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Ver Versão Completa : Diferencial traseiro - Como examinar?



rub
20/07/2009, 10:06
Amigos,

Vocês poderiam me ajudar na seguinte dúvida?
Na troca de óleo do diferencial traseiro, identifiquei uma folga que eu não sei se é do diferencial ou da caixa de transmissão (T-Case).
Como o freio de mão de puxado, carro desengatado, motor desligado, ao tentar girar o eixo cardã com as mãos ele gira cerca de 180 graus, indicando que lá existe uma folga.

- Esta folga é normal?
- Caso contrário, como eliminar esta folga?
- Esta folga pode ser do diferencial ou do cambio? Ou dos dois juntos?

Troller: 2005/2006 - motor NGD

Obrigado e qualquer sugestão será muito bem recebida!

Abs,

Rubens

lucasgamba
22/07/2009, 14:04
Rub,

Observe se quando vc for arrancar com o carro se vc sentira um tranco ou patinação, pois pelo que vc descreveu, seu cardã está dando meia volta antes de tracionar a roda.


Outro teste que vc pode fazer é engatar o caro com o motor desligado, deixar o freio de mão solto e tentar empurrar o carro. Assim vc verificará a folga existente na caixa de marchas.

Pelo que vc descreveu, com o carro em ponto morto e freio de mão puxado, a movimentação foi permitida pelo diferencial, uma vez que é nesse ponto que se apresenta a resistencia.


O mais certo é vc levar o seu carro para um mecanico de sua confiança para averiguar o fato relatado.

Boa sorte!

alanjipe
22/07/2009, 15:18
Pelo que você relatou a folga é muito grande, ela pode ser tanto do conjunto coroa/pinhão como pode ser das planetárias e satélites, no seu caso, como o seu eixo é blocado pode ser também as arruelas da blocante, enfim, pode ser "N" coisas só vai dar pra identificar abrindo o eixo e examinando as peças.

Caso o desgaste não seja tão grande, dá pra colocar arruelas novas de ajuste e ajustar o eixo com um especialista, agora se o desgaste for muito grande (no caso se as peças estiverem bem afiadas como faca) o jeito vai ser trocar o conjunto ou em partes, sendo que cada um é casado, só se pode trocar coroa se trocar (coroa/pinhão, rolamentos e arruelas) no caso das peças internas (Planetárias, satélites, pino e arruelas). É bom também trocar os rolamentos da caixa de satélites ou T-case, pois eles também sofrem desgaste.

Agora faça o serviço com quem saiba mexer, pois eu perdi um conjunto coroa/pinhão só pq o mecânico não soube montar.

rub
22/07/2009, 19:58
Lucas,

Obrigado pela dicas. Vou fazer os testes!

Abs,

Rubens

rub
22/07/2009, 20:04
Alanjipe,

Muito obrigado pelo detalhamento.
Vou procurar um especialista neste assunto.

Abs,

Rubens

ESMJ
26/07/2009, 16:27
Pelo que informou está muito parecido com as cruzetas do cardan traseiro.

rub
26/07/2009, 20:20
Pelo que informou está muito parecido com as cruzetas do cardan traseiro.

Amigo,

Obrigado pela dica!
Esta semana vou deixar o carro no mecanico para que seja feita uma análise mais profunda.
A folga é tão grande que eu tenho receio de arrancar um pouco mais forte e acabar de danificar o diferencial traseiro.

Abs,

Rubens