Boa noite senhores,
tenho uma explorer 94 v6 gas. com cambio automatico.
Ela está uma teteia, funcionando muito bem e é um carro embora antigo, muito confiavel.
Estava me informando sobre a troca do oleo ATF.
Já fiz uma vez sangrando o sistema pelas mangueiras, mas soube que isto nao consegue tirar todo o oleo e sujeira antigos do cambio.
Portanto, eu estava pensando em fazer em casa uma manutenção preventiva mais minuciosa, retirando o carter do cambio e trocando tbm o filtro de oleo.
porém, nunca desmontei e sinceramente nem sei como é o filtro do oleo do cambio automatico, resolvi sanar algumas duvidas antes de "ver" a situação.
pergunto a vcs:
- Como é o filtro de oleo e onde ele fica? (será que alguem tem imagem disso?)
- se eu tirar o carter do cambio vou conseguir retirar completamente o oleo antigo?
- como faço pra ter certeza que o oleo do radiador e das mangueiras saiu?
- e o oleo do conversor de torque?
- qual e que tipo de oleo é o mais indicado? (atualmente uso o ATF da texaco)
- Realmente são 14 litros de ATF pra completar o sistema?
- A vedação do carter do cambio pode ser feita utilizando o silicone de alta temperatura?
- As mangueiras flexiveis que ligam o encanamento até a entrada do radiador de oleo, podem ser trocadas por mangueiras de alta pressão revestidas por lona? (uma vez que pretendo trocar as minhas pois embora não apresentem problema são ainda as originais), ou existe uma especificação certa para a mangueira que conduz oleo?
- Depois que eu completar o oleo, é necessário retirar o ar do sistema?
Abraços