PDA

Ver Versão Completa : duvida motor jeep willys

lucimara g. machestropa
13/08/2009, 14:20
amigos preciso e opnioes, estou comprando um jeep williys e estou em duvida em 02, um tem motor 6cc original e outro tem motor do opalla 4cc, qual vcs acham melhor, quero para fazer trilha e usar na cidade, toda dica vai ser bem vinda, desde ja agradeço. obrigada.

Duda Lopes
13/08/2009, 14:38
amigos preciso e opnioes, estou comprando um jeep williys e estou em duvida em 02, um tem motor 6cc original e outro tem motor do opalla 4cc, qual vcs acham melhor, quero para fazer trilha e usar na cidade, toda dica vai ser bem vinda, desde ja agradeço. obrigada.

Lucimara,

Para podermos te ajudar, você precisa nos ajudar, coloca mais detalhes dos 2 Jeeps, tipo:

- Ano?
- Cambio?
- Possui acessorios?
- Etc...

E se possível fotos, para facilitar pra Galera.

Seja bem vinda ao Fórum.

mack
13/08/2009, 14:39
Na minha humilde opinião eu iria de Opala 4cc, um motor fácil, mais moderno que o original do jipe, com peças e ajustes mais fáceis, mais econômico e com um bom torque.

brun0bin0
13/08/2009, 15:05
o motor do opala alem de ser de mais facilmanutençaõ acho que bebe menos que o 6 cc do jeep
mais sao muito as variaveis como disse o Kim coloque mais detalhes dos dois para chegarmos em uma opiniao melhor para sua escolha
abraço

lucimara g. machestropa
13/08/2009, 15:39
amigos, um jeep e ano 59 motor opala 4cc cambio f-100 4 marcha 4x4 roda livre manual eixos da rural capota maritima tobar galao 20l pneus novos borrachudos rodas de liga leve, o outro e ano 62 motor 6cc e cambio 4 marcha original 4x4 alavanca dentro do jeep tobar 4 pneus novos 4rodas da f1000 os dois jeeps tem boa aparencia de lata e pintura,obrigada.

On cô vô, cê num vai
13/08/2009, 15:58
Eu, ficaria sempre com o 59 com opala 4cc.

Robertux
13/08/2009, 16:18
Lucimara,
O jeep 62 tem originalmente câmbio de três marchas. Somente a partir de 1976 que ele saiu com o câmbio de 4 marchas, que é o mesmo da F-100 quatro cilindros, que provavelmente é o câmbio que foi colocado no 59. Portanto verifique melhor a informação sobre o câmbio do 62.
Quando falamos 3 ou 4 marchas estamos falando de marcha para frente, sempre tem mais a ré. Um vendedor trambiqueiro pode falar 4 marchas para um câmbio de 3 para a frente + ré.

O jeep 59, com eixos da Rural fica muito bom, ele tem mais estabilidade e mais velocidade final, mas pelo eixo ser mais largo as rodas "sobram" para fora da carroceria. Você terá que colocar alargadores de para-lamas (se ele já não tiver), caso contrário vc pode ter problema com a fiscalização.
O motor 4 cilindros do Opala com câmbio de 4 marchas e eixos de Rural é uma boa configuração. Se estiver bom eu ficaria com ele.

Quanto à alavanca 4x4 dentro do Jeep, todos tem, só que para usar o 4x4 a roda livre deve estar na posição 4x4. Na manual você tem que ir até as rodas dianteiras e mudar. Na automática, que provavelmente deve ter no 62, você não precisa descer para mudar, basta ligar a alavanca do 4x4 e a roda livre muda automaticamente, muito mais cômodo, se funcionasse direitinho, mas normalmente não funciona. Embora menos confortável a roda livre manual é melhor.
Ponto para o 59 novamente.

jeeponga
13/08/2009, 16:22
Lucimara boa tarde
Se os 2 jeeps estiverem em estado de conservação semelhantes, eu ficaria com o 59, concordando com os demais colegas acima.
Tenho motor opala e estou muito contente.

Marcelo Cunha
13/08/2009, 17:18
Quanto à alavanca 4x4 dentro do Jeep, todos tem, só que para usar o 4x4 a roda livre deve estar na posição 4x4. Na manual você tem que ir até as rodas dianteiras e mudar. Na automática, que provavelmente deve ter no 62, você não precisa descer para mudar, basta ligar a alavanca do 4x4 e a roda livre muda automaticamente, muito mais cômodo, se funcionasse direitinho, mas normalmente não funciona. Embora menos confortável a roda livre manual é melhor.
Ponto para o 59 novamente.

A automática quando funciona é mais comoda mas é mais frágil.

SHERE KHAN
13/08/2009, 23:18
Têm entusiastas para os dois motores, porém gosto do Jeep com motor original, e, inclusive estou reformando um BF-161. É um motor muito forte, mais forte que o opala 4cil, confiável, porém bebe um pouco mais que o opala 4cil e possui peças mais caras em caso de retífica, mas é um senhor motor. Agora, se você não liga para originalidade e pretende reduzir custos, o 4cc é uma boa opção.

Rafaminc
14/08/2009, 08:45
Nesta questão de ser mais forte eu não coloco minha mão no fogo...
Será que um BF vira os 100000km sem incomodar?
Tenho meu BF a mais de 20 anos e já retifiquei por completo a + - 10 anos atrás.
Nestes últimos 10 anos já precisei abrir o cabeçote umas 3 vezes, sendo
duas por causa da junta queimada (problema crônico dos BF´s devido a pequena parede entre cada cilindro), outra para assentar as válvulas novamente e na terceira verifiquei que as camisas estavam bem riscadas nas laterais demonstrando problemas de lubrificação e excesso de carbonização na cabeça dos pistões.
Outro detalhe importante é sobre o cabeçote original, onde temos outros agravantes, como a má alimentação dos cilindros das pontas e a perda de potência e aproveitamento de energia devido as válvulas de escape serem no bloco.
Eu diria que se vc quer um Jeep para o dia a dia/trilhas vai de Opala, mas se vc quer usa-lo como relíquia mantenha toda a originalidade.
Agora, tem outros fatores que devem ser observados: Se o BF já está com as melhorias do Itamarati (cabeçote com dupla carburação e o coletor dimensionado)...Daí eu já fico com uma pulga atrás da orelha entre qual escolher.

Opala 2400 / 98 CV = 600 cc por cilindro = 24,5 CV por cilindro
Torque 19.8 mkgf a 2800 rpm
BF 161 - 2600 cc / 90 CV = 433 cc por cilindro = 15 CV por cilindro
Torque 18,67 mkgf a 2.000 rpm
BF 161 - 2600 cc / 110 CV Itamarati = 433 cc por cil. = 18,3 CV por cil.
Torque 19,36 mkgf a 2.000 rpm

lucimara g. machestropa
14/08/2009, 11:01
amigos, muito obrigada pela atençao, amanha vou ver o jeep 59, e na real foi o que + me agradou.

o que vcs acham sobre suspensao de mola aspiral em jeep, eu vi e fique curiosa.

rubensx
14/08/2009, 11:36
cara o motor do opala 4cc se bem feito além de manutenção mais barata e menos gastão é um motor facilimo de trocar se preciso...

o bf é complciado, apesar de gostar pela lenta inigualável e tudo mais.... mass

sobre molas espirais dê um pesquisada no forum, se for entre o feixe de molas é o KIT FESS e não presta se for só molas espirais tem de ser bem feito estilo engesa ou jpx para poder ter curso de suspensão, normalmente molas espirais (helicoidais) precisam ser muito bem adapatadas e é caro fazer direito, desconfie

SHERE KHAN
14/08/2009, 12:32
Xiiii, Rafa, entrou na velha discussão do motor, que não vai acabar nunca... Conforme falei, gosto do BF pela força (Torque) em baixa, e é muito forte, torque máx a 800 rpm a menos que o opala 4cil. Nunca tive problemas com o BF e já vi muitos rodando aparentemente sem problemas, após muitos anos de uso, mas conforme falei, gosto é gosto, e se a intenção é a praticidade, o opala é um pouco menos gastão e de manutenção mais barata.

felipebrde
14/08/2009, 15:06
Nessa questão do motor também gosto do BF 161, justamente pelo que o amigo ae citou, meu cunhado possui um Jeep 61 com motor AP 2.0 de Santana, muito bom, mas é alto giro pra fornecer o torque.

Elmer_Jeep
14/08/2009, 15:19
cara o motor do opala 4cc se bem feito além de manutenção mais barata e menos gastão é um motor facilimo de trocar se preciso...

o bf é complciado, apesar de gostar pela lenta inigualável e tudo mais.... mass

sobre molas espirais dê um pesquisada no forum, se for entre o feixe de molas é o KIT FESS e não presta se for só molas espirais tem de ser bem feito estilo engesa ou jpx para poder ter curso de suspensão, normalmente molas espirais (helicoidais) precisam ser muito bem adapatadas e é caro fazer direito, desconfie

X2, pela descrição na pagina anterior esse com motor de opala está com uma configuração mecanica bem melhor, cambio, eixos, etc.

Sobre o lance das espirais cai fora :putz:

SHERE KHAN
14/08/2009, 18:59
amigos, um jeep e ano 59 motor opala 4cc cambio f-100 4 marcha 4x4 roda livre manual eixos da rural capota maritima tobar galao 20l pneus novos borrachudos rodas de liga leve, o outro e ano 62 motor 6cc e cambio 4 marcha original 4x4 alavanca dentro do jeep tobar 4 pneus novos 4rodas da f1000 os dois jeeps tem boa aparencia de lata e pintura,obrigada.

Concordo com vc Elmer, e penso que a decisão do motor na escolha do Jeep pela colega não é a mais importante, depende mais do estado geral. Porém só pela configuração acima, sem olhar o carro, acho que a decisão pelo ano 62 BF seria mais interessante, pois o Jeep parece estar mais original e o 58 já está bem alterado, caixa, motor, eixos..., e há chance deste Jeep ser uma bomba maior que o outro. Só com as informações da colega, talvez fosse mais interessante olhar o mais original e ela ir alterando o carro do jeito dela, penso ser um pouco mais confiável, mas isto sem ver os 2 juntos, porquê dependendo do estado geral e $, pode inverter tudo.:pensativo: