caster em torno de +1,0º

ai faz as contas... acho que 2" já fica ruim de dirigir.

com relação a panhard, com lift de 3" com certeza o eixo vai ficar mais pra um lado do que pro outro. quase 2cm.

putz.. vcs me deixam quase maluco suahsuhaas sabem de mais!! uhasasuh
pessoal seguinte.. curto e grosso.. meu jimny ta com mlas de logus pra gnv, ou seja com 2" a mais, mais aonda axo pouco, pois ele fica com os pontos de ancoragem baixos.

pensei em colocar um aro 16 pradar uma levantada a mais! da certo?
mais ainda quero erguer mais ainda,.. então ja tenho 2" quero colocar no minimo umas 4" , mas nã ogosot de calço de carroceria pois deixa um vão entre o parachoque e a carroceria... qual a solução?
molas maiores ainda?
nao sei como mexer no caster.. como faço isso.. ?
vou alargar o espaçmento das rodas pra baixar o centro d gravidade, pra nao erder tanta estabilidade... quero ver o bixinho nas alturas!! ashasuhasuhas

Alexandre X
01/09/2009, 11:00
Trocar o aro não altera a altura do pneu. Um pneu de 31" com aro 15, 16 ou 17 vai ter as mesmas 31"

VICTORP
01/09/2009, 11:22
Trocar o aro não altera a altura do pneu. Um pneu de 31" com aro 15, 16 ou 17 vai ter as mesmas 31"
ate q peneu eu posso colocar ? um 235 fica ruim? com aro 15? sera q vai raspar em algum lugar?, lembrando q o meu ta com 2"

VICTORP
01/09/2009, 11:24
e ma suspensão.. que que da pa fazer pra lamentar mais ainda?? sem calço de carroceria!

Alfredo Stavale
01/09/2009, 13:31
ate q peneu eu posso colocar ? um 235 fica ruim? com aro 15? sera q vai raspar em algum lugar?, lembrando q o meu ta com 2"

235/75/15 não cabe com 2"
3" é o minimo. o ideal é 4"

rogeriomasih
02/09/2009, 11:51

Vc tem razão...mas confesso que nunca havia pensando sobre isso. :confused:

Qual a vantagem, então, em utilizar aros maiores?
Pq a maioria das picapes, por exemplo, deixaram de utilizar aro 15 e passaram para 16? qual o ganho esperado? :pensativo:

Alfredo Stavale
02/09/2009, 12:22
Vc tem razão...mas confesso que nunca havia pensando sobre isso. :confused:

Qual a vantagem, então, em utilizar aros maiores?
Pq a maioria das picapes, por exemplo, deixaram de utilizar aro 15 e passaram para 16? qual o ganho esperado? :pensativo:

vantagem de ser mais bonito. a medida americana, não diz sobre o espaço entre o pneu e o aro - o chamado perfil do pneu. carro que são pra cidade e usam rodas grandes e perfil baixo.

outro fato que o perfil de um pneu 33" é aceitavel, mas um pneu 37" por exemplo já tem um perfil muito grande pra um aro 15. ai aumentando pra aro 17" por exemplo, se tem a altura desejada mas um pneu com perfil menor.

eu acho que é por isso que estão aumentando os aros...

rogeriomasih
05/09/2009, 22:44
Alfredo,

será que um pneu 215/75R15 tem a mesma altura de um 215/75R16?

Acho que a largura e o perfil é o mesmo, mas ele deve ter 1" a mais por conta da diferença no encaixe do aro.

Será que é isso?

Maurício Fernandes
26/12/2009, 12:40
eu coloquei 4 molas traseiras de chevette. na frente os amortecedores da besta 12 lugares e atrás da kombi carat + calços de 2".
claro que tem que mexer nas barras.

Fabil
28/12/2009, 14:07
Mauricio..

quantos graus ficou seu caster?

Alfredo.. tem certesa de que o Jimny é +1 grau de caster? pq no samurai helicoidal o padrao de fabrica sao -3 graus

T+

Maurício Fernandes
28/12/2009, 23:16
Não sei quantos graus ficou o caster. como se mede isso?
O que sei é que tá estável e com geometria feita.

Fabil
29/12/2009, 08:59
vá em qualquer maquina de alinhamento e peça um diagnostico, vai ter todos os parametros da sua suspensao, no campo CASTER veja quantos graus marcou..

T+

Fabil
29/12/2009, 09:16
vá em qualquer maquina de alinhamento e peça um diagnostico, vai ter todos os parametros da sua suspensao, no campo CASTER veja quantos graus marcou..

T+

Maurício Fernandes
29/12/2009, 10:41
ok. vou fazer isso no final de janeiro. depois posto aqui.
valeu

Alfredo Stavale
29/12/2009, 10:57
Mauricio..

quantos graus ficou seu caster?

Alfredo.. tem certesa de que o Jimny é +1 grau de caster? pq no samurai helicoidal o padrao de fabrica sao -3 graus

T+

STEERING Toe In4 +/- 2mm (0+/-0.08in)* Camber Angle0 degs 30 mins Caster Angle1 deg 55 mins

O meu carro está com 3º e está com a direção pesada pois as molas cansam rapido, já fiz 2 sob medida e depois de uns meses cedem +/- 3cm. as molas de chevette parece ser uma boa por serem baratas, mas eu to achando que as de santana pro meu carro seria mais adequado pois tenho GNV e um guincho e parachoque de aço. o que acha? ouvi dizer que a de santana deixa o samurai mais alto. sabe quantas polegadas ficam mais altas que o original?

Mauricio, poderia tirar fotos da sua suspensão pra eu dar uma olhada?
como corrigiu o seu caster? teu meca disse o que fez?

Maurício Fernandes
29/12/2009, 16:12
alfredo mando fotos mais para frente pois agora estou sem o jipe e saindo em férias.
sei que foi feito uma correção nas barras panhard, iserindo uma rosca (no torno) nelas para aumentarem de tamanho (com regulagem).
As bandejas das molas traseiras foram soltas e ressoldadas, pois o eixo girou com o aumento da altura, entendem?

Maicon
29/12/2009, 23:50
Fabil..

Pelo que eu entendo de Geometria (trabalho com isso) não existe Caster negativo.. a medida de Caster sempre é positiva, pois carros com caster negativo a direção nao volta normalmente ao meio, pois não tem nenhuma força para a mema voltar, e essa força que da é o angulo de caster..

A algum tempo atraz fiz geometria no meu samurai, nao lembro quanto era as medidades de caster original, mas sei que eram Positivas..

Falou, abraçãoo!

Bom final de ano! ótimo 2010

Fabil
30/12/2009, 09:05
tá certissimo Maicon..

fiz confusao aqui , conferi no manual de serviço e o caster de fabrica do samurai sao 3 graus...

T+

MATOSWR
06/03/2010, 16:18
Meu Jimny esta com configuração original para suspensão e pneus. quais molas posso usar?
vlw

Joao Baeta
06/03/2010, 17:02
tá certissimo Maicon..

fiz confusao aqui , conferi no manual de serviço e o caster de fabrica do samurai sao 3 graus...

T+

:arrow:Caster do GV é de qts?
Esse 3 graus é positivo ou negativo?
:pensativo:

Renato Fraga
06/03/2010, 18:38
Amigos, tenho relato do uso de molas trazeiras da Chevy500. São bem longas, e não deixam o carro muito duro.

Mas incrementam bastante a altura do veículo e portanto alterações no cáster são necessárias.

Respondendo a pergunta aqui de cima em reiterando o que já foi dito anteriormente, o cáster tem que ser sempre positivo. É esse ângulo que mantém as rodas apontadas para frente simplesmente por conta do peso do veículo. É o que faz o volante voltar depois de uma curva.

Se o cáster estiver neutro ou negativo, fica difícil até mesmo manter o carro em linha reta principalmente durante as frenagens.....

Bem lá atrás deste tópico, ví questionamentos a respeito do aumento do aro pelas fábricas, a exemplo da Ranger entre outras....

Realmente, aumentando o aro, é possível manter o pneu no diâmetro externo e diminuindo o perfil, ganha-se estabilidade para o On Road, porém existe perdas para o Off Road. Mas o maior motivo do aumento do aro é permitir a adoção de discos de freio maiores melhorando então a dinâmica do veículo.

Qualquer um que instalou pneus maiores que 33 no aro 15 sabe do que eu estou falando.

Abraços a todos

ESMJ
10/03/2010, 22:29
Meu Suzuki Jimny tinham molas traseiras de Kombi, rodas 15x8" e pneus 215/75/15.
Vejam na foto tirada esse final de semana, a diferença dele levantado (Jimny verde) com o Jimny Prata original.
Abs

MATOSWR
11/03/2010, 01:16
e como fica a estabilidade do carro com essas molas?? o meu ta com pneus originais 205/70

HebertDias
11/03/2010, 10:42
Bom Dia Sinerentacar,

Foi preciso trocar amortecedores e acertar o caster?

Muito Obrigado.

Meu Suzuki Jimny tinham molas traseiras de Kombi, rodas 15x8" e pneus 215/75/15.
Vejam na foto tirada esse final de semana, a diferença dele levantado (Jimny verde) com o Jimny Prata original.
Abs

Renato Fraga
11/03/2010, 11:29
Pera um pouco, molas de Kombi ????

MAs Kombi não usa barras de torção não?????

Alfredo Stavale
11/03/2010, 11:46
nunca vi molas de kombi. achava que era feixe de molas. mais um opção então.

só que pela altura o caster devia estar bem negativo. pra quem não sabe, caster não há regulagem, ou faz novos braços da suspensão com regulagens ou faz um fixo com a inclinação correta pra altura que deseja, se não acertar fica bem ruim de dirigir o carro.

sobre o comentário do renato sobre o a tamanho dos aros, eu achava que era pra justamente diminuir o perfil do pneu e melhorar a perfomace no onroad. imagino eu que os pneus apartir do 33" tem muita borracha. nao vejo necessidade de um pneu 35 e assim por diante ter tanta borracha. ai pensava que aumentavam o aro diminuiam o perfil, mas ainda será adequado pro offroad pois vejo assim: um aro 15 trocando para um aro 17. são 2 poelagadas a mais. um pneu 33 para um pneu 35 tambem são 2 polegadas a mais. e ai teria um pneu 35" com perfil de um pneu 33". viajei?

Maurício Fernandes
11/03/2010, 22:11
Pera um pouco, molas de Kombi ????

MAs Kombi não usa barras de torção não?????

Renato sempre atento...

Tchê, é tu que levanta todos carros em Jaraguá?

Um amigo tem parentes aí e na última vez que esteve em Jaraguá ficou impressionado com a quantidades de SUVs e Pick up´s levantadas com extrema qualidade.

Renato Fraga
11/03/2010, 23:56
nunca vi molas de kombi. achava que era feixe de molas. mais um opção então.

só que pela altura o caster devia estar bem negativo. pra quem não sabe, caster não há regulagem, ou faz novos braços da suspensão com regulagens ou faz um fixo com a inclinação correta pra altura que deseja, se não acertar fica bem ruim de dirigir o carro.

sobre o comentário do renato sobre o a tamanho dos aros, eu achava que era pra justamente diminuir o perfil do pneu e melhorar a perfomace no onroad. imagino eu que os pneus apartir do 33" tem muita borracha. nao vejo necessidade de um pneu 35 e assim por diante ter tanta borracha. ai pensava que aumentavam o aro diminuiam o perfil, mas ainda será adequado pro offroad pois vejo assim: um aro 15 trocando para um aro 17. são 2 poelagadas a mais. um pneu 33 para um pneu 35 tambem são 2 polegadas a mais. e ai teria um pneu 35" com perfil de um pneu 33". viajei?

Poxa galera, sujem um pouco os joelhos abaixando e observando como é a suspenão de uma Kombi, ou mexam um pouco os dedos e pequisem ou pouquinho pois qualquer referência que colocarem no google, vai mostrar o que é uma suspensão de Kombi.

Nada de molas helicoidais nem mesmo feixes de molas.....tudo barra de torção, tanto na dianteira quanto na trazeira.

Em relação aos aros etc e tal, vejam que um pneu 33 ou 35 podem ser de aro 15, 16, 17, 19, seja qual for, mas a referência da medida é pelo diâmetro externo do pneu.

Lógico que quanto maior o aro, menor é a altura do perfil do pneu seguindo o exemplo acima. Se o perfil é mais alto, melhor o desempenho no off road, o pneu se molda melhor às irregularidades e obstáculos otimizando assim sua função.
Pneus com perfil menor, deformam-se menos, aceitando melhor as acelerações laterais oferecendo então uma estabilidade melhor.

A questão é sempre achar o meio termo para conciliar o uso ON e Off Road simultaneamente.

Para veículos leves tal como o Jimny, mesmo um pneu de perfil mais alto tal como um 33x12,5x15, usando uma pressão adequada em cada cituação, é possível ter satisfação em
ambas funções.

Tchê, é tu que levanta todos carros em Jaraguá?

Um amigo tem parentes aí e na última vez que esteve em Jaraguá ficou impressionado com a quantidades de SUVs e Pick up´s levantadas com extrema qualidade.

Opa Maurício, valeu pela consideração.

Infelizmente não sou eu o responsável por tal cenário entre os suvs e demais afins.....Um dia chego lá!!!!!!!!

O que te digo é que a galera aqui de modo geral é muito ligada ao off road, e levam muito à sério a prática, tendo em vista a força que a copa catarinense de Jeep Raid tem.

Mas temos aqui em Jaraguá o colega forista Sandro Adams, que confecciona kits Body Lift de extrema qualidade apesar de seus maiores clientes não serem daqui.

No mais, é isso aí !!!!!!!!!

Abraços a todos.

cacanakagi
21/05/2010, 07:56
E a porcaria da Mola ninguém definiu ainda???
Meu Samurai 97 tá com Para choque tubular da RC 4x4 e guincho t-max 10.000 ele tava parecendo um Buggy da Toy..... Hehehehehehehe Rebaixou a dianteira com o Guincho.... Agora to precisando de Molas +/- com a mesma tensão das originais porém com uns 2 elos a mais....
Obs.: As molas originais do Gol quadrado estão dando final de curso e batendo elo com elo....

Renato Fraga
21/05/2010, 11:14
Amigo,

Recentemente ví o pessoal aqui de Jaraguá preparando um Samurai e a mola que estava sendo utilizada era a trazeira da Chevy 500.

Segundo o preparador, já fez mais de um assim com satisfação.

Abraços

Maurício Fernandes
22/05/2010, 00:30
já viu no suzukinet?
samurai já tem fórmula pronta...

Fabil
22/05/2010, 06:55
perguntinha basica..... as 4 molas do jimny sao iguais? o diametro interno e externo delas sao os mesmos p/ frente e traseira?

molas de kombi?? até onde sei kombi usa laminas de torçao.... essa info viajou na maionese

T+

cacanakagi
22/05/2010, 09:32
Fala renato... Vi que as molas da Chevy são realmente bem parecidas mesmo... Vou tentar instalar e posto aqui em breve...
Acrescentando um pouco, as de Santana também tem grande semelhança porém com diâmetro um pouco maior....
Outra opção já testada que vi no meu meca foi instalar as molas traseiras do Vitara porém não é P&P... tem que adaptar o prato inferior puxando a base da mola pra fora do chassi pois as molas são cônicas....
Maurício... Vou dar uma olhada lá no suzukinet....
Fabil... o cara deve ter tentado dizer amortecedor e não molas... Viajou grandão....

Renato Fraga
22/05/2010, 10:50
Fabil... o cara deve ter tentado dizer amortecedor e não molas... Viajou grandão....

É verdade, tem um kit de molas de reforço para suspensão de kombi, fusca, buggy e demais derivados que transformam os amortecedores em coil overs. MAs admito que são um pouco brandos para servir de suspensão exclusivamente.

http://images01.olx.com.br/ui/3/29/95/47162495_3.jpg

http://images01.olx.com.br/ui/3/29/95/47162495_1.jpg

http://images01.olx.com.br/ui/3/29/95/47162495_4.jpg

http://images01.olx.com.br/ui/3/29/95/47162495_2.jpg

Se servir de inspiração pra alguém........

JEFFCATUNDA
23/05/2010, 16:32
É verdade, tem um kit de molas de reforço para suspensão de kombi, fusca, buggy e demais derivados que transformam os amortecedores em coil overs. MAs admito que são um pouco brandos para servir de suspensão exclusivamente.

http://images01.olx.com.br/ui/3/29/95/47162495_3.jpg

http://images01.olx.com.br/ui/3/29/95/47162495_1.jpg

http://images01.olx.com.br/ui/3/29/95/47162495_4.jpg

http://images01.olx.com.br/ui/3/29/95/47162495_2.jpg

Se servir de inspiração pra alguém........
Cheguei atrazado...hehehe.. Realmente é isso mesmo, existe este sistema alternativo que colocam nas kombis, com esta mola....

rogeriomasih
23/05/2010, 19:35
já viu no suzukinet? samurai já tem fórmula pronta...

Oi, Maurício.

qual é essa fórmula?

Maurício Fernandes
23/05/2010, 21:20
não sei, mas tenho certeza que em uma rápida pesquisa terás a resposta, tanto aqui no forum quanto no suzukinet.
Se quiser a fórmula do jimny, sei de cor.

rogeriomasih
24/05/2010, 00:44
Já vi muita gente falando dessa fórmula, inclusive no suzuki-net, mas sempre que pergunto ninguém responde com precisão.