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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de JoaoAlberto
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    Defeito no Cambio Automático do Vitara




    A algum tempo estou com um problema no meu cambio Automático. Quando saio na viatura com o motor frio, ele demora muito para mudar de marcha, ou seja, permanece na 1ª até aquecer um pouco, depois de andar uns 1.500m. aí começa a mudar, prá 2ª...3ª... Pronto! tudo normal.
    Se algem puder me ajudar, fico grato

  • #2
    Existe um componente no câmbio auto que é o "speed governor" (governador de velocidade) que "sente" a rotação correta para fazer as trocas (isso nos câmbios sem controle eletrônico). Às vezes, por conta de sujeira ou fluído muito velho, esse governador engripa com a peça fria (depois que dilata ela solta). A primeira sugestão para resolver (mais simples e barata) é fazer uma troca do ATF (fluído do câmbio) e, se possível, do filtro. Andando com o ATF novo por uns dias deve tirar a sujeira do governador e tudo deve voltar ao normal.
    Se não der jeito, vai ter que abrir e limpar a peça fora, dando um polimento nela, mas aí já é trabalho para uma oficina com conhecimento... e só tirar, desmontar, trocar juntas e remontar costuma andar na casa de 2 ou 3 mil reais...

    Sebastian

    Boa sorte!

  • #3
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    Valeu... vou seguir suas instruções, e em seguida te digo o resultado!
    Gostei da "FAMILIA 4X4" depois quero uns adesivos...
    Obrigado;
    JoãoAlberto

  • #4
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    Aproveitei o feriado de Sábado e fiz a troca do ATF, Só não troquei o filtro pois não encontrei por aqui, mais fiz uma boa limpeza c/ thiner 101. Já estou sentindo a viatura bem melhor vou fazer uma viagem de 8) Fortaleza-CE a Natal-RN no proximo dia 29 e quando eu retornar vou trocar todo o fluído novamente (pouco mais de 3 lts.) pena que não existe um bujão de drenagem, é preciso retirar o cater ou fazer a sucução. Depois Conto mais...

  • #5
    Que bom que já começou a melhorar!

    Vc tirou o carter do câmbio: tinha limalhas ou depósitos de "borra" no fundo? Como estava o estado do ATF? Cheiro de queimado, escuro?

    Obrigado pelo elogio ao site

    Sebastian

  • #6
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    Fiz o serviço na minha garagem, drenei o ATF por gravidade com um torçal fino através da vareta de nivel, realmente estava muito escuro e com cheiro de queimado mas quando retirei o carter não encontrei limalhas nem borra só um pouco de sujeira na tela do filtro; Durante a viajem de ìda para Natal (530 Km) sem problema más no dia seguinte quando dei partida "motor frio" o problema voltou e ainda pior, na hora de fazer a troca de marcha fica é neutro!
    tive q parar a viatura e comerçar tudo novamente e haja tempo... De volta a Fortaleza, no dia 2/1/05 depois de aquecer o motor por 10 min. antes de dar partida, sem problema!!! Más resumimindo... continuo sem solução. S O S

  • #7
    Não ter limalha é bom sintoma!

    Já o cheiro e aspecto de queimado do fluído não é bom. Isso pode significar que tem alguns discos gastos ou queimados. Talvez algum pedaço grande dessa sujeira enroscou no governador de velocidade.

    Tente andar mais uns dias para o fluído novo circular e limpar o governador e depois uma nova troca... se possível, com troca do filtro!

    Tudo isso para tentar evitar uma abertura do câmbio, que não é barata...

    Boa sorte

  • #8
    No cambio automatico dos 3D, existe uma peça que regula a troca de marchas, que é a vacuo. Ela fica na parte de tras do cambio, e dela sai uma mangueira que leva para a admissão.
    Se esta peça chega a furar a membrana que aciona ela, as trocas de marchas ficam mais dificeis, e normalmente só ocorrem em alta rotação. Ou seja, o carro não sai da primeira marcha.
    Também facilita ao mesmo cair em neutro, principalmente em reduções de marchas mais bruscas.
    De uma olhada nesta peça, e veja se a mangueira não soltou dela. E também se não tem oleo saindo dela para a mangueira. Se tiver, tem que trocar a mesma.
    Paguei a 1 ano e meio cerca de R$ 150,00 nela.
    Abraços,

  • #9
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    Oi Fabio; acabei de examinar uma mangueira que sai do coletor de admissão e vai até uma peça por traz do cambio (parecida c/ uma vaúvula de avanço do motor do fusca). será essa? sabe como se chama? realmente aparenta ter vazamento.
    Grato pela Ajuda;
    JoãoAlberto

  • #10
    Sim, é essa ai. Se chama modulador de vacuo, ou em ingles Vacuun Modulator.

    De acordo com o Chiltons, pagina 7-25, o mesmo com defeito pode ocasionar:
    - problemas de trocas de marcha
    - escapadas em L, D ou R.
    - superaquecimento do cambio
    - queima do oleo do cambio pelo motor através da linha de vacuo
    entre outros.

    Abraços,

  • #11
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    Olá galera!
    Depois de muito tempo (e já quase conformado) sem querer querendo, achei o problema do meu cambio Na ocasião da troca de óleo, com a viatura no elevador, percebi que o tubo de vácuo estava um pouco folgado lá no "modulador de vácuo" citado pelo colega Fabio. Foi aí que notei tambem que um pequeno pedaço de mangueira que faz a junção não estava vedando direito, então troquei a tal mangueirinha por uma nova e o defeito foi resovido. mais como eu não podia deixar essa história em aberto...

    Estou muito agradecido pela ajuda de todos.

    Abraços;

    JoãoAlberto

  • #12
    VCS SABEM PQ MEU CARRO NAO ESTA FAZENDO QUICK DOWN? ELE E UM G.VITARA 99 2,0 AUTOMATICO QUANDO PISO FUNDO NO ACELERADOR E COMO SE ELE AFOGACE DAI ACENDE A LUZ DA INGEÇAO AI EU ALIVIO UM POUCO E O CARRO REDUZ BELEZA MAS ISSO TA ERRADO NAO E ELE E PRA REDUZIR QUANDO PISAR FUNDO NAO E???}?

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