Ver Versão Completa : Diferencial traseiro - Como examinar?
Amigos,
Vocês poderiam me ajudar na seguinte dúvida?
Na troca de óleo do diferencial traseiro, identifiquei uma folga que eu não sei se é do diferencial ou da caixa de transmissão (T-Case).
Como o freio de mão de puxado, carro desengatado, motor desligado, ao tentar girar o eixo cardã com as mãos ele gira cerca de 180 graus, indicando que lá existe uma folga.
- Esta folga é normal?
- Caso contrário, como eliminar esta folga?
- Esta folga pode ser do diferencial ou do cambio? Ou dos dois juntos?
Troller: 2005/2006 - motor NGD
Obrigado e qualquer sugestão será muito bem recebida!
Abs,
Rubens
lucasgamba
22/07/2009, 14:04
Rub,
Observe se quando vc for arrancar com o carro se vc sentira um tranco ou patinação, pois pelo que vc descreveu, seu cardã está dando meia volta antes de tracionar a roda.
Outro teste que vc pode fazer é engatar o caro com o motor desligado, deixar o freio de mão solto e tentar empurrar o carro. Assim vc verificará a folga existente na caixa de marchas.
Pelo que vc descreveu, com o carro em ponto morto e freio de mão puxado, a movimentação foi permitida pelo diferencial, uma vez que é nesse ponto que se apresenta a resistencia.
O mais certo é vc levar o seu carro para um mecanico de sua confiança para averiguar o fato relatado.
Boa sorte!
alanjipe
22/07/2009, 15:18
Pelo que você relatou a folga é muito grande, ela pode ser tanto do conjunto coroa/pinhão como pode ser das planetárias e satélites, no seu caso, como o seu eixo é blocado pode ser também as arruelas da blocante, enfim, pode ser "N" coisas só vai dar pra identificar abrindo o eixo e examinando as peças.
Caso o desgaste não seja tão grande, dá pra colocar arruelas novas de ajuste e ajustar o eixo com um especialista, agora se o desgaste for muito grande (no caso se as peças estiverem bem afiadas como faca) o jeito vai ser trocar o conjunto ou em partes, sendo que cada um é casado, só se pode trocar coroa se trocar (coroa/pinhão, rolamentos e arruelas) no caso das peças internas (Planetárias, satélites, pino e arruelas). É bom também trocar os rolamentos da caixa de satélites ou T-case, pois eles também sofrem desgaste.
Agora faça o serviço com quem saiba mexer, pois eu perdi um conjunto coroa/pinhão só pq o mecânico não soube montar.
Lucas,
Obrigado pela dicas. Vou fazer os testes!
Abs,
Rubens
Alanjipe,
Muito obrigado pelo detalhamento.
Vou procurar um especialista neste assunto.
Abs,
Rubens
Pelo que informou está muito parecido com as cruzetas do cardan traseiro.
Pelo que informou está muito parecido com as cruzetas do cardan traseiro.
Amigo,
Obrigado pela dica!
Esta semana vou deixar o carro no mecanico para que seja feita uma análise mais profunda.
A folga é tão grande que eu tenho receio de arrancar um pouco mais forte e acabar de danificar o diferencial traseiro.
Abs,
Rubens
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