Conectar

Ver Versão Completa : Manut. (preventiva) explorer (c a)

BoaTrilha
05/08/2009, 19:08
Boa noite senhores,

tenho uma explorer 94 v6 gas. com cambio automatico.

Ela está uma teteia, funcionando muito bem e é um carro embora antigo, muito confiavel.

Estava me informando sobre a troca do oleo ATF.

Já fiz uma vez sangrando o sistema pelas mangueiras, mas soube que isto nao consegue tirar todo o oleo e sujeira antigos do cambio.

Portanto, eu estava pensando em fazer em casa uma manutenção preventiva mais minuciosa, retirando o carter do cambio e trocando tbm o filtro de oleo.

porém, nunca desmontei e sinceramente nem sei como é o filtro do oleo do cambio automatico, resolvi sanar algumas duvidas antes de "ver" a situação.

pergunto a vcs:

- Como é o filtro de oleo e onde ele fica? (será que alguem tem imagem disso?)
- se eu tirar o carter do cambio vou conseguir retirar completamente o oleo antigo?
- como faço pra ter certeza que o oleo do radiador e das mangueiras saiu?
- e o oleo do conversor de torque?
- qual e que tipo de oleo é o mais indicado? (atualmente uso o ATF da texaco)
- Realmente são 14 litros de ATF pra completar o sistema?
- A vedação do carter do cambio pode ser feita utilizando o silicone de alta temperatura?
- As mangueiras flexiveis que ligam o encanamento até a entrada do radiador de oleo, podem ser trocadas por mangueiras de alta pressão revestidas por lona? (uma vez que pretendo trocar as minhas pois embora não apresentem problema são ainda as originais), ou existe uma especificação certa para a mangueira que conduz oleo?
- Depois que eu completar o oleo, é necessário retirar o ar do sistema?

Abraços

BoaTrilha
20/08/2009, 14:38
e ai pessoal,
ninguem nunca fez esse tipo de manutenção preventiva em casa???????

Márcio T
20/08/2009, 19:33
- Como é o filtro de oleo e onde ele fica? (será que alguem tem imagem disso?)
O filtro fica dentro do cárter do CA. Para ter acesso, basta remover a tampa do cárter (prepare-se para coletar o óleo, pois não tem dreno). Imagem do filtro anexa.

- se eu tirar o carter do cambio vou conseguir retirar completamente o oleo antigo?
- como faço pra ter certeza que o oleo do radiador e das mangueiras saiu?
- e o oleo do conversor de torque? Não. Vai restar ainda óleo no radiador, na tubulação e no conversor de torque. No radiador e na tubulação dá p'rá drenar, no conversor de torque, não. P'rá ter certeza se saiu o óleo da tubulação / radiador, desconecte as linhas na conexão ao CA e deixe escorrer. Se tiver uma fonte de ar comprimido seco, pode áté usar, mas não acho necessário.

- qual e que tipo de oleo é o mais indicado? (atualmente uso o ATF da texaco)
- Realmente são 14 litros de ATF pra completar o sistema? TEXAMATIC 7045E atende à especificação para a A4LD. Se preferir, pode usar o ISAMATIC V da Ipiranga. Não sei exatamente o volume total (considerando inclusive o conversor), mas acho que deve ser um pouco menos (12 litros).

-A vedação do carter do cambio pode ser feita utilizando o silicone de alta temperatura? Pode, mas o indicado é a junta.

- As mangueiras flexiveis que ligam o encanamento até a entrada do radiador de oleo, podem ser trocadas por mangueiras de alta pressão revestidas por lona? (uma vez que pretendo trocar as minhas pois embora não apresentem problema são ainda as originais), ou existe uma especificação certa para a mangueira que conduz oleo? É um radiador extra? Na minha (não é 94), a tubulação é integralmente metálica, não tem mangueira. De toda forma, a pressão no sistema de circulação não é alta. Verifique somente a compatibilidade do fluido - acho que mangueiras para óleo dão conta do recado. Eu preferiria uma mangueira com trama interna e cobertura de borracha.

- Depois que eu completar o oleo, é necessário retirar o ar do sistema? Não. Mas vai ter que completar algumas vezes até acertar o nível. Faça os complementos em pequenos volumes (300 ml), que é mais fácil que retirar o excesso.

Uma dica: Se possível, use um torquímetro para apertar os parafusos da tampa. Tem uns CD's de manutenção da Explorer sendo compartilhados aqui mesmo no site. Se inscreva, que vale a pena.

Boa sorte.

Márcio

BoaTrilha
20/08/2009, 19:55
obrigado pelas dicas marcio,
vou aproveitar do seu conhecimento mais um pouco....

O filtro fica dentro do cárter do CA. Para ter acesso, basta remover a tampa do cárter (prepare-se para coletar o óleo, pois não tem dreno). Imagem do filtro anexa.

Saberia me dizer onde eu consigo comprar este filtro, e qual o valor aproximado a ser pago?

Não. Vai restar ainda óleo no radiador, na tubulação e no conversor de torque. No radiador e na tubulação dá p'rá drenar, no conversor de torque, não. P'rá ter certeza se saiu o óleo da tubulação / radiador, desconecte as linhas na conexão ao CA e deixe escorrer. Se tiver uma fonte de ar comprimido seco, pode áté usar, mas não acho necessário.

TEXAMATIC 7045E atende à especificação para a A4LD. Se preferir, pode usar o ISAMATIC V da Ipiranga. Não sei exatamente o volume total (considerando inclusive o conversor), mas acho que deve ser um pouco menos (12 litros).

Pode, mas o indicado é a junta.

É um radiador extra? Na minha (não é 94), a tubulação é integralmente metálica, não tem mangueira. De toda forma, a pressão no sistema de circulação não é alta. Verifique somente a compatibilidade do fluido - acho que mangueiras para óleo dão conta do recado. Eu preferiria uma mangueira com trama interna e cobertura de borracha.

Sim, as mangueiras são usadas somente no fim da tubulação metalica, é um pequeno radiador a frente do radiador de agua. As mangueiras são utilizadas somente como ligação entre a tubulação e o radiador, cada uma (2) deve ter no maximo 40cm.

Não. Mas vai ter que completar algumas vezes até acertar o nível. Faça os complementos em pequenos volumes (300 ml), que é mais fácil que retirar o excesso.

Uma dica: Se possível, use um torquímetro para apertar os parafusos da tampa. Tem uns CD's de manutenção da Explorer sendo compartilhados aqui mesmo no site. Se inscreva, que vale a pena.

Eu vi um material meio por cima, mas era da explorer 95 pra frente, já arredondada.
desta quadrada igual a minha, ainda não vi nada sobre.
De qualquer forma, onde eu consigo esse material?

Obrigado

Boa sorte.

Márcio