PDA

Ver Versão Completa : L 200 HPE automatica 2004/05 pros e contras

tony Jarbas
06/08/2009, 21:49
Prezados amigos do forum,
Por ser novato no assunto dos 4x4 gostaria de saber sobre a L 200 HPE sport automatica. Quais são os prós e os contras para este carro. Vejo no forum que alguns são apaixanados pelo carro e outros sempre falando de problemas. Gostaria de ouvir mais opiniões a este respeito. A que comprei esta com 86.000 km. Sera que fiz besteira em comprar este carro?

Marcelo-HPE
06/08/2009, 22:02
Não fez besteira não !! mas nesse ano sairam algumas problemáticas que passaram por um recal Branco para troca dos casquilhos dos mancais . procure o histórico da sua e veja se foi feito o serviço . se as revisões foram feitas em concessionárias certamente o serviço foi feito .
Veja no manual do proprietário se tem os carimbos das revisões .
abs

Marcelo-HPE
06/08/2009, 22:21
Amigo as l200 sport 2004/2005 até o chassi n° 17078 estão inclusas no recal, ligue para a concessionária em que foram feitas as revisões e veja se executaram o serviço ... certamente que sim .
abs.
Não fique encucado e durma tranquilo o carro é muito bom, a MIT que vacilou um bocado com a l200 .

tony Jarbas
06/08/2009, 22:54
Marcelo,

Quando comprei o carro fui na concecionaria e vi que todas as revisões foram feitas exceto a de 60.000km. Entretanto fiz a de 80.000. Vou checar este negocio do recol.
Então quer dizer que estou com um carro bom. E estas estorias de que esquenta, etc.
Eu estou adorando o carro. Não faz nenhum barulho e esta novaço. Mas fico preocupado pois vejo muita gente no forum falar mau do carro.
ainda não utilizei o carro em trilhas. O meu uso é mais na cidade.

AKPG
06/08/2009, 22:58
Teoria de que esquenta? No meu caso, não foi teoria não. Foi na prática.
Você precisa ficar atento quando estiver rodando com o carro carregado em subidas, onde vc está exigindo muito do motor e o giro está alto.
Mantenha sempre o sistema de arrefecimento bem limpo e com os aditivos indicados pela MIT.

Pesquise aqui no fórum que você vai ver os relatos dos problemas e das soluções encontradas.

Um abraço,

tony Jarbas
06/08/2009, 23:11
Alexandre,

parece que esta coisa de esquentar esta relacionada com o uso? A sua é uma l200 hpe sport 2004/05? Você esta satisfeito?

AKPG
06/08/2009, 23:26
Tony,
A minha Ex-L200 foi tirada zero em outubro/06. Ela era 06/07 e acabei ficando com ela apenas um ano e vendi.
Existem várias que não esquentam porém algumas tem problemas crônicos. E até hoje ninguém soube ao certo o motivo. O fato é que a minha esquentou com apenas mil km pois eu usava ela puxando um reboque com mais ou menos 900 kg. Depois disto, acabei brigando bastante com a MIT e consegui a solução. Foi instalado nela o que apelidamos aqui no fórum de kit gelo e ela nunca mais esquentou. Porém eu perdi o gosto pelo carro depois de todos estes problemas e vendi...

Como falei, dê uma boa pesquisada aqui no fórum que vc inclusive vai ver fotos do meu motor com as alterações feitas pela MIT.

Um abraço,

tony Jarbas
06/08/2009, 23:53
Alexandre,

Como faço para encontrar as fotos do seu carro. Procurei na galeria e não encontrei nada?

Outra coisa. Eu tinha um honda civic 2007 com 30.000 km. Comprei uma chacara e senti a necessidade de uma carro para estrada de terra. Dai troquei numa l200 hpe sport 2004/05 com 86.000 km. Estou muito preocupado, pois vejo no forum o povo falando mau do carro. Será que fiz besteira?
Até agora não senti nenhum problema, mas ainda não utlizei traçado. Será que vou ter que ficar gastando em consercionaria?

Outra coisa: quando fui fazer a revisão dos 80.000 km me disseram na mit que não precisava trocar o oleo da caixa de marcha. É isto mesmo. Será que os caras estão falando certo. Como marinheiro de primeira viagem em 4x4 estou assustado, pois como lhe falei troquei o meu honda por este carro.

Conto com as suas orientações.

AKPG
06/08/2009, 23:59
Não acho q vc tenha feito um mal negócio.

Porém você precisa conhecer aquilo que está usando. Com relação a capacidade off-road, não tem o que falar. A L200 é excelente. Só precisa ficar atento a temperatura do motor, quando estiver exigindo do carro.

Andar na estrada a 160, 180, não vai esquentar e vc não terá problemas.

Referente a manutenção, leia o manual do carro e faça o que está escrito nele. Se lá estiver mandando trocar com esta km, troca. Siga a risca o que diz o manual.

Quanto ao que foi feito no meu carro, vc pode encontrar mais informações aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25769 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25769)

Um abraço,

Marcelo-HPE
07/08/2009, 00:17
É isso aí Tony !! Esse Kit de refrigeração que o Alexandre descobriu é vendido na MIT sob o código CA 140019 . e custa em média 1 700 latinhas . o sistema de refrigeração é modificado tornado-o mais eficiênte. se vc gosta do carro e for fazer uso "severo" do mesmo . vale a pena o investimento.
abs.

tony Jarbas
07/08/2009, 06:56
Muito obrigado a todos pelas orientações. Valeu.

Gugu7
06/01/2010, 23:31
Muito obrigado a todos pelas orientações. Valeu.

E aí Tony.:grin:
Como está a picape, deu algum problema, vc está gostando.
Como é seu uso com ela?
Poderia dizer quanto custou, pq estou querendo ter base de preço, talvez troque minha l200 GLS 2001 numa 2004/05 AT.
:pensativo:
OBG.

LUIS ANTONIO -BA
08/01/2010, 21:11
Tony
A minha foi uma 2004 e esquentava as vezes do nada,
Não podia ver um engarrafamento no horario de 12:00hs com ara ligado que tinha que desligar o carro.
Ele esquenta as vezes sem motivos, isso é uma deficiencia no arrefecimento do carro, inclusive ele tem uma chapa por tras da bomba dagua que reduz o fluxo de agua.
Fique atento pois da minha troquei 03 cabeçotes e gastei na meida de R$ 6.000,00 em cada.
Tenho até um processo em andamento contra a Mit.

Tony me envia teu tel por e-mail que te ligo para te dar umas dicas.
Inclusive ai em Juazeiro o ex-prefeito Misael é muito meu amigo.
meu e-mail é
luisantoniosilva@terra.com.br

Gugu7
08/01/2010, 23:39
Tony
A minha foi uma 2004 e esquentava as vezes do nada,
Não podia ver um engarrafamento no horario de 12:00hs com ara ligado que tinha que desligar o carro.
Ele esquenta as vezes sem motivos, isso é uma deficiencia no arrefecimento do carro, inclusive ele tem uma chapa por tras da bomba dagua que reduz o fluxo de agua.
Fique atento pois da minha troquei 03 cabeçotes e gastei na meida de R$ 6.000,00 em cada.
Tenho até um processo em andamento contra a Mit.

Tony me envia teu tel por e-mail que te ligo para te dar umas dicas.
Inclusive ai em Juazeiro o ex-prefeito Misael é muito meu amigo.
meu e-mail é
luisantoniosilva@terra.com.br
Luís vc que infelizmente ficou expert em esquente da L200 AT me diz uma coisa:
Vejo aqui algumas (poucos relatos) de l200 at que não esquentaram...
A do Diesel power por exemplo, é uma que inclusive é economica tb...
Sei que a sua esquentava sem forçar nada, mas Vc acha que caso a pessoa colocasse preventivamente o Kit gelo poderia usar uma AT sem ela esquentar?
A minha é uma GLS 2001 87 cv, não esquenta nada, mas uso praticamente como carro de passeio, faço viagens com 90/110 KM/h, será que uma AT usando assim também ficaria sem dar problemas.
A sua depois que consertou pela ultima vez ficou boa, vc acompanhou o destino dela?
Penso em pegar uma usada,2005/06, daí meu medo ser maior ainda e não tem outras marcas AT na mesma faixa de preço, é arriscar na Mit ou ficar sem o cambio Automático.
:concordo:
Valeu.

LUIS ANTONIO -BA
09/01/2010, 00:15
Gugu, acho que esse problema é muito espcifico,
exsitem varios relatos de esquente mas sem serem achada as causas, dizem que com o Kit gelo resolve,
Só para se ter ideai a unica que esquentava parada com, ar ligado era minha, mas andando em alta o ponteiro nem saia do lugar.
É uma moeda de dois lados, como vejo muitas esquentaram e outras não.

Gugu7
12/01/2010, 08:11
Gugu, acho que esse problema é muito espcifico,
exsitem varios relatos de esquente mas sem serem achada as causas, dizem que com o Kit gelo resolve,
Só para se ter ideai a unica que esquentava parada com, ar ligado era minha, mas andando em alta o ponteiro nem saia do lugar.
É uma moeda de dois lados, como vejo muitas esquentaram e outras não.
A minha jumentinha 87cv é a mesma coisa, se eu parar e ficar com o ar ligado esperando uma pessoa, a temperatura sobe, aí eu nem espero pra ver até onde vai, antes mesmo de chegar no meio eu já desligo o ar e ela baixa um pouco aí eu desligo o carro.
Ressalto que o ar também para de gelar assim que a temperatura começa a subir.
Mas claro que com um carro 0KM como era o seu, isso (tá desligando pra não perder cabeçote) é inadmissível!

Paulo_CW
12/01/2010, 09:56
Pegando carona no tópico...
Estou a procura de uma Pick-up 2004/05... a razão me diz pra pegar uma Frontier por causa do motor MWM (inclusive é a q estou na procura)... mas a vontade diz pra pegar uma L200 HPE...

Bom a questão é a seguinte... já li um monte de tópicos sobre os problemas de aquecimento, as brigas e soluções em vários tópicos... mas não encontrei (ou passou desapercebido) se existe como identificar este problema na hora da compra de um usado... afinal nenhum vendedor vai me deixar testar a viatura numa serra :pensativo:??? alguém sabe me dizer???

Outra coisa... para saber se o kit gelo foi instalado (q deve ser muito raro), basta contar as pás da hélice... ou precisa ver mais alguma coisa pra saber se num foi uma gambiara do ex-dono!!!

Valeu...

AKPG
12/01/2010, 13:54
Paulo,
Para saber se ela esquenta, só forçando o motor e acho que vc não vai conseguir fazer isto em um test drive.

Para saber se tem o kit gelo instalado, basta ver se o reservatório onde se completa a água do radiador é apenas um reservatório de expansão ou se a água do radiador circula por ele. Se circular, tem o kit gelo. Se for apenas um reservatório de expansão, o sistema de arrefecimento é original.

Abraço,

Paulo_CW
12/01/2010, 16:31
Paulo,
Para saber se ela esquenta, só forçando o motor e acho que vc não vai conseguir fazer isto em um test drive.

Para saber se tem o kit gelo instalado, basta ver se o reservatório onde se completa a água do radiador é apenas um reservatório de expansão ou se a água do radiador circula por ele. Se circular, tem o kit gelo. Se for apenas um reservatório de expansão, o sistema de arrefecimento é original.

Abraço,
Valeu...
Fiz a pergunta pq as vezes um "dano" ao motor deixa alguma seguela q é identificável... dae na hora da compra basta conferir... mas pelo visto na L200... só forçando mesmo.... dae vem o medo de comprar.... afinal a pickup q eu comprar não vai ter reduzida só pra bonito.... vai ter de acompanhar a minha Pajerinho em algumas trilhas....hehehehe

Marcelo-HPE
12/01/2010, 18:46
Fala Paulo , se for para usar no off-road a l200 com certeza é a melhor da picapes , no asfalto faz o seu papel , mas não é picape para correria a 150km/h .
As do ano de 2007 em diante já possuem hélice de 11 pas e defletor de ar diferente .
Agora dependendo da forçada até trator esquenta .
achoq que se vc na areia ou na lama funda jogar a rpm em 4000 e manter por muito tempo , o poteiro pode se mecher mesmo , ainda acho o sistema de arrefecimento das l200 um tanto subdimensionado , mas tem o KIT de refrigeração CA 140019 para esse uso extremo .
Postei por aí um tempo atrás uma expedição transamazônica em 2008 com uma l200 AT HPE 2007 , os caras foram e voltaram sem nenhum problema .
abs

Paulo_CW
12/01/2010, 18:53
Fala Paulo , se for para usar no off-road a l200 com certeza é a melhor da picapes , no asfalto faz o seu papel , mas não é picape para correria a 150km/h .
As do ano de 2007 em diante já possuem hélice de 11 pas e defletor de ar diferente .
Agora dependendo da forçada até trator esquenta .
achoq que se vc na areia ou na lama funda jogar a rpm em 4000 e manter por muito tempo , o poteiro pode se mecher mesmo , ainda acho o sistema de arrefecimento das l200 um tanto subdimensionado , mas tem o KIT de refrigeração CA 140019 para esse uso extremo .
Postei por aí um tempo atrás uma expedição transamazônica em 2008 com uma l200 AT HPE 2007 , os caras foram e voltaram sem nenhum problema .
abs
Grande Marcelo....
Sem dúvida gosto do visual da L200 e de sua vocação off-road... não q ela irá para as trilhas sempre.... pois para isso tenho uma Pajerinho V6 preparadaça.... mas sabe como eh neh.... umas trilhas ela tera de ecarrar com certeza... e dae o medo de pegar uma com esse problemão.... coisa q me faz pensar na Frontier...

Marcelo-HPE
12/01/2010, 18:59
Fala Paulo , as mais problemáticas eram algumas AT de 2006 para baixo com hélice 8 pás ,e como o radiador de óleo das AT é maior do que os da MT , sobrecarregava os sistema de arrefecimento ,
Eu apostaria numa 2007 ou 2008 MT
segue o,link que falei da transamazônica numa l200 AT HPE 2007
http://www.tpn.com.br/mu1/19.html

abs

Paulo_CW
12/01/2010, 20:40
Fala Paulo , as mais problemáticas eram algumas AT de 2006 para baixo com hélice 8 pás ,e como o radiador de óleo das AT é maior do que os da MT , sobrecarregava os sistema de arrefecimento ,
Eu apostaria numa 2007 ou 2008 MT
segue o,link que falei da transamazônica numa l200 AT HPE 2007
http://www.tpn.com.br/mu1/19.html

abs

Pois eh... infelizmente não da pra comprar uma 2007... nesse caso, o jeito é ficar na espreita se por acaso aparecer alguma viatura conhecida...
Quanto a aventura na Transamazonica, nem falar...:palmas::palmas::palmas:

CesarMit
13/01/2010, 08:53
Dae Paulo,
Ano passado meu cunhado estava no mesmo dilema, precisava de uma pick-up pra uso meio severo pois ia trabalhar em fazendas de reflorestamento, ou seja, são quase trilhas e estava na dúvida entre L200 e Frontier.
De cara uma L200 Sport 2004 vermelha encheu os olhos dele e ele comprou, no começo quando não pegava pesado para não forçar o brinquedo novo no serviço era só elogios e mais tarde por conta de sucessivos problemas de aquecimento acabou vendendo-a após uns 8 meses de uso.
Hj os elogios dele vão para uma Frontier Attack

Rei da Terra
13/01/2010, 12:35
Bom pessoal tem uma Terracan ano 2005.
Motor 2.5 TDI ( o mesmo da L-200).
Cambio manual.
Traçao 4x4 H e 4x4L.
E conversor de torque entre os diferenciais.
È um ótimo veiculo manutenção quase num dá...
Manutenção dela da parte de motor muito barata no meu caso pois é tudo da L-200 e suspensão é igual a da pajero.
Aquecimento a minha nunca esquentou eu fiz uma viajem de Londrina-PR para Cuiabá-MT...
Não esquento não a temperatura sempre no meio.....
Teve até um certo momento q ela começou a subir a temperatura mais desliguei o AR e a temperatura caiu na hora e foi um pouco pra baixo do meio...
ela é ótima

Mais na verdade sempre gostei de L-200...
Apesar de eu ter comprado essa caminhonete q por sinal e muito boa ...
Meu coração ainda bate mais forte em uma L-200.....

Abraço ..
Marcos Faria

Marcelo-HPE
13/01/2010, 14:54
Comprei a minha l200 no auge das reclamações sobre o carro . e nenhum problema que disseram que tinha a picape apresentou . rodei 104 km pela areia fina e fofa de Maricá a Arraial do cabo , desatolando uma ranger e uma Parati na praia grande e tudo , fui para castelhanos em Ilha bela , encarei um trecho de subidas fortes da estrada real em Aiuruoca MG , fiz outras prezepadas pela região serrana de Macaé rebocando vectra morro acima na estrada de Quilombo . A ultima ,foi rebocar uma S-10 das areias das praias daqui .
Essas são poucas brincadeiras dentre muitas outras que aprontei com a l200 , e carro nunca aqueceu .
Estou com um roteiro pronto ( asfalto ,areia, e estradas de chão ) para o litoral Nordestino para sair dia 1 fevererio e levar 25 dias por lá ( Porto seguro e regiões , Itacaré , Maraú, Morro de São Paulo e outros )
Se Deus quizer vou na l 200 com a maior confiança no carro , e sem medo nenhum .
abs

Gugu7
13/01/2010, 20:17
Comprei a minha l200 no auge das reclamações sobre o carro . e nenhum problema que disseram que tinha a picape apresentou . rodei 104 km pela areia fina e fofa de Maricá a Arraial do cabo , desatolando uma ranger e uma Parati na praia grande e tudo , fui para castelhanos em Ilha bela , encarei um trecho de subidas fortes da estrada real em Aiuruoca MG , fiz outras prezepadas pela região serrana de Macaé rebocando vectra morro acima na estrada de Quilombo . A ultima ,foi rebocar uma S-10 das areias das praias daqui .
Essas são poucas brincadeiras dentre muitas outras que aprontei com a l200 , e carro nunca aqueceu .
Estou com um roteiro pronto ( asfalto ,areia, e estradas de chão ) para o litoral Nordestino para sair dia 1 fevererio e levar 25 dias por lá ( Porto seguro e regiões , Itacaré , Maraú, Morro de São Paulo e outros )
Se Deus quizer vou na l 200 com a maior confiança no carro , e sem medo nenhum .
abs
Puts o relato é ótimo, mas e se fosse AT aguentava?
Sonho toda noite com uma automática, hehe :dance:. Poderia até pensar numa pajero 2.8 mas me acostumei com a "caçamba" da picape.
E sobre esses posts que dizem que ela é muito fraca na cidade, pelo mau escalonamento do câmbio AT??? Só ando com 2000 rpm na cidade, será que ainda assim vou sentir muito, até pq a minha GLS 2001´tem apenas 87 CV e como disse raramente aperto o pé na cidade.
Vou ver se estico minha grana e pego ao menos uma outdoor AT 06/07, aí se esquentar é pq tinha que ser mesmo.:lol:

Marcelo-HPE
13/01/2010, 21:17
È melhor vc pegar uma 2007/07 com hélice de 11pas e defletor do radiador diferente .
quanto a rodar na cidade, delisga o over -drive que ela não vai passar a 4° marcha longa .

Gugu7
14/01/2010, 01:01
È melhor vc pegar uma 2007/07 com hélice de 11pas e defletor do radiador diferente .
quanto a rodar na cidade, delisga o over -drive que ela não vai passar a 4° marcha longa .
Marcelo, pensei que por ser outdoor a 06-07 já viria com as mudanças.
Ou seja, apenas a 07 pura veio com 11 pás né?
Desculpe a ignorancia mas o que é o defletor mesmo???:oops:

SAPO-BOMBA
14/01/2010, 03:05
A tal hélice de 11 pás é a mesma das Ranger e Troller, o mesmo fabricante inclusive.

Peguei uma L200 Outdoor com o ventilador desmontado e li numas das pás "Maxion".

O segredo não é a quantidade de pás, e sim a angulação de arrasto delas. Uma hélice de 8 pás com boa angulação pode captar ar tão bem ou melhor do que uma hélice com mais pás

Prova disso é que troquei a minha de 9 pás por uma de 8 pás em nylon que puxa muito mais ar do que a antiga. Postei até fotos na seção ENGESA no tópico falando de radiadores para Engesa com motores MWM.

SAPO-BOMBA
14/01/2010, 03:08
Defletor é uma peça plástica ( ou de fibra, depende ) que tem a função de direcionar o ar... ]

No caso dos radiadores, ele "afunila" o ar a sair apenas pelo buraco onde a hélice atua, melhorando o fluxo e evitando espalhar o ar quente desordenadamente pelo cofre do carro.

Pequeno jr
14/01/2010, 12:36
Marcelo, pensei que por ser outdoor a 06-07 já viria com as mudanças.
Ou seja, apenas a 07 pura veio com 11 pás né?
Desculpe a ignorancia mas o que é o defletor mesmo???:oops:

Nenhuma L-200 sai de fábrica com o Kit Gelo.

Veja no tópico criado pelo AKPG todas as informações de como funciona e é o kit gelo.

Já vi o pessoal falando aqui que só modificar as helices já é o kit. Falta muito.

SAPO-BOMBA
14/01/2010, 14:35
Já vi o pessoal falando aqui que só modificar as helices já é o kit. Falta muito.

X2... O defletor junto com a hélice talvez sejam a maior parte do conjunto.

Mas se fosse pra dar uma solução DEFINITIVA mesmo, eu trocaria radiador, hélice, defletor e selaria o sistema.

Eu troquei o radiador do meu carro e coloquei uma hélice com maior arrasto, apesar de ter uma pá a menos que a anterior.

O resultado é que mesmo apertando o pé em um sol fritador das 14h, o carro não chegou sequer ao meio do marcador, como era de costume anteriormente.

E eu nem coloquei defletor ainda!