Conectar

Ver Versão Completa : Defeito no Cambio Automático do Vitara

JoaoAlberto
10/12/2004, 21:51
A algum tempo estou com um problema no meu cambio Automático. Quando saio na viatura com o motor frio, ele demora muito para mudar de marcha, ou seja, permanece na 1ª até aquecer um pouco, depois de andar uns 1.500m. aí começa a mudar, prá 2ª...3ª... Pronto! tudo normal.
Se algem puder me ajudar, fico grato :D

j.sebastian
11/12/2004, 08:07
Existe um componente no câmbio auto que é o "speed governor" (governador de velocidade) que "sente" a rotação correta para fazer as trocas (isso nos câmbios sem controle eletrônico). Às vezes, por conta de sujeira ou fluído muito velho, esse governador engripa com a peça fria (depois que dilata ela solta). A primeira sugestão para resolver (mais simples e barata) é fazer uma troca do ATF (fluído do câmbio) e, se possível, do filtro. Andando com o ATF novo por uns dias deve tirar a sujeira do governador e tudo deve voltar ao normal.
Se não der jeito, vai ter que abrir e limpar a peça fora, dando um polimento nela, mas aí já é trabalho para uma oficina com conhecimento... e só tirar, desmontar, trocar juntas e remontar costuma andar na casa de 2 ou 3 mil reais... :cry:

Sebastian

Boa sorte! :wink:

JoaoAlberto
15/12/2004, 08:41
Valeu... vou seguir suas instruções, e em seguida te digo o resultado!
Gostei da "FAMILIA 4X4" :wink: depois quero uns adesivos...
Obrigado;
JoãoAlberto

JoaoAlberto
27/12/2004, 23:55
Aproveitei o feriado de Sábado e fiz a troca do ATF, Só não troquei o filtro pois não encontrei por aqui, mais fiz uma boa limpeza c/ thiner 101. Já estou sentindo a viatura bem melhor :lol: vou fazer uma viagem de 8) Fortaleza-CE a Natal-RN no proximo dia 29 e quando eu retornar vou trocar todo o fluído novamente (pouco mais de 3 lts.) pena que não existe um bujão de drenagem, é preciso retirar o cater ou fazer a sucução. Depois Conto mais...

j.sebastian
28/12/2004, 09:47
Que bom que já começou a melhorar! :)

Vc tirou o carter do câmbio: tinha limalhas ou depósitos de "borra" no fundo? Como estava o estado do ATF? Cheiro de queimado, escuro?

Obrigado pelo elogio ao site :wink:

Sebastian

JoaoAlberto
03/01/2005, 15:16
Fiz o serviço na minha garagem, drenei o ATF por gravidade com um torçal fino através da vareta de nivel, realmente estava muito escuro e com cheiro de queimado mas quando retirei o carter não encontrei limalhas nem borra só um pouco de sujeira na tela do filtro; :D Durante a viajem de ìda para Natal (530 Km) sem problema más no dia seguinte quando dei partida "motor frio" o problema voltou e ainda pior, na hora de fazer a troca de marcha fica é neutro!
:evil: tive q parar a viatura e comerçar tudo novamente e haja tempo... De volta a Fortaleza, no dia 2/1/05 depois de aquecer o motor por 10 min. antes de dar partida, sem problema!!! Más resumimindo... continuo sem solução. :oops: S O S

j.sebastian
03/01/2005, 15:27
Não ter limalha é bom sintoma! :)

Já o cheiro e aspecto de queimado do fluído não é bom. Isso pode significar que tem alguns discos gastos ou queimados. Talvez algum pedaço grande dessa sujeira enroscou no governador de velocidade.

Tente andar mais uns dias para o fluído novo circular e limpar o governador e depois uma nova troca... se possível, com troca do filtro!

Tudo isso para tentar evitar uma abertura do câmbio, que não é barata...

Boa sorte :wink:

FabioRotaseTrilhas
06/01/2005, 12:58
No cambio automatico dos 3D, existe uma peça que regula a troca de marchas, que é a vacuo. Ela fica na parte de tras do cambio, e dela sai uma mangueira que leva para a admissão.
Se esta peça chega a furar a membrana que aciona ela, as trocas de marchas ficam mais dificeis, e normalmente só ocorrem em alta rotação. Ou seja, o carro não sai da primeira marcha.
Também facilita ao mesmo cair em neutro, principalmente em reduções de marchas mais bruscas.
De uma olhada nesta peça, e veja se a mangueira não soltou dela. E também se não tem oleo saindo dela para a mangueira. Se tiver, tem que trocar a mesma.
Paguei a 1 ano e meio cerca de R$ 150,00 nela.
Abraços,

JoaoAlberto
07/01/2005, 18:25
Oi Fabio; acabei de examinar uma mangueira que sai do coletor de admissão e vai até uma peça por traz do cambio (parecida c/ uma vaúvula de avanço do motor do fusca). será essa? sabe como se chama? realmente aparenta ter vazamento.
Grato pela Ajuda; :D
JoãoAlberto

FabioRotaseTrilhas
07/01/2005, 21:57
Sim, é essa ai. Se chama modulador de vacuo, ou em ingles Vacuun Modulator.

De acordo com o Chiltons, pagina 7-25, o mesmo com defeito pode ocasionar:
- problemas de trocas de marcha
- escapadas em L, D ou R.
- superaquecimento do cambio
- queima do oleo do cambio pelo motor através da linha de vacuo
entre outros.

Abraços,

JoaoAlberto
12/05/2005, 18:41
Olá galera!
Depois de muito tempo (e já quase conformado) sem querer querendo, achei o problema do meu cambio :D Na ocasião da troca de óleo, com a viatura no elevador, percebi que o tubo de vácuo estava um pouco folgado lá no "modulador de vácuo" citado pelo colega Fabio. Foi aí que notei tambem que um pequeno pedaço de mangueira que faz a junção não estava vedando direito, então troquei a tal mangueirinha por uma nova e o defeito foi resovido. :oops: mais como eu não podia deixar essa história em aberto...

Estou muito agradecido pela ajuda de todos.

Abraços;

JoãoAlberto

FMB07
13/09/2005, 16:05
VCS SABEM PQ MEU CARRO NAO ESTA FAZENDO QUICK DOWN? ELE E UM G.VITARA 99 2,0 AUTOMATICO QUANDO PISO FUNDO NO ACELERADOR E COMO SE ELE AFOGACE DAI ACENDE A LUZ DA INGEÇAO AI EU ALIVIO UM POUCO E O CARRO REDUZ BELEZA MAS ISSO TA ERRADO NAO E ELE E PRA REDUZIR QUANDO PISAR FUNDO NAO E???}?

Wallace
14/09/2005, 12:51
FMB07, é muito chato isso de voce postar a mesma questão em tudo quanto é topico.
E fica ruim para quem responde também.
Eu particularmente perdi o interesse em lhe ajudar!

JOSE CANDIDO
12/07/2006, 12:37
Wallace, como vai ...

o topico ta velho, vc desistiu de ajudar o pidao ai em cima ....

Mas, tive esse mesmo problema uns tempos atras .... me explica ai vai ...

A Explorer la de casa tava com isso ... pisava fundo e ela "murxava".... o que é isso ??

Abs

Wallace
12/07/2006, 12:44
Não sei rs rs.
Veja se o Seba não sabe, explorer ele é fera.

Filipim
12/11/2011, 20:40
E ai galera...o meu problema é parecido;
troquei o master kit do meu grand vitara 98 automatico...acontece q agora q ficou pronto e fui fazer os testes...ele não esta trocando as marchas...fica só na 1ª...o q será?? algum segredo em relação a hora de colocar o óleo??
Filipim, Grand Vitara 98, 1.6 16v 2 portas

diaton
21/02/2012, 10:03
Pessoal,

Por gentileza, meu Vitara 1.6 16V 97 está com algum problema no câmbio automático. Vocês poderiam me ajudar?

Às vezes, estou anda normalente em primeira ou segunda marcha e quando eu acelero ele não passa a marcha. Aumenta o giro, mas vai perdendo velocidade. Nesse momento, o freio não funciona, piso até o fundo e nada. Também esquenta muito o assoalho no lado do passageiro e do motorista e, apresenta um cheiro forte de queimado. Paro e depois de alguns minutos volta a funcionar normalmente. Isso tá ocorrendo cada vez com mais frequência.

Será problema de óleo? Ou pode ser algo mais grave e que tenha que abrir o câmbio?

Grato.