Conectar

Ver Versão Completa : Samurai + eixo Cj+ Ap1.8 + Câmbio chevette????

Páginas : [1] 2

alvaro.jrc
30/07/2009, 22:07
All,

Acabo de pegar um Samurai para fazer praticamente do zero, aí pesquisando fuçando e imaginando, surgiu a idéia de fazer um samurai com uma mecânica confiável como a original dos "zóin puxados", aliada a um custo de manutenção e de adaptação relativamente pequeno, aí a configuração que me bateu foi a seguinte:

CARROCERIA: ORIGINAL SAMURAI 97
CHASSIS: ORIGINAL SAMURAI 97
MOTOR: AP 1.8i (FLEX ou ÁLCOOL) ($$$ fala mais alto)
CÂMBIO: CLARK CL 2205-F ou CL 2205-D do GM Chevette + Kit Deep Tech
EIXOS: D44 do CJ5 + Kit Ensimec T-Rex Bone + Espaçadores de 2"
SUSPENSÃO: +15cm Kit de Suspensão by Fabil Gambiarras.inc :mrgreen:
T-CASE: ORIGINAL SAMURAI 97??? HILUX??? CAIXA DE RURAL???? :pensativo:
BLOQUEIO: INÚMERAS POSSIBILIDADES..... :dance:

A galera mais gabaritada e experiente do Forum teria alguma sugestão ou comentários sobre a viabilidade, custo-benefício, etc, etc das opções acima???

Agradeço e conto com a colaboração de todos. :concordo:

leo cabral
30/07/2009, 23:13
Receitinha endiabrada essa , amigo Álvaro!!

tudo show de bola , mas na t-case eu iria de original samurai por engrenagens mais kit de redução do Alexandre X , agüentam o tranco muito bem.

Conta mais detalhes do porque do "começar do zero", já estou até visualizando outro ótimo tópico sobre samurais modificados!:palmas::palmas::palmas:

alvaro.jrc
30/07/2009, 23:30
Léo, com o eixo de CJ não precisa de redução para a T-Case original, basta mudar a relação da C&P, sai bem mais barato, resta apenas saber se ela aguenta....

Quanto ao começar do zero, peguei o samurai com algumas coisas pra fazer, como amassados de lataria, mas sem podres e um eixo dianteiro com a carcaça levemente empenada, mandei fazer lanternagem e pintura de restauração, arrancar carroceria do chassis e pintar tudo, aí começou a teoria do Jack: Já que vou fazer isso.....

Por enquanto de concreto (ou metálico) tenho o Samurai (lógico) e os eixos que CJ que já pedi pro mechânico revisar, mas consigo o câmbio com o próprio meca.

O negócio pode atrasar um pouco pq meu mechênico e amigo boi está resolvendo algumas broncas.... Olha o estrago: :parede:
http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=181644

No mais postei aqui para saber impressões da galera quanto ao conjunto, assim que for definido posto lá no frota para não parecer que o tópico é somente meu e não da suzucada. :mrgreen:

alvaro.jrc
31/07/2009, 00:00
E que pneus pretende usar ???

A princípio 31X15 BF MUD ou Maxxis Mudzilla.

Henanh
31/07/2009, 00:26
Vou ficar de olho..

ja tenho o ap 2.0 e a caixa de chevette... assim q a tcase ou eixos abrir o bico.. vo partir para o d44 + tcase willys...

abraço

alvaro.jrc
31/07/2009, 00:32
Vou ficar de olho..
ja tenho o ap 2.0 e a caixa de chevette... assim q a tcase ou eixos abrir o bico.. vo partir para o d44 + tcase willys...
abraço

Henanh, eu tenho os eixos, vc o motor e o câmbio, vamos fazer um jipe em sociedade???? :mrgreen:

Pra vc que faz indoor acho que não tem opção melhor, vc conhece o samurai amarelo do Rui daqui de mcz??? A diferença é que ele ainda usa eixo de samurai, mas é AP 2.0 + Câmbio de chevette junior.

Henanh
31/07/2009, 00:38
Conheço nao...

o meu ainda nao estreei no indoor... mas pelo menos na cidade e na trilha ta bom demais... sou vou apertar o pé msm quando tiver com os eixos e a redução reforçada... e tomara q demore ainda.. hehehe

tem alguma foto desse samura i?

Ronaldo B.
31/07/2009, 03:38
Alvaro,

Se o objetivo é usar esse samurai para trilhas médias/pesadas eu usaria a T-case de engrenagens com kit de redução, porque em um carro para trilha redução nunca é demais, e com pneus 33".

O Dana44 é bem maior que o diferencial original do samurai, e com pneus 31 vc vai perder muito vão livre, e com kit da Ensimec esses eixos aguentam fácil pneus 33", só precisa ver o tamanho do problema prá fazer caber esses pneus dentro dos paralamas. Bloqueio eu iria de Macrotorque por ser selecionável.

[]´s

Fabil
31/07/2009, 11:39
a ideia tá muito boa... eu só descartaria veemente usar tcase de willys.. ou fica com tcase de samurai de engrenagem ou usa de hilux... se bobear até mesmo uma de JPX seria interessante ( no quesito resistencia ela é imbativel).. mas tcase de willys nem pensar..:concordo:

Henanh
31/07/2009, 11:41
pq não willys?

alvaro.jrc
31/07/2009, 12:06
Ronaldo, valeu pelas dicas! :concordo: Tb penso em macrotorque. Quanto aos pneus, acho que de início os 31 poderiam me servir, pois para os 33 as alterações não seriam somente de suspa, incluiriam tb um belo esmeril na lata.

Fabil, realmente a T-case de JPX é bem parruda, barata e o sistema dela lembra uma t-case de samurai ou de CJ só que maior e mais resistente. O único contra que vejo nela é que, como a do CJ são 2 alavancas, o que poderia implicar em alguma alteração no assoalho. O vc acha???

Estou errado ou a t-case de Hilux tem somente 1 alavanca para o 4x4 e reduzida, como o samurai???

Quanto a t-case hilux, um camarada conseguiu comprar por R$ 1.500,00. :palmas:

[ ]s!!!

diogo ludovico
31/07/2009, 13:03
Alvaro, dê uma olhada no topico da minha assinatura, que terá uma boa noção do que tem pela frente hehehehehe.

Quanto a pneus 31", vá por mim, coloque logo os 33" pois senão vai ficar com a bola do diferencial muito baixa.
No quesito pegar na lata, com eixos de willys vai ter que cortar mesmo, pois são 10 cm mais curtos que o do samurai, mas se usar os de rural ai não precisa mecher em nada a lata, pois os pneus ficarão totalmente para fora da mesma.
Para o cambio e CT, eu iria de Hilux, pois com o novo motor a caixa de tração do samurai vai ficar sucetivel a quebras e será uma fonte de problemas. o cambio da hilux é bem escalonado e tem uma reduzida forte, e trabalhará com resistencia de folga para o seu motor.
Particularmente eu iria de motor 2.0, pelo maior torque, eu estou usando o GM 2.0 do astra, pois alem dos 130Cv e do torque de 18kgmf, ele é flex e libera o torque a 2600RPM, faixa ideal do cambio da hilux 3.0.
Este motor (GM) é mais dificil de adaptar frente ao AP já que por ser "de lado" é necessário o reposicionamento dos perifericos e adequação do chicote eletrico, mas sem complicação.

Em anexo segue uma calculadora onde voce pode esperimentar diferentes cambios CTs, pneus e relações de diferencial e ter o desempenho esperado do carro, já testei e bate certinho com a realidade.
Esta tabela te mostrará tambem a velocidade em diferentes rotações do motor e qual será a Crawl Ratio final do seu setup escolhido.
As fotos são do meu conjunto, uso a embreagem do proprio astra com acionamento hidraulico da hilux que vem junto ao cambio.

Quanto ao uso de espaçadores de roda, eu não recomendo pois forçam demais os rolamentos e cubos de roda, levando a quebras.

alfreis
31/07/2009, 13:23
All,

Deixa eu dar o meu pitaco no samurai alheio...Rs

Hj eu tenho um samurai com eixo de CJ (Spoa e freio a disco nas 4), câmbio clark CL2215 (5 marchas), reduzida CJ (com kit de rolamento para o pino chorão e motor ap 1.9 supercharger...

É quase o que o amigo queria fazer, com a diferença que o meu está com pneu 33 e recape VJ910 que vira quase um 35...

Para colocar os eixos de CJ, considere, pelo menos um alargador de 30 milímetros e rodas que fiquem bem para fora...O meu está com rodas de liga tala 8 e mesmo assim precisaria de um pouco mais de largura para ficar legal. No eixo traseiro devo ganhar uns centímetros a mais com o flutuante que está por vir...A maior vantagem desses eixos é o grande número de possibilidades de relações, freios, up grades, bloqueios, etc.

Para colocar o câmbio+Reduzida, considere que o túnel terá que ser alargado. No meu caso foi feito esse serviço, mas não ficou tão bem feito como eu gostaria...Vou usar até quebrar, mas isso não vai ser uma tarefa tão fácil então ela vai ficando no carro enquanto isso...

Para o motor, eu acho que o 1.8 vai muito bem no samurai, mas potência nunca é demais. Se o bolso permitir, o 2.0 deve ficar perfeito...No meu caso, desde que coloquei os pneus maiores, senti muita falta de motor, mas como já estava de diesel acabei preferindo partir para o supercharger...

Abs.

Alfredo Stavale
31/07/2009, 14:18
porque não compra logo um willys?

HEHEHE TO ACHANDO MUITO REBULIÇO SÓ POR UM EIXO DIANTEIRO LEVEMENTE EMPENADO:mrgreen:

lg_gustavo
31/07/2009, 15:54
33"!!! 33"!!! 33"!!! 33"!!! 33"!!! 33"!!! 33"!!! 33"!!! :twisted:

[ ]s atiçando o Alvaro aqui também

alvaro.jrc
31/07/2009, 15:55
porque não compra logo um willys?
HEHEHE TO ACHANDO MUITO REBULIÇO SÓ POR UM EIXO DIANTEIRO LEVEMENTE EMPENADO:mrgreen:

kkkkkkkkkkkkkkkk!!!! Pô Alfredo não precisa avacalhar tb né!! :mrgreen:

O willys não tem ar condicionado e pra deixar arrumadinho gasta uma baita grana.

A idéia inicial desse conjunto é aproveitar que ja estou desmontando tudo mesmo pra lanternagem, o eixo empenado foi só o estopim da idéia, entre pagar uma fortuna num eixo original pq não aproveitar os eixos de CJ? :pensativo:

Fora que eu considero um upgradem, pois aliados a um kit ensimec ficam muito mais resistes que o original do samuca.

diogo ludovico
31/07/2009, 16:08
Realmente, o tunel tem que ser totalmente retrabalhado, mas se o meca for bom este será o menor dos problemas.
No meu caso resolvi trazer o motor 10cm para tras, melhorando a distribuição de peso do carro (o eixo dianteiro já tinha sido deslocado 4cm para frente), assim o motor fica quase inteiro para tras do eixo dianteiro.
Na foto 1 o novo tunel já está com o fundo aplicado, apenas esperando a pintura final.

Alvaro vá de 2.0, o 33" vai pesar (literalmente) e ai o 1.8 vai ficar fraco.
Outro problema que vejo no uso do eixo de willys, e ficar com um carro alto porem estreito, o que facilita o tombamento.
O meu está com 2,06m de altura, porem cresceu 60cm em largura, o que dá uma compensada.
E no meu caso foi igual a voce.....comecei com um eixo traseiro original empenado.....e acabei ficando só com a lata original hehehehehe
Não se engane, depois que estiver com os 33", logo os "duendes" começam a atiçar e acabamos colocando pneus maiores..... na foto 2 dá para ver uma geral do carro, e na foto 3 os novos alargadores e o quanto o pneu ficou para fora, e olha que são só 33", logo estarei providenciando uns 35" pois o espaço entre a caixa de roda e o pneu ficou muito grande hehehehehehe:mrgreen:.

Alfredo, sem comentarios:parede::parede:

Supercharger
31/07/2009, 16:08
Na minha opinião vai gastar 10x o valor de arrumar o seu eixo, para ficar com os problemas inerentes à adaptação e depois o carro não valer nem o FIPE equivalente do modelo...

Alexandre X
31/07/2009, 16:09
Um projeto dessa monta visa sempre melhorar e nao dar um passo para tras.
Tire da cabeca essa ideia de eixos de CJ e coloque eixos de Trolha.

35", 35", 35"

alvaro.jrc
31/07/2009, 17:18
Um projeto dessa monta visa sempre melhorar e nao dar um passo para tras.
Tire da cabeca essa ideia de eixos de CJ e coloque eixos de Trolha.

35", 35", 35"

X, eixo de CJ 0800, eixo de Troller usado standard no mínimo R$ 5.000,00.

E na minha opinião eixos de Rural ou de CJ com kit da ensimec ficam tão resistentes quanto os do troller senão mais resistentes, só lembrando que são cromo molibdênio. Outra coisa, quantas relações existem para eixo de Troller???? :pensativo:

alvaro.jrc
31/07/2009, 17:27
Diogo, a culpa é toda desses pestes desses doendes!!!!:mrgreen:

Tava falando com o Gustavo por e-mail ele usa (ou usava) 33 no samuca chocolate dele, aí veio um gota dum doende pra soprar 35 no ouvido dele. E o pior que ele ainda mandou o peste do doende vir aqui me atiçar pelos MUDZILLA 33. :parede:

Alvaro vá de 2.0, o 33" vai pesar (literalmente) e ai o 1.8 vai ficar fraco.
Outro problema que vejo no uso do eixo de willys, e ficar com um carro alto porem estreito, o que facilita o tombamento.
O meu está com 2,06m de altura, porem cresceu 60cm em largura, o que dá uma compensada.
E no meu caso foi igual a voce.....comecei com um eixo traseiro original empenado.....e acabei ficando só com a lata original hehehehehe
Não se engane, depois que estiver com os 33", logo os "duendes" começam a atiçar e acabamos colocando pneus maiores..... na foto 2 dá para ver uma geral do carro, e na foto 3 os novos alargadores e o quanto o pneu ficou para fora, e olha que são só 33", logo estarei providenciando uns 35" pois o espaço entre a caixa de roda e o pneu ficou muito grande hehehehehehe:mrgreen:.

Alfredo, sem comentarios:parede::parede:

Alfredo Stavale
31/07/2009, 17:47
meu irmão gastou 600 reais pra desempenar o eixo dianteiro dele(samurai97).

você provavelmente vai ficar com o carro meses parado e gastar muito dinheiro.

minha opnião é baseada na minha realidade, não na sua. desculpe se pareci um babaca falando pra você comprar logo um willys. mas é porque desconfigura tanto essa alterações, que sobra pouco de um samurai, inclusive com o supercharger disse, pra formar um preço caso precise vender complica.

o kit do fabil que você tem, é feito para os eixo originais. se vai mudar de eixo, vai ter que alterar as fixações do link e panhard no eixo... mas o que é um peido pra quem já tá todo cagado!?:odedo:

seja lá o que você decidir, eu te apoio 100%. só faço questão de dizer o que penso

grande abraço!

Alexandre X
31/07/2009, 18:14
Eu discordo totalmente.
O pessoal continua com a ideia do almoco gratis. Isso nao existe.

O Dana 44 do troller (6 furos) continua sendo a melhor opcao do nosso mercado.

E ilusao que com 1000 reais vc vai ter algo resistente embaixo do carro. E para que ta fezendo essa cirurgia toda no Samuca, preco nao deveria ser o criterio.

Querendo investir para valer o Dana 44 pode ser superior a um Dana 60 standard.

Prova disso? O QT01 com um singelo upgrade nos eixos do troller rodou uma temporada inteira de RC com pneus 39" e motor Suzuki V6 2.7 sem nenhuma quebra. O concorrente mais proximo com motor AP 1.8 aspirado e eixos RockBone da Ensimec quebrou.

Eixos de CJ e Rural apesar de serem Dana44 nem consideraria como upgrade.

Opcoes de relacao e bloqueio para o eixo do Troller? Puts de 3.92 ate 5.92. Bloqueio? Varios Nacionais. Mas minha preferencia e pelo Eaton Eletrac que tem acionamento eletrico e quando desengajado e um LSD.
Ah de fabrica o eixo traseiro e flutuante...

Mas resumindo esse bla-bla-bla, vai gastar gasta direito.

X, eixo de CJ 0800, eixo de Troller usado standard no mínimo R$ 5.000,00.

E na minha opinião eixos de Rural ou de CJ com kit da ensimec ficam tão resistentes quanto os do troller senão mais resistentes, só lembrando que são cromo molibdênio. Outra coisa, quantas relações existem para eixo de Troller???? :pensativo:

diogo ludovico
31/07/2009, 19:25
Alvaro, neste ponto o X tem razão.
Quando fiz minha modificação, ne epoca escolhi os de rural pelo $$$, mas gastei o preço de um par de eixos de troller para arruma-los, pois quando se abrem nunca sabemos o que podemos encontrar....
A não ser que queira ir aos poucos reconstruindo os eixos, eu indicaria partir logo para os de troller ou Band.
Falo com a experiencia de quem teve que trocar todo o recheio dos eixos, aproveitando só a carcaça:parede:.
é so colocar na ponta do lapis (se for fazer tudo de uma vez). Freio a disco nas 4 rodas R$1800,00 (com conduites e MO), rolamentos R$700,00 (de primeira linha) kit flutuante +- R$ 1500,00, Roda livre R$ 350,00 só nisso já foram quase 4k...Isso se não precisar trocar os semi eixos, que saem a R$ 360,00 cada no minimo......
Como te disse, hoje se fosse fazer o projeto novamente, iria de eixos de troller....mas lá atras quis economizar.....e me fu...:concordo:
As fotos são dos meus eixos de F-75 comprados e tido como "revisados" pelo primeiro meca, que tive que abrir na atual estadia no estaleiro.:parede::parede:já em outra oficina. Na primeira foto a peça de cima é uma em bom estado com a parte lisa onde vai o retentor e a de baixo a que estava no carro, na segunda foto são as duas que estavam no carro.

Alexandre X
31/07/2009, 20:16
Isso faz lembrar de um outro topico onde um cara se orgulha de usar semi-eixos de rural e quando quebrar poder comprar em "qualquer boteco" por 180 pratas.

Questao de opiniao, eu nao gosto de comprar minhas pecas em boteco.

Sigo o ditado: "Pecas legais nao sao baratas. Pecas baratas nao sao legais"

leo cabral
31/07/2009, 23:28
meu irmão gastou 600 reais pra desempenar o eixo dianteiro dele(samurai97).

se empenou um vez , vai empenar 3 vezes . Palavra de quem tem a experiencia própria ( samurai 98 )

minha opnião é baseada na minha realidade, não na sua. desculpe se pareci um babaca falando pra você comprar logo um willys.

Não , não pareceu não... foi um babaca :parede::parede:

lg_gustavo
01/08/2009, 00:05

Não que isso seja uma regra sem exceção... Tudo depende de onde se procura. Eu encontro peças para D44 em desmanches onde elas não passam de ferro-velho que o comerciante não consegue vender há anos. Só que ficam bem longes de SP.

Só como exemplo, há 3 anos atrás - quando estava trabalhando no Pará - vi um desmanche com uns 10 M-715 da época do Vietnan. Eram vendidos por muito menos do que alguns por aqui pagariam só pelos seus eixos.

X, você é das antigas e sabe que houve um tempo onde peças para CJ naquele desmanche de Jaguariúna eram preço de banana. Hoje já não é bem assim...Culpa do Beto Lacerda :parede::mrgreen:

Existe muita diferença entre preço justo e preço baixo. Acho que o que não é legal é querer vender acima do que realmente valem.

Um preço justo para um par de eixos de Rural deveria ser na faixa de 600 latinhas. No meu caso, paguei 500 e gastei mais uns 2,5k para reformar. Gastaria o dobro em um de Troller.

No fim das contas, é sempre uma questão de custo x benefício. Até poderia) ter optado por um D44/3. Mas vi que o velho eixo de Rural iria me atender por menos. Pelo menos por enquanto.

Não troquei motor ainda e devo fazê-lo em breve. Poderia optar por um 4 ponto sei lá o que... um GM 2 ponto alguma coisa...São motores excelentes e superiores ao velho AP. Mas dependendo do que você quer, o AP já atende. Mais uma vez custo x benefício.

Alvaro, quer uma dica? Primeiro monte no papel a sua configuração e faça uma estimativa de custo. Ainda no papel, faça um "upgrade" nessa configuração e faça uma nova estimativa. Depois, olhe para uma e para outra e veja qual você quer e onde quer chegar. Se é a mais cara que vai satisfazer, não pense duas vezes - faça essa. Se quando olha para a mais barata e pensa: "a outra é um tesão, mas essa também ficou bem legal", seja feliz gastando menos.

[ ]s

cacanakagi
01/08/2009, 10:51
Pessoal... não vou entrar muito no mérito da questão no momento, mas que é complicado, é... Como a maior discussão aqui são os eixos, vou deixar minha opinião pois também estou partindo pra monstrificação light do Samuka...
Temos algumas opções como:
*Troller:
- Caros e diferencial do lado direito até 35"(usando e abusando)
*Rural ou f75:
- Baratos porém geralmente exigem muita manutenção, (preparar para o uso) até 33" ou 35"
*Willys:
- Baratos porém estreitos e tb exigem manutenção, até 33" 35"
*Bandeirantes:
- Caros porém quase compatíveis aos D60 perdendo apenas pelo munhão/homocinética e acho q dá pra usar pneus 40 numa boa com um Samurai em cima....
Essa é minha opinião... Vou atrás de eixos de Band pro Samuka, tcase de Hilux com Mkrawler e relação de C&P 5,29....... Por enquanto vou manter motor e cambio originais e pneus 33" ressolados, compatíveis com 35, 4 link traseiro 2 links dianteiros novos e alongados para melhorar a articulação...

abs...

alvaro.jrc
01/08/2009, 11:58
Rapaz, não é que a discussão tá cada vez melhor!!!:palmas:

Galera, qual a largura do eixo de band????:pensativo:

diogo ludovico
01/08/2009, 14:53
Alvaro, se não não me engano é 1,66m, mas são de bitola bem parecida com o do troller.
Não tenho certeza....:pensativo:

cacanakagi
01/08/2009, 15:10

Vichi Alvaro, nao lembro nao... Mas estao entre o D44 e o do Samurai...
Mas com certeza vai ficar mais largo...
E aí vai:
35" 35" 35" 35" 35" 35" 35"

Com isso o motor poderá pipocar... mas se trocar o motor:

40" 40" 40" 40" 40" 40" 40" 40" 40" 40"

diogo ludovico
01/08/2009, 15:20
O problema são so tar de "duendes", quando comecei, queria 31" no maximo, dizia que se colocasse maior não daria para usar no dia a dia etc......no final das contas sai de 33":mrgreen:
Não rodei nem 5000km com os 33" e lá vem os duendes sussurando "35"!! 35"!! 35"!!, o espaço entre o pneu e a caixa está grande....." "os pneus estão pequenos para o jipe"....
É assim que começa...hehehehe

praiasecacustom4x4
01/08/2009, 15:25
ve como fazen no eua ,no zuki colocan eixo da Hilux,bem mais leves, ja tem o freio a disco com pinça a pistao duplo,omocinetica,cubo,manga e omoicinetica iguais ao bandeirante.eixo traseiro com freio de estacionamento que pode ser usado separado.
contra dificuldade de encontrar relaçoes (nacionais se encontra 4.10 e 4.56,mais dificil ma se encontra 4.88)e bloqueios

diogo ludovico
01/08/2009, 15:32
Se não me engano os eixos de hilux são da mesma bitola do samurai, correto?

cacanakagi
01/08/2009, 15:37
Alvaro, se não não me engano é 1,66m, mas são de bitola bem parecida com o do troller.
Não tenho certeza....:pensativo:
A largura dos eixos da Band sao um pouco mais estreitos que D44 pelo que vi no mecanico outro dia nao lembro o qto... só que o semi eixo da band = dana60... hehehehehe... nao vai quebrar fácil não...
Só vai dar canseira a C&P pq vai ter q importar...
Quero ver semi eixo de band quebrar com um Samurai de 1000k em cima... Já nao quebra com Band q pesa de 2000 a 3000k......... Só acho que a embreagem original nao vai aguentar nao... Ou importa uma daquelas duplas de 250-300 latinhas americanas ou manda fazer uma de ceramica...

Guil
01/08/2009, 18:49
Se não me engano os eixos de hilux são da mesma bitola do samurai, correto?

1485 mm da Hilux contra 1338 mm do Samurai.

praiasecacustom4x4
01/08/2009, 18:53
desculpeme se nao consegui a esplicarme corretamente ma ainda o meu portugues falha,hehehehe

o eixo da band logicamente que aguenta os 1000kg do Suzi,o problema esta no peso do proprio eixo,nao parece ma um eixo muito pesado ,precisa de suspençao dimensionada e do chassi dimensionado para absorver uma suspençao mais forte, e o chassi do Suzi e bem leve.eu acho que tudo tem ter uma relaçao pelo menos assim estudei na faculdade de ingenharia automotiva.um eixo band e um eixo SAuzi tem a diferencia de 42 kg NAO POUCO.

enquanto a bitola do eixo Suzi a Hilux a ultima tem 3cm a mais.

verdade,o problema de encontrar C/P verdade santa.

praiasecacustom4x4
01/08/2009, 18:55
desculpe dei errada a medida

eixo hilux 1420 e nao 1390

alvaro.jrc
01/08/2009, 20:26

Dei uma pesquisada e achei essa medida 1485 mm de largura do eixo de band. Elmer se vc puder confirmar se é essa mesmo já que vc alargou um eixos desses pelo q achei.

Esses foram os mais próximos que achei:

WMS (wheel mounting surface).
Samurai: 1338 mm, 5 x 5,5"
CJ-5 (não achei a medida exata): 123,19 mm 5x5,5"
JPX Montez - até 2000: 1342 mm (não achei a furação)
JPX Montez - após 2000: 1348 mm (não achei a furação)Toyota Band 79-85 4x4: 1397 mm 6 x 5,5"
Toyota Hilux 92-95 4x4: 1421 mm 6 x 5,5"
Rural : 144,78 mm 5x5,5"
Toyota Band 86-95 4x4: 1485 mm 6 x 5,5"

alvaro.jrc
01/08/2009, 21:04
Fase da reforma do Samurai.

fabiano caxias
02/08/2009, 22:54
Isso faz lembrar de um outro topico onde um cara se orgulha de usar semi-eixos de rural e quando quebrar poder comprar em "qualquer boteco" por 180 pratas.

Questao de opiniao, eu nao gosto de comprar minhas pecas em boteco.

vc realmente nao deve estar situado nas coisas
cada um tem uma facilidade de compra de peças de um determinado tipo de veiculo,aqui na serra ,willys é mais de um milhao p uma de troller a chanse de achar repoziçoes de peças.
se eu precizar qualquer peça de troller ou toyota q seje,só temos uma pessoa q vende aqui e caro p caramba.
entao os eixos de rural p mim nao´só sao muito mais em conta como sao muito faceis de achar peças.
quando falo compro em qualquer boteco ,quis dizer ferro velho mesmo,como vc deve ter um enorme conhecimento ,deve saber tambem q uma ponta de eixo original willys é muito melhor q uma de repoziçao dessas novas q tem aos montes ai por 100,00 a peça nas botiques q vc gosta
seria intereçante vc respeitar quem gosta de um determinado tipo de configuraçao.pois ninguem aqui pretende estragar seu comercio ,vendendo kit eixos de rural e concorrendo com seus enjanbres de omocineticas e nao sei mais oq q vai pindurado la

33'' recapados
ap 2.0

cacanakagi
03/08/2009, 08:42
Olha a hostilidade gente...rsrsrsrs,,, Mas cada um pode dizer o q gosta ou não... Eu prefiro coisas mais novas... Se mudou, mudou por algum motivo e na grande maioria daz vezes muda pra melhor... principalmente no caso dos eixos... Se vou comprar um, vou comprar um que sei q não vai quebrar... A exemplo dos D44 de Rural e de Troller: - Nos de Troller vc pode usar e abusar de pneus 33" com bloqueio que dificilmente vai quebrar, já os de Rural ou Willys, não se pode dizer o mesmo... Temos o exemplo do Diogo que gastou o valor de eixos de Trolha pra deixar os eixos de Rural dele em ordem, e ainda não são iguais aos D44 de Trolha... Sem desmerecer o Porkim hein Diogão....

diogo ludovico
03/08/2009, 09:06
hehehhe se considerarmos o valor desenboldado para deixa-los novos posso dizer que são iguais :putz:....Só não os joguei fora com carcaça e tudo pois seria um trampo danado para refazer todos os suportes dos links nos eixos de troller, ou refazer os links se adequando aos suportes do troller...
De qualquer maneira, o importante é deixar o carro como se quer,e se pode pagar, eixos de troller aqui em Goiânia não saem por menos de 7k um par de ano 2002, isso quando se acha.....já os de band 2005 saem por R$ 6k
Mas o mais importante é continuarmos a discussão com cordialidade e companherismo :concordo: pois é isso que enriquece o forum:concordo:

Caca, skenta não, realmente já foi uma grana e nem tem flutuante ainda...

Alexandre X
03/08/2009, 22:42
vc realmente nao deve estar situado nas coisas
cada um tem uma facilidade de compra de peças de um determinado tipo de veiculo,aqui na serra ,willys é mais de um milhao p uma de troller a chanse de achar repoziçoes de peças.
se eu precizar qualquer peça de troller ou toyota q seje,só temos uma pessoa q vende aqui e caro p caramba.
entao os eixos de rural p mim nao´só sao muito mais em conta como sao muito faceis de achar peças.
quando falo compro em qualquer boteco ,quis dizer ferro velho mesmo,como vc deve ter um enorme conhecimento ,deve saber tambem q uma ponta de eixo original willys é muito melhor q uma de repoziçao dessas novas q tem aos montes ai por 100,00 a peça nas botiques q vc gosta
seria intereçante vc respeitar quem gosta de um determinado tipo de configuraçao.pois ninguem aqui pretende estragar seu comercio ,vendendo kit eixos de rural e concorrendo com seus enjanbres de omocineticas e nao sei mais oq q vai pindurado la

33'' recapados
ap 2.0
Menos Fabiano.
Neste tópico tem gente com experiencia em preparação e sabe o que quer (e principalmente o que não quer), gente que sabe bem que após certo ponto peças de veiculos originais já não atendem mais as necessidades.

Imagina por exemplo alguem que se aventure a participar do Calango Trophy em Brasilia, saia do Sul, gaste uma grana com transporte e hospedagem e quebre na primeira prova por que resolveu economizar em um semi-eixo?

PS 1) Quem compra coisas em botique para mim, ou é bixa ou é mulezinha :mrgreen:
PS 2) Não tenho comercio nenhum, mas pode ser uma ideia :concordo:

alvaro.jrc
04/08/2009, 00:19
Fabiano, creio que vc não entendeu o tom de brincadeira e sarcasmo do X comparando o tópico que criei com a adaptação que vc fez pelo fato dele saber que sou mão de vaca mesmo, faço uma porrada de conta e pesquisa antes de mudar alguma coisa. Vamos tentar ver as coisas de forma menos ofensiva e relevar as brincadeiras mais maudosas. :concordo:

Xerxenokisky dostoyewisky, parabéns pela elegância na resposta. :palmas:

Agora parem de bagunçar o tópico e vamos falar de Samurai, motores, eixos, adaptações, etc, etc, etc. :odedo:

lg_gustavo
04/08/2009, 01:32
...após certo ponto peças de veiculos originais já não atendem mais as necessidades.

Resgatando o nível:

Trocadilhos a parte, esse é o "X" da questão :concordo: :palmas:

Primeiro, saber o que quer da vida...depois, planejar a brincadeira (quanto custa, quanto tempo quer demorar para juntar todas as peças e montar, etc) e ver se é viavel. Não adianta gastar pouco se o que quer é muito. E também não adianta gastar muito se quer pouco.

Samurai com eixo de CJ, motor AP 1.8 e câmbio de Chevette é uma configuração interessante. Sendo bem montado, comprando boas peças a um preço justo e com os pneus certos, é show garantido em trilhas. Já vi um com uma configuração parecida, tendo como diferença o motor Suzuki original. Eu só mudaria essa configuração na questão dos eixos...iria de Rural e pronto.

Com essa configuração, usando a cabeça, você faz qualquer trilha. É só não querer ser o bonitão que só usa guincho pra puxar os outros e acha vergonhoso usar o próprio guincho gringo de US$ 3000 para tirar a própria viatura do bosteiro.

Se pretende partir para ignorância, não há eixo que aguente. Um pé um pouquinho mais pesado quebra fácil eixos de Troller bloqueado e com 35". E eu já vi uma mesma pessoa quebrando mais de uma vez assim. E também já vi Band bloqueada moendo eixo com 33"...moeu no pé pesado e na adrenalina da galera incentivando gritando na janela.

cacanakagi
04/08/2009, 08:46
Resgatando o nível:

Trocadilhos a parte, esse é o "X" da questão :concordo: :palmas:

Primeiro, saber o que quer da vida...depois, planejar a brincadeira (quanto custa, quanto tempo quer demorar para juntar todas as peças e montar, etc) e ver se é viavel. Não adianta gastar pouco se o que quer é muito. E também não adianta gastar muito se quer pouco.

Samurai com eixo de CJ, motor AP 1.8 e câmbio de Chevette é uma configuração interessante. Sendo bem montado, comprando boas peças a um preço justo e com os pneus certos, é show garantido em trilhas. Já vi um com uma configuração parecida, tendo como diferença o motor Suzuki original. Eu só mudaria essa configuração na questão dos eixos...iria de Rural e pronto.

Com essa configuração, usando a cabeça, você faz qualquer trilha. É só não querer ser o bonitão que só usa guincho pra puxar os outros e acha vergonhoso usar o próprio guincho gringo de US$ 3000 para tirar a própria viatura do bosteiro.

Se pretende partir para ignorância, não há eixo que aguente. Um pé um pouquinho mais pesado quebra fácil eixos de Troller bloqueado e com 35". E eu já vi uma mesma pessoa quebrando mais de uma vez assim. E também já vi Band bloqueada moendo eixo com 33"...moeu no pé pesado e na adrenalina da galera incentivando gritando na janela.

Agora vou puxar a sardinha pro meu lado:
Já negociei os eixos de band com flutuante traseiro. A idéia é a tcase de Hilux, pneus 33" ressolados com beadlock e relação de C&P 4,88 ou 5,29 importadas....
Gustavo, lógico que não é impossível quebrar um semieixo de Band porém vamos raciocinar... Todos já devem ter visto Bands pulando batendo pneu no chão com alta rotação e tudo normal... É muito difícil de quebrar... E olha que existe Band de 2000kg a 3000kg, elas são bem pesadas..... Agora pensa comigo: Um Samurai em cima desses eixos com dianteiro e traseiro bloqueados.... Ainda vou aproveitar o motor original pois por enquanto vai faltar $$$ pra trocar motor e câmbio...
E se alguém puder ajudar a Calcular o "Ratio" disso agradeço:
- Motor e Cambio original do Samurai
- Tcase de Hilux com kit Mkrawler 4,7:1 LOW e 1:1 HI
- Eixos de band com relação 4,88 ou 5,29 (qual seria melhor???)
- Pneus 33" ressolados, equivalentes a 35"
Qual a velocidade(+/-) em cada marcha, tanto em HI como em LOW???
Obrigado...

cacanakagi
04/08/2009, 09:11
"veiculos originais já não atendem mais as necessidades"
"gaste uma grana com transporte e hospedagem e quebre na primeira prova por que resolveu economizar em um semi-eixo?"

Bom, se for pra passar nervoso com Jipe quebrado em trilha, é melhor ficar em casa coçando ou assando uma picanha e tomando cerveja... E também se for pra ficar afinando de obstáculos(dentro das limitações do veículo), é melhor expor o Jipe no Shoping...
Os D44 de Rural ou Willys não são ruins, mas foram feitos para serem usados com pneus 700 com +/- de 5" a 6" de largura ou até menos... Hoje usamos bloqueio 100% pneus com o dobro ou até o triplo dessa largura e bem mais altos... Fora os motores que são meio absurdos... Mas concluindo e sem querer desmerecê-los, eles foram projetados há 40 ou 50 anos atrás ou mais, foram feitos praquela época, por isso existe hoje a Ensimec, Macrotorque etc...

alvaro.jrc
04/08/2009, 09:23
E se alguém puder ajudar a Calcular o "Ratio" disso agradeço:
- Motor e Cambio original do Samurai
- Tcase de Hilux com kit Mkrawler 4,7:1 LOW e 1:1 HI
- Eixos de band com relação 4,88 ou 5,29 (qual seria melhor???)
- Pneus 33" ressolados, equivalentes a 35"
Qual a velocidade(+/-) em cada marcha, tanto em HI como em LOW???
Obrigado...

Caca, usa a tabela que o DIOGO LUDOVICO postou, muito boa por sinal!!! :palmas:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=945657&postcount=13 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=945657&postcount=13)

Fabil
04/08/2009, 09:37
povo...

p/ um servico em feito e sem muitas firulas de troca de eixo podem estimar a brincadeira dem 10 mil... ( eixo rural/willys)

se quiserem firulas nos eixos de rural/willys ou eixos de trolha/band/hilux pode pensar nuns 15mil

se quiserem mudar powertrain ( motor+cambio+tcase) podem somar no minimo mais 10mil na brincadeira..

detalhe que foi citado ae... BEADLOCK... na minha opniao, a menos que vc vá usar o carro p/ provas de rockcrawler ou usar pneus acima de 36" com 5 libras, o uso de beadlock é desnecessario.. vai servir apenas p/ encarecer e encher o saco na hora do borracheiro trocar pneus ( e obvio, tem borracheiro que nem sabe montar).. balancear pneus entao?? esquece.. até mesmo um simples alinhamento do carro já fica dificil, pois as maquinas de alinhar nao pegam na borda da roda p/ fazer alinhamento..
enfim.. jipe "street legal" com beadlock na minha opniao é firula pura

T+

se quiserem

Alexandre X
04/08/2009, 10:11
Caca creio que com 33" a 4.88 ficara perfeita, praticamente a tua relacao original com pneus 26".
Para pneus maiores a 5.35 e bem vinda.
O crawler ratio ficara 83.72:1 com 4.88 e 92.34:1 com 5.38, ambas relacoes para gente "seria" :mrgreen:

To com a planilha pronta mas so consigo te enviar a noite.

fabiano caxias
04/08/2009, 10:56
Menos Fabiano.
Neste tópico tem gente com experiencia em preparação e sabe o que quer (e principalmente o que não quer), gente que sabe bem que após certo ponto peças de veiculos originais já não atendem mais as necessidades.

Imagina por exemplo alguem que se aventure a participar do Calango Trophy em Brasilia, saia do Sul, gaste uma grana com transporte e hospedagem e quebre na primeira prova por que resolveu economizar em um semi-eixo?

PS 1) Quem compra coisas em botique para mim, ou é bixa ou é mulezinha :mrgreen:
PS 2) Não tenho comercio nenhum, mas pode ser uma ideia :concordo:

daqui a pouco seria melhor abrirmos um topico novo p discutirmos,mas nao pretendo me alongar na conversa com vc

apenas estou tentando por na sua cabeça q cada tem q respeitar oq os outros acham melhor como configuraçao p seu jipe e nao ficar com deboches.

como tenho facilidade de peças willys p mim é vantagem os eixos rural
e outra coisa
trilha de verdade os troller aqui com 33'' recapados quebram nao so o dobro mas 3x,4x mais q os eixos de rural,nao sei o porque dessa idolatria ao eixo troller,se alem de caro nao se acha peça em valores condizentes.

e a jente sai daqui do sul p jeep cross com eixos assim e como resultado inumeras vitorias,alias agora depois de 3 anos q algum paulista ta chegando perto da regiao sul nesse tipo de prova,onde se tira como ja lhe disse mais de 350 cv na roda

q fique bem claro
eu nunca disse q os eichos de rural sao a melhor coisa do mundo,so servem bem mais p mim do q os de troller,por ser facil de conseguir peças

cacanakagi
04/08/2009, 12:18
Caca creio que com 33" a 4.88 ficara perfeita, praticamente a tua relacao original com pneus 26".
Para pneus maiores a 5.35 e bem vinda.
O crawler ratio ficara 83.72:1 com 4.88 e 92.34:1 com 5.38, ambas relacoes para gente "seria" :mrgreen:

To com a planilha pronta mas so consigo te enviar a noite.
Valeu X... no aguardo..........
Mas a minha preocupação é se não vai ficar muito reduzido pois vou por tcase 4.7 e com relação 5,29 no diferencial, vou acabar usando que marcha na trilha normal(Barro/Lama)??? 3ª, 4ª???
Pois hj estou Xcrawler 2.65 eixo Samurai 97 original e pneus 225/70 ressolados, quase equivalentes a 235/75 e geralmente uso 1ª e 2ª.............

Alexandre X
04/08/2009, 13:10
Minha sugestao e usar a 4.88.
Quanto a Low vc realmente vai fazer trilha em 3 e 4, mas e sempre muito bom ter a seguranca de ter marchas mais fortes para obstaculos mais tecnicos.

Mas acredite, desde que vc nao se proponha a fazer arrancadao na lama, reducao nunca e demais, o unico ponto de atencao e a re. Em trilhas com muita lama ela e um recurso importante.

Se quiser manter no mesmo nivel que teu Samurai original mantenha a 2.28 da hilux. Mas ha a opcao da 4:1 tambem.

cacanakagi
04/08/2009, 13:38
Vai ser complicado com motor e cambio original andar com essa relação... mas dá pra Começar assim:
Usei mais o custom, então desconsiderem nomes das relações...
Fora a embreagem que pelo jeito, vai ter q ser uma de cerâmica.....

alvaro.jrc
04/08/2009, 13:53
Vai ser complicado com motor e cambio original andar com essa relação... mas dá pra Começar assim:

Como vc já está com uma caixa de Hilux ela em Hi é 1:1. Usando o conjunto todo original do samurai ele quase não vai sair do lugar.

As opções para este caso são, redução na T-CASE ou novos eixos com relação curta.

All,
Eu sempre tive uma dúvida..... Qual das opções causa menor desgaste no powertrain, redução no câmbio, t-case ou nos eixos???
:pensativo:

diogo ludovico
04/08/2009, 13:59
Pessoal, parece que a tabela foi corompida, então segue em anexo novamente.
É só alterar as configurações escolhendo a opção nas setas, e boa diversão!!

Alexandre X
04/08/2009, 14:02
Caca, fica tranquilo que a relacao curta no diferencial fara milagres com o motor 1.3.

A embreagem nao deve ser de ceramica nao, deixe a original em bom estado.

Usei mais o custom, então desconsiderem nomes das relações...
Fora a embreagem que pelo jeito, vai ter q ser uma de cerâmica.....

Alexandre X
04/08/2009, 14:35
Alvaro, mesmo sendo 1:1, a relacao do diferencial vai compensar. Vi agora que o 33" do caca, e um 35 disfarcado. Entao a 5.38 vai bem melhor.
Sobre a duvida, com pneus grandes opcao que causa menos desgaste e no diferencial, depois tcase depois cambio.

Caca eu nao preciso publicar a planilha :-O
Basta fornecer o link :mrgreen: http://suzukioffroad.com.br/tecnica/relacoes_samurai_caca.xls

Como vc já está com uma caixa de Hilux ela em Hi é 1:1. Usando o conjunto todo original do samurai ele quase não vai sair do lugar.

As opções para este caso são, redução na T-CASE ou novos eixos com relação curta.

All,
Eu sempre tive uma dúvida..... Qual das opções causa menor desgaste no powertrain, redução no câmbio, t-case ou nos eixos???

Fabil
04/08/2009, 14:40

All,

quanto mais reduzido sao os eixos, MENOR é o esforco na tcase... quanto mais reduzida é a tcase, menor é o esforco no cambio e vice-versa..

na tcase de samurai por exemplo... quando se coloca o Xcraw, o esforco sobre o eixo de saida/carda/diferencial/semi-eixos aumenta proporcionalmente ao ratio de reducao

por isso eu contumo sempre orientar aos "novatos" em Xcraw aqui p/ NUNCA rebocarem / dar tranco puxando outro jipe em 1,2 ou ré quando estiverem reduzidos...

T+

diogo ludovico
04/08/2009, 14:50
Caca, conselho de quem já fez:mrgreen:
Se for usar motor 1.3, cambio e caixa de tração original, coloca logo a redução 2.65 e a relação 5.38 ou mais proxima possivel.

Rodei quase 4 meses com esta configuração (menos o kit de redução) e o carro ficou fraco:parede: na cidade era uma beleza, mas o principal problema era que em uma ladeira forte, a 1° era forte o suficiente para empurrar o carro, mas logo pedia 2°, mas ao passar para 2°, o carro ficava fraco e logo pedia 1° novamente, como se o escalonamento das marchas estivesse com um "gap". O desempenho do carro era exatamente como a tabela que voce postou, mas certas horas parecia que o carro ficara pesado para subir.

Estudei o que poderia ser, e cheguei a conclusão que o peso maior dos pneus 33" e dos eixos, é o que causava esta falta de força em 4x2 e 4x4 H, mas nas trilhas com reduzida ia de boa.

Outro problema é que a embreagem passa a sofrer mais, pois fica sendo o fusivel, e é até melhor que fique assim pois é melhor arrumar uma embreagem que ferrar cambio ou CT.

Agora, se for trocar a CT, ai esquece de manter o 1.3, pois todas as outras CT são 1:1 em 4x2 e 4x4H, e só ai são 32% de alongamento....

Depois de testar o carro em todos os terrenos (viagens de 800km, trillhas com lama, erosão e expedições, alem de uso urbano), cheguei a conclusão que o motor 1.3 já tinha dado o que tinha que dar. Outra coisa, mesmo com a redução da relação para a 5.38, o consumo de gasosa pulou de 10km/l para 7,5km/l!!! medias tiradas no exel a cada abastecida (faço controle no palm), a melhor média ficou em 8,5 na viagem, pois peguei um bom trecho de pista dupla e reta.
A velocidade de cruseiro tambem não passa de 80km/h de média, pois na descida pega 140 tranquilo, mas é só ficar plano para cair a 100, e se começar a subir......ai é 80...60......:concordo:
Com esta configuração, meu crawl ratio ficou em 41,67, se tivesse colocado o kit 2.65 saltaria para 52,21:rolleyes:, mas preferi trocar todo o pawertrain, e o novo crawl ratio será de 59,49:dance:fora os 130 pangarés para tocar o conjunto.

Alexandre X
04/08/2009, 15:37
Minha relacao com o motor 1.3 era boa.
Tinha cambio original, tcase com X Crawler 4.16 e diferencial 5.29, com pneus 36". Rodava entre 100-110km/h na boa.

Dai tive a maldita ideia de colocar um cambio automatico e pneus 38. Cambios automaticos nao combinam com motor raquitico fui atras de um motor maior (GM 2.2 mpfi). Dai ate hoje o X Mobile nao respirou de novo...

Alias esse e um bom exemplo do ferro-velho e botique.

Por 8K podia pegar um motor Suzuki 2.0 com cambio automatico de 4 marchas, modulo, chicote, etc na botique Suzucar.

Como sou cabeca dura comprei um motor de S10 no ferro-velho por 1K, dai tive que ir atras de modulo, chicote (ja comprei 2 de cada) adaptacao do motor no cambio TH180 de 3 marchas, ou seja, o carro ta parado uma eternidade e ja gastei mais que os 8K da "botique"

MaGao
04/08/2009, 18:02
Ando com pneus 215/75/15 viajo 600km todo fim de semana.. xcraw 2.65 e foi a melhor que ja coloquei..o carro é outro na estrada.. 100km/h e não baixa em subida.. ponho 60km/h de 5. marcha aperto o pé ele sobre pra 100km/h.. a maxima ficou em 120km/h e descendo 130km/h.. mais como pensso.. se fosse pra correr.. comprava um carro normal e turbinava.. como é pra trilha.. 100km/h ta bom d+..
meu consumo ta em 12km/l na estrada.. 100km/h 4500rpm.. na cidade ta fazendo 9km/l.. quando ando esticando d+ as marchas.. fica em 7.5km/l
e detalhe na estrada celtazim 1.0 não pega ate os 120km/h nao.. eu literalmente empurro eles.. hhhee coisa que antes eu sofria pra acompanhar em reta.. ehhehe

Abraçs,

MaGao
04/08/2009, 18:04
Detalhe.. to doando uma tcase samurai 98 com x 2.65 .. em troca de uma a engrenagem boa.. hehehe depois que utilizei samurai com 31" + xcraw 4.16.. a 2.65 fico ruim hahaha.

=)

diogo ludovico
04/08/2009, 18:13
Pô X, hehehe essa é a diferença..... a 4.16 :twisted:.... ai sim anda de boa, o meu não tinha nada, éra cambio, motor e CT originalecos, só reduzi o diferencial, ai foi pouco...
2.2?? taca logo um V6 de blazer com cambio automatico :twisted::twisted::twisted::twisted:, ou como uns duendes me sugeriram (sem noção de passagem), põe um conjunto da hilux 3.0, aqui em Goiânia uma PT ano 2007 sai por R$ 10k (motor completo, modulos, cambio AT e Caixa de tração)...hehehehe os gnomos só esqueceram de me dizer como fazer para colocar um elefante dentro de um fusca hehehehe

Alexandre X
04/08/2009, 18:28
Cara, com o que eu ja gastei nao tem mais volta. No maximo agora um supercharger da Eaton.

Fabil
04/08/2009, 18:59
Cara, com o que eu ja gastei nao tem mais volta. No maximo agora um supercharger da Eaton.

tem volta sim... pago 3mil no seu par de eixos...:mrgreen:

T+

Alexandre X
04/08/2009, 19:09
Ai em MJ motor e eixo sao a mesma coisa?
Pq venderia por 3K um eixo que suporta um pneu 39?

fabiano caxias
04/08/2009, 21:48
Minha relacao com o motor 1.3 era boa.
Tinha cambio original, tcase com X Crawler 4.16 e diferencial 5.29, com pneus 36". Rodava entre 100-110km/h na boa.

Dai tive a maldita ideia de colocar um cambio automatico e pneus 38. Cambios automaticos nao combinam com motor raquitico fui atras de um motor maior (GM 2.2 mpfi). Dai ate hoje o X Mobile nao respirou de novo...

Alias esse e um bom exemplo do ferro-velho e botique.

Por 8K podia pegar um motor Suzuki 2.0 com cambio automatico de 4 marchas, modulo, chicote, etc na botique Suzucar.

Como sou cabeca dura comprei um motor de S10 no ferro-velho por 1K, dai tive que ir atras de modulo, chicote (ja comprei 2 de cada) adaptacao do motor no cambio TH180 de 3 marchas, ou seja, o carro ta parado uma eternidade e ja gastei mais que os 8K da "botique"

ai é a mesma coisa q comprar eixos de hilux ou troller sem nada dentro
se tu compro teu motor mpfi e nao vaio o chicote completo a culpa é tua e nao do buteco q te vendeu,ou vai dize q os cara diseram q o mpfi vinha completo?

ai nao é questao de buteco ou butique
comprar as coisas pela metade um v6 ou 4cc em um ferro velho ou na suzucar de um jeito ou de outro ta fazendo errado

100% nos dois eixos
ap 2.0

Alexandre X
04/08/2009, 22:38
Ah mas para caras burros como eu que nao compram um motor completo tem uma botique BARBARA ai no sul que fabrica a injecao programavel Fuel Tech.

fabiano caxias
04/08/2009, 22:49
ta bem atrazadinho,fuel tech tem a metade de recursos q a da HARDWARE alem de ser mais cara,
aqui no sul os espertos tao indo com HARDWARE
http://www.hardwarecar.com.br/produtos_aspro.asp
http://www.hardwarecar.com.br/produtos_profissional.asp

cacanakagi
04/08/2009, 23:04
Ah mas para caras burros como eu que nao compram um motor completo tem uma botique BARBARA ai no sul que fabrica a injecao programavel Fuel Tech.
Opa opa opa............. vamos reestudar a parada... To com motor, câmbio, tcase e eixos muito novos, meu Samurai tá perfeito pra Trilhas médias e algumas um pouco mais pesadas(Sendo modesto pois o pessoal daqui fica de cara com ele).... to quase desencanando e montando um novo... Caso contrário, pego uma Samuka detonado e vendo o meu....
Acabou de me aparecer um V6 malígno de ranger aqui... To aguado nele...

diogo ludovico
04/08/2009, 23:10
Caca, sem querer dar uma de duende....mas este motor V6 fica o bixo! 215Cv se não me engano...

Alexandre X
04/08/2009, 23:19
Tu e sensacional, um jipeiro a frente do seu tempo. Parabens! :concordo:
Aproveite essa sabedoria toda e contribua com o topico.

ta bem atrazadinho,fuel tech tem a metade de recursos q a da HARDWARE alem de ser mais cara,
aqui no sul os espertos tao indo com HARDWARE
http://www.hardwarecar.com.br/produtos_aspro.asp
http://www.hardwarecar.com.br/produtos_profissional.asp

Alexandre X
04/08/2009, 23:23
Caca, nao querendo dar uma de irmao mais velho, mas esse Ford V6 nao tem bloco de ferro que pesa bagaraio?
Pessoalmente e manteria o Samurai leve. E isso que diferencia ele de um Wilys.

fabiano caxias
04/08/2009, 23:24
Caca, sem querer dar uma de duende....mas este motor V6 fica o bixo! 215Cv se não me engano...

acho q o da ranger é 162cv até ano1997 mas tem umas com 210cv no v6 acho q apartir do modelo 98
215cv seria o da f250 gasolina

alvaro.jrc
05/08/2009, 05:05
Opa opa opa............. vamos reestudar a parada... To com motor, câmbio, tcase e eixos muito novos, meu Samurai tá perfeito pra Trilhas médias e algumas um pouco mais pesadas(Sendo modesto pois o pessoal daqui fica de cara com ele).... to quase desencanando e montando um novo... Caso contrário, pego uma Samuka detonado e vendo o meu....
Acabou de me aparecer um V6 malígno de ranger aqui... To aguado nele...

Cacá, se esse V6 for da Ranger 98 em diante agarre que é um motor simplesmente do bagaralho!!!! Eu tive uma ranger desse ano 4x4 e naquele monte de ferro queimava de 3a sem o menor esforço.

Até hoje não sei pq a ranger passou a vender esse 2.4 que bebe o mesmo que o V6 com a metade da potência.

cacanakagi
05/08/2009, 11:01
Caca, fica tranquilo que a relacao curta no diferencial fara milagres com o motor 1.3.

A embreagem nao deve ser de ceramica nao, deixe a original em bom estado.
Pela foto da tabela q coloquei, ele vai ficar com a 1ªHi equivalente a minha 2ªHi original com Xcrawler 2.65....

cacanakagi
05/08/2009, 11:35
Caca, nao querendo dar uma de irmao mais velho, mas esse Ford V6 nao tem bloco de ferro que pesa bagaraio?
Pessoalmente e manteria o Samurai leve. E isso que diferencia ele de um Wilys.
É verdade X... tem q ver esses detalhes tb... Mas só coloco se for bloco leve...

lg_gustavo
05/08/2009, 12:03
... Todos já devem ter visto Bands pulando batendo pneu no chão com alta rotação e tudo normal... É muito difícil de quebrar... E olha que existe Band de 2000kg a 3000kg, elas são bem pesadas.....

Caca,

Você descrevendo a cena até parece que estava comigo na ocasião em que vi um diferencial de Band indo para o espaço. :concordo:

Fabil,

Apesar de ter um belo jogo de bead-lock instalado na minha viatura, concordo 100% com você.

All,

Antes de mais nada, acho que a gente têm é que convencer o Alvaro a fugir dos 31". Pra usar 31", na minha humilde opinião, fique com os eixos Suzuki + 4.16 + Lockright e pronto.

alvaro.jrc
05/08/2009, 12:05
É verdade X... tem q ver esses detalhes tb... Mas só coloco se for bloco de aluminio...

cacá, algumas informações sobre o V6, só não descobri se o bloco é ferro ou alumínio.... :pensativo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1890 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1890)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35813 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35813)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25856 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25856)

http://www2.uol.com.br/bestcars/rangercd.htm (http://www2.uol.com.br/bestcars/rangercd.htm)

http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Manutencao_Conteudo.vxlpub?hnid=42400 (http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Manutencao_Conteudo.vxlpub?hnid=42400)

alvaro.jrc
05/08/2009, 12:37
Antes de mais nada, acho que a gente têm é que convencer o Alvaro a fugir dos 31". Pra usar 31", na minha humilde opinião, fique com os eixos Suzuki + 4.16 + Lockright e pronto.

O problema é $$$$$$$$$$$$$$$$$$$!! :mrgreen:

fabiano caxias
05/08/2009, 12:59
cacá, algumas informações sobre o V6, só não descobri se o bloco é ferro ou alumínio.... :pensativo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1890 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1890)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35813 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35813)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25856 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25856)

http://www2.uol.com.br/bestcars/rangercd.htm (http://www2.uol.com.br/bestcars/rangercd.htm)

http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Manutencao_Conteudo.vxlpub?hnid=42400 (http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Manutencao_Conteudo.vxlpub?hnid=42400)

motor 4.0 L , seis cilindros em V, bloco de ferro fundido, com potência de 210 cv

o 2.3 sim é carter ,bloco e cabeçote de aluminio
100%
33''

Alexandre X
05/08/2009, 13:43
Uma ideia de mostrificacao que ficou na gaveta depois que optei por usar o Samurai:
Uma SS10 americana usada. Tem um vortec 4.3 mais apimentado que os da Blazer, tem cambio automatico com bom overdrive, tem flange pronta para tcase de Hilux. Adicione bons eixos e nova suspensao (se tiver duro pode ser feixe) e ta feito o brinquedo.

alvaro.jrc
05/08/2009, 15:54
Fabil,

Vc comentou sobre o fato desse samurai usar eixos de CJ:
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=rknDA0boiXA]YouTube - MVI 0608[/URL]

Teria como detalhar o que ele pegou? Tipo munhão, semi-eixo de Cr Mo... etc, etc...

Achei o resultado fantástico. :palmas:

cacanakagi
05/08/2009, 16:28
Fabil,

Vc comentou sobre o fato desse samurai usar eixos de CJ:
YouTube - MVI 0608 (http://www.youtube.com/watch?v=rknDA0boiXA)

Teria como detalhar o que ele pegou? Tipo munhão, semi-eixo de Cr Mo... etc, etc...

Achei o resultado fantástico. :palmas:
Só sei q ele usou alargadores nos eixos pra ficar pouca coisa mais largo q eixo de Samurai e lógico, bloqueio...
Mas com certeza deve ter rolado um semi eixo mais reforçado com esses pneus

Fabil
05/08/2009, 17:04
configuracao do samurai verde:
motor origineba
cambio idem
tcase 4.16
eixos de CJ 5.38
kit flutuante ensimec atras + bloqueio full lock ensimec
kit ensimec na frente com homo de band + bloqueio a cabo macrotorque
freio a disco duplo e pinca de S10 na frete
freio a disco simples atras com pinca de golf ( freio de mao)
cilindro mestre de S10
espacadores de roda de 50mm ( caso contraio nao caberiam as pincas de S10 que sao gigantes)
rodas 15x8 com offset -45 e beadlock

o carro é TOTALMENTE street legal, inclusive com todas as alteracoes com laudo se seguranca veicular e constando na documentacao.. portanto os zomi da lei nao pode reclamar de nada...

o dono já fez viajens rodando na media de 100km/h sem problemas

T+

Alfredo Stavale
05/08/2009, 18:04
o eixo de cj é menor que do samurai? e a "bola" do diferencial? é menor também?

fabiano caxias
05/08/2009, 18:06
dai fabil beleza/

achei q fosse o monstrinho daqui de caxias mas nao é
esse tem eichos rural
2.2 mpfi
cx de chevette automatica

alvaro.jrc
05/08/2009, 18:36

Alfredão, é coisa de 10cm mais estreito e a bola do diferencial é um pouco maior. :concordo:

alvaro.jrc
05/08/2009, 18:43
motor origineba
cambio idem
tcase 4.16
eixos de CJ 5.38
cilindro mestre de S10
espacadores de roda de 50mm ( caso contraio nao caberiam as pincas de S10 que sao gigantes)

o carro é TOTALMENTE street legal, inclusive com todas as alteracoes com laudo se seguranca veicular e constando na documentacao.. portanto os zomi da lei nao pode reclamar de nada...

T+

Show de bola! :palmas:
Brigadão viu Fabil !! :concordo:

Alfredo Stavale
05/08/2009, 18:43
Alfredão, é coisa de 10cm mais estreito e a bola do diferencial é um pouco maior. :concordo:

cara, não sabia que existia menor que do samurai. heheh vivendo e aprendendo.

valeu pela informação, Alvaro!:concordo:

lg_gustavo
05/08/2009, 22:25
motor origineba
cambio idem
tcase 4.16
eixos de CJ 5.38
cilindro mestre de S10

T+

Que pneu tá usando? (medida) 35"?

A relação final está idêntica a minha, mas pra rodar a 100 km/h o motor berra...está muito reduzido! Bom mesmo, só na trilha...

[ ]s

alvaro.jrc
05/08/2009, 23:06
Que pneu tá usando? (medida) 35"?

A relação final está idêntica a minha, mas pra rodar a 100 km/h o motor berra...está muito reduzido! Bom mesmo, só na trilha...

[ ]s

Não sei se interfere mas o motor mais recente tem mais uns 4 centavos de HPs. Pode mudar alguma coisa na velocidade final.

Fabil
06/08/2009, 08:33

sim.. a bitola do CJ é quase 8cm menor que do samurai...

a bola é maior

Bruno Maia
06/08/2009, 10:38
Pô X, hehehe essa é a diferença..... a 4.16 :twisted:.... ai sim anda de boa, o meu não tinha nada, éra cambio, motor e CT originalecos, só reduzi o diferencial, ai foi pouco...
2.2?? taca logo um V6 de blazer com cambio automatico :twisted::twisted::twisted::twisted:, ou como uns duendes me sugeriram (sem noção de passagem), põe um conjunto da hilux 3.0, aqui em Goiânia uma PT ano 2007 sai por R$ 10k (motor completo, modulos, cambio AT e Caixa de tração)...hehehehe os gnomos só esqueceram de me dizer como fazer para colocar um elefante dentro de um fusca hehehehe

Fala Diogo,

Seus Duendes devem tomar uns cervas no mesmo lugar que os meus :mrgreen:. Até em sonhos os meus já apareceram com essa configuração de Hilux pra mim, com o kit de redução, eixos de rural reforçados pelos kits ensimec, e pneus 35. Quem sabe um dia, já que sonhos as vezes se tornam realidade. Abraços,

diogo ludovico
06/08/2009, 11:58
Pois eh Bruno.....pelomenos os 35" estão um pouco mais perto....mas dá dó, os 33" estão novinhos, não rodaram nem 5 meses (+- 3000km).... mas as caixas de roda já estão sendo preparadas para os 35", vai ficar meio feio com os 33" por enquanto, mas é só até me recuperar da $$$ gasta na monstrificação...

cacanakagi
06/08/2009, 16:15
Bom pessoal... Vamos lá.... Vamos novamente colocar os neurônios pra fritar... Coloquei 2 tabelas:
Uma usando conjunto original do Samurai com Xcrawler 2.65 e eixo band C&P 5,29 - Porém entra a dúvida, a tcase dá conta de tocar 33 ou 35? porém a força maior estará nos eixos q suportam bem esses pneus...:pensativo:
E outro usando Motor e cambio originais, Tcase Hilux 4,7 e eixos band C&P 5,29
A dúvida fica a seguinte é possível tocar essa Samurai na estrada para trilhas próximas até 100 ou 200km??? :pensativo::pensativo::pensativo:

Obs. só uso pra trilhas, não uso no dia a dia...
Fora um casal de bloqueios né... Não dá pra fazer isso sem colocar um casal deles....... Dianteiro selecionável........ Traseiro automático............

Alfredo Stavale
06/08/2009, 18:40
Bom pessoal... Vamos lá.... Vamos novamente colocar os neurônios pra fritar... Coloquei 2 tabelas:
Uma usando conjunto original do Samurai com Xcrawler 2.65 e eixo band C&P 5,29 - Porém entra a dúvida, a tcase dá conta de tocar 33 ou 35? porém a força maior estará nos eixos q suportam bem esses pneus...:pensativo:
E outro usando Motor e cambio originais, Tcase Hilux 4,7 e eixos band C&P 5,29
A dúvida fica a seguinte é possível tocar essa Samurai na estrada para trilhas próximas até 100 ou 200km??? :pensativo::pensativo::pensativo:

Obs. só uso pra trilhas, não uso no dia a dia...
Fora um casal de bloqueios né... Não dá pra fazer isso sem colocar um casal deles....... Dianteiro selecionável........ Traseiro automático............

porque não você cria seu proprio topico, pra discutir isso?

diogo ludovico
06/08/2009, 19:03
CT de hilux em motor original não vai funcionar. A CT original é reduzida mesmo em 4x2, se colocar qualquer CT com relação 1: em 4x2 voce alongará em 32% o conjunto, somado aos pneus maiores.......seu carro não vai sai do lugar e em qualquer morrote terá que usar a reduzida.
Agora, com um motor 1.8 pra cima ai sim pode colocar a CT de hilux ou qualquer outra que vai de boa.

cacanakagi
06/08/2009, 20:15
porque não você cria seu proprio topico, pra discutir isso?
Posso abrir mas como eu e o Alvaro ja trocamos algumas idéias e ele abriu esse... resolvi ficar por aqui mesmo... Tá incomodando?:?

cacanakagi
06/08/2009, 20:16
CT de hilux em motor original não vai funcionar. A CT original é reduzida mesmo em 4x2, se colocar qualquer CT com relação 1: em 4x2 voce alongará em 32% o conjunto, somado aos pneus maiores.......seu carro não vai sai do lugar e em qualquer morrote terá que usar a reduzida.
Agora, com um motor 1.8 pra cima ai sim pode colocar a CT de hilux ou qualquer outra que vai de boa.
é Diogão... vc já tinha citado isso... E mesmo com o cambio de Chevete 1.0 não resolve a parada..........

lg_gustavo
06/08/2009, 20:42
Não sei se interfere mas o motor mais recente tem mais uns 4 centavos de HPs. Pode mudar alguma coisa na velocidade final.

não...tô falando da rotação do motor. Vou achar minha planilha e posto aqui. Sabendo as engrenagens e o diâmetro real dos pneus há como calcular a velocidade de acordo com a relação. Se eu achar uma planilha que fiz pro meu jipe posto aqui. :concordo:

[ ]s

alvaro.jrc
07/08/2009, 00:04
Posso abrir mas como eu e o Alvaro ja trocamos algumas idéias e ele abriu esse... resolvi ficar por aqui mesmo... Tá incomodando?:?

O tópico não é meu não, é da seção Suzuki em especial do Samurai, a ideia é justamente essa, trocar experiências de quem já fez esse tipo de adaptação e de quem pretende fazer. Se fosse só pra dizer o que eu pretendo morreria no primeiro post. :mrgreen:

Alfredo, relaxa aí que nesse bate-bola pode ser que alguns duendes pulem aí pro teu lado e o teu Jimny seja o pioneiro nesse tipo de gamb... adaptação do Brasil. Já pensou teu Jimny com eixos de Troller??? :dance:

[ ]s!!!! Semeando a concórdia....

Alfredo Stavale
07/08/2009, 09:56

jamais me incomodaria. é porque tua modificação é bem diferente, com eixos de band e tal. acredito que pessoal leia a descrição do topico falando de eixos de cj e cambio chevette e nem saibam que estão falando de eixo de band, tcase da hiluz e etc. minha sugestão de abrir um novo topico é só pra ajudar a organizar, daqui ha um tempo quando teu carro ficar pronto, já teria um topico falando da sua modificação e como ficou.

to apredendo com vocês todos por aqui que colocam cada vez mais informações, e minha preocupação e só dessas modicações não serem devidamente documentadas.

hehehe foi mal ai qualquer coisa.

diogo ludovico
07/08/2009, 11:57
Gente a planilha que postei lá tras :shock: fornece tudo, velocidade a cada faixa de RPM, e redução maxima, é só ir escolhendo as opçoes nos campo onde tem seta, voce quer saber como fica com cambio de ranger, é só clicar na seta em "cambio e escolher a opção ranger, o mesmo para a caixa de tração e pneus.
Só a relação que voce precisa digitar os numeros, os calculos são aoutomaticos:concordo:
Dá para dar uma boa "estudada" nas possibilidades.....

cacanakagi
07/08/2009, 16:14
Gente a planilha que postei lá tras :shock: fornece tudo, velocidade a cada faixa de RPM, e redução maxima, é só ir escolhendo as opçoes nos campo onde tem seta, voce quer saber como fica com cambio de ranger, é só clicar na seta em "cambio e escolher a opção ranger, o mesmo para a caixa de tração e pneus.
Só a relação que voce precisa digitar os numeros, os calculos são aoutomaticos:concordo:
Nossa e como... Achei um Cambio ideal pra tcase de Hilux, pena q seja um cambio caro e grande... Mas pelo jeito, nao tem cambio mais adequado à relaçao, e não necessariamente ao Jipe.......... Ops o cambio é o do Engesa.....

alvaro.jrc
07/08/2009, 16:22
Nossa e como... Achei um Cambio ideal pra tcase de Hilux, pena q seja um cambio caro e grande... Mas pelo jeito, nao tem cambio mais adequado à relaçao, e não necessariamente ao Jipe.......... Ops o cambio é o do Engesa.....

O cambio do engesa deve pesar o mesmo que um motor AP.... Fora que é péssimo para passar marcha, é muito, muito resistente mas nada prático.

diogo ludovico
07/08/2009, 20:10
Não sei se é viavel, mas a CT da land rover (LT 230) possui a relação 1,4110:1 para 4x4H e 3,3200:1 para reduzida, não sei se dá para adaptar, principalmente por ser 4x4 full time, mass..... com ela o crael ratio fica em 64,14, isso usando o cambio original do samuka 98.... se usar o do chevette 1.0 vai para 75,22:twisted:

Agora, cambio e CT de land, ai daria 64,84, a relação da 1° é bem parecida, mas a land tem um cambio mais reduzido, então se coubesse o conjunto inteiro..... seria 110km/h a 4000RPM!!! iso suando pneus 33" e a relação de diferencial 5,29 de band.

Nunca vi um conjunto de land desmontado, então não tenho a menor ideia do peso e do tamanho....:roll::rolleyes::rolleyes:

cacanakagi
08/08/2009, 09:20
O cambio do engesa deve pesar o mesmo que um motor AP.... Fora que é péssimo para passar marcha, é muito, muito resistente mas nada prático.
É Alvaro... cada dia estou mais certo de vender o meu do Jeito q está.... Pego um detonadão só com lata e documento e faço tudo isso (eixo, motor, tcase, cambio) só coisa "INNNNNGNORANTE"...

fabiano caxias
08/08/2009, 09:34
É Alvaro... cada dia estou mais certo de vender o meu do Jeito q está.... Pego um detonadão só com lata e documento e faço tudo isso (eixo, motor, tcase, cambio) só coisa "INNNNNGNORANTE"...

foi oq fiz com o meu
paguei 9000,00 andando ainda fiz trilha um ano +- e na primeira quebra de eixo dianteiro ja joguei os rigidos em cima
o motor quando nao ia mais ja botei um santanao em cima

depois os cara falam q da p fazer bunitinho e nao um monstrinho,vai de cada um ,eu nao quero e nem pretendo q meu jipe seja de professora hehe

______________________-
vitara 95
eixos rural
33'' recapados
ap 2.0

cacanakagi
08/08/2009, 09:49
Não sei se é viavel, mas a CT da land rover (LT 230) possui a relação 1,4110:1 para 4x4H e 3,3200:1 para reduzida, não sei se dá para adaptar, principalmente por ser 4x4 full time, mass..... com ela o crael ratio fica em 64,14, isso usando o cambio original do samuka 98.... se usar o do chevette 1.0 vai para 75,22:twisted:

Agora, cambio e CT de land, ai daria 64,84, a relação da 1° é bem parecida, mas a land tem um cambio mais reduzido, então se coubesse o conjunto inteiro..... seria 110km/h a 4000RPM!!! iso suando pneus 33" e a relação de diferencial 5,29 de band.

Nunca vi um conjunto de land desmontado, então não tenho a menor ideia do peso e do tamanho....:roll::rolleyes::rolleyes:
Fala Diogão... O Japones mecanico de Ribeirão tava refazendo um câmbio de Land e vi a caixa desmontada lá... Cara, é monstro aquilo... Tudo grande... Em relação a ser 4x4 full, pra mim tanto faz pois não tô nem aí pro consumo... Uma vantagem dela é o bloqueio na tcase né... Fazer uma flange e adaptar dual tcase de Hilux deve ficar bem ignorante tb... É a solução de 87% dos problemas, ainda mais pela relação Hi dela q vai ficar ótima com a do Samurai... Pena q ela é imensa...

alvaro.jrc
08/08/2009, 11:03
Cacá, acho que a solução para vc está mais simples do que parece.

Motor AP 1.8 ou 2.0.
Câmbio de Chevette Júnior, pois é mais reduzido
Tcase Hilux com kit de redução (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=34608 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=34608))
Eixos de CJ5 ou se quiser aloprar eixos de Pkp Band
Pneus 33

Nada muito caro nem muito mirabolante. A relação final vai ficar adequada para o motor, tendo velocidade final suficiente para deslocamentos em estrada e uma bela redução para trilhas.

Obs: Já encomendei meus BF MUD 31.... :dance:

diogo ludovico
08/08/2009, 12:27
Pessoal, estudei a ideia de colocar só a Caixa de tração da hilux, usando outro cambio, mas acabei desistindo e optando por um cambio tambem de hilux. O conjunto da hilux é diferente do samurai, onde cambio e Ct são separados por um cardã, ai para pegar só a CT de hilux, seriam uns R$ 2.500,00 só a caixa + uns R$ 1500,00 da flange de ligação com o novo cambio (o Marcel pode passar o preço certinho de acordo com o cambio escolhido), mas só ai já foram R$ 4.000,00!! Fora o cambio de chevette...flange para ligar no motor....etc....
Eu paguei no cambio + CT de hilux 3.0 turbo, ano 2004 exatos R$4.000,00, e a vantagem é que a capa seca dela é destacavel, facilitando o serviço de torno para adaptação ao motor. No meu caso nem usei flange, já torneei a capa seca que é de aluminio e ficou show. A embreagem que estou usando é a do proprio astra, mas acionada hidraulicamente pelo sistema que vem no cambio da hilux.
Eu iria de motor GM 2.4 flex (+-R$ 5.000,00 completo) + cambio e Ct de hilux (R$4.000,00), voce teria 150cv e um motor moderno (ano 2008 pra frente), alem de facilitar bastante a adaptação e manutenção.
Foto 1 cambio e Ct de hilux (1,20m de comprimento)
Foto 2 Capa seca já torneada e adequada ao novo motor
Foto 3 Capa seca cortada em 10cm, pois no motor toyota este entra exatos 10cm, desnecessários no motor do astra

lg_gustavo
08/08/2009, 20:29

Ih, Diogo...nem vi :mrgreen:

Mas confere lá então: 100 km/h em 5ªH @ 4340 RPM, considerando pneus 33" novos, sem recape, medida real 825 mm.

Relação final mais reduzida 1ªL 1/81,74.

[ ]s

Fabil
10/08/2009, 15:47
hhummmmm legal saber que a tcase da defender é 1,4:1 em high....

T+

cacanakagi
10/08/2009, 16:30
hhummmmm legal saber que a tcase da defender é 1,4:1 em high....

T+
Pois é Fabil... Também achei legal... o Problema é colocar o tal do elefante dentro do fusca.... Mas td bem né... Nada é impossível............
E outra vantagem a caixa é bloqueada.............

Alexandre X
10/08/2009, 16:52
Qual e a vantagem de bloqueio na caixa de transferencia?

lg_gustavo
10/08/2009, 23:10
Xis,

Perguntar não ofende....:mrgreen:

Já que temos 4.16................ quando teremos 5.14 ou 6.50? Já pensou nisso?

[ ]s

Alexandre X
10/08/2009, 23:59
Mercado.
Tinha o projeto de uma redução 5:1 para Samurai, preferi investir meus recursos na X Crawler 3.2 para Vitara, que por enquanto se mostrou a decisão mais acertada, pois os relatos são empolgantes.

Não estou convencido que uma redução 5:1 tenha mercado o suficiente por aqui para pagar o investimento em ferramental.

Para vender menos de 30 unidades, prefiro importar.

cacanakagi
11/08/2009, 09:18
Qual e a vantagem de bloqueio na caixa de transferencia?
Pra mim até onde eu sei nossos veículos não dividem a força exata entre eixo dianteiro e traseiro... Que eu saiba, isso gira em torno de 60% traseiro e 40% dianteiro (ou 55 e 45)... O bloqueio divide 50% e 50%...

Alexandre X
11/08/2009, 10:06
Caca, de onde ce tirou isso?

Alfredo Stavale
11/08/2009, 11:21
eu achava que era 50-50 quando eu ligava o 4x4 do meu suzuki e quando eu desligava a tração é o normal... 100% no eixo traseiro e 0% no eixo dianteiro...

acho que é ecosport e outros suv que usam essas variações doidas ai.. jipe acho que 50-50

Alexandre X
11/08/2009, 12:10
Bom eu conheco um pouquinho internamente das tcase do Samurai, Jimny e Vitara. Ate onde eu sei quando em 4x4 o torque na saida dos cardans e o mesmo, nao ha nenhum mecanismo compensatorio tipo 60/40.
O chamado bloqueio na tcase existente na caixa do niva e do defender e um recurso para permitir rodar em 4x4 integral.

Entao Land com bloqueio desligado da para rodar no asfalto. Bloqueio ligado = tcase part-time como a do Samurai.

E nao confundir isso com bloqueio de diferencial.

lg_gustavo
11/08/2009, 17:05
Mercado.
Tinha o projeto de uma redução 5:1 para Samurai, preferi investir meus recursos na X Crawler 3.2 para Vitara, que por enquanto se mostrou a decisão mais acertada, pois os relatos são empolgantes.

Não estou convencido que uma redução 5:1 tenha mercado o suficiente por aqui para pagar o investimento em ferramental.

Para vender menos de 30 unidades, prefiro importar.

Têm razão...:pensativo:

São poucos os que usam 33" em Samurais, usando eixos stock. A maioria arrisca até 31".

Você importa a Calmini 5.14?

[ ]s

Alexandre X
11/08/2009, 23:15
Sim sem problemas, apesar de pessoalmente preferir a Trail Tough

cacanakagi
12/08/2009, 11:05
Fala Alvaro... Tem jeito de me enviar as fotos da sua capota que tá fazendo... Tb to fazendo uma mas o cara tá só me enrolando...
vlw...
cacanakagi@hotmail.com

alvaro.jrc
12/08/2009, 13:41
Fala Alvaro... Tem jeito de me enviar as fotos da sua capota que tá fazendo... Tb to fazendo uma mas o cara tá só me enrolando...
vlw...
cacanakagi@hotmail.com

Cacá, não to fazendo capota nenhuma não. Onde tu leu isso??? :mrgreen:

Eu tava procurando uma de lona pra comprar, aí consegui na suzuki-net, já estou com ela aqui no meio das tralhas. :concordo:

alvaro.jrc
13/08/2009, 15:56
Já que o gustavo falou em T-case, vou postar um vídeo que achei na net e mandei pro youtube, ensinando a montar uma t-case de engrenagem, não sei se o X já tem esse vídeo.

YouTube - Montando uma t-case Samurai

cacanakagi
13/08/2009, 18:00
Já que o gustavo falou em T-case, vou postar um vídeo que achei na net e mandei pro youtube, ensinando a montar uma t-case de engrenagem, não sei se o X já tem esse vídeo.

Será que tem algum explicando a tcase de hilux e como usar só a redução pra dual?

cacanakagi
13/08/2009, 18:02
Tenho Bactérias em minha cabeça que estão me induzindo a idéias meio absurdas........

lg_gustavo
14/08/2009, 15:05
Tenho Bactérias em minha cabeça que estão me induzindo a idéias meio absurdas........

São os duendes, Cacá...não bactérias!

[ ]s em clima de sexta-feira

cacanakagi
14/08/2009, 17:01
São os duendes, Cacá...não bactérias!

[ ]s em clima de sexta-feira
Cara... é foda encontrar algo equilibrado com preço equilibrado... hehehehehe... Não é um gráfico contínuo que vc coloca mais 2 ou 3 mil latas e resolve... é sempre 5 ou 6 pra resolver ou mais.... tá doido... q coisa viciante...

diogo ludovico
14/08/2009, 17:17
Pois é Caca, quando comprei meu primeiro jipe me avisaram......"lembre bem deste dia, pois jipe só se sabe quando começa.....quando termina nem Deus sabe!!!"......isso faz 2 anos.......até hoje não terminei o jipe.... hehhehehee
Agora, é caro, leva tempo.....mas na trilha paga cada centavo:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

cacanakagi
21/08/2009, 08:43

Diogo... to com meu duendes aqui pensando numa possibilidade de dual tcase de lando com hilux.... Se pegar a parte da transmissão apenas da Land e tcase completa de hilux com 4,7..... Ficaria legalzinho hein... e já dá pra por no samurai.... O Duro é o custo das flanges....

diogo ludovico
21/08/2009, 09:41
Jisuis!!:shock: ai são 2 elefantes dentro de um fusca!!!
O cambio + CT da hilux já é enorme, mas parece que o da land é igual ou maior. fazer uma dual então aumentaria mais ainda o conjunto, voce ficaria praticamente sem cardã traseiro!! A não ser que aumente o entreeixos do samurai....
No meu caso o cardã já vai ficar com quase 45cm, e olha que tirei 10 cm da capa seca para melhorar o equilibrio.....
Pessoalmente, eu não mecheria com dual, voce já pensou no kit calmini 6.15 para a caixa do samurai???? ai sim........fica bruto bagarai:twisted:

cacanakagi
21/08/2009, 21:56
Jisuis!!:shock: ai são 2 elefantes dentro de um fusca!!!
O cambio + CT da hilux já é enorme, mas parece que o da land é igual ou maior. fazer uma dual então aumentaria mais ainda o conjunto, voce ficaria praticamente sem cardã traseiro!! A não ser que aumente o entreeixos do samurai....
No meu caso o cardã já vai ficar com quase 45cm, e olha que tirei 10 cm da capa seca para melhorar o equilibrio.....
Pessoalmente, eu não mecheria com dual, voce já pensou no kit calmini 6.15 para a caixa do samurai???? ai sim........fica bruto bagarai:twisted:
Não Diogão... o cambio não... tcase apenas....

alvaro.jrc
22/08/2009, 01:04
Sei que os apaixonados pelos Suzuki vão querer dar porrada em mim pessoalmente, mas acabei de trocar o motor do samurai numa Honda Pop 100.... :mrgreen:

Já entreguei ela ao mecanico como pagamento pelo meu AP 1.8 :dance:

Falando em peste de doende... Apareceu mais um aqui no meu pé do ouvido dizendo caixa de direção hidráulica do opala.... Filho de uma mãe.... :mrgreen:

Ronaldo B.
22/08/2009, 01:26
Falando em peste de doende... Apareceu mais um aqui no meu pé do ouvido dizendo caixa de direção hidráulica do opala.... Filho de uma mãe.... :mrgreen:

Alvaro,

Vc não é obrigado a usar a cx do Opala.... pode usar a da Blazer/S10 também :mrgreen:

Dá uma olhada no tópico do samurai do Sushi que ele usa DH de Opala, tem umas dicas e fotos bem legais.

[]´s

cacanakagi
22/08/2009, 10:02
Sei que os apaixonados pelos Suzuki vão querer dar porrada em mim pessoalmente, mas acabei de trocar o motor do samurai numa Honda Pop 100.... :mrgreen:

Já entreguei ela ao mecanico como pagamento pelo meu AP 1.8 :dance:

Alvaro... eu não sei se é boa, mas já viu a da Ranger??? Preciso confirmar o ano... Um amigo meu tinha uma assim na Band q ele capotou (meus futuros eixos)... Vou ver se a direção tb entra no negócio... Praticamente o mesmo esquema do Full Hydro....

alvaro.jrc
22/08/2009, 15:18
Alvaro... eu não sei se é boa, mas já viu a da Ranger??? Preciso confirmar o ano... Um amigo meu tinha uma assim na Band q ele capotou (meus futuros eixos)... Vou ver se a direção tb entra no negócio... Praticamente o mesmo esquema do Full Hydro....

Cacá e Ronaldo, valeu pelas dicas. Depois que lí aqui o tópico dei um pulo na oficina e fui conferir o lance da caixa. A de opala realmente é grande pra kcte, aí o mecanico lá tem uma zeradinha de L200 e me passa pelo mesmo preço da de opala?? Sei que muita coisa da L200 não vale mer.... nenhuma, mas será que a caixa de direção presta??? O tamanho é um pouco maior que a do samurai. :pensativo:

Falando nisso... Olha quem chegou aqui em casa hoje de manhã. :dance:

Alexandre X
22/08/2009, 15:49
Duas sugestoes:

Caixa do vitara - ate eu mostrificar era a que eu usava.

Se for partir para as cabeca caixa da hilux com pistao auxiliar (hydro assist).

alvaro.jrc
22/08/2009, 15:53
Duas sugestoes:

Caixa do vitara - ate eu mostrificar era a que eu usava.

Se for partir para as cabeca caixa da hilux com pistao auxiliar (hydro assist).

Grande X, valeu a dica, mas a de L200 é ruim??? Pergunto isso pq ele já tem 1 lá dando sopa.

Alexandre X
22/08/2009, 16:02
No campo das "adapitacao" nada e certo ou errado, so tem que funcionar e trazer satisfacao.

alvaro.jrc
22/08/2009, 21:53
No campo das "adapitacao" nada e certo ou errado, so tem que funcionar e trazer satisfacao.

Como não brinco em serviço já mandei arrancar a caixa e lavei com desengraxante pra ficar lustrosa. :mrgreen:

lg_gustavo
25/08/2009, 21:07
Salve Alvaro!

Parece que já andou tomando algumas decisões em relação ao seu projeto.

Conta pra gente! :concordo:

Abre um tópico da viatura!

[ ]s

alvaro.jrc
25/08/2009, 22:26
Salve Alvaro!

Parece que já andou tomando algumas decisões em relação ao seu projeto.

Conta pra gente! :concordo:

Abre um tópico da viatura!

[ ]s

Grande gustavo, blz??

Já algumas coisas definidas e outras adiantadas.

Cor Green forest do Jeep Wrangler - Já em fase final
Motor AP 1.8 MI alcool ano 2002 - Esperando pra receber.
Eixos de CJ5 canela grossa - Já adquiridos
Cambio de chevette 1.6 - Já adquirido
Tcase por enquanto original pois não achei outra melhor e a preço justo
Rodas BBS tala 8 - Já adquiridas
Pneu BF mud 31 - Já adquiridos esperando chegar
Suspensão by Fabil para o eixo orginal do samurai adaptada para o eixo de CJ.

Os demais upgrades serão feitos com o carro já pronto e rodando. (se deus quiser) :mrgreen:

lg_gustavo
25/08/2009, 22:46
2002 flex ??? E têm?

Quanto pagou?

[ ]s

fabiano caxias
25/08/2009, 22:59
2002 flex ??? E têm?

Quanto pagou?

[ ]s

flex no ap q eu saiba original só ano 2003 mas ja modelo 2004
acho q junho de 2003 em diante

33'' recapados
100%

alvaro.jrc
25/08/2009, 23:02
2002 flex ??? E têm?

Quanto pagou?

[ ]s

Digitar rápido dá nisso, flex não alcool!! :mrgreen: Eu estava caçando flex, mas só querem fortuna....

Cara o rolo foi o seguinte... Troquei o motor original do samurai por uma Honda Pop 100 2007.... troquei a honda no motor AP + Câmbio de chevette + instalação com meu mecanico.

Custo total pra mim = Zero. :mrgreen:

Adaptação dos eixos... Meu mecanico me deve 1 eixo dianteiro de samurai, aí me passou os eixos de CJ5 + instalação pelo eixo de samurai.

Custo total pra mim = Zero :mrgreen:

Adaptação da caixa de opala, pois a de L200 pega por fora do eixo aí não entra. Essa sim foi uma graninha...

Custo total de peças + Mão de obra total = 1200 rurais.

Como ainda estou com o eixo traseiro filé posso vender e totalizar os custos da adaptação em Zero de novo. :mrgreen:

alvaro.jrc
25/08/2009, 23:16
Vou separar as fotos e fazer um tópico no frota.

Como estava somente com o cel as fotos ficaram uma merda...

Foto 01 e 02- caixa de opala no lugar.. (fabil, não lí teu post sobre o kit, agora já foi, soldou uma chapa de 4mm no chassi e abriu a furação para a de opala...:parede:)

Foto 03 - suporte para o amortecedor fora da mola

Foto 04 - Uma idéia inútil, já que não ia mais usar amortecedor dentro da mola... arranca o copinho. :parede:

diogo ludovico
25/08/2009, 23:35
Alvaro faz logo o topico lá no frota:mrgreen:
Ai fica mais facil dar pitaco:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Parabens pela iniciativa :concordo:

leo cabral
25/08/2009, 23:47
Digitar rápido dá nisso, flex não alcool!! :mrgreen: Eu estava caçando flex, mas só querem fortuna....

Cara o rolo foi o seguinte... Troquei o motor original do samurai por uma Honda Pop 100 2007.... troquei a honda no motor AP + Câmbio de chevette + instalação com meu mecanico.

Custo total pra mim = Zero. :mrgreen:

Adaptação dos eixos... Meu mecanico me deve 1 eixo dianteiro de samurai, aí me passou os eixos de CJ5 + instalação pelo eixo de samurai.

Custo total pra mim = Zero :mrgreen:

Adaptação da caixa de opala, pois a de L200 pega por fora do eixo aí não entra. Essa sim foi uma graninha...

Custo total de peças + Mão de obra total = 1200 rurais.

Como ainda estou com o eixo traseiro filé posso vender e totalizar os custos da adaptação em Zero de novo. :mrgreen:

Quando precisar negociar alguma coisa do meu carro já sei quem eu chamo !!!:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

alvaro.jrc
26/08/2009, 00:42
Alvaro faz logo o topico lá no frota:mrgreen:
Ai fica mais facil dar pitaco:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Parabens pela iniciativa :concordo:

Já está lá, pode pitacar à vonts!! :mrgreen:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=967358&posted=1#post967358

Advolouco
02/09/2009, 23:53
amigos to comçando a mecher no meu poikim, vou colocar um motor ap com cambio de chevette, gostaria de saber algum kit ja usado por vcs qual fik melhor e quais mais adaptaçoes tenho q fazer, aguardo respostas

afconsultoriajuridica@hotmail.com

gostarai de fotos tb(se possivel bem explicadas) moro no interior de PE e sou meio leigo ainda no assunto

abraços

valecar
03/09/2009, 07:51
a ideia tá muito boa... eu só descartaria veemente usar tcase de willys.. ou fica com tcase de samurai de engrenagem ou usa de hilux... se bobear até mesmo uma de JPX seria interessante ( no quesito resistencia ela é imbativel).. mas tcase de willys nem pensar..:concordo:

porque não usar a redução de willys?:razz: Eu tenho ela no meu samurai e é muito forte, alem do que meu samurai tem guincho ekcron mecanico ligado por cardâ na tomada de força do willys, sem essa caixa eu não teria como usar esse tipo de guincho.:concordo:

alvaro.jrc
03/09/2009, 08:30
porque não usar a redução de willys?:razz: Eu tenho ela no meu samurai e é muito forte, alem do que meu samurai tem guincho ekcron mecanico ligado por cardâ na tomada de força do willys, sem essa caixa eu não teria como usar esse tipo de guincho.:concordo:

Valecar, tudo blz??? Seja bem vindo ao forum. Dá detalhes dessa adaptação aí do teu samuca, como ficou a questão do velocímetro? Pergunto isso pq ele pega na tcase original.

A idéia da tcase da willys é muito boa pela questão da tomada de força, mas muita gente tem preconceito por causa do tempo de uso, etc...

[ ]s!!

diogo ludovico
03/09/2009, 09:04
Eu descartaria a Ct do willys por alguns motivos: 1° é impossivel faze-la parar de vazer oleo, no maximo ela fica pingando.......
2° ela por ser de concepção antiga, limita o uso a velocidades abaixo de 50km/h, o que para mim é uma desvantagem, principalmente no litoral.
3° ela é barulhenta pkct:mrgreen:

fabiano caxias
03/09/2009, 10:45
Eu descartaria a Ct do willys por alguns motivos: 1° é impossivel faze-la parar de vazer oleo, no maximo ela fica pingando.......
2° ela por ser de concepção antiga, limita o uso a velocidades abaixo de 50km/h, o que para mim é uma desvantagem, principalmente no litoral.

acho q nao é bem por ai amigo
1- vazamento nao averá se ela estiver em dia ,tipo casco e pino por exemplo
2- 50km/h???assista a alguma etapa do sulbrasileiro de jeep cross e vera reduzidas willys batendo nos 140km/h.a pista de sao paulo ja era de por mais de 100km/h
3-tenho e tive varias reduzidas willys e se estiverem boas ,nao roncam ,tenho tambem o kit de engrenagens corpas em cima e tambem nao ronca,claro nao é o silencio de uma de s10 da vida.mas garanto q com esse kit nao quebro e nao tenho aquela corrente p começar escapar.
sem fala no guincho mecanico

mas opinioes sao opinioes,cada um com a sua hehe

t-case willys
33'' recapados

Alexandre X
03/09/2009, 11:55
Acho que a unica coisa que precisa ficar clara nesta discussão é o fato de que a tcse Dana 18 (Wilys) tem High 1:1 e a tcase do Samurai 1.409:1.

Se o sujeito tiver trocado os eixos por CJ/Rural e a relação for 5.38, sem problemas, se tiver usando os eixos originais ou qualquer relação abaixo de 5.38, terá feito uma grande M#

valecar
03/09/2009, 14:36
Bom o diogo esta certo na questão da velocidade, realmente é uma peça antiga, a minha é revisada e não vaza oleo nunca! nem molhada fica( é uma questao de fazer bem feito) Não me importo com velocidade ja que meu samurai é de uso restrito a trilhas, quanto ao cabo do velocimetro, dai da pra escolher ou liga na caixa do chevette ou na reduzida do willys, só muda a ponta, e quanto a aferição faço com o toten.ok

Advolouco
03/09/2009, 23:18
galera, da dica ai, é muito complicado fazer o calço do motor ap p o samuka? teria um de algum carro ja p colocar nele?
abraços

Advolouco
03/09/2009, 23:21
galera qual o calço do motor q usa p colocar o motor ap no samuka? faz aguma furação na carroceria p a alavanca do cambio casar direito? to precisando de ajuda ja erstou com muitas peças do meu, mas quero começar quando tirar minhas duvidas aki, motor ap 2.0 cambio chevette

abraços

alvaro.jrc
04/09/2009, 19:59
Acho que a unica coisa que precisa ficar clara nesta discussão é o fato de que a tcse Dana 18 (Wilys) tem High 1:1 e a tcase do Samurai 1.409:1.

Se o sujeito tiver trocado os eixos por CJ/Rural e a relação for 5.38, sem problemas, se tiver usando os eixos originais ou qualquer relação abaixo de 5.38, terá feito uma grande M#

Mas a tcase de hilux tb não é 1:1???? :pensativo:

Henanh
07/09/2009, 16:20
Valecar,

Como é feita a adaptação do cabo do velocímetro na caixa de chevette? Só trocar o plug? A minha estou desconfiando da engrenagenzinha e não queria abrir a tcase agora...

abraço

diogo ludovico
07/09/2009, 17:57
Tanto a caixa do willys qanto a da hilux são 1:1, então com motor original e eixos originais a relção ficaria 32%mais longa no minimo, iss mantendo os pneus originas!!!
Ente Caixa de Wilys e de hilux, acho a de hilux maisvantagem:rolleyes:

Kim
07/09/2009, 18:35
Valecar,

Como é feita a adaptação do cabo do velocímetro na caixa de chevette? Só trocar o plug? A minha estou desconfiando da engrenagenzinha e não queria abrir a tcase agora...

abraço

Opa caro amigo!

Quando um veículo tem t-case, o cabo do velocímetro é ligada a ela, pois se ligar ao cambio, haverá diferença quando em reduzida.

Portanto, reveja a colocação do velocímetro de seu veículo.

Abraços.

Kim.

Henanh
07/09/2009, 19:22
Isso é verdade, não tinha atinado para esse fato... porém, o velocímetro está parado e colocar o cabo no cambio do chevette seria um paliativo, pois a tcase ta boa e temo em abri-la agora... ( 3meses de motor ap 2.0) quero abrir no final do ano pra ver como ta se comportando.

valecar
08/09/2009, 19:03
Isso é verdade, não tinha atinado para esse fato... porém, o velocímetro está parado e colocar o cabo no cambio do chevette seria um paliativo, pois a tcase ta boa e temo em abri-la agora... ( 3meses de motor ap 2.0) quero abrir no final do ano pra ver como ta se comportando.

vEJA SO HENANH, SÓ USO MEU SAMURAI EM TRILHAS OU RAIDS, ENTÃO ELE ESTA SEMPRE AFERIDO, POIS METROS FAZEM A DIFERENÇA, MAS UMA VEZ CORRIGIDO A VELOCIDADE REAL ELA NÃO MUDARÁ SEJA QUAL FOR A MANEIRA USADA 4X2,4X4 OU 4X4 REDUZIDA, A VELOCIDADE É A MESMA SÓ MUDA A FORÇA, OK.
:concordo:

Henanh
08/09/2009, 20:36
mas como você fez essa aferição? Foi só adaptar o plug do cabo samurai na caixa chevette?

cacanakagi
09/09/2009, 07:53
vEJA SO HENANH, SÓ USO MEU SAMURAI EM TRILHAS OU RAIDS, ENTÃO ELE ESTA SEMPRE AFERIDO, POIS METROS FAZEM A DIFERENÇA, MAS UMA VEZ CORRIGIDO A VELOCIDADE REAL ELA NÃO MUDARÁ SEJA QUAL FOR A MANEIRA USADA 4X2,4X4 OU 4X4 REDUZIDA, A VELOCIDADE É A MESMA SÓ MUDA A FORÇA, OK.
:concordo:
A aferição da velocidade deve ser feita na saída do cardã traseiro... Se for no câmbio não vai funcionar pois a tcase altera a relação após o aferidor de velocidade...

cacanakagi
10/09/2009, 16:00
Fala pessoal... blz... Sei que aqui não é o lugar mas vou postar umas fotos do Jeep do meu tio (Jipe de Shopping) mas só pra mostrar até onde vai o capricho da pessoa... Ou tempo né...
Reservatório da DH é de Inox
Radiador de inox
Filtro de ar de inox
Escape parcial de inox
Porta luvas de inox
Fora todos os reforços feitos em chassi que nada nada, deve estar pesando mais q uma Band...
Mas é gosto né... Ele adora essas coisas, agora ele tá montando um Trator com 4 motores hidráulicos, um pra cada roda tocados por um 6cilindros de opala...
Agora ele tá me enchendo pra fazermos um Jipe assim... Hehehehehe... Esquece bloqueio eixos e tudo mais, os motores hidráulicos fazem tudo sozinhos... Vai parecer uma colhedeira de cana.... KKKKKKKK
vlw abs...

alvaro.jrc
10/09/2009, 16:06
Cacá!! Posta mais fotos desse jipe que tá show de bola!!! :palmas:

cacanakagi
10/09/2009, 16:20
Cacá!! Posta mais fotos desse jipe que tá show de bola!!! :palmas:
Vichi Álvaro... bati as fotos lá em Barretos ontem... dificilmente vou pra lá... Mas na próxima bato mais fotos... Ele colocou semieixos traseiros ensimec e aproveitou uma roda livre antiga pra fazer os flutuantes...
Aí pra deixar o Jipe macio, ele usou uma mola só(feixe) bem comprida, deve ser de Hilux... Aí ele achou q ficou muito mole, então ele pegou e colocou 4 molas helicoidais de Santana... Ou seja, tem feixe e mola helicoidal... Mas se for bater fotos de todos os detalhes de chassi, vou ter q por num picasa, pq tem muita coisa... Só pra vc ter uma idéia, além do chassi ser inteiro reforçado, disseram pra ele q o chassi não aguentaria a caixa de direção hidráulica da f1000...
Ele soldou uma chapa de 1/4" de cada lado do chassi indo da ponta dianteira até quase o meio do Jipe, não bastando, furou ela e soldou buchas atravessando o chassi inteiro... só porque falaram q não ia aguentar... Pensa numa pessoa exagerada pra esse tipo de coisa... Pensou? Então esse meu tio não serve...

alvaro.jrc
10/09/2009, 16:38
Vichi Álvaro... bati as fotos lá em Barretos ontem... dificilmente vou pra lá... Mas na próxima bato mais fotos... Ele colocou semieixos traseiros ensimec e aproveitou uma roda livre antiga pra fazer os flutuantes...
Aí pra deixar o Jipe macio, ele usou uma mola só(feixe) bem comprida, deve ser de Hilux... Aí ele achou q ficou muito mole, então ele pegou e colocou 4 molas helicoidais de Santana... Ou seja, tem feixe e mola helicoidal... Mas se for bater fotos de todos os detalhes de chassi, vou ter q por num picasa, pq tem muita coisa... Só pra vc ter uma idéia, além do chassi ser inteiro reforçado, disseram pra ele q o chassi não aguentaria a caixa de direção hidráulica da f1000...
Ele soldou uma chapa de 1/4" de cada lado do chassi indo da ponta dianteira até quase o meio do Jipe, não bastando, furou ela e soldou buchas atravessando o chassi inteiro... só porque falaram q não ia aguentar... Pensa numa pessoa exagerada pra esse tipo de coisa... Pensou? Então esse meu tio não serve...

Piorou!! Agora que quero detalhes mesmo, fiquei altamente curioso!:mrgreen: Principalmente pelo lance da roda livre traseira pra fazer os flutuantes pois eu pretendia comprar RL novas pros eixos de CJ (estética e frescura...) aí poderia aproveitar as antigas.

[ ]s!!

Alexandre X
11/09/2009, 00:19
Piorou!! Agora que quero detalhes mesmo, fiquei altamente curioso!:mrgreen: Principalmente pelo lance da roda livre traseira pra fazer os flutuantes pois eu pretendia comprar RL novas pros eixos de CJ (estética e frescura...) aí poderia aproveitar as antigas.

[ ]s!!Bom ja que é pra dar ideia, compre 2 dianteiros e instale 1 na traseira. Vc terá um traseiro flutuante, e se tiver as manha de colocar um pistaozinho, uma valvula orbital, uma bomba e um joystick (nao serve do Atari) vc terá o traseiro esterçante...

cacanakagi
11/09/2009, 07:35
Bom ja que é pra dar ideia, compre 2 dianteiros e instale 1 na traseira. Vc terá um traseiro flutuante, e se tiver as manha de colocar um pistaozinho, uma valvula orbital, uma bomba e um joystick (nao serve do Atari) vc terá o traseiro esterçante...
É X... eu já to com essa idéia em mente... Resolvi q não vou vender meu Samuka... Vou apenas criar um monstro do zero... De início devido ao custo vai ficar +/- assim:
- casal de eixos de Band;
- motor 2.4 de s10(pref. flex);
- tcase de Hilux com kit 4,7
- Bloqueios
- Cambio AT (Se eu encontrar né)
- Daí sim posteriormente o eixo traseiro tb vai esterçar com Joystick (talvez do Dynacom KKKKKK igual o Flight Simulator) e tudo com HydroAssist....

Não é pra competir pois as alterações no chassi que pretendo montar não serão autorizadas nas provas de RC.... Fora o eixo traseiro q futuramente tb vai esterçar... Mas acho q vai dar pra divertir bastante...

Alexandre X
11/09/2009, 21:58
Sabia decisão.
Hoje se eu fosse começar de novo, pegaria uma SS10 americana 4x4 auto e aproveitaria o xaxim, motor e carroceria, ou uma Hilux Cab simples sem motor diesel (argh)

leo cabral
11/09/2009, 23:14
Sabia decisão.
Hoje se eu fosse começar de novo, pegaria uma SS10 americana 4x4 auto e aproveitaria o xaxim, motor e carroceria, ou uma Hilux Cab simples sem motor diesel (argh)

ola Alexandre,

e de T-Case ? existe melhor opção para o Samurai que a própria original dele?

Alexandre X
12/09/2009, 00:29
Num Samurai nada melhor que a tcase do Samurai, a menos que vc coloque um motor monstro.
Se for para aguentar porrada sem dó. A tcase de Hilux com 23 estrias (v6)

fabiano caxias
12/09/2009, 13:35
Sabia decisão.

essa ss10 nao é barra de torçao na dianteira,como a outra nacional?
se for,p trilha acho q é uma engronha,a menos q comece aquela novela q quase todos conhecem,trocar suspençao e tal
tenho uma p jeep cross ,funciona ate bem,mas é socada no chao,nao trabalha muito mesmo,na trilha so com outro tipo de suspençao,acho ne

tcase willys
33'' recapados

Alexandre X
12/09/2009, 16:29
Não tio, eixos e suspensao vao pro lixo.
So o Vortec 4.3, cambio 4L60E, xaxim e carrocaria ficam.

cacanakagi
24/09/2009, 07:45
É... e se for pra andar pra trás, compra logo um cavalo....
E dá o nome de Carrrrrrrrrááálo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

alvaro.jrc
24/09/2009, 08:47
É... e se for pra andar pra trás, compra logo um cavalo....
E dá o nome de Carrrrrrrrrááálo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Diz isso lá na seção Willys e vê a reação da galera.... :concordo:

fabiano caxias
24/09/2009, 09:28
é q na verdade o cara nao deve saber montar uma tcase willys....
bom,dizer q limita a 50km/h ja da p te uma ideia do quanto conhece uma reduzida dessas...

pra mim tanto faz ,se quiser por uma de avião em cima mas nao vamo fala bobage né.

t case willys
33'' recapados
_______________-
gaiola 4x4
4.1 wardware
eixos s-10
t-case s-10

cacanakagi
25/09/2009, 08:07

é q na verdade o cara nao deve saber montar uma tcase willys....
bom,dizer q limita a 50km/h ja da p te uma ideia do quanto conhece uma reduzida dessas...

pra mim tanto faz ,se quiser por uma de avião em cima mas nao vamo fala bobage né.

t case willys
33'' recapados
_______________-
gaiola 4x4
4.1 wardware
eixos s-10
t-case s-10
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzz......... Fisguei Álvaro.... Fisguei.......... olha a frição patinando........... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Álvaro... já encontrei o Cambio zf4hp22 automático de 4 marchas do Opala............ To indo buscar hj...... Agora falta um 2.4 de s10..........

cacanakagi
25/09/2009, 08:12
Posta mais fotos pra gente ae Alvaro.......... Vai fazer alguma coisa nos links??? Dando um pitacozinho, tenta ver se consegue colocar os links com articulação ao menos no chassis(usando terminal rotular).... deve ficar bem legal e vai trabalhar melhor a suspa...........

alvaro.jrc
25/09/2009, 11:33
Posta mais fotos pra gente ae Alvaro.......... Vai fazer alguma coisa nos links??? Dando um pitacozinho, tenta ver se consegue colocar os links com articulação ao menos no chassis(usando terminal rotular).... deve ficar bem legal e vai trabalhar melhor a suspa...........

Os links dianteiros já mudei pelos que vieram no kit do fabil, tem um acabamentozinho meio paia :twisted:, mas são realmente bem mais resistentes que os originais, quando o fabil passar essa fase de ser careiro encomendo mais 2 para o eixo traseiro. Hehehehe.

No eixo traseiro o mecanico compensou a rotação do eixo traseiro, devido a altura das molas, girando o suporte dos links, uma solução meio tabajara, mas funcionou enquanto não compro links decentes.

Tem uma foto anexada, tá uma porcaria pq foi de celular fuleiro, mas dá pra ver já os eixos no lugar e a pequena altura que está.

Hoje coloco as rodas BBS no lugar e 4 pneus BF 33 para fazer um teste se cabe, de noite eu mando as fotos. Na foto tem um pneu dando palhinha na parte de trás do chassi.

Supercharger
25/09/2009, 12:16
Posso estar enganado, mas um link com uma inclinação tão grande, quase 45º, dá a impressão de que o eixo traseiro vai querer passar por debaixo do carro e ir embora sozinho...

alvaro.jrc
25/09/2009, 12:25
Posso estar enganado, mas um link com uma inclinação tão grande, quase 45º, dá a impressão de que o eixo traseiro vai querer passar por debaixo do carro e ir embora sozinho...

Quando colocar o motor, câmbio, carroceria baixa para uns 30º ou até menos.:concordo:

E outra, tem amortecedor e barra estabilizadora para segurar.

alvaro.jrc
25/09/2009, 21:08
Não é que o pneu 33 não é tão grande assim!!!!! :mrgreen::mrgreen:

Na foto 2 testamos como ficaria uma carroceria de Defender em cima de um samurai. Falta do que fazer é lasca....

Já estou projetando uma escada rolante para conseguir subir no jipe. :mrgreen:

diogo ludovico
25/09/2009, 22:47
Alvaro eu usei os links invertidos vicou muito bom e deixou o carro limpo por baixo. Como usei eixos de rural não tive problema em fazer nos dois eixos.:mrgreen:

Agora chutei o balde e mudei o sistema traseiro para ficar tipo o do troller (pino) e ter rmaior torção.
Bem fica ai a ideia:concordo:

alvaro.jrc
25/09/2009, 22:59
Alvaro eu usei os links invertidos vicou muito bom e deixou o carro limpo por baixo. Como usei eixos de rural não tive problema em fazer nos dois eixos.:mrgreen:

Agora chutei o balde e mudei o sistema traseiro para ficar tipo o do troller (pino) e ter rmaior torção.
Bem fica ai a ideia:concordo:

Diogo essas fotos foram de extrema utilidade!!! Valeu mesmo, já vou imprimir e levar lá na oficina amanhã mesmo!!

Acabei vendo que o pneu 33 não são tão grandes assim no samurai, como usava no engesa achei que ficaria um absurdo de grande no samuca, mas tá tranquilo esterça até sem espaçador.

Falando em chutar balde olha uma idéia de chute no balde aí... :twisted:

YouTube - Mattracks[/URL]

Alexandre X
26/09/2009, 00:08
Com o tempo vc vera que o 38" nao ficam grandes num Samurai :mrgreen:

cacanakagi
26/09/2009, 11:26
Com o tempo vc vera que o 38" nao ficam grandes num Samurai :mrgreen:
É... eu já to me arrependendo de ter comprado uns mudzilla 33..... Seria melhor os 35.... mas tudo a seu tempo.......
Ontem busquei o cambio completinho....

alvaro.jrc
26/09/2009, 11:56
É... eu já to me arrependendo de ter comprado uns mudzilla 33..... Seria melhor os 35.... mas tudo a seu tempo.......
Ontem busquei o cambio completinho....

Esse monte de treco da 2ª foto vai usar o que??? ou comprou pq veio junto com o cambio???

[ ]s!!

Alexandre X
26/09/2009, 13:50
é o cabo do estrabulecador :mrgreen: e a pedaleira. no meu to adaptando a pedaleira original, cortando o pedal da embreagem e soldando uma chapa no pedal do freio.

alvaro.jrc
26/09/2009, 13:54
é o cabo do estrabulecador :mrgreen: e a pedaleira. no meu to adaptando a pedaleira original, cortando o pedal da embreagem e soldando uma chapa no pedal do freio.

Por isso perguntei, pq pensei em usar o pedar original mesmo, só adaptando o encaixe do cabo.

Alexandre X
26/09/2009, 15:43
da muito menas merda

cacanakagi
26/09/2009, 18:03
Esse monte de treco da 2ª foto vai usar o que??? ou comprou pq veio junto com o cambio???

[ ]s!!
Vichi Álvaro...
Ali tem:
- Pedal de freio do opala(provavelmente não será usado completo);
- Roldanas do Kick Down;
- Alavanca do cambio e cabo da mesma;
Fora o restante de parafusos, console entre outras coisas que estão dentro de um saco plástico...
A vantagem é q saiu da revisão agora e veio completo... O cara tinha colocado comando e um webber no motor e o câmbio estourou uma válvula que não aguentava a força do motor... Então ele tirou pra colocar um MT de 4 marchas...

fabiano caxias
27/09/2009, 22:36
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzz......... Fisguei Álvaro.... Fisguei.......... olha a frição patinando........... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Álvaro... já encontrei o Cambio zf4hp22 automático de 4 marchas do Opala............ To indo buscar hj...... Agora falta um 2.4 de s10..........

quanto mais leio mais me apavoro com dois tres aqui do forum,essa enjanbraiada toda nao deve ser p usar alguns jipes em trilha mesmo ,bom so vejo fala em pneu grande e tal mas sem recapage decente,alguns pinduricos de butique q so sairam no brasil inteiro umas 200 unidades tornando a reposiçao demorada e cara,como se fosse garantia de q nao quebra, depois falam de meu jipe com peças atrazadas hehehe
acho q vc devia ter um pouco mais de noçao quando coloca um cambio de opala chamando uma reduçao de willys de atrazada,ainda bem q o opala veio com o cambio mais moderno q se tem noticia :concordo:
tenho reduçao de s10 em um e de willys em outro cada um com suas vantagens.

tcase willys
33'' recapados
2 100%

tcase s10

leo cabral
27/09/2009, 22:44
Fabiano a t-case que você se referiu foi a Dana 18?

Alexandre X
27/09/2009, 22:59
recapage decente
Içu, recapage da Interco é um lixo mesmo :mrgreen:

fabiano caxias
27/09/2009, 23:22
ex...
nao falei da marca ou qualidade e sim de pneus grandes mas com recapagens q nao passam de um bf mud
e q na trilha em ves de segurar e mostrar qual equipamente é rezistente preferem patinar
ja limpei corrente de reduçao da s10 e ja quebrei engrenagens da willys,o kit corpas p reduçao willys soluciono meu problema, ja no caso da corrente da s10 talves eu nao ache mais outra de barbada,entao o moderno nem sempre é garantia pra quem usa recapage q traciona de verdade

Alexandre X
28/09/2009, 19:48
Ja pegou a professorinha que não quer comprar teu vitara? :mrgreen:

fabiano caxias
28/09/2009, 22:26
rsrs...
ex ex
só nao peguei ela porque ela disse q ia espera o teu fica pronto e ai sim comprar,achei melhor deicha ela morre de velha entao

33'' recapados
usando na trilha e nao na garage em pedaços

___________________-
gaiola 4x4
4.1 wardware
eixos s10

Alexandre X
28/09/2009, 23:07
O meu ta pronto so nao anda pra nao arranhar a pintura :mrgreen:

fabiano caxias
28/09/2009, 23:17
claro claro
a gente sabe...

alvaro.jrc
29/09/2009, 00:41
O meu ta pronto so nao anda pra nao arranhar a pintura :mrgreen:

O meu não anda pq não tem motor, mas quando tiver tb estou pensando sobre a pintura... Tá ficando tão legal o verde do wrangler... :mrgreen:

samukanvas
03/10/2009, 00:12
É X... eu já to com essa idéia em mente... Resolvi q não vou vender meu Samuka... Vou apenas criar um monstro do zero... De início devido ao custo vai ficar +/- assim:
- casal de eixos de Band;
- motor 2.4 de s10(pref. flex);
- tcase de Hilux com kit 4,7
- Bloqueios
- Cambio AT (Se eu encontrar né)
- Daí sim posteriormente o eixo traseiro tb vai esterçar com Joystick (talvez do Dynacom KKKKKK igual o Flight Simulator) e tudo com HydroAssist....

Não é pra competir pois as alterações no chassi que pretendo montar não serão autorizadas nas provas de RC.... Fora o eixo traseiro q futuramente tb vai esterçar... Mas acho q vai dar pra divertir bastante...

Flange do motor pro cambio auto, já tem?

Abs

cacanakagi
05/10/2009, 13:11
Flange do motor pro cambio auto, já tem?

Abs
Rapaz... não tenho não, mas isso não é problema... tava até pensando no 2.0(geração II) pois tem apenas 7cv de diferença pro 2.4 e pouca diferença no torque também(+/- 5% de diferença)... Estive fora esses dias pois tomei um ban pq dizem q desrespeitei um cara num outro tópico... Mas td bem, a empreitada continua...
Tava pensando aqui comigo esses dias, o pessoal tá pedindo em torno de 5.000K por um motor desses novos gm(completinho)... Já foi 2.000K no 4hp22... Vou vender o Samuka e partir pra idéia do X... Ainda mais depois desses vídeos abaixo... Uns pneuzinhos 35 e uma ct hilux com 4,7... Mais pra frente quem sabe uma dual... (Só um detalhe, a única coisa que iria mudar na pick-up é o angulo de entrada na traseira encurtando a carroceria ou até mesmo tirando ela inteira, ficando parecida com a da foto abaixo)

[/QUOTE]YouTube - S-10 Climbing a Wall[/QUOTE]
[/QUOTE]YouTube - Pink Trail[/QUOTE]

alvaro.jrc
05/10/2009, 13:19
Cacá, se a idéia é fazer esse projeto a partir de uma pkp eu iria de Hilux ao invés de S10, pois precisaria mudar muito pouca coisa.

Dá uma conversada com o Fabrizio, que ele tá fazendo uma Hilux irada.

leo cabral
05/10/2009, 14:18
Cacá, se a idéia é fazer esse projeto a partir de uma pkp eu iria de Hilux ao invés de S10, pois precisaria mudar muito pouca coisa.

Eu também iria de Hilux CS <1994.

Encurtando a traseira dela em ums 50cm ou + , se ganha um belo ângulo de saída.

cacanakagi
05/10/2009, 18:01
quanto mais leio mais me apavoro com dois tres aqui do forum,essa enjanbraiada toda nao deve ser p usar alguns jipes em trilha mesmo ,bom so vejo fala em pneu grande e tal mas sem recapage decente,alguns pinduricos de butique q so sairam no brasil inteiro umas 200 unidades tornando a reposiçao demorada e cara,como se fosse garantia de q nao quebra, depois falam de meu jipe com peças atrazadas hehehe
acho q vc devia ter um pouco mais de noçao quando coloca um cambio de opala chamando uma reduçao de willys de atrazada,ainda bem q o opala veio com o cambio mais moderno q se tem noticia :concordo:
tenho reduçao de s10 em um e de willys em outro cada um com suas vantagens.

tcase willys
33'' recapados
2 100%

tcase s10
Fabiano...
Se soubesse bem do que está falando em relação a câmbio automático entenderia que:
- ZF4HP22 que eu saiba:pensativo:, é o único câmbio auto de 4 marchas(usado no Brasil) que conheço que trabalha independente de módulo próprio ou do módulo do motor. Foi usado até 1992, a Tcase do Willys foi projetada em q ano mesmo???:pensativo: Em 1940 ela começou a ser usada... Acho que uns quarenta e poucos anos, dá pra dar uma melhorada, não?:odedo:
Realmente essa "enjambraiada" toda (com "m" antes do "b" por favor) não será específica pra trilhas mesmo e sim para coisas um pouco piores que "Tcases" originais não fariam tal serviço:dance::dance::dance::dance:...

Alfredo Stavale
05/10/2009, 18:15
http://www.megavideo.com/?d=OGXHHGZU (http://www.megavideo.com/?d=OGXHHGZU)

depois eu vou postar os outros videos deste programa.. no momento está sendo covertido. se alguem quiser baixar pra ter no pc, eu passo o link.

cacanakagi
05/10/2009, 18:21

Eu também iria de Hilux CS <1994.

Encurtando a traseira dela em ums 50cm ou + , se ganha um belo ângulo de saída.
Vocês sabem que a idéia não é ruim mas o porém é:
Já adquiri os eixos de Band, tcase de Hilux Japonesa e Cambio... Só o preço da Hilux, dá acima de 20.000k... E aquele motor original dela não é bom... É bom pra usar original e só... Se eu pegar a SS(que já tá montada esperando apenas mudar embaixo), uns 15000k compro ela e coloco os eixos, tcase e trabalho na suspensão 4link traseira e provavelmente 2 links na dianteira com panhard...

fabiano caxias
05/10/2009, 20:11
Fabiano...
Se soubesse bem do que está falando em relação a câmbio automático entenderia que:
- ZF4HP22 que eu saiba:pensativo:, é o único câmbio auto de 4 marchas(usado no Brasil) que conheço que trabalha independente de módulo próprio ou do módulo do motor. Foi usado até 1992, a Tcase do Willys foi projetada em q ano mesmo???:pensativo: Em 1940 ela começou a ser usada... Acho que uns quarenta e poucos anos, dá pra dar uma melhorada, não?:odedo:
Realmente essa "enjambraiada" toda (com "m" antes do "b" por favor) não será específica pra trilhas mesmo e sim para coisas um pouco piores que "Tcases" originais não fariam tal serviço:dance::dance::dance::dance:...

claro claro vc esta totalmente serto professor de portugues
como vc nao deve ter lido ate o fim vou escrever de novo
tenho as duas reduzidas ,(s-10 e willys)cada uma tem sua vantage.oq nao pode vir um cara q nunca invento nada q presta fala a bobage q tu falo dizendo q quem tem esse tipo de reduçao devia ta andando de burro movel.nao me importo com oq tu vai coloca no teu jipe q alias eu jamais colocaria pois nao serve em nada pro tipo de trilha q faço
é obvio q não fazemos o mesmo tipo de trilha
se é q tu ja fez alguma..
a reduçao de willys com as engrenagens corpas sao inquebraveis,ja as de s-10tao cilenciozas e modernas limpam os dentes da corrente como de qualquer porcaria de vitara e outros ai q tem esse tipo de corrente.mas sao modernas né .

leo cabral
05/10/2009, 20:20
Desde quando T-case de willys é boa??:shock::shock::shock:

Boa em vazamentos? Boa em roncado? :pensativo::pensativo::pensativo:

alvaro.jrc
05/10/2009, 20:22
claro claro vc esta totalmente serto professor de portugues
como vc nao deve ter lido ate o fim vou escrever de novo
tenho as duas reduzidas ,(s-10 e willys)cada uma tem sua vantage.oq nao pode vir um cara q nunca invento nada q presta fala a bobage q tu falo dizendo q quem tem esse tipo de reduçao devia ta andando de burro movel.nao me importo com oq tu vai coloca no teu jipe q alias eu jamais colocaria pois nao serve em nada pro tipo de trilha q faço
é obvio q não fazemos o mesmo tipo de trilha
se é q tu ja fez alguma..
a reduçao de willys com as engrenagens corpas sao inquebraveis,ja as de s-10tao cilenciozas e modernas limpam os dentes da corrente como de qualquer porcaria de vitara e outros ai q tem esse tipo de corrente.mas sao modernas né .

Fabiano, o pouco que consigo consigo ler e principalmente entender do que você escreve é sempre em tom ofensivo e rancoroso. Não é assim que se deve trocar experiências e idéias não cara.:discordo:

Apesar de ter pouca intimidade com a língua portuguesa, você aparenta ser um cara que manja um bocado de mecânica e adaptações, então melhora a forma de se relacionar com os demais foristas que você vai ensinar e aprender muito mais.

[ ]s!! :concordo:

alvaro.jrc
05/10/2009, 20:24
Vocês sabem que a idéia não é ruim mas o porém é:
Já adquiri os eixos de Band, tcase de Hilux Japonesa e Cambio... Só o preço da Hilux, dá acima de 20.000k... E aquele motor original dela não é bom... É bom pra usar original e só... Se eu pegar a SS(que já tá montada esperando apenas mudar embaixo), uns 15000k compro ela e coloco os eixos, tcase e trabalho na suspensão 4link traseira e provavelmente 2 links na dianteira com panhard...

Bom, se a questão é custo... Quanto será que sai uma F-75 ou uma bicudinha pra reformar??? :pensativo:

fabiano caxias
05/10/2009, 20:57
alvaro..

leia os topicos anteriores e vera q não comecei nada disso não.
não concordo quando se chama de burro quem tem uma redução de um tipo ou de outro.tenho as duas se for o caso,antiga e atual e nao fico falando esse tipo de bobage.
quem fala q não presta uma redução willys não sabe montar uma.claro q uma de toyota ou s 10 são mais modernas ,mas quebram tambem.ja limpei a corrente da de s10.
por mim podem por oq quizerem,como vc falou é uma troca de experiencias.mas para todos os do forum não para os q são modernos e os burros como deve ser meu caso então.
acho q cada um deve por oq condiz com seus custos e facilidade de repozição e peças.
mas

leo cabral
05/10/2009, 21:03
Bom, se a questão é custo... Quanto será que sai uma F-75 ou uma bicudinha pra reformar??? :pensativo:

Uma rural encurtada também seria uma boa!

Mas pensando e pesando todos os aspectos de um 4x4 , não existe no Brasil melhor relação custo benefício que um Suzuki Samurai.

Principalmente com a "apimentada" que o Álvaro esta realizando

alvaro.jrc
05/10/2009, 21:15
Uma rural encurtada também seria uma boa!

Mas pensando e pesando todos os aspectos de um 4x4 , não existe no Brasil melhor relação custo benefício que um Suzuki Samurai.

Principalmente com a "apimentada" que o Álvaro esta realizando

Tem uma bicudinha branca, do Fidelis aqui do fórum que é simplesmente DO CARvALHO!! Show de bola mesmo!!

E quanto ao samuca, o foco do meu projeto é justamente esse léo, custo x benefício, motor bom e barato, eixo bom e barato, t-case idem, etc, etc. Não adianta eu montar um puta jipe com mecânica de Land Rover Discovery 3, pra quando ele quebrar um sensor ou um retentor eu ter que ficar 3 meses com ele encostado sem $$$ pra consertar.

Até os pneus eu começando a repensar nessa linha tb, ao invés de gastar R$ 3500,00 em pneus BF MUD que serão como o pato, mais ou menos em tudo quanto é terreno, pegar as carcaças que estão no jipe e recapar com a banda VJ910 por 1/3 do preço dos BFs.

leo cabral
05/10/2009, 21:25
Até os pneus eu começando a repensar nessa linha tb, ao invés de gastar R$ 3500,00 em pneus BF MUD que serão como o pato, mais ou menos em tudo quanto é terreno, pegar as carcaças que estão no jipe e recapar com a banda VJ910 por 1/3 do preço dos BFs.

Álvaro estou a 5 anos tentando acabar um jogo de pneus michelin 215/70 mas eles simplesmente não tem fim, minha idéia é usar ( se um dia eles acabarem ) o recape Vj900.

Mas em termos de custo x beneficio em pneus , tenho os meus como exemplo .Gastei mais para compra-los , mas já rodei mais de 60.000km neles e nada dos "danados" se acabarem.:concordo:

alvaro.jrc
05/10/2009, 21:29
Álvaro estou a 5 anos tentando acabar um jogo de pneus michelin 215/70 mas eles simplesmente não tem fim, minha idéia é usar ( se um dia eles acabarem ) o recape Vj900.

Mas em termos de custo x beneficio em pneus , tenho os meus como exemplo .Gastei mais para compra-los , mas já rodei mais de 60.000km neles e nada dos "danados" se acabarem.:concordo:

Com certeza em asfalto os Michelin e BFs são imbatíveis, mas para o que eu quero é muito dinheiro em pouco desempenho, o BF MUD é um ótimo pneu, mas não tem desempenho excelente em nenhum terreno, nem no asfalto, nem na areia, nem na lama, melhor pegar um recape VJ910 que para lama em especial se saem 10x melhor que o BF custando 1/3 do preço. :dance:

leo cabral
05/10/2009, 21:37
Com certeza em asfalto os Michelin e BFs são imbatíveis, mas para o que eu quero é muito dinheiro em pouco desempenho, o BF MUD é um ótimo pneu, mas não tem desempenho excelente em nenhum terreno, nem no asfalto, nem na areia, nem na lama, melhor pegar um recape VJ910 que para lama em especial se saem 10x melhor que o BF custando 1/3 do preço. :dance:

Aqui em Fortaleza é só areia e duna , lama é um luxo que praticamente não temos. Então para o off road praticado aqui os pneus Muds da vida so servem para cavar e acabar com as dunas.

Aqui tem outro problema também , eu já procurei várias renovadoras e todas não quiseram recapar pneus 215 , só recapam a partir de 225 , eles alegam a pouca largura da banda de rodagem.

Quais são as medidas dos pneus que você ira usar Álvaro?

alvaro.jrc
05/10/2009, 23:54
Quais são as medidas dos pneus que você ira usar Álvaro?

Nada muito grande não... Acho que um pneuzinho 33/12,5-R15 serve... :mrgreen:

samukanvas
06/10/2009, 00:06
Rapaz... não tenho não, mas isso não é problema... tava até pensando no 2.0(geração II) pois tem apenas 7cv de diferença pro 2.4 e pouca diferença no torque também(+/- 5% de diferença)... Estive fora esses dias pois tomei um ban pq dizem q desrespeitei um cara num outro tópico... Mas td bem, a empreitada continua...
Tava pensando aqui comigo esses dias, o pessoal tá pedindo em torno de 5.000K por um motor desses novos gm(completinho)... Já foi 2.000K no 4hp22... Vou vender o Samuka e partir pra idéia do X... Ainda mais depois desses vídeos abaixo... Uns pneuzinhos 35 e uma ct hilux com 4,7... Mais pra frente quem sabe uma dual... (Só um detalhe, a única coisa que iria mudar na pick-up é o angulo de entrada na traseira encurtando a carroceria ou até mesmo tirando ela inteira, ficando parecida com a da foto abaixo)

Cara, gostaria muito de fazer uma parceria com vc no esquema da flange. Estou prestes a meter a capa seca debaixo do braço e passear pelos FV da vida atrás de descobrir o que preciso pra plugar um motor fino e curto nesse câmbio.

Sobre a dual, acho muita coisa. Já consegue uma redução boa no eixo toy + 4,7 na ct. Dobrar isso é pra nego que precisa muuuuito controle em baixa velocidade. Fora que é um dinheirão.

Vai falando aí em que pé tá essa flange, pois poderá usar qualquer motor da família II gm. Desde o 1.8 até o 2.4. Qualquer um serve pra mim, já que pretendo turbinar.

Abs

cacanakagi
06/10/2009, 07:19

Leo... Meu pai teve uma d20 e na troca colocou uns michelin atx (feito nos EUA)... O pneu durou mais de 90.000km... Depois ele acabou pondo um Michelin Frances q não aguentou nem 50.000.... Aí ele não encontrou mais esse modelo americano q ele usava e quando encontrou, a qualidade do pneu tinha caído bastante não ultrapassando tb os 50.000km.
Um amigo nosso tem um michelin no Vitara... Já tem uns 5 anos e o pneu tá novo. Ano passado q ele comprou umj jogo do papa barro do Geninho pra ter 2 jogos...

cacanakagi
06/10/2009, 07:24
Nada muito grande não... Acho que um pneuzinho 33/12,5-R15 serve... :mrgreen:
Alvaro... Comprei do LG Gustavo um jogo de Maxxis Mudzilla 33/13,5"-r15...
Paguei 2.800 (Estão meuito novos) Ele tirou pra colocar uns 35 recapados....
Posso ver se consigo um frete legal...

cacanakagi
06/10/2009, 07:39
Cara, gostaria muito de fazer uma parceria com vc no esquema da flange. Estou prestes a meter a capa seca debaixo do braço e passear pelos FV da vida atrás de descobrir o que preciso pra plugar um motor fino e curto nesse câmbio.

Sobre a dual, acho muita coisa. Já consegue uma redução boa no eixo toy + 4,7 na ct. Dobrar isso é pra nego que precisa muuuuito controle em baixa velocidade. Fora que é um dinheirão.

Vai falando aí em que pé tá essa flange, pois poderá usar qualquer motor da família II gm. Desde o 1.8 até o 2.4. Qualquer um serve pra mim, já que pretendo turbinar.

Abs
A intenção da dual é ter uma com kit 4,7 e outra com o kit standard (2,28 se não me engano)... Imagina vc se enroscando na lama com relação 4,7.... A ré fica difícil de deixar voltar nessa relação... Imagina a vantagem de ter as duas...
Tenho um meca aqui que só trabalha com adaptações de motores... Há uns 15 ou 16 anos atrás lembro dele ter feito um Fusquinha ap turbinado... Ele é torneiro e já adaptou muita coisa... Ele tá fazendo uma Caravan Off Road num Chassis de Cheroka com motor 4.1i da Silverado e pneus de Transbordo... Então, a flange pra motor e câmbio, é o de menos... To preocupado é com o preço do motor...

leo cabral
06/10/2009, 13:49
Mas quando se pensa em motorizar um Samurai se deve levar em conta um quesito muito importante: O peso do motor.

Se colocar um motor muito pesado , além de problemas com o ajuste da suspensão você ira criar um desnivelamento do peso , fazendo o carro ter a tendência em "embicar" de frente.

Não sei e para os colegas que tem o privilégio de ter lama nas trilhas isso faz alguma diferença , mas para que salta dunas ter um motor "leve" faz uma grande diferença.

Então vai uma dúvida : Qual a diferença de peso entre o motor original 1.3, o VW-AP 1.8 e o GM 2.2?

alvaro.jrc
06/10/2009, 14:43
Mas quando se pensa em motorizar um Samurai se deve levar em conta um quesito muito importante: O peso do motor.

Se colocar um motor muito pesado , além de problemas com o ajuste da suspensão você ira criar um desnivelamento do peso , fazendo o carro ter a tendência em "embicar" de frente.

Não sei e para os colegas que tem o privilégio de ter lama nas trilhas isso faz alguma diferença , mas para que salta dunas ter um motor "leve" faz uma grande diferença.

Então vai uma dúvida : Qual a diferença de peso entre o motor original 1.3, o VW-AP 1.8 e o GM 2.2?

Léo, não sei te dizer o peso do motor original, pois não pesei, mas creio que o Alexandre saiba.

Já o motor AP já dei uma pesquisada, pesa completo +- 120kg, parece pouco, mas se compararmos com um MWM Sprint 2.8 que tem 185kg já é bem pesado.

samukanvas
06/10/2009, 22:30
A intenção da dual é ter uma com kit 4,7 e outra com o kit standard (2,28 se não me engano)... Imagina vc se enroscando na lama com relação 4,7.... A ré fica difícil de deixar voltar nessa relação... Imagina a vantagem de ter as duas...
Tenho um meca aqui que só trabalha com adaptações de motores... Há uns 15 ou 16 anos atrás lembro dele ter feito um Fusquinha ap turbinado... Ele é torneiro e já adaptou muita coisa... Ele tá fazendo uma Caravan Off Road num Chassis de Cheroka com motor 4.1i da Silverado e pneus de Transbordo... Então, a flange pra motor e câmbio, é o de menos... To preocupado é com o preço do motor...

E pro AP? Esse aí é até mais fácil de achar tudo e tirar 150cv dele é moleza.

Quando é que está pensando em começar a fazer?

Abs

alvaro.jrc
06/10/2009, 23:28
E pro AP? Esse aí é até mais fácil de achar tudo e tirar 150cv dele é moleza.

Quando é que está pensando em começar a fazer?

Abs

Samuka vc como sempre com informações bem interessantes, realmente é super fácil de tirar mais uns CVs do AP 2.0. E não chega a ser tão caro não, tava conversando com um amigo e ele comentou sobre o motor AP com injeção Fuel Tech, dá um desempenho bem próximo de motores maiores mas com um custo relativamente pequeno.

Samuka, vc que tem experiência nessa área de motores preparados, o que acha da idéia???

Abraços!!!

leo cabral
06/10/2009, 23:40
Acrescento a pergunta do Álvaro ::concordo::concordo:

Potência em alta eu até sei que da para aumentar em um AP , mas o torque na baixa?? da para melhorar algo?

alvaro.jrc
06/10/2009, 23:46
Acrescento a pergunta do Álvaro ::concordo::concordo:

Potência em alta eu até sei que da para aumentar em um AP , mas o torque na baixa?? da para melhorar algo?

Essa eu sei responder em parte pois conversei com um preparador de motores, não lembro se ele muda o comando de válvulas ou muda apenas o ângulo dele, só sei que ele garantiu que consegue melhorar e muito o torque em baixa, principalmente no 1.8.

samukanvas
07/10/2009, 02:21
Na minha humilde opinião, dá pra tirar bastante coisa do ap porque o pessoal usa muito ele na pista. Tem tudo mesmo pra ap. Tem bem mais coisa pra alto giro que pra baixo, mas como somos jipeiros, compensamos no gear ratio :mrgreen:

Potência em alta eu não acho tão ruim. Meu crawl ratio seria de 70:1 final e seria como andar a 1000rpm a 2km/h ou a 5000rpm a 7km/h :mrgreen: O motor não sofre tanto por causa de toda a redução até chegar ao pneu e o giro sobe muito mais rápido por causa disso e se mantém, mesmo sobre forte atrito dos pneus. O carro será bem leve tb.

Qualquer coisa ainda se pode turbinar e plainar essa curva de torque do ap. Pensa quantos kits turbo tem pra AP... De todas as cores :mrgreen:

Acho o motor mais versátil que o GM. Apesar de achar o GM mais "moderno" e com mais desempenho no mesmo tamanho externo do AP. O ap é mais barato tb.

Abs

cacanakagi
07/10/2009, 07:57
compensamos no gear ratio :mrgreen:
crawl ratio seria de 70:1 Qualquer coisa ainda se pode turbinar e plainar essa curva de torque do ap. Pensa quantos kits turbo tem pra AP... De todas as cores :mrgreen:
Acho o motor mais versátil que o GM. Apesar de achar o GM mais "moderno" e com mais desempenho no mesmo tamanho externo do AP. O ap é mais barato tb.
Abs
Concordo que o AP tenha inúmeras vantages sobre o GM, como vc mesmo diz, vc escolhe até as cores das peças:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Só acho que o GM é um pouco mais pesado... Até procurei na net o peso do motor, mas não encontrei nada... Fui pegar gosto nesse motor depois q minha esposa comprou um desses vectras(2.0) mais novos, isso anda muito bem, tem motor pra caramba... Uso uma Montana 1.4 pra trabalhar, ela é meio fraca em baixa, mas como peguei ela zera, dei uma amaciada boa nela e apesar de ser 1.4, a Saveiro 1.6(AP) não dá conta dela não (já dei uma brincada na estrada)... Na reta ela dá 180/190 com ar ligado e na baixada ela corta a rotação pouco antes de chegar nos 200km/h(no velocímetro), já na subida ela perde um pouco, subindo entre 140 e 160, mas foi o bastante pra dar preferência nos motores da GM... Fora o caso da Captiva nova que vai vir com motor Ecotec 2.4 com bloco de alumínio(170cv)... Sei de um dono de concessionária que importou um desses pra por no Jipe dele e o pessoal diz que os gringos chegam a tirar 700cv nesse motor...

samukanvas
07/10/2009, 19:58
Então, vai de ap mesmo? :mrgreen:

Abs

cacanakagi
08/10/2009, 07:35
Então, vai de ap mesmo? :mrgreen:

Abs
Não... Ainda estou atrás do motor 2.0 ou 2.4 geração II... Caso não encontre nada acessível já vou pondo meu Samuka à venda pra partir pra PickUp........

valecar
11/10/2009, 15:26
Qual pick -up kaka?

cacanakagi
12/10/2009, 11:09
Qual pick -up kaka?
Uma SS-10 daquelas importadas

alvaro.jrc
12/10/2009, 12:29
Cacá, sabe dizer se o motor da montana 1.8 casa com o câmbio do ômega ou do Chevette??? Estava comparando os preços dele com o motor AP e está bastante atrativo.

Ele já é flex e tem original 114cv e o mais legal, torque em baixa 17,7 a 2800.

Outra coisa... Me ofereceram uma mecanica completa de L200 2.5, motor, cambio e t-case, será que alguma coisa da L200 presta??? Não é muito motor pra pouco jipe não??? :pensativo:

fabiano caxias
12/10/2009, 19:11
Uma SS-10 daquelas importadas

vc ja viu um chassi de uma s10 dessas ai?
na minha opinião é um tanque de guerra de tão pesado.usei uma pra jeep cross mas ja to tirando de cima e fazendo um chassi tubular,muito muito peso .como acho q vc não pretende aproveitar nem a suspenção por ser com barra de torção não sei ate onde seria viavel.a não ser por ser uma pickup diferente do q se é acostumado a ver nas trilhas.
mas é só uma opinião.pois tudo se transforma

tcase willys
33'' recapados

diogo ludovico
12/10/2009, 19:38
Alvaro, até que a mecanica da L200 serve, mas é pesada demais!!!
O trampo que voce teria para fazer a suspenção dianteira aguentar o peso inviabilizaria o projeto.
Eu tambem cojitei a ideia de colocar um conjunto completo da L200, mas desisti pelo peso. Um motor que fica um canhão e não pesa tanto é o 2.4GM das novas S10 flex, pesa poka coisa a mais que o 2.0 e tem barbaridade de torque.
E este motor casado com o cambio e CT de hilux fica perfeito! conjunto compacto e não tão pesado.:concordo:

fabiano caxias
12/10/2009, 20:39
em um GM pode se usar o conjunto todo GM,pois uma tcase de s10 não dará problemas com um motor 4cc e dispença flanges e outros enjanbres ,ficando original.claro q tem q virar a redução p o lado direito pois é lado esquerdo, a menos q va pros eixos de troller,ai fica tudo adaptado quase original hehe

Alexandre X
13/10/2009, 01:20
E como vc vai ter Low Gears usando a tcase de S10?
Deixa que essa eu respondo... quem se importa? o que vale é a cavalaria... :mrgreen:

alvaro.jrc
13/10/2009, 01:39
Alvaro, até que a mecanica da L200 serve, mas é pesada demais!!!
O trampo que voce teria para fazer a suspenção dianteira aguentar o peso inviabilizaria o projeto.
Eu tambem cojitei a ideia de colocar um conjunto completo da L200, mas desisti pelo peso. Um motor que fica um canhão e não pesa tanto é o 2.4GM das novas S10 flex, pesa poka coisa a mais que o 2.0 e tem barbaridade de torque.
E este motor casado com o cambio e CT de hilux fica perfeito! conjunto compacto e não tão pesado.:concordo:

Tem idéia do peso aproximado?? :pensativo:

fabiano caxias
13/10/2009, 09:01
E como vc vai ter Low Gears usando a tcase de S10?
Deixa que essa eu respondo... quem se importa? o que vale é a cavalaria... :mrgreen:

hehe
explica aqui pro colono oq é isso ex...
sabe né ,q eu pra dezenha um zero precizo da ajuda de um copo :mrgreen:

33'' recapados