Conectar

Ver Versão Completa : [Problema elétrico] BF161 não pega!

Lucas Nassif
15/08/2009, 21:13
Buenas pessoal!!

Hoje fui trilhar no meu CJ (BF161, ign eletronica, bobina GOL MI). Na volta, por volta das 19:00, ele morre do nada, ainda na estrada de terra, e se recusa a pegar novamente!

Está chegando combustível. Mas não tem centelha!!

Tirei o cabo que vai no centro da tampa do distribuidor e aproximei à uma parte metálica. Na hora da partida, pulou somente 1 centelha e depois não pulou mais. Voltei com o cabo pra tampa, esperei um tempo e o motor pegou.

Dei umas 5 aceleradas com ele parado ainda, e novamente cortou centelha e o motor morreu.

Esperei mais um tempo, cerca de 1 minuto, e o motor pegou e logo em seguida cortou novamente.

A bobina não esquentou, nem o módulo e o resistor da bobina.
Mas mesmo assim, estava com outra bobina no CJ e troquei na hora, mas não adiantou. Peguei um cabo de vela e coloquei na bobina, para ver se o cabo que estava lá estava com defeito..mas mesmo assim não funfou!

Depois de 30 minutos parado no meio da estrada fazendo testes, minha paciência e a dos demais começaram a esgotar. Aí juntei tudo e acabei de chegar na cinta!

Amanhã vou dar uma olhada aqui novamente, com calma, mas preciso de algumas dicas por onde começar.

Resumindo: Ora chega centelha, ora não!!
Estou desconfiado do módulo da ignição...mas ainda não estou certo se pode ser isso.

Quem puder ajudar, agradeço!

Um abraço,
Lucas Nassif.

hurry-gurits
15/08/2009, 22:33
Tive problema semelhante, mas num motor de opala com ignição eletronica bosh, resolvi da seguinte forma:
Dê uma olhada em todos os conectores(fixação do conector ao fio) nos pontos + e - dos fios que saem de seu distribuidor até o modulo de ignição(nas 4 extemidades e possiveis conexões intermediárias existentes), no meu, o mardito fiozinho escapou da presilha do conector e de acordo com a movimentação da viatura, dava contato e cortava. Aquelas malditas peças de 0,45 centavos que e dão uma dor de cabeça se não forem fixadas ao fio com a atenção devida. Faz uma analise visual nesses pontos.
abração

Lucas Nassif
16/08/2009, 09:41
Tive problema semelhante, mas num motor de opala com ignição eletronica bosh, resolvi da seguinte forma:
Dê uma olhada em todos os conectores(fixação do conector ao fio) nos pontos + e - dos fios que saem de seu distribuidor até o modulo de ignição(nas 4 extemidades e possiveis conexões intermediárias existentes), no meu, o mardito fiozinho escapou da presilha do conector e de acordo com a movimentação da viatura, dava contato e cortava. Aquelas malditas peças de 0,45 centavos que e dão uma dor de cabeça se não forem fixadas ao fio com a atenção devida. Faz uma analise visual nesses pontos.
abração

Valeu hurry!
Vou ali fora começar a mexer no bicho...já já trago notícias!! (ou mais dúvidas) :mrgreen:

:concordo:

Andre SBC
16/08/2009, 10:11
Já testou a bateria? Meu CJ quando da problemas eletricos quase sempre é bateria..o sistema de recarga é por dinamo ainda no seu também? No meu uma vez o lugar onde o polo negativo é ligado na carroceria tava enferrujado e isolou...

