Conectar

Ver Versão Completa : duvida p/ comprar um bloqueio

marcelo_manaloa
16/07/2009, 15:24
Uso o bloqueio da macrotorque na traseira de minha cheroka, estou na duvida entre um macrotorque ou um kaiser p/ colocar na frente. Estou usando eixos do troller.
Qual o melhor bloqueio na opção de todos, vantagens e desvantagens???

fernandão
16/07/2009, 17:24
Pra colocar bloqueio Kaiser use um ensimec que é até melhor e mais barato
agora entre um bloqueio 100 % integral e um selecionavel ficaria com um selecionavel pois se tem o melhor dos dois mundos um diferencial aberto para trafegar no asfalto e o bloqueio na trilha !! pois quem tem diferencial 100%
integral e usa a viatura no asfalto sabe o que estou falando :shock:
a mas vc diz que vai usar na frente e vai deixar desligado coisa e tal
beleza vc ja tentou virar um jeep bloqueado ? ele vira mas quando se esta tracionando com vontade isso não ocorre !!!
vc vai ter que ficar ligando e desligando a RL com um selecionavel não seria o caso :concordo: e vc teria
a vantagem de usar o 4x4 tranquilo e só usar o bloqueio quando o "bixo pegar " eu se fosse vc iria de macrotorque o qual
vc ja conheçe pois ja tem 1 :pipoca:
e quanto ao preço duvido que vc ache algo mais em conta que isso
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=932367#post932367 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=932367#post932367)

[]´s

JAIME MOREIRA
19/08/2009, 20:51
Na dianteira, com o macrotorque, vc vai ficar ligando e desligando toda hora, pois assim que passar do atoleiro ou erosão vc desliga pois é muito ruim dirigir com o diferencial dianteiro toralmente bloqueado.

ja com o ensimec ou kaiser, não tem esse liga e desliga, ele que faz isso!!

tanto ensimec como kaiser são bons, conheço quem use os dois. O pessoal do forum usa muito o ensimec, o kaiser, conheço quem use a mais de 3 anos e só fala bem!

Resumindo, tudo depende do seu gosto, todos fazem a mesma coisa :concordo:

Elmer_Jeep
20/08/2009, 11:02
Pra colocar bloqueio Kaiser use um ensimec que é até melhor e mais barato
agora entre um bloqueio 100 % integral e um selecionavel ficaria com um selecionavel pois se tem o melhor dos dois mundos um diferencial aberto para trafegar no asfalto e o bloqueio na trilha !! pois quem tem diferencial 100%
integral e usa a viatura no asfalto sabe o que estou falando :shock:
a mas vc diz que vai usar na frente e vai deixar desligado coisa e tal
beleza vc ja tentou virar um jeep bloqueado ? ele vira mas quando se esta tracionando com vontade isso não ocorre !!!
vc vai ter que ficar ligando e desligando a RL com um selecionavel não seria o caso :concordo: e vc teria
a vantagem de usar o 4x4 tranquilo e só usar o bloqueio quando o "bixo pegar " eu se fosse vc iria de macrotorque o qual
vc ja conheçe pois ja tem 1 :pipoca:
e quanto ao preço duvido que vc ache algo mais em conta que isso
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=932367#post932367 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=932367#post932367)

[]´s

x2 :concordo:

E discordo totalmente da opinião do Jaime.

[]'s

fernandão
20/08/2009, 15:13
Na dianteira, com o macrotorque, vc vai ficar ligando e desligando toda hora, pois assim que passar do atoleiro ou erosão vc desliga pois é muito ruim dirigir com o diferencial dianteiro toralmente bloqueado.

ja com o ensimec ou kaiser, não tem esse liga e desliga, ele que faz isso!!

tanto ensimec como kaiser são bons, conheço quem use os dois. O pessoal do forum usa muito o ensimec, o kaiser, conheço quem use a mais de 3 anos e só fala bem!

Resumindo, tudo depende do seu gosto, todos fazem a mesma coisa :concordo:

pelo contrario Jaime com o kaiser ou ensimec eles nunca desligam !!!
no maximo eles desacoplam quando vc não esta tracionando :concordo:

[]´s

mrcrema
20/08/2009, 15:22
Eu faria o seguinte, passaria o macrotorque para a frente, assim fico com a opção de ter um bloqueio selecionavel na frente e colocaria um ensimec no eixo traseiro, ou então dois selecionaveis, porque ficaria com a opção de andar ou sem nada de bloqueio, que é bem no asfalto ou andar 110 % bloqueado nos dois eixos, podendo ainda selecionar bloqueio somente na dianteira ou somente na traseira.

JAIME MOREIRA
20/08/2009, 15:33
pelo contrario Jaime com o kaiser ou ensimec eles nunca desligam !!!
no maximo eles desacoplam quando vc não esta tracionando :concordo:

[]´s

Me expressei mal!!! Realmente acho que um selecionavel é vantajoso no quisito dirigibilidade, mas o que eu quis dizer e expressei mal, é que no meio de uma trilha, é dificil dirigir com o bloqueio dianteiro travado, o que ocorre com ARB ou macrotorque , enquanto que com um ensimec ou kaiser, fica mais facil dirigir no meio da trilha! :concordo:

mas tudo é questão de gosto! Eu ainda não uso bloqueio e estou comprando esse mes, por isso estou pesquisando bastante, principalmente entre quem usa cada tipo de bloqueio.

rub
11/11/2009, 19:06
Amigos,

Também estou querendo instalar um bloqueio no Troller, só que pretendo somente instalar no eixo traseiro.

Das marcas disponíveis, estava olhando o Kaiser e o ARB. Como não entendo muito de bloqueio, peço a ajuda dos amigos para me ajudar na escolha.

Algumas dúvidas:
- Qual marca e modelo é o melhor para o Troller? Tendo em vista que o uso será de 80% asfalto e 20% trilha
- Qual é a vantagem e desvantagem dos bloqueios Kaiser vs ARB e vice-versa?
- Na estrada, o ARB permite deixa-lo totalmente desbloqueado para que a dirigibilidade não seja comprometida já não tenho a mesma certeza com o Kaiser

Ajuda e dicas serão muito bem recebidas.

Abs e obrigado,

Rubens

JAIME MOREIRA
11/11/2009, 19:46
ARB é caro pra caraca... se quer um bom e selecionavel, iria de macrotorque, muito bom e custa menos da metade do preço...

se não quer selecionavel, tanto o ensimec quanto o kaiser fazem a mesma coisa!

samukanvas
11/11/2009, 19:58
A
- Na estrada, o ARB permite deixa-lo totalmente desbloqueado para que a dirigibilidade não seja comprometida já não tenho a mesma certeza com o Kaiser

É bem por aí mesmo... Eu iria de selecionável mesmo se o uso fosse 200% trilha :concordo:

Abs

rub
11/11/2009, 22:08
Jaime,

Você sabe qual é a dferença entre ARB x Kaiser x Macrotorque?
Na estrada de asfalto qual é o melhor para a dirigibilidade?

Alguns amigos disseram para fugir do Ensimec. Você sabe se este Ensimec é ruim?

Abs,

Rubens

Cotrim
11/11/2009, 22:56
Rub, embora o tópico seja sobre Cherokees, vou elucidar sua dúvida.

ARB e Macrotorque = Selecionáveis = você desliga no asfalto
Kaiser = automático = tem um chinezinho lá dentro que decide quando desacoplar

Tem muito dinheiro??? Vá de ARB

Tem menos dinheiro??? vá de Macrotorque

[]'s

marcelo_manaloa
12/11/2009, 09:48
Uso eixos do trolha na minha cheroka.
Estou usando o Kaiser na traseira e o Macrotorque na dianteira.
Ficou nota 10 o conjunto...

Cotrim
12/11/2009, 10:04
Marcelo,

Na minha opinião, que já vendi as duas marcas, o Kaiser é muito caro para o que oferece. Ficaria com o Macrotorque nos dois eixos, peincipalmente porque a utilização é 80% no asfalto.

Utilizar um bloqueio no asfalto, além de forçar o conjunto de tração, requer raprender a conduzir a viatura, por que se não for assim, a m3rd@ vai acontecer.

[]'s

Elmer_Jeep
12/11/2009, 10:20
Marcelo,

Na minha opinião, que já vendi as duas marcas, o Kaiser é muito caro para o que oferece. Ficaria com o Macrotorque nos dois eixos, peincipalmente porque a utilização é 80% no asfalto.

Utilizar um bloqueio no asfalto, além de forçar o conjunto de tração, requer raprender a conduzir a viatura, por que se não for assim, a m3rd@ vai acontecer.

[]'s

Lembrando que a kaiser amarelou quando pedi um bloqueio pra teste e caso cumprisse o que promete eu pagaria e postaria o relato(positivo ou negativo) no Fórum... :odedo:

[]'s

rub
12/11/2009, 10:25
Rub, embora o tópico seja sobre Cherokees, vou elucidar sua dúvida.

ARB e Macrotorque = Selecionáveis = você desliga no asfalto
Kaiser = automático = tem um chinezinho lá dentro que decide quando desacoplar

Tem muito dinheiro??? Vá de ARB

Tem menos dinheiro??? vá de Macrotorque

[]'s

Cotrim, obrigado pela informação. :concordo:

Rubens

rub
12/11/2009, 10:28

Lembrando que a kaiser amarelou quando pedi um bloqueio pra teste e caso cumprisse o que promete eu pagaria e postaria o relato(positivo ou negativo) no Fórum... :odedo:

[]'s

Elmer,

Obrigado por informar. Já estava na dúvida sobre a Kaiser e agora já eliminei. Náo vou comprar Kaiser.

Abs e mais uma vez obrigado pela informação,

Rubens

Cotrim
12/11/2009, 10:29
Elmer,

O Kaiser funciona bem, não é totalmente silencioso como eles pregavam, mas efetua o bloqueio do diferencial. Na minha opinião, o maior problema da Kaiser é o Mr W, que fica falando asneiras por aí.

O dia que alguém morrer porque confiou naquela besta, a coisa vai pegar. Mas não é por isso que aconselho os selecionáveis, é por pura praticidade mesmo. Se bloqueio automático 100% fosse bom em todas as situações, vinha de fábrica.

[]'s

mrcrema
12/11/2009, 11:41
Bom pessoal

tenho percebido que muitos escrevem que conhece alguém que tenha ou ouviu falar que alguém instalou.

Experiência própria :

eu instalei no eixo traseiro no meu cj5 um bloqueio Kaiser, a tecnologia é outra, eles fabricam peças diretamente para montadoras, por isso garantem o produto por 1 ano.

minha ideia era outra, como em um post acima, mas apartir da hora que instalei o Kaiser, que meu jeep faz as curvas normalmente e sem os barulhos repetitivos, por que eu iria optar por um selecionável ?

estou satisfeito com o meu, inclusive já estou providenciando um para a dianteira com o Jr da Gama4x4.

quando ao Mr W, não tem nada haver com a qualidade da Kaiser, pelo que sei ele é somente um revendedor como a Gama4x4, a 4wd, x4, turbo anhanguera, crestana, etc.

a garantia e a qualidade do produto partem da fabrica, quanto a venda, existem n´s lojas que trabalham com o produto e não podemos julgar pelo vendedor.

não estou aqui para puxar sardinha para o lado de ninguém, a minha opção de instalar esse bloqueio partiu da Gama4x4, uma parceria que foi feita entre a Gama e a Kaiser e meu jeep entrou no bolo, depois disso só alegria

somente estou deixando meu relato de experiência própria, todos me conhecem e sabem o quanto amo esse mundo off road e que sempre estou a disposição para qualquer assunto ligado a essa área.

[]´s a todos

Elmer_Jeep
12/11/2009, 11:57
somente estou deixando meu relato de experiência própria, todos me conhecem e sabem o quanto amo esse mundo off road e que sempre estou a disposição para qualquer assunto ligado a essa área.

[]´s a todos

Marcio, é sempre bom ouvir relatos positivos ainda mais no caso do Fórum onde interagimos à distância.

Mas veja aqui os comentários de quem também já usou o Kaiser e não teve uma boa impressão: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22476&page=39

Infelizmente isso conta muito quando não conhecemos determinado produto.

Certa vez vi um anuncio do kaiser na FULLPOWER informando que estava com bloqueios pra varios modelos de veículos e recentemente fiquei sabendo que um cliente meu que participa do campeonato de arrancada local com um gol turbo instalou um kaiser no gol, perguntei dele sobre o comportamento/desempenho, ele me disse que pra utilizar no transito nem pensar, é horrível guiar até a pista (que fica à uns 10km da cidade) mas em linha reta nos 402m funciona bem... :rolleyes:

[]'s

Marcio Medina
12/11/2009, 12:00
Falae, galera!!!

Em primeiro lugar, gostaria de pedir licença para postar no tópico.

Seguinte: eu tenho bloqueios na minha VTR. Também fiquei muito preocupado com aquilo tudo que lia sobre os estalos, barulho etc. Um amigo meu me indicou os ARB mas tb não tinha instalado no carro dele.

Como conheci mta gente que comentava mas não tinha nenhuma das duas marcas instaladas (Kaiser ou ARB), resolvi correr atrás de informação com quem realmente tinha e usava. Detectei que, quem tinha Kaiser realmente comentava sobre o estalo, mas era só isso. Quando perguntei sobre o tal barulho, fui informado que não era constante e nem muito forte. Bem, fui viajar com esse carro bloqueado no on-road (pois no off-road já conhecia sua eficiência) e, em cerca de 450km de asfalto (RJ-SP), deu 1 único estalo.

O barulho é como se vc batesse um garfo em cima de uma lata de cerveja vazia, ou seja, nada demais...ainda se contarmos que não é constante, isso vira piada!

A diferença entre pneumático, elétrico e automático na minha humilde opinião: aqueles que precisam de acionamento necessitam de fios e/ou mangueiras externas. Numa trilha algo pode enrroscar em um desses ítens e fazer com que o bloqueio não funcione qdo mais precisamos. No caso do bloqueio da Kaiser isso não existe. Além de não ter que fazer furos e nem adaptações na carroceria do carro, passar mangueiras, fios ou cabos de aço (caso do bloqueio Macrotorque), além de ter que instalar uma alavanca auxiliar para acionar o dispositivo.

Final de semana passado fui para Ubatuba e, no trajeto todo, o bloqueio não estalou. Vou reafirmar: não é constante, é imprevisível e tb é um estalo suave, nada de mais.

Agora, falo por "conhecimento de causa", pq tenho instalado no meu carro. Não ganho absolutamente nada em fazer propaganda deles e paguei pelos meus bloqueios...não foram dados e nem emprestados para teste. Só dou a minha opinião pq realmente tenho e gosto.

Para quem quiser ver se o bloqueio é realmente eficiente, é só ver quem e onde eles efetuam os testes:

- Caminhão da Perim no Rally dos Sertões;
- Equipe Cobra no Rock Crawlin;
- Equipe Rota 4X4 em peso;
- Jeep Trip;
- Ratos 4X4;
- Os carros preparados pela MCR Racing que chegam a 900cv;
- Opala da Kompressor com mais de 1.000cv;
- Pessoas conhecidas e esclarecidas tais como Joãoponeiz e Popa utilizam e recomendam bloqueio Kaiser
- Jorge Serrano, piloto em duas edições do Rally dos Sertões.

Entre muitos outros. E, sinceramente, para mim, com toda essa galera testando e recomendando, já foi suficiente para fazer a minha escolha, sem contar que, em caso de defeito ou qualquer outra coisa, a fábrica fica em Osasco, ou seja, muito fácil para efetuar a troca.

Ressalto que a especialidade da Nekarth, detentora da marca Kaiser, é fabricar e fornecer peças para montadoras.

Vale lembrar que a Kaiser não possui duas linhas de fabricação (uma fraca e outra de performance). Todos os bloqueios são fabricados para performance e, o mesmo bloqueio que vc comprar, é aquele que os caras mencionados acima usam.

Bem galera, essa é só a minha humilde opinião. Desculpe por minha pouca autoridade em falar falar diante de pessoas tão respeitadas e antigas no mundo off-road como vcs! Acompanho o tópico e tenho mto respeito por td que dizem e, se me expressei, é pq tenho e utilizo demais a peça! Comprei os meus na 4WD Brasil - www.4wdbrasil.com.br ... foi o melhor preço/condição de pagamento que encontri no mercado.

Grande abraço a todos e obrigado por sempre enriquecerem o fórum com seus conhecimentos.

mrcrema
12/11/2009, 13:25
Marcio, é sempre bom ouvir relatos positivos ainda mais no caso do Fórum onde interagimos à distância.

Mas veja aqui os comentários de quem também já usou o Kaiser e não teve uma boa impressão: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22476&page=39 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22476&page=39)

Infelizmente isso conta muito quando não conhecemos determinado produto.

Certa vez vi um anuncio do kaiser na FULLPOWER informando que estava com bloqueios pra varios modelos de veículos e recentemente fiquei sabendo que um cliente meu que participa do campeonato de arrancada local com um gol turbo instalou um kaiser no gol, perguntei dele sobre o comportamento/desempenho, ele me disse que pra utilizar no transito nem pensar, é horrível guiar até a pista (que fica à uns 10km da cidade) mas em linha reta nos 402m funciona bem... :rolleyes:

[]'s

Fala Elmer,

então, o que posso falar pra vc é em relação ao que tenho em uso no meu jeep, já não conheço essa outra linha Kaiser de carros de prova de arrancada, portanto prefiro ficar na minha pra não falar besteira.

abraços

marcelo_manaloa
12/11/2009, 14:12
Comprei o Kaiser por 2.200 e 2 meses, praticamente o mesmo preço do Macrotorque.
Meu primeiro bloqueio foi o Macrotorque, tive q abrir meu diferencial 3X para substituir o prisioneiro 5mm que encaixa o cabo que agora foi substituído por um 6mm.
Ma quarta vez resultou na troca de coroa, pião e rolamentos por conta de 3 prisioneiros q se soltarão da lateral do bloqueio, quero esclarecer que fui muito bem atendido quando a garantia do mesmo e voltou como zero.
Estava comprando um novo Macrotorque quando tive esse problema. Esse foi o motivo da compra do Kaiser, fiquei com receio de comprar um novo Macrotorque.
Quanto ao Kaiser ainda não me acostumei com estalo em alto e bom tom que ele faz sempre em manobras, e sem esforço algum. Fiquei mais tranqüilizado depois q colocamos em uma band e faz o mesmo estalo nas manobras na hora de estacionar.
No entanto, hoje voltaria a comprar um novo Macrotorque, principalmente pelo atendimento que tive na fabrica que foi nota 1000 e a solução dos problemas, uma pena foi somente o prejuiso resultou na troca de coroa, pião e rolamentos....

Hans Beran
25/11/2009, 23:11
O que posso opinar e sobre o Kaiser, tenho ele instalado na frente e atras o original 75%. O Kaiser atua muito bem, pois ele é automático, vc não precisa se preocupar em ligar ou desligar, vc consegue fazer curvas no meio do barro ou no seco ou mesmo no asfalto em 4x4 e reduzida, o que muda em relação ao bloqueio x Original é que quando vc faz uma esquina e solta a direção para ela alinhar, o volante retorna mais rapido que o normal ( no asfato ou chao duro) ruim para quem não tem direção hidraulica ou para os full time 4x4. Quando vc coloca ele em 4x2, vc nem percebe ele, as vezes ele da um treck. tenho ele a 5 meses. Abraços!!

samukanvas
26/11/2009, 13:41
As únicas experiências que eu tive com a Kaiser foram ruins.

Na chuva é problemático, no seco faz gastar mais pneu, rolamento, bucha etc.. Tudo que os estalos (Não suaves) "esticam e puxam". Bloqueios automáticos geralmente fazem isso. Já tá mais que explicado isso no fórum.

O Kaiser tinha um agravante: Não bloqueava pra trás, ainda tem isso?

Isso que eu falo é com conhecimento de causa pois desmontei os bloqueios e os usuários venderam.

Apesar de ter vendido macrotorque, não tenho no momento para venda, mas se tivesse seria 1950 a vista. Comparem, pesquisem pelo fórum e conversem com usuários que não tenham participação ou envolvimento com vendas ou desenvolvimento dos produtos :concordo:

Abs

marcelo_manaloa
26/11/2009, 14:12

Na chuva é problemático, no seco faz gastar mais pneu, rolamento, bucha etc.. Tudo que os estalos (Não suaves) "esticam e puxam". Bloqueios automáticos geralmente fazem isso. Já tá mais que explicado isso no fórum.

Isso que eu falo é com conhecimento de causa pois desmontei os bloqueios e os usuários venderam.

Apesar de ter vendido macrotorque, não tenho no momento para venda, mas se tivesse seria 1950 a vista. Comparem, pesquisem pelo fórum e conversem com usuários que não tenham participação ou envolvimento com vendas ou desenvolvimento dos produtos :concordo:

Abs

Na questão da chuva, é foda mesmo... Na estrada passei alguns apuros.
Tive q terminar a viagem traçado...
E os estalos são bem altos. Ao ponto do motorista ao lado ficar olhando e pensando, agora quebrou...

samukanvas
26/11/2009, 17:30
Ao ponto do motorista ao lado ficar olhando e pensando, agora quebrou...

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: É bem assim mesmo que pensam. A cara das pessoas olhando em volta diz tudo :lol::lol::lol:

abs

Hans Beran
29/11/2009, 11:22

Abs

Oi Samukanvas, o que exatamente acontceu com vc com o Kaiser na chuva ? Até agora não percebi nenhum problema de dirigibilidade ou algo assim...

Quanto aos estralos, o meu somente estrala alto quando faço uma curva de 180 graus no asfalto, no restante ele até dá treck e etc.. mas não me incomoda. Será que isto aumenta com o uso ?

No Macrotorque, vc já usou ele na frente ? Dá para fazer curva com ele a 100 % ?

Abraços

samukanvas
29/11/2009, 15:30
Oi Samukanvas, o que exatamente acontceu com vc com o Kaiser na chuva ? Até agora não percebi nenhum problema de dirigibilidade ou algo assim...

Quanto aos estralos, o meu somente estrala alto quando faço uma curva de 180 graus no asfalto, no restante ele até dá treck e etc.. mas não me incomoda. Será que isto aumenta com o uso ?

No Macrotorque, vc já usou ele na frente ? Dá para fazer curva com ele a 100 % ?

Abraços

Vire o volante e arranque um pouco mais forte com o carro na chuva. Faça o teste em um local livre de pessoas e carros :concordo: Simule uma saída de cruzamento em curva, por ex. Ou a saida de um retorno que precise acelerar um pouco mais.

Faça o teste em ré e acelerando com uma roda na terra para saber se o bloqueio funciona para trás tb. Gostaria de saber se os novos já bloqueiam :concordo:

Estalos sempre ocorrerão para compensar a diferença dos diferenciais. Acontecem em aceleração ou mantendo a velocidade. Quando vc tira o pé eles não deveriam acontecer. Se vai aumentar ou não, não saberia pois não usei o suficiente pra experimentar e mesmo assim seria meu caso apenas. Não dá pra tirar como verdade absoluta.

Sobre o macrotorque, esse eu já usei bastante na frente e seria apenas desligar para poder voltar ao funcionamento normal de um diferencial aberto. Como um carro original.

Tenho alguns amigos que usam bloqueio automático na frente e manobrar é um problema. Ainda mais na trilha sobre pisos escorregadios seria problemático ao quadrado. Sem direção hidráulica seria problemático ao cubo... Esses não seriam kaiser, mas funcionam pelo mesmo princípio :concordo:

Abs

Marcelo Carvalhal
30/11/2009, 00:48
Galera, desculpa o comentário, mas acho que vcs deviam pensar mais em segurança do que outras coisas.

Não vai ser possível um bloqueio automático "saber" quando vai travar ou não, no asfalto ele sempre vai ser uma merda...

Na terra..vai ser sempre maravilhoso...

Façam o correto, se é "só" pra andar em trilha..mete logo um automático, ele vai ser ótimo desde que vc aprenda a usá-lo, quer dizer, dirigir com ele, com aquele piloto cego que fica lá dentro...só vc se antecipando é que a eficiência do bloqueio vai ser total....sem falar se tiver no DIF dianteiro..ai ..:putz:

Agora, se ó pra trilhas eventuais, não perca sua segurança, vai de selecionável....

Putz...desculpa COTRIM, não tinha visto que vc já tinha encerrado o assunto lá trás..hehe..mas vai ai o reforço!!:concordo:

Cotrim
30/11/2009, 00:52
PQP, não mudou nada!!!

Sempre querendo aparecer!!!

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[]'s

Marcelo Carvalhal
30/11/2009, 01:00
PQP, não mudou nada!!!

Sempre querendo aparecer!!!

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[]'s

POW, os tópicos tá imenssos...to com preguiça de ler tudo....

Vsf...só pra não perder a itimidade.:mrgreen: