PDA

Ver Versão Completa : preciso de ajuda!

ulisses chaves mendonça
20/07/2009, 15:48
primeireiramente bom dia a todos é minha primeira vez nesse forum, iria pedia ajuda para o meu jipinho, mas pelo jeito preciso de ajuda para entender como se mexe nesse forum.
bem, deixa me apresentar, meu nome é ulisses, mecanico de carros de corridas a mais de 18 anos, quarta feira passada sai para comprar meu remedio (gardenal tarja prata) e não achei, acabei comprando um niva, bem, do cartorio aonde foi feita os tramites dos documentos até a minha casa não tem, 4 kilometros, e o niva enguiçou 8 vezes, resumindo, sai do cartorio as 5 da tarde e cheguei em casa as 9 da noite, levei 4 horas para rodar 4 kilometros, bem eu acho que ta bom... é uma boa media! brincadeira a parte, me dediquei integral deste quarta feira ao jipinho nesses 5 dias trabalhei em cima do carro mais de 15 horas por dia, sem almoço, madrugada a dentro, e como compania uma boa e gelada cerveja, um cigarrinho, e um bom rock de fundo, domingo, carro montado, lavado, sai para primeira volta, consegui!!!!! o carro andou 80 kms sem enguiçar uma só vez, bem amigos, confesso a vcs etar um pouco perdido na mecanica do meu novo amigo, nunca mexi em uma carro que tivesse tanta caixa de marcha, e tantas rodas girando ao mesmo tempo, confesso tambem, que ao tirar a tampa do distribuidor, me apavorei ao ver um platinado, pra mim isso não existia mais, claro que tive que puxar do fundo do bau as manhas para regular platinado, bom... bom não ficou, mas o carro andou, o que me preoculpa muito agora, que tira minhas noites de sono, são os lubrificantes, por isso estou aqui e imploro a ajuda de vcs, andei lendo a respeito de lubrificantes, e vi o seguinte:

oleo de motor 20W40 API SF, pode ser o SL? tem melhor? qual a qualtidade de oleo com troca do filtro? qual é o filtro usado? com qual kilometragem?

oleo de diferencial danteiro e traseiro é o mesmo? é o oleo SAE 90 API GL 5? tem melhor? qual é a quantidade? qual kilometragem?

oleo de caixa, é o oleo 90? tem melhor? qual a qualtidade? qual kilometragem?

oleo da caixa de tranferencia, qual é o oleo? qual a quantidade? qual kilometragem?

quando fala de oleo de graxa no cubo, o que é isso?

cardãs e luvas, é oleo? é graxa? qual é o oleo ou a graxa? o que são luvas? como troca? qual kilometragem?

caixa de direção, qual é o oleo? como troca? qual kilometragem?

oleo de embreagem, qual é o oleo? como troca? qual a kilometragem?

uffa!... tem mais oleo ou graça para ser trocado?
amigos desculpa esse questinario sem fim, mas eu to doidinho para andar no meu jipinho, e como sou mecanico (mas não entendo nada de jeep) eu queria fazer, pra fazer com capricho, e para ficar bem feito!
me ajudem por fovor!!!!!!!!
desde já eu agradeço!

MRaizer
20/07/2009, 16:23
Tudo bem, mas vc vai depois me ajudar com um Opala74... rs

oleo de motor 20W40 API SF, pode ser o SL? tem melhor? qual a qualtidade de oleo com troca do filtro? qual é o filtro usado? com qual kilometragem?

Não vejo mal em usar o SL. Só acho bom manter-se nas especificações de viscosidade. Se bem lembro são 4,5l O filtro é o mesmo da Fiat147. Se bem lembro troca-se a cada 5000 Km rodados no asfalto.

oleo de diferencial danteiro e traseiro é o mesmo? é o oleo SAE 90 API GL 5? tem melhor? qual é a quantidade? qual kilometragem?

Sim, é o mesmo. Não lembro a kilometragem, tenho de pegar o manual que ficou na casa da minha mãe durante a mudança.

Tudo igual. Não sei de óleo melhor.

oleo da caixa de tranferencia, qual é o oleo? qual a quantidade? qual kilometragem?

Mesma coisa que dos dois itens acima

Graxa azul que se usa em rolamentos e homocinéticas

cardãs e luvas, é oleo? é graxa? qual é o oleo ou a graxa? o que são luvas? como troca? qual kilometragem?

Luvas deslizantes, ficam nos cardãns. Usa-se graxa azul ou grafitada (prefiro a segunda) com bomba. Aproveite para engraxar (fazer os pinos) das cruzetas.

Aí há uma controvérsia. Há quem diga que é óleo, há quem diga que é mistura e tem gente que usa graxa. Eu estou colocando graxa por dois motivos: Primeiro porquê o retentor do eixo está ferrado. Segundo, porquê achei ela igual à de Jeep e Kombi e se usava graxa nessas. Nunca deu problema.

É o mesmo flúido do freio. As trocas acompanham.

Xurumilho
20/07/2009, 16:31
Olá Ulisses!
Deixe eu te ajudar!
MEu nome é Raul mas meu apelido é Xurumilho (Sem explicação)
Sou do Rio Grande do Sul e sou vendedor de Lubrificantes...
Vamos as respostas...
Pode ser SL sim. Mas pesquise no local onde compra o óleo por um óleo de base sintética que são melhores para condições severas de uso. (Trilhas, por exemplo) E ainda dá uma proteção maior ao seu motor. recomendo que não faça mais de 5000 km com o óleo e troque sempre o filtro lubrificante a cada troca. Ainda, é preciso verficar o óleo frequentemente pois pode haver a contaminação com água facilmente numa trilha e se acontecer e você não perceber o seu motor vai pro lixo.
O óleo da caixa, diferencial dianteiro, trazeiro e caixa de transferência. Normalmente se usa GL5- SAE 90. Nas caixas tem q ser estes. Diferenciais podes usar um 85W140 onda a viscosidade vai do 85 ao 140. Quanto ao período de uso, esses óleos normalmente são trocados pelo tempo de uso e não pela quilometragem. Normalmente duas vezes ao ano. MAs recomendo, novamente, a verificação antes de cada passeio pois a contaminaçãoi com água pode acabar com os conjuntos de transferência. Ainda, o nivel fica nas laterais onde o óleo é colocado. Quando começar a transbordar vc chegou ao nível.
Graxa é graxa e óleo é oleo. CUbos secos usam graxa e só! Nos cubos lubrificados a graxa é usada na montagem dos rolamentos e depois a lubrificação se dá pelo óleo.
No eixo cardã normalmente é usado graxa para rolamentos. As luvas são componetes dos eixos cardãs. Você coloca graxa no cardã pela graxeira até ela começar a sair. Este é o nível. Recomendo que faça esse procedimento antes de cada trilha ou ao menos uma vez a cada dois meses em caso de não usar o veículo para trilha.
No setor de direção é mias complicado. Procure no manual do veículo. Normalmente os veículos com direção hidráulica utilizam o fluido hidráulico ATF, chamado de hidráulico vermelho.
Este fluído não precisa ser substituido. Só fique de olho na contaminação, que é frequente nas trilhas.
Embreagem hidráulica usa um fluído especial. Fluido para freios e embreagem, marca Varga, tipo DOT 4. Não se troca. Só em caso de contaminação.

É isso!
Espero ter ajudado!
Qualquer dúvida deixe mensagem!

UM FORTE ABRAÇO!:concordo:

cesar_am
20/07/2009, 16:42
Ulisses, seja bem vindo !!

Como sugestão, vc pode encontrar o Manual do Mecânico do Niva dos dois links abaixo :

http://www.nivasgerais4x4.com.br/dicas/dicas.htm (http://www.nivasgerais4x4.com.br/dicas/dicas.htm)

http://www.natal4x4.com.br/manuais.htm (http://www.natal4x4.com.br/manuais.htm)

Tudo muito bem explicado, inclusive o sistema de lubrificação...

Espero ter colaborado.

Abraço.

Gustavo Niva
20/07/2009, 16:49
primeireiramente bom dia a todos é minha primeira vez nesse forum, iria pedia ajuda para o meu jipinho, mas pelo jeito preciso de ajuda para entender como se mexe nesse forum.
bem, deixa me apresentar, meu nome é ulisses, mecanico de carros de corridas a mais de 18 anos, quarta feira passada sai para comprar meu remedio (gardenal tarja prata) e não achei, acabei comprando um niva, bem, do cartorio aonde foi feita os tramites dos documentos até a minha casa não tem, 4 kilometros, e o niva enguiçou 8 vezes, resumindo, sai do cartorio as 5 da tarde e cheguei em casa as 9 da noite, levei 4 horas para rodar 4 kilometros, bem eu acho que ta bom... é uma boa media! brincadeira a parte, me dediquei integral deste quarta feira ao jipinho nesses 5 dias trabalhei em cima do carro mais de 15 horas por dia, sem almoço, madrugada a dentro, e como compania uma boa e gelada cerveja, um cigarrinho, e um bom rock de fundo, domingo, carro montado, lavado, sai para primeira volta, consegui!!!!! o carro andou 80 kms sem enguiçar uma só vez, bem amigos, confesso a vcs etar um pouco perdido na mecanica do meu novo amigo, nunca mexi em uma carro que tivesse tanta caixa de marcha, e tantas rodas girando ao mesmo tempo, confesso tambem, que ao tirar a tampa do distribuidor, me apavorei ao ver um platinado, pra mim isso não existia mais, claro que tive que puxar do fundo do bau as manhas para regular platinado, bom... bom não ficou, mas o carro andou, o que me preoculpa muito agora, que tira minhas noites de sono, são os lubrificantes, por isso estou aqui e imploro a ajuda de vcs, andei lendo a respeito de lubrificantes, e vi o seguinte:

uffa!... tem mais oleo ou graça para ser trocado?
amigos desculpa esse questinario sem fim, mas eu to doidinho para andar no meu jipinho, e como sou mecanico (mas não entendo nada de jeep) eu queria fazer, pra fazer com capricho, e para ficar bem feito!
me ajudem por fovor!!!!!!!!
desde já eu agradeço!

Camarada,
ve na pagina do nivas gerais 4x4 que tem os manuais do proprietário e do mecânico, além de um album ilustrado de imagens... ótimos materiais.... :concordo:

Ali tu vai ter respostas a várias de tuas duvidas, e conseguir umas dúvidas novas (principalmente mais pro final do manual do mecanico, quando parece que ficaram com preguiça de traduzir direito hehhe)

[]s

ulisses chaves mendonça
20/07/2009, 17:42
meu deus como uso esse forum????
caraca to muito enrolado com esse forum... creduuuuuuuu!!!!!
veio muito obrigado mesmo!!!!
opalão... é comigo merrrrrrmo! manda!!!! vamu fazer esse bichão roncar! é 6zão? o que precisar, tamus aê!

PS: me avisa se recebeu essa mensagem, eu não conseguindo usar essa jaca aki!

Tudo bem, mas vc vai depois me ajudar com um Opala74... rs

Não vejo mal em usar o SL. Só acho bom manter-se nas especificações de viscosidade. Se bem lembro são 4,5l O filtro é o mesmo da Fiat147. Se bem lembro troca-se a cada 5000 Km rodados no asfalto.

Sim, é o mesmo. Não lembro a kilometragem, tenho de pegar o manual que ficou na casa da minha mãe durante a mudança.

Tudo igual. Não sei de óleo melhor.

Mesma coisa que dos dois itens acima

Graxa azul que se usa em rolamentos e homocinéticas

Luvas deslizantes, ficam nos cardãns. Usa-se graxa azul ou grafitada (prefiro a segunda) com bomba. Aproveite para engraxar (fazer os pinos) das cruzetas.

Aí há uma controvérsia. Há quem diga que é óleo, há quem diga que é mistura e tem gente que usa graxa. Eu estou colocando graxa por dois motivos: Primeiro porquê o retentor do eixo está ferrado. Segundo, porquê achei ela igual à de Jeep e Kombi e se usava graxa nessas. Nunca deu problema.

É o mesmo flúido do freio. As trocas acompanham.

ulisses chaves mendonça
20/07/2009, 17:55
graaaaaaaaande Xurumilho!
é mais ou menos igual aos carros, fiquei meio confuso entre oleo das caixas e do diferencial, no mais, vou tentando me informar, entendi que tenho que comprar uma graxeira (estou providenciando), no mais muito obrigado por tudo mesmo, todos os meus carros eu uso oleo enerjy 5W30 (texaco) mas todos os meus carros os motores são totalmente refeitos, ex minha saveiro tem 170 cavalos e não é turbo, mas no caso do jipinho, não vou arriscar, vai o oleo original mesmo, trilhas eu não pretendo fazer tão cedo, quero antes colocar esse carro zerinho, vai ser igual minha harley, é pra casar e ficar o resto da vida, bem, muito obrigado mesmo!

ulisses chaves mendonça
20/07/2009, 18:01
opa!!!!
cesar... fantastico!!!!! vou ler em casa, hahahahahaha, nossa nunca imaginei que fosse mexer em jeep, mas vamos lá!
muito obrigado mesmo, me ajudou um monte!

ulisses chaves mendonça
20/07/2009, 18:04
olha... eu nuca achei que fosse tão bem recebido assim em um forum, po, vcs estão de parabens, pelo jeito só tem gente muito boa aqui, estou muito arrependido de tudo que eu falei sobre jipes e jipeiros, vcs são 10, muito obrigado mesmo!

Flugêncio
20/07/2009, 18:33
olha... eu nuca achei que fosse tão bem recebido assim em um forum, po, vcs estão de parabens, pelo jeito só tem gente muito boa aqui, estou muito arrependido de tudo que eu falei sobre jipes e jipeiros, vcs são 10, muito obrigado mesmo!

Cê num viu nada ainda...
Logo logo te convidam pra ir na Vila Mimosa.

BACALHAU
20/07/2009, 20:36

Não sei o que você andou falando de jipes e jipeiros, mas, experimente falar mal de NIVAs e NIVeiros. :evil:

Seja muito bem vindo ao Fórum. :concordo:

ANDALUZ
20/07/2009, 21:30
Faaaaaaala Gago

Boa sorte com o brinquedo novo

Um Abração

Fernando (das listas Shadow e Dragstar)

ulisses chaves mendonça
21/07/2009, 10:02
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
deixa comigo, eu ja vivo lá na rua ceara, quase todo dia!
da rua ceara, para a mimosa é um pulinho! rsrsrsrsrsrs !
VLW cara!
tamu junto!
Cê num viu nada ainda...
Logo logo te convidam pra ir na Vila Mimosa.

ulisses chaves mendonça
21/07/2009, 10:09
fernandâo, de motokero malvadão para jiepiro? KKKKKKKKKKKKKKKKK!
cara eu to numa guerra de dar gosto, desde de quarta feira que eu saio do trabalho e garro no jipinho e fico até as 2 da manhã! to quase morrendo! rsrsrsrsrsrs! to apanhando muito, nunca vi jeep na minha vida, minha mecanica é diferente, mas... vamos lá, lendo buscando informações, hoje ja to comprando graxeira e bomba de oleo, ou seja quem quiser ir na minha casa já´posso dar pino, e trocar oleo de caixa (cambio) caixa (4x4) e duferenciais! hahahahahaha tava no meio da montagem da oficina da harley, e agora vai juntar com a oficina do jipinho...KKKKKKKKKKKKKKKKK!
já avisei para o medico que meu gardenal tarja preta já não vaz mais efeito!
abração cara! bom te ver aqui! vamo marcar com esses niveiros um dia na semana de se encontrar pô!
fica com deus!

ulisses chaves mendonça
21/07/2009, 10:22
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!
Pô bacalhau, eu nunca falei mal de jipeiros, meu mundo era outro, nunca olhei para um jeep com desejo de ter um, meu mundo era competições, fui mecanico de carro de corrida 18 anos, stock-car, marcas e pilotos, renaut, etc, etc, etc, eu sempre olhei para a tribo dos jeeps de outra forma, e hoje em dia vejo (apesar de só uma semana) que vcs realmente são nota dez fui muito bem recebidos por todos! e abusando de vcs, ontem fiquei até as duas da manhã e... como eu vejo o ponto do carro usando pistola de ponto, não achei nenhuma marca de referencia, vcs podem me ajudar de novo?
abraços a todos! bacalhal jamais vou falar mau de niveiros tá! rsrsrsrs! mas que to sifrendo... a isso eu to!

BACALHAU
21/07/2009, 14:49
Veja se isto serve para aumentar as suas dúvidas :twisted:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33975&highlight=regulagem+ponto

Girti
21/07/2009, 17:29
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!
Pô bacalhau, eu nunca falei mal de jipeiros, meu mundo era outro, nunca olhei para um jeep com desejo de ter um, meu mundo era competições, fui mecanico de carro de corrida 18 anos, stock-car, marcas e pilotos, renaut, etc, etc, etc, eu sempre olhei para a tribo dos jeeps de outra forma, e hoje em dia vejo (apesar de só uma semana) que vcs realmente são nota dez fui muito bem recebidos por todos! e abusando de vcs, ontem fiquei até as duas da manhã e... como eu vejo o ponto do carro usando pistola de ponto, não achei nenhuma marca de referencia, vcs podem me ajudar de novo?
abraços a todos! bacalhal jamais vou falar mau de niveiros tá! rsrsrsrs! mas que to sifrendo... a isso eu to!

Ulisses, a marca deve estar lá, mas é sutil, e pode estar meio disfarçada por alguma sujeira, graxa, etc... Tente o seguinte: ligue o motor e, com muito cuidado, aproxime um pano umedecido em solvente da polia inferior, encostando-o na mesma de modo a raspar eventuais crostas, sujeiras, etc... Provavelmente isto fará com que a marca seja visível.

BACALHAU
21/07/2009, 20:21
Ulisses, a marca deve estar lá, mas é sutil, e pode estar meio disfarçada por alguma sujeira, graxa, etc... Tente o seguinte: ligue o motor e, com muito cuidado, aproxime um pano umedecido em solvente da polia inferior, encostando-o na mesma de modo a raspar eventuais crostas, sujeiras, etc... Provavelmente isto fará com que a marca seja visível.

Tá vendo, Ulisses?
Foi falar mal dos jipeiros, olha só o tamanho da encrenca que você foi arrumar.
Agora o senhor do NIVA "grená" (fazendo biquinho) quer decepar alguns dedos da sua mão. :mrgreen:
Não se deixe levar pelo destaque (com muito cuidado), isso é apenas a cor do seu sangue que ele quer ver. :twisted:
Se você tivesse falado mal dos NIVeiros, ele ia sugerir para você enfiar o pescoço na correia da polia para poder olhar de perto e ele ia se oferecer para dar a partida, pisando fundo no acelerador. :twisted:
NÃO FAÇA ISSO. :discordo: LIMPE A POLIA COM O MOTOR DESLIGADO. :concordo:
Se você perder um dedo, vão lhe botar o apelido de "Lula" e, nesse caso, melhor seria perder o pescoço. :parede:

Girti
21/07/2009, 20:31
Tá vendo, Ulisses?
Foi falar mal dos jipeiros, olha só o tamanho da encrenca que você foi arrumar.
Agora o senhor do NIVA "grená" (fazendo biquinho) quer decepar alguns dedos da sua mão. :mrgreen:
Não se deixe levar pelo destaque (com muito cuidado), isso é apenas a cor do seu sangue que ele quer ver. :twisted:
Se você tivesse falado mal dos NIVeiros, ele ia sugerir para você enfiar o pescoço na correia da polia para poder olhar de perto e ele ia se oferecer para dar a partida, pisando fundo no acelerador. :twisted:
NÃO FAÇA ISSO. :discordo: LIMPE A POLIA COM O MOTOR DESLIGADO. :concordo:
Se você perder um dedo, vão lhe botar o apelido de "Lula" e, nesse caso, melhor seria perder o pescoço. :parede:

Logo se percebe que os peixes (Bacalhau é peixe, não?) não sabem ler direito... :twisted: :mrgreen: :twisted: :mrgreen: Se soubessem, iriam ler "aproxime um pano umedecido em solvente da polia inferior", ao invés de ler aproxime o dedo da polia inferior"... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Isto significa que se deve aproximar da polia a ponta do pano umedecido, deixando o dedo, obviamente, loooonge da mesma! :parede: :parede: :parede:

O que eu quero ver é alguém conseguir girar a polia com o motor desligado sem se matar de fazer força ou sem ter que remover a correia do alternador para tal, ora pois! :pipoca: :pipoca: :pipoca:

BACALHAU
21/07/2009, 20:42
Logo se percebe que os peixes (Bacalhau é peixe, não?) não sabem ler direito... :twisted: :mrgreen: :twisted: :mrgreen: Se soubessem, iriam ler "aproxime um pano umedecido em solvente da polia inferior", ao invés de ler aproxime o dedo da polia inferior"... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Isto significa que se deve aproximar da polia a ponta do pano umedecido, deixando o dedo, obviamente, loooonge da mesma! :parede: :parede: :parede:

O que eu quero ver é alguém conseguir girar a polia com o motor desligado sem se matar de fazer força ou sem ter que remover a correia do alternador para tal, ora pois! :pipoca: :pipoca: :pipoca:

Ah, tá. Desculpe. Eu não tinha entendido direito.
O camarada Ulisses vai aproximar o pano da polia e não os dedos...

ULISSES, CUIDADO PARA NÃO PERDER OS DENTES. :odedo:
(Afinal, você vai ter que segurar a p*rr@ do pano de alguma forma, né?) :twisted:

Girti
21/07/2009, 21:14
Ah, tá. Desculpe. Eu não tinha entendido direito.
O camarada Ulisses vai aproximar o pano da polia e não os dedos...

ULISSES, CUIDADO PARA NÃO PERDER OS DENTES. :odedo:
(Afinal, você vai ter que segurar a p*rr@ do pano de alguma forma, né?) :twisted:

:pipoca: :pipoca: :pipoca: :pipoca: :pipoca: :pipoca: :pipoca:

Flugêncio
22/07/2009, 10:08

Gil,
Essa sua dica foi de lascar, ou seria de matar?

Dá pra girar a polia sem se matar de fazer força, basta levantar uma roda da dianteira, engatar a quinta marcha e girar a roda levantada. A polia vai girar fácil sem ter que tirar a correia do alternador, Ora pois!

Girti
22/07/2009, 10:45
Gil,

Dá pra girar a polia sem se matar de fazer força, basta levantar uma roda da dianteira, engatar a quinta marcha e girar a roda levantada. A polia vai girar fácil sem ter que tirar a correia do alternador, Ora pois!

Bacalhau, Flugêncio, será que tudo precisa ser levado ao pé da letra, não sobra espaço para parar e pensar um pouco, usar a imaginação? :shock:

Então vamos explicar tudo d-i-r-e-i-t-i-n-h-o, para ficar mais claro! Há diversas formas de se fazer esta "limpeza", eu apenas sugeri uma delas. Já vi gente usar a ponta da chave de fenda, raspando a polia (não gosto, pois, se isto for feito com freqüência, irá lixar a polia, apagando o que está escrito nela). Outros poderão retirar a correia do ventilador e girar a polia, outros ainda poderão levantar a roda dianteira, como sugere o Flugêncio. Mas estes métodos são mais trabalhosos, o que eu proponho é mais simples. A não ser que a pessoa seja um perfeito idiota, ela não vai fazer esta limpeza com o motor acelerado, e sim em marcha lenta, portanto a polia estará girando mais devagar. Também não vai usar um trapinho de 10cm x 10 cm para fazer este serviço, e sim um pano grosso, torcendo-o de modo que tome a forma cilíndrica. Em uma das pontas desde cilindro, irá derramar um pouco de solvente, umedecendo o pano, e esta ponta deverá ser encostada, sem muita força, na polia. Eventualmente, pode-se enrolar o pano em uma chave de fenda longa, para servir de "estrutura" para o pano.

Será que fui claro agora, ou vou continuar sendo um sacana :twisted: que propõe atitudes suicidas aqui no fórum? :twisted: :twisted: :twisted:

BACALHAU
22/07/2009, 14:05
Pois é, "cumpade" Flugêncio. Depois dizem por aí que BACALHAU é que não tem cabeça. :evil:

Só porque o Ulisses falou mal, muito mal, dos jipeiros. Eu sou testemunha. Eu estava lá e ouvi tudinho. Cheguei até a gravar parte das barbaridades que ele disse. :twisted: Só não reproduzo aqui que é para não acirrar mais os ânimos. :stop:
Agora ele está com a vida por um fio.
Esse "alemão" do NIVA "grená" (fazendo biquinho) é rancoroso. Ele é mau que nem um pica-pau. Quero que ele morra meu amigo. :mrgreen:

Você viu só o que ele mandou o Ulisses fazer com a chave de fenda "longa"?
Veja só:

"usar a imaginação...

... Há diversas formas de se fazer ..., eu apenas sugeri uma delas. Já vi gente usar a ponta da chave de fenda, . (não gosto, pois, se isto for feito com freqüência, irá lixar a "polia"). Outros poderão retirar a correia do ventilador e girar a "polia", outros ainda poderão levantar a "roda"...... Também não vai usar um .. de 10cm para fazer este serviço, e sim um ... grosso, torcendo-o de modo que tome a forma cilíndrica. Em uma das pontas desde cilindro, irá derramar um pouco ... umedecendo ... esta ponta deverá ser encostada, sem muita força, na "polia". Eventualmente, pode-se enrolar .. em uma chave de fenda longa, para servir de "estrutura" ..."

Depois de tudo isso ainda diz que não é sacana.
O cara é um depravado, sádico , imoral, ...
Ele só pensa naquiiiiilo. :shock:

Cuidado com a "polia", Ulisses. :twisted: :mrgreen: :odedo:

Acacio
22/07/2009, 20:51
Ulisses bem vindo!!!!!!!!
Desculpa não poder ajudar muito em manutenção ,:pipoca: eu so sei brincar e fazer adaptação , gambiaras ,é mais gostoso..:dance::dance:

Gustavo Niva
23/07/2009, 12:39
Belas fotos Acacio...

Cê num viu nada ainda...
Logo logo te convidam pra ir na Vila Mimosa.Já chamaram.... e não fui eu :mrgreen:

Parece que no manual original de manutenção do niva, em russo, a recomendação é beber 1L de Vodka e limpar a polia a 4500RPM com a língua... :mrgreen:

ulisses chaves mendonça
23/07/2009, 20:54
Veja se isto serve para aumentar as suas dúvidas :twisted:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33975&highlight=regulagem+ponto
caraca bacalhal! eu tava lendo lá, e não pensei que fosse tão complicado assim... credo! (saudades bdos meus V8 da stock-car) eu sou viciado em injeção eletronica, e tudo relacionado a carburador, distribuidor, platinado(cruz credo!) eu fiz questão de esquecer, tem mais de 8 anos que nem coloco a mão em nada assim, só faço regulagem de ponto e outras coisas por computador (sistema napro e AVG), mas... para a alegria dos cariocas e dos niveiros de outros estados que quiserem me visitar, eu tenho uma pistola de ponto feita pela nasa (exageraaaaaaaado!) trata-se de um pistola de ponto computadorizada, que informa na tela, ponto de ignição, rotação do moto, angulo de permanencia, alternador, fulga d corente, e etc... a pistola é o bicho colorido do rabo preto, serve whuski, faz messagem, previsão do tempo, bat clara em neve, o escambal, bem, eu ja nõ a uso a mais de oito anos, vou tirar ela de sima do armario e reaprender a usala, será que eu consigo? olha, vou te falar uma coisa, nunca pensei que essa tribo de jeep era tão assim nota 10, fico imprecionado! será que aqui pode falar um palavãozinho? vcs são foda! to gostando desse negocio de jeep! mais uma vez muito obrigado!

ulisses chaves mendonça
23/07/2009, 21:01
Gil fazer essa limpeza desse jeito não faço não, eu já tenho um dedo reiplantado por conta de uma ventoinha, dois eu num guento! Rs! Mas vou fazer uma limpezinha lá com o motor desligado e a chave no meu bolso, rs!
VLW cara brigadão!

ulisses chaves mendonça
23/07/2009, 21:06
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! bacalhal... gil vou eu tenho um limpador de volante de motor (coisa chique né?) eu acho que poço usali para limpar a polia, mas ssa marcação é na perte interna d polia? ou seja, olhando a bicha de frente a marcação fica por fora antes da correia, ou por dentro depois da correia?

ulisses chaves mendonça
23/07/2009, 21:08
Gil,

e se tirar as velas roda da levinho, levinho, gil se tem alguma contra casamento meu filho? s quer arancar meu dedos fora! hahahahhahahahahahaha! vcs são fo...!

ulisses chaves mendonça
23/07/2009, 21:23
Bacalhau, Flugêncio, será que tudo precisa ser levado ao pé da letra, não sobra espaço para parar e pensar um pouco, usar a imaginação? :shock:

Então vamos explicar tudo d-i-r-e-i-t-i-n-h-o, para ficar mais claro! Há diversas formas de se fazer esta "limpeza", eu apenas sugeri uma delas. Já vi gente usar a ponta da chave de fenda, raspando a polia (não gosto, pois, se isto for feito com freqüência, irá lixar a polia, apagando o que está escrito nela). Outros poderão retirar a correia do ventilador e girar a polia, outros ainda poderão levantar a roda dianteira, como sugere o Flugêncio. Mas estes métodos são mais trabalhosos, o que eu proponho é mais simples. A não ser que a pessoa seja um perfeito idiota, ela não vai fazer esta limpeza com o motor acelerado, e sim em marcha lenta, portanto a polia estará girando mais devagar. Também não vai usar um trapinho de 10cm x 10 cm para fazer este serviço, e sim um pano grosso, torcendo-o de modo que tome a forma cilíndrica. Em uma das pontas desde cilindro, irá derramar um pouco de solvente, umedecendo o pano, e esta ponta deverá ser encostada, sem muita força, na polia. Eventualmente, pode-se enrolar o pano em uma chave de fenda longa, para servir de "estrutura" para o pano.

Será que fui claro agora, ou vou continuar sendo um sacana :twisted: que propõe atitudes suicidas aqui no fórum? :twisted: :twisted: :twisted:

Gil, se me permite uma dica?
confesso que o limpador de volante de motor pra visualização de ponto é dificil achar, mas tem uma ferramenta que é identica a uma escova de dente que inves de ter cerdas macias para escovação tem cerda de aço, existem três tipos, uma de um aço muito duro, outra mais macia, e outra de uma aço bem molinho, não passa de uns 5 reais as três, é melhor usar isso do que correr o risco do pano se enrola na polia e puxar sua mão junto e vc fica maneta rs! mas eu entendi o que vc quis dizer, com uma chave de fenda longa, mas pensando no seu bem estar, amanhã vou comprar esse kitzinho proce, e quando agente se conhecer pessoalmente te dou de presente, até lá ve se num faz isso não tá, prq vou querer apertar sua mão... rs!

ulisses chaves mendonça
23/07/2009, 21:26
Pois é, "cumpade" Flugêncio. Depois dizem por aí que BACALHAU é que não tem cabeça. :evil:

Só porque o Ulisses falou mal, muito mal, dos jipeiros. Eu sou testemunha. Eu estava lá e ouvi tudinho. Cheguei até a gravar parte das barbaridades que ele disse. :twisted: Só não reproduzo aqui que é para não acirrar mais os ânimos. :stop:
Agora ele está com a vida por um fio.
Esse "alemão" do NIVA "grená" (fazendo biquinho) é rancoroso. Ele é mau que nem um pica-pau. Quero que ele morra meu amigo. :mrgreen:

Você viu só o que ele mandou o Ulisses fazer com a chave de fenda "longa"?
Veja só:

"usar a imaginação...

... Há diversas formas de se fazer ..., eu apenas sugeri uma delas. Já vi gente usar a ponta da chave de fenda, . (não gosto, pois, se isto for feito com freqüência, irá lixar a "polia"). Outros poderão retirar a correia do ventilador e girar a "polia", outros ainda poderão levantar a "roda"...... Também não vai usar um .. de 10cm para fazer este serviço, e sim um ... grosso, torcendo-o de modo que tome a forma cilíndrica. Em uma das pontas desde cilindro, irá derramar um pouco ... umedecendo ... esta ponta deverá ser encostada, sem muita força, na "polia". Eventualmente, pode-se enrolar .. em uma chave de fenda longa, para servir de "estrutura" ..."

Depois de tudo isso ainda diz que não é sacana.
O cara é um depravado, sádico , imoral, ...
Ele só pensa naquiiiiilo. :shock:

Cuidado com a "polia", Ulisses. :twisted: :mrgreen: :odedo:
Caraca bacalhal! eu é que quero morrer seu amigo! tu gravou eu falando mal de niveiro é? ... to frito! vc é gente boa em bacalhal, amigo assim... quem precisa de inimigo!
creeeeeeeeeeeedo!!!!!!!!!!!!!!!!

ulisses chaves mendonça
23/07/2009, 21:28
Ulisses bem vindo!!!!!!!!
Desculpa não poder ajudar muito em manutenção ,:pipoca: eu so sei brincar e fazer adaptação , gambiaras ,é mais gostoso..:dance::dance:
hahahahahahahaha é verdade! eu tambem adoro umas tranformações, e já comecei algumas no jipinho, uma é digna de premio nobel! hahahahahaha!

ulisses chaves mendonça
23/07/2009, 21:30
Belas fotos Acacio...

Já chamaram.... e não fui eu :mrgreen:

Parece que no manual original de manutenção do niva, em russo, a recomendação é beber 1L de Vodka e limpar a polia a 4500RPM com a língua... :mrgreen:
to começando a mudar meu conceitos que aqui só tem gente boa...

BACALHAU
23/07/2009, 21:38
Ulisses, vou colocar a minha dentro da sua... :shock:

caraca bacalhal! eu tava lendo lá, e não pensei que fosse tão complicado assim... credo! (saudades bdos meus V8 da stock-car) eu sou viciado em injeção eletronica, e tudo relacionado a carburador, distribuidor, platinado(cruz credo!) eu fiz questão de esquecer, tem mais de 8 anos que nem coloco a mão em nada assim, só faço regulagem de ponto e outras coisas por computador (sistema napro e AVG), mas... Mas... nada lhe impede de colocar uma ignição eletrônica no seu NIVA e até uma Injeção Eletrônica. Tem gente boa estudando isso (um doido :mrgreen: lá em Goiania). E eu que sou ruim, vou colocar uma IE monoponto .para a alegria dos cariocas e dos niveiros de outros estados que quiserem me visitar , eu tenho uma pistola Não leva a mal não, mas carioca que se preza não fica alegre em visitar outro marmanjo, ainda mais para olhar a pistola do cara. Leva a mal não, meu irmão, se liga aí, senão daqui a pouco eu vou ajudar aquele senhor do NIVA "grená" (fazendo biquinho) a decepar algo mais que os seus dedos. :twisted: de ponto feita pela nasa (exageraaaaaaaado!) trata-se de um pistola de ponto computadorizada, que informa na tela, ponto de ignição, rotação do moto, angulo de permanencia, alternador, fulga d corente, e etc... a pistola é o bicho colorido do rabo preto, serve whuski, faz messagem, previsão do tempo, bat clara em neve, o escambal, bem, eu ja nõ a uso a mais de oito anos, vou tirar ela de sima do armario e reaprender a usala, será que eu consigo? Sei. Só falta mesmo tirar a tal pistola de CIMA do armário, que pelo visto você SAIU do armário faz é tempo. :twisted: Pelo visto essa pistola já muito mais coisas por você. :odedo: Fez massagem, é? :odedo: Por favor, nos poupe desses detalhes sórdidos. :shock: Tem senhoras e senhoritas que frequentam este Fórum. :oops: Vou chamar o moderador. olha, vou te falar uma coisa, nunca pensei que essa tribo de jeep era tão assim nota 10, fico imprecionado! será que aqui pode falar um palavãozinho? vcs são foda! to gostando desse negocio de jeep! mais uma vez muito obrigado!

Para início de conversa, tribo de jeep é o K7. :evil: Não sei de quem você está falando, mas aqui são todos NIVeiros. E se você gosta de Jeep, porquê comprou um NIVA? :twisted:
É como eu costumo dizer NIVA é NIVA, o resto é jipe. :concordo:
Não entendeu? É assim: Coca-Cola é Coca-Cola, o resto é refrigerante.
Sacou? :concordo:

Fica esperto. Estou de olho. 8-)

BACALHAU
23/07/2009, 21:44
Caraca bacalhal! eu é que quero morrer seu amigo! tu gravou eu falando mal de niveiro é? ... to frito! vc é gente boa em bacalhal, amigo assim... quem precisa de inimigo!
creeeeeeeeeeeedo!!!!!!!!!!!!!!!!

Além de tudo não sabe ler... :mrgreen:
Eu disse JIPEIROS, não NIVeiros.
Acho que você ainda não percebeu a diferença. :putz:
Por hora vou desculpar, mas vê se aprende. :twisted:

tusa
23/07/2009, 21:52
Olá
Estou aguardando o convite para vila mimosa anciosamente
Mande noticias ,pois este forum tá chagado!:-D

ulisses chaves mendonça
23/07/2009, 22:21
Olá
Estou aguardando o convite para vila mimosa anciosamente
Mande noticias ,pois este forum tá chagado!:-D
sinta-se convidadissimo para ir no shoping do prazer, etumar umas cana na rua ceara! é só marcar e vir! desede e de fome vc não morre! hahahahahahaha! tamu te esperando em!

ulisses chaves mendonça
27/07/2009, 21:56
prezados,
vou repetir a mensagem que passei para o meu amigo flugencio, e vejam se tambem podem me ajudar?

flugencio,
é o ulisses, o novato, sofredor, e prq não dizer gaiato qua acabou de comprar o niva.
lembra que vc me telefonou? porr.. cara tu é fod.. mesmo, nunca esperava isso de ninguem, a dica de colocar oleo por cima da caixa foi show!!!! vc é fod..! depois ao vivo te conto medições que fiz sobre o oleo da caixa, eu sei que foi engenheiro que fez e blablabla, mas ta errado... bem mas depois eu te conto! veio, agora me ajuda de novo... heeeeeeeelp... desmontei toda transmição do carro, estava com todas as graxeiras quebradasde, porcas espanadas, parafusos quebrados, em fim um lixo só! desmontei tudo, lavei tudo, retirei as graxeiras quebradas, substituir por graxeiras de inox, com curvatura de 90º, coloquei todas as porcas dod-lok de inox etc, etc, etc, ficou um luxo só, parece até um AUDI Q7, mas... porem... toda via... notei que o cardã que vai para o diferencial traseiro, faltava uma trava em cada uma ponta da cruzeta, ou seja, faltavam 2 travas, aonde faltava as travas estava marretado, uma ponta da flange e a outra do cardã, desmontei de novo e arrumei as merretadas, e arrumei travas novas um pouco mais finas que a original, mas nada de absurdo, na hora de montar a cruzeta... notei que a mesma da toda a cara de ser maior, pouca coisa, mas... vc coloca a trava de um lado e do outro lado o copo da cruzeta fica faciado tanto no flange como no cardã, bem amigo, solução tem, se eu colocar a cuzeta no torno e comer um pedacinho de cada lado (cerca de 1mm) o copo vai mais para dentro do centro da cruzeta e eu consigo colocar as duas travas, mas... tenho doença por perfeição (mecanica de carro de corrida as vezes é uma merd..), não queria fazer isso, gostaria de colocar tudo padrão, na medita certa, bunitinho, e fiquei sem saber o que fazer, existe cruzeta de outro carro que caiba ali igual uma luva? esse papo da flange do opala 6cc com cruzeta da certo? mas tambem ta meio dificil achar peça de opala, o que fazer? bem to aqui em baixo do carro cagado de graxa até a alma, minha muié já falou que vai arrumar um ricardão, des do dia 16 de julho (o dia que comprei o carro) que não faço outra coisa a não ser revisar esse carro, o carro não esta ruim não, pelo contrario, foi o carro mas zero que tinha a venda no rio, eu é que sou muito chato, e tenho mania de fazer melhor que a fabrica, e quero fazer o negocio direito, certo, e bem feito... me da uma luz aíh! eu perdi seu tel, to desesperado fuçando no meu tel e não acho seu numero, o meu vc sabe xxxx-xxxx, e mais uma vez a dica da caixa foi show! vai na rua ceara na quinta? gostaria de mais de te conhecer, e pagar umas 357 caixas de cerveja proce! um abraço cara! vc é nota 10, fica com deus! :putz::putz:

ulisses chaves mendonça
01/08/2009, 21:59
Ulisses, vou colocar a minha dentro da sua... :shock:

Para início de conversa, tribo de jeep é o K7. :evil: Não sei de quem você está falando, mas aqui são todos NIVeiros. E se você gosta de Jeep, porquê comprou um NIVA? :twisted:
É como eu costumo dizer NIVA é NIVA, o resto é jipe. :concordo:
Não entendeu? É assim: Coca-Cola é Coca-Cola, o resto é refrigerante.
Sacou? :concordo:

Fica esperto. Estou de olho. 8-)
bacalhal, bacalhal, bacalhal... vem aqui e pega no meu dedo!!!! rsrsrs!
se liga, o flugencio resolveu 90% dos traumas do niva, com uma simples ignição eletronica, ficou o bixo colorido do rabo preto!
o flugencio deveria se chamar fudencio!
aaaaaaaaaa já ia se esquecendo, se o niva num é um jeep, é o que??????
o bacalhal essas pinga que se toma aíh no certão tão te fezendo mau, volta pro rio meu filho! hahahahahahahahahaha!
abraços fica com deus!

ulisses chaves mendonça
01/08/2009, 22:02
Belas fotos Acacio...

Já chamaram.... e não fui eu :mrgreen:

gustavo,
realmente te devo um pedido de desculpas, respondi pra vc o que era pra outro, vc tinha razão, mas a resposta de que nem todo mundo é gente boa, foi um brincadeira que eu fiz com o gil que mandou eu decepar meus dedos na polia do motor, como (uii) eu tinha dito que não sabia usar esse forum direito (e ainda não sei) a resposta foi errada!
liga não, tem horas que vai passando o efeito do gardenal e eu esqueço de tomar (uii) outra dose!