Republica Off Road
16/08/2009, 10:13
retire todos os cabos e refaça as ligações, limpe os conectores, etc... monte de novo.
Eduardo:concordo:

Pablo.pinto2007
16/08/2009, 10:55
O Isso já aconteceu comigo, mas foi na hora de sair de casa... até coloquei o jeep pra fora, mas aí ele morreu e não pegou mais... partida ele tem, só não liga, ou seja, falta corrente. No meu caso era o seguinte... aquela caixa da ignição eletrônica, o módulo da ignição, estava com o conector / plug, solto, com mal contato... o problema foi resolvido colocando novamente o conector... o que pode ser também é que a alimentação do distribuidor até o módulo, que geralemente é um fio ou dois, pode ter soltado... outra coisa também, tem um fio que alimenta a bobina que geralmente vem da chave de ignição é claro, senão o carro não pega, nem desliga, esse fio pode estar isolando devido mal contato com a chave, para resolver, ou melhor diagnosticar esse problema ligue a bobina direto na bateria e teste se, ele pegar, verifique a fiação da bobina para a chave de ignição...
Como o problema é realmente elétrico, só pode ser esses acima, em resumo abaixo:
- Bobina com defeito (você já descartou, colocando outra);
- Alimentação da bobina cortada (verifique ligando esta direto da bateria);
- Módulo da ignição mal plugado (verifique os conectores);
- Módulo com defeito (substitua por um de um amigo, antes de comprar outro);
- Alimentação do módulo de ignição que vem do distribuidor (só verificando mesmo);
- Chave de ignição com defeito (mas aí outras coisas também não pegavam);
- Algum terra cortado ou isolando.

Para isso muita paciência e suor!!!

Abraços!

Fabiano Willys CJ5 1959
16/08/2009, 11:32
Xi pessoal, será que se trata de problema elétrico mesmo ?
O meu Willys apresentou o sintoma e ainda casou com a aplicação da ignição eletronica. Desmontei tudo, revisei, troquei bobina, caixinha, levei o distribuidor para avaliar a bobina e nada.......era sair e andar uns 800 mts, 1km que começava a falhadeira e ele parava. Fui verificar o sistema de combustivel e parecia tudo ok (da bomba ao carburador), não tinham bolhas, mas ao revisar o tanque, tinha sugeira dentro e quando a bomba puxava estancava na saida. Era por isso que motor parava e pegava só depois de alguns minutos.

Pablo.pinto2007
16/08/2009, 12:12
Xi pessoal, será que se trata de problema elétrico mesmo ?
O meu Willys apresentou o sintoma e ainda casou com a aplicação da ignição eletronica. Desmontei tudo, revisei, troquei bobina, caixinha, levei o distribuidor para avaliar a bobina e nada.......era sair e andar uns 800 mts, 1km que começava a falhadeira e ele parava. Fui verificar o sistema de combustivel e parecia tudo ok (da bomba ao carburador), não tinham bolhas, mas ao revisar o tanque, tinha sugeira dentro e quando a bomba puxava estancava na saida. Era por isso que motor parava e pegava só depois de alguns minutos.

Esse problema já aconteceu, eu acho que todos que tem ou já tiveram CJ, no meu eu tinha que tirar o torsal da bomba e soprar de volta pra dentro do tanque, e quando este borbulhava, pronto, era só colocar de volta e o jeep pegava e andava beleza, até a carepa entrar novamente no pescador...

A solução: coloquei o tanque de plástico da CLA.

Abraços!

Lucas Nassif
16/08/2009, 12:17
Pessoal...primeiramente, valeu pelas dicas!! :concordo:
O problema é eletrico mesmo, pois chega gasolina no carburador!

Bom, mas vamos lá:

Acabei de fechar o capô do Jeep. E o melhor, com o motor funcionando!! :dance: :dance:

O que foi feito:
Como tenho uma caneta de polaridade aqui, hoje cedo fui fazer os testes na bobina e módulo. Ao dar a partida, o + da bobina não estava pulsando. Ou melhor, dava 1 pulsada só e parava. Tava na cara que era ou módulo ou hall do distribuidor com defeito.

Para começar pelo mais fácil, peguei um módulo emprestado agora a pouco e testei! Saiu uma put@ centelha, e agora o + da bobina pulsava. Coloquei o cabo da bobina e o motor roncou alto novamente! :lol:

Já andei com ele aqui no bairro, e tá muito bom! Fiquei com uma impressão do Jeep estar andando mais...mas pode ser psicológico!! :mrgreen: :mrgreen:

Agora é comprar um módulo BOSCH e ir pra próxima trilha!! :palmas: :palmas:

Um abraço,
Lucas Nassif.

RBM
16/08/2009, 13:07
Aproveitando o topico...
Meu BF 161 está dando dor de cabeça todo dia quando tento ligar pela primeira vez, o motor gira mas não pega até acabar a bateria, mas se eu colocar casolina ou até alcool dirato no carburador ele pega e pega o resto do dia, o que pode estar acontecendo? levei no auto eletrico (tudo ok), levei em um mecanico de carburadores (tudo ok), mas o problema continua..só na primeira ligada tem que jogar direto no carburador....

Lucas Nassif
16/08/2009, 14:24
Dá 2 bombadas no acelerador antes de ligar!

Lucas Nassif
16/08/2009, 14:33
Como a curiosidade aqui é muita, peguei o módulo antigo e tirei os rebites da tampa para ver como ele é por dentro.

Estranhei uma peça, a qual acredito ser o motivo do problema. Parece que os contatos dela romperam com a vibração do Jeep na estrada de chão.

Palpitem aí sobre a foto 2!! Se for o caso, vou estanhar os contatos e ver no que dá! :odedo:

RBM
16/08/2009, 14:48
Ok, amanhã vou tentar fazer isso, pq hj ele já esta pegando...
Acho que vc achou o problema do seu modulo, solda ele e faz o teste...

Lucas Nassif
16/08/2009, 15:03

RBM, se a injeção da rápida tiver funcionando adequadamente (bengalinha injetando gasolina), ele tem que pegar! Você bombando o acelerador é o mesmo que você jogando gasolina direto no carburador com a mão!!

Um mês atrás chegou um Jeep de um amigo aqui, pois de acordo com ele, o jeep tava falhando em retomadas de acelerações.
No caso dele, o couro do pistaozinho do carburador DFV soltou e entupiu a bengalinha toda, e não injetava a rápida. Como o Jeep dele ficou 2 dias aqui em casa, tive que ligar ele no dia seguinte, e sem a injeção rápida é complicado demais pra ligar. Tentei 5 vezes no arranque e não pegava, e não adiantava bombar, pois não injetava nada.

Aí eu joguei gasolina direto no carburador e pegou!!
E depois que troquei o pistãozinho e desentupi a bengalinha, o motor tá pegando igual gripe suína!! :lol:

Lucas Nassif
16/08/2009, 15:12
Fotos de hoje:

:arrow: Motor funfando já com o módulo emprestado.
:arrow: Caneta de polaridade: Estava pulsando + e -, mas na foto não dá pra perceber. Mas eu filmei e dá pra ver ...
:arrow: O módulo emprestado.

Uma coisa que notei ao desmontar o módulo, foi a fragilidade dos componentes. As soldas são extremamente fracas. Essa "caixinha preta" na foto 2 daquele post anterior, é apoiada somente pelos 2 contatos. Ou seja, com o Jeep trepidando, aquela "caixinha" deve trepidar muito também, e não tem solda que aguente por muito tempo. :parede:

Fabiano Willys CJ5 1959
17/08/2009, 18:41
É isso ai Lucas !
Na foto da caixinha o que não aguentou foi a solda de um transistor. Me parece que ele havia sido soldado ali para substitiuir o original, pois tá um pouco estranho entortar uma das ligações pra fazer uma solda. Independente disso, vc pode soldar novamente ou comprar um novo para substituir (veja a especificaçaõ ). Realmente pode ter soltado por vibraçaõ ou quem sabe por aquecimento.

Lucas Nassif
18/08/2009, 13:00
Buenas!!

Então, não acho que soltou por aquecimento, pois no momento em que o Jeep morreu, o módulo não estava quente, e os contatos não tinham aquelas marcas que indicam que aqueceu até romper.

O que me faz acreditar que quebrou por vibração, é pelo fato de, como comentei anteriormente, aquele transistor é preso só pelos contatos, ficando flutuando lá dentro. E como o Jeep estava em estrada de terra bem ruim, de 3a marcha a uma velocidade 'intermediária', a trepidação do carro era muita.

Já soldei os 2 contatos e coloquei um palito de fósforo :mrgreen: como reforço do transistor.

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAG8WZ4hhkidasexiLOEEBRcea2nm2udHwLq6crIlNuF11V X3shqGT16JV2dw7MItau_kp3a_i0HtrXTBKhk15msAm1T1UHtr fUBK-bw6M3_VnqEUEfJmKV4P.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAKcI8-pk4gdUcDR2GNA2yYSjqotd0NfIwpRv78GW-9gDo4w__8uTXQavoEnJqExOPcGgCpwXKkIXFCtpOq9Jr74Am1T 1UEQfMv1G3CWhT4N5UvIda_Xf7i2Z.jpg

Nessa foto, o palito estava preso com superbond :D , mas segui o 'conselho' do Fabil e coloquei cola quente!! Ficou 'bunitim' o çelviçu, e o bom é que funcionou!! :palmas:

Novamente o BFão roncou com esse módulo. Agora ele está fora do carro para eu providenciar a fixação da tampa dele. Quando original, a tampa é arrebitada, mas agora vou colocar parafusos com porcas.

Pablo.pinto2007
18/08/2009, 14:36
Acho que vc achou o problema do seu modulo, solda ele e faz o teste...

Cara o que aconteceu comigo foi a mesma coisa que com você, mas como é mais prático eu usava aquele spray desengripante para botar o bixu pra pegar... uma vez eu ia pra uma trilha e de manhã cêdo o bixu num pegava, virei a chave até a bateria arrear e nada... fui tirar a bateria do outro carro... mas pense num negócio seguro, passei mais de meia hora tentado tirar até que desisti e fui ao jeep novamente, na hora que trisquei na chave o jeep pegou, é só aquela coisa de implicância... bastou eu sofrer meia hora tentando tirar a outra bateria pro jeep pegar, como quem tivesse vontade própria e pensasse: "você num vai fazer essa trilha comigo hoje, não!!, ou então: deixa eu dormir mais um pouco!!!".
Enfim sofri poucos imprevistos com isso, isso só acontecia com o motor frio, bem frio...
A solução? Bem simples, trocar as velas por velas mais frias, ou seja, por velas que queimam mais facilmente... agora no meu caso o jeep é álcool... mas isso é regra, quando as velas estão ruins, a queima é incompleta e fica difícil de pegar de manhã cêdo.

Espero ter ajudado!

Abraços!!!

Pablo.pinto2007
18/08/2009, 15:04
Buenas!!

Então, não acho que soltou por aquecimento, pois no momento em que o Jeep morreu, o módulo não estava quente, e os contatos não tinham aquelas marcas que indicam que aqueceu até romper.

O que me faz acreditar que quebrou por vibração, é pelo fato de, como comentei anteriormente, aquele transistor é preso só pelos contatos, ficando flutuando lá dentro. E como o Jeep estava em estrada de terra bem ruim, de 3a marcha a uma velocidade 'intermediária', a trepidação do carro era muita.

Já soldei os 2 contatos e coloquei um palito de fósforo :mrgreen: como reforço do transistor.

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAG8WZ4hhkidasexiLOEEBRcea2nm2udHwLq6crIlNuF11V X3shqGT16JV2dw7MItau_kp3a_i0HtrXTBKhk15msAm1T1UHtr fUBK-bw6M3_VnqEUEfJmKV4P.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAKcI8-pk4gdUcDR2GNA2yYSjqotd0NfIwpRv78GW-9gDo4w__8uTXQavoEnJqExOPcGgCpwXKkIXFCtpOq9Jr74Am1T 1UEQfMv1G3CWhT4N5UvIda_Xf7i2Z.jpg

Nessa foto, o palito estava preso com superbond :D , mas segui o 'conselho' do Fabil e coloquei cola quente!! Ficou 'bunitim' o çelviçu, e o bom é que funcionou!! :palmas:

Novamente o BFão roncou com esse módulo. Agora ele está fora do carro para eu providenciar a fixação da tampa dele. Quando original, a tampa é arrebitada, mas agora vou colocar parafusos com porcas.

Colega, sou experiente em eletrônica, desde pequeno mexo com essas coisas e só vim aprender depois de grande num curso que fiz, que a maioria dos problemas de eletrônica se dá pelo fato de má solda nos componentes eletrônicos, que hoje em dia a maioria é automatizada.. enfim, o nome do problema é solda fria, e infelizmente a sua não parece ser diferente viu?
Dicas para se ter uma solda de boa qualidade:
- encoste o ferro de solda em um dos terminais, por um tempo sufuciente para que este fique aquecido, então com a outra mão (é claro), encoste a solda (enstanho) até que esta se derreta (se tudo estiver bem quente (ferro e terminal) isso será instantÂneo (o que é a idéia), aí sim encoste o outro terminal, até que fique uma coisa bem homogênea, na sua foto dá pra ver a distinção entre terminal e solda, isso não é pra acontecer, é pra ficar como se fosse uma peça só. O que leva a ficar assim? Pouca temperatura, vê a potência do seu ferro, ou senão o tempo que ficou esquentado o terminal, tem que ficar bem quente, a gente chama de cozinhar a solda, o "ponto de cozimento" é a solda ficar bem brilhosa...

Essas caixas não costumam dar defeito fácil, a não ser por um curto, ou alguma interferência forte na rede que entra na caixa (coisa muito difícil), pois utilizamos alternadores... e o que parece ter acontecido mesmo no seu caso foi o a velha vibração mesmo, junto com a má solda. E a dica do colega pra fixar também eu iria te dar, mas já foi dado e realizado... comonentes não devem realmente ficar soltos... e o fato da caixa não aquecer é justamente isso que caracteriza dela não estar funcionando, pois dentro dela é pra ter um resistor de potência e este geralmente trabalha aquecido, na minha eu cheguei a colocar um maior, mas foi inútil, apenas me deu uma margem maior, ou seja, ela vai aquecer menos (besteira, é quase nada). E como a minha era blindada, depois colei com silicone, pra menores problemas e claro sempre dentro do veículo.

Espero ter ajudado.
Abraços!

CésarR
11/07/2010, 14:17
Vou aproveitar o tópico pq meu problema foi parecido.

Eu estava andando numa à noite boa quando ao reduzir o carro morreu. Até aí tranquilo, pq girei a primeira vez a chave e não deu pegou. Na segunda pegou.

Coisa de alguns minutos, tava parado num sinal e na hora de sair morreu. O motor não pegava. O mecânico veio e falou que poderia ser o alternador ou a bateria. A bateria é nova, tem coisa de 3 meses no máximo. Ele deu uma chupeta e o carro ligou. Disse que possivelmente era o alternador.

Como era à noite, liguei as luzes e tal e algums metros mais a frente morreu de novo sem ligar. Novamente fiz a chupeta (e como estava perto de casa), segui com o jeep desligado (sem luz nenhuma) até em casa. Hoje de manhã, tentei ligar e ligou numa boa.

O carro tem ignição e quando não ligava, as luzes/pisca alertas funcionavam numa boa. O combustível, óleo e água do radior estão ok.

É o alternador mesmo ou pode ser outra coisa?

Dic3
11/07/2010, 18:34
Teu jeep tem luz espia da bateria?

isso tem tudo para ser alternador sim, 99% de certeza. Essas chupetas que foram feitas deram pequenas cargas na bateria e vce conseguiu chegar em casa. No outro dia como a bateria ficou parada ela recuperou parte da " forca", mas pode ter certeza de que se sair vai ficar na rua de novo.

Rafaminc
12/07/2010, 16:36
Vou aproveitar o tópico pq meu problema foi parecido.

Eu estava andando numa à noite boa quando ao reduzir o carro morreu. Até aí tranquilo, pq girei a primeira vez a chave e não deu pegou. Na segunda pegou.

Coisa de alguns minutos, tava parado num sinal e na hora de sair morreu. O motor não pegava. O mecânico veio e falou que poderia ser o alternador ou a bateria. A bateria é nova, tem coisa de 3 meses no máximo. Ele deu uma chupeta e o carro ligou. Disse que possivelmente era o alternador.

Como era à noite, liguei as luzes e tal e algums metros mais a frente morreu de novo sem ligar. Novamente fiz a chupeta (e como estava perto de casa), segui com o jeep desligado (sem luz nenhuma) até em casa. Hoje de manhã, tentei ligar e ligou numa boa.

O carro tem ignição e quando não ligava, as luzes/pisca alertas funcionavam numa boa. O combustível, óleo e água do radior estão ok.

É o alternador mesmo ou pode ser outra coisa?

Se a bateria não estiver carregando por problema no alternador, no outro dia, tente forçar a mesma dando a partida por alguns segundos e veja se a bateria está mais fraca que o normal. Se ela tiver pego aquele pequeno fôlego por ter ficado descansando por algumas horas, em poucos segundos vai arriar novamente quando vc tentar dar a partida sem ligar o motor (tira o cabo da bobina para testar).
Agora, se de uma hora para outra ela perde toda a força e depois volta com carga total do nada, é sinal que algum vaso pode estar entrando em curto.
Já peguei duas baterias de marca boa (Delco e Excell) com menos de 1 ano de uso onde de uma hora para outra a tensão caia abaixo de 10V. Daí após poucos minutos voltava com força total e normal. Resultado, precisei trocar a bateria.

marcelo_michelin74
12/07/2010, 18:12
Esse problema já aconteceu, eu acho que todos que tem ou já tiveram CJ, no meu eu tinha que tirar o torsal da bomba e soprar de volta pra dentro do tanque, e quando este borbulhava, pronto, era só colocar de volta e o jeep pegava e andava beleza, até a carepa entrar novamente no pescador...

A solução: coloquei o tanque de plástico da CLA.

Abraços!

é isso Pablo..tb já soprei muito...mas depois que coloquei um tanque de plástico os problemas acabaram..tb já fiquei na mão por bobina...o bicho virava, mas não pegava..troquei por uma bosch e to feliz até hoje..:concordo:

CésarR
14/07/2010, 21:57
Valeu pessoal!

Rafaminc, não tirei o cabo da bobina. Fiz o teste à noite, liguei, dei umas aceleradas e deixei a luz acessa. A luz foi ficando fraca depois de um tempo. Desliguei e não consegui ligar de novo.

Vou ter que levar num eletricista/mecânico, valeu pela ajuda pessoal!!!

Rafaminc
15/07/2010, 17:01
Valeu pessoal!

Rafaminc, não tirei o cabo da bobina. Fiz o teste à noite, liguei, dei umas aceleradas e deixei a luz acessa. A luz foi ficando fraca depois de um tempo. Desliguei e não consegui ligar de novo.

Vou ter que levar num eletricista/mecânico, valeu pela ajuda pessoal!!!

Então é alternador ou regulador de voltagem. Quando o meu começou assim, abri o alternador e tinha uma escova travada. Foi só libera-la que tudo voltou ao normal...

Dayane
04/08/2015, 14:13
Tenho um jeep cherokee tirei a bateria e ele não pega mais.oque será que aconteceu.

antonio umino
04/08/2015, 16:40
Vai ter que reprogramar o módulo......

coloma
13/08/2015, 22:18
Tive um problema semelhante ao seu troquei essa caixinha e resolvi .

andre_agostinho
14/08/2015, 00:27
Módulo da ignição eletrônica. O meu foi a mesma coidpsa...estava instalado muito baixo...perto do motor...uma aguinha fez ele ficar desse jeito. Desmontei do local..sequei com pano...fralda...sopro ..sol...reinstalei e funcionou BLZ...
o meu porém falhou no dia seguinte que atravessei uma rua alagada na enchente...

antonio umino
14/08/2015, 23:48
Coloquei o módulo.. atras do porta luvas da rural....
Tive que fazer uma extensão do fio ,
No jeep acho que a mesma coisa.

abçs

coloma
17/08/2015, 23:16
e detalhe comprei uma marca PARAGUAYA ele funcionou depois apagou tudo so resolveu com uma Marca chamada BOSCH