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Ver Versão Completa : Suporte do motor BF 161



Robertux
02/08/2009, 09:14
Pessoal,

Meu Jeep é 76 e veio originalmente com o motor 4CC OHC, mas um dos proprietários anteriores colocou um BF 161. Pensei em trocá-lo por um OHC, mas como o motor está excelente, redondinho, decidi mantê-lo, mas o suporte do coxim do motor, aquele que vai soldado no chassi, foi feito e está uma porcaria, desalinhado e alto, totalmente fora de medida, o motor está fora de nivel, com a frente alta. Vou precisar trocar os suportes e pensei em conseguir um original, mas parece que não existe para vender.
Alguem sabe onde posso encontrá-lo?
Alguém que trocou o motor por outro não teria o velho jogado em algum canto da oficina para me vender?
Eu achei um do lado direito, o maior, para o coxim quadrado, agora eu preciso um do lado esquerdo, o menor.
Se alguém puder me ajudar agradeço.

Robertux
02/08/2009, 09:21
Na foto abaixo dá para ver o suporte, que não é original. Reparem como o motor está com a frente levantada.

RBM
02/08/2009, 09:43
Será que não é assim mesmo? o meu é um CJ-5 74 e o motor fica com a frente mais levantada também, quando coloco oleo com filtro de ar, o oleo fica fora de nivel, mas o suporte do meu nunca foi mudado de lugar

Lucas Nassif
02/08/2009, 11:34
O BF originalmente tem a frente mais alta mesmo.

Campi
02/08/2009, 16:57
Olha amigo se o seu suporte tá ruim o meu nem pode-se chamar de suporte, o meu BF também fica com a frente bem levantada em relação a traseira, isto é normal, se eu fosse vc não perderia tempo com isso, do meu ponto de vista tudo parece normal.

Robertux
03/08/2009, 00:45
Olha aí pessoal, nessas fotos mais recentes da para ver como a mangueira do radiador está forçada para cima.

Amanhã vou tirar outras fotos.

RBM
03/08/2009, 13:49
Pela foto acho que está igual ao meu

Rafaminc
03/08/2009, 14:43
Olha aí pessoal, nessas fotos mais recentes da para ver como a mangueira do radiador está forçada para cima.

Amanhã vou tirar outras fotos.

As mangueiras, normalmente vem mais compridas, é nescessário cortar um pedaço para ajustar muitas vezes.

Será que não são os suportes traseiros que estão fora? Ou derrepente os pontos de apoio foram mudados na troca do motor e não estão mais na altura correta. Tira umas fotos bem próximo ao chassi, mostrando os coxins de frente, daí dá para fazer uma comparação com os nossos BF´s...

Marcos
03/08/2009, 15:44
Me parece que a inclinação tá certa, veja a foto do meu CJ

SHERE KHAN
07/08/2009, 12:07
Roberto,

O BF fica levantado na frente mesmo, pela foto, se estiver levantado, é pouca coisa em relação ao original. Acho que existem 2 tipos de coxim de borracha do suporte do motor, um alto e outro baixo, dá uma checada com o mecânico se pode substituir o coxim pelo mais baixo. Agora, se você estiver incomodado com o suporte diferente, mexe de uma vez.

leopoldo
07/08/2009, 21:08
Existem 2 tipos de coxim de motor BF. Um o quadrado (na foto do Marcos) e o outro, o redondo (esse tem um parafuso passante) .
Até que as fotos acima mostram um suporte bem feito.
Aparentemente o problema é o coxim.

Robertux
07/08/2009, 23:49
Pessoal, obrigado por tentar me convencer que está bom, meu gostaria de acreditar, mas sei que não está.
Leopoldo, valeu pela informação, você matou em cima. Realmante um dos problemas é o coxim que está muito alto, não sei que raio de coxim o rapaz colocou se colocássemos os coxins quadrados do jeep, que são mais baixos do que os que estão lá provavelmente resolveria o problema, mas os suportes estão muto mal colocados, totalmente desalinhados, o do lado direito está muito para trás, o coxim pega só metade no suporte e sobra suporte do outro lado.
O do lado esquerdo está muito para frente, o coxim está caindo para trás e sobrando suporte na frente. Tem uma diferença de aproximadamente cinco centimetros entre um e outro. Amanhã vou tirar fotos e posto aqui.
Vou ter que mexer nos dois suportes e já que vou tirar queria por um original. Eu já consegui dois suportes originais, mas o direito é quadrado e o esquerdo redondo, assim também não dá. Amanhã vou passar na oficina e ver se o mecânico conseguiu alguma coisa. Obrigado

leopoldo
07/08/2009, 23:57
O suporte original para coxim "redondo" tem uma coisa interessante:

Pelo que eu me lembre, de um lado (o esquerdo) o encaixe é mais "fundo", ou seja, o coxim assenta no estampado. Do outro, é o contrario. Nunca soube se foi erro de fabricação e ficou assim mesmo, ou se tinha algum fator desconhecido nisso. Eu sei que tem alguma foto por aqui ... vou ver se acho.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=11764&d=1114003235


suporte antigo (quadrado):

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=132001&d=1218369093

SHERE KHAN
08/08/2009, 21:54
Leopoldo, Roberto, já vi o coxim quadrado de 2 medidas, um alto, e outro baixo, a venda em BH. Esse da foto do Leopoldo é o que eles me ofereceram como alto, e que está no meu BF, mas na época, tinha a opção de um outro mais baixo.

RBM
09/08/2009, 13:34
Não se te ajuda, mas os meu são esses.

leopoldo
09/08/2009, 16:07
Ve se não demora muito para arrumar essas chaparias que suportam os suportes do motor, ou o motor vai descolar do chassis e pode cair em cima do eixo.

Robertux
12/08/2009, 16:17
ACHEI!!!!!!!!!!!!

Encontrei um par de suportes para vender em uma oficina especializada em jipes.
Embora usados estão zerados. Já comprei. São suportes para coxins redondos.
No sábado vou levar para o mecânico.
Obrigado a todos!

matrakaum
15/08/2012, 16:02
Não se te ajuda, mas os meu são esses.

Os Redondos são do Opala, ao menos, comprei como sendo do Opala.

Samuel Junior
05/09/2012, 17:27
Aproveitando o tópico, tenho uma pergunta.

O meu CJ5 tem motor original e o motor dele é apoiado nestes suportes de motor.

Fui a uma oficina daqui da cidade para verificar a pintura do jipe para corrigir problemas nela e o dono da oficina aproveitou e olhou outras coisas no jipe e uma delas que deixou ele "incomodado" é que o motor não tem um "calço" para ele.

Ele me mostrou que abaixo do radiador existe uma chapa de aço para ele e no motor não existe e o recomendável, segundo ele, é ter duas para o motor.

Ele me disse que trabalhou muitos anos na Toyota e a especialidade dele era Toyota Bandeirante.

Grande questão, realmente seria bom e/ou necessário duas chapas de aço para o motor? Se não tem, teoricamente (em teoria rsrs), ele veio de fábrica assim e o suporte do motor seria suficiente. Ou estou errado?

antonio umino
05/09/2012, 19:11
Samuel,
Impossivel o motor só ter um apoio no chassis.
Deve ter dos dois lados....??????

Será que está faltando o coxim do motor entre o motor e o chassis????
Este coxim, até o ano de 1969 era preso por 2 parafusos 5/16 e no suporte do motor de 1/2
e nos modelos seguinte dois coxins e um parafuso central.
No cambio tem um apoio central e outro lateral na caixa de reduzida.
A propósito seu motor é Bf original???
até mais.

Samuel Junior
05/09/2012, 21:24
Antônio eu posso estar enganado, ainda sou ignorante em tecnologia automotiva, vou tirar umas fotos pra vcs verem amanhã. rsrs

Jacimar
06/09/2012, 07:00
Samuel,
Impossivel o motor só ter um apoio no chassis.
Deve ter dos dois lados....??????

Será que está faltando o coxim do motor entre o motor e o chassis????
Este coxim, até o ano de 1969 era preso por 2 parafusos 5/16 e no suporte do motor de 1/2
e nos modelos seguinte dois coxins e um parafuso central.
No cambio tem um apoio central e outro lateral na caixa de reduzida.
A propósito seu motor é Bf original???
até mais.


Bom dia prezados ! pela assinatura do Samuel o motor dele é o GM151, ou seja adaptado, e tem cada "especialista em adaptações em Jeep" . . . o meu apesar de ser BF161 não tinha coxins, o "mecânico" do dono anterior fez dois pés de borracha de pneu e apoiou o motor no chassi, com a vibração provocada pela falta de fixação, a orelha da reduzida que estava realmente segurando o conjunto no lugar quebrou, por sorte não caiu tudo no meio da rua, só descobri porque fui trocar a embreagem e o meu mecânico/amigo percebeu . . . há que ter cuidado ! um abraço !

antonio umino
06/09/2012, 13:20
lá no começo ele diz que é original..... então fiz a pergunta, embora na assinatura fale que é 151...

Sei lá...pode ser original. (adaptado).
ok.

Samuel Junior
06/09/2012, 14:02
Pois é pessoal como falei sou ignorante em tecnologia automotiva (estou aprendendo rsrs). Quando levei para fazer a vistoria o cara disse que o motor era original e pelo que li já pelo fórum há Willys que já saiam de fábrica com o GM 151, não sei se é o caso do meu. Mas de qualquer maneira vou tirar fotos e mostrar pra vcs.

Obrigado

Dic3
06/09/2012, 14:28
De fabrica com o GM151 somente o AMC americano da decada de 80 mas ainda assim somente nos eua.

Aqui nunca saiu de fabrica com GM151.

A Bernardini entregou ao exercito unidades militarizadas onde dentre outras melhorias era trocado o BF161 pelo GM151, porem nao eram Jeeps novos, eram usados e militarizados.

Samuel Junior
06/09/2012, 15:10
Hmmm interessante. Não sei se é o caso do meu mas o meu já foi do Ministério do Exército, consta no histórico dele.

Dic3
06/09/2012, 15:25
Nesse caso pode ser uma unidade militarizada pela Bernardini

Samuel Junior
07/09/2012, 09:29
Aqui as fotos do meu jipe.

Pelo que pude perceber, realmente o motor está apoiado somente em 2 pontos no chassi.
Neste ponto do lado direito (a solda do suporte não parece ser "das melhores"):
369159

E aqui do lado esquerdo:
369160

Nenhum ponto de apoio na frente próximo do radiador:
369161

Já a caixa de transmissão possui uma grande chapa de aço que serve de apoio:
369162

Mais uma da caixa de transmissão tirada próximo do motor:
369163

Conclusão, o que segura todo o cojunto do motor são os 2 pontos dos quais ele está fixado e o ponto de apoio da caixa de transmissão. Ao que parece não está bom somente estes 2 pontos de apoio, correto?

Jacimar
07/09/2012, 16:58
Aqui as fotos do meu jipe.

Pelo que pude perceber, realmente o motor está apoiado somente em 2 pontos no chassi.
Neste ponto do lado direito (a solda do suporte não parece ser "das melhores"):
369159

E aqui do lado esquerdo:
369160

Nenhum ponto de apoio na frente próximo do radiador:
369161

Já a caixa de transmissão possui uma grande chapa de aço que serve de apoio:
369162

Mais uma da caixa de transmissão tirada próximo do motor:
369163

Conclusão, o que segura todo o cojunto do motor são os 2 pontos dos quais ele está fixado e o ponto de apoio da caixa de transmissão. Ao que parece não está bom somente estes 2 pontos de apoio, correto?


Boa tarde prezado ! no motor original ( BF161 ) que é o que conheço, a fixação é similar a sua, a única diferença é que no meu caso ao invés de fixar pela caixa de marchas é feito pela caixa de transferência, no motor é do mesmo jeito ! o motor que tem originalmente um coxim na dianteira são os AP e mesmo assim é um coxim aéreo, apenas para limitar o movimento do motor em situações extremas . . . se os coxins do seu estiverem em boas condições você pode ficar tranquilo ! um abraço !