PDA

Ver Versão Completa : CJ 5 - "Gaucho"

Denis Takashi
19/07/2009, 18:20
Pessoal,

Mais uma vez, "esta é uma longa história " :mrgreen:

Tudo começou quando o Jaime Moreira aqui do fórum me ligou : " Japonêis, tem cambio de chevette ??" Aí acertei com ele de fazer a entrega na oficina do mecanico dele, o João, porém eu havia ido com meu Cj 3, eis que chega o João e me diz ; " Nossa, que legal, bem reformado o carro de vcs"... " Aliás, vcs fazem serviço pros outros ??" Aí eu disse que sim, que nas horas vagas meu pai mexia e etc ... " Aí ele disse : "Tá bom então, tem um Jeep de um cliente meu, mas tô sem tempo de mexer, e se for pra fazer mal feito, prefiro não fazer ... Aceita ??"

Bom, disto passou um tempo, eis que do nada ele me liga : " Denis, tô mandando o Jeep pra vc agora" obviamente que eu tomei um susto, pois não conhecia o dono do carro e etc, mas depois de alguma conversa, começamos os trabalhos..

Ah, o nome do carro é em virtude da placa do mesmo : Santana do Livramento - RS

Algumas fotos do início da reforma :

Denis Takashi
19/07/2009, 18:41
Após a desmontagem, começamos com o diagnótico :

1 - O chassis estava bom, porém a travessa do radiador e partes do "bacalhau" do mesmo estavam bem oxidadas, a solução seria a reprodução dos mesmos

2- A carroceria de lata não seria mais aproveitada, uma nova já estava pronta na Fiber 4x4.

3- Os freios estavam Ok, o dianteiro à disco e o traseiro estava com lonas novas, e tambores recém retificados.

4- O que pode ser deduzido : Este carro era usado pelo antigo proprietário para viagens, pois estava com as relações de diferenciais alteradas para 44x9 (4.89), sendo que para os Cj´s do início dos anos 60, as originais eram 43x8 (5.38), além do mais, a t case não apresentava marcas de uso em low, porém as demais engrenagens, rolamentos eixos e etc estavam profundamente desgastadas. E por fim : O carro tinha aterramentos aos montes !!! Até mesmo alguns cabos presos aos eixos, a explicação é que como no interior do RS o clima é mais seco, podem ocorrer pequenos "choques" após o uso prolongado .

Denis Takashi
19/07/2009, 18:59
Após a execurção de reparos e a limpeza do chassis, eixos e feixes começou a pintura dos mesmos.

Primeiramente apliquei uma camada de wash primer para prevenção contra corrosão, após isso, algumas aplicações de primer poliuretano, algumas horas de acabamento com lixa d´agua e por fim muito Preto Cadillac P.U.

Ao mesmo tempo, era feito o suporte para a caixa de direção hidráulica do GM Opala.

Denis Takashi
19/07/2009, 19:03
Após a pintura dos componentes, começou a montagem ; Eixos, suspensão, chassis...

Eis que o projeto muda um pouco ; À princípio usaríamos uma mecanica original ( Bf + T90), porém como o Bf deste carro estava cansado e estávamos com dificuldade de achar outro, partimos para uma mecanica mais moderna ; GM 151 álcool + Cl 2205D , que foram acoplados à uma nova t case, uma vez que a original estava desgastada.

Logo após, a carroceria da Fiber foi parafusada ao chassis, utilizando-se calços em PU de 1.5 pol.

Denis Takashi
19/07/2009, 19:32
Com a carroceria fixada, começam as adaptações de pedaleiras e direção :

Por experiencia, sabíamos que o conjunto de Servo + CM de Opala tinha uma boa eficácia, para completar, as pedaleiras, do opala também, deixaram o conjunto com um visual limpo e livre de adaptações.

Com intenção de aumentar o conforto, uma coluna de direção do Gm Vectra foi adaptada, possibilitando regulagens de inclinação, além de possuir contato, chaves de seta e etc ...

Além disto, outras peças chegavam como tanque 65 L. da CLA, Quadro de 3 limpadores, relógios, bancos San Marino, cardãs, amortecedores de Ranger e etc ...

Por fim, alargadores de para lama modelo Wrangler também da Fiber 4x4 entram em cena para acomodar os futuros 33"

Denis Takashi
19/07/2009, 20:00
O Final

Chegam os pneus : Maxxis Mudzilla 33"13.5R15 montados em rodas R15x10 da rodabrás ... e sim, 2 delas vieram com o aro invertido.:twisted:

A parte elétrica é feita com muito primor pelo Auto elétrico Everest

Finalmente, alguns testes...

O que deu para notar :

1- Carroceria de fibra melhora bem o carro, mais leve e silenciosa, interfere até mesmo no comportamento dinamico do carro.

2- Clarkette com GM 151 + 4.89´s e 33" : particularmente achei um pouco longo, mas nada muito fraco, porém a velocidade final fica com certeza na casa dos 130 Km/h.

3- Os Mudzillas, além de muito belos, não fazem muito barulho no asfalto, além de "darem" balanceamento fácil, não necessiatando o uso de chumbo.

Conclusões finais:

Desde o princípio sabíamos que este carro seria um desafio para nós, pois o proprietário havia trabalhado na indústria autobilística, então ficou a pressão de fazer algo realmente bom... além do mais, o uso de peças de qualidade impõe a necessidade de mão de obra idem, pois caso contrário o resultado final pode ser desastroso.

Gostaria de agradecer em nome dos executores deste CJ à todos os envolvidos neste projeto : desde o João e o Jaime, que começaram com toda esta história, aos nossos fornecedores e ao proprietário do carro que deu "carta branca" para nós fazermos o que achássemos melhor.

Abraços

Boaventura
19/07/2009, 20:23
Parabéns Denis,:palmas::palmas: realmente demais, gosto do jeep quando fica com aspecto limpo! muito bom mesmo!

Quanto sairia um motor 151 já com caixa chevette??

Abraço!!

JP CJ-5
19/07/2009, 22:22
Parabéns Denis, ficou muito bom :palmas:.

Ps: tem mais fotos dessa coluna de direção do vectra?

[ ]'s João Paulo.

cRiPpLe_rOoStEr
20/07/2009, 00:46
será que a carroceria de fibra põe fim aos desagradáveis choques no inverno? é bem melhor e mais prático que descer com uma mão apoiada numa parte da lataria para evitar o choque...

Duda Lopes
20/07/2009, 08:01
Denis,

Parabens aos executores e ao Proprietario dessa bela Viatura.

Trampo de 1º.

[].

JAIME MOREIRA
20/07/2009, 08:35
:palmas::palmas::palmas:

Primeiramente, parabens!!!!

Eu sou testemunha de como tava ruim esse coitado, o João é um grande mecanico, mas como todo bom mecanico de jeep, tava entolado:-D

Outra coisa, quem ve essa conversa, até parece que foi rapidinho.... pensa em 2 caras que gostam de conversar...rssssss

Pelo cambio eu ja conhecia teu capricho, mas Denis, vc caprichou mesmo!!!

A marinete vai pra tua casa mes que vem pra vc regular a coitada!:concordo:

SmootH_
20/07/2009, 20:55
otimo trampo!!!
bonito mesmo! muito capricho, e se tratando de jeeps, a maioria esquece dessa parte
agora
essa de choque eu não sabia! nunca tomei choque do meu jeep
ja tomei choque da minha mãe, mas não do meu jeep! :lol:
[]´s esperando um choque mais cedo ou mais tarde

Denis Takashi
23/07/2009, 00:49
Parabéns Denis,:palmas::palmas: realmente demais, gosto do jeep quando fica com aspecto limpo! muito bom mesmo!

Quanto sairia um motor 151 já com caixa chevette??

Abraço!!

Valeu Rafael :concordo: Desde o princípio a intenção era isso mesmo, algo bem clean, sem milhas, tubulares desnecessários e até mesmo a capota era para esse efeito

O valor te passo por MP, OK ??

Parabéns Denis, ficou muito bom .

Ps: tem mais fotos dessa coluna de direção do vectra?

[ ]'s João Paulo.

João,

Bom, fotos bem detalhadas da coluna não tenho não, vou ver se consigo dar uma melhorada em algumas aqui.

será que a carroceria de fibra põe fim aos desagradáveis choques no inverno? é bem melhor e mais prático que descer com uma mão apoiada numa parte da lataria para evitar o choque....

Cripple,

Particularmente não pretendo ser cobaia desta experiencia :mrgreen:,

Abraços

Denis Takashi
23/07/2009, 00:57
:palmas::palmas::palmas:

Primeiramente, parabens!!!!

Eu sou testemunha de como tava ruim esse coitado, o João é um grande mecanico, mas como todo bom mecanico de jeep, tava entolado:-D

Outra coisa, quem ve essa conversa, até parece que foi rapidinho.... pensa em 2 caras que gostam de conversar...rssssss

Pelo cambio eu ja conhecia teu capricho, mas Denis, vc caprichou mesmo!!!

A marinete vai pra tua casa mes que vem pra vc regular a coitada!:concordo:

Jaime,

Você mais do que ninguém viu o estado que estava o coitado do Jeep, obviamente que já peguei coisa pior aqui, mas o que vale é o resultado final.

Eu que falo ?? Só fui dar umas instruções pro João montar seu cambio... mas o pior de tudo é depois de tudo isso alguém me ligar : " Denis, o entalhado é estria fina "

A marinete pode vir, só prepare-a para não se apaixonar pela minha esmerilhadeira :twisted:

Abraço

Denis Takashi
23/07/2009, 01:01
Denis,

Parabens aos executores e ao Proprietario dessa bela Viatura.

Trampo de 1º.

[].

Valeu Duda :concordo: Tentamos fazer o melhor, mas desta vez a combinação com peças de qualidade contribuiu para um resultado melhor.

()´s

cRiPpLe_rOoStEr
23/07/2009, 01:11
Cripple,

Particularmente não pretendo ser cobaia desta experiencia :mrgreen:,

não sei se era efeito dos gorós que eu tomei (misturando com café para não parecer um pau d'água nem dar mau exemplo para a minha prima que na época tinha 5 anos), mas em 2005 fui em gramado no natal e levei uns choques ao sair do corsa, e só tinha tocado em peças plásticas... e esse ano fui lá uma vez numa caminhonete com carroceria de fibra e não senti nada...

Denis Takashi
23/07/2009, 01:13
otimo trampo!!!
bonito mesmo! muito capricho, e se tratando de jeeps, a maioria esquece dessa parte
agora
essa de choque eu não sabia! nunca tomei choque do meu jeep
ja tomei choque da minha mãe, mas não do meu jeep! :lol:
[]´s esperando um choque mais cedo ou mais tarde

Obrigado Smooth!!

O capricho é importante mesmo para carros com uso exclusivo para trilha, ao meu ver, se tudo está arrumadinho e etc, fica mais fácil diagnosticar posssíveis defeitos... tem coisa mais terrível do que arrumar chicote elétrico bagunçado ???

Como minha cidade é na serra, então a umidade aqui é relativamente alta e não tem tanto risco de levar choque

()´s

Marcelo Cunha
23/07/2009, 08:45
Faço meus todos os elogios anteriores, mas a pergunta que não quer calar é:

Quando é que vai prá lama????????

Denis Takashi
23/07/2009, 23:37
Faço meus todos os elogios anteriores, mas a pergunta que não quer calar é:

Quando é que vai prá lama????????

Marcelo,

Acho que se depender do dono vai demorar um pouco.... mas acho que em breve ele cederá rsrsrs

Abraço

JAIME MOREIRA
29/07/2009, 00:27
O Final

Gostaria de agradecer em nome dos executores deste CJ à todos os envolvidos neste projeto : desde o João e o Jaime, que começaram com toda esta história,

Abraços

Que é isso Denis, nem precisa agradecer, amigos são pra isso:concordo:

Aproveitando, daqui uns 8 meses to querendo refazer a marinete, que tal vc refaze-la de gratis, e estamos quitis :mrgreen: !!!

Denis Takashi
29/07/2009, 09:24
Que é isso Denis, nem precisa agradecer, amigos são pra isso:concordo:

Aproveitando, daqui uns 8 meses to querendo refazer a marinete, que tal vc refaze-la de gratis, e estamos quitis :mrgreen: !!!

Ai Jesuis!!

Até nisso os donos de padaria estão atormentando o leiteiro agora, é brincadeira, viu ?? :mrgreen: Liga não, eu faço o serviço e mando o valor e a descrição no papel de jogo de bicho, ou o leiteiro daí não faz assim ??? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Abraço

Bruno cf
14/08/2009, 14:23
Orra.. Mais um para a Familia Rato e eu nem sabia..

Rodrigo Baratti
14/08/2009, 17:21
Fala Denis,

Ficou bão esse jeep hein, parabéns pelo capricho.

Que verde é esse? Diferente e legal!

[]

Denis Takashi
14/08/2009, 23:18
Orra.. Mais um para a Familia Rato e eu nem sabia..

Bom, na verdade não está na família, mas como foi construído por nós, sempre existe um apego ....

Abraço

Denis Takashi
14/08/2009, 23:33
Fala Denis,

Ficou bão esse jeep hein, parabéns pelo capricho.

Que verde é esse? Diferente e legal!

[]

Grande Rodrigo !!

Obrigado pelos elogios:concordo: Boa parte disso é o bom gosto do dono também... E por mais difícil que seja de dizer : Se fosse pra fazer outro assim, ainda tem coisas que melhoraríamos...

Então, como a carroceria é da fiber, ela é colorida pelo gel coat que eles usam... como foi feito sob encomenda, não existe algo "comercial" desta cor, porém quando fui pintar os alargadores, precisei fazer a tinta e etc... depois de uns 2 dias de serviço, o rapaz da loja de tintas chegou bem perto da cor usando como base o Verde Atibaia da Ford dos anos 70 ...

Abraço

Ronin bh
29/08/2009, 22:18
Orra denis..."simples" e lindo ! sem mtas perfumarias !

Denis Takashi
30/08/2009, 00:43
Orra denis..."simples" e lindo ! sem mtas perfumarias !

Ronin,

Muito obrigado pelos elogios :concordo: Na verdade existem alguns planos em mente de um guincho e outras coisas como o suporte de estepe (que ainda não foi decidido) etalvez até uma capota ... mas isto é para o futuro.

Bom, esta semana o jeep voltou para a oficina apenas para alguns ajustes em geral... na parte mecanica apenas iremos adaptar o freio à disco traseiro, que tinha ficado para outra oportunidade em função da inexistencia de um kit que atendesse nossas necessidades em virtude das rodas com aro invertido, desta forma desenvolvemos novos suportes, para o uso da pinça do Vw santana nos discos comeciais de Jeep.

Além disto, o sistema de arrefecimento havia ficado superdimensionado para o uso urbano, então para uma maior estabilidade da temperatura adotaremos o uso de helice elétrica ao invés da original mecanica.

O mais engraçado foi o eletricista : " Pô, leva esse carro embora que eu não consigo trabalhar com ele aqui na minha loja... toda hora aparece um infeliz querendo ver, tirar foto e etc..." :mrgreen:

Abraços