Ver Versão Completa : Tac Stark
Páginas :
1
[
2]
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
Martin Melcop
17/03/2010, 09:05
Eu vi um semana passada rodando na Henrique Chalma de noite.
Até agora tirando os que vi na concessionaria, este foi primeiro
lucas-Stark
19/03/2010, 17:49
Estive um tempo fora, devido a provas...:putz:
Esse video postado por Mauricio Fernandes, apesar de muito "elogioso" fala e mostra coisas realmente interessantes sobre o Stark. Elas, como a boa retomada do jipinho e relação peso-potência, se mostraram reais na nossa viagem ao Chile.
Pablo Toledo
28/03/2010, 12:13
Creio que não terei muito a acrescentar, mas irei relatar as impressões que tive ao ver o Stark ao vivo e a cores.
Sábado de manhã sem nada pra fazer, decidi ir até a concessionário que vende o dito cujo aqui em São Paulo, aproveitando que fica a apenas cinco minutos de casa.
A primeira impressão é a de que se trata de um jipinho de brinquedo em tamanho de carro real. O interior é bem mais espartano do que eu imaginava para um carro de cem mil reais mesmo se tratando de um offroad. Ao entrar no carro a sensação é de estar entrando em algum veículo da Fiat dado ele compartilhar seus ítens de acabamento com a montadora italiana. Em termos de espaço interno, este é bom inclusive para quem vai no banco de trás e a posição de dirigir me pareceu boa também.
Então fui olhar a suspensão. Como todos também já devem saber, toda a suspensão é independente com braço do tipo duplo A. Cada roda possui dois amortecedores envoltos por molas helicoidais, mas achei os amortecedores pequenos. A caixa de roda acomoda pneus 33" sem problemas aparentemente.
Os diferenciais são Dana 44 e por isso será fácil ter opções de bloqueios para o Stark. Confesso que achei as homocinéticas pequenas, assim como o semieixo também. Só para dar uma dimensão, eles são pouca coisa maiores do que o conjunto semi/homocinética do Vitara (o carro que tenho). Não sei se estes componentes são de especificação exclusiva para o Stark ou se também são utilizados por outros veículos que possuem suspensão idenpendente com diferencial Dana 44.
Quanto ao motor, sobra espaço no cofre e tudo é bem arrumado e isolado.
Sem me alongar demais, no geral achei que o carro deixou um pouco a desejar devido ao seu preço. Tá certo que é uma primeira versão e, a exemplo do Troller, é de se esperar que as melhorias ocorram ao longo dos anos. Acredito que o Stark vai agradar aquele filão de mercado que quer um veículo pequeno, leve e com boa potência para viagens longas e expedições com algum conforto na rodagem, algo que a suspensão independente proporciona muito mais do que veículos com eixo rígido. Não é veículo para quem quer fazer trilhas pesadas e grandes alterações.
Por fim, fica aqui uma especulação. Se o carro tiver alguma chance de sucesso deverá ser grande a chance da Fiat abraçar a causa e tornar um carro da sua linha de produtos. Alguém sabiamente poderá alegar que se esse paralelo fosse válido, a VW teria abraçado o Troller, mas na minha visão são projetos distintos desde a largada.
É isso.
[ ]s a todos
Marcelo-HPE
29/03/2010, 22:19
E então será que já descobriram a causa da quebra de um semi-eixo traseiro e de uns parafusos durante os testes da 4 patas???
PauloLimited
29/03/2010, 23:00
Alguem tem idéia do consumo ?
Gostei d+ do visual desse Jeep, por mais que eu goste de um visual mais "quadrado ou bruto" sei lá como descrever, tipo Ranger, Troller, F-1000, f-250 nessa linha.
Agora é esperar ele firma no mercado e q apareça mais modelos, 4 portas e pick-up q é oq eu gosto mais.:concordo:
unmoralisch
30/03/2010, 10:52
^^ Em algum lugar eu já li sobre consumo, mas não lembro onde! Volte as páginas daqui para atrás que tem várias reportagens postadas, alguma delas fala sobre o consumo!
Marcelo-HPE
30/03/2010, 19:53
E então minha gente !!! será que já descobriram o que causou a quebra de um semi-eixo de alguns parafusos da roda do Stark durante o teste da 4patas ??
Será que a fabrica vai redimensionar o sistema ?? ou se já sanou o problema??
E então minha gente !!! será que já descobriram o que causou a quebra de um semi-eixo de alguns parafusos da roda do Stark durante o teste da 4patas ??
Tá todo mundo curioso com essa quebra, um negócio desses mal resolvido pode ser uma pedra no sapato da TAC.
Abs
Tá todo mundo curioso com essa quebra, um negócio desses mal resolvido pode ser uma pedra no sapato da TAC.
Abs
Pois é. Se com pneu original já aconteceu isto, imagina com uns 33... Vamos aguardar notícias a respeito...
Marcelo-HPE
31/03/2010, 08:51
Então meu amigo. vc saberia dizer quem é o fornecdor desse semi-eixo ???. vamos ver se foi falha de material ou peça subdimensionada.
Se fosse souber nos dizer o resultado desse laudo , ficaria-mos gratos.
abs
Pablo Toledo
31/03/2010, 17:38
Então meu amigo. vc saberia dizer quem é o fornecdor desse semi-eixo ???. vamos ver se foi falha de material ou peça subdimensionada.
Se fosse souber nos dizer o resultado desse laudo , ficaria-mos gratos.
abs
Assim como os diferenciais e bloqueio, os semieixos também devem ser Dana/Spicer. Provavelmente deve ser o mesmo conjunto da S10/Blazer.
Digo isto pois devido a escala de produção do Stark, que é muito baixa, seria inviável recorrer a outro fabricante para desenvolver um semieixo específico para as dimensões do Stark. Mais fácil solicitar o conjunto completo padrão da Dana.
Caso isto seja correto, a Stark não terá para onde correr. Tem que ficar com a Dana mesmo.
Elmer_Jeep
31/03/2010, 17:48
Assim como os diferenciais e bloqueio, os semieixos também devem ser Dana/Spicer. Provavelmente deve ser o mesmo conjunto da S10/Blazer.
Digo isto pois devido a escala de produção do Stark, que é muito baixa, seria inviável recorrer a outro fabricante para desenvolver um semieixo específico para as dimensões do Stark. Mais fácil solicitar o conjunto completo padrão da Dana.
Caso isto seja correto, a Stark não terá para onde correr. Tem que ficar com a Dana mesmo.
Li um comentário de alguem dizendo que as homocinéticas parecem muito com os da van Ducato.
[]'s
Tchê 4x4
31/03/2010, 18:09
Li um comentário de alguem dizendo que as homocinéticas parecem muito com os da van Ducato.
[]'s
Pode ser, já que a mecanica tbm é Fiat...
Marcelo-HPE
31/03/2010, 18:42
Apenas ara efeito comparativo desse leigo aqui ; seria os diferências e semi eixos Danna 44 do troller mais parrudos que o Danna 44 .3 do starck ?
E qual tem maior Ø das hastes dos semi-eixos ??
abs
Pablo Toledo
31/03/2010, 19:29
Marcelo;
Só vamos ter em mente que são semieixos diferentes, embora ambos os eixos sejam Dana44.
O do Troller é um semieixo de eixo rígido. Do Stark é um semieixo de suspensão independente.
Marcelo-HPE
01/04/2010, 09:01
Marcelo;
Só vamos ter em mente que são semieixos diferentes, embora ambos os eixos sejam Dana44.
O do Troller é um semieixo de eixo rígido. Do Stark é um semieixo de suspensão independente.
Beleza Pablo ; obrigado pelos esclarecimentos meu amigo .
Vou fazer uma pesquiza na rede .
Elmer_Jeep
01/04/2010, 09:25
Apenas ara efeito comparativo desse leigo aqui ; seria os diferências e semi eixos Danna 44 do troller mais parrudos que o Danna 44 .3 do starck ?
E qual tem maior Ø das hastes dos semi-eixos ??
abs
Ambos são D44.3 inclusive já foi comentado aqui mesmo: (pag. 14) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1058252#post1058252)
Elmer_Jeep
03/04/2010, 15:22
Ambos são D44.3 inclusive já foi comentado aqui mesmo: (pag. 14) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1058252#post1058252)
Consegui uma foto do diferencial trazeiro, acho que já dá pra ter uma idéia de como é o Dana 44.3 do Stark:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/dif_stark.jpg
E também uma foto da estrutura do stark:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/estrutura_stark.jpg
[]'s
Consegui uma foto do diferencial trazeiro, acho que já dá pra ter uma idéia de como é o Dana 44.3 do Stark:
E também uma foto da estrutura do stark:
Boa Elmer!:concordo:
Finalmente uma foto do esqueleto...:palmas:
[]'s
Tchê 4x4
03/04/2010, 17:32
Gostei do diferencial, achei bem projetado... Agora, posso estar enganado, afinal sei muito pouco perto de muitas feras por aí, mas achei a estrutra meio fraca.
Me corrigem se estiver errado.
leo cabral
03/04/2010, 18:18
Gostei do diferencial, achei bem projetado... Agora, posso estar enganado, afinal sei muito pouco perto de muitas feras por aí, mas achei a estrutra meio fraca.
Me corrigem se estiver errado.
Pois eu já achei justamente o contrario.
Na parte inferior que é onde realmente importa a estrutura é bem mais reforçada que eu imaginava , quase um chassi.
Tchê 4x4
03/04/2010, 18:32
Pois é Leo, mas eu me referi a parte superior...
Não sei a espessura dos tubos, mas essa eu achei que podia ser mais parrudinha... Rsrsrs
Mas como sempre disse, acho tem tudo pra dar certo e particularmente torço pelo Stark, apesar de acha-lo meio caro.
Ricardo Passoni
03/04/2010, 18:38
Tudo depende da espessura da parede do tudo, e o tubo em si ( material) , Semi eixo será que depois do teste da 4patas foi trocado??? rs
Abraços a todos
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
04/04/2010, 23:08
Não me lembro onde que eu li, mas o Stark precisa de apenas mais 2 barras para receber a homologação da CBA (acho que é a CBA). Qual carro precisa de somente 2 barras para ser homologado???
A maioria dos carros de rallye são beem diferentas dos carro de rua. Porque será? Por que os carros de rua não são seguros o suficiente para uma prova dessas. Já o Stark só precisa de 2 barras a mais e já está pronto.
O Stark foi projetado inicialmente por um piloto de rallye, para correr rallye. Em termos de segurança, ele deve estar anos luz a frente do Marruá, Troller, Land, etc.
[ ]'s
Marcelo A. Marchiodi
05/04/2010, 09:08
Em termos de segurança, ele deve estar anos luz a frente do Marruá, Troller, Land, etc.
[ ]'s
Segurança e suspensão também, mesmo com pouco curso!
Está claro que o Stark foi um carro feito pra rali, e logo logo vai começar a aparecer em tudo que é rali por aí.
Marcelo-HPE
05/04/2010, 18:55
O que existe é a possibilidade em uma eventual capotagem , a gaiola desse jipinho vir a empenar e nunca mais ser o mesmo carro ,e ficar todo torcido . È PT na hora .
Quero ver como farão para desempenar uma estrutura dessas toda torcida em uma eventual capotagem ou virada em off-road.
Será que terão um gabarito ?? para desempenar ?? difícil ...
leonardosell
05/04/2010, 21:04
Pessoal,em uma de minhas visitas a TAC,tive a curiosidade de perguntar exatamente a mesma coisa com relaçaõ a estrutura do STARK,informaram me que em caso de uma deformaçaõ estruturar estariam eles preparados com gabaritos especificos para fazer a correçaõ necessaria ou em ultimos casos trocariam a estrutura OK.sugiro ao MAURICIOF que agende uma visita a TAC,assim poderá estar conhecer o projeto e tirar suas duvidas já que o mesmo é daqui OK
Marcelo-HPE
05/04/2010, 21:08
Meu amigo que sabe tudo de TAC , vc saberia como são esses gabaritos ?? posta umas fotos desse gabarito aí pra gente dar uma olhada .
abs
samukanvas
05/04/2010, 22:40
Está claro que o Stark foi um carro feito pra rali, e logo logo vai começar a aparecer em tudo que é rali por aí.
Tb acho, viu marcelo... E digo que esse carrinho vai comer os trollers vivos e cuspir só os ossos... não vai sobrar nada...
Um carrinho desses, com motor apimentado, um bom jogo de amortecedores e coragem dá trabalho... :concordo:
Abs
Ricardo Passoni
06/04/2010, 20:36
Um video para vcs!
abraços
http://carros.uol.com.br/ultnot/multi/?hashId=tac-stark-e-valente-e-bem-equipado-04029C306AE4C18326&mediaId=1889509
unmoralisch
07/04/2010, 15:07
Achei umas fotos que detalham a parte debaixo da estrutura!
http://3.bp.blogspot.com/_yaygxcGNa0M/S67MAZKRNFI/AAAAAAAACDY/zYmPyEUg59Q/s1600/PC110193.JPG
http://1.bp.blogspot.com/_yaygxcGNa0M/S66IesiOnaI/AAAAAAAACBU/DO_qJegeupg/s1600/PC110194.JPG
Fonte das fotos: http://soldieradventures.blogspot.com/2010/03/tac-stark.html
Pessoal,
Eu estou vendendo meu Troller pois comprei um Stark!
Sim, estou fazendo isso para poder ter argumento de falar algo.... E também por acreditar no projeto e na montadora.... Trabalhei durante 5,5 anos na Troller organizando os Eventos e estando presente em 2 Sertões, diariamente na oficina e ainda mais todo final de semana nas trilhas com o Troller..... Vi muita coisa, muita coisa boa e muita coisa ruim.... Não cabe agora a minha pessoa ficar falando algo aqui, não acho ético da minha parte!
Mas vejo que todos estão muito preocupados com o que irá ocorrer no Stark..... Eu fui para Castelhanos com o meu e gostei! Já coloquei Bloqueio de Diferencial da Kaiser 100% na dianteira e na traseira e essa semana coloquei os meus pneus 35"..... Mas com esse pneu terá de fazer alguma alteração no Para Choque dianteiro, o que não será problema pois já estamos fazendo um com base de guincho.... Pois o uso será o mesmo de sempre, organizando Eventos Off Road.
Quebra semi eixo? Até o momento não vi nenhuma quebra em nossas trilhas, já foram 4 trilhas feitas entre elas o Verde 1, Entra e Sai e Pica Pau em Embu das Artes - SP..... Nessa trilha foram 2 Starks com pneu 31" e não houve quebra.... Não é passeio no bosque..... É trilha! Atolou? Sim, mas todos atolaram e tem guincho para isso mesmo, não precisa moer o carro....
O carro tem falhas? Sim, todos possuem..... Mas o que pude ver até o momento foi muito profissionalismo e dedicação pelo novo produto, visto que tenho tido contato constante com a TAC querendo saber como o carro está, se está agradando, etc....
Alguém já teve esse tipo de retorno de alguma montadora de carro deles te procurarem para saber se está satisfeito com o produto deles?
Pessoal acho que passou da hora de querermos ser melhor que os outros, somos Off Roaders e gostamos das mesmas coisas..... O momento agora é apostar em um novo produto que com concorrêcia todos nós temos a ganhar com isso.....
Achou caro? Não compre.....
Achou feio? Não compre....
Achou frágil? Não compre....
Certamente achará uma marca que lhe agrade..... Mas pergunto novamente.....
Alguma marca de agrada 100%?
Está satisfeito 100% com a compra do seu carro?
Os serviços feitos nas autorizadas te agradam?
O seu carro é perfeito não tem nenhum detalhe que te incomode?
Vamos discutir coisas produtivas e não falar besteira.... Afinal quase tudo o que foi falado foi o que a mídia falou e não de quem usou.....
Um abraço!
Pavani
Primeiro Stark 100% Bloqueado na dianteira e traseira.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=219745
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=219746
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=219747
unmoralisch
07/04/2010, 15:20
Obrigado pelo desabafo Pavani, acho que é importante haver uma lucidez nas coisas! Este thread não vai virar bagunça de novo não, porque eu sei que o Chuck não vai deixar, não se preocupe pois sempre haverão as críticas!
Mas sabe que tudo o que vem ocorrendo é bom pra TAC? Até as quebras dos semi-eixos! Agora podem ser feitas investigações, etc! Melhor agora do que daqui 5 anos quando o carro estiver em plena produção! Coisa que aconteceu com muitas montadoras, imagina o prejuízo? Ainda bem que aconteceu agora!
Voltando ao assunto de estruturas, o cara que projetou a estrutura se chama Aloysio Coelho, projetista de carrocerias há mais de 34 anos, com passagens pela a Ford, Brasinca e Mitsubishi... O cara não ia fazer qualquer porcaria né?
unmoralisch
07/04/2010, 15:27
Uau, que bruto!!! http://www.skyscrapercity.com/images/smilies/eek3.gif Parabéns!
Pretendes equipar com snorkel?
Unmoralisch,
Acho que todos temos que ter consciência do que é falado aqui, coisa que infelizmente não ocorre muitas vezes....
Eu acho que quebrar o semi eixo não é o maior problema no momento, o maior problema é quebrar e a montadora não se preocupar em arrumar o projeto e consertar o carro. Todos tiveram GRANDES problemas como o amigo Chuck falou..... Até o momento estou satisfeito, vamos ver daqui para frente como vai ser.....
Em breve teremos fotos do Stark atualizado.....
Abraços!
Pavani
Unmoralisch,
Pretendo por Snorkell, Bagageiro e alguns milhas extras..... O Para Choque está ficando show de bola!
Em breve teremos mais fotos.
Um abraço!
Pavani
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
07/04/2010, 16:43
Pavani
Só tenho uma coisa a dizer...PARABÉNS.
Parabéns pela compra do carro, parabéns por acreditar em um produto 4x4. o mercado off-road agradece.
Eu fui taxado de acionista, de querer a conta da empresa e de mais um monte de coisas...mas na verdade eu só queria que a montadora vizinha ao mes Estado desse certo...imagina que sonho de consumo ter uma fábrica de 4x4 perto da minha casa...e foi por isso que comprei briga com um monte de pessoas que, não sei porque cargas d'água somente criticavam.
Críticas tem que existir e são necessárias para que as coisas evoluam, mas devem ser feitas em um momento certo, e com FUNDAMENTO.
Mas no final das contas acredito que toda essa polêmica em cima da TAC vai fazer com que a empresa seja um exemplo de sucesso mesmo abaixo de mau tempo.
Se os "outros" fabricantes de 4x4 tivessem tido essa "recepção" tão detalhista que nem a TAC teve, talvez nem estariam mais entre a gente.
Obs: A inveja é uma m...que coisa mais linda esse teu Stark :mrgreen:
[ ]'s
Pedro Bachir
07/04/2010, 16:54
Olá Pavani,
O que você teve que fazer na suspensão pra caber os pneus 35"?
Parabéns pelo jipe!
Tchê 4x4
07/04/2010, 17:04
Parabens Pavani, irado teu Stark!!!
Como já disse, agora temos alguem que realmente entende de off road pra nos detalhar os prós e contras do carro. Pois nada melhor que o dia-a-dia pra nos dizer como realmente é um produto, principalmente novo.
Abraço.
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
07/04/2010, 17:59
Pavani
Agora te prepara para a chuva de perguntas...hehehe
Os ângulos de ataque e saída ficaram excelentes pelo que vi né.
Quanto que ficou o vão livre do Stark agora com sapatinhos 35"?
[ ]'s
Xirú Tchê 4x4 e Chuck,
Com fundamentos e vontade de seguirmos em frente, pois perto dos "gringos" nós estamos engatinhando.... E temos sim que acreditar em uma empresa nacional, não é ser bairrista (mesmo por que sou paulista rsrsrs) mas é ter o mínimo de orgulho do país que vivemos e acreditar que nós podemos....
Chuck, estou tranquilo sobre as perguntas..... Mesmo por que já que é para falar, vamos falar bem ou mal..... Mas com fundamento! Fique frio meu caro, agora teremos fotos recentes do jipe. O ângulo de entrada e saída ficaram absurdamente bons, com a troca do Para-Choque dianteiro com certeza irá melhorar, pois aquele acabamento de plástico é enfeite, atrás dele vem um Para-Choque tubular que infelizmente não pude aproveitar para fazer a base do guincho.... Vou tirar as medidas do Vão Central e te passo, mas posso adiantar que ficou bem alto....
Pedro,
Não fiz nada na suspensão, é original! Achei que ficou muito bem distribuído o tamanho do pneus nas caixas de roda.... Estabilidade e conforto são dois itens muito positivos nessa suspensão....
Leo, temos de ser transparentes..... Eu não estou aqui de brincadeira pois estou no horário de trabalho digitando no nosso Fórum, infelizmente quando temos um número grande de pessoas isso acontece..... Mas acho que nossos Moderadores fazem bem o papel e graças a Deus temos pessoas com bom senso de falar coisas produtivas.... Como o amigo Elmer disse, tem gente que chega do Happy Hour depois do trabalho e extravasa.....
É isso aí, bom dia!
Um abraço!
Pavani
35 pol?
Suspensão original?
Hum... interessante!!!
Se sair um 04 portas antes do Troller, fica mais interessante ainda.
Gostei do visual com os pneus novos. Equilibrou mais as curvas "modernas".
Se os semi-eixos aguentarem...
Vai precisar mexer na relações Pavani?
Abraço,
Se sair um 04 portas antes do Troller, fica mais interessante ainda.
Isso faz falta mesmo, uma viatura desse tipo com 4 portas e bagageiro decente.
Daí vai vender a Land é? :mrgreen:
[]'s
JEFFCATUNDA
08/04/2010, 22:40
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=219745
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=219746
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=219747
Pavani... Finalmente consegui ver as fotos...
Tem em uma das fotos um troller vermelho... Dai me veio a idéia de você colocar umas fotos do seu Stark ao lado de um troller...Se não achar algum com 35, bate as fotos de um com 33 mesmo... lado a lado. frente, lateral e traseira.
Só assim a gente vai ter a idéia de como é essa raridade, ao lado de outra viatura que a gente já conhece....
Valeu, vou ficar no aguardo...
alvaro.jrc
08/04/2010, 22:47
Pavani, simplesmente irado!!! Parabéns pela viatura e pela iniciativa.
Bote pra moer mesmo e se for pra quebrar semi-eixo que seja agora que tá na garantia, o carro está em fase de testes severos nas mãos dos cupins de aço jipeiros. Pq aí a montadora cobre uma eventual quebra, que duvido que aconteça, mas caso aconteça serve de parametro para melhorias.
Tomara que daqui a uns 4 anos eu consiga comprar um usadinho, mas bem conservado... :mrgreen:
[ ]s!!!
SÉRGIO HOLANDA
08/04/2010, 23:43
Tá show!!!
Vamos ver agora o jipinho no mundo off road e ver se veio pra ficar...
Fidelis,
Ótima colocação!
Loras,
35" com suspensão original, não pretendo mudar ela pois o conforto e a dirigibilidade são muito bons. A relação eu não pretendo mudar, por ser bem leve o motor corresponde legal... De saída não igual ao original, mas pegar 160km/h de 35" com o carro na mão acho que já é mais que o suficiente para um jipe..... E outra, reduzido vira um tratorzinho como o Troller.... Vai ficar original mesmo....
JEFFCATUNDA,
Eu estou com 2 Trollers com pneus 35", mas ambos estão com a suspensão alterada.... Um com 4" a mais de altura e outro com 2" e mais Bead Lock..... Então acho que a melhor opção seria tirar ao lado de um Troller com pneu 33" original..... Mas eu tendo tempo tiro foto de todos eles ao lado do Stark sem problemas....
Alvaro,
Deixe comigo, oportunidades não irão faltar para testar o carro.
Sérgio,
Estou bem seguro em relação ao jipe ter vindo para ficar, o profissionalismo que tiveram desde o início me surprendeu..... Nos nossos eventos terei a oportunidade de testar, inclusive pretendo fazer em breve a Trans Amazônica.
Vamo que vamo, se conseguir hoje tiro as fotos. Ok?
Abraços!
Pavani
Be Trindade
09/04/2010, 10:12
Pavanii!!! e as fotos do novo parachoque?!?!
Ta irado mesmo teu carro!!! Qualquer nova modificação!!! posta ae!!!
Abraços e parabens!
Martin Melcop
09/04/2010, 10:39
Pavani,
usou qual bloqueio?
ArthurPaladini
09/04/2010, 10:51
Pavani, show de bola o teu Stark! Parabéns!
Prevejo que na primeira quebra que você tiver, todo aquele pessoal do contra vai cair de pau em você, tu vai ter que ser forte. :parede:
Inveja é uma merda! :odedo:
Abraços!
Ricardo Passoni
09/04/2010, 12:24
Pavani antes de tudo parabéns pela viatura, show! Quebrar uma hora vai e não acho demerito de qquer carro! so falei em alguns posts atras que se a equipe de engenharia, tivesse feito um teste de ultrasom no material da pontas de eixo , nada do que aconteceu na 4 Patas teria sido falado!, mas acredito sim no futuro muito promissor do Stark e torço para que mais iniciativas como a Tac venham aparecer em nosso pais , que como foi dito engatinha no off road :concordo:, e que ainda mais que 4x4 apareçam para todos os bolsos ! qto a valores cobrados por um carro o mercado é que dita , portanto nada de reclamar rs!
Abraços a todos :concordo::mrgreen:
Be Trindade,
Em breve teremos fotos, deixa concluir o projetinho antes.....
Melcop,
Uso o Bloqueio da Kaiser, usei durante dois anos no Troller, fui duas vezes ao Uruguay, duas para o Atacama, Jalapão, uso diariamente e nas trilhas..... Gosto muito desse Bloqueio de Diferencial, além de ser outra empresa nacional preocupada com a satisfação do cliente no segmento....
Arthur,
Sei que não será fácil e eu realmente não estou preocupado com isso, até papagaio fala.... Cada fala o que quer.... Espero que as quebras que podem ocorrer sirvam de melhorias no carro, assim deixando o projeto todo bem estruturado....
O pouco que eu usei, eu gostei.... É questão de tempo para poder falar algo, não quero pegar de frente com ninguém.... Sou fã do Troller, todos meus amigos andam com ele, mas antes de mais nada eu sou Off Roader.... Tenho meu Cj5 comigo desde os 11 anos de idade e desse não abro mão....
Resumindo, estou apostando no projeto e o que puder fazer para que as quebras e até mesmo possíveis erros sejam solucionados, farei com o maior prazer e por amor ao que faço.... Estamos aqui para SOMAR meu caro!
Passoni,
Não fiz meus comentários direcionados a uma pessoa específica parceiro, concordo com o que vc disse.... Mas sinceramente eu já andei com imprensa, não é fácil.... Concordo também que quanto mais opções tivermos inclusive de preços melhor ainda, temos que seguir em frente, acreditar e trabalhar para que possamos ter essas opções....
Hoje o serviço mudou muito, temos profissionais cada vez mais qualificados no ramo e isso é muito bom.... O prazer de ter um veículo 4x4 continua, mas o que muda é que temos mais opções no mercado e profissionais capacitados para trabalhar nos 4x4....
A 14 anos atrás, quando comecei o cenário era BEM diferente..... Vc deve saber, mas o pessoal usava pneu agricola, só para ter uma base do que era..... E tudo que aprendemos na época serviu de lição, tudo que aprendemos hoje servirá de lição no futuro.... Se houver alguma quebra do carro eu irei postar aqui e não acho isso ruim, ruim será ter quebra e a montadora não melhorar o projeto.... Mas esse papo só vamos ter depois de termos alguma quebra específica.... Deixa acontecer!
Um abraço!
Pavani
Pessoal,
Seguem as fotos do Stark ao lado do Troller do nosso irmão e parceiro de trilha o Rogérião que também participa do Fórum 4x4 Brasil. O Troller dele está 2" mais alto que o original, pneu 35" e Bead Lock.... Um dos Trollers mais bonitos e preparados de Sampa....
O Stark está somente com o Para Choque tubular, mas quando estiver com o nosso Para Choque pronto a figura muda um pouco.....
Um abraço!
Pavani
Pavani!
Parabéns pelo pionerismo em relação ao Tac e Fórum!!!
Suas impressões sobre o jipe será o grande norte para muitos consumidores!
Abraços.
Kim.
JEFFCATUNDA
09/04/2010, 23:17
Pessoal,
Seguem as fotos do Stark ao lado do Troller do nosso irmão e parceiro de trilha o Rogérião que também participa do Fórum 4x4 Brasil. O Troller dele está 2" mais alto que o original, pneu 35" e Bead Lock.... Um dos Trollers mais bonitos e preparados de Sampa....
O Stark está somente com o Para Choque tubular, mas quando estiver com o nosso Para Choque pronto a figura muda um pouco.....
Um abraço!
Pavani
Legal!
O meu 2009 também tem os paralamas plotados iguais e este... Só que como ele é prata, eu plotei de cinza escuro.
Você não optou por aquele guincho torradeira amarela que o stark tinha na feira?
Esta barra mais baixa na dianteira é uma estabilizadora?
JEFFCATUNDA
10/04/2010, 10:25
Pavani,
Muito interessantes as fotos dos dois lado a lado. Obrigado colega, acho que desta forma dá realmente para se ter uma idéia das dimensões do Stark, ajudou muito mesmo.
JEFFCATUNDA
11/04/2010, 22:33
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=219912&d=1270830393
Pavani, eu sei que O troller está com calços, mas o Stark mesmo sem o parachoque dianteiro parece ter um angulo de ataque menor por conta daquela ultima barra...
Alguem já perguntou e eu também achei legal o parachoque dianteiro do troller.... é feito por quem?
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
11/04/2010, 23:27
Para saber quem tem o melhor ângulo de ataque, os dois jipes tem que ter o mesmo tamanho de pneu, não terem calço, estarem com as rodas retas, estarem com os para-choques originais e a foto tem que ser de perfil.
Originalmente o ângulo de ataque do Troller (50°) e praticamente o mesmo do Stark (49°). Já o ângulo de saída do Stark (44°) é melhor do que o ângulo de saída do Troller (37°)
Pavani
Qual a distância da bola do diferencial até o chão no Troller e no Stark com sapatinho 35"?
[ ]'s
leo cabral
11/04/2010, 23:31
Lembrando que o vão livre do Troller é bem menor que o do Stark
fernandotf
13/04/2010, 10:56
Pavani, vc já colocou o Tac Stark em alguma rampa de torção? o pneu raspa? Qual o curso de suspensão do Tac Stark?
andres-tavares
13/04/2010, 17:30
Respeito aos angulos dos jipes, o troller 2008, segundo a folha fornecida pela concesionaria quando compramos o carro, ele tem 45 de entrada e 47 de saida. (anexo foto)
Se algum dos 2 jipes (stark e troller) nao convencem com seus angulos a quem comprar o carro (que ja acho muito bons) um pequeno lift e pneus maiores (33 ou mais) ja mudam consideravelmente o angulo de entrada e saida ...
__________________________________________________ __________________________________________________ ________________________________
O stark apresenta as vantagens obvias de um carro com SI (suspensao independente) em relacao a um eixo.... isto eh uma grande altura livre do chao... sendo os valores de alturas livre no diferecial bastante altos... isso eh bom ... e na teoria tambem deve apresentar um sistema de suspension(SI) confortavel e estavel ... mas esperemos os que usam o carro falarem.
A altura central do stark tambem se destaca, eh de 300 mm... sendo o troller uns 280-290 mm (no ponto mais baixo), eu medi no meu (mas o meu tem todo tipo de chapas protetoras por baixo)
Por dentro achei o stark com melhor acabamento que o troller ... mas tambem nao detalhei muito.
O stark fala que tem "bloqueio" na traseira, agora nao sei que marca sera este "bloqueio" nem se na verdade eh um bloqueio 100% ou simplesmente um LSD (limited slip diferential) 75% como o troller.
1635 kg, 127 hp, 30 kgm de torque ... se o carro aguentar os pneus grandes (33" pelo menos) sem problemas com certeza sera muito divertido e eficiente! ... mas por enquanto so o pavani podera contar para nos como sera... ele tem pe pesado :lol:
Pessoal,
Ainda não consegui as medidas, na realidade não parei ainda para tirar as medidas. Esse final de semana fui para Natividade da Serra - SP. Fiz todas as trilhas que faremos no evento e mais estradas secundárias da região que foi devastada pela cheia do Rio Paraitinga que acabou com São Luiz do Paraitinga.
Nas estradas de terra eu acelerei legal para sentir a suspensão, dentro do carro o conforto e a dirigibilidade foram ótimos, nem parecia que estava em um jipe.... Depois na Fazenda Alpha onde temos uma pistinha para todos os gostos eu pude testar mais o Stark colocando o mesmo em situações mais off roads, entrei em diversos atoleiros, erosões, subidas e descidas de morro, inclinação lateral, etc.... O desempenho dele foi MUITO bom, fiquei preocupado com o semi eixo afinal a mídia falou tanto desse problema que qualquer um ficaria preocupado, estou de pneu 35", diferencial bloqueado 100% e fui na boa, sem stress algum.....
Após um final de semana de Off Road, posso concluir que o Stark de fato é um misto bom de jipe e carro, podendo utlizar numa boa no seu dia-a-dia e rodovias com todo conforto e dirigibilidade e encara trilha sem problemas..... Ainda é cedo para compara-lo ao Troller, pois sei que o Troller é bem resistente, mas o final de semana me deixou ainda mais animado com o Stark!
Andres,
Como vai amigo? Estudando muito?
Venha aqui ver a viatura nova e dar um rolezinho, vai ser show de bola.... De 35" voltei de viagem acelerando forte, o jipe é muito estável e seguro.... A dirigibilidade dele é incrível, brinquedinho de criança grande..... Estou satisfeito!
Abraço!
Pavani
Ahhhhh segue aui o link das fotos do Embu Adventure 2010....
Lá vcs podem ver o que fizemos e por onde passamos com dois Starks da fábrica com pneus 31" Mud.....
http://picasaweb.google.com.br/Fotos.../EmbuDasArtes#
Abraço!
Pavani
andres-tavares
13/04/2010, 19:01
Andres,
Como vai amigo? Estudando muito?
Venha aqui ver a viatura nova e dar um rolezinho, vai ser show de bola.... De 35" voltei de viagem acelerando forte, o jipe é muito estável e seguro.... A dirigibilidade dele é incrível, brinquedinho de criança grande..... Estou satisfeito!
Abraço!
Pavani
E ai meu brother! ... nossa demais, essa semana e semana passada so provas ... assim que acabarem a gente combina a revisao dos 20 k.
Eu vi o brinquedinho hoje pessoalmente (la na concesionaria da bandeirantes) ... mas me falaram que voce tinha uma reuniao .... esta show de bola :palmas: ... mas com certeza irei na oficina dar uma olhada mas critica e dar um rolezinho :dance: ....
Fenajeep pra mim nao da, exatamente nesses dias estarei em provas .... :parede:
Grande abraco!
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
13/04/2010, 20:08
segundo a folha fornecida pela concesionaria quando compramos o carro, ele tem 45 de entrada e 47 de saida
Tirei essa informação do site da Troller e esses ângulos são respectivos ao Troller 2010 ( https://www.troller.com.br/t4/ )
[ ]'s
fernandotf
14/04/2010, 09:13
Lembrando que o vão livre do Troller é bem menor que o do Stark
Você se refere ao vão livre mínimo sob os eixos, certo? Pois realmente o TAC Stark é até 4 cm mais alto (realmente impressionante :palmas:)! Porém a altura entre eixos, é 1,5 cm mais baixo... e o TAC tem o entre eixo 13cm maior que o Troller.
Apenas para resumir: vão livre sob os eixos é melhor para facões, enquanto o vão livre entre eixos é melhor para "kings".
TAC Stark:
Sob eixo Dianteiro: 24cm
Sob eixo Traseiro: 25,5cm
Entre Eixos: 30,cm
Distância entre eixos: 2,54m
Troller:
Sob eixo Dianteiro: 21,5cm
Sob eixo Traseiro: 21,5cm
Entre Eixos: 31,5cm
Distância entre eixos: 2,41m
sandro-natal
24/04/2010, 00:19
Pavani e outros pilotos de TAC,
Parabéns pelos novos jipes. Desejo muito sucesso com a experiência.
Tenho imensa curiosidade de conhecer o desempenho do TAC nas dunas. Alguém já trilhou esse tipo de terreno? Se sim, pode comparar com outras viaturas que já pilotou nas dunas?
Abraços
Parabéns Pavani,
Muito legal sua iniciativa. Lembrando que a Troller começou como fundo de quintal para trilhas em dunas e hoje tem uma legião de fãs. Também houve um sem fim de melhorias, modificações, reforços. E todos achávamos o preço inicial dos 2001 diesel "absurdo". As opiniões do Stark me lembraram o início do Troller. Só que com um projeto mais moderno. Também prefiro valorizar nossos nacionais.
Abraço aí e vai nos mantendo informados.
Rodrigo
unmoralisch
29/04/2010, 19:44
29 de abril de 2010
http://wp.clicrbs.com.br/anverde/files/2010/04/tac3.jpg (http://wp.clicrbs.com.br/anverde/files/2010/04/tac3.jpg)
Não é só a cor que é verde. A produção do jipe joinvilense, também.
http://wp.clicrbs.com.br/anverde/files/2010/04/tac.jpg (http://wp.clicrbs.com.br/anverde/files/2010/04/tac.jpg)
Plantio de árvores será feito em áreas de proteção ambiental.
Para compensar os impactos ambientais de sua operação, a TAC (Tecnologia Automotiva Catarinense), fabricante do jipe Stark, aderiu ao Programa Carbon Free, que compensa emissões de carbono na atmosfera.
É uma iniciativa inédita da indústria automobilística nacional.
A TAC aderiu a um projeto de compensação das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), passando a operar de forma cada vez mais sustentável.
A empresa implantou em sua fábrica o Programa Carbon Free, desenvolvido pela Oscip Iniciativa Verde em parceria com a cooperativa Mãos na Mata.
O objetivo é promover a melhoria da qualidade ambiental com a recuperação florestal de áreas degradas.
A mesma iniciativa está sendo estendida para os clientes da montadora: quem deseja comprar um jipe Stark já pode optar pela compensação das emissões do próprio combustível utilizado, recebendo assim o selo Carbon Free.
As emissões de CO2 decorrentes da operação anual da empresa serão compensadas por meio do plantio de árvores, que irão absorver o CO2 da atmosfera durante a fotossíntese, preservando o solo, a água e a biodiversidade.
Selo
No caso do Stark, o jipe será comercializado com um opcional inédito para veículos: o selo Carbon Free, um certificado que comprova que as emissões de GEE decorrentes da queima de combustível foram compensadas por meio de plantio de árvores nativas, contribuindo assim para o desaceleramento do aquecimento global.
http://wp.clicrbs.com.br/anverde/files/2010/04/tac4.jpg (http://wp.clicrbs.com.br/anverde/files/2010/04/tac4.jpg)
Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/anverde/2010/04/29/stark-sera-produzido-com-compensacao-de-emissoes-de-carbono-e-selo-verde/?topo=84,2,18,,,84
Pessoal,
Desculpe a demora na resposta, essas semanas tem sido bem corridas aqui na Garagem 4x4 e o tempo ficou curto....
JEFFCATUNDA, estamo para cima e para baixo com o Stark aqui em São Paulo e durante os finais de semana nas trilhas.
NEsse link temos umas fotos dele em Castelhanos ainda com os pneus 31"; http://picasaweb.google.com.br/FotosPavaniAdventureOficial/IlhaBela#
Sandro ainda não tive a oportunidade de dirigi-lo nas dunas, mas tenho certeza que será duro acompanhar o jipinho viu!
Rodrigo, esse carro foi projetado durante 6 anos antes de ser vendido..... Tudo feito por comutador, um projeto único e inovador.... E o melhor, brasileiro! É questão de tempo para cair no gosto das pessoas....
Agora estou a caminho da TAC, vou conhecer a montadora e o processo de fabricação....
Pavani
Pessoal,
Semana passada organizamos um evento em Natividade da Serra, interior de São Paulo próximo do litoral norte.... Uma região fantástica!
Na Fazenda Alpha eu tenho um obstáculo que há um ano ninguém passava nesse atoleiro sem o uso do guincho.... Estava de Troller, Bloquiado 100% na dianteira e traseira e com pneus 35" novos..... Só passava de guincho lá..... Chamei todos no rádio para me ajudarem a sair pois iria tentar passar por esse obstáculo, desliguei a ventoinha para não ter problemas, engatei uma segundinha reduzida e dei um pouco mais de giro no motor..... Nada muito radical, para a minha surpresa eu passei fácil..... Todos os outros que tentaram atolaram, tive de pegar o trator para tirar o pessoal do atoleiro....
Em breve postarei uns vídeos no Youtube para terem idéia do que aconteceu....
A notícia chata é que depois de forçar MUITO o carro consegui quebrar a homocinética dianteira, mas estou com pneus 35", rodas tala 8" com Offset negativo e com Bloqueio 100%..... Forcei para ver até onde eu poderia chegar com o carro.... E com 3 rodas tracionando eu tirei um Troller desse obstáculo que precisei da ajuda do trator para tirar o restante do grupo.....
Estou gostando do brinquedinho novo!
Abraço!
Pavani
Bom ver que o jipinho é valente,espero que tenha muito rodado em breve!!!
Troller-a-vista
01/05/2010, 15:05
pavani estava de troller ou de tac? nao entendi...
GiovanniP
01/05/2010, 15:32
Pavani, só a título de curiosidade, como foi o desempenho da frontier na empreitada??
Que ano é a mesma, quais as modificações ela possui?
Grato.
Troller a vista,
Não passava a mais de ano com o Troller, de Stark passei sem problemas....
GiovanniP,
A Frontier é bem valente!
Um abraço!
Pavani
Leandro-df
12/05/2010, 17:20
TAC chega ao Stark número 50 e já pensa em exportar para a Europa (http://www.noticiasautomotivas.com.br/tac-chega-ao-stark-numero-50-e-ja-pensa-em-exportar-para-a-europa/) Autor: Moriah
11/05/2010
http://www.noticiasautomotivas.com.br/img/f/tac-chega-ao-stark-numero-50-e-ja-pensa-em-exportar-para-a-europa.jpg
Devagar se vai ao longe. Parece que essa expressão popular é o lema da TAC, fabricante nacional do utilitário Stark.
Desde que começou as vendas do jipe catarinense, a empresa conseguiu vender 38 exemplares e agora chega ao 50º veículo (http://www.noticiasautomotivas.com.br/tac-chega-ao-stark-numero-50-e-ja-pensa-em-exportar-para-a-europa/#) produzido.
A TAC emprega apenas 35 funcionários (http://www.noticiasautomotivas.com.br/tac-chega-ao-stark-numero-50-e-ja-pensa-em-exportar-para-a-europa/#) e não espera atingir altos números de produção como outros fabricantes.
A idéia (http://www.noticiasautomotivas.com.br/tac-chega-ao-stark-numero-50-e-ja-pensa-em-exportar-para-a-europa/#) é oferecer um produto bastante específico para o mercado, onde geralmente o consumidor (http://www.noticiasautomotivas.com.br/tac-chega-ao-stark-numero-50-e-ja-pensa-em-exportar-para-a-europa/#) deste tipo de veículo tem bom poder aquisitivo.
O Stark utiliza partes mecânicas de vários fornecedores, entre eles a FPT da Fiat, que fornece o motor turbo diesel 2.3.
A filosofia da empresa foi adquirir peças de fornecedores estabelecidos no mercado e assim montar o Stark especificamente para o off-road.
A empresa já tem planos de exportar até duas unidades por ano à Europa, graças a dois sócios espanhóis. No total são 95 sócios na TAC.
Com preço sugerido de R$98.700 e prazo de 40 dias para a entrega, o Stark segue ganhando mercado aos poucos, sendo produzidos apenas três unidades por semana.
FONTE: http://www.noticiasautomotivas.com.br/tac-chega-ao-stark-numero-50-e-ja-pensa-em-exportar-para-a-europa/
Tchê 4x4
13/05/2010, 11:45
Não entendo como a TAC quer exportar produzindo tão pouco... Lá os caras tem grana pra comprar "Só pra ver" ou modificar todo se necessário...
E agora, as exportações serão só por encomenda tbm???... Quanto custaria pra Europa???... Mal tão vendendo aqui, isso não prejudicaria mais as vendas no Brasil???...
Acompanho com muita curiosidade e espetativa esse projeto, desde que li ha alguns anos(6 ou 7?) a captação de 15milhões cash para o desenvolvimento desse projeto nacional.
Fui frustado em pelos seus vários quase lançamento, mas fiquei muito feliz por saber que já há felizes proprietários em uso.
Por isso, aproveito o tópico de entendidos e proprietario(s) em TAC e peço aos amigos para responderes, se souberem, minhas perguntas esclarecendo minhas dúvidas, seguintes:
- Vão livre:
No Troller, o nos demais veículos com suspensão convencional, o calculo é medido a partir das bolotas dos diferencais, ou seja a parte mais próxima do chão, certo?
1 -Então, usando este mesmo critério o certo no TAC não seria medir a partir de suas barras de suspensão, usando o mesmo criterio dos demais?
2 -Se não tem estoque de veículos prontos, ou seja o comprador paga para depois de 40 dias receber o veículo o certo não seria chamar de MONTADORA e não de FÁBRICA?
3 -O que realmente é fabricado pela TAC;a gaiola e estrutura dos agregados da suspensões?
Abraços curiosos.
Badia
Não entendo como a TAC quer exportar produzindo tão pouco... Lá os caras tem grana pra comprar "Só pra ver" ou modificar todo se necessário...
E agora, as exportações serão só por encomenda tbm???... Quanto custaria pra Europa???... Mal tão vendendo aqui, isso não prejudicaria mais as vendas no Brasil???...
Badia, NADA é fabricado pela TAC. E sim, ela é uma montadora, não uma fábrica. Assim como a Fiat, a Renault, a VW e todas as outras aqui no Brasil. Ninguém mais fabrica nada hoje em dia, só "junta tudo".
A gaiola é fabricada é Curitiba, vem prontinha, faltando apenas a pintura. Sobre as suspensões, é o mesmo esquema, só não sei quem fornece.
Oi Punch, obrigado por parte do esclarecimento, na realidade não é tão assim com relação as grandes, as peças desenvolvidas pelas engenharias delas são fabricadas apenas para elas, sob licença, o que não acontece no caso e não acontecia no Troller antes da Ford.
Mas mesmo assim acho estranho só "montarem" depois do cara pagar, por isso os 40 dias da entrega.
Mas sem rede de revendas quem dá a garantia, faz as revisões, etc.etc.?
Gostei acho que vou abrir uma "montadora".eheheheh
Badia
Badia, como não? É assim na TAC também... hehehe Ela aproveita muitas peças de outros carros, mas tantas outras são exclusivas também, o que a deixa perto das grandes.
Sobre revisões e garantia, tudo pode ser feito na fábrica (pra quem mora por aqui ou faz questão que o seja) e numa rede de oficinas que serão credenciadas e treinadas por eles.
Badia,
Bom dia! Como vai?
Abaixo seguem as respostas. Ok?
1 - O STARK tem suspensão independente. Dessa forma os braços de suspensão podem subir e descer conforme o obstáculo a ser transposto. Assim, o ponto mais baixo também é a ponta da bola do diferencial, só que se você observar por baixo a diferença é grande comparado ao Troller. Se medir no quadro da suspensão, ai a medida é mais favorável ainda para o STARK.
Prometi para os amigos do Fórum tirar as medidas de um Troller com pneu 35" e um Stark com pneus 35" para que possam fazer uma comparação, assim que tiver um tempinho farei essa medida e posto no Fórum.
2 -O que diferencia uma empresa da outra, não é ter estoque ou não. É o processo produtivo. Hoje em dia, quase todas são montadoras. A FIAT, por exemplo, tem toda a carroceria estampada pela Usiminas, que já fica com o refugo do aço da estamparia, e o utiliza novamente. Tudo é comprado de empresas especializadas. Ar condicionado, freios, amortecedores, rodas, pneus, bancos, chicotes elétricos, etc....etc....
Sobre o prazo de entrega é relativo e depende muito da cor escolhida, pois como um diferencial a TAC pinta o veículo da cor que o cliente quiser, mas do contrário já tem alguns pontos de venda como em São Paulo que possui o carro à pronta entrega e com um bom estoque de cores diferentes.
3 - A TAC não fabrica nada. Ela projetou, desenvolveu, fabricou os protótipos e agora compra os sistemas das mesmas empresas que vendem para todas as montadoras. O Cambio por exemplo, é da EATON, o mesmo da S10, da Ranger, do Troller, etc... Os eixos são DANA 44 com bloqueio na traseira, igual a S10, Troller, etc... A Transferência Borg Warner, a mesma da Ranger, Troller, etc... Amortecedores são Monroe, desenvolvidos para o STARK, o radiador e intercooler também são específicos do STARK, Cardans DANA, específicos para o STARK, etc..... E por aí vai....
Espero poder ter te ajudado e o que puder esclarecer estou à disposição.... Se você vem acompanhando o Tópico eu comprei um Stark e sou dono da Garagem 4x4 uma Oficina Especializada em veículos 4x4, sei dessas informações pois como usuário e mecânico já tive uma conversa com a Tac para ser um Ponto Autorizado em manutencão em São Paulo.
Eles estão cadastrando empresas sérias e especializadas para que o cliente tenha segurança comodidade nos seus serviços, diferente de outras "Montadoras" que temos no Brasil.... Ainda não tem nada certo, mas estamos estudando essa possibilidade....
Grande abraço!
Pavani
Show Pavani, obrigado pelos esclarecimentos.
Quero ver ao vivo essa fera calçados com os 35" na Fenajeep.
Abraço,
Badia
MARCELOLUCHESI
17/05/2010, 14:51
Oi Pavani tenho uma duvida também a carroceria do Stark é de lata ou fibra, tens ideias do peso desse jipe?
abs
MArcelo
JEFFCATUNDA
17/05/2010, 16:19
Badia,
Bom dia! Como vai?
Abaixo seguem as respostas. Ok?
1 - O STARK tem suspensão independente. Dessa forma os braços de suspensão podem subir e descer conforme o obstáculo a ser transposto. Assim, o ponto mais baixo também é a ponta da bola do diferencial, só que se você observar por baixo a diferença é grande comparado ao Troller. Se medir no quadro da suspensão, ai a medida é mais favorável ainda para o STARK.
Prometi para os amigos do Fórum tirar as medidas de um Troller com pneu 35" e um Stark com pneus 35" para que possam fazer uma comparação, assim que tiver um tempinho farei essa medida e posto no Fórum.
2 -O que diferencia uma empresa da outra, não é ter estoque ou não. É o processo produtivo. Hoje em dia, quase todas são montadoras. A FIAT, por exemplo, tem toda a carroceria estampada pela Usiminas, que já fica com o refugo do aço da estamparia, e o utiliza novamente. Tudo é comprado de empresas especializadas. Ar condicionado, freios, amortecedores, rodas, pneus, bancos, chicotes elétricos, etc....etc....
Sobre o prazo de entrega é relativo e depende muito da cor escolhida, pois como um diferencial a TAC pinta o veículo da cor que o cliente quiser, mas do contrário já tem alguns pontos de venda como em São Paulo que possui o carro à pronta entrega e com um bom estoque de cores diferentes.
3 - A TAC não fabrica nada. Ela projetou, desenvolveu, fabricou os protótipos e agora compra os sistemas das mesmas empresas que vendem para todas as montadoras. O Cambio por exemplo, é da EATON, o mesmo da S10, da Ranger, do Troller, etc... Os eixos são DANA 44 com bloqueio na traseira, igual a S10, Troller, etc... A Transferência Borg Warner, a mesma da Ranger, Troller, etc... Amortecedores são Monroe, desenvolvidos para o STARK, o radiador e intercooler também são específicos do STARK, Cardans DANA, específicos para o STARK, etc..... E por aí vai....
Espero poder ter te ajudado e o que puder esclarecer estou à disposição.... Se você vem acompanhando o Tópico eu comprei um Stark e sou dono da Garagem 4x4 uma Oficina Especializada em veículos 4x4, sei dessas informações pois como usuário e mecânico já tive uma conversa com a Tac para ser um Ponto Autorizado em manutencão em São Paulo.
Eles estão cadastrando empresas sérias e especializadas para que o cliente tenha segurança comodidade nos seus serviços, diferente de outras "Montadoras" que temos no Brasil.... Ainda não tem nada certo, mas estamos estudando essa possibilidade....
Grande abraço!
Pavani
Pavani...
A caixa de marchas do Troller é a mesma da Ranger?
Me falaram que apesar de ser da mesma marca são modelos diferentes...
Badia,
Estaremos por lá e vamos tomar uma gelada com a turma! Pode ter certeza!
MARCELOLUCHESI,
O Stark pesa 1.600kg e a carroceria dele é de Fibra de Vidro com acabamentos em Plástico. Para ter idéia uma Tr4 pesa mais ou menos 1.400kg.....
JEFFCATUNDA,
A "Caixa de Marchas" vc quis dizer "Câmbio" ou "Caixa de Transferência"? Eu generalizei na msg anterior, pode ver que não tem nada falando do modelo do carro específico... Mas sim os carros que utilizam alguns itens tambem utilizados pela Tac....
Grande abraço!
Pavani
Pessoal,
Este final de semana fizemos a Trilha da Pamonha em Parelheiros - SP. A trilha é show de bola para que curte uma trilha de verdade, atoleiros e erosões por toda parte.... Até o momento a trilhas mais técnica que fiz com o Stark.... Tivemos companheiros do 4x4 Brasil e do TC nessa trilha e puderam ver de perto o comportamento do carro na trilha....
Foram dois dias de trilha, uma turma no sábado e outra no domingo..... Choveu no sábado e o Stark se comportou de maneira exemplar.... Com pneus 35" entrei em todos os atoleiros possíveis, erosões, puxei carros atolados e finalizei a trilha rebocando um Troller que quebrou a hélice em um atoleiro.... Estava preocupado com as homocinéticas, afinal estava forçando bem o carro..... E não ocorreu absolutamente NADA com elas, cada dia que passa sinto mais segurança no carro e tive obstáculos em que somente o Stark conseguiu ultrapassar....
Para quem não sabe o Stark é MUITO mais leve que o Troller, portanto puxar alguns Trollers no atoleiro é uma maneira de detonar as homocinéticas, pois de vez em quando é necessário um tranco maior.... Isso força um pouco o conjunto, mas não tivemos problemas.... Agora o Stark está na Lavagem, amanhã faremos a Lavagem Técnica e vou abrir as homocinéticas para ver se sofreram alguma alteração por conta da trilha....
Em breve teremos fotos e vídeo da trilha, aguardem!
Um abraço!
Pavani
Olá Pessoal,
Com satisfação, informo que quanto mais eu ando no meu jipe STARK, mais eu me apaixono pelo "bichinho"... Amarelinho, lindinho igual a um canarinho.... Gostoso, maçio, valente ....... É só alegria.
Neste próximo final de semana, estaremos num passeio em Londrina/PR, com o pessoal da AÇÃO 4x4, e no outro final de semana estaremos na FENAJIP em Brusque/SC. :dance:
Abraços a todos os apaixonados e simpatizantes do mundo OFF-ROAD.
Cordialmente,
Cascaes. email: cascaesbrasil@hotmail.com
Oi Pessoal,
Concordo com Cascaes. Hoje tive o previlégio de pilotar um Stark do nosso amigo Carlos Simal de Joinville, de passagem pela cidade acompanhado pelo piloto Luciano. O Jeep é simplesmente sensacional! Tenho alguma experiência com veículos 4X4, pois já tive 3 Troller's. Mas sem querer comparar, porque são ótimos 4X4, hoje, depois de pilotar o Stark, com certeza será meu próximo Jeep.
Abraços
wlad
wlad1@hotmail.com
Pessoal,
Deu um problema, vou corrigir a foto e manda na sequencia!
Abraço!
unmoralisch
02/06/2010, 07:30
Jipe de SC em Brusque
http://www.clicrbs.com.br/rbs/image/8302857.jpg
Consumidores que gostam de jipe podem conferir de perto as características do Stark, o 4x4 da montadora catarinense TAC, lançado no início deste ano no mercado nacional. O veículo será uma das estrelas da Fenajeep 2010, maior festa jipeira do Brasil, que abre amanhã e vai até domingo, no pavilhão de eventos da Fenarreco, em Brusque. Veículo com design diferenciado, o Stark associa robustez de off-road com a modernidade dos carros urbanos. Em investimento inédito na indústria automotiva nacional, a TAC implantou o programa Carbon Free, que compensa todas as suas emissões de CO2.
Fonte: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2923580.xml&template=3916.dwt&edition=14813§ion=129
Tchê 4x4
02/06/2010, 08:58
Bôa!!!... Agora o bixinho vai passar pelo crivo de mais gente que conhece e vive o 4x4 diariamente...
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
02/06/2010, 11:52
Andei no carro semana passada e realmente não dá pra dizer que estamos dentro de um jipe com entre-eixos curto...a suspensão copia muito bem o terreno e dentro do carro não se sente os desníveis do asfalto.
A estabilidade também me chamou bastante atenção...eu entrei devagar em uma curva e na sequência fui estimulado a fazer a próxima curva em velocidade alta...eu disse que preferiria ir com calma visto que estava em um carro de teste-drive...hehehe..mesmo assim novamente foi dito que não precisava se preocupar porque o carro não ia se comportar como um jipe...e para a minha surpresa, o carro realmente grudou no chão....fiz uma curva de 45° cantando pneu e mesmo assim tive o tempo todo com o carro na mão...de cara deu pra ver que poderia entrar ainda mais rápido na cuva...mas a prudência falou mais alto...quem puder fazer o teste-drive no carro, vai porque vale a pena...a primeira impressão é surpreendente.
Ahh..vou esticar a ida a Santa Catarina e segunda-feira vou visitar a fábrica em Joinville...parece que bastante gente que vem de longe para a Fenajeep vai fazer a mesma coisa...fica ai a dica...acho que é só ligar para a fábrica e avisar que vai lá fazer uma visita.
[ ]'s
srgrande
03/06/2010, 18:10
Olá Pessoal,
Com satisfação, informo que quanto mais eu ando no meu jipe STARK, mais eu me apaixono pelo "bichinho"... Amarelinho, lindinho igual a um canarinho.... Gostoso, maçio, valente ....... É só alegria.
Neste próximo final de semana, estaremos num passeio em Londrina/PR, com o pessoal da AÇÃO 4x4, e no outro final de semana estaremos na FENAJIP em Brusque/SC. :dance:
Abraços a todos os apaixonados e simpatizantes do mundo OFF-ROAD.
Cordialmente,
Cascaes. email: cascaesbrasil@hotmail.com
Sábado, dia 29/5, tive a oportunidade de conhecer o STARK e dar uma pequena volta pelas avenidas de Londrina.
Pude sentir os mesmos olhares curiosos de 2001, quando comprei o primeiro Troller da cidade. Ate funcionarios de uma concessionaria de veiculos japoneses deixaram seus postos de trabalho para conhecer o Jipe.
O carro tem um bom acabamento e estava equipado com teto solar eletrico e snorkell.
Jantei com o Cascaes e o Simal, que hoje esta na TAC e me atendeu inumeras vezes quando solicitava garantias para o Troller.
Pude perceber o profissionalismo da empresa.
No Domingo, dia 30/5, dois STARKs participaram do rali, um competindo e outro apoiando e os competidores eloagiaram os veiculos.
No fim de semana foi vendido um STARK em Londrina e credenciado um representante da
marca.
Espero dar umas voltas nas trilhas nos proximos dias.
Desejo boa sorte à TAC, que faz um jipe de verdade.
SERGIO GRANDE
unmoralisch
08/06/2010, 12:17
Para quem não viu os vídeos da fenajeep: http://videos.4x4brasil.com.br/
No vídeo Salão Off-Road 2 mostra o Stark do Pavani e um Stark sem a carenagem exibindo mostrando toda sua estrutura (gaiola), motorização, etc...
alvaro.jrc
08/06/2010, 13:15
Para quem não viu os vídeos da fenajeep: http://videos.4x4brasil.com.br/
No vídeo Salão Off-Road 2 mostra o Stark do Pavani e um Stark sem a carenagem exibindo mostrando toda sua estrutura (gaiola), motorização, etc...
Irado o video do stark sem a carroceria, dá pra ver toda a estrutura tubular e a mecanica. Alguém tirou fotos detalhadas desse stark???
Creio que o Pavani com certeza tirou pq tava do lado do Jipão dele. Se puderem postar são fotos extremamente interessantes.
Abraço!!!!!
andres-tavares
08/06/2010, 15:26
Pessoal,
Este final de semana fizemos a Trilha da Pamonha em Parelheiros - SP. A trilha é show de bola para que curte uma trilha de verdade, atoleiros e erosões por toda parte.... Até o momento a trilhas mais técnica que fiz com o Stark.... Tivemos companheiros do 4x4 Brasil e do TC nessa trilha e puderam ver de perto o comportamento do carro na trilha....
Foram dois dias de trilha, uma turma no sábado e outra no domingo..... Choveu no sábado e o Stark se comportou de maneira exemplar.... Com pneus 35" entrei em todos os atoleiros possíveis, erosões, puxei carros atolados e finalizei a trilha rebocando um Troller que quebrou a hélice em um atoleiro.... Estava preocupado com as homocinéticas, afinal estava forçando bem o carro..... E não ocorreu absolutamente NADA com elas, cada dia que passa sinto mais segurança no carro e tive obstáculos em que somente o Stark conseguiu ultrapassar....
Para quem não sabe o Stark é MUITO mais leve que o Troller, portanto puxar alguns Trollers no atoleiro é uma maneira de detonar as homocinéticas, pois de vez em quando é necessário um tranco maior.... Isso força um pouco o conjunto, mas não tivemos problemas.... Agora o Stark está na Lavagem, amanhã faremos a Lavagem Técnica e vou abrir as homocinéticas para ver se sofreram alguma alteração por conta da trilha....
Em breve teremos fotos e vídeo da trilha, aguardem!
Um abraço!
Pavani
Isso eh verdade! eu fiz essa trilha com eles e de verdade o stark tem bastante potencial ... mas ainda com 35 e bloqueios na frente atras ... pelo que vi na trilha, ele parece ser bastante agil :palmas:
E ai Ricardo quando sai o video da trilha da pamonha?
abs!
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
08/06/2010, 19:31
1- Frente da montadora
2- Primeiro protótipo do Stark
3- Linha de montagem
4- Powertrain
5- Stark personalizado pelo cliente, saindo de dentro da fábrica já com base de guincho, guincho e pneus BF Goodrich Km2).
[ ]'s
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
08/06/2010, 19:40
1- Qual será a cor mais pedida?
2- Chegada das partes da carroceria
3- Stark para test-drive na Fenajeep
4- Linha de montagem
5- Stark pronto para ser entregue
[ ]'s
alvaro.jrc
08/06/2010, 23:17
Seria um protótipo para um canvas ou com skydome???
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=229201&d=1276036169
Se for já me agradou!!!
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
08/06/2010, 23:48
Seria um protótipo para um canvas ou com skydome??? Se for já me agradou!!!
Alvaro
Este protótipo foi o primeiro apresentado...deve ser do ano de 2005...nesta época, o conceito do carro era para ser de um jipe bem simples e rústico...
...ele seria fechado com lona...mas a idéia do uso de lona foi abandonado...mas a TAC, pelo que vi, está muito aberta a sugestões e personalizações...
...tanto é que na fábrica eu vi muitos starks personalizados...já foi feito stark no tom verde da palio adventura, no tom marrom da volkswagem, preto fosco...já teve stark com mola amarela, mola vermelha...tbm dá pra se escolher o tipo de teto solar, se quer ou não com base para guincho, se quer ou não também com o guincho, com bloqueio 100% ou 75%, tomada de energia extra, tomada de energia no porta-malas, snorkel, etc etc etc...cada carro dali foi montado com caracteristicas escolhidas pelos dono.
[ ]'s
unmoralisch
09/06/2010, 00:17
Alvaro
Este protótipo foi o primeiro apresentado...deve ser do ano de 2005...nesta época, o conceito do carro era para ser de um jipe bem simples e rústico...
...ele seria fechado com lona...mas a idéia do uso de lona foi abandonado...mas a TAC, pelo que vi, está muito aberta a sugestões e personalizações...
...tanto é que na fábrica eu vi muitos starks personalizados...já foi feito stark no tom verde da palio adventura, no tom marrom da volkswagem, preto fosco...já teve stark com mola amarela, mola vermelha...tbm dá pra se escolher o tipo de teto solar, se quer ou não com base para guincho, se quer ou não também com o guincho, com bloqueio 100% ou 75%, tomada de energia extra, tomada de energia no porta-malas, snorkel, etc etc etc...cada carro dali foi montado com caracteristicas escolhidas pelos dono.
[ ]'s
Um vez eu vi uma foto de um Stark com os para-choques e para-lamas pintados na cor do carro, que no caso era azul escuro! Tem esta possibilidade de personalização? Ou foi apenas um protótipo descontinuado?
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
09/06/2010, 00:38
unmoralisch
O que me disseram é que esse vermelho é peça única...ele é todo funcional, mas não existe outro daqueles.
Gostou da idéia do teto aberto?
[ ]'s
unmoralisch
09/06/2010, 11:29
unmoralisch
O que me disseram é que esse vermelho é peça única...ele é todo funcional, mas não existe outro daqueles.
Gostou da idéia do teto aberto?
[ ]'s
O que eu vi na foto com os para-lamas e para-choques pintados na cor do carro não era com teto aberto!
Eu particularmente não compraria este com teto aberto... Mas como cada um tem um gosto, este seria uma boa opção para vender a pessoas que freqüentam praia, fazem safari, etc...
unmoralisch
09/06/2010, 11:34
Olhem que legal isto, para ter uma idéia de como ficaria um Stark em um rally: http://quatrorodas.abril.com.br/nitro/tuningvirtual/tac-stark-551508.shtml
unmoralisch
09/06/2010, 11:43
Um vez eu vi uma foto de um Stark com os para-choques e para-lamas pintados na cor do carro, que no caso era azul escuro! Tem esta possibilidade de personalização? Ou foi apenas um protótipo descontinuado?
Achei a foto:
http://img181.imageshack.us/img181/8379/fot35831530tt6.jpg
Será que é possível a personalização acima ou foi só um protótipo?
Também tive a oportunidade de conhecer o Pavani pessoalmente (figuraça!:concordo:), além de outros foristas.
Fiz um test-drive (on road apenas) com o Stark e confesso que me surpreendeu positivamente. Boa posição para dirigir, estável, direção precisa, câmbio com engates curtos, suaves e precisos, além de um excelente torque.
O motor é menor e menos potente que o do Troller, mas são cerca de 400 Kg à menos também.
O câmbio tem um trambulador independente com cabos e um peso compensador, que vem da Ducato, o que garante a suavidade. O acionamento da 4x4 e reduzida por alavanca marca muitos pontos à favor!
O painel com o console central ainda incomoda um pouco, pois fica muito avançado. Certamente é coisa pra se melhorar nos próximos anos, com a substituição da atual caixa de ar.
À primeira vista, principalmente por fotos, a gaiola não parece ser muito resistente, mas ao vivo, a impressão é outra. Segundo o fabricante, basta acrescentar dois "X" para poder competir. Um atrás dos bancos e outro no teto. Tanto os cintos, quanto os bancos, são presos diretamente na estrutura tubular. Isso transmite um pouco dos impactos da suspensão diretamente ao banco, o que passa a impressão de ser mais duro que o Troller. Para competição e mesmo trilhas, é o ideal. Para quem pretende viajar, talvez o uso de uns coxins na fixação dos bancos ficasse melhor. Coisas para versão 2011, quem sabe?
Perguntei pq não investem em competições, como fez a Troller no princípio, e a resposta foi simples: não há $$ no momento para isso. Pontos de assistência também virão na medida que aumentarem as vendas, naturalmente.
Na minha opinião, o Stark tem tudo para dar certo. O conjunto da obra está anos-luz de distância do que foi o 1º Troller. Resta quebrar a resistência que ainda existe em função do seu preço.
E também, a TAC deveria investir na fidelização dos clientes, organizando passeios, trilhas, raids... É uma receita de sucesso. Basta ver a Mit com suas gincanas e algumas competições. E a Troller fazendo raid...:concordo:
Anexo fotos do trambulador do câmbio e a fixação dos bancos.
[]'s
Tchê 4x4
09/06/2010, 12:41
É isso aí, sempre achei que o Stark tinha seus méritos, e com o tempo cada vez mais vamos conhecendo seus pontos positivos.
Quanto a divulgação e fidelização de clientes, parece a TAC tem a filosofia de estar fazendo "tudo com os pés no chão", uma coisa de cada vez, o que concordo em termos, mas também acho que a mesma deveria investir um pouco mais, principalmente na midia especializada e em eventos como citou o amigo Gionani...
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
09/06/2010, 14:06
Será que é possível a personalização acima ou foi só um protótipo?
Unmoralisch
É possível sim este tipo de personalização. Neste carro da foto as partes cinzas do Stark foram pintadas na mesma cor da corroceria...ouvi falar que tem um comprador que vai mandar pintar o Stark na cor verde da Lamborghine...já vi um Willys nessa cor e ficou muito bonito.
[ ]'s
Mestre Giovani,
Aqui vc e teu brother estão em casa, precisando conte conosco!
Unmoralisch,
Você pode pintar como quiser o Stark, não tem restrição! É de fato um carro personalizado e feito de acordo com o gosto e padrão do dono..... É jipe né parceiro, não teria como ser diferente!
Abraço!
Pavani
leobnaval
10/06/2010, 00:25
Muito legal este tópico sobre o Stark, em especial o do Pavani...
Não li tudo apenas algumas páginas, alguém saberia me dizer em que pág. tem fotos da gaiola, estrutura do Stark sem a carroceria?
Abraços, Leo
unmoralisch
10/06/2010, 07:23
Muito legal este tópico sobre o Stark, em especial o do Pavani...
Não li tudo apenas algumas páginas, alguém saberia me dizer em que pág. tem fotos da gaiola, estrutura do Stark sem a carroceria?
Abraços, Leo
Ainda não postaram fotos... Tem umas imagens de vídeo aqui: http://videos.4x4brasil.com.br
Clique em "Salão Off-Road 2 FENAJEEP 2010"
Valeu!
Lucas Nassif
10/06/2010, 09:14
Tenho essas 3 fotos aqui do Stark só na estrutura.
AlemãoRS
10/06/2010, 10:40
Alguém perguntou o motivo que levou eles a utilizar dois conjuntos de mola e amortecedor por roda?
O Jeepbom, juntamento com o Fábio Torcato, fechou parceria com a TAC para ser a revenda e assistência técnica autorizada no Rio Grande do Sul.
Esse foi um dos grandes motivos de a TAC ter nos escolhido...pois já somos do ramo...a empresa quer que o carro esteja sempre participando de eventos off-road ...já estamos planejando muita coisa para divulgar o carro...a nossa idéia de termos não 1, mas 2 Starks para test-drive é esta mesma...levar o jipe aos jipeiros...jipe não se vende em loja e nem em shopping...jipe se vende onde está os jipeiros e é isso que vamos fazer...
Show!!! :palmas::palmas:
Parabéns Chuck! É disso que o Stark precisa.:concordo:
[]'s levando fé no jipinho...
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
10/06/2010, 12:24
Valeu Giovani
Faz horas que eu queria te fazer uma visita para ver pessoalmente o teu trabalho e já fazermos umas parcerias...agora então vamos marcar de eu ir ai de Stark...
[ ]'s
AlemãoRS
10/06/2010, 13:59
Legal, Chuck!
Boa sorte nesse novo negócio!
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
10/06/2010, 15:01
Valeu Alemão...essa nova fase do Jeepbom vai trazer muitas novidades para o off-road gaúcho...em breve passo mais informções.
[ ]'s
Grande Xiru Chuck,
Fico muito feliz em saber dessa notícia, com certeza chega para somar! O branco é show, muito bonito mesmo..... Arrepia nas trilhas com ele que logo logo eu to indo para o sul dar um role com vcs aí!
Abração!
Pavani
leobnaval
10/06/2010, 16:43
Obrigado Lucas e unmoralisch.
Chuck o que você fez para ter um Stark para testes e divulgação?
Abraços, Leo
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
10/06/2010, 17:00
Chuck o que você fez para ter um Stark para testes e divulgação?
Comprei o carro :mrgreen:
Leobnaval
Não sei se tu chegou a ler a mensagem 561, mas eu não consegui um Stark para divulgação. Eu sou o revendedor autorizado Stark no Rio Grande do Sul...logo eu e o meu sócio compramos cada um um Stark para uso próprio, pq o carro é showww de bola para andar no dia-a-dia e também para usarmos nos testes drives, trilhas, passeios, expedições, pescaria, casamento, etc etc etc :dance:.
Se tu quiser fazer um teste drive no Stark, é só entrar em contato com o revendedor autorizado da tua região que com certeza ele irá te mostrar o carro.
Pavani
Quando vier pra essas bandas a trilha e o churrasco é por minha conta :concordo:
[ ]'s
leobnaval
10/06/2010, 17:22
Pô do jeito que você falou que estaria divulgando o Stark achei que tinha pelo menos tido um execelente desconto na compra, afinal ele pode ser exelente, moderno e tudo mais, mais o valor dele é muito alto da pra escolher inúmeros 4x4 abaixo deste valor no mercado e ainda sobra um troco, é claro que este nicho que ele ocupa tem poucos concorrente diretos.
Eu ainda não o vi pessoalmente, mas quando tiver a oportunidade quero conhece-lo sim...
Chuck e quanto a pergunta do nosso amigo, qual a finalidade de o Stark usar 2 amortecedore e molas por roda?
[]s
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
10/06/2010, 17:37
Leobnaval
Vou perguntar isto para a fábrica, mas de ante-mão digo que a suspensão é perfeita para rallye...por isso é independente nas 4 rodas, com 2 molas e 2 amortecedor...o carro é bem macio e tem uma estabilidade absurda...nem se compara a estabilidade de um jipe convencional....a estabilidade de um Stark pode ser comparada a L-200 do seu perfil.
[ ]'s
MARCELO DONINI
10/06/2010, 17:50
Olá Chuck... Não sei se te conheço.... sou o irmão do Giovani, ex-dono do T-Rex e sócio dele na Power Off Road... Moro em Bento.... caso minha cidade esteja no teu roteiro, dou um jeito de juntar alguns membros do JC da Polenta para conhecer a viatura... Fiz o test drive na FENAJEEP e fiquei positivamente impressionado com o bichinho... Vou começar a juntar latinhas prá comprar o meu.... eh, eh, eh...
Grande abraço.
Me avisa se passares por aqui.
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
10/06/2010, 18:28
Marcelo Donini
O Rio Grando do Sul tá no meu roteiro...hehehe...eu só queria uma desculpa para sair estado a fora de jipe...quer coisa melhor?...tu já deve ter visto ai em Bento um Jimny vermelho com pneus 31" né...ele é do Zé, eu sou padrinho de casamento dele...ele é aqui do Jeepbom Grupo Off-road...se cruzar com ele, bate um papo pq ele tá meio perdido ai pois chegou a pouco tempo e não conhece os jipeiros da região...já posso ir ai fazer uma visita pra ele e conhecer os amigos jipeiros ai de Bento...conversa com o pessoal pra marcar um sábado que com certeza vou ai tomar um café colonial e uns cálices de vinho do bão:dance:
[ ]'s
MARCELO DONINI
10/06/2010, 19:24
Olá Chuck.
Não conheço o Zé.... e nunca vi o Jimny por aqui... ele deve sair bem pouco... pq ando muito por aqui e me ligo muito em carros, especialmente off road. Já tive 2 Vitaras. Aliás, esse deve ser o único Jimny na cidade.
Buenas... pelo que vi nessa próxima vinda à Serra Bento não está no roteiro. Sem problema.
Quando planejares uma vinda prá cá me avisa com um pouco de antecedência. Daí dou um aviso geral prá turma.
Café colonial é coisa de Gramado e Canela.... eh, eh, eh... Aqui a gente providencia uns salames e queijos do bons, para acompanhar um vinho de boa cepa.
Grande abraço.
Donini, di Bento.
leobnaval
10/06/2010, 23:59
Leobnaval
Vou perguntar isto para a fábrica, mas de ante-mão digo que a suspensão é perfeita para rallye...por isso é independente nas 4 rodas, com 2 molas e 2 amortecedor...o carro é bem macio e tem uma estabilidade absurda...nem se compara a estabilidade de um jipe convencional....a estabilidade de um Stark pode ser comparada a L-200 do seu perfil.
[ ]'s
Valeu Chuck, aguardaremos o retorno da fabrica!
Mas de antemão achei estranho ele ser bem macio e próprio para rally, você já viu ou andou num carro de rally ele esta muito mais pra duro que pra macio afinal carros de rally tem que ter a suspensão bem firme e não tem tanto curso como uma suspensão feita para trilha, que é bem macia e com um grande curso.
O que eu já li é que ele utiliza molas e amortecedores de veiculos de linha por isso por ser um jipe tiveram que usar 2 por roda, para melhor eficiência e adequar a suspensão para este tipo de uso, mas sei lá, já li aqui mesmo que os amortecedores são produzidos pela monroe, se bem que eles podem ser o mesmo modelo de algum veiculo de linha inclusive é muito semelhante ao tras. do gol.
Fiquei curioso para ver o comportamente dele...
[]s
JEFFCATUNDA
11/06/2010, 00:47
CHUCK e PAVANI:
Colegas, logo abaixo temos uma foto das homcinética do Stark em terreno plano, nota-se que em descanso portando as mesmas já se encontram muito esterssadas, com uma grande angulação...
Tentando ver como resolver isso sem perder muito do vão livre da viatura, pensei em duas possibilidades.
A primeira seria colocando pneus bem maiores, 33 ou mesmo 35..
E a segunda e complementar seria diminuindo algumas voltas das molas...
Em alguns relatos de colegas que já fazem trilhas com os Starks, já vi que eles andam com 33 ou 35, mas vocês chegaram a reduzir as molas?
Como a TAC está tratando esse ponto?
Como ela pensa em melhorar o stress das homocinéticas?
Grande abraço aos colegas que estão se dedicando ao sucesso dessa nova viatura.
Jeff.
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAPqs2Ooyj_3SulbE-ZUlhx1hICBASuIeU8LbcoTpvzXnDcHbQjRpVb4POwMdf7u68hx nl7nf2IH92FqPh0kCI58Am1T1UJlIL9DY3y180ec2TeK05KvHw vIr.jpg
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
11/06/2010, 03:06
Leobnaval
Eu corri o gaúcho de rallye 4x4 no ano passado em uma L-200 R e o carro era bem confortável, mesmo tendo 2 amortecedores por roda e sendo com feixe de molas na parte traseira...nem se compara a um jipe...faça um teste-drive no Stark e vai entender o que eu estou falando.
CHUCK e PAVANI:
Colegas, logo abaixo temos uma foto das homcinética do Stark em terreno plano, nota-se que em descanso portando as mesmas já se encontram muito esterssadas, com uma grande angulação...
Tentando ver como resolver isso sem perder muito do vão livre da viatura, pensei em duas possibilidades.
A primeira seria colocando pneus bem maiores, 33 ou mesmo 35
Mudar o tamanho dos pneus para 33", 35"??? Não entendi :pensativo:..nenhum pneu de jipe muda ângulo de homocinéticas.
[ ]'s
JEFFCATUNDA,
Tenho feito muita trilha com o carro e posso te dizer que isso é relativo.... Uso pneus 35", Bloqueado 100%, uso o carro no dia-a-dia, trilhas e viagens.... Já quebrei duas homocinéticas para ver até onde poderia ir com o carro.... Mas confesso que forcei e fiz de propósito....
As duas homocinéticas que quebrei foi por estar com as rodas esterçadas até o final.... Dessa maneira a homocinética trabalha no limite e dando mais torque no motor há a probabilidade de quebra..... Não ocorre sempre.... A tocada com o carro muda, pois um dos pontos forte do Stark é exatamente o ângulo de extersão do carro, manobro ele em trilhas fechadas sem problema algum.... Isso é uma facilidade para quem vive em São Paulo e tem que estacionar o carro em vagas apertadas.... E para quem faz trilhas com pouco espaço....
Como não quebrar? Nas trilhas procuro não esterçar até o limite a direção e tem dado certo, nunca mais tive problemas.... Na ultima trilha que fizemos puxei muitos jipes, todos mais pesados que o Stark e mesmo assim ele tirou todos dos atoleiros numa boa.... Esse vídeo em breve estaremos com ele no ar e vcs poderão ver como o carro se comporta..... De qualquer maneira é possível fazer trilha com pneus grandes e bloqueados, puxar carros atolados e não ter problemas com as quebras....
A suspensão dele é ótima no meu ver muito bem dimensionada.... Em time que se ganha, não se mexe.... A Tac tem estudado algumas possibilidades para que não aja mais esse tipo de problema, mesmo sabendo e tendo plena consciência de que isso é relacionado diretamente com a tocada do piloto.....
Qualquer dúvida estou à disposição!
Um abraço!
Pavani
JEFFCATUNDA
11/06/2010, 10:28
Leobnaval
Eu corri o gaúcho de rallye 4x4 no ano passado em uma L-200 R e o carro era bem confortável, mesmo tendo 2 amortecedores por roda e sendo com feixe de molas na parte traseira...nem se compara a um jipe...faça um teste-drive no Stark e vai entender o que eu estou falando.
Mudar o tamanho dos pneus para 33", 35"??? Não entendi :pensativo:..nenhum pneu de jipe muda ângulo de homocinéticas.
[ ]'s
Pois é, eu também não, por isso perguntei se vocês estão diminuindo as molas tambem... Dai sim mudaria o angnulo e evitaria as constantes quebras de homocinéticas que estão relatando.
Ao que parece quebram mais com os pneus originais...
JEFFCATUNDA
11/06/2010, 10:43
JEFFCATUNDA,
Tenho feito muita trilha com o carro e posso te dizer que isso é relativo.... Uso pneus 35", Bloqueado 100%, uso o carro no dia-a-dia, trilhas e viagens.... Já quebrei duas homocinéticas para ver até onde poderia ir com o carro.... Mas confesso que forcei e fiz de propósito....
As duas homocinéticas que quebrei foi por estar com as rodas esterçadas até o final.... Dessa maneira a homocinética trabalha no limite e dando mais torque no motor há a probabilidade de quebra..... Não ocorre sempre.... A tocada com o carro muda, pois um dos pontos forte do Stark é exatamente o ângulo de extersão do carro, manobro ele em trilhas fechadas sem problema algum.... Isso é uma facilidade para quem vive em São Paulo e tem que estacionar o carro em vagas apertadas.... E para quem faz trilhas com pouco espaço....
Como não quebrar? Nas trilhas procuro não esterçar até o limite a direção e tem dado certo, nunca mais tive problemas.... Na ultima trilha que fizemos puxei muitos jipes, todos mais pesados que o Stark e mesmo assim ele tirou todos dos atoleiros numa boa.... Esse vídeo em breve estaremos com ele no ar e vcs poderão ver como o carro se comporta..... De qualquer maneira é possível fazer trilha com pneus grandes e bloqueados, puxar carros atolados e não ter problemas com as quebras....
A suspensão dele é ótima no meu ver muito bem dimensionada.... Em time que se ganha, não se mexe.... A Tac tem estudado algumas possibilidades para que não aja mais esse tipo de problema, mesmo sabendo e tendo plena consciência de que isso é relacionado diretamente com a tocada do piloto.....
Qualquer dúvida estou à disposição!
Um abraço!
Pavani
Pavani.
É quase uma unanimidade que o Satrk é excelente no asfalto, mas ele foi criado para o off-road não é isso?
E então fazer trilha tendo apreocupação de não estersar tudo de não forçar assim e assado fica bem complicado...
Meu conhecimento de macânica de automóveis não pode ser comparado ao de vocês, devo reconhecer isso, eu adorava o meu fiat 147, mas ele vivia soltando as homocinéticas, mas ai eram outros problemas...
Tenho amigos mecânicos e que também acharam de o esforço desse conjunto esta no linite, e como você mesmo colocou, se esta suspensão baixar mais as homocinéticas vão sofrer muito...
O grande problema ai é resolver isso sem perder altura, né isso?... Pois em repouso, isso é, com a viatura em terreno plano estas homocinéticas deveriam estar retas e não anguladas exatamente para poderem angular para cima e para baixo jundo com o conjunto....
Imagina ai; você que é mecânico e dos bons já quebrou algumas, e com ciudado de não fazer isso e aquilo...
Um leigo com essa viatura nas trilhas vai fazer o que?
Tudo bem que isso vai gerar uma grande clientela para as oficinas autorizadas (heheheeh), mas a TAC vai aguentar o tranco?
Gostaria de ler as opiniões de outros colegas que tem mais conhecimento de mecânica, sei que isso não falta por aqui...
Também sei que uma viatura não nasce perfeita, mas assumir os problemas faz parte da evolução... Quem sabe daqui ha alguns anos não estaremos muitos de nós com essa nova alternativa?
Jeff.
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
11/06/2010, 11:01
Tenho amigos mecânicos e que também acharam de o esforço desse conjunto esta no linite,
Jeffcatunda
Vamos deixar de lado por um tempo o off-road virtual e vamos botar o carro no barro...no achismo não se vai longe...o carro está sendo testado e analizado...a TAC, o Pavani, eu representando o Jeepbom estamos aqui para dar a cara ao tapa, mas não temos receio porque sabemos que se o carro tiver algum problema, o mesmo não será empurrado com a barriga..vamos resolver o problema....é assim que tem que ser com qqr montadora de jipe séria né...ou deveria ser...heheh
Então vamos sair um pouco do off-road virtual, do achismo e vamos deixar que o mundo real, que as trilhas mostrem as características do carro, tanto as positivas quanto as negativas :concordo:
Assim como o Pavani, postarei aqui também vídeos das trilhas com o Stark para que todos possam ver o jipe em seu ambiente natural :mrgreen:
[ ]'s
Amigo Jeff,
Não disse que abaixando a suspensão elas forçariam ainda mais, mas acho que não há a necessidade de alterar algo nela..... Repito, é muito bem dimensionada e projetada.....
O carro é ótimo On Road e um ótimo Off Road.... E me desculpe, se vc toca o seu carro sem pensar que pode quebra-lo em um trilha, nunca farei trilha contigo.... Se entrar acelerando o Troller até o final, pode estar correndo sérios riscos de quebrar os semi eixos ainda mais com pneus 35" e Bloqueado 100% na dianteira e traseira.... Sei bem o que é isso.... Por essa razão, quando se faz trilha tem que calcular o pé e saber o que ocorre..... Do contrário, vai quebrar seu carro meu caro....
A homocinética que apresentou problemas foi na da ponta de eixo, onde trabalha com o extersamento da direção..... Simples e prático, mas limitado a resolver igual aos demais 4x4 que temos no mercado.... Por um limitador de direção externo.... Mas perderíamos por outro lado..... Por essa razão disse que temos algumas possibilidade e todas estão sendo bem estudadas..... Com certeza farão o melhor para que o carro não apresente problemas futuros....
A proposta é ter um 4x4 de uso On Road muito bom e confortável e uso Off Road muito bom e confortável também..... A idéia não é ter quebras para alimentar a rede de Autorizados.....
Após fazermos a visita na Tac com cerca de 15 Trollers, já tenho alguns amigos vendendo os seus jipes..... É difícil dizer sem ter contato, a idéia do Fórum é diminuir essa distância.... Mas aguarde que no vídeo vc verá o que fizemos na Trilha da Pamonha..... E terá sua impressão sobre.... Se possível faça uma viagem para a Montadora, vá para Joinville, conheça a gastronomia típica da região, tome uma boa cerveja e de quebra conheça a Tac, o projeto, o contato com a engenharia e terá idéia do que estou te falando....
Abração!
Pavani
Francisco Gefferson
11/06/2010, 16:41
Alguém sabe dizer porquê o Stark tem duas molas e dois amortecedores por roda??? Acho interessante essa configuração, mas, creio que acontece geralmente quando o carro é utilizado em ralis de velocidade com amortecedores especiais; ou não??? Se alguém souber, mate essa curiosidade, por favor. Obrigado.
GG
Tchê 4x4
11/06/2010, 16:51
Na minha opinião uma coisa que acho que a TAC poderia providenciar é um vídeo institucional atualizado sobre o Stark, com processo de desenvolvimento, montagem, tecnologia, mecanica e principalmente mostrando o uso do carro em situações off road.
Como já disse acho que o Stark tem tudo pra dar certo e parece ser um ótimo jipe, porém tbm acho inadmissível a montadora não divulgar melhor um produto como este, ainda mais com a concorrência que se tem no mercado hoje em dia. E mais, com certeza ia tirar muitas dúvidas e ajudar a vender o carro tbm...
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
11/06/2010, 17:07
Tchê 4x4, Francisco e foristas e geral
Na semana que vem irei a fábrica e tirarei todas as dúvidas de vocês, então quem tiver alguma dúvida sobre o carro, é só escreve aqui no tópico.
unmoralisch
11/06/2010, 17:13
Tchê 4x4, Francisco e foristas e geral
Na semana que vem irei a fábrica e tirarei todas as dúvidas de vocês, então quem tiver alguma dúvida sobre o carro, é só escreve aqui no tópico.
Eu tenho uma!
Por que eles não dão uma melhorada no porta luvas? Acho tão simplório e feio...
Ah e tem outra, é sobre o rádio ficar tão baixo e perto do câmbio, isto não pode acarretar problema em caso de alguma infiltração? Já cogitaram isto no thread e tenho ainda esta dúvida também!
leobnaval
12/06/2010, 01:24
Já li relatos de quebras relacionadas aos semi-eixos e o fabricante justificou dizendo que a peça foi analisada e foi devido a qualidade da têmpera no material, mas agora vendo a foto da pág. 59, deu pra perceber que os semi-eixos trabalham com muita angulação, se não quebram bem mais fácil (que se comparado com uma angulação menor) no mínimo eles vão ter a durabilidade da homocinética bem reduzida.
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
12/06/2010, 03:50
Já li relatos de quebras relacionadas aos semi-eixos e o fabricante justificou dizendo que a peça foi analisada e foi devido a qualidade da têmpera no material, mas agora vendo a foto da pág. 59, deu pra perceber que os semi-eixos trabalham com muita angulação
A homocinética que quebrou devido a qualidade da têmpera foi a do eixo traseiro...a homocinética da foto da pág. 59 é a do eixo dianteiro.
[ ]'s
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
12/06/2010, 04:11
Segue abaixo fotos da homocinética dianteira.
[ ]'s
Chuck, já que vc vai na fábrica, aproveita e tira algumas fotos da homocinética sem estar instalada no carro.
Seria interessante também se conseguisse umas fotos para comparar a homocinética dele com uma de Hilux, Triton ou qq outra homocinética que equipa outro 4x4. Acho que seria uma comparação interessante...
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
12/06/2010, 14:31
Pode deixar AKPG :concordo:
Tirarei as fotos.
[ ]'s
leobnaval
12/06/2010, 16:06
Segue abaixo fotos da homocinética dianteira.
[ ]'s
Pela foto esta tudo aparentemente normal, devia ser o ângulo da foto, ou a direção esterçada (algo do tipo)...
Quanto mais o conheço o Stark mais eu gosto (pena que é caro!)
[]s
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
12/06/2010, 16:25
Leo
A fornecedora dos eixos é a Dana. O modelo do diferencial é Dana 44.3
Em relaçao aos angulos, os mesmo foram definidos pela engenharia da TAC + a engenharia da Dana pois a Dana não daria garantia de seus produtos se os mesmos fossem posicionados de maneira errada em um veículo.
Não me lembro o nome do teste que o carro foi submetido (acho que é teste de finitude, mas não quero falar besteira), mas o que me falaram lá na fábrica é que esse teste serve para ver a vida útil das peças em ação.
[ ]'s
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
12/06/2010, 16:32
Outra informação que soube na fábrica é que a gaiola do carro foi aprovada em um teste de resistencia que os carros do rallye do sertão são submetidos.
Mas na semana que vem vou falar diretamente com os engenheiros e pegar as informações para postar aqui.
[ ]'s
Francisco Gefferson
12/06/2010, 18:41
Outra informação que soube na fábrica é que a gaiola do carro foi aprovada em um teste de resistencia que os carros do rallye do sertão são submetidos.
Mas na semana que vem vou falar diretamente com os engenheiros e pegar as informações para postar aqui.
[ ]'s
Já que o companheiro vai a fábrica, por favor, além da minha dúvida sobre as quatro molas e quatro amortecedores por roda, que eu havia perguntado antes o porquê; gostaria que o colega sugerisse a implementação daquele equipamento de painel, da linha "Adventure" da FIAT, com bússola, inclinômetro, talvez o console de teto do novo uno, pois acho muito bonito e são muito úteis (já que a TAC utiliza peças do acabamento do Stark oriundos da FIAT). Muito obrigado.
fernandotf
13/06/2010, 10:15
CHUCK e PAVANI:
A primeira seria colocando pneus bem maiores, 33 ou mesmo 35..
E a segunda e complementar seria diminuindo algumas voltas das molas...
Em alguns relatos de colegas que já fazem trilhas com os Starks, já vi que eles andam com 33 ou 35, mas vocês chegaram a reduzir as molas?
Como a TAC está tratando esse ponto?
Como ela pensa em melhorar o stress das homocinéticas?
Grande abraço aos colegas que estão se dedicando ao sucesso dessa nova viatura.
Jeff.
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAPqs2Ooyj_3SulbE-ZUlhx1hICBASuIeU8LbcoTpvzXnDcHbQjRpVb4POwMdf7u68hx nl7nf2IH92FqPh0kCI58Am1T1UJlIL9DY3y180ec2TeK05KvHw vIr.jpg
Toda homcinetica que trabalha em ângulo tem um desgaste maior e mais chance de quebrar. Não estou dizendo que o TAC Stark tem problemas críticos nas homocineticas, apenas que homocineticas que trabalhando em angulo tem a sua durabilidade prejudicada. Tanto que os engenheiros da Humvee (Hummer H1) utilizaram o que chamam de PORTAL AXLE, que consiste em deslocar a roda para baixo do eixo. Esta tecnologia é muito comum em Unimogs (http://www.can-do.net/mogs/WhatsaMog1.html), que aumenta significativamente o vão livre. Porém, no caso do Hummer H1, faz com que os semi-eixo tenham um angulo melhor, estressando menos a homocinética. No caso do Hummer, acredito que seja o único objetivo, uma vez que teria espaço entre os dois braços de suspensão para colocar uma homocinética alinhada com a roda:
http://images.machinedesign.com/images/archive/501320020203jpg_00000047602.jpg
http://images.machinedesign.com/images/archive/501320020202jpg_00000047601.jpg
fonte: http://machinedesign.com/article/hummer-humdinger-0111
Porém, este sistema limita e muito a velocidade máxima do carro (se não me engano, o HUMMER H1 tem velocidade máxima de 125km/h apenas).
Voltando no caso do TAC Stark, ele é muito mais leve que o Hummer e o Unimog, e não foi desenvolvido para fins militares... desta forma, não faço uma crítica ao TAC Stark, apenas observações, pois acredito que os engenheiros da TAC tenham feito todos os tipos de testes e dimensionado adequadamente as homocineticas.
leobnaval
13/06/2010, 12:04
X2... Fernando
Só que quanto a velocidade máx. ser limitada isto é definido no projeto tanto do veiculo quanto do redutor que fica na ponta de eixo, pois se a prioridade fosse maior velocidade máx. era só mudar a relação de transmissão das engrenagens.
[]s
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
13/06/2010, 14:01
Fernando
A homocinética não é muito atravessada...o ângulo da foto é que deu essa impressão.
No meu Unimog 411 eu consigo chegar a 45 Km;h em sexta marcha lomba abaixo :dance:
[ ]'s
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
13/06/2010, 14:15
Foto da homo.
[ ]'s
fernandotf
13/06/2010, 14:50
Foto da homo.
[ ]'s
Realmente, vendo por este ângulo, parece bem menos crítico do que a foto anterior... no meu ponto de vista, a única limitação é que não é possível levantar a altura do TAC. Mas cabendo um 35", está ótimo!
Francisco Gefferson
13/06/2010, 17:10
Não tenho muito conhecimento técnico, mas, observando a discussão sobre o ângulo das homocinéticas do Stark, lembrei que um primo meu tinha um Troller (ano 99, motor AP) e, nas extremidades do eixo dianteiro não havia homocinéticas, ao invés disso tinha pequenas cruzetas, iguais essas da transmissão. E, no carro dele, elas nunca quebraram (ele usou esse carro uns 7 anos com pneu 33" e fazia bastante trilha). O fato é que eu acho que no caso do Stark, sendo homocinéticas, a possibilidade de quebrar é praticamente zero, levando-se em conta que o poder de torção de uma homocinética é infinitamente superior ao de uma cruzeta. Abraço a todos.
leobnaval
13/06/2010, 21:53
Não tenho muito conhecimento técnico, mas, observando a discussão sobre o ângulo das homocinéticas do Stark, lembrei que um primo meu tinha um Troller (ano 99, motor AP) e, nas extremidades do eixo dianteiro não havia homocinéticas, ao invés disso tinha pequenas cruzetas, iguais essas da transmissão. E, no carro dele, elas nunca quebraram (ele usou esse carro uns 7 anos com pneu 33" e fazia bastante trilha). O fato é que eu acho que no caso do Stark, sendo homocinéticas, a possibilidade de quebrar é praticamente zero,
Francisco o que você disse não tem nada a ver...
O Troller possui eixo-rígido, acho que o que você quis dizer sobre a cruzeta são as do munhão, já ele possui eixo rigido tanto na diant. quanto na tras.,estas cruzetas que você viu servem para as rodas diant. poderem fazer curvas e não sofrem praticamente nada com o trabalho da suspensão, não é o que acontece com o Stark, pois ele possui suspensão independente por isso os semi-eixos e homocinéticas trabalham de acordo com a variação da suspensão e a diant. conforme o ângulo de esterçamento da direção.
levando-se em conta que o poder de torção de uma homocinética é infinitamente superior ao de uma cruzeta. Abraço a todos.
A angulação de uma cruzeta é maior que a angulação possivel de trabalho de uma homocinética e quanto a quem é mais resistente depende do projeto (material, dimensões, etc.). A vantagem da homocinética é menor vibração e maior pontos de contato, assim ela consegue transmitir a rotação sem variação alguma o que não ocorre nas juntas universais (cruzetas).
[]s
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
14/06/2010, 02:49
no meu ponto de vista, a única limitação é que não é possível levantar a altura do TAC. Mas cabendo um 35", está ótimo!
Fernado
Pela foto, dá pra notar que ainda está sobrando muita caixa de roda no Stark do Pavani com 35"...se bobear, capaz de caber 37" ali sem precisar alterar nada :twisted:
[ ]'s
JEFFCATUNDA
14/06/2010, 03:43
Eu revi as fotos do Stark feitas na FENAJEEP... E sinceramente a angulação das homocinéticas do que estava lá eram bem maiores que as desse que tiraram a foto na fabrica...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=229923&d=1276449293
Postei então para os colegas todas as fotos em que se dá para ver de alguma forma as homocinéticas, cheguei a ampliar 400x para ver detalhes, mas não tem como elas ficarem retinhas como a da fabrica.......
Achei a solução do Fernando interessante, mas será que cabe no custo( que já é muito elevado)?
Avaliem ai as fotos da feira e vejam o que acham...
Jeff.
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAEpSwhmdDJZO6tUQf1cP4cn2rUGsdoEh9G1apciVimQmgG NEL4VUFPoGUNMFwlouPpyKaNp1llNUIMfKsiSZ94AAm1T1UIIP UmTzxfq3WwOmyWvWQdsUJYPf.jpg
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAEjuZ1G0P2_Y18NKNv25i0GM7iTc5FTFrvLbE9XB8nBz2X EAmL921DIFEesUGHbqSWPwgtWArmxLsyFQZQYjLNoAm1T1UBt3 1V9F1BsdamAgokyGrRb_eQL9.jpg
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAMrtxQXkpAJ8srVYlLCW2ngtdtL-x3tN_lMO28f18UOscNaGdqSQ7cyTW7-8PT9vVwiIdawCNXy8ujyPGPIfDa4Am1T1UBSUNEAhnFYeDSh3x v0ygJI4IAGU.jpg
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAACRKQI8uQGpRVexlP8nirrSoN-D6yXwHXdXegcPg4Yur8_D_2f1GIbrfSXPgp_5EANnQ1PweEapM dlMbkSgVUTAAm1T1UCtUPg1OP_-QQoc1tiDji4piVGQk.jpg
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAFQC7jvoHAE5rlJH7OvvbS5QeUINWg-3K8LgBFgjrEyIwrJfAIfVDpxSzOE5akSOgbvGUvOnRJUWXoAAG HcgSrMAm1T1UIZR-8UX_XYtrTGAwFH1Xpuz36R9.jpg
Chuck,
No fim da feira colocaram um 37" do lado do Stark e pelo visto eles cabiam sem grandes problemas, mas não pude ver e analisar direito....
O Semi Eixo do carro é fabricado pela Garma, uma empresa de São Bernardo do Campo.... Vamos aguardar o que a TAC fala sobre e postamos aqui....
Um abraço!
Pavani
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
14/06/2010, 11:34
Eu tenhos mais essas fotos mostrando as homocinéticas.
[ ]'s
JEFFCATUNDA
14/06/2010, 11:39
Uma outra solução seria adotar aquele sistema que colocam em Vitaras o DROP KIT...
Mas ele também vai diminuir o vão livre também, certamente os engenheiros da TAC já devem estar bolando algo.
JEFFCATUNDA
14/06/2010, 11:42
Eu revi as fotos do Stark feitas na FENAJEEP... E sinceramente a angulação das homocinéticas do que estava lá eram bem maiores que as desse que tiraram a foto na fabrica...
Um atalho para o DROP KIT....
http://sob.net.br/Produto-Suspensao-Drop-Kit-Drop-Kit-versao-12-15.aspx
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
14/06/2010, 11:44
Faltou as fotos :putz:
[ ]'s
Francisco Gefferson
14/06/2010, 12:33
Francisco o que você disse não tem nada a ver...
O Troller possui eixo-rígido, acho que o que você quis dizer sobre a cruzeta são as do munhão, já ele possui eixo rigido tanto na diant. quanto na tras.,estas cruzetas que você viu servem para as rodas diant. poderem fazer curvas e não sofrem praticamente nada com o trabalho da suspensão, não é o que acontece com o Stark, pois ele possui suspensão independente por isso os semi-eixos e homocinéticas trabalham de acordo com a variação da suspensão e a diant. conforme o ângulo de esterçamento da direção.
A angulação de uma cruzeta é maior que a angulação possivel de trabalho de uma homocinética e quanto a quem é mais resistente depende do projeto (material, dimensões, etc.). A vantagem da homocinética é menor vibração e maior pontos de contato, assim ela consegue transmitir a rotação sem variação alguma o que não ocorre nas juntas universais (cruzetas).
[]s
As cruzetas que eu citei são essas mesmas que você mencionou e elas, de fato, não sofrem com a oscilação da suspensão, mas o que eu quis dizer é que elas são bastante exigidas todas as vezes que se faz uma curva, por exemplo. E, salvo engano, creio que uma homocinética tenha sim um poder de angulação maior que os das cruzetas, pois na maioria dos projetos atuais, inclusive no Troller, onde antes era cruzeta agora se utilizam homocinéticas, com a vantagem também de ser um sistema fechado que dispença constantes lubrificações com graxa!? Grande abraço. Obrigado.
fernandotf
14/06/2010, 13:47
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=229923&d=1276449293
Postei então para os colegas todas as fotos em que se dá para ver de alguma forma as homocinéticas, cheguei a ampliar 400x para ver detalhes, mas não tem como elas ficarem retinhas como a da fabrica.......
Achei a solução do Fernando interessante, mas será que cabe no custo( que já é muito elevado)?
Avaliem ai as fotos da feira e vejam o que acham...
Jeff.
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAEpSwhmdDJZO6tUQf1cP4cn2rUGsdoEh9G1apciVimQmgG NEL4VUFPoGUNMFwlouPpyKaNp1llNUIMfKsiSZ94AAm1T1UIIP UmTzxfq3WwOmyWvWQdsUJYPf.jpg
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAEjuZ1G0P2_Y18NKNv25i0GM7iTc5FTFrvLbE9XB8nBz2X EAmL921DIFEesUGHbqSWPwgtWArmxLsyFQZQYjLNoAm1T1UBt3 1V9F1BsdamAgokyGrRb_eQL9.jpg
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAMrtxQXkpAJ8srVYlLCW2ngtdtL-x3tN_lMO28f18UOscNaGdqSQ7cyTW7-8PT9vVwiIdawCNXy8ujyPGPIfDa4Am1T1UBSUNEAhnFYeDSh3x v0ygJI4IAGU.jpg
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAACRKQI8uQGpRVexlP8nirrSoN-D6yXwHXdXegcPg4Yur8_D_2f1GIbrfSXPgp_5EANnQ1PweEapM dlMbkSgVUTAAm1T1UCtUPg1OP_-QQoc1tiDji4piVGQk.jpg
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAFQC7jvoHAE5rlJH7OvvbS5QeUINWg-3K8LgBFgjrEyIwrJfAIfVDpxSzOE5akSOgbvGUvOnRJUWXoAAG HcgSrMAm1T1UIZR-8UX_XYtrTGAwFH1Xpuz36R9.jpg
As fotos da FENAJEEP é de um TAC sem carroceria e sem acessórios, então deve estar bem mais leve, e a suspensão deve estar no limite superior do seu curso. Quando colocado peso, a suspensão deve ceder, mantendo o semi-eixo (e a homocinética) mais alinhados.
De qualquer forma, é tudo suposição... não existe dados concretos que o TAC tem fragilidade nas homocinética! O único relato é do PIOVANI, que quebrou utilizando um pneu 35" rebocando um Troller... ou já existem outros relatos?
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
14/06/2010, 14:43
O único relato é do PIOVANI, que quebrou utilizando um pneu 35" rebocando um Troller... ou já existem outros relatos?
No teste de uma revista automotiva tbm quebrou...no primeiro teste a homocinética quebrou...a peça foi para análise e foi registrado problema na têmpera da peça...
...no segundo teste os parafusos que seguravam a peça quebraram...esses parafusos foram trocados nos Starks e hoje o carro vem com um parafuso mais reforçado...
...foi divulgado a quebra do carro, mas não divulgaram a maneira que a revista faz os testes de 0 a 100...para que o piloto não influa no teste, o mesmo é padronizado da seguinte forma...
...levanta-se o giro do motor até 3.000 rpm, coloca-se vasilina na embreagem e então o piloto escorrega o pé da embreagem...ele não tira o pé...ele escorrega...
...e para se fazer uma média, o carro arranca 10 vezes assim...levantando o giro em 3.000 e tomando um soco 10 vezes no asfalto...
...tudo bem que para um carro a gasolina isso não deve gerar muito dano, mas para um veículo a diesel, onde se tem praticamente o torque máximo a 3.000 giro dai é complicado né...
...com certeza uma revista ESPECIALIZADA em off-road não iria fazer um teste deste tipo em um 4x4...mas fica ai o lado B desta história.
[ ]'s
JEFFCATUNDA
14/06/2010, 15:00
As fotos da FENAJEEP é de um TAC sem carroceria e sem acessórios, então deve estar bem mais leve, e a suspensão deve estar no limite superior do seu curso. Quando colocado peso, a suspensão deve ceder, mantendo o semi-eixo (e a homocinética) mais alinhados.
De qualquer forma, é tudo suposição... não existe dados concretos que o TAC tem fragilidade nas homocinética! O único relato é do PIOVANI, que quebrou utilizando um pneu 35" rebocando um Troller... ou já existem outros relatos?
Fernando, ate cheguei a pensar que você tinha matado a charada, mas na foto da fabrica ele está nas mesmas condições, isso é, pelado só nos ferros da gaiola...
CHUCK. Ele só vai a 3000 giros?
c
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
14/06/2010, 15:06
CHUCK. Ele só vai a 3000 giros?
Não.
3.000 giros é a rotação em que o piloto escorrega o pé nos testes da revista, independente do carro, motorização, peso, etc etc etc
[ ]'s
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
14/06/2010, 15:08
mas na foto da fabrica ele está nas mesmas condições, isso é, pelado só nos ferros da gaiola
A gaiola do Stark na Fenajeep e na fábrica é exatamente a mesma...a única diferença é que na Fenajeep a foto foi tirada domingo as 16h...na fábrica a foto foi tirada segunda as 10h.
[ ]'s
leobnaval
14/06/2010, 16:53
No teste de uma revista automotiva tbm quebrou...no primeiro teste a homocinética quebrou...a peça foi para análise e foi registrado problema na têmpera da peça...
...no segundo teste os parafusos que seguravam a peça quebraram...esses parafusos foram trocados nos Starks e hoje o carro vem com um parafuso mais reforçado...
...foi divulgado a quebra do carro, mas não divulgaram a maneira que a revista faz os testes de 0 a 100...para que o piloto não influa no teste, o mesmo é padronizado da seguinte forma...
...levanta-se o giro do motor até 3.000 rpm, coloca-se vasilina na embreagem e então o piloto escorrega o pé da embreagem...ele não tira o pé...ele escorrega...
...e para se fazer uma média, o carro arranca 10 vezes assim...levantando o giro em 3.000 e tomando um soco 10 vezes no asfalto...
...tudo bem que para um carro a gasolina isso não deve gerar muito dano, mas para um veículo a diesel, onde se tem praticamente o torque máximo a 3.000 giro dai é complicado né...
...com certeza uma revista ESPECIALIZADA em off-road não iria fazer um teste deste tipo em um 4x4...mas fica ai o lado B desta história.
[ ]'s
Eu não vejo problema algum neste teste, creio que fizeram e fazem este mesmo teste com vários veiculos independente se o motor é diesel, flex, gasolina, etc., concerteza fazem com as camionetes, e fizeram com o Troller, é absolutamente normal é uma das condições que qualquer usuário que ande um pouco mais forte pode acabar fazendo e não deve quebrar nada se ele fizer isso, mesmo que umas 10 vezes, tanto é que estas peças vão sofrer muito, ainda mais com uso off-road, com pneus mais altos e largos, com bloqueio nos diferenciais, rebocando algum veiculo, etc.
O bom de tudo isso é que a engenharia da Tac se prontifica a solucionar o problema, e adota a solução na sua linha de montagem...
[]s
Lucas Nassif
15/06/2010, 11:45
Obs: Tô levando as perguntas que o pessoal fez aqui para me responderem lá na fábrica.
Fala Chuck, tranquilo?
Eu não sei se já foi comentado aqui neste tópico, mas eu gostaria de saber o motivo pelo qual o Stark não tem 5 lugares. Na Fenajeep eu vi esse Stark só no chassi e o do Pavani, e gostei demais do carro. Acho que ele é superior ao Troller em quase tudo.
Mas se eu tivesse com 100k na mão HOJE, ficaria com o Troller justamente por ter 5 lugares (aqui em casa somos 5).
Então queria saber se a TAC tem planos de ainda lançar um Stark com 3 bancos atrás (mesmo que o conforto seja menor do que o oferecido atualmente).
Se puder questionar isto lá pra mim amanhã, agradeço. :concordo:
Abrs e boa sorte com seu novo JIPE!! :concordo: :concordo:
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
15/06/2010, 12:51
Cara, é impressão minha ou esse jipinho vai encomodar bastante o troller?? O sistema de suspenção dele é bem interessante né?
Você antes de comprar deve ter feito um teste drive, qual suas impressões em comparar com outros jeeps em especial com o troller que é nacional?
Marcelo
A primeira impressão quando se anda com o jipe é que não estamos em um jipe...a suspensão é muito boa...copia bem o terreno...depois de pegar confiança no carro, a velocidade aumenta e a segunda impressão é de tranquilidade ao fazer curvas rápidas...a estabilidade dele é de se surpreender...dá tanta confiança que cehga a ser perigoso :twisted:
A terceira coisa que me chamou a atenção foi a manopla do câmbio...o Stark tem um sistema em que a manopla de câmbio não fica acoplada em cima do câmbio...o câmbio fica posicionado no lugar onde a distribuição do peso fica melhor e a manopla do câmbio foca posicionada bem rente ao piloto, para deixar o carro mais ergonômico...a manopla é ligada a caixa por cabos, sendo assim, a manopal não vibra...outra vantagem deste sistema é que ele é feito por alavança e deixa as trocas de marcha ainda mais macias...a caixa do Stark é a mesma do troller, mas um amigo meu que tem Troller não tava acreditando que era a mesma caixa pq a do Stark tava muito macia :mrgreen:
Segue em anexo foto com o detalhe da manopla de câmbio.
Outra coisa bem interessante é o equilibrio do carro...o peso sobre o eixo dianteiro é exatamente o mesmo peso sobre o eixo traseiro.
A relação das marchas também ficou muito boa...o carro é bem experto no transito urbano...e o fato de a roda estercar bastante ajuda e muito nas manobra do dia-a-dia.
Em suma, como características do carro essa foi a minha primeira impressão.
Lucas Nassif
15/06/2010, 12:57
...e o fato de a roda estercar bastante ajuda e muito nas manobra do dia-a-dia.
E contribui para quebrar homocinética na trilha.. :roll:
Né não, Pavani? :mrgreen:
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
15/06/2010, 13:22
Agora as minhas impressões sobre o processo de fabricação do carro.
Em poucas palavras, quem for a fábrica e falar com os engenheiros, sai dali sendo proprietário de um Stark.
É tudo de tirar o chapéu...quem puder fazer uma visita, vá...ligue antes pra eles para avisar, mas vá porque vale muito a pena.
A primeira coisa que chama a atenção é o silêncio...só se escuta o barulho das aparafusadeiras...tudo chega embalado, dai é colocado na linha de produção, aparafusa as peças e tá pronto o carro.
Todo o carro foi feito antes em computador...então todas as dimensões são controlados...todas as peças são padrão...todos os carros são exatamente iguais, permitindo futuramente a fabricação de kits ou algo do gênero.
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
15/06/2010, 14:23
Eu não sei se já foi comentado aqui neste tópico, mas eu gostaria de saber o motivo pelo qual o Stark não tem 5 lugares.
Lucas
No Troller não cabe 3 pessoas atrás, no Stark não cabe, na maioria das cabines duplas não cabe, nos carros de pequeno e médio porte é sabido que 3 pessoas no banco de trás é só nos documentos, pois se colocar 3, fica que nem sardinha enlatada...um coladinho no outro :putz:
Então imagina 3 pessoas atrás + 2 na frente...e aonde que vai as malas???jipe não tem porta-malas...
...a TAC apenas preferiu ser sensata e não dizer que cabem 3 pessoas onde cabe somente 2...pode perder cliente por causa dos 4 lugares? pode sim...mas poderia perder cliente se prometesse 5 lugares onde só cabem 4 lugares...
...então essa foi a escolha dela.
Freitas
Anotada a pergunta:concordo:
[ ]'s
MARCELOLUCHESI
15/06/2010, 14:37
Obrigado chuck! Temos que nos encontrar em breve, moramos perto! Estou curioso para conhecer este jipe.
Em 2006 no salão do automovel em São Paulo foi a primeira vez que vi o stark pessoalmente ainda com o projeto com motorização VW.
abs
Marcelo
leobnaval
15/06/2010, 14:41
Chuck, aguardamos a fotos (espero que muitas) e as respostas...
Valeu!
[]s
samukanvas
16/06/2010, 23:30
Chuck, não estressa... Essas perguntas vão rolar mesmo ainda mais aqui no fórum onde o pessoal tem referências de outros carros :concordo:
Eu dei uma voltinha no Stark na fenajeep. Andei com um amigo e o Sr. Simal, que foi muito atencioso e educado com a gente. Realmente um cara gente boa.
O "Carrinho" me pareceu muito amigável na direção. Suave, responde bem aos comandos, câmbio perfeitamente leve, pedaleiras são um doce de suaves e levemente deslocadas, como em alguns off-roads, mas sem prejudicar nem cansar o motorista, posição boa de dirigir.
Gostei do acabamento interno com os parafusos aparentes. Dão um vizu mais off-road. Ainda tem o que melhorar um pouco nesse quesito, pois parte do tecido interno estava um pouquiiiiinho só enrugada. Coisa de protótipo :concordo: Espaço interno bom e suficiente para 4 pessoas. As malas poderiam ir em um rack no teto do carro, pois a estrutura vai até em cima e daria pra ser um put@ de um rack, daqueles que vc leva a turma pra cima nas festas na praia :mrgreen:
Sem comentários ao powertrain, largamente conhecido por todos e muito bem escolhido pro carro. Eu gostei bastante de tudo. Apenas uma ressalva para o motor. Apesar de silencioso e bem constante, pareceu passar um pouco de vibração pra cabine e ele toma um pouquinho em relação ao concorrente, mas isso se resolve fácil. Eu mesmo resolveria em casa :mrgreen: Chuck, isso seria legal conversar com os engenheiros. Um toque nos coxins e uma apimentada no motor by fpt original seria legal. Ainda mais que o motor não irá carregar aquele furgão imenso que é a ducato :concordo: Seria mais ou menos o que a cummins fez com a ram.
Os eixos eu nunca tinha visto nessa aplicação. Pelas fotos colocadas nesse tópico as homo parecem realmente estarem no limite, no carro que andei eu reparei nas traseiras e estavam melhor alinhadas.
Não me recordo se os pneus do stark de test drive eram maiores que os originais. Pode ter me passado a sensação errada :oops:
O design eu achei bem legal. Diferente de tudo que já vimos. Certamente será um carro para ser notado aonde for. Com uns pneus 33 e um ronquinho no escape, ele seria a minha cara :mrgreen:
Achei bem bacana tb toda a estrutura tubular do carro. As soldas são muito bonitas. Fiquei com ciúmes :mrgreen:. Todo o conjunto me parece bem distribuído sem nenhuma gambi. Fácil de mexer e trocar peças. Acredito que a "lata" poderá ser removida para mecânica e isso seria uma facilidade imensa para os proprietários. Tanto em velocidade quanto em custo da mão de obra.
No geral o carrinho tem um comportamento muito gostoso de dirigir. Dentro dos limites de velocidade (meu teste) vc esquece que está guiando um poderoso 4x4. Tudo suave e macio... Previsível.... Fiz umas curvinhas mais apimentadas e o carro se mostrou facilmente controlável. Eu gostei bastante de ter dado essa voltinha pois me fez entender melhor o que eu não sabia. O test drive é o melhor marketing da marca. Se ela puder colocar um carro desses em cada evento, venderia umas unidades com certeza :lol:
Ah, sem me esquecer. Segundo o Sr. Simal, o veículo que andamos fez parte de um teste de resistência de 60.000km, se não me engano. Trocaram a cabine, mas o resto seria original do teste. Nenhuma folga, barulho, tremedeira ou qualquer outro sintoma foi sentido no volante, banco ou pedaleiras. Tudo liso.
Recomendo o test drive para todos :concordo:
abracão procê meu amigo.
Esse é um ponto realmente importante: é preciso andar com ele.
Conhecer o jipe pessoalmente, fazer um test drive. As impressões mudam, de fato. Comigo também foi assim.
Ficar olhando fotos, ficha técnica e querer achar que já sabe o que é o Stark...:neutral:
[]'s
MARCELOLUCHESI
17/06/2010, 10:00
Eu tenho uma critica para fazer do Stark, eles poderiam ter feito uma versão Targa ou Canvas. Ou pelo menos ter sob encomenda algo do genero. Jipe é sinonimo de capaota removivel mesmo que o indio nunca use.
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
17/06/2010, 12:44
Fernadotf
Medi sim...estava a minutos atrás na Oficina Adam 4x4 apresentando o carro para quem entende...tinha um Troller lá com pneus 35" e a altura da bolota era de 28 cm do chão...no meu Stark com pneus 265/75/16 (que dá em polegadas 31") a bolota do diferencial ficou a 33 cm do chão.
O Adam colocou + 3 marmanjos no Stark e foi fazer um teste-drive na suspensão...a conclusão do teste foi ótima, ma isso eu não posso escrever aqui pois estou proibido de emitir opniões pessoais:shock: :putz::parede:...quem quiser saber, me manda um MP ou fala com o Adam :mrgreen: :mrgreen:
[ ]'s
fernandotf
17/06/2010, 12:50
Fernadotf
Medi sim...estava a minutos atrás na Oficina Adam 4x4 apresentando o carro para quem entende...tinha um Troller lá com pneus 35" e a altura da bolota era de 28 cm do chão...no meu Stark com pneus 265/75/16 (que dá em polegadas 31") a bolota do diferencial ficou a 33 cm do chão.
O Adam colocou + 3 marmanjos no Stark e foi fazer um teste-drive na suspensão...a conclusão do teste foi ótima, ma isso eu não posso escrever aqui pois estou proibido de emitir opniões pessoais:shock: :putz::parede:...quem quiser saber, me manda um MP ou fala com o Adam :mrgreen: :mrgreen:
[ ]'s
Vc chegou a alterar a altura da suspensão? Ou é original?
Fernandão,
Acho que ele pegou hoje o carro..... Nem teve tempo de mexer.....
Tenho que medir o meu com os 35" para ter números.....
Abraço!
Pavani
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
17/06/2010, 12:54
Vc chegou a alterar a altura da suspensão? Ou é original?
Alterar a altura para caber os pneus 265/75/16? Não
Muito pelo contrário...o Stark está com este pneus porque é o pneus que mantém a garantia de fábrica dos eixos...não mudei nada no carro...ele está do jeito que ele saiu da fábrica e é desse jeito que farei uma trilha neste sábado e no sábado que vem em uma das trilhas mais pesadas do Rio Grande do Sul.
[']s
Voltando a falar do Stark, alguém já sabe qual o modelo de ARB que serve nele? Será que existe algum? Acho que esta é uma informação muito importante e que os vendedores de plantão poderiam adicionar aos seus respectivos catálogos de venda.
PIOVANI (Desculpa ai Pavani...), Chuck, vcs podeiram ajudar a descobrir esta informação....
AKPG,
É o mesmo modelo do Troller, é o mesmo diferencial......
Um abraço!
Pavani
AKPG,
É o mesmo modelo do Troller, é o mesmo diferencial......
Um abraço!
Pavani
:palmas: :palmas: :palmas:
Muito boa a informação Pavani. Entao o mercado já tem várias opções de bloqueio para equipar o Stark. Show!!!!
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
17/06/2010, 15:17
AKPG
Nessa semana tá sendo entregue um Stark com bloqueio ARB...claro que se perde a garantia dos diferenciais, mas a fábrica mesmo coloca o bloqueio que tu quiser.
[ ]'s
AKPG
Nessa semana tá sendo entregue um Stark com bloqueio ARB...claro que se perde a garantia dos diferenciais, mas a fábrica mesmo coloca o bloqueio que tu quiser.
[ ]'s
Chuck,
Se a fábrica instala, não acaba a garantia. Só muda de responsabilidade. Passa da Dana e vai pra TAC.
Lei do consumidor.
Assim como se a concessionária instala, passa da fábrica pra concessionária.
Porque as montadoras e as fábricas de autorádio padronizaram a conexão dos rádios??? Porque existem muitos problemas de instalação q geravam muitos porcessos (no mundo inteiro).
[]'s
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
17/06/2010, 15:36
Chuck,
Se a fábrica instala, não acaba a garantia. Só muda de responsabilidade. Passa da Dana e vai pra TAC.
Cotrim
Então acabei de estragar a alegria de quem gostaria de comprar o jipe e já sair com bloqueio sem precisar gastar em um mecânico para instalar o bloqueio :putz::parede:
[ ]'s
Cotrim
Então acabei de estragar a alegria de quem gostaria de comprar o jipe e já sair com bloqueio sem precisar gastar em um mecânico para instalar o bloqueio :putz::parede:
[ ]'s
Como assim???
Pavani ou Chuck,
Mais um ponto para deixar registrado: então, em teoria, a coroa e pinhão que é usada no Troller também serviria no Stark? Ou o diferencial dianteiro dele é "invertido"?
Pavani,
No seu caso, com pneus 35, o carro ficou muito "xoxo"? Qual a relação original do diferencial dele?
Abraço,
CarlãoBH
17/06/2010, 23:44
Nunca andei no Stark, somente entrei em um, só tenho uma observaçao:
- STARK é jipe de baixinho! Não cabe ninguem com mais de 1,80m :lol: :odedo: :twisted:
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
18/06/2010, 02:54
Segue abaixo as respostas do engenheiro da TAC Mario Luiz Dias sobre os questionamentos dos foristas:
"Vamos as respostas:
1- Porque o Stark possui 2 amortecedores e 2 molas por roda?
Este é o conceito utilizado em veículos de competição. Com isso conseguimos duas vantagens: distribuir melhor o carregamento de forças no chassi, devido a mais pontos de apoio, e resulta em melhor performance do amortecedores, uma vez que estes trabalham com metade da carga. Assim, diminui a temperatura de trabalho em terrenos com muito desnível. Outro resultado é o aumento da vida útil destes, pelo mesmo motivo da temperatura menor de trabalho.
2- Quais os testes feitos na Estrutura para ver a resistência da mesma?
Testes virtuais de análise de tensões e simulação de capotamento. Nestes testes são simuladas as condições limites de utilização, como fim de curso, de forma a garantir a integridade estrutural do conjunto. O maior teste realizado, este sim físico, foi a durabilidade geral do veículo feita com diversos protótipos.
3- O chassi tubular tem uma maior suscetibilidade à torções, o que vai fazer o Stark estalar e rangir em erosões e desníveis?
O chassi tubular é muito mais rígido que o chassi convencional (longarinas) e que o conceito de monobloco, por este motivo é utilizado em competições. Isto significa que ele se deforma menos quando submetido à torção. Qualquer estalo ou ruído do tipo, se existir, virão apenas das peças de carroceria, que neste caso é menos coxinizada em relação ao conceito de chassis convencional.
Estou à disposição para esclarecer outras dúvidas que possam surgir."
Em tempo...moderadores...poderiam fazer uma breve limpa neste fórum para deixar aqui somente informações sobre o carro?:concordo:
[ ]'s
freitasjr
18/06/2010, 10:47
Segue abaixo as respostas do engenheiro da TAC Mario Luiz Dias sobre os questionamentos dos foristas...
Chuck, e sobre ocâmbio AT, vc se lembrou de perguntar ?
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Carlão, tenho 1,84m e ando com espaço..... Não sei onde vc viu isso, mas....
Abraço!
Pavani
fernandotf
18/06/2010, 11:59
Alterar a altura para caber os pneus 265/75/16? Não
Muito pelo contrário...o Stark está com este pneus porque é o pneus que mantém a garantia de fábrica dos eixos...não mudei nada no carro...ele está do jeito que ele saiu da fábrica e é desse jeito que farei uma trilha neste sábado e no sábado que vem em uma das trilhas mais pesadas do Rio Grande do Sul.
[']s
Outra curiosidade: alguém já "fuçou" o motor do TAC? qual a potência máxima que dá para tirar dele sem comprometer o conjunto motor-câmbio-eixo?
Outra curiosidade: alguém já "fuçou" o motor do TAC? qual a potência máxima que dá para tirar dele sem comprometer o conjunto motor-câmbio-eixo?
Segundo alguns preparadores de motores da Iveco, deste motor dá pra tirar 160 Cv com uma preparação simples, que não compromete a vida útil.
[]'s
Carlão,
Achoq ue não é assim não. O Stark é bem espaçoso na frente. No banco traseiro é a mesma porcaria de CJs e Trollers.
Ontem tive a felicidade de poder destrinchar o Stark do Pavani e, passei a gostar mais do que vi, principalmente o acabamento. Me passou uma impressão melhor da que eu ja tinha do jipinho. Até fiz um desafio ao Pavani, mas como ele é MUIÉZINHA, falou que tinha passado pneu pretinho e que não poderia realizar o feito.
Tudo bem.... Deixamos pra outro dia, né Pavani???
[]'s
samukanvas
18/06/2010, 13:21
Segundo alguns preparadores de motores da Iveco, deste motor dá pra tirar 160 Cv com uma preparação simples, que não compromete a vida útil.
[]'s
É mesmo sr. careca quadricelha?
Poderia me dar um exemplo do que os preparadores da iveco fariam com o furgão deles e 160cv? :mrgreen:
Agradecida.
É mesmo sr. careca quadricelha?
Poderia me dar um exemplo do que os preparadores da iveco fariam com o furgão deles e 160cv? :mrgreen:
Agradecida.
Chipar, mas perde a garantia.
CarlãoBH
18/06/2010, 16:25
Carlão, tenho 1,84m e ando com espaço..... Não sei onde vc viu isso, mas....
Abraço!
Pavani
Pavani, lógico que vc tem o carro sabe melhor, mas eu (1,94m) estava com a cabeça batendo no suporte de óculos, acima da porta, e com os joelhos travando o volante. Dirijo normalmente meu Troller, "incrusive" já viajei 700 km com ele em um dia, sem dor em nenhum lugar.
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
18/06/2010, 20:02
Já tem um Stark chipado rodando...dá pra deixar com 163 cv, mantendo as recomendações da fábrica ou deixar com 200 cvs, mas dai a vida útil do motor diminui.
As outras perguntas feitas aqui eu já vou encaminhar para os engenheiros.
Em anexo fotos do meu limpinho...agora ele tá embarrado, mas o vídeo da trilha eu posto na semana quem vem no youtube :twisted:
[ ]'s
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
18/06/2010, 20:14
Ops...esqueci as fotos.
[ ]'s
Fala Chuck!
Parabéns pela aquisição! Gostei da cor, apesar de não saber se é branco ou prata...:lol:
Na foto da dianteira parece ser prata...
Então, pergunta para eles sobre esse alinhamento lateral. A roda bem à frente é uma boa, mas o pára-lama ficou para trás. Acho que já tinham perguntado sobre isso...
Mas agora também percebi o estribo...:pensativo:
[]'s
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
19/06/2010, 00:21
Giovani
Pode deixar que vou perguntar...mas na prática, colocando pneus 34,5" nele percebi que consigo esterçar toda a roda...na parte de trás das rodas dianteiras não pega em nada (já que a distância é grande) só pega na parte dianteira das rodas da frente, mais especificamente nos cantos dos para-choques...mas como vou colocar os para-choques do Pavani, que já vem com as pontas cortadas, ficarei com pneus grande que não irão raspar em nada.
A impressão que me deu é que eles já estavam contando que o para-choque dianteiro de plástico iria ser retirado...dai pode colocar até 35", esterçar tudo que não pega em nada....mas isso é o que eu acho...vou passar essa pergunta para o pessoal da engenharia.
Em tempo...ele é branco nos dias de semana e marrom nos sábados :dance:
CarlãoBH
19/06/2010, 08:09
Chuck, tá muito bonito seu carro, tenho uma pergunta:
esse teto solar foi colocado pela fábrica, nesse esquema de personalizaçao? Se vc colocou por conta propria pode me indicar o fabricante? Sou doido pra colocar teto solar no meu troller. Valeu
leobnaval
19/06/2010, 16:11
Realmente muito bonito seu Stark Chuck, eu ia perguntar a mesma coisa a respeito do teto solar, mas pelo modelo me parece que são Webasto Hollandia 300, é isso mesmo?
Eles vêm de fabrica (opcional) ou você que pediu para instalarem e você já sair de lá com teto solar?
Carlão procura no site deles (http://www.tetosolar.net/produtos/index.php?id=2) que tem os modelos, dimensões, etc.
Tem tambem os malas que instalam teto solar...
[]s
Tchê 4x4
19/06/2010, 19:44
Posso estar enganado, mas provavelmente esse teto é intalado pela fabrica como opcional, o que realmente vale a pena pois ficou show!!!
Parabens pela viatura Chuck, quando for a POA já disse, quero ver o bixinho de perto!!! Abraço.
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
19/06/2010, 19:55
O teto solar é instalado na própria fábrica...é um dos opcionais...e o modelo é Webasto Hollandia 300.
[ ]'s
Bão, após uma semana afastado da net estou dando umas passadas nos tópicos assinados, o assunto já foi, mas vale uma ressalva:
Lucas
No Troller não cabe 3 pessoas atrás
:stop:
Cabe sim, já andei muito nessa configuração (2+3) :concordo:
Não é nenhuma referência em conforto, mas quebra um galhão danado.
Já viajamos em 6 dentro, eu, a patroa, um casal e meus dois piás, e isso em 550km de estradas de chão.
Acho que o grande pulo do gato seria se a Tac lançasse o Stark alongado, 4 portas, antes do Troller. Até já ouvi um zum-zum sobre isso, sabe de algo?
Abs
freitasjr
19/06/2010, 21:22
Já tem um Stark chipado rodando...dá pra deixar com 163 cv, mantendo as recomendações da fábrica ou deixar com 200 cvs, mas dai a vida útil do motor diminui.
Em anexo fotos do meu limpinho...agora ele tá embarrado, mas o vídeo da trilha eu posto na semana quem vem no youtube :twisted:
[ ]'s
Chuck, parabéns pela aquisição do Jipe, o teto solar é show:concordo:
Me diz uma coisa, como é o uso desses BF's MUD no asfalto ? Faz muito barulho ? Agarra bem nas curvas, frenagem, piso molhado ?
Tou pensando em comprar uns BF's mas tou na dúvida entre o AT e o MUD :pensativo: Apesar de andar mais no asfalto e dunas, tenho receio de no dia que pegar trilha com lama, os AT não dê vencimento :putz:.
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
19/06/2010, 21:30
Freitas Jr
Aqui no Rio Grande do Sul jipeiro não sabe o que é pneu AT...todo mundo usa no mínimo MUD...e é com esse tipo de pneu que roda o dia todo com o carro...
...em relaçao ao barulho, faz sim, mas sinceramente isso nunca me incomodou...o BF que estou usando é o KM2 e nas curvas, na chuva, nada a reclamar...e se tu tá na dúvida, vai de MUD pq o visual dele é bonito d+.
[ ]'s
Lucas Nassif
19/06/2010, 23:31
Cabe sim, já andei muito nessa configuração (2+3) :concordo:
Não é nenhuma referência em conforto, mas quebra um galhão danado.
Pois é, é isso que eu penso.
Ninguém compra um Troller achando que cabe 5 pessoas fácil. Antes de comprar, o cara deve ter dado uma olhada no banco traseiro e visto que o sistema lá é ''bruto''.
As vezes precisamos andar em 5 pessoas, mesmo que por uma curta distância. No caso do Troller, apesar da falta de conforto, dá pra ir pelo fato de ter 3 cintos traseiros. Vai apertado, mas não toma multa! :concordo:
Já o Stark, mesmo se forem 3 crianças não dá pra levar..
Gostei muito do Stark, mas continuo achando que essa questão de 2+2 foi mancada da TAC.
JEFFCATUNDA
19/06/2010, 23:43
Pois é, é isso que eu penso.
Ninguém compra um Troller achando que cabe 5 pessoas fácil. Antes de comprar, o cara deve ter dado uma olhada no banco traseiro e visto que o sistema lá é ''bruto''.
As vezes precisamos andar em 5 pessoas, mesmo que por uma curta distância. No caso do Troller, apesar da falta de conforto, dá pra ir pelo fato de ter 3 cintos traseiros. Vai apertado, mas não toma multa! :concordo:
Já o Stark, mesmo se forem 3 crianças não dá pra levar..
Gostei muito do Stark, mas continuo achando que essa questão de 2+2 foi mancada da TAC.
Lucas.
O banco traseiro do troller é do mesmo tamanho dos bancos das cabines duplas, bem como o espaço para as pernas é maior no troller... O que é ruim é o acesso, pois as portas são pequenas e o sistema dos bancos não ajudam...
Uma informação de fonte quente me disse que vão mexer na bancada do troller ainda em 2011, pois o maior numero de reclamações nas autorizadas trata desse quesito...
Tenho 4 filhos e cabem no troller junto com a esposa, e foi muito interessante o que você postou, se o stark é licenciado para 4 passageiros, não tem desculpas, entrou 5 é multa na certa...
Renatopami
20/06/2010, 10:44
Alguém que já possui o Stark poderia informar o consumo dele....tipo cidade e estrada com ar ligado??
ABRAÇOS!!!
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
20/06/2010, 14:25
Fotos do Stark com pneus godlokos 34,5" pós-trilha...
...em relação ao banco de trás, vou passar a pergunta para os engenheiros, mas o que me dei conta é que a caixa de roda do stark é enorme e deve ser por isso que não caberia 3 pessoas atrás, nem apertando...mas entre colocar pneus 35" mantendo a suspa original ou levar 3 atrás, fico com pneus 35 :twisted: :twisted: :twisted:
[ ]'s
...em relação ao banco de trás, vou passar a pergunta para os engenheiros, mas o que me dei conta é que a caixa de roda do stark é enorme e deve ser por isso que não caberia 3 pessoas atrás, nem apertando...mas entre colocar pneus 35" mantendo a suspa original ou levar 3 atrás, fico com pneus 35 :twisted: :twisted: :twisted:
[ ]'s
Poder colocar pneus 35 sem precisar mexer em nada na suspensão é uma boa notícia...
Muito bonitas as fotos Chuck. Parabéns. Mas e ai? Tem alguns vídeos dele em ação?
Outra coisa: qual a relação de coroa e pinhão original do Stark?
Fotos assim, de Troller, hoje são usadas para negar garantias...
Será que a TAC será mais compreensiva agora no começo, como foi a Troller?
Antes da Ford assumir, a Troller ainda dava alguns semi-eixos em garantia, mas depois o bicho pegou.:p
Sobre essa questão de 4 ou 5 lugares, é muito relativo. No Samurai e no Vitara 2 portas, só vão 2 atrás também. Já um Niva, é mais espaçoso que o Troller.
Jipe é jipe. Quem vai atrás aperta o botão "F"...
Poder colocar um pneu 35" sem ter que elevar mais ainda o centro de gravidade, é muito bom. E mais barato...
Falando em barato, em termos de preparação do jipe para as trilhas, o Stark me parece que não precisa de quase nada.
Alguém teria uma foto da parte de baixo dele, para vermos o que poderia ser vulnerável?
[]'s
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
20/06/2010, 15:56
Tem alguns vídeos dele em ação?
Sim...especialmente nesta trilha inaugural do carro fiz questão de levar uma pessoa para gravar a atuaçao do carro na trilha...os vídeos serão disposto no youtube...
Será que a TAC será mais compreensiva agora no começo, como foi a Troller?
Não posso falar pela TAC, mas a empresa não tem um 0800, mas sim uma pessoa para analizar cada caso...o que vai prevalecer é o bom senso.
Falando em barato, em termos de preparação do jipe para as trilhas, o Stark me parece que não precisa de quase nada.
Para fazer uma trilha, basta colocar o seu pneu preferido igual ou menor que 35"...o stark já vem de fábrica até com snorkel de farol, alem dos snorkel de diferenciais, caixas e motor.
Parece que um pneu 37" não entre sem precisar mexer em nada, mas acredito que um 35 recapado ainda consiga entra mantendo a suspa original.
Alguém teria uma foto da parte de baixo dele, para vermos o que poderia ser vulnerável?
Giovani...não tenho foto aqui, mas somente o que precisa proteger em baixo é a reduzida...o resto fica protegido pelos canos da gaiola....mas precisa proteger mais na trilhas de erosão...nas trilhas de barro aqui do RS pode andar sem precisar da proteção...nesta trilha que fiz ontem só coloquei pneus...nada mais.
[ ]'s
Chuck, bacana as fotos, parabéns pelo carro.
Pelo estado do carro, você deve ter enfrentado uma trilha com bastante agua, acho que um banhado, pergunto: essa tomada do Snorkel, sendo virada para a lateral não deixou o motor aspirar um pouco de água?, não seria mais interessante vira-lo para o meio do carro?
Maurício Fernandes
20/06/2010, 19:19
E aí Chuck, como foi a ineuguração do TAC em Glorinha?
unmoralisch
20/06/2010, 19:53
[ ]'s
Uau, belas fotos! Que trator heim? hahaha
Tu vais colocar o mesmo para choque frontal do Pavani?
Pergunta: Por que eles (TAC) não inventam um para choque como o do Pavani, com farol de neblina e tudo? Se eles já cogitaram, demorou para não fazerem hehehe
Uau, belas fotos! Que trator heim? hahaha
Tu vais colocar o mesmo para choque frontal do Pavani?
Pergunta: Por que eles (TAC) não inventam um para choque como o do Pavani, com farol de neblina e tudo? Se eles já cogitaram, demorou para não fazerem hehehe
Boa noite para todos não posso falar muito sobre o Stark so posso dizer que ele e muito fragil nos seus parachoques originais e principamente nos paralamas que sao parafusados na carroçeria oque nao ocorre com os trollers, e na trilha dos perdidos na mata de sao lourenço tinha dois stark com os mesmos problemas devido as trilhas mais dificeis que eles realizaram, nao sou proprietario de troller porem ninguem comentou estes pontos do carro em questao e o assunto é o carro,creio que devera surprender a muitos porem devemos verificar seus pontos fracos e fortes.
Abraços a todos.
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
20/06/2010, 21:16
vira-lo para o meio do carro? Se fosse virado para o meio, no momento que a água subir para o teto, o snorkel vai se transformar em um aspirador.
como foi a ineuguração do TAC em Glorinha? Olá Maurício...foi um verdadeiro batismo de fogo...a trilha teve chuva o tempo todo...a coisa tava tão feio que abortamos a trilhas as 16h...acredito que foi uma das trilhas mais pesadas deste ano...
sao parafusados na carroçeria oque nao ocorre com os trollersDepende do ponto de vista...se eu detonar o para-lama do stark, eu desaparuso o quebrado e coloco um novo...se eu quebrar o para-lama de um troller, eu terei que deixar o carro e uma oficina para remendar o para-lama ou se eu não quiser remendo, posso mandar trocar a carroceria...heheh
[ ]'s
JEFFCATUNDA
20/06/2010, 22:33
"Depende do ponto de vista...se eu detonar o para-lama do stark, eu desaparuso o quebrado e coloco um novo...se eu quebrar o para-lama de um troller, eu terei que deixar o carro e uma oficina para remendar o para-lama ou se eu não quiser remendo, posso mandar trocar a carroceria...heheh.."
Isso é legal, teve um outro colega que falou isso também, não lembro quem...
Escreveu que as peças plásticas são facilmente trocadas por novas, quebrou troca por uma nova, não tem esse lance de conserto, solda fibragem etc...
Os Clio da Renaut já adotaram com sucesso paralamas assim...
JEFFCATUNDA
20/06/2010, 22:34
Pessoal.
O Stark com pneus e susp. originais tem que altura?
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
20/06/2010, 22:50
O Stark com pneus e susp. originais tem que altura?
Jeff
No site da TAC diz que a altura é 1,90 m.
[ ]'s
Pessoal,
Seguindo aquele ditado que diz; "Um dia da caça e outro do caçador!"
Esse final de semana fizemos a Trilha do Rasga Banco em São Paulo, passando pela entrada do Buraco do Camel.... Muito atoleiro, aquele barro bem denso....
Por ser o primeiro carro não tive tanto sucesso na trilha e tive de usar guincho algumas vezes, depois de ter passado nos atoleiros meu brother o Rogérião passou com o Troller dele de pneus 35" e Bloqueado 100% dianteiro e traseiro sem grandes problemas nos atoleiros..... É o Troller branco das fotos que postei em comprativo de tamanho com o Stark.... Esse relato serve para todos aqueles que falam que fazemos mkt do Stark não sendo imparcial com a performance do carro nas trilhas..... Está aqui, em breve posto as fotos da trilha no nosso álbum do Picasa....
Galindo, o que aconteceu com o Stark dos perdidos na mata e qual era? O preto ou o chumbo?
Jeff, nessa trilha tive que fazer uma manobra em local cheio de lama com árvores próximas.... E depois de muito manobrar vi a possibilidade de sair do local.... Como estou com rodas 8" com Off Set - 25 e Bead Lock as rodas saem muito para fora do carro....
Resumo da ópera, quando fui sair ia raspar um pouco o para lama em uma ávore, acabei não vendo e passei.... O pneu segurou um pouco mas não nego que o para lama raspou, bom cheguei na Oficina e joguei uma água para ver o que podia ter ocorrido..... So ralou um pouco a pintura, ele continua do mesmo jeito que estava..... O ponto negativo é que não consegue apoiar nele como o do Troller por exemplo, as vezes utilizamos os mesmo para subir no carro, nunca teremos um carro perfeito..... Mas as vezes conseguimos carros mais praticos para o nosso uso....
Um abraço!
Pavani
unmoralisch
23/06/2010, 03:29
http://img443.imageshack.us/img443/9627/starkz.jpg
http://pt.calameo.com/read/000088790d729c1fa7025
http://img517.imageshack.us/img517/9370/dsc01123u.jpg
tacmotors.com.br
http://img717.imageshack.us/img717/1637/dsc07203f.jpg
tacmotors.com.br
http://img571.imageshack.us/img571/7373/dsc07204.jpg
tacmotors.com.br
JEFFCATUNDA
23/06/2010, 07:41
Parabéns a tac pela venda de um veiculo stark ao grupo voltorantin.
JEFFCATUNDA
23/06/2010, 07:44
"...Por ser o primeiro carro não tive tanto sucesso na trilha e tive de usar guincho algumas vezes, depois de ter passado nos atoleiros..."
Pavani.
Não entendi...
Aqui no Nordeste a gente coloca as viaturas pequenas na frente exatamente porque é mais fácil passar antes que os trollers abram grandes valas na trilha...
Jeff,
Provavelmente aí vcs não tem os atoleiros que temos aqui..... O primeiro carro que abre a trilha dança, pois muitas vezes não passamos por lama e sim argila.... Dessa maneira não passei em um obstáculo que o meu brother de Troller passou.... É uma região bem úmida, atoleiros de verdade, visto que passamos na entra do Buraco do Camel.... Já conhece essa trilha? Viu as fotos da Trilha da Pamonha?
Se for para abrir facão eu tenho uma vantagem, o vão livre é maior.... O Stark não possui Eixo Rígido, como vc mesmo já pode notar e isso é notável na trilha.... Modera isso é mkt ou posso passar fatos concretos aos usuários?
Cotrim, positivo.... As fotos de Embu virão em breve..... Essas são as fotos da Pamonha.... Que fizemos a umas 3 semanas..... Esse foi o domingo, sábadão foram uns 15 Trollers....
Marco, prazer em conhece-lo também, pode ter certeza que estarei presente nesse encontro sim! O pneu pretinho imfluenciou sim, mas pode ter certeza que vou leva-lo no encontro para vc usa-lo lá.... hahahahahaha
Vi seus olhos brilhando quando encontrou ele no meu carro!
Parabéns a Tac por essa conquista, aos amigos da Tac parabéns! Só é o início....
Um abraço!
Pavani
Boa noite para todos não posso falar muito sobre o Stark so posso dizer que ele e muito fragil nos seus parachoques originais e principamente nos paralamas que sao parafusados na carroçeria oque nao ocorre com os trollers...
Nesse ponto, apesar da maior fragilidade, acho que o Stark ganha um ponto positivo. Além da facilidade do reparo, e sem deixar vestígios, existe a possibilidade de trocar por uma peça maior, para cobrir um pneu maior ou roda com off-set + negativo e não ter problemas com a lei. E ainda guardar os originais para recolocar na hora da venda. Não é preciso colocar fenders de fibra ou borracha, que muitas vezes acabam com o visual.
Ou para quem pretende radicalizar, desmonta e deixa em casa.:twisted:
Sempre achei o Troller limitado nesse quesito, pois não permite uma personalização maior, à exemplo do Wrangler.
[]'s
JEFFCATUNDA
23/06/2010, 16:31
Concordo Giovani.
Ele é mais fragil mas é muito melhor pois, como você mesmo falou, Podem ser fabricados diversos modelos de parachoques e paralamas para ele. Caiu, rasgou ou roubaram, basta comprar outro e pronto, nada de dor de cabeça de reparar fibra ou lataria...
Quem for mais descolado pode até comprar paralamas de diversas cores e tamanhos e trocar de acordo com as rodas que vai usar, já que muitos colegas tem 2 ou mais jogos de rodas diferentes... Ou mesmo só para variar as cores, tipo pulseira de relógio de plástico.
Sem falar que isso abre um novo mercado de acessórios e movimenta a economia.
O troller provavelmente vai ser um dos ultimos modelos dessa filosofia ultrapassada que tinhamos de que uma viatura deveria ser robusta para suportar o tranco....
fernandotf
23/06/2010, 22:21
Uma outra dúvida sobre o TAC: e o seguro, é possível? Qual o preço médio?
Renatopami
23/06/2010, 22:53
Também gostaria de saber.....junto com o consumo que perguntei lá atrás(ui)....e ninguém se interessou em postar!
Estava vendo alguns anúncios de Stark novos numa agência na webmotors,mas se tiverem estas informações para postarem,sempre ajuda na decisão.....ABRAÇOS!!!!
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
24/06/2010, 01:13
O consumo eu ainda não medi.
O seguro para mim (29 anos) saiu por R$ 4.300
Ó valor do bem é de R$ 98.000
Eu pagava R$ 2.000 em um clio avaliado em R$16.000 :twisted: :twisted: :twisted:...então pra mim foi bemmm mais baixo que esperava :mrgreen:
[ ]'s
Marcelo A. Marchiodi
24/06/2010, 08:44
Concordo Giovani.
Ele é mais fragil mas é muito melhor pois, como você mesmo falou, Podem ser fabricados diversos modelos de parachoques e paralamas para ele. Caiu, rasgou ou roubaram, basta comprar outro e pronto, nada de dor de cabeça de reparar fibra ou lataria...
Quem for mais descolado pode até comprar paralamas de diversas cores e tamanhos e trocar de acordo com as rodas que vai usar, já que muitos colegas tem 2 ou mais jogos de rodas diferentes... Ou mesmo só para variar as cores, tipo pulseira de relógio de plástico.
Sem falar que isso abre um novo mercado de acessórios e movimenta a economia.
O troller provavelmente vai ser um dos ultimos modelos dessa filosofia ultrapassada que tinhamos de que uma viatura deveria ser robusta para suportar o tranco....
Observação interessante essa, sobre trocar partes da carroceria, acredito que é uma tendência forte que vai chegar no mercado dos 4x4 novos daqui pra frente (parece até conversa de estilista:lol:), e sem dúvida nenhuma que o Stark tá nesse caminho.
Veja o conceito do Hummer HX, segue bem essa linha também, se me lembro direito, no caso do HX, os painéis/paralams poderiam ser retirados pra por exemplo ir numa trilha mais radical, digamos.
JEFFCATUNDA
24/06/2010, 09:03
Então Marcelo.
Ainda não é possivel no Stark retirar a capota como nos Trollers, mas parece que já vão aceitar uma sugestão do PIOVANI e colocar capota removivel...
Como parachoques e paralamas são só parafusados e de plastico, em conjunto com a capota, você pode ter em diversas cores para combinar.
Acho que deve ter mais coisa que é só parafusada e de plastico, pois ele é uma gaiola coberta, não sei se dá para mudar toda a cor da viatura trocando só a sua "pele" de plastico... Só ficariam os canos na cor original.
O Stark seria então o CARRO CAMALEÃO.
tá ai um bom slogam para o bixinho... Copia ai CHUCK:
COMPRE UM CARRÃO E GANHE UM CAMALEÃO!
Marcelo A. Marchiodi
24/06/2010, 11:40
Vai parecer que to puxando a sardinha p/ meu lado, mas o meu trabalho de conclusão de curso de design de produto, em 2002, foi uma proposta de carroceria de plástico pet para Jeeps, na época não tinha como usar internet como hoje, e por isso o trabalho ficou meio a desejar, por falta de mais pesquisa (e lugares pra pesquisar, há 8 anos a internet não era como hoje), e pensei na época também em algo misturando uma gaiola tubular com os painéis de plástico formando a carroceria, e prendendo tudo no chassi do Jeep.
Lembro que na época me inspirei no Willys 2, cuja carroceria também era de plástico!
fernandotf
24/06/2010, 16:33
Observação interessante essa, sobre trocar partes da carroceria, acredito que é uma tendência forte que vai chegar no mercado dos 4x4 novos daqui pra frente (parece até conversa de estilista:lol:), e sem dúvida nenhuma que o Stark tá nesse caminho.
Veja o conceito do Hummer HX, segue bem essa linha também, se me lembro direito, no caso do HX, os painéis/paralams poderiam ser retirados pra por exemplo ir numa trilha mais radical, digamos.
Isto é muito interessante! Pois acho o conjunto original do TAC feio (vejam bem: esta é a minha opinião, gosto apenas se lamenta...), porém, admiro muito o projeto. Acredito que podendo trocar facilmente os paralamas, e um ou outro detalhe, o carro poderia ficar bem mais bonito (novamente: na minha opinião).
Já que a fábrica da TAC personaliza as cores, de acordo com o gosto do cliente, poderia também personalizar paralamas (maiores, menores, mais discreto, etc), assim agradaria mais os consumidores.
Marcão pqdt
25/06/2010, 19:03
Pessoal,
Alguém que possua ou já tenha visto o Stark de perto pode me responder ou postar fotos do porta malas, sei que é pequeno, lógico, pois trata-se de um jipe, mas gostaria de saber se o banco traseiro pode ser rebatido tipo 1/3 -2/3, para acomodar bagagem junto com o um terceiro passageiro, e se o acesso a essa bagagem é fácil.
Pra ser mais explícito será que dá pra colocar um parapente (que ocupa uma mochila bem grande) e duas pessoas atraz, ou só um parapente e uma pessoa?
E o painel alguém já adaptou um rádio px ou py, como ficou ?
Postem fotos.
Pessoal,
Alguém que possua ou já tenha visto o Stark de perto pode me responder ou postar fotos do porta malas, sei que é pequeno, lógico, pois trata-se de um jipe, mas gostaria de saber se o banco traseiro pode ser rebatido tipo 1/3 -2/3, para acomodar bagagem junto com o um terceiro passageiro, e se o acesso a essa bagagem é fácil.
Pra ser mais explícito será que dá pra colocar um parapente (que ocupa uma mochila bem grande) e duas pessoas atraz, ou só um parapente e uma pessoa?
E o painel alguém já adaptou um rádio px ou py, como ficou ?
Postem fotos.
Cabe um parapente e uma pessoa. O portamalas é bem reduzido.
cabe um PX no painel, tranquilo.
[]'s
F. França
29/06/2010, 15:38
Lembrando que hoje tem a inauguração oficial da tac em londrina, vai ter até um stark sem carenagem para o povo ver, eu como já conheço bem o carro vou mais é curtir os comes e bebes hauhauhuahuha
forte abraço a todos.
unmoralisch
29/06/2010, 19:38
Ué, não entendi por que apagaram uma postagem minha? A do Chuck também, do vídeo que mostrava o Stark dele na lama... Pelo menos uma explicação da moderação poderia ter né?
Ronaldo B.
29/06/2010, 19:58
Ué, não entendi por que apagaram uma postagem minha? A do Chuck também, do vídeo que mostrava o Stark dele na lama... Pelo menos uma explicação da moderação poderia ter né?
O motivo pelo qual vários post foram removidos está no inicio do tópico:
:stop: Leia antes com ANTENÇÃO: :stop:
Tópico criado para falar EXCLUSIVAMENTE sobre o veículo Stark. Informações técnicas, pontos positivos e negativos da viatura, etc, etc etc.
:arrow:Para comentar sobre o preço do carro, a relação da empresa com os seus clientes, a relevância dos itens de série do carro, etc, etc, etc, favor usar o tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21793
:arrow:Para comentar sobre o preço do carro, a relação da empresa com os seus clientes, a relevância dos itens de série do carro, etc, etc, etc, favor usar o tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21793 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21793)
:arrow:Para comentar sobre o preço do carro, a relação da empresa com os seus clientes, a relevância dos itens de série do carro, etc, etc, etc, favor usar o tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21793 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21793)
Ps: No momento da criação deste tópico (30 de julho de 2009) o Stark não foi testado por ninguém aqui do fórum, portanto inicialmente este tópico terá poucas atualizações pois as informações técnicas sobre o carro ainda são muito vagas...mas é preferível ter poucas páginas com conteúdo útil, do que centenas de páginas com nenhuma informação de valor.
[ ]'s
Caso venham a ser postadas mensagens fora do contexto do tópico, serão removidas novamente. Incluindo propaganda de lojas, acessórios, eventos, etc.
[]´s
leobnaval
29/06/2010, 23:03
O motivo pelo qual vários post foram removidos está no inicio do tópico:
Caso venham a ser postadas mensagens fora do contexto do tópico, serão removidas novamente. Incluindo propaganda de lojas, acessórios, eventos, etc.
[]´s
:palmas::palmas::palmas::pipoca:
Agora esta um tópico sobre o Stark...
[]s, Leo
ROAD TECH
30/06/2010, 19:44
Olá Amigos,
Alguém já tem uma lista de proprietários do Stark?
Acho que seria interessante cadastrar essas pessoas com o objetivo de trocar informações úteis para quem usa o carro.
Eu não possuo um, mas estou curioso para saber as impressões de quem já tem usado o carro no dia-a-dia.
Além dos colegas Pavani e Chuck, alguém mais?
Sds,
Octávio
unmoralisch
30/06/2010, 22:12
O Chuck nem pode mais dar suas impressões, pois ele vende Stark, e a regra do Forum não permite...
Então atualmente temos só o Pavani!
O Chuck nem pode mais dar suas impressões, pois ele vende Stark, e a regra do Forum não permite...
Então atualmente temos só o Pavani!
Menos...:stop:
O Ronaldo tirou as propagandas daqui. Algumas mensagens, que tinham os vídeos, também tinham propaganda, por isso foram removidas.
Vídeos e opiniões, no problem...
[]'s