Conectar

Ver Versão Completa : Câmbio Ecotronic CVT?

Kako
15/12/2004, 11:09
Bom Dia!
Alguem já ouviu falar desse Cambio, e poderia dar mais informações, tipo: é realmente uma novidade ou uma novidade tipo JR4x4, extreme, ETC.

Valeu galera

Té Mais!

ZF ECOTRONIC CVT, TRANSMISSÃO DE
RELAÇÕES INFINITAMENTE VARIÁVEIS
O Ecotronic CVT é um revolucionário sistema de transmissão continuamente variável, com infinitas relações de marchas, o que proporciona conforto para o motorista, melhor desempenho e economia para o veículo. A característica principal é que não exige troca de marchas. Em vez das mudanças manuais ou automáticas, não emprega o conjunto de engrenagens dos outros câmbios. É comandado por duas polias de diâmetro variável, acionadas por uma correia metálica e com velocidade em função da rotação do motor.

Uma das polias, ligada ao motor, recebe a rotação, funcionando como coroa. A outra, unida ao diferencial, envia o torque às rodas, promovendo a transmissão, e executando a função de pinhão. De perfil cônico e divididas em duas partes, as polias movimentam-se lateralmente (abrindo e fechando), por intermédio de um sistema hidráulico. Os movimentos de abertura e fechamento que realizam determinam o diâmetro ideal de cada polia (em cujos canais encaixa-se a correia metálica, de perfil em V), de acordo com o regime de rotação do motor e a velocidade do veículo.

Dessa forma, o Ecotronic CVT permite uma infinita gama de relações, com imperceptíveis mudanças de marchas, o que resulta em absoluto conforto, sem os engates dos câmbios convencionais e as variações bruscas das rotações do motor.

Compacta, a caixa de transmissão Ecotronic CVT ocupa menor espaço interno no veículo. É considerada ideal para automóveis pequenos e médios, com tração dianteira e motor transversal, com torque de até 350 Nm (36 kgfm). Mais robusta que as transmissões convencionais, incorpora conversor de torque e proporciona valores de aceleração e retomada superiores aos câmbios automáticos.

http://www.secco.com.br/zfre77.htm

Martin Melcop
15/12/2004, 11:14
Esse não é o cambio do Honda FIT?

Se sim, pelo que me falaram é uma bosta, além de a manutenção ser proibitiva.

Walter L. L. Casitta
15/12/2004, 11:25
Esse não é o cambio do Honda FIT?

Se sim, pelo que me falaram é uma bosta, além de a manutenção ser proibitiva.

Pelo contrário, é fantástico, eu sempre roubo o Fit do meu sócio só porcausa desse câmbio.

Alessandro Henrique
15/12/2004, 11:25
Esse conceito de sistema de transmissão já é muito antigo só que recentemente voltou à tona devido a viabilidade de usinagem complexas por máquinas cnc e pelo gerenciamento eletrônico do veículo.
O sistema mais avançado que existe é um desenvolvido pela mazda que utilizam peças de geometria complexa com um lubrificante especial.

Walter L. L. Casitta
15/12/2004, 11:31
Alessandro, eu vi no Discovery Channel o seguinte: Foi desenvolvido pela Nissan e o que o tornou viável foi a pureza do aço empregado nas peças e também do lubrificante especial.

Kako
15/12/2004, 11:51
SALVE SALVE

COMO SERIA ESSE CAMBIO (CVT) EM UM 4X4COM REDUZIDA?

VALEU GALERA, ABRAÇO

Walter L. L. Casitta
15/12/2004, 12:45
Infelizmente esse câmbio é só pra veículos médios e pequenos...

ribon
15/12/2004, 13:50
Dia!!!

Tenho um amigo que tem um FIT com cambio CVT e uma Parati com cambio manual, o mesmo fala tão bem do cambio CVT e do FIT que pretende vender a Parati e comprar mais um FIT.

Realmente o carro é show, tanto na mecânica quanto acabamento.

Até.

Martin Melcop
15/12/2004, 14:28
Câmbio por câmbio prefero o meu AKS da mercedes.

Nele vc troca as marchas, porém não aciona a embreagem. Pois não tem pedal de embreagem, vc simplismente passa as marchas.

Nunca dirigi um Fit, recebi o feed back de que era ruim, pois o carro parece não ter força.

Além do mais deixa precisar fazer uma manutenção num câmbio desse, prepara o bolso, pois vai doer.

andretomasi
15/12/2004, 14:50
Câmbio por câmbio prefero o meu AKS da mercedes.

Nele vc troca as marchas, porém não aciona a embreagem. Pois não tem pedal de embreagem, vc simplismente passa as marchas.

Tem um Palio que é exatamente assim, não lembro o nome do modelo.
Ali em Porto Alegre tinha uma empresa que fazia a adaptação de passar marcha sem embreagem em qualquer carro com câmbio manual. Parece que a embreagem é acionada automaticamente quando desengata qualquer marcha.

[ ]´s

Alessandro Henrique
15/12/2004, 14:58
Walter,

Isso mesmo! Mas quem está na frente com relação à esta tecnologia é a Mazda (Ford) com o sistema crv toroidal!
Os demais veículos possuem embreagem operada por sistema hidráulico, com sensores instalados na alanvanca de câmbio como o Fiat Citymatic.

Sds.

Wallace
15/12/2004, 22:08
Tem muitos tipos de CVT, incluindo para motores muito potentes.
A Audi tem um A alguma coisa V8 com uma transmissão destas como opcional.
O problema é o preço quando a produção não é em massa.

Sukys
16/12/2004, 00:40
O conceito de transmissão continuamente variável não só é antigo como já é utilizado há muito tempo junto à motores de pequena cilindrada, principalmente em motonetas, onde a correia é convencional, de borracha.
Em automóveis, na década de 60 a Fiat chegou a utilizar este tipo de câmbio, desenvolvido por uma empresa européia e já contando com correia metálica, mas não obteve sucesso justamente por causa da pouca durabilidade (desgaste e rompimento da correia).

Neste tipo de câmbio (para uso automotivo) a correia é formada por inúmeras plaquinhas triangulares de aço com as faces unidas entre sí por fios metálicos flexíveis, e ao invés de puxar a carga - como é comum em qualquer correia - a carga é empurrada, com isso a limitação de torque não fica restrita à resistência da correia e sim ao limite de deslizamento. Aumentar este limite é possível, só que isso incorre em maior desgaste e até menor eficiência, já que parte da energia a ser transmitida é perdida em dissipação térmica (via atrito).

Usinagem automatizada barateou custos, gerenciamento eletrônico a melhorou a funcionalidade do conjunto, novos lubrificantes e novas ligas metálicas reduziram o desgaste, mas o ponto fraco deste tipo de câmbio ainda está na durabilidade da correia e no torque limitado que este sistema de transmissão suporta.
Junto à veículos de pequeno porte o limite de torque deixa de ser significativo (e talvez até a durabilidade do conjunto) ficando o resultado final, de uso, muito melhor do que qualquer outro tipo de câmbio, e uma vez respeitado suas limitações não existe nenhuma restrição de uso em veículos 4X4. E diga-se de passagem, se já existem modelos que suportam 36 kgfm, este torque já é mais do que respeitável.

Agora, chamar um câmbio desses de ECOTRONIC é viajar na batatinha. Câmbio ecológico é músculo de perna de cavalo, o resto é delírio de marqueteiro! :lol:

AD
16/12/2004, 08:42
O primeiro desenvolvimento desse tipo de transmissão continuamente variável foi a DAF holandesa.

Walter L. L. Casitta
16/12/2004, 08:51
Taí a criança... :D
Toroidal não tem correia...

http://quatrorodas.abril.com.br/mecanica/novastecnologias/imagens/0704/infografico.jpg

Wallace
16/12/2004, 10:02
O primeiro desenvolvimento desse tipo de transmissão continuamente variável foi a DAF holandesa.
Acho que não... nos idos de 1900 já tinha este tipo de transmissão... ou seja, é quase tão velha quanto os veiculos.

AD
16/12/2004, 22:32
Acho que sim:

"At the 1958 RAI European Road Transport Show it even launched its first passenger car, the DAF 600, with a revolutionary fully automatic drive, the Variomatic. This car was later followed by, amonst others, the 33, 44, 55 and 66, all of them featuring this special drive. In 1972 Volvo took a minority stake in DAF’s passenger car division and some years later (in 1975) it became the full owner. In total, DAF produced some 820,000 passenger cars. "

Walter L. L. Casitta
16/12/2004, 23:40
Heita...

http://www.andersoncvt.com/device.wmv

Sukys
17/12/2004, 00:20
Até nos manuscritos de Leonardo Da Vinci existem referências sobre este tipo de transmissão, mas que eu saiba a DAF foi a primeira a tornar a idéia realmente FUNCIONAL, e uma das empresas que utilizou a tecnologia da DAF foi a Fiat, década de sessenta, como citei acima.

Comparando a superfície de contato de um sistema toroidal e outro por correia não fica difícil imaginar qual é o mais crítico em termos de deslizamento, e com certeza isso se traduz em custos, principalmente de manutenção.

Wallace
17/12/2004, 10:12
Tem um calhabeque que tem um sistema de transmissão que são dois discos a 90 graus, um ligado no motor e outro nas rodas.
Ë a transmisão variavel... um disco anda sobre o outro para mudar a relação.

Walter L. L. Casitta
17/12/2004, 10:29
Tem um calhabeque que tem um sistema de transmissão que são dois discos a 90 graus, um ligado no motor e outro nas rodas.
Ë a transmisão variavel... um disco anda sobre o outro para mudar a relação.

Heeeeeeee, eu vi esse, no mesmo programa do Discovery Channel, que vi o CVT da Nissan. Estava na introdução do Programa. :D

Alessandro Henrique
17/12/2004, 15:06
Beleza Walter,
Eu não estava conseguindo localizar uma figura do Toroidal para exemplicar as diferenças.

Sds.

AD
17/12/2004, 19:58
Idéias tem muitas, mas de maneira industrial a primeira foi mesmo a DAF