PDA

Ver Versão Completa : Rodas 15 ou 16

mariel
24/07/2009, 23:53
Pessoal estou com uma dúvida na troca do jogo de rodas, atualmente tenho rodas 16 originais na viatura, porém estou querendo colocar aquelas rodas modelo triangular, eis a questão existe alguma diferença entre a roda 15 e a 16 fora o tamanho? Ou o que diferencia seria a Tala da roda?Ou o que importa mesmo é offset da roda?

Pois os preços de pneus são os mesmos nas lojas que pesquisei, alguém poderia dar uma luz?

Abraços

Marcelo Cunha
25/07/2009, 08:46
A escolha da roda vai depender do tipo de pneu que vai usar e do uso que vai fazer do jeep. Ambas tem inumeras opções de desenhos de pneu, para várias aplicações. Veja também a configuração do seu Jeep. Boa sorte na escolha.

Mauricio Rotta
25/07/2009, 10:02
É isso aí mesmo, tanto faz, vai do seu gosto

Julinot
25/07/2009, 11:53
Mariel, rodas 15 possuem mais opções de pneus.
E pneus 15 possuem preços ligeiramente mais em conta.

Abraços a todos.

maico lapschies
25/07/2009, 13:20
se vc for usar o jeep pra trilha, é bom lembrar que pneu mais alto = vao livre maior.
mas pneu depende de todo conjunto:motor+caixa+relação de diferencial.

William_NATAL
27/07/2009, 08:43
Pessoal estou com uma dúvida na troca do jogo de rodas, atualmente tenho rodas 16 originais na viatura, porém estou querendo colocar aquelas rodas modelo triangular, eis a questão existe alguma diferença entre a roda 15 e a 16 fora o tamanho? Ou o que diferencia seria a Tala da roda?Ou o que importa mesmo é offset da roda?

Pois os preços de pneus são os mesmos nas lojas que pesquisei, alguém poderia dar uma luz?

Abraços

Amigo,
são coisas diferentes: o tamanho da roda não necessariamente 16 é maior , vai depender da altura do pneu,(70/75) aqui no nordeste pneu aro 15 são muito mais caros que os de aro 16, vc consegue comprar jogo de pneus importados usados em otimo estado bem baratinhos,e facil de serem substituidos.

Se vc fizer trilhas com muita erosãoetc... seria interessante utilizar pneus maiores, para aumentar o vão livre so solo.

A tala, é a largura da roda, tem mais a ver com o consumo de combustivel, do que a performacedo jeep. (jeep não corre tanto assim...)

O off set , isto sim é mais importante, pois vai te dar maior largura no carro aumentando a estabilidade da viatura.
Voce tem que analizar o seu uso diario (transporte urbano, trilha etc) e fazer suas escolhas. boa sorte

mariel
29/07/2009, 01:11
Vlw pelas dicas pessoal!

Acho que vou optar pelas 16 mesmo com off-set

abraços :mrgreen:

GBarros
13/12/2012, 21:13
Ressuscitando o tópico pra tentar sanar uma duvida. É o seguinte: tenho dois jogos de rodas, um de aro 15 e outro de aro 16. O aro 16 são rodas da F1000 de ferro, aquelas com desenho de bolinha. Os pneus que estão montados nela são na medida 7.50 R16, sem desenhos agressivos, recauchutados, mas novos, com muita borracha pra rodar. Já os aros 15 são rodas de aluminio, modelo orion, com pneus 225/70 ou 75 (não me lembro) R15, com pneus bem gastos, já no fim da vida, mas as carcaças estão boas.
A minha duvida é: A tala da roda 16, se não me engano, é 7 polegadas. Já da roda aro 15 é tala 8. O que queria saber de vc´s é qual seria o melhor aro pra um jeep que tem: motor 4cc, cambio de chevette, freio a disco nas 4, direção hidráulica. Em relação aos pneus tb, pois independente do aro, vou ter que comprar pneus novos, pois quero um desenho mais agressivo, pra poder fazer umas trilhas leves. Qual pneu é mais facil de encontrar: aro 15 ou 16. Qual pneu mais barato? Em relação ao tamanho, o pneu 31, aro 15, é do mesmo tamanho do 7.50/16? Abração!

neudo
30/12/2012, 22:12
Ressuscitando o tópico pra tentar sanar uma duvida. É o seguinte: tenho dois jogos de rodas, um de aro 15 e outro de aro 16. O aro 16 são rodas da F1000 de ferro, aquelas com desenho de bolinha. Os pneus que estão montados nela são na medida 7.50 R16, sem desenhos agressivos, recauchutados, mas novos, com muita borracha pra rodar. Já os aros 15 são rodas de aluminio, modelo orion, com pneus 225/70 ou 75 (não me lembro) R15, com pneus bem gastos, já no fim da vida, mas as carcaças estão boas.
A minha duvida é: A tala da roda 16, se não me engano, é 7 polegadas. Já da roda aro 15 é tala 8. O que queria saber de vc´s é qual seria o melhor aro pra um jeep que tem: motor 4cc, cambio de chevette, freio a disco nas 4, direção hidráulica. Em relação aos pneus tb, pois independente do aro, vou ter que comprar pneus novos, pois quero um desenho mais agressivo, pra poder fazer umas trilhas leves. Qual pneu é mais facil de encontrar: aro 15 ou 16. Qual pneu mais barato? Em relação ao tamanho, o pneu 31, aro 15, é do mesmo tamanho do 7.50/16? Abração!

GBarros: Atualmente os peneus (forma correta de se escrever o plural de pneu) com aro 16 são mais encontradiços, porém alguns conjuntos usados (rodas com peneus) na medida 15" são mais baratos mas a longo prazo a reposição se tornará mais escassa visto que a tendência é comumente o uso de aros maiores.
Para um jeep com a sua motorização o ideal seria o 215/80/16 , 225/80/16 ou 235/75/16 . O 215/16 tem o melhor custo/benefício. A medida 7.50/16 ficará muito grande e pesado para o seu jeep (essa medida equipa originalmente a maioria das Toyotas Bandeirante).
Quanto ao 31 a medida é em polegadas, equivale à 78,74 cm de altura aproximadamente ( conforme a banda de altura, desenho e marca de peneus podem-se ocorrer variações em torno de 10 % nas dimensões ).
NEUDO

chinelao4x4
31/12/2012, 10:06

troquei os pneus e rodas de meu cj a pouco tempo, sempre tive aro 16 original, usei ja frontiera e cross , pra trilha o frontiera era muito bom ja no asfalto nem tanto, o cross ficou a desejar muiiito.
Atualmente coloquei rodas 15 modelo dayona com off set negativo , e pneus sem limites da gennius 31 polegadas , EXELENTE em tudo , cheio roda muito bom no asfalto, e na trilha é ignorante , muita pegada. Mais ai vem , pesa mais, força bem mais terminais e caixa, estou trocando a minha, por caixa hidrostatica .
pesquisa bem, pois pneus é quase tudo em um jeep.
abrçs

Mauricio Rotta
31/12/2012, 10:24
GBarros: Atualmente os peneus (forma correta de se escrever o plural de pneu)...
NEUDO

Sei que é um fórum de 4x4 e não de gramática. Mas no meu entendimento essa informação está meio que equivocada.

Mauricio Rotta
31/12/2012, 10:31
troquei os pneus e rodas de meu cj a pouco tempo, sempre tive aro 16 original, usei ja frontiera e cross , pra trilha o frontiera era muito bom ja no asfalto nem tanto, o cross ficou a desejar muiiito.
Atualmente coloquei rodas 15 modelo dayona com off set negativo , e pneus sem limites da gennius 31 polegadas , EXELENTE em tudo , cheio roda muito bom no asfalto, e na trilha é ignorante , muita pegada. Mais ai vem , pesa mais, força bem mais terminais e caixa, estou trocando a minha, por caixa hidrostatica .
pesquisa bem, pois pneus é quase tudo em um jeep.
abrçs

Essa caixa hidrostática que vc se refere é igual as usadas em máquinas agricolas? Um pistão na dianteira e uma hidrostática na base do volante e toda ligação feita somente por mangueiras?

Cara, se for essa, eu não aconselho, devido ao fato desse sistema não ter ligação mecanica entre volante e rodas, o sistema torna-se extremamente instavel em velocidades mais altas, praticamente impossivel de se dirigir em velocidades um pouco mais elevadas. Tem também o fator segurança, pois ao primeiro rompimento de uma mangueira vc ficará totalmente sem volante.

O sistema hidráulico que se admite em veiculos de passeio é o sistema hidroassistido, onde vc tem ligação mecânica entre o volante e as rodas (barra de direção, caixa de direção, barras de terminais, pitman, terminais e por fim o munhão) e a bomba hidráulica só vai fazer o trabalho de multiplicar a força que vc exerce no volante. O sistema com caixa hidrostática definitivamente não serve pra Jeep, picape, caminhão ou qq outro veiculo q não seja agricola ou de construção (trator, colheitadeira, pá carregadeira, empilhadeira etc)

chinelao4x4
31/12/2012, 15:32
Essa caixa hidrostática que vc se refere é igual as usadas em máquinas agricolas? Um pistão na dianteira e uma hidrostática na base do volante e toda ligação feita somente por mangueiras?

Cara, se for essa, eu não aconselho, devido ao fato desse sistema não ter ligação mecanica entre volante e rodas, o sistema torna-se extremamente instavel em velocidades mais altas, praticamente impossivel de se dirigir em velocidades um pouco mais elevadas. Tem também o fator segurança, pois ao primeiro rompimento de uma mangueira vc ficará totalmente sem volante.

O sistema hidráulico que se admite em veiculos de passeio é o sistema hidroassistido, onde vc tem ligação mecânica entre o volante e as rodas (barra de direção, caixa de direção, barras de terminais, pitman, terminais e por fim o munhão) e a bomba hidráulica só vai fazer o trabalho de multiplicar a força que vc exerce no volante. O sistema com caixa hidrostática definitivamente não serve pra Jeep, picape, caminhão ou qq outro veiculo q não seja agricola ou de construção (trator, colheitadeira, pá carregadeira, empilhadeira etc)

positivo, sei disso,

vamos lá .
espero que até 80 e 90 por hr dê pra andar , pois trartor anda bem dando tudo, uns 75 por hr , fiz o teste, e dificelmente eu saio em rodovia, mais se sair espero que dê .
o uso dele é mais pra trilha ( tenho bloqueio 100 % na diant, é duro o volante , por isso hidrostatica) e ando só algumas quadras na cidade ,
é raro uma mangueira daquelas estourar do nada , terei que andar com uma de reserva.
tentarei deixar o sistema de caixa atual , caso necessite, desconecto o pistao e conecto a caixa , ( veremos se da)
tive essa ideia , então por que os gringos só usam este tipo de caixa pra trilha e rock crawling ?, nunca mais sentirei vibraçoes no volante , é mais leve que hidraulica de autos, e resolveria o meu problema de bloquear e fica pesado o volante em terra ,
esta semana ele interna pra esta adaptação, ai depois poderei dizer.
tem um anuncio de "full gear" pra jeep no mercado livre, é o mesmo sistema , só de passa dos 2k .
mais agradeço a atenção e queria saber mais dos contra em direção hidrostatica,
abrçs

GBarros
04/01/2013, 21:22
Gente, agradeço pelos comentários e opiniões dadas aqui sobre o assunto. Estou negociando as minhas rodas aro 16. Como queria vender o jogo todo, e não consegui, tive que vender apenas os pneus (ou peneus, como o amigo disse anteriormente), e olha que pensei que as rodas iriam primeiro, mas tudo bem. Conversando com a dona da loja, ela me disse que realmente os aros 15 tem mais opções de pneus, mas os aros 16 tem mais saida de venda. Bom, não engoli muito, pois vai que ela é que não tinha o produto pra vender. A loja dela tinha um monte de rodas aro 15 pra vender e somente um jogo aro 16. Se conseguir fazer rolo nas aro 15, compro um jogo de pneus aro 16 mesmo e pego as rodas de volta. O jeep ficará mais alto com elas, e não vou ter que esmerilhar as pinças para que as rodas 15 entrem nos cubos. Abraço a todos!

neudo
05/01/2013, 14:12
Gente, agradeço pelos comentários e opiniões dadas aqui sobre o assunto. Estou negociando as minhas rodas aro 16. Como queria vender o jogo todo, e não consegui, tive que vender apenas os pneus (ou peneus, como o amigo disse anteriormente), e olha que pensei que as rodas iriam primeiro, mas tudo bem. Conversando com a dona da loja, ela me disse que realmente os aros 15 tem mais opções de pneus, mas os aros 16 tem mais saida de venda. Bom, não engoli muito, pois vai que ela é que não tinha o produto pra vender. A loja dela tinha um monte de rodas aro 15 pra vender e somente um jogo aro 16. Se conseguir fazer rolo nas aro 15, compro um jogo de pneus aro 16 mesmo e pego as rodas de volta. O jeep ficará mais alto com elas, e não vou ter que esmerilhar as pinças para que as rodas 15 entrem nos cubos. Abraço a todos!

Boa tarde Barros

Quanto aos aros 15 e 16, como eu disse anteriormente, os 16 estão em pauta, vejam por exemplo os novos lançamentos de novas pick ups e suvs, já estão vindo com aro 17", com discos e pinças de freios maiores; então para acomodar isto tudo a lógica é ter maior espaço dentro da bacia da roda. No mercado há mais rodas e peneus disponíveis à venda no aro 15" (estoque encalhado) do que 16".
Outra coisa, o aumento é em torno de 2,54 cm no diâmetro da roda, mas nos peneus com as mesmas medidas porém com aros de medidas 15 e 16" ocorrem variações em torno de 10%(variações maiores podem ocorrer entre marcas diferentes).

Obs: me desculpem pela citação da forma PENEUS, é um purismo linguístico guardando a etimologia francesa, mas correntemente se escreve PNEUS, em se prevalecendo a forma popular torna-se portanto sacramentada e oficial, via de regra não é errado escrever PNEUS como plural de PNEU.

Murillus
19/01/2013, 09:21
Aproveitando da paciencia de voces,

Para realizar expedições onde deverei rodar cerca de 20.000 km (ida e volta) qual seria a melhor combinação:

Aros 15x8 com pneus AT 31x10 ???
ou
Aros 16X8 com pneus AT 265x75 ???

neudo
21/01/2013, 13:02
Aproveitando da paciencia de voces,

Para realizar expedições onde deverei rodar cerca de 20.000 km (ida e volta) qual seria a melhor combinação:

Aros 15x8 com pneus AT 31x10 ???
ou
Aros 16X8 com pneus AT 265x75 ???

Murillus, as medidas: 31 x 10 x 15 e
(265x75x16) = 30,6 x 10,4 x 7,8 é só multiplicar cada um número por 2,54 e se achará a medida em milimetros (ou centimetros decomposto por 10)
Quanto ao aro 16" é mais comercial e acomoda melhor a pinça de freio e menos sujeira que se acumula na parede interna da roda.
NEUDO