Conectar

Ver Versão Completa : Dúvidas sobre amortecedor???

kbrito
16/12/2004, 13:43
Alguem usa este amortecedor que esta no anexo?

É bom?

Qual amortecedor seria o mais indicado este de lona ou o hidraulico?

leopoldo
16/12/2004, 13:53
Isso já foi discutido em um tópico por aqui.

Isso é algo da época em que os carros tinham rodas de madeira !!!

Tem sua aplicabilidade mas são coisas do passado que assombram o nosso presente.

elcio
16/12/2004, 17:31
Tem sua aplicabilidade mas são coisas do passado que assombram o nosso presente.

parece carburador. :mrgreen:

Joselito
16/12/2004, 18:06
Eu conheço uma Rural aqui em Curitiba que esta com a suspensão montada na seguinte configuração...:

. Feixe de molas... (Não lembro se esta completo, todas as molas)
. Mola helicoidal
. Este amortecdor OMP.
. Spoa

Motor 4.1 Silverado

Ja fizemos trilha juntos, ficou o bicho, o dono não troca a suspensão por nada... diz que esta muito boa....

Eduardo Velo
16/12/2004, 21:06
... Tem sua aplicabilidade mas são coisas do passado que assombram o nosso presente.

Leopoldo , sem querer defender o produto de mais de 60 anos , 6 Troller correm a 3 anos com esses amortecedores e não dão problema ...
Para mim seria um pouco inviável , uso em estrada e trilha , teria que ficar ajustando sempre , mas o nando já passou dos 50000 km na picape dele com um cjto desses e trocou os discos mes passado ...

Agora ... " ... mas são coisas do passado ... " - se vc ver como eram superdimensionados as peças de carros americanos dos anos 50 e tinham uma resistencia que hj não existe me nenhum carro ...

Estava num auto peças sabado e vi um camarada pedindo uma peça da suspensão do Del Rey , o balconista trouxe uma peça muito parecida com aquela que durou lá seus 25 anos , mas só de olhar pra peça , parece que não vai durar nem até a primeira esquina .

Muitas coisas do passado eram muito bem feitas e com maior durabilidade que as modernas ...

Sergio Rocha
16/12/2004, 21:52
... Tem sua aplicabilidade mas são coisas do passado que assombram o nosso presente.

Leopoldo , sem querer defender o produto de mais de 60 anos , 6 Troller correm a 3 anos com esses amortecedores e não dão problema ...
Para mim seria um pouco inviável , uso em estrada e trilha , teria que ficar ajustando sempre , mas o nando já passou dos 50000 km na picape dele com um cjto desses e trocou os discos mes passado ...

Agora ... " ... mas são coisas do passado ... " - se vc ver como eram superdimensionados as peças de carros americanos dos anos 50 e tinham uma resistencia que hj não existe me nenhum carro ...

Estava num auto peças sabado e vi um camarada pedindo uma peça da suspensão do Del Rey , o balconista trouxe uma peça muito parecida com aquela que durou lá seus 25 anos , mas só de olhar pra peça , parece que não vai durar nem até a primeira esquina .

Muitas coisas do passado eram muito bem feitas e com maior durabilidade que as modernas ...

Eu por exemplo. :wink:

Eduardo Velo
16/12/2004, 22:48
Fala Sergio , não pensava em nada biológico qdo fiz a afirmação , mas tbm considero a Safra dos anos 50 a melhor ...

kbrito
17/12/2004, 08:38
Eu conheço uma Rural aqui em Curitiba que esta com a suspensão montada na seguinte configuração...:

. Feixe de molas... (Não lembro se esta completo, todas as molas)
. Mola helicoidal
. Este amortecdor OMP.
. Spoa

Motor 4.1 Silverado

Ja fizemos trilha juntos, ficou o bicho, o dono não troca a suspensão por nada... diz que esta muito boa....

Valeu Joselito

São troca de ideias e respostas como a sua que buscamos aqui no forum, até porque eu não perguntei se era coisa do passado !!!

Alguem usa este amortecedor que esta no anexo?

É bom?

Qual amortecedor seria o mais indicado este de lona ou o hidraulico?

Se ainda existe e resistiu a tanto tempo é porque deve funcionar bem.

Não é galera!!!

elcio
17/12/2004, 10:04

concordo.
duvido que um suv fabricado hoje em dia dure 50 anos.
ja os cjs anos 40/50/60 estao ai, firme e forte.
mas em relaçao a este amortecedor, existem muitas opinioes controversas sobre ele.
eu gostaria de ver testes feitos em condiçoes severas e continuas, tipo rally ou uma prova extensa de off-road.
claro que nao vou desmentir os relatos do pessoal, mas eh um produto pouco divulgado e conhecido entao talvez precisasse de dados mais concretos que avalizassem seus meritos.

[]´s

leopoldo
17/12/2004, 10:36
1- http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5292&highlight=omp

2- http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2750&highlight=omp

3- http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=999&highlight=omp

e especialmente esse:

4- http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=999&highlight=omp

Caio
17/12/2004, 11:46
Grande conterraneo Leopoldo,

Vc é uma das referências desse site já tive oportunidade de ver seu jipe pessoalmente e não tenho dúvidas da sua competencia nas três áreas: mecanica, hidraulica e eletrica.
Não é qq um que monta um rear steering daqueles :twisted: :twisted:
Essa conversa dos amortecedores já rendeu muito pano para manga, vc nem imagina.
Concordo com vc sobre o sistema ser arcaico, mas se comparado com um amortecedor original (sem sonhar com os Ranchos da vida de US$1000,00) mesmo porque eu sempre peso o custoXbeneficio e os OMP cumprem a função dentro das suas limitações.
As pessoas confundem um pouco a função do amortecedor,o nome já diz amortece a oscilação pois quem trabalha mesmo é as molas.
Um amortecedor depois de 25.000km já não é mais o mesmo perdeu metade da sua capacidade (será que a curva é linear ?????)
Ou seja por mais arcaico ele está sempre calibrado e não precisa de torquimetro, vc conhece o comportamento da viatura e sabe que 1/8 de volta na porca é suficiente depois de +- 3000km.
Veja não tenho um jeep ainda, minha experiencia é com uma Hilux onde a falta de peso na traseira é critica, rodo muito em asfalto onde um amortecedor firme faz diferença. A 15km/h em 2ª reduzida vc precisa de curso, um sistema pneumatico tipo Rancho vai aliviar para as molas parat rabalharem livres como se o amortecedor não atuasse.
Entre colocar uma gambiarra tipo amortecedor de Chevette eu fico com os OMP, pois são mais honestos.
Paguei ano passado 120 latinhas cada um, já rodaram 97.000 km e estão inteiros, com 50k troquei os discos (4 cada) só isso.
Já peguei barro, água, poeira , caiu óleo, etc... e continuam iguais.
Sempre vejo a discussão de qual amortecedor usar depois de levantar a suspensão e a vantagem dos OMP é vc poder escolher o quanto de curso vc quer.
Para testes de suspensão é interessante, até vc achar o modelo de mercado ideal e entender o novo comportamento da viatura com novo C.G.
O pessoal da Rally Design tem uma Hilux V6 de competição com 4 desses instalados, mostrando que não são uma enganação tipo susp. Extreme.
Pegue uma estradinha de terra 4X4 ligado a 100km/h e vc vai ver a diferença :twisted:

[ ]´s Esperando qq dia conversar pessoalmente

leopoldo
17/12/2004, 13:33
Boa tarde Caio,

Acabei colocando acima os links que encontrei com a finalidade justamente de mostrar o pano pra manga. Veja que já existem pessoas que defendem os OMP até a morte, mas também tem pessoas que tiveram uma experiência muito negativa com esses artefatos.

Não posso defender nem um, nem outro. Por isso escreví que são ecos do passado porém tem a sua aplicabilidade. Então, nessa hora, cada um defende o seu lado.

Eu por exemplo, nunca tive, não tenho e nem pretendo por um desses, pelo menos no meu CJ. Preconceito? não exatamente. Acho que os sistemas hidráulicos evoluíram muito mais que satisfatóriamente e acabei particularmente adepto dos Rancho 9000. Caro? sim é bem caro. Se olharmos para o lado do preço, os OMP realmente são uma opção. Será???

Mas funcionalmente não acredito que o dispositivo por atrito tenha um desempenho exemplar ou comparável com o hidráulico.

Pelo menos não para um dispositivo tão solicitado como um amortecedor de suspensão. Se fosse de direção ou de uma 3º porta, poderia olhar com outros olhos, mas nem isso pois ocupa muito espaço, pelo menos no movimento em 2 eixos cartesianos.

O princípio de funcionamento por atrito para mim indica um componente
com uma taxa de desgaste elevado, super-aquecimento e desempenho variável, para pior.

Essa história de regulável é a consequência do desgaste, assim sendo causa e não efeito e se realmente alguém "atoxar" a porca, não sei se numa estrada de terra cheia de costelas de vaca se esse dispositivo não funde internamente. Num tópico desses acima, parece que ví alguém mencionar discos de asbestos. Se for, inclusive é um perigo à saúde do usuário que faz manutenção sem os devidos cuidados.

Contudo temos relatos de uma boa durabilidade, mas será que com o mesmo desempenho inicial?

Para mim, a OMP racing despejou isso no nosso mercado pois haveria quem comprasse. Nem quero fazer menção se quem vende ou quem compra está certo ou errado. Só estou curioso do porque esse dispositivo não está na pagina da OMP racing - lá só tem os hidráulicos.

Mas você acertou em cheio na sua frase:

"custoXbeneficio e os OMP cumprem a função dentro das suas limitações"

Para cada um dos leitores, que pesem bem esses extremos.

E vejam que o Eduardo tem razão quando diz:

"Muitas coisas do passado eram muito bem feitas e com maior durabilidade que as modernas"

A resposta começa com .............. andamos de JEEP !

o meu é mais velho que eu mesmo.

Abraços a todos.

Caio
17/12/2004, 16:30
Leopoldo,

Tinha a mesma impressão que vc....

Essa história de regulável é a consequência do desgaste, assim sendo causa e não efeito e se realmente alguém "atoxar" a porca, não sei se numa estrada de terra cheia de costelas de vaca se esse dispositivo não funde internamente

Só que na prática não comprovou, o passo da rosca é curto se apertar muito não atua, trava na posisão. Se vc travar e andar nas costelas duvido que segure o carro e passe de 60km/h. Começa a quicar de um jeito que assusta.
Um ajuste de 1/8 a cada 3-4k eu acho razoavel IMHO.

Não defendo com unhas e dentes, só quero passar a experiencia de quem está usando no dia a dia.
Se vc colocar seu jeep para rodar 2000-2500km por mês (é o que eu rodo) vc repensará alguns conceitos de custo.
Achei que os discos iam gastar muito rápido, mas na prática deram batente nos 50.000km (não aconselho rodar tanto,pois os discos custam merreca).
Contudo é um componente muito especifico: só serve para feixe e precisa de espaço para atuar.

O que precisamos é saber o que dizem os prós que usam os dito cujos em competição.

[ ]´s curiosos

Sukys
18/12/2004, 01:49
.............. andamos de JEEP !

Ainda na época da Guerra Fria, um militar da Coréia do Norte resolveu desertar, pilotando um avião soviético (Mig, se não me engano da série 21), e como os americanos estavam doidinhos em por a mão no que existia de melhor na aeronáutica russa, aceitaram o "delivery".
Lembro bem de que houve muito bate-boca, com os tradicionais estrategistas de plantão anunciando a chegada da Terceira Guerra Mundial e coisas do tipo, e entre uma e outra coisa que a mídia noticiou houve um grande enfoque à tecnologia ultrapassada que o Mig utilizava, principalmente nos sistemas de navegação e comunicação, que ainda utilizavam válvulas, enquanto qualquer avião militar do lado ocidental há tempos fazia uso de semicondutores.
Muito provavelmente esta informação de interesse técnico "vazou" para a mídia por obra e graça de algum órgão de informação. Ridicularizar o inimigo faz parte do jogo e surte lá seus efeitos, pelo menos junto ao povão. Só que entre os meios militares este assunto deve é ter causado uma certa apreensão depois que alguém matou a charada, que só foi divulgada muitos anos depois do ocorrido e só em meios especializados:

Os americanos sempre trabalharam com a hipótese de que após o uso de armas atômicas, caso alguém sobrasse vivo na face da terra, a possibilidade de um conflito com armas convencionais seria muito restrito, à exemplo do que aconteceu após as duas bombas jogadas no Japão. Já os russos, sempre trabalharam com a idéia de que o uso de armas atômicas seria limitado e seguido de guerra com armas convencionais o que, diga-se de passagem, seria um cenário muito mais realista, e para entender o que isso tudo tem a ver com válvulas e circuitos integrados é preciso entender um pouco dos efeitos de uma bomba atômica.
A destruição física proporcionada por uma bomba atômica pode ser analisada como a finalização de um processo, (simplificadamente) ocasionada pela onda de choque (grosseiramente falando, expansão violenta do ar) cujo poder de destruição pode ficar restrito a algumas centenas de metros ou ultrapassar vários quilometros, dependendo do potencial da bomba. Só que bem antes da finalização deste processo, a fissão atômica também gera distúrbios eletromagnéticos de altíssima intensidade, e mesmo bombas com potencial destrutivo restrito a algumas centenas de metros gera energia eletromagnética que pode ser mensurada a milhares de quilometros, e a velocidade da luz.

Daí podemos criar três cenários:

- Dentro da área de destruição total; circuito integrado, válvula, piloto, avião, americano, russo, tudo vira pó de substrato de pensamento e... plim-plim, a Globo sai do ar. :)

- Próximo da área de destruição total mas ainda sob ação da onda de choque; por mais protegido que esteja o circuito integrado frita, avião americano fica sem comunicação, sem orientação, talvez até sem controle e se tiver sorte cai instantes depois sob ação da onda de choque. Enquanto isso, a válvula tem um surto, o avião russo balança mas não cai e se tiver sorte consegue até escapar da onda de choque e... plim-plim, a Globo noticia que um radioamador captou comunicação da aviação russa, informando que houveram estragos mas o potencial ofensivo não foi totalmente destruído (na pior das hipóteses, russos com informação e logística preservadas, EUA nem tanto ou nada). :D

-Dezenas (ou até centenas) de quilometros da área de destruição total mas ainda dentro da área de atuação do distúrbio eletromagnético; por mais protegido que esteja o circuito integrado frita, avião americano fica sem comunicação, sem orientação, talvez até sem controle e se tiver sorte o piloto consegue puxar a alavanca de ejeção do assento e dizer adeus ao avião. Enquanto isso, a válvula tem um surto, o avião russo balança mas não cai e se o piloto tiver tomado muita vodca... plim-plim, a Globonost, através do camarada-repórter Wilianovisk Bonernovisk, informa que o Niva foi eleito o carro do ano e que a perereca da Globeleza será substituída pela perestróika do Gorbatchov. :lol:

Sem grandes exageros, estes três cenários poderiam muito bem ter acontecido, e caso ocorresse boa parte do crédito poderia ser das válvulas termoiônicas, tecnologia antiga, como outras, mas não necessariamente ultrapassada, pelo menos para quem conhece seus atributos em detalhes e saiba emprega-los com propriedade, no lugar certo e da forma certa.
O mesmo acontece com qualquer outra coisa do nosso dia-a-dia que envolva algum tipo de tecnologia, e para ficar no que interessa - automóveis - não está errado dizer que injeção de combustível é muito melhor que carburador, mas dependendo da situação um velho e antiquado carburador pode ser muito mais interessante, principalmente quando a eletrônica pifa e estamos no cafundó do mundo. E se estivermos no cafundó do mundo sem manjar lhufas de mecânica ou sem uma mísera chave de fenda, vamos ficar olhando para o carburador com cara de paspalho e com inveja do primeiro caboclo que passar montado na ultrapassada tecnologia da carroça (cá entre nós, muita gente já deve ter sentido isso na pele, com o carro pifado em qualquer grande avenida de qualquer grande centro). :wink:

Toda tecnologia tem vantagens e desvantagens que variam em função da aplicação, da forma de uso, da capacitação de quem usa, de quem faz manutenção, da geografia, do clima e até do bolso de cada um. Sem avaliar todos os detalhes, fica complicado dizer que um sistema de amortecimento por atrito é tecnologia ultrapassada. O que este sistema tem de ruim? Desgaste e ajustes temporários? Quem pratica Fora de Estrada deveria ter POR DEFINIÇÃO que todo veículo tem que passar por manutenção PREVENTIVA periódica, e quem faz isso está dando xongas para o tempo despendido numa eventual manutenção do amortecedor por atrito.
O jipe terá um uso intensivo por terrenos alagados? Ah... agora a coisa muda de figura, neste tipo de aplicação a eficiência do amortecedor por atrito vai pro saco em pouco tempo. Diga adeus a este tipo de amortecedor e instale (ou construa) um Spring Shock e proteja até as molas contra ferrugem.
Por qualquer motivo não quer um Spring Shock? Com alguma merreca e pouca mão de obra é possível fazer um suporte para amortecedores duplos ou até triplos.
A mão de obra é escassa? Substitua o amortecedor original do jipe por outro de caminhonete, caminhão, trator, o escambau.
Se fizer uma escolha BEM acertada, levando em consideração tudo o que REALMENTE interessa para o uso PRETENDIDO, pinte o amortecedor de amarelo e saia por aí dizendo que é amortecedor da marca Sítio, rival nacional do Rancho, que custou o justo e que, se bem acertado, pode até superar o rival importado (Marca pode ser sinônimo de tecnologia mas uma tecnologia sem marca não é necessariamente inferior).

Não existe tecnologia ultrapassada, o que existe é tecnologia mal empregada.

Em tempo: nos dias de hoje, se por acaso explodir alguma bombinha atômica por aí, a única guerra que os sobreviventes verão será na base do trabuco e do porrete, ninguém mais usa válvulas, inclusive os russos! :lol:

Claudio
18/12/2004, 11:04
Sukys,

Acho que você foi perfeito.
Na minha vida profissional sempre defendi que o uso da tecnologia e de quaisquer recursos ou ferramentas deve ser adequado à "usabilidade" e limitado pela possibilidade de implementação, manutenção e adesão pelo usuário.
E acho que isso se aplica ao 4x4.
As dúvidas que o kbrito tem quanto aos amortecedores da OMP, são as mesmas que eu tenho por exemplo: os materias empregados estão bem dimensionados? os conceitos foram bem empregados? a simplicidade redunda em "usabilidade"?
A única pessoa que tenho conhecimento que usa OMP é o Caio, que felizmente está satisfeito!
De qualquer forma, eu já decidi: quando precisar trocar os amortecedores do meu CJ, vou trocar pelos da OMP.
Afinal, mesmo tendo escapado por pouco da "safra" dos cinquentas, não posso me considerar "moderninho" e devo, por obrigação de prestígio à simplicidade, funcionalidade e experiência dar oportunidade a conceitos, digamos, valorizados pela pátina do tempo! :lol: :lol: :lol:

[]s,

leopoldo
18/12/2004, 16:23
Só um detalhe :

era um MIG 25 FoXBAT.

Sukys
19/12/2004, 02:37
...valorizados pela pátina do tempo!

Desenterrou esta palavra de onde? De alguma propaganda de amortecedor que usava tira de couro de boi como elemento de atrito? :lol:

Abraços,

leopoldo
19/12/2004, 10:02
Mas pensando bem, o episódio da fuga do FoXBAT foi mais recente.........foi esse que impressionou pelas válvulas...........o da querra fria bem que pode ter sido um 21-Fishbed não me lembro desse episódio porque eu era muito pequeno.

Esses "deliveries" sempre foram estimulados pela recomsensa oferecida.

Eduardo Velo
19/12/2004, 12:46
A tecnologia de hj é o arcáico de amanhã , aproveitando a média de idade do tópico que tá 1/2 alta , diga-se de passagem ... , muitos já viram funcionar equipamentos com base em pura mecânica , hj transformados em eletronica , que sofriam ajustes constantes e hj são auto ajustáveis ... , bom isso tudo é bom até o pto de dar algum defeito e o que seria contornado facilmente no método mecânico torna-se um desespero atras de peças importados e um conhecedor do assunto ...
Então saber um pouco de cada ajuda muito , e prova que todo tipo de solução é válida , mesmo sendo arcáica e que , portanto , tem o seu valor ...

Em tempo - muitos equip. otimizados na minha empresa , por vários defeitos e dificuldade de peças , estão retornando ao método dos "Anos 50" (ói ele aí de novo) e o estranho é que é aceito com naturalidade por todos ...

[]s...

Sukys
20/12/2004, 02:16
Mas pensando bem, o episódio da fuga do FoXBAT foi mais recente.........foi esse que impressionou pelas válvulas.....

Este tipo de episódio aconteceu aos montes, Leopoldo, principalmente no período que antecedeu a dissolução da URRS, e o fato que citei pode muito bem ter acontecido com o 25, já que a aviação da Coréia do Norte é praticamente formada por aviões russos (desde o Mig 19) e o 25 já existia desde o começo dos anos sessenta.
Não tenho bem certeza (conheço um pouquinho mais da aviação da IIGG e não o que veio depois) mas o Foxbat (apelido que a NATO deu a algumas variações da série 25) possuia até parte da aviônica (comandos) controlada por válvulas.

Imagina só, se para escutar vitrola à válvula já é um saco ter que esperar as ditas aquecerem, o que não dizer de um caça para iniciar vôo? :lol:

Mais uma vez, vantagens e desvantagens da tecnologia...

Abraços,

Sukys
20/12/2004, 03:29
...hj transformados em eletronica , que sofriam ajustes constantes e hj são auto ajustáveis ...

Pois é, Eduardo, estou envolvido com eletrônica há 37 anos e quando não levo choque vou dormir com a sensação que faltou alguma coisa para terminar o dia :lol: e nesse tempo todo não foi dificil constatar a simplificação (e precisão, e barateamento, e acesso, etc., etc. e mais um monte de etc.) que a eletrônica trouxe para absolutamente tudo o que nos envolve, e consequentemente teria centenas de argumentos para defender com unhas e dentes a eletrônica. E poderia fazer isso alguns anos atrás, só que hoje em dia eu já pensaria duas vezes antes de dar minha opinião justamente por causa da exagerada "eletronificação" de nossas vidas.
Quando o quesito tem a ver com as vantagens que isso nos trouxe continuo com a mesma (boa) opinião, só que estamos nor tornando reféns da tecnologia, como se fosse uma versão apolitica do filme Big Brother.

Estou até pensando em fundar o MSG (Movimento dos Sem Graxeta). Embora não tenha nada a ver com eletrônica sinto saudades dos tempos em que um simples terminal de direção tinha graxeta. Tudo bem que isso simplificou a manutenção mas deitar debaixo do carro de tempos em tempos não só é bom para tirar uma soneca com também para ver o estado geral da viatura! :lol:

Bom... hoje ganhei um novo brinquedinho (um lap top Toshiba 286 cujo destino era a lata de lixo) e vou usar a meia hora que resta antes de dormir para ver é viável transforma-lo em painel para o X15. O display de cristal liquido, embora monocromático, é muito simpático... :lol:

Abraços,

kbrito
20/12/2004, 11:24
Galera !!!

Eu fique surpreso :shock: com este tópico, só me resta dizer.

Desculpa ai!!!
Houve mais comentarios do que eu imaginava,e oque é melhor ,foram os doutores do forum, de qualquer forma eu agradeço a atenção de todos.

Abraços de um aprendiz.

Claudio
20/12/2004, 14:13
...valorizados pela pátina do tempo!

Desenterrou esta palavra de onde? De alguma propaganda de amortecedor que usava tira de couro de boi como elemento de atrito? :lol:

Abraços,

Muitas vezes tenho a impressão de que a língua portuguesa é desse tempo mesmo! :lol: :lol: :lol:

Quanto ao laptop, uma sugestão: é perfeito para fazer navegação em tempo real com GPS! Ou seja, tem lugar num painel sim! :D :D

[]s,

Wallace
20/12/2004, 15:01
Não acho não... um bom GPS é melhor.

andretomasi
20/12/2004, 15:08
Eu tinha um mp3-player na Courier, era uma Cpu de 386, com um disco de 800mb, e ligada em um display LCD de orelhão :lol: ... minha idéia inicial era usar um notebook pra aproveitar a tela, ma$ não rolou na época 8)

Já imaginou o X-15 mostrando o som, velocímetro, contagiros e controles do carro, tudo na tela?

[ ]´s

Marcelo
20/12/2004, 15:10
Não existe tecnologia ultrapassada, o que existe é tecnologia mal empregada.
Não necessariamente!!! :? :? Existe sim tecnologia ultrapassada! É só parar a analisar. :wink:

[s] tecnológicos,

Claudio
20/12/2004, 16:40
A idéia do Keko também é ótima!
Com aquelas visualizações psicodélicas do player do Windows fica cem por cento "Love'n Peace"! :lol: :lol:

[]s,

Sukys
21/12/2004, 00:25
Quanto ao laptop, uma sugestão: é perfeito para fazer navegação em tempo real com GPS! Ou seja, tem lugar num painel sim!

Não leve a sério tudo o que escrevo, Claudio, principalmente quando tem emoticon no final da frase. A história do painel foi pura gozação, fazer coisa do tipo é arrumar muita sarna para se coçar, e o laptop não ia pro lixo, foi "doação" de um amigo que sabe do meu gosto por tranqueira antiga. Realmente dei uma fuçada nele e descobri que o problema estava em uma conexão elétrica, e como está funcionando perfeitamente vai entrar para a coleção, mesmo porque com 20MB de HD não dá para muita coisa além do DOS.
Para brincar com GPS tenho outra tranqueira que seria mais interessante, um Acer 486 25MHz com lcd colorido, que comprei zero e acabou ficando, mas coisa do tipo eu acho que só vale a pena para aprender a fuçar nas coisas ou passar o tempo, mesmo porque laptop antigo é muito pesado, consome muita energia e não se dá bem com solavancos.
Para quem gosta deste tipo de coisa a Cika Eletrônica http://www.cikaeletronica.com/ tem módulos de GPS para conexão em PC.

Abraços,

Sukys
21/12/2004, 00:42
Eu tinha um mp3-player na Courier, era uma Cpu de 386, com um disco de 800mb, e ligada em um display LCD de orelhão...

Em um equipamento de som, o LCD só poderia ser mesmo de orelhão! :lol:

Já imaginou o X-15 mostrando o som, velocímetro, contagiros e controles do carro, tudo na tela?

Prá quê? Depois de vinte e cinco anos com esta tralha nem preciso de painel, já sei tudo de cor e salteado! :lol:

Falando sério, vontade de fazer um painelzinho com tela LCD até que tenho, mas é muita mão de obra prá pouca coisa. O painel não é mais original e por causa de uma besteira que fiz acabou trincando de ponta a ponta. O dia em que for mexer talvez faça algo digital porém mais simples, com display de led's, mas antes disso tenho outras prioridades, ganhar dinheiro, por exemplo! :? :lol:

Abraços,

Sukys
21/12/2004, 00:46
Não necessariamente!!! :? :? Existe sim tecnologia ultrapassada! É só parar a analisar. :wink:

Acho que você não entendeu o contexto em que a frase foi escrita mas, em todo o caso, cite um exemplo.

Abraços,

Claudio
21/12/2004, 09:35
Quanto ao laptop, uma sugestão: é perfeito para fazer navegação em tempo real com GPS! Ou seja, tem lugar num painel sim!

Não leve a sério tudo o que escrevo, Claudio, principalmente quando tem emoticon no final da frase. A história do painel foi pura gozação, ...

Claro que foi Sukys! E a minha sugestão, reforçando e insistindo na instalação do laptop no painel, também! Lá estão os emoticons no final da frase. Tudo "bem-humoradamente" (existe isso? :shock: ) dentro do contexto "tecnologia versus usabilidade"!

Particularmente, já utilizei um Toshiba T4400 que estava no fundo do armário para fazer navegação e... É muito bonitinho, fica tudo com cara de videogame mas é pouquíssimo prático! Além de não combinar com lama, solavancos (como você bem disse), poeira...

Para navegar gosto de utilizar o bom e velho mapa impresso que, com o auxílio do GPS, é rápido, prático e barato!

É a tal "pátina do tempo"! :lol: :lol:

[]s,

Marcelo
21/12/2004, 11:30

Acho que você não entendeu o contexto em que a frase foi escrita mas, em todo o caso, cite um exemplo.

Abraços,
HUB.

[s] ainda tecnológicos,

Sukys
22/12/2004, 00:22
Pois é, Claudio, e quando eu fazia trilhas nem GPS usava. Ia na base da indicação solar, Cruzeiro do Sul, cheiro de maresia :shock: , sentido de direção da água de algum rio, sentido do vento, tipo de vegetação, característica do solo, e quando não tinha nenhuma dica (muito menos bússola) apelava para a intuição (que já estava escolada), e nunca me vi metido em grandes enrascadas, mesmo sem mapa. Hoje em dia tem gente que fica olhando para uma tela de cristal liquido e nem percebe que existe uma relação muito intima entre latitudes e longitudes e o que está passando do lado de fora da janela do carro.
Nossos ancestrais descobriram o mundo desta forma e hoje em dia tem caboclo que usa GPS até para ir ao Shopping e, pior, coloca as coordenadas até em cartão de visitas. (te juro que já vi isso de um vivente aqui de São Paulo, haja inutilidade...).

Deixando de lado o uso profissional, usar GPS em algumas modalidades de competição ou por pura PRATICIDADE vá lá, mas tirando isso sobra pouco de REAL NECESSIDADE, o mesmo acontecendo com um monte de acessórios que muitos vêem como obrigatórios para simples passeios no mato da esquina, e quando na história entra algum risco de sobrevivência (incursões para o fundão do mundo, feito por poucos) quem tem bom senso só entra nessa com GPS, mapas, muita informação, uma confiável bússola e bom conhecimento de como se virar por conta própria e, se possível, sem dispensar a presença de algum nativo que conheça muito bem a região.

Por que será que na aviação - um dos lugares onde mais se faz uso de tecnologia de ponta - os aspirantes à piloto tem como matéria obrigatória aulas sobre "meios arcaicos de posicionamento"? É a velha história da tecnologia "pseudo-obsoleta"...

GPS é uma maravilha, mas automatismo não ensina.

GPS pifa, conhecimento não.

E a pátina do tempo, indiscutivelmente, faz muita diferença... :lol:

Abraços,

Sukys
22/12/2004, 00:31
HUB.

Informática ou soluço? :lol:

Acho que você ainda não entendeu o espírito da coisa. A questão é "tecnologia diferente para produtos semelhantes", e de acordo com o meu dicionário etimológico - que sempre consulto por causa das minhas limitações gramaticais - o termo "tecnologia" vem do grego "tecnos", que em linhas gerais significa o conjunto de processos de uma arte, maneira ou habilidade especial de executar ou fazer algo, peculiar a uma determinada arte, oficio, profissão ou ciência.

O fórum é sobre Off Road e o tópico é sobre amortecedores mas, tudo bem, podemos divagar sobre HUB's mas antes seria interessante você especificar o HUB que tem em mente, porque existem HUB's microprocessados e com CI's discretos (tecnologia de processo), existem HUB's com componentes CMOS, TTL, MHTL, RTL e até eletromecânicos (tecnologia de componentes), existem HUB's para cabo coaxial, par trançado, flat cable e fibra ótica (tecnologia de comunicação) e existem HUB's "burros" ou com alguma capacidade - ou especialidade - de tratamento interno para protocolos de comunicação (tecnologia de informação).

Vai especificar um HUB ou prefere mudar de exemplo? :wink:

Abraços,

Marcelo
22/12/2004, 08:20
Grandes Sukys,

Não estou aqui para ficar discutindo nem provando quem conhece o quê, não preciso provar isso aqui no Fórum, e sim onde trabalho. 8) :D

O fórum é sobre Off Road e o tópico é sobre amortecedores
Não fui eu que começei a falar de aviões, transístores, válvulas etc, no tópico de amortecedor. :wink:

Ah... ia esquecendo, hub (TI ou TC, seja lá como preferir :? ) é uma tecnologia ultrapassada e não há emprego para ele. :wink: :wink: Mas não vou ficar especificando nem entrando nessa discussão para não desvituar, ainda mais, o tópico. :? :?

[s] desvirtuados,

Claudio
22/12/2004, 10:16
... coloca as coordenadas até em cartão de visitas. (te juro que já vi isso de um vivente aqui de São Paulo, haja inutilidade...). ...
"Vixecredoemcruz!" como dizia minha bisavó! E eu aqui ainda dando endereço completo, com rua, número etc! :lol: :lol: :lol: :lol:

... Ah... ia esquecendo, hub (TI ou TC, seja lá como preferir ) é uma tecnologia ultrapassada e não há emprego para ele. ...

Veja só Marcelo, pretendo experimentar no Jeep amortecedores por fricção, uso mapas impressos, no meu cartão consta endereço com CEP e HUB para mim ainda é (ou era!) tecnologia de ponta! Minha inocência foi completamente ultrajada! :lol: :lol: :lol: :lol:

[]s,

em tempo: mandei uma mesagem à OMP Racing pedindo maiores esclarecimentos sobre os amortecedores e assim que obtiver resposta, posto aqui.

Sukys
23/12/2004, 01:36
Não estou aqui para ficar discutindo nem provando quem conhece o quê, não preciso provar isso aqui no Fórum, e sim onde trabalho.

"Disconcordo" de você! :shock: :lol:
Fórum é sim um lugar de discussão, argumentação e até comprovação, caso contrário não se chamaria fórum. Só que MEU enfoque não é sobre o que se sabe ou o que se deixa de saber e sim sobre idéias, e se alguém lança uma idéia no fórum mas quer comprovar no trabalho fica difícil contra-argumentar, a não ser que você faça um convite para que todos visitem seu trabalho. O café daí é bom? :lol: :lol:

Não fui eu que começei a falar de aviões, transístores, válvulas etc, no tópico de amortecedor.

Entrei no mérito de aviões, transistores e válvulas absolutamente dentro do contexto da conversa, que de amortecedor tinha passado para tecnologia, e não sai deste enfoque.
A exemplo de uma boa conversa de beira de paralamas, fiz um comentário sobre laptop, deram corda (dentro do contexto Off Road), respondi (ainda dentro do contexto) e assim a coisa foi parar em GPS (também dentro do contexto). Como, de repente, apareceu o HUB (fora de contexto) não vi problema algum em desvirtuar o contexto mas preferi sinalizar que estávamos saindo do contexto.
Acho que o resumo é mais ou menos este, haja contexto! :lol: :lol:

Ah... ia esquecendo, hub (TI ou TC, seja lá como preferir é uma tecnologia ultrapassada e não há emprego para ele. Mas não vou ficar especificando nem entrando nessa discussão para não desvituar, ainda mais, o tópico.

Legal, né? Você lança MAIS UM argumento e termina a frase dizendo que não quer especificar e nem discutir mais para não sair do contexto. Tá certo...faz de conta que nasci ontem... 8) :wink:

Mas, tudo bem Marcelo, também não vou sair mais do contexto e nem vou dizer que, em informática, HUB é um nome genérico utilizado para identificar algo que faça a conexão de qualquer coisa com outra qualquer coisa. E nem vou dizer que existem sim HUB's de alta tecnologia e nem que existe HUB para um padrão de comunicação muito utilizado nos dias de hoje, presente em todos os computadores com menos de três ou quatro anos de fabricação: HUB para USB.
Na verdade, HUB pode ser uma coisa tão simples como um arcaico "benjamim" de tomada ou tão sofisticado quanto um atualíssimo roteador de back bone, mas não vou falar isso sob hipótese alguma... só vou escrever! :twisted: :lol:

Abraços desencucados pela pátina do tempo! :lol:

(nunca mais vou esquecer desta palavra e a culpa é do Claudio) :lol:

Marcelo
23/12/2004, 09:16
"Disconcordo" de você! :shock: :lol:
Fórum é sim um lugar de discussão, argumentação e até comprovação, caso contrário não se chamaria fórum. Só que MEU enfoque não é sobre o que se sabe ou o que se deixa de saber e sim sobre idéias, e se alguém lança uma idéia no fórum mas quer comprovar no trabalho fica difícil contra-argumentar, a não ser que você faça um convite para que todos visitem seu trabalho. O café daí é bom? :lol: :lol:
Sukys,
Realmente nossas idéias vão em sentido totalmente opostos. Não concordo que o fórum é lugar para comprovação, e sim, troca de conhecimento. Se você pensa assim, tudo bem, não vou discutir sobre isso. Eu não lancei qualquer idéia e quis provar no trabalho! De onde você tirou isso???

Não fui eu que começei a falar de aviões, transístores, válvulas etc, no tópico de amortecedor.

Entrei no mérito de aviões, transistores e válvulas absolutamente dentro do contexto da conversa, que de amortecedor tinha passado para tecnologia, e não sai deste enfoque.
A exemplo de uma boa conversa de beira de paralamas, fiz um comentário sobre laptop, deram corda (dentro do contexto Off Road), respondi (ainda dentro do contexto) e assim a coisa foi parar em GPS (também dentro do contexto). Como, de repente, apareceu o HUB (fora de contexto) não vi problema algum em desvirtuar o contexto mas preferi sinalizar que estávamos saindo do contexto.
Acho que o resumo é mais ou menos este, haja contexto! :lol: :lol:
Eu entrei no hub, ou melhor, na informática para argumentar uma afirmação sua dizendo que "Não existe tecnologia ultrapassada, o que existe é tecnologia mal empregada". Estou longe de querer ficar discutindo sobre informática aqui no fórum de 4x4, até porque mastigo TI o dia inteiro e, se quisesse discutir sobre informática, procuraria um fórum específico. Porém, você primeiramente disse que eu não tinha entendido o significado real da frase, mas ao invés de colocar suas idéias de forma mais clara, você quis criar mais discussão.

Legal, né? Você lança MAIS UM argumento e termina a frase dizendo que não quer especificar e nem discutir mais para não sair do contexto. Tá certo...faz de conta que nasci ontem... 8) :wink:
Pense o que pensar...

Mas, tudo bem Marcelo, também não vou sair mais do contexto e nem vou dizer que, em informática, HUB é um nome genérico utilizado para identificar algo que faça a conexão de qualquer coisa com outra qualquer coisa. E nem vou dizer que existem sim HUB's de alta tecnologia e nem que existe HUB para um padrão de comunicação muito utilizado nos dias de hoje, presente em todos os computadores com menos de três ou quatro anos de fabricação: HUB para USB.
Na verdade, HUB pode ser uma coisa tão simples como um arcaico "benjamim" de tomada ou tão sofisticado quanto um atualíssimo roteador de back bone, mas não vou falar isso sob hipótese alguma... só vou escrever! :twisted: :lol:
Faz o seguinte, liga na Juniper, Foundry, Enterasys e pede um hub. :wink: Prova que você não entendeu onde eu quis chegar.

[s]

Claudio
23/12/2004, 09:35
...
Abraços desencucados pela pátina do tempo! :lol:

(nunca mais vou esquecer desta palavra e a culpa é do Claudio) :lol:

Ok! Direitos autorais franqueados! :lol:

[]s,

Sukys
24/12/2004, 01:26
Ok! Direitos autorais franqueados! :lol:

De forma alguma, Claudio, faço questão de pagar pelo uso, mas não vou pagar em dinheiro, acesse o site http://www.usbgear.com/USB2_MINI_HUB/ escolha um modelo que eu mando te entregar via pombo correio. :lol:
Só não me pergunte se aquele trem é de tecnologia atual. Eu não teria condições de responder porque só tenho trinta anos de experiência em informática, só trabalhei com tudo quanto é raio de tipo de periférico e processadores, de micro até Main Frame, só me certifiquei em uns duzentos cursos técnicos aqui e no exterior, só participei da transferência de tecnologia e da implantação da automação bancária no Brasil, só coloquei a mão na massa em divisões de manutenção, treinamento, desenvolvimento, gerenciamento de produto, marketing e exportação, e não manjo lhufas de TI, mesmo porque o universo da TI é muito vasto, e a única coisa que fiz para esta área, com recursos próprios, foi um simples porém eficiente terminal Braille (INPI, pedido de privilégio de patente n° PI 8801900 de Abril de 1988), e embora tenha sido até convidado para trabalhar como diretor técnico do Instituto do III Millenium http://www.prodam.sp.gov.br/ibira/cursos6.htm instituição criada justamente para difundir a TI, acho que não tenho capacidade para falar sobre este assunto.
E não me peça para provar se o trem lá do alto tem utilidade. Fórum não é lugar de provar nada. Cada um escreve o que bem entende e fica tudo por isso mesmo. Quem sabe vai dormir sabendo e quem não sabe apela para algum pai de santo. :? :wink:

Voltando à vaca fria - que é o que interessa - quando receber resposta da OMP coloca aqui no fórum, estou mais interessado em ler e escrever sobre amortecedores, nem que sejam de tecnologia ultrapassada. Enquanto isso fico lá no fórum do Engesa, jogando conversa fora sobre turbos e pneus.

Abraços,

Marcelo
26/12/2004, 17:29
...Só não me pergunte se aquele trem é de tecnologia atual. Eu não teria condições de responder porque só tenho trinta anos de experiência em informática, só trabalhei com tudo quanto é raio de tipo de periférico e processadores, de micro até Main Frame, só me certifiquei em uns duzentos cursos técnicos aqui e no exterior, só participei da transferência de tecnologia e da implantação da automação bancária no Brasil, só coloquei a mão na massa em divisões de manutenção, treinamento, desenvolvimento, gerenciamento de produto, marketing e exportação, e não manjo lhufas de TI, mesmo porque o universo da TI é muito vasto, e a única coisa que fiz para esta área, com recursos próprios, foi um simples porém eficiente terminal Braille (INPI, pedido de privilégio de patente n° PI 8801900 de Abril de 1988), e embora tenha sido até convidado para trabalhar como diretor técnico do Instituto do III Millenium http://www.prodam.sp.gov.br/ibira/cursos6.htm instituição criada justamente para difundir a TI, acho que não tenho capacidade para falar sobre este assunto...
...tava demorando... :? :? :?
É por essas e outras que muitas vezes o tópico perde o interesse. Sobra conhecimento e falta HUMILDADE!

[s] encerrando o assunto,

billj
26/12/2004, 17:59
[s] encerrando o assunto,

Tá mais para "saíndo pela porta dos fundos............... :roll:

Abraços também faltando humildade,

Marcelo
26/12/2004, 18:18
Tá mais para "saíndo pela porta dos fundos............... :roll:
Grande Bill,

Sabe como é, quando a conversa chega num nível que a pessoa, ao invés de expor e defender suas idéias, fica nessa de eu-sei-mais-que-todo-mundo, desanima e não dá pra se aproveitar mais nada. :? :( Dai, realmente, prefiro sair pelas portas dos fundos ao invés de criar discussões pífeas fora do tópico. :roll:

[s]

billj
26/12/2004, 18:25
Acontece............ :P

Sukys
26/12/2004, 20:21
...ia esquecendo, hub é uma tecnologia ultrapassada e não há emprego para ele.

Não estou aqui para ficar discutindo nem provando quem conhece o quê, não preciso provar isso aqui no Fórum, e sim onde trabalho.

...mastigo TI o dia inteiro...

Sobra conhecimento e falta HUMILDADE!

Lança uma afirmação, não tem como sustentar, apela para sua condição de conhecedor do assunto e vem dizer que falta humildade de minha parte?

Primeiro, sou humilde com quem é humilde.

Segundo, não tenho orgulho sobre o que tenho e sim sobre o que sou, e o que sou tenho a humildade de compartilhar com os outros.

Terceiro, meu texto anterior foi dirigido ao Cláudio que demonstrou, entre outras coisas, ter ótimo discernimento sobre interpretação de texto.

Quarto, se tem gente que entra no fórum só para vender produtos, qual o problema em divulgar parte do meu curricullum?
Vai que tem alguma oficina precisando de funcionário e eu arrumo um bico como lavador de peças? :lol: :lol: :lol:

Feliz Ano Novo à todos!

Marcelo
26/12/2004, 21:55
Sukys,

Eu nunca sai proferindo palavras dizendo que sou conhecedor do assunto, apenas usei de um exemplo para discutirmos uma afirmação sua. Novamente te pergunto: de onde você está tirando isso??? É a segunda vez que você coloca afirmações que eu nunca escrevi. :? :? :?

Está tudo escrito, é só ler...

[s]

Sukys
27/12/2004, 01:52
Se alguém tiver dúvidas, que leia o tópico desde o começo tomando um pouco mais de atenção no que foi escrito.

http://www.baochuan.com.tw/

Alguém conhece esta marca de amortecedores?
Eles tem um modelo ajustável para MacPherson que parece ser interessante.

Claudio
27/12/2004, 17:37
Srs,

Voltando à "vaca fria", ou seja, aos amortecedores da OMP, no dia 23/12 o Sr. Vincenzo Perrone (técnico responsável pelo SAC e Orientações Técnicas da OMP) entrou em contato comigo pelo telefone.

Ele fez-me um resumo técnico dos amortecedores e, simplificadamente, três aspectos na sua explanação chamaram-me a atenção.

Primeiro a segurança e a crença que ele tem no próprio produto, calçadas em alguns milhares de peças vendidas (inclusive para o exterior), em testes realizados por eles mesmos (chegaram a rodar 15 mil quilômetros em um mes num Jeep) e a adoção de diversas de suas soluções (amortecedores, barra "duplanhard", molas cônicas...) por equipes.

Segundo as múltiplas regulagens possíveis do amortecedor (de zero a infinito) "a gosto do freguês" ou ao uso do veículo.

E terceiro a velocidade de resposta e atuação do amortecedor. O amortecedor atua nos dois sentidos (tal como os amortecedores a gás) tendo uma fadiga muito menor que os amortecedores convencionais e com velocidade de reação maior: freqüência de 0,13 m/s quando num amortecedor hidráulico chega ao dobro.

Encerrando a conversa, convidei a OMP a participar deste fórum para que eles pudessem melhor esclarecer todas as nossas dúvidas.

De minha parte, aumentou a curiosidade e interesse em testar esses amotecedores. De qualquer forma, a OMP mostrou-se à nossa disposição, seja por mensagem eletrônica, telefone ou pessoalmente em sua loja.

[]s,

em tempo: Sukys, esse aí que tenho é a mesma coisa? :?

Sukys
28/12/2004, 03:24
Claudio,

Pelo visual, aparentemente este HUB é só uma extensão tipo 4X1. Aquele do link, além de atuar como extensão também faz gerenciamento, permintindo até que um mesmo periférico seja compartilhado entre dois PC's (dois PC's e uma PRN, por exemplo) tem indicação de porta ativa e atende o padrão USB 2.0 (entre outras coisas, 480 Mbps de taxa de transferência).

De volta a vaca fria, já que o contato foi via fone e deve ter rolado boa conversa, sei que é um tanto quando difícil determinar mas você teve a curiosidade de perguntar qual é a vida útil dos elementos de atrito?

Outra, as superfícies metálicas permitem retífica?

Mais outra (eita! :D ) perda de eficiência por água, alguma prosa à respeito?

Abraços,

Claudio
28/12/2004, 08:11
Sukys,

Seria algo similar àqueles "divisores de canal dinâmicos" usados há muito e muito tempo atrás :lol: para compartilhar impressoras, só que menos arcaicos? Algo como um multiplexador (credo! :lol: :lol:) USB?

Quanto a Mococa gelada :D , tive a curiosidade sim. A vida útil estimada é de 50000 km em uso severo. E, segundo o Sr. Vicenzo, não existe perda de eficiência mensurável pela água, barro ou areia pois os discos ficam encostados sob pressão um no outro. A empresa oferece garantia de 30000 km ou 2 anos mesmo em uso severo ou competições.

Só não perguntei sobre retífica, mas a informação é de que os discos são facilmente substituídos e custam uma fração do preço dos amortecedores.

[]s,

Caio
28/12/2004, 08:41
Estou rodando desde set 03 com um par na susp. traseira (feixe de molas) troquei o primeiro jogo de discos e não gastei 20 latinhas (8 discos).

Eles (Rally Design) tem uma Hilux V6 de competição com dois pares instalados (feixe diant. e traseira). São testados em uso extremo e creio que ninguem iria competir com um componente inseguro ou que apresentasse baixa confiabilidade.

Sukys
29/12/2004, 01:12
Claudio,

"divisores de canal dinâmicos" foi ótimo! Isso me fez lembrar de vitrola com amplificador HiFi :lol: mas, é mais ou menos isso com algum grau de "inteligência".

Perguntei sobre a retífica porque imagino que uma das faces do disco esteja em contato direto com uma superfície metálica (a exemplo de uma embreagem, por exemplo) e com o tempo é de se esperar que esta superfície metálica tenha um desgaste irregular.

Quanto à água, concordo que a ausência de folga dificulta a entrada, mas não impede. Só queria ter uma idéia de quanto tempo tal amortecedor pode ficar submerso sem perda de eficiência.

Caio,

Competição é uma das melhores vitrines, tanto para quem fabrica quanto para quem vende, só que o consumidor deve ver isso com alguma reserva. A coisa mais comum que existe é o fabricante fornecer um produto para competição e outro para o mercado. Na melhor da hipóteses o produto pode ser de linha de produção, mas escolhido à dedo, e na pior das hipóteses só mantém o visual.
Fazer perguntas para o fabricante, vendedor, dono do carro, quem pilota ou quem prepara, também não adianta muito porque ninguém vai abrir o jogo, em grande parte por causa dos concorrentes (outras empresas ou outros pilotos).

Não estou entrando especificamente no mérito deste amortecedor, mas neste meio o que impera é esta regra.

Abraços,

Claudio
29/12/2004, 08:57
Sukys,

Alta Fidelidade é realmente algo que faz falta! :wink:

No que diz respeito à retífica, pelo que entendi, não existe fricção entre o disco e o metal mas apenas entre os discos.

Também não cheguei a ter a curiosidade de perguntar sobre a submersão, mas entendi o funcionamento nestes casos como algo similar aos freios a disco.

[]s,

Sukys
30/12/2004, 01:46

Pois é, Claudio, mas só para quem tem ouvido afinado! :lol:

No que diz respeito à retífica, pelo que entendi, não existe fricção entre o disco e o metal mas apenas entre os discos.

Existe diferença (pelo menos visual) de composição entre os discos? Eles tem posição específica para montagem?

Também não cheguei a ter a curiosidade de perguntar sobre a submersão, mas entendi o funcionamento nestes casos como algo similar aos freios a disco.

Estou fazendo justamente esta similaridade. Freio à disco (ou tambor, com o pé acionando levemente o freio) mantém a eficiência por algum tempo, mas depois a coisa costuma complicar.

Abraços,

Claudio
30/12/2004, 10:38

Pois é, Claudio, mas só para quem tem ouvido afinado! :lol:

É a "têmpera do instrumento auricular"! :lol: :lol:

Existe diferença (pelo menos visual) de composição entre os discos? Eles tem posição específica para montagem?

Não sei mas me parece razoável que não...

Estou fazendo justamente esta similaridade. Freio à disco (ou tambor, com o pé acionando levemente o freio) mantém a eficiência por algum tempo, mas depois a coisa costuma complicar.

Abraços,

Não acredito que este aspecto incremente o desgaste além de um limite aceitável, assim como acontece com as pastilhas de freio. Embora existam patilhas de boa e de má qualidade, por exemplo.

De qualquer forma, vou entrar em contato como a OMP e perguntar sobre estes dois aspectos - material e montagem e diminuição de eficiência sob uso severo - e a seguir publico a resposta.

[]s,