PDA

Ver Versão Completa : Escapamento turbo band

helton1
13/07/2009, 17:11
Seguindo a receita para obter um rendimento otimo da minha turbina, desobstrui as vias de admissao e escape:

:arrow: eliminaçao do filtro secundario e difusor
:arrow: substituiçao dos dutos de escape de 2" por 2,5"

Resultado:
:arrow: niveis baixos de ruído do motor e praticamente desaparecimento do zunido da turbina (estava audivel com o escapamento aberto no compartimento do motor
:arrow: eliminaçao das vibraçoes do motor transmitidas para o elemento final do escape (instalado flexivel em aço inox)
:arrow: efeito estetico arrojado do novo escapamento

Material usado
:arrow: tubos de ferro galvanizado 2,5" (reto e curvas)
:arrow: parafusos auto travantes
:arrow: flanges de 2,5"
:arrow: flexivel inox de 2,5"
:arrow: eliminado abafador do segmento intermediario
:arrow: mantido elemento terminal abafador de 2,5"

Custo total:
:arrow: R$500,00

Tempo:
:arrow: 3hs (deduzidas espera para compra de curvas, parafusos, etc)

Sergioporto
13/07/2009, 20:22
Qual ano da band? Qual motor?Falou muita coisa e nao deixou nada claro!Seja mais explicito por favor!è intercoolada?

helton1
13/07/2009, 21:20
Ola Sergio,
veja na minha assinatura

OJL50LVB = jipe bandeirante longo
ano 95
motor toyota 14B
TDI = turbo diesel intercooler

Sergioporto
13/07/2009, 22:25
Ola Sergio,
veja na minha assinatura

OJL50LVB = jipe bandeirante longo
ano 95
motor toyota 14B
TDI = turbo diesel intercooler
desculpe, estava c/ lentes dos oculos sujas:putz:Voce colocou esta especie de flexivel no escapamento mais ou menos em que ponto porque 14b vibra bem menos que o meu que é 364 tambem turbo e intercoolado apesar que diametro de escapamento original já é de 2,5 pol. no meu caso só nao uso abafador nenhum c/ escapamento perto do teto, tirei um dos elementos internos, coloquei uma especie de ciclone no snorkel que trator Valmet usa onde maioria do pó e agua fica retida num recipiente plastico anexado á este, é pouca manutençao no elemento de ar e nao tem restriçao. Abraço

helton1
14/07/2009, 10:23
Valeu Sergio,
realmente o turbo por si só reduz o ruido a ponto de torna desnecessário abafadores, principalmente os com muita restriçao ao fluxo dos gases.
So faltei dizer que o desempenho do conjunto é equivalente a sensação de mudança de um veiculo 1000 para um 1.8 ou 2.000.

Torezan
14/07/2009, 14:38
Desculpe a ignorância, mas não consegui ter certeza de um detalhe:
O seu escapamento é dimensionado?
Seria possível postar algumas fotos?
Abraços,

veterinario
15/07/2009, 02:35
Valeu Sergio,
realmente o turbo por si só reduz o ruido a ponto de torna desnecessário abafadores, principalmente os com muita restriçao ao fluxo dos gases.
So faltei dizer que o desempenho do conjunto é equivalente a sensação de mudança de um veiculo 1000 para um 1.8 ou 2.000.

No Burrão deixei um cano de 2,5" reto, sem abafadores.

Sergioporto
15/07/2009, 20:35
No Burrão deixei um cano de 2,5" reto, sem abafadores.
Na minha Toy c/ 364, turbo, intercolada c/intercoler do Volks 8.150 tá de cno reto c/ saida acima do vidro do curvao, tubo duas pols e meia, desculpem nao sei trabalhar ainda no notbook, nao ronca tanto, barulho gostoso mas nao passa numa vistoria!!!A branquela tá que tá!!
Abraço:dance:

Leonardo Dic
15/07/2009, 21:05
Colega Veterinário, a minha 14B TDI ficou meio amarrada. Refiz td a pressurização e escape com 2,5 pol e intercooler é do VW 8.150.
Melhorou bem mais acho q não ta rendendo o quanto pode.

Eu comprei ela com essa turbina master power, to achando o caracol quente dela pequeno, e a saida dele é só 2 pol. A cx fria é 0.42.

Qual a turbina q vcs usam ?

Abraço

veterinario
16/07/2009, 20:13
Colega Veterinário, a minha 14B TDI ficou meio amarrada. Refiz td a pressurização e escape com 2,5 pol e intercooler é do VW 8.150.
Melhorou bem mais acho q não ta rendendo o quanto pode.

Eu comprei ela com essa turbina master power, to achando o caracol quente dela pequeno, e a saida dele é só 2 pol. A cx fria é 0.42.

Qual a turbina q vcs usam ?

Abraço

Uso uma garrett GT20, .42x.48, intercooler da maxcooler na frente do radiador, acima da "grelha" (condensador) do ar condicionado. Dá 1,0 bar nas subidas e 0,9 no chato, bomba injetora com débito de diesel normal, faz pouca fumaça. Anda bem, sobe bem, quase não pede marcha.

Fausto Gomes
17/07/2009, 11:55
boas amigos
estou no fim da reforma da viatura estamos chegando na hora da turbina o meu motor om364 4 marchas jeep curto qual turbina voçes achão que deve usar pois sou leigo
qual marca usar, quais são as melhores custo beneficio!!! ja estou raspando o fundo do tacho abrigado a todos:putz:

helton1
20/07/2009, 11:40
Fausto,
o melhor eh V. entrar em contato com Joao da SOLLO 4WD (11-7869-9547). Tenho certeza que sera bem orientado.

mecamaniaco
20/07/2009, 14:49
Fala galera,

Hoje finalmente consegui deixar minha band com o som que sempre quis! Depois de algumas tentativas sem sucesso, tentando deixar o som da band GROSSO e com o zumbido da turbina ao mesmo tempo, hoje depois de uma infelicidade, onde meu cano de descarga se quebrou, acabei negociando com o cara que faz escapamentos e adaptamos um abafador aberto completamente, substituindo o antigo abafador com tela central.

Para minha alegria e surpresa, quando sai da loja minha band ela estava com akele barulho caracteristico de veículos turbo. Minha receita atual é escapamento totalmente em 2,5" e abafador aberto (somente cano perfurado). RECOMENDO A TODOS

Fe_jipeiro
20/07/2009, 15:40
Ola Mecamaniaco,

Esse nao seria a famosa marmita "turbinho"? sabe dizer???? ou é algum outro tipo?

Abs...

mecamaniaco
21/07/2009, 00:37
A marmita turbinho é o famoso abafador de D-20 turbo. Isso segundo o cara da fábrica.... Eu estava usando esse tipo de abafador, mas o ronco com o abafador direto é outro!!!!!!!

Fe_jipeiro
21/07/2009, 08:55
Entendi... Eu tenho o "turbinho" para motores diesel, não tem lã, ele é oco, somente com placas internas perfuradas....

Tem como vc postar fotos da peça? e o modelo? Pois me interessei ... Gosto do meu escape direto, sem nada, então se conseguir deixar ele um pouco mais silencioso e ainda permanecer o ronco da turbina, ficará show......

Abs....

mecamaniaco
21/07/2009, 09:30
Vou tentar tirar umas fotos hoje e coloco aqui para você dar uma olhada! Mas não tem erro, a única diferença entre os dois é que o abafador que uso hoje é completamente direto, já o da D20 tem uma placa perfurada no meio!

mecamaniaco
21/07/2009, 09:51
Mais ou menos isso!! uaheuuehauhea

182000

Fe_jipeiro
21/07/2009, 10:39
Show,

Vlw pela explicação e desenho.... Espero as fotos e modelo ou loja da onde colocou ...

Outra pergunta... O barulho ficou muito alto ? Igual ao de usar cano reto? Ou ficou a mesma proporção de quando utilizava o outro silencioso, só q agora com o barulho da turbina?

Abs.....

helton1
19/08/2009, 18:30
Show,

Vlw pela explicação e desenho.... Espero as fotos e modelo ou loja da onde colocou ...

Outra pergunta... O barulho ficou muito alto ? Igual ao de usar cano reto? Ou ficou a mesma proporção de quando utilizava o outro silencioso, só q agora com o barulho da turbina?

Abs.....

na minha experiencia a turbina atua como silenciador. Quando estava direto no cofre do motor o barulho era suportavel. Apos instalação do escapamento de 2,5" com apenas 1 elemento abafador final, o ruido é desprezivel, igual ou menor que o original.

Fe_jipeiro
19/08/2009, 20:38
Olá Helton,

Eu sei, minha band é turbo ... E já testei escape de tudo qto eh jeito... Pra mim, o melhor jeito é com cano direto, ouvindo o ronco da máquina ... Estava perguntando a ele, o barulho em relação a marmita que ele botou na band dele, a qual ele falou q ficou com o barulho da turbina.

Alias, mecamaniaco conseguiu as fotos e modelo?

Abs...

mecamaniaco
20/08/2009, 00:40
Rapaz, já tinha esquecido dessas fotos!!! uheauehauheuhae

Mas trata-se desse modelo aqui:
186910

A foto não fui eu que tirei, mas é o mesmo modelo.....

Desculpe a demora....

Fe_jipeiro
20/08/2009, 08:21
Caraca Show !!

Muito pequeno !!! a minha marmita turbo eh bem maior..... eh de 2,5" mesmo?? tenta pegar o modelo pra mim, ou passa a loja onde vc colocou , pois vou colocar na minha pra ver como fica..... lembra qto pagou ?? vc soh esta com ele no escape todo?

Abs.....

Fe_jipeiro
20/08/2009, 11:01
Segue a foto da marmita de turbo que coloquei na minha band.... eh bem maior, do que a que vc está utilizando..... me interessei pela peça q vc colocou ... o ronco do carro fica muito barulhento? ou fica silencioso e com o barulho da turbina?

abs...

hercilio.neto
17/01/2012, 22:30
Pessoal, quando comprei a Band Branca ela estava com com o escapamento direto. Só o cano, sem abafador. Tinha o som característico da turbina (pente), porém eu a achava muito barulhenta. Mandei instalar um abafador, e o ronco ficou legal. Talvez tenha ficado um pouquinho amarrada (pode ser psicológico, kkkk), mas fiquei bem satistifeito.
O problema é que a peça é um pouco grande e como eu queria que ficasse para trás do eixo traseiro, tive que colocar meio de lado.
Com a vibração do motor (principalmente quando o motor está frio e ainda não estabilizou o giro) o escapamento chacoalha muito e acaba tocando em algum lugar da lata, ou chassi/travessas.
Alguém poderia me falar mais sobre colocação de flexível na saída da turbina? isso melhora a vibração, ou não tem nada a ver?
Outra coisa, o tubo desvia por baixo da travessa do câmbio (já vi outros assim, ex: Bandcruiser do Guiga). É isso mesmo? Não periga quebrar na trilha?
Abraço a todos.

Fe_jipeiro
17/01/2012, 23:05
Hercílio, boa noite....

A colocao de escape, tem algumas maneiras de fazer.... com relacao ao flexivel, não é logo na saida da turbina q coloca, geralmente é apos a primeira curva..... outra maneira eficaz e muito mais barata de fazer... eh o cara fazer o eskema de molas... tipo o esquema da foto anexa, que fiz na minha SW4 ..... do resto, soh vendo e testando para ver onde está realmente pegando.... as vezes um calor no cano já melhora...

Abs...

rbata
18/01/2012, 09:32
Consegui uma solução para o escape.... 100% livre com tubulação de 2,5pol direta e totalmente silenciosa.... só o assobio da turbina bem de leve mesmo....

Já tirei as fotos só falta colocar aqui no fórum... o problema é fazer o upload das imagens... não me dou bem com esse negócio...

Guiga Tostes
18/01/2012, 18:44
Alguém poderia me falar mais sobre colocação de flexível na saída da turbina? isso melhora a vibração, ou não tem nada a ver?
Outra coisa, o tubo desvia por baixo da travessa do câmbio (já vi outros assim, ex: Bandcruiser do Guiga). É isso mesmo? Não periga quebrar na trilha?
Abraço a todos.

Fala Hercílio, tudo bem?

A minha Band tem uma articulação(junção com molas) iguais as da SW do Felippe, só que fica logo após a saída da turbina.

Quanto ao escape passar por fora da longarina e depois "voltar" para a parte interna, é feito assim para poder "desviar" do cardã do guincho, mesmo nas Band que saiam com guincho instalado de fábrica(militares ou como opcional na concessionária) o escape era retrabalhado desta forma, porém passava pela lateral do paralamas, inclusive algumas(ou todas) as Bands tem a demarcação na chapa do lugar a ser cortado na parte interna do paralamas dianteiro(lado do motorista, claro).

Eu nunca tive problema em trilhas por conta da parte/curva que fica por fora da longarina e o restante do escape após esta curva volta a ficar protegido em altura razoável mesmo que o jipe usasse pneus originais(menores).

Mas em se tratando de tubos, se o escapamenteiro encarregado do trabalho for bom e tiver uma dobradeira de tubos...capricho e paciência pode se fazer o escape da forma mais adequada a necessidade e gosto do cliente.

Segue algumas fotos para ilustrar.

Ps.: Sempre que mandarem lavar suas Bands após trilha ou não e local da lavagem não for conhecido, fale pelo menos umas 10 vezes ao lavador para NÃO jogar a porr* do Solupan no motor e acompanhe a lavagem...uma unica lavagem foi sufuciente para oxidar o caracol quente da turbina e cilindro mestre. É fod* fiquei mto puto quando vi!:freaking:

Abrs

hercilio.neto
18/01/2012, 23:18
Felipe, Rafael e Guiga.
Obrigado pelas dicas.
Gostei do esquema das molas. Preciso ver como vou colocar isso.
Outra dúvida é o termo tape. Nas fotos do Guiga ele foi aplicado na curva de saida da turbina.
Devo aplicar em algum outro ponto além da primeira curva.
Um abraço (aprendendo muito)

rbata
19/01/2012, 15:42
Consegui colocar as fotos online....

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/96598-toyota-bandeirante-1994-digite-nome-do-carro-aqui-4.html#post1611568

rbata
19/01/2012, 15:52
Ps.: Sempre que mandarem lavar suas Bands após trilha ou não e local da lavagem não for conhecido, fale pelo menos umas 10 vezes ao lavador para NÃO jogar a porr* do Solupan no motor e acompanhe a lavagem...uma unica lavagem foi sufuciente para oxidar o caracol quente da turbina e cilindro mestre. É fod* fiquei mto puto quando vi!:freaking:

Abrs

Guiga, minha turbina aconteceu exatamente a mesma coisa.... tava brilhando.... aí fui pro Pinheirinho... o motor ficou INTEIRO coberto de lama.... no final da trilha parecia revestimento de cerâmica (depois coloco fotos).... aí antes de levar no posto pra lavar, joguei água em tudo (sem sabão/solupan/nada) pra tirar o excesso de lama... aí a parte quente da turbina já tinha perdido o acabamento.

Então acho que não tem jeito.... com o tempo e alta temperatura, é inevitável, acho que independento o produto aplicado...

Guiga Tostes
20/01/2012, 15:12
Outra dúvida é o termo tape. Nas fotos do Guiga ele foi aplicado na curva de saida da turbina.
Devo aplicar em algum outro ponto além da primeira curva.

Grande Hercílio!

Eu apliquei o termo tape nos tubos do coletor de escape e na curva a após a turbina, com o intuito de diminuir o calor no interior do cofre do motor e principalmente devido ao meu escape(1a curva apos a turbina) passar muito perto do cilindro mestre e linhas/tubulações de fluidos.

Ainda falta acabar de colocar o termo tape no restante do tubo que aprece na foto(abaixo) até a curva sob o assoalho(pés do motorista), assim acredito que ficará bem isolado.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=328808&d=1326919415

Na minha SW4 fiz o mesmo e ficou muito bom, só que apliquei antes de montar a turbina no carro por isso foi bem mais fácil, segue foto.

Guiga, minha turbina aconteceu exatamente a mesma coisa.... tava brilhando.... aí fui pro Pinheirinho...
Então acho que não tem jeito.... com o tempo e alta temperatura, é inevitável, acho que independento o produto aplicado...

Rafa, gostei do esquema do escape na sua Band. Depois posta um video para curtirmos o ronco da criança, deve ter ficado bem bacana!

Quanto ao caracol da turbina vc tem razão com o tempo vai ficando daquele jeito...mas como eu já tinha lavado algumas vezes pós trilha e tinha ficado bom, assustei por oxidou tudo de uma vez só e fique surpreso, bravo pacas na verdade... :mrgree:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=329080&d=1327079520
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=329081&d=1327079520

Abrs

hercilio.neto
20/01/2012, 22:12
Guiga, valeu.
Bem esclarecedora as fotos. O lugar é meio apertado, mas vou providenciar o termo tape.

Felipe Françoso
13/02/2012, 21:11
Guiga, que turbina tu usa na band? qual modelo? quais as medidas dos caracóis?

Guiga Tostes
13/02/2012, 21:51
Guiga, que turbina tu usa na band? qual modelo? quais as medidas dos caracóis?

Fala Felipe!

A turbina é Master Power .42/.48 modelo apl240.

Abrs

E T
16/09/2012, 17:08
Grande Guiga,

A minha Toy quando esquenta um pouco gruda o arranque....claro que é pouco (numa trilha que andamos o dia inteiro foram apenas 2 vezes), o meu motor é o 709 turbinado e de acordo com o meu mecânico o motor de arranque fica muito perto do escape e gruda em função do calor, se eu aplicar termotape será que resolve este problema??

Abraço!

Fband
17/09/2012, 07:39
Em relação ao termotape, eu já li em algum lugar, não me lembro onde, que o termo tape ocasiona um apodrecimento precoce do coletor e tubos do escape. Não sei se interfere no apodrecimento o tipo de combustivel, diesel, gaso ou alcool.

O pessoal que instalou o termo tape pode relatar a quanto tempo usa e se ocorreu algum apodrecimento precoce.

Abraços

Guiga Tostes
17/09/2012, 11:04
Grande Guiga,

A minha Toy quando esquenta um pouco gruda o arranque....claro que é pouco (numa trilha que andamos o dia inteