PDA

Ver Versão Completa : Pane na Ranger 3.0

marcomencia
27/07/2009, 00:02
Salve galera. Iniciei um tópico procurando uma orientação sobre o uso correto da tração e reduzida na Ranger, mas me aconteceu outro problema q talvez possam me ajudar então estou abrindo esse outro tópico.

Comprei uma Ranger Ltd 2006 tem umas tres semanas mais ou menos.
Na viagem de volta pra minha casa da cidade onde comprei, são mais ou menos 450 km.
Na altura do km 150, essa camionete q vinha em velocidade de cruzeiro em torno de 120, 130 km-h começou a perder força, e foi indo assim por mais alguns km até parar no acostamento. Depois da abrida básica no capô pra dar uma olhada, foi batido arranque e ela pegou. O tanque estava meio seco e desconfiamos de pane seca. Logo a frente tinha um posto de combustivel, abastecemos e completamos a viagem.

Após esse fato só andei por perto, viagens curtas de 30 km e dentro da cidade. O problema não voltou a ocorrer.

Nesse fds (sábado), qdo voltava de uma cidade q fica a 100 km de minha casa, tbém numa velocidade de cruzeiro por volta de 120, 130 km-h. Ela novamente perdeu força, continuou assim por alguns km ( acelerava ela, mas o motor não enchia e a rotação não subia) e terminou por parar no acostamento com o motor apagado. A sensação era de uma pane seca.

Após alguns minutos ela tornava a pegar, andava novamente com o motor com pouca força, e por mais duas vezes ela terminou no acostamente com o motor desligado. Cheguei em casa, deixei-a na garagem e lá ela passou a noite.

Hj fiz ela funcionar, e o motor estava com força novamente. Dei uma volta, mas notei q ela soqueava um pouco. Talvez até seja impressão minha, mas ela parecia não estarr mais gostosa de dirigir como antes e a ventoinha ligou qdo a fiz funcionar(com o motor frio).

Alguém tem idéia do q se sucede?

Desconfio do sensor de temperatura de água do motor, pq uma vez aconteceu coisa semelhante com um astra q eu tinha. Mas como nunca tive camionete, ou carro a diesel, enfrento esse problema agora q me preocupa bastante.

Dieselboy
27/07/2009, 00:12
Há relatos aqui no fórum, de algumas Rangers que apresentaram problemas como os descritos por vc. Salvo engano, creio que era algo relacionado ao pescador, parece que com menos de 1/4 de tanque ela começa a apresentar essa "sintomatologia".

Outra hipótese, pode ser indício de filtros entupidos, já verificaste os filtros de combustível, óleo e ar?

Mais uma, essa perda repentina de força, pode significar que ela esta entrando no modo de segurança, aí tem passar o scanner nela para ver o que pode estar ocorrendo :pensativo:

Jera
27/07/2009, 01:04
marco, da uma lida nesse topico aqui.
comigo aconteceu a mesma coisa que está ocorrendo com vc.
http://4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36244&page=3

marcomencia
27/07/2009, 10:33
Jera, visitei o link q vc indicou e era como se visse os outros contando a minha história. Até o zumbido entre a carroceria e a caçamba é o mesmo. Tudo igual.

Consultei o mecânico de confiança da família hj de manhã e ele disse q pelo q falei pra ele o problema é de alimentação. Ficou marcado pra amanhã de manhã cedinho ele vir buscar essa camionete prá checar as mangueiras, filtros etc.....

A gente fica meio chateado né? Mas o q há de se fazer? Comentei com ele q minha brasília nunca me deixou na mão. Nuns 7 anos de pancadaria. Enfrentou só estradas da pior espécie e roubadas, e sempre me trouxe pra casa. Aí ele disse q não foi a camionete q me deixou na mão. Fui eu q deixei ela na estrada.

dudu83
27/07/2009, 19:48
amigo fica desanimado naum, com certeza e a famigerada peneira entupida, eu mesmo limpei a minha tem fotos nesse topico aqui, servico muito simples

http://4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42971&highlight=tanque+ranger&page=12

qualquer duvida grita ai :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

marcomencia
28/07/2009, 10:51
Valeu Dudu.
Pelo q vejo é um problema muito comum. A camionete está na oficina agora. Espero q o mecânico mexa no pescador dela e eu possa curtir a bichinha no próximo fds sem ficar na estrada.

Se começar a ficar empenhado juro q vendo, volto pra Brasília e ainda vou sair falando mal........hehehehe.

Ontem na academia batendo papo com um colega. ele relatou q o pai dele tinha comprado uma limited 2009 zero km. Fez 2.900 km e vendeu. Segundo ele pela falta de torque em baixa o q dificultava o uso na cidade e por soquear. Parece q a esposa dele pirou e fez o marido vender. Ele foi pra Triton automatica tbém zero.

Eu pesquisei muito antes de definir o modelo e fui pra Ranger pq tinha assistencia técnica a 30 km de casa, e por achar q na hora da revenda seria muito mais fácil vender a Ranger (fora a fama de valentia e resistecia, dizem q ela é voltada ao trabalho, além de um motor q é de ficar de cara com tanta força, definitivamente ela é muito forte). A S-10 era mais conhecida por algum probleminha na tração e ser mais voltada ao asfalto. A Hilux era unanimidade, mas tbém mais cara e com assistencia muito longe de mim. E a L-200 tinha fama de dar problema no motor. 2 amigos q tinham a sport 2004 e 1 amigo a sport 2005 tiveram problemas em seus motores, então fugi da HPE.

Espero ter tomado a decisão certa. Agora quem vai dizer se tomei a decisão correta é o tempo. Por enquanto só me incomodei e estou na esperança de ser um simples problema de filtro entupido, afinal não é um carro novo. É uma 2006 e já foram rodados 60.000 km então muito diesel já passou pelas mangueiras.

dudu83
28/07/2009, 13:27
Valeu Dudu.
Pelo q vejo é um problema muito comum. A camionete está na oficina agora. Espero q o mecânico mexa no pescador dela e eu possa curtir a bichinha no próximo fds sem ficar na estrada.

Se começar a ficar empenhado juro q vendo, volto pra Brasília e ainda vou sair falando mal........hehehehe.

Ontem na academia batendo papo com um colega. ele relatou q o pai dele tinha comprado uma limited 2009 zero km. Fez 2.900 km e vendeu. Segundo ele pela falta de torque em baixa o q dificultava o uso na cidade e por soquear. Parece q a esposa dele pirou e fez o marido vender. Ele foi pra Triton automatica tbém zero.

Eu pesquisei muito antes de definir o modelo e fui pra Ranger pq tinha assistencia técnica a 30 km de casa, e por achar q na hora da revenda seria muito mais fácil vender a Ranger (fora a fama de valentia e resistecia, dizem q ela é voltada ao trabalho, além de um motor q é de ficar de cara com tanta força, definitivamente ela é muito forte). A S-10 era mais conhecida por algum probleminha na tração e ser mais voltada ao asfalto. A Hilux era unanimidade, mas tbém mais cara e com assistencia muito longe de mim. E a L-200 tinha fama de dar problema no motor. 2 amigos q tinham a sport 2004 e 1 amigo a sport 2005 tiveram problemas em seus motores, então fugi da HPE.

Espero ter tomado a decisão certa. Agora quem vai dizer se tomei a decisão correta é o tempo. Por enquanto só me incomodei e estou na esperança de ser um simples problema de filtro entupido, afinal não é um carro novo. É uma 2006 e já foram rodados 60.000 km então muito diesel já passou pelas mangueiras.

seu amigo deve ter problemas, pois todo mundo qu edirige a minha ranger fica impressionado co a forca que ela tem...

fica tranquilo apesar da sua ranger ser 2006 essa quilometragem ta bem baixa, pode ter certeza que vc vai andar muito tempo sem problemas :dance::dance:

a minha ranger branca ta com 67.000 km rodados e a cinza ta com 89.000 km rodados e ate agora so alegria, o gasto com manutencao ate agora foi baixissimo.. lembrando que usamos essas ranger pra servico pessado e elas tem se comportado muito bem...

Anthoniusnikos
28/07/2009, 14:04
Marco. Não deixe de investir na manutenção básica de filtros, óleos e flúidos que a bichinha não vai dar tantos ptoblemas assim.
No seu caso, os sintomas são de falta de manutenção no sistema de alimentação, mesmo.
Com, quantos Km está a pickup ?
Anthon

marcomencia
28/07/2009, 17:57
Certo Dudu, eram exatamente essas as informações q eu tinha sobre o modelo. Q a Ranger é quente. Meu irmão tem uma 2001 q usa pro serviço tbém, e ele não é de cuidar. Ai de mim se aparecesse com outra pick up q não a Ranger.....

Vou colocar ela nos trincks.
Já voltou da oficina, mas não consegui falar com o mecânico. Parece estar normal e muito forte. Falar em força, tbém fiquei impressionado com ela. Tinha uma astra anteriormente 1.8, já estava com 125.000 km qdo o vendi(tinha pegado zero) e falo q a Ranger ultrapassa com muito mais facilidade q ele. Não tem q ficar fazendo muita conta. Tirou de lado já era. Na verdade a gente dirige meio q dando risada pq sobe muito bem. é uma bala. Ainda mais eu q não estou acostumado. Achava q era um veículo muito mais lento. Vamos ver se agora eu vou pra fase da alegria...

Antonio, peguei ela com 60.000km. Agora ela está com 61.000 e uns quebrados.

Estou indo com bastante cautela até acostumar bem, pq noto q com o centro de gravidade bem mais alto q um carro de rua e o dobro do peso o esquema é outro. Não abuso em curvas, prefiro frear antes e com calma pq imagino q deve comer bastante pastilha de freio se ficar de bobeira. Agora estranho qdo pego um carro pequeno. Eles parecem uns brinquedinhos.....

Fds vou colocar ela na estrada. Fazer uma volta de uns 200km em alguma rodovia aqui por perto pra ver se ficou boa mesmo e ter certeza q não fico novamente na estrada.

dudu83
28/07/2009, 18:41
Certo Dudu, eram exatamente essas as informações q eu tinha sobre o modelo. Q a Ranger é quente. Meu irmão tem uma 2001 q usa pro serviço tbém, e ele não é de cuidar. Ai de mim se aparecesse com outra pick up q não a Ranger.....

Vou colocar ela nos trincks.
Já voltou da oficina, mas não consegui falar com o mecânico. Parece estar normal e muito forte. Falar em força, tbém fiquei impressionado com ela. Tinha uma astra anteriormente 1.8, já estava com 125.000 km qdo o vendi(tinha pegado zero) e falo q a Ranger ultrapassa com muito mais facilidade q ele. Não tem q ficar fazendo muita conta. Tirou de lado já era. Na verdade a gente dirige meio q dando risada pq sobe muito bem. é uma bala. Ainda mais eu q não estou acostumado. Achava q era um veículo muito mais lento. Vamos ver se agora eu vou pra fase da alegria...

Antonio, peguei ela com 60.000km. Agora ela está com 61.000 e uns quebrados.

Estou indo com bastante cautela até acostumar bem, pq noto q com o centro de gravidade bem mais alto q um carro de rua e o dobro do peso o esquema é outro. Não abuso em curvas, prefiro frear antes e com calma pq imagino q deve comer bastante pastilha de freio se ficar de bobeira. Agora estranho qdo pego um carro pequeno. Eles parecem uns brinquedinhos.....

Fds vou colocar ela na estrada. Fazer uma volta de uns 200km em alguma rodovia aqui por perto pra ver se ficou boa mesmo e ter certeza q não fico novamente na estrada.

outro procedimento que estou levando ao pe da letra e trocar todos os filtros a cada 10.000 km, os filtros sao um pouco caros, mas nas revendas mwm tem os filtros por precos mais razoaveis....

as pastilhas estavam durando cerca de 20.000 km mas agora estao durando mais de 30.000 km antes travegavamos mais em estradas de terra, nao sei se e por isso....

as ranger 2006 podem apresentar um defeito na bomba dagua, da uma procurada ai pelo forum que vc encontra algo a respeito...

marcomencia
29/07/2009, 14:19
Salve galera!

Conversei com o mecânico q mexeu na "Nega Jurema" (minha ranger) a pouco. Segundo ele muita sujeira no filtro, e um pequeno vazamento de diesel em uma mangueira q podia estar deixando entrar um pouco de ar para o motor.

Trocou tbém o filtro de diesel q fica lá no motor.

Relata ele q após o serviço concluído, colocou um balde pra testar, e ao girar a chave esguichava bastante óleo diesel dentro desse balde, ligava a chave novamente e dá-lhe mais óleo. Diz q ficou filé.

Vcs mataram a xarada muito fácil. Parabéns a todos. Sou grato pela ajuda e fiquei muito feliz de manter contato com os colegas. Espero me tornar amigo.