Conectar

Ver Versão Completa : Qual entre as caixas de marchas?

monge
28/07/2009, 22:00
Fala Galera blz?

To aqui de novo com uma dúvida cruel... últimamente só tempo sugado daqui.. ehehehee confesso estar meio ausente mesmo... mas vamos lá.

Pela oitava vez, moí minha caixa de marchas.

Como a minha caixa ainda é a única coisa original do meu jeep, eu já esperava algo assim.

Pois bem, eu estou com motor AP 1.8 a alcool no jeep, a caixa era de 3 marchas.

Agora eu tenho as seguintes opções pra resolver meu problema...

A primeira, (e menos provável) recuperar a minha caixa.

A segunda eu consegui uma outra caixa do jeep, 3 marchas, mas com a primeira seca.
Mas tenho medo de moer a caixa de novo...

A terceira, eu já consegui uma caixa da C10 de 3 marchas, já adaptada na T-case do jeep, então eu teria que refurar a minha flange do AP para a caixa de 3 marchas da C10, acredito ser clark.

Na terceira opção eu terei que mexer em cardãns, eixo piloto, e flange do ap pra caixa, em compensação da caixa para t-case já está pronto.

Minha duvida é como só consegui caixas de 3 marchas, vale a pena eu colocar a da c10, ou então fico com a do jeep mesmo, pois eu não terei que fazer adaptação nenhuma mais, só colocar e pronto.

Estou visando a robustez do conjunto, por enquanto está descartado caixa de 4 ou mais marchas.

Alguém roda com este conjunto? Ap+clark 3 marchas +t-case do jeep?

Fica bom?

A outra caixa do jeep está zerada, todas as engrenagens em perfeito estado. A da c10 eu não vi aberta.

Aguardo uns palpites legais ai.. ehehehehe

[]'s

Eugênio

anderson_wzorek
28/07/2009, 22:47
Monge.
Muita experiencia com a caixa original eu não tenho,rodei pouco tempo com ela,hj to com caixa de chevette.
O pessoal aki prefere colocar a da c-10,pois é infinitamente mais robusta e tem uma relação de marchas legal,ja são poucos jeeps rodando com a original.,agora tem o outro lado se a caicxa original estiver boa mesmo e vc manter a manutenção dela em dia acho que não tem erro.

Eu particularmente iria com a da c-10

abraços
Anderson

William_NATAL
29/07/2009, 07:58
eu utilizei por algum tempo a de chevete (acho a de melhor relação), mas ela se quebrava toda hora, (tem muito a ver com a adaptação, pois a carcaça é de aluminio e é muito fragil) depois da terceira cx, troquei pela clark, parruda mas mais reduzida, eu utilizo a de c-10, é muuuuito resistente, vc pode até optar por substituir a 1 marcha (super reduzida) , por uma um pouquinho + longa (depende do seus pneus) trocando por uma do galaxie (a melhor delas) ou veraneio (a diferença é que existe uma linha de marcação no meio da engrenagem da 1 o. ) as cx são todas iguais - clark (c-10,landau,galaxie e veraneio).

abçs

William

Elmer_Jeep
29/07/2009, 09:14
Não vou ajudar em nada mas entrei só pra dizer que é bom saber que vc ainda tá vivo, nem acreditei quando vi o nick na lista de topicos.

Abração.

p.peleje
29/07/2009, 10:30
Caixa de C10 de 3 marchas pro AP a primeira é meio longa, talvez fique xoxo de saída.

Se tiver com pneu pequeno e relação curta nos diferenciais até que vai.

[]s

Marcelo Cunha
29/07/2009, 11:56
A caixa original com a 1ª seca parece que é mais resistente que a sincronizada, segundo a informação de terceiros, não sou mecânico, mas eu iria de C10. Leve em conta relação de diferenciais e tamanho dos pneus.

monge
29/07/2009, 12:26
Fala Elmer, blz?

Pois é, ainda estou vivo... meio fora da ativa... confesso que ando meio desanimado com o jeep... então acabei afastando do meio. Mas aos poucos estou voltando.

Pois então, minha relação é 8/43 e uso pneus 31"

Hoje talvez eu vá na oficina ver com o mecanico o que ele acha das caixas....

vamos ver, mas ainda espero mais pitacos.... heehehehe

abraços

Duda Lopes
29/07/2009, 13:25
Não vou ajudar em nada mas entrei só pra dizer que é bom saber que vc ainda tá vivo, nem acreditei quando vi o nick na lista de topicos.

Abração.

Impressionante, eu estava pensando a mesma coisa.:mrgreen:

[] e bom retorno.

William_NATAL
29/07/2009, 16:49
acredito que a 1 que é longa é a de galaxie e de veraneio.
a de c-10 é curta deve ir bem com a sua configuração.

Caixa de C10 de 3 marchas pro AP a primeira é meio longa, talvez fique xoxo de saída.

Se tiver com pneu pequeno e relação curta nos diferenciais até que vai.

[]s

mack
29/07/2009, 16:57
Tenho um Clark de C10 no meu jipe e a primeira é bem curta mesmo.

rubensx
29/07/2009, 19:08
monge o clark 4 marcha é inquebrável praticamente, apesar do valor proibitivo

a outra solução que aguenta bem é o cambio do chevette que sempre achei ser bem fragil e mordi a lingua... 4 marchas na veia!!

outros cambis mas vai demanadar adaptações terriveis seria o cambio da ranger que aguenta até parcos 56kgfm ou seja tá na categoria indestrutível junto com os clark!!!

especificamente o motor Ap 1.8 ai é turbo?

junior braga
29/07/2009, 20:03
monge

passei por isso a pouco tempo, e fiquei com tantas duvidas que quase fiquei louco, mas, ao ouvir alguns pitacos daqui outros dali....acabei optando por manter a original.

so que a minha cx era de 3-marchas sincronizada, ai comprei uma de 4-marchas revisei e montei.

bom tem muitas variaveis para o assunto, eu particulamente pensei...estou com o velho beefão então pra que por um cambio mais parrudo? vou manter o original até resolver trocar o powertrain completo...ai quem sabe numa reforma completa não pinte algumas novidades.

[]

monge
29/07/2009, 20:29
Fala gente...

tava olhando as datas de cadastro da turma que responderam até agora... me senti um dinossauro.. ehehehehehe março de 2003 nussa mãe....

Então, acabou que enrolei o dia todo, não fui no mecanico, não vi o lance da caixa, mas pelo que estou vendo, vou acabar partindo para a clark 3m...

só uma dúvida... num possível upgrade, o piloto da clark 3m serve na clark 4m?

O ap 1.8 não é turbo... é simples mesmo, carburado, com ignição eltronica e bebendo muito... uma média de 3 km/l

Se eu soubesse que ia dar só isso eu tinha partido para um V8 ou o 4.1 mpfi

Muito triste quando me lembro que optei por um motor mais economico....

[]'s

William_NATAL
30/07/2009, 08:17
Engraçado ver como as coisas se repetem em materia de jipe

Eu qdo comprei o meu CJ 5, ja veio com motor AP 1.8 alcool, depois de algum tempo...duas retificas etc, substituí por um de opala (modificado p/ 2.8+uma pequena taxa) na minha humilde opinião melhorou 100% , bom toque em baixa, afinal o meu cj é um pouco pesado para o AP 1.8, dai o seu ter este consumo tão alto.

Ja que vc vai de clark 3m, depois é so escolher o V8.
Abçs

William

Mauricio Rotta
30/07/2009, 08:34
Bom dia,

Venho através desta somente confirmar o que todos já vem dizendo, ou seja, opte pelo C-10. Eu andei durante anos com esse pequeno e robusto câmbio, é a melhor opção pra Jeep levando-se em consideração o custo/benefício. É claro, a adaptação tem q ser bem feita, (cuidado com os cardans!) principalmente na junção da caixa com a T-case pra evitar possíveis (e prováveis) vazamentos.
O problema dos motores AP 's é justamente esse mesmo, falta de torque te obrigando a meter a butina no acelerador e aí o consumo ja era, no seu lugar e com essa motorização eu optaria por um câmbio de chevete, porém vc fica limitado, em uma possível troca do motor, para no máááááximo um de opala 4cilindros, ja com o cambio C-10 vc pode enlouquecer e socar o tão sonhado V8!

Analise todos os prós e contras e principalmente tenha na cabeça o que vc vai fazer com seu Jeep no futuro, pra não ter que desfazer uma mesma adaptação e fazê-la novamente.

Um abraço e binvenido ao fórum novamente.

Zé Renato
30/07/2009, 08:56
Fala gente...

tava olhando as datas de cadastro da turma que responderam até agora... me senti um dinossauro.. ehehehehehe março de 2003 nussa mãe....

Então, acabou que enrolei o dia todo, não fui no mecanico, não vi o lance da caixa, mas pelo que estou vendo, vou acabar partindo para a clark 3m...

só uma dúvida... num possível upgrade, o piloto da clark 3m serve na clark 4m?

O ap 1.8 não é turbo... é simples mesmo, carburado, com ignição eltronica e bebendo muito... uma média de 3 km/l

Se eu soubesse que ia dar só isso eu tinha partido para um V8 ou o 4.1 mpfi

Muito triste quando me lembro que optei por um motor mais economico....

[]'s

:pensativo: Deve ter algo errado com teu caburador, pois tenho um Javali com esse motor, câmbio original do Java CL 4m + 9/44, e o conssumo é na casa dos 8km/l na cidade e 9km/l na estrada.Olha que o Java é meio pesadinho, e mesmo assim o carro é bem leve pro conjunto, noto que o motor não faz fôrça pra deslocar o pÔrco. Meu caburador é um weber 2225. Acho uqe teus giclês estão fora dos padrões, é bom da uma olhada. O AP 1.8 consome quase igual ao 1.6, depende da carburação.

monge
30/07/2009, 21:56
bom galera, só pra dar o feedback

acabei ficando com a caixa do jeep com a primeira seca.

por preguiça de ficar correndo em torneiro... e como vai ser plug and play...

vamos ver até onde ela aguenta.

obrigado pela ajuda!

Abraços

Pablo.pinto2007
31/07/2009, 23:57
Caro Monge e demais leitores...
Não acho que fez uma ruim escolha, eu tinha essa configuração que, agora você tem, motor AP 1.8 Álcool + câmbio 3M 1ª seca, pneus 265/70 R15 (31"), diferenciais 8/43... nunca quebrei nunca abri em 10 anos da última reforma no câmbio, mas com esse motor rodava a mais ou menos 3 anos... nunca tive problemas... resolvi trocar por um de 5M e escolhi a de niva (dizem que é uma péssima escolha), o câmbio é muito bom... mas já mandei abri uma vez e estou prestes a abrir outra vez... problemas simples, mas como sou muito cheio de besteira... vou abri-la.
A meu ver o problema do 3M seca é que eu uso o meu jeep pra subir dunas e assim de 2ª quando chego no topo da duna ele pede a 1ª e como é que entra se ela é seca? Arranhando claro... mas nunca me quebrou...
O meu consumo, fiz uma medida grosseira e me fez a 4,5 Km/L com motor frio e sentando o pé o acelerador...
Hoje ele é mais econômico pois tenho um carro mais solto... e o over drive...

Abraços e boa sorte na nova caixa (dizem que dentre as caixas de jeep essa é a melhor) a de 4M num vale uma "cibalena"...

Abraços

Pablo
CJ-3A - 1951 Motor AP1.8 ÁLcool + câmbio 5M niva + pneus oligator

www.renegadosoffroad.com.br

monge
04/08/2009, 23:16
Pois é...

eu ainda estou no dilema...

eu peguei a caixa de 3m lá... ta na oficina, mas na hora que fui mexer, sinceramente eu baquiei... e desisti...

estou indo atrás de uma 4 marchas do jeep mesmo, se de tudo não encontrar, vou colocar esta mesma...

confesso que estou desanimado com ela justamente por este detalhe da primeira seca...

e sem contar que como o ap é mais solto, uma quarta marcha seria interessante.

só sei que parei os serviços até resolver o que fazer...

Eu fiz uma média porca com meu jeep, deu 3/ 3,5 km/l eu estou achando exagerado... tinha que dar pelo menos uns 7...

Para andar nesta média, eu teria colocado um 4.1 mpfi ou um v8, escolhi o ap justamente por achar que ele daria uns 7, 8 km/l

Um amigo meu tinha ap+4m do jeep e na estrada o dele dava 13 km/l... e a média era exata pq ele trabalhava aqui na minha cidade e morava na cidade vizinha e vinha de jeep todo dia.

Bom, enquanto eu não resolvo o que fazer, vamo palpitando gente.

[]'s

rubensx
05/08/2009, 00:06
Pois é...

eu ainda estou no dilema...

eu peguei a caixa de 3m lá... ta na oficina, mas na hora que fui mexer, sinceramente eu baquiei... e desisti...

estou indo atrás de uma 4 marchas do jeep mesmo, se de tudo não encontrar, vou colocar esta mesma...

confesso que estou desanimado com ela justamente por este detalhe da primeira seca...

e sem contar que como o ap é mais solto, uma quarta marcha seria interessante.

só sei que parei os serviços até resolver o que fazer...

Eu fiz uma média porca com meu jeep, deu 3/ 3,5 km/l eu estou achando exagerado... tinha que dar pelo menos uns 7...

Para andar nesta média, eu teria colocado um 4.1 mpfi ou um v8, escolhi o ap justamente por achar que ele daria uns 7, 8 km/l

Um amigo meu tinha ap+4m do jeep e na estrada o dele dava 13 km/l... e a média era exata pq ele trabalhava aqui na minha cidade e morava na cidade vizinha e vinha de jeep todo dia.

Bom, enquanto eu não resolvo o que fazer, vamo palpitando gente.

[]'s

Vamo lá amigo monge!!!

é AP carburado certo?

Dá uma geral na eletrica, sugiro um investimento no kit da motorspice www.motorspice.com.br a ignição de alta potencia para melhorar a queima.

Verifica qual relação vc usa, pois a 9/44 pode ser solta demais e ele fica sem potencia de primeira.
Sobre o cambio é necessário analisar bem, se quer um 4 marchas decente, coloca o de chevette 4 marchas! vai livrar bem esse motor!
3km/l é problema de queima de combustivel, qual seu carburador é?? TLDZ? ou o 2E?

Sobre o carburador o TLDZ é muito ruim de acertar, se for, procure trocar pelo 2E mas tente colocar ele original com o 2º estágio a vácuo mesmo, pois se for mecânico vai acabar gastando mais

Vai por mim, sem gastar muito de primeira, troca velas, cabos, e bobina (se possivel coloque do MI) só isso deve dar um folego extra

monge
08/08/2009, 08:56
Fala gente...

finalmente resolvi a questão da minha caixa!

Acabei colocando a de 4 marchas do jeep mesmo.

Encontrei uma caixa nova, completa, acabei pegando tudo, caixa 4 marchas e t-case.

Agora estou cortando o piloto para "dipitar"

Quanto ao carburador, eu não sei o modelo, vou dar uma corrida no mecanico e ver qual o modelo dele.

Então fiquei assim: AP 1.8 alcool + 4m orignal + relação 8/43 + pneus 31"

Alguém tem a configuração parecida?

Pq depois disso pronto, eu vou brigar pelo consumo, e queria uma média.

[]`s

Eugênio

junior braga
08/08/2009, 14:53
Fala gente...

Então fiquei assim: AP 1.8 alcool + 4m orignal + relação 8/43 + pneus 31"

Alguém tem a configuração parecida?

[]`s

Eugênio

:mrgreen: monge blz? então tenho a configura assim:

beefão + 4m original do jeep 80 + 9/44 + pneus 31"

:stop: quando tava com o velho cambio de 3m, 1ª sincr..., o danado ficou meu xoxo, mas agora ta legal, mudou completamente.

Só acho, que a arrancada ta fraca, mas pretendo trocar a c&p pela 8/43.

:concordo::concordo:

monge
08/08/2009, 19:39
então, eu já rodei com esta configuração

meu jeep era xoxo toda vida... tinha um amigo que o dele era 8/43 e passava sem gastar reduzida... o meu tinha que ir reduzido.

troquei pra 8/43 e resolveram-se quase todos os problemas...

sabe como é, jeep nunca está pronto, e o dono nunca 100% satisfeito... heheehhe

jeeponga
12/08/2009, 18:15
Estava com o cambio 3 marchas (1 seca) motor opala, relação 8/43 e pneus 267/75/16, e achava que em aclives fortes a 1 não segurava muito e tinha que usar o freio (muito), resolvi mudar o conjuto e coloquei o cambio com a reduzida da toyota 4 marchas. Agora a 1 esta muito reduzida, saio tranquilamente em segunda mesmo em subidas ingremes. A minha duvida agora qual relação coroa e pinhão ficaria bom?
Monge acredito que este conjunto num Ap ficaria muito bom

jeeponga
13/08/2009, 10:11
Corrigindo: em declive forte tenho que sergurar com o freio e não com o motor