Ver Versão Completa : Pneu Pegando No paralama
Pessoal,
depois de pesquisar mto, venho tirar 100% minhas duvidas..
cada um fala uma coisa...
é o seguinte..
meu jeep cj5 73 ta com pneus tratorado 265/75/16, e qualquer torcidinha na trilha o pneu pega no paralama, tanto na frente como atras.
Ele tem jumelo alto, com bucha em PU, calços de borracha originais. 1 calço so em cada lugar.as molas ja mandei arquear.
intao..
a ideia do meu mecanico..(e é o que ele fez no jeep dele, tanto em todos os jeeps que frequentam a oficina, e todos la so fazem trilhas pesadas. pedreira mesmo..xxxx trilha toda...) é colocar um toco de madeira no batente do chassi, fazendo com que limita o pneu a pegar no paralama.Ele fez isso la e deu certo..ninguem tem reclamacao..
agora pesquisando essa ideia..dizem que fazendo isso vai limitar o curso da suspensao, fazendo com que o jeep agarre por qualquer coisa...
queria tirar essa duvida..
essa semana comprei mais um jogo de calço de borracha, pra fica 2 polegadas, ainda nao mandei colocar por essa duvida.
se eu aumentar os calços de carroceria vai resolver meu problema?
o toco é o ideal??
segue algumas fotos para se ter uma ideia..
por favor, me deem uma luz!
abraços a todos!
Lucas Nassif
19/07/2009, 21:35
Se você aumentar o batente da suspensão, lógico que o curso dela será menor né!? :mrgreen:
Se você aumentar o batente da suspensão, lógico que o curso dela será menor né!? :mrgreen:
mais chega a limitar de forma a travar o jeep se de X???
Lucas Nassif
19/07/2009, 21:49
mais chega a limitar de forma a travar o jeep se de X???
Como as trilhas por nossas bandas é mais erosão, vc vai ser sim prejudicado, pois as rodas vão para o ar mais facilmente e vc [ainda:twisted:] não tem bloqueio, então tomará muito X!! :mrgreen:
Mas nada que te impeça de trilhar assim mesmo, só vai ficar mais RÔIA do que já é! :odedo: :odedo:
Agora é sério!
Te falei outro dia e falo de novo: Eu não limitaria o curso!
Pensaria em mexer nas rodas, aumentar os calços, cortar um pouco a lata, e até mesmo em SPOA, mas não limitava a suspa não.
:concordo:
Como as trilhas por nossas bandas é mais erosão, vc vai ser sim prejudicado, pois as rodas vão para o ar mais facilmente e vc [ainda:twisted:] não tem bloqueio, então tomará muito X!! :mrgreen:
Mas nada que te impeça de trilhar assim mesmo, só vai ficar mais RÔIA do que já é! :odedo: :odedo:
Agora é sério!
Te falei outro dia e falo de novo: Eu não limitaria o curso!
Pensaria em mexer nas rodas, aumentar os calços, cortar um pouco a lata, e até mesmo em SPOA, mas não limitava a suspa não.
cortar lata???
c é loco?
essa lata lisinha desse jeito...
spoa? com esses pneus nao da nao ne!!
vo no calço de inicio intao..
mais eu te pergunto..
como os jeeps la da oficina tudo tem o toco e so fazem trilhas pesadas, e nao reclamam, e nunca roiam por essa causa????
Lucas Nassif
19/07/2009, 21:55
cortar lata???
c é loco?
mais eu te pergunto..
como os jeeps la da oficina tudo tem o toco e so fazem trilhas pesadas, e nao reclamam, e nunca roiam por essa causa????
Cortar lata que eu falo é tirar uns 2 a 3cm nas bordas, e só!
Aqui no Fórum tem gente que já fez isso e ficou bom.
Esses Jeeps lá da oficina, que vc diz que faz trilha pesada, e tals...duvido que eles num tem bloqueio!!! :lol: :lol:
O meu aqui quando for reformar, vou fazer o corte dos paralamas do estilo JIPÃO, do Folgado!
meu jeep cj5 73 ta com pneus tratorado 265/75/16
Qual o offset das suas rodas? já pensou em alterá-lo? ...
Lucas, seu offset foi p/ quanto?
[ ]'s
Lucas Nassif
19/07/2009, 22:17
Lucas, seu offset foi p/ quanto?
[ ]'s
João, as rodas do meu CJ são 16x8, com -35mm de offset.
Pedropenido
19/07/2009, 22:19
cortar lata???
c é loco?
mais eu te pergunto..
oo fii
e comoo o lucas floo fii
TODO mundo laa e blokiado !! ESKECEU ??? so agente q nao ee !! hahahahahahhahahaha
flw
Lucas Nassif
19/07/2009, 22:26
oo fii
e comoo o lucas floo fii
TODO mundo laa e blokiado !! ESKECEU ??? so agente q nao ee !! hahahahahahhahahaha
flw
Pois é, o bloqueio deles compensa o menor curso da suspa, por isso que eles não reclamam! Eles podem tá com 2 rodas no ar que tão andando do mesmo jeito, onde vc com as 4 no chão pode tá roiádo! :mrgreen:
Marcelo Cunha
20/07/2009, 08:51
Ergue a carroceria, limitar a suspensão vai tirar as rodas do chão e tercer em exesso o chassis, favorecendo a ocorrencia de trincas.
Pedropenido
20/07/2009, 11:38
...onde vc com as 4 no chão pode tá roiádo! :mrgreen:[/QUOTE]
CONCORDOOOO :odedo::odedo::odedo:
hahahahahahaha
Gustavo de Olliveira
20/07/2009, 14:18
"Intão".... ergue a lata.
se continuar pegando vai ser menos ... e se não estiver estragando os pneus , a lata só vai ficar marcada.
Pablo.pinto2007
21/07/2009, 04:17
"Intão".... ergue a lata.
se continuar pegando vai ser menos ... e se não estiver estragando os pneus , a lata só vai ficar marcada.
Mais um pra botar o dedo! Aumenta o calço que melhora alguma coisa, a sua suspensão já é limitada pelo tamanho dos pneus, então aumenta a altura do jeep que melhora, deixa o carro mais leve, em aparência e folgado na suspensão... seus pneus são aminais demais...
Abraços!
Pablo
CJ-3A 1951 motor AP 1.8 álcool + câmbio niva + pneus Oligator
www.renegadosoffroad.com.br
William_NATAL
22/07/2009, 11:07
Ola galera,
Colocar "madeira" limita a suspenção, acho que vc deve aumentar o calço uns 5" (pode ser coxim de borracha de f1000) ja deve ser sufiente, ou ate maior(poliuretano), teste colocando um macaco em baixo do eixo,prox da roda e vai levantando pra ver onde pega e qto que vc tem que levantar, se fizer off set vai ficar pior, pq o pneu vai pneu deixa de encaixar no para lama e distancia (livre) do pneu pro para-lama vai diminuir.
Instale um bom bloqueio , boas trilhas
william
edu_cramos
13/09/2009, 13:37
Penido,
To com o mesmo pneu, só que 31x10,5R15, jumelo alto, o mesmo problema e o jeep tb é amarelo... rs..
Seguinte, to pesquisando pra ver o que fazer, mas SPOA tb estou fora. Aqui na minha região quem fez ficou com o jeep muito facil de tombar, a não ser que tenha alguma outra técnica que minimize isso.
Conversei sabado com um cara que mexe com feixes de mola e ele sugeriu rebater uma pouco os feixes e colocar mais uma lamina. Diz que vai aumentar em torno de 7cm e não vai pegar mais na lata.
Só que estou na duvida, pois acho que ficará mais duro o jeep (rebater + 1 feixe) e em algumas situações, uma roda vai ficar pra cima, perdendo contato.
Uma idéia antiga era por uma mola helicoidal, e reduzir a quantidade de feixes... tem o kit FES... mas queria fazer por conta e escolher qual mola colocar. Alguém tem alguma dica?
Ou sugestão para o nosso problema.
Essa do calço de madeira tb não me agradou muito...
[]'s
SHERE KHAN
13/09/2009, 20:35
Vou relatar porquê eu estava com o mesmo problema, porém só acontecia de pegar a borda do paralama traseiro em um lado da carroceria, até eu descobrir que o pino central de um dos feixes traseiros estava posicionado fora do lugar. No olho não dava para ver de jeito nenhum. A solução foi a reforma do chassis.
edu_cramos
13/09/2009, 23:10
Bom, pode ser, mas deve dar um trabalhão né?!
Pode ser que o meu chassi precise mesmo de uma reforma, mas não seria um bom momento ($$).
Preciso achar alguma outra solução...
Valeu pela dica Shere... vou anotar essa pro futuro.
[]'s
Rafaminc
14/09/2009, 08:02
Com esses pneus são muito grande, só vejo 2 soluções:
* Vc troca os pneus p/ outros de Ø externo menor;
* Vc coloca os eixos da rural e ergue a carroceria, assim não perde a estabilidade e não vai pegar na parte de fora dos paralamas, fora que o aspecto visual ficaria animal.
Agora, se é para não gastar muito, o negócio é tentar erguer mais um pouco e andar na boa p/ não capotar.
Pessoal,
Resolvido o problema...
O pessoal la da turma, desenvolveu, um ferro, uma grade, que instala no chassi, no lugar do batente original de borracha, onde o pessoal tava colando toco..
isso limita a suspensao...
pq tipo..aumentando os pneus, diminuiu o curso da suspensao...fazendo com que os pneus pegassem no paralama, intao c tem q voltar com o tamanho do curso, assim colocando essa peça, como c o pneu fosse do mesmo tamanho.
esse limitador, ajuda na trilha, se o jeep torcer mto..ele trava..e nao dexa o jeep tombar, mais a roda continua rodando...
pra completar, coloquei mais 1 calço de carroceria, original, ai fico com 2 de borracha, modelo original..
segue em anexo fotos do bicho
abraço a todos e obrigado pelas dicas.
guilherme meu amigo
desculpa ser bem sincero mas eu nunca vi TANTA cagada junta pra resolver um problema de limite de suspensão... :parede:
Serio mesmo me desculpa a sinceridade, no mínimo vc teria de ter feito é SPOA para manter pneus altos assim, mas serio...
Eu trocava primeiro de mecanico depois de amigos... porque foram bem "gente fina" te aconselhando a isso
Da forma que está não haverá ângulo para o eixo trabalhar e não vai ajudar nas trilhas, e não tombar não tem absolutamente nada a ver com isso... (com limite ou não vc tomba do mesmo jeito depende do angulo)
Tentativas a se usar:
1- molas de toyota e amortecedores de ranger traseiros ano 97
2- SPOA com um lift decente de carroceria
agora se prefere manter original, diminui o tamanho dos pneus
deixa o elmer aparecer aqui que vai te dar algumas dicas melhores até que as minhas
Lucas Nassif
19/09/2009, 23:29
Da forma que está não haverá ângulo para o eixo trabalhar e não vai ajudar nas trilhas, e não tombar não tem absolutamente nada a ver com isso... (com limite ou não vc tomba do mesmo jeito depende do angulo)
Eu aviseeeeeii, eu aviseeei!!!! :pipoca: :pipoca: :pipoca:
kkkkkkkkkkkkk
sabia que oc ia ser o primeiro a vir aqui criticar
mais foi o que eu fiz, e o que funcionou ate agora...
suspendi a carroceria com calços mais altos e coloquei o limitador
o pneu nao ta pegando..e era isso que eu queria..
e eu fiz uma trilinha bem cheia de X pra testar e ta 300 percent!
:parede:
então tá :concordo:
Eu aviseeeeeii, eu aviseeei!!!! :pipoca: :pipoca: :pipoca:
Logico que tem haver
nao deixa o carro torcer...
diminuindo a chance de tombar!!
qndo o eixo bate la..o carro para de torcer!
Lucas Nassif
19/09/2009, 23:37
Logico que tem haver
É?
Tenta passar num lugar desse tipo com suspa limitada:
YouTube - Jeep @ Pinheirinho
É?
Tenta passar num lugar desse tipo com suspa limitada:
YouTube - Jeep @ Pinheirinho (http://www.youtube.com/watch?v=Xe9TYlYqBZY&feature=channel_page)
e aonde tem isso aqui!?!?!
ai nem o seu jeep ferrugem e podres companhia passa!
Lucas Nassif
19/09/2009, 23:46
e aonde tem isso aqui!?!?!
Não disse que é daquele jeito, mas parecido com aquilo com certeza tem! E novamente, com certeza deve ter aborto!
..ai nem o seu jeep ferrugem e podres companhia passa!
Num passo pois falta bloqueio/pneu/suspa, e não pq tenho dó da lata! :mrgreen:
Logico que tem haver
sim espertão bate e vai "amaciando" seu chassis...
opa torce nada não fica tranquilo... daqui a dois meses tme jeep amarelo a venda com chassis trincado e empenado
vai lá sabichão
:putz:
E perdão mas tb falar do pinheirinho aqui em sampa e colocar o DEVASSO como exemplo de troção ai pegou pesado... aquilo é outro nivel de conversa, por favor eheheh
aposto que o devasso tem batentes de 25cm ahhauhuaauhuhauah
olha eu colocava uns revolveres com esses suportes enormes eheheheh
Thiago Rodeghel
20/09/2009, 13:09
Cara, já vi cada coisa em Jeep...
Muda isso, tem outras formas de resolver isso sem limitar a suspensão.;)
Faz um bodylift, se não der, coloca uns jumelos um pouco maiores. Ou então coloca uns feixes de toyota.
[s]
Elmer_Jeep
20/09/2009, 14:00
deixa o elmer aparecer aqui que vai te dar algumas dicas melhores até que as minhas
Eu não sei de nada, se o cara quisesse fazer algo correto teria começado pela PESQUISA pois tem tópicos recheados de informação sobre esse mesmo tema.
Agora se o cara não quer investir e prefere gastar com gambiarra... o bolso e o pescoço são dele :odedo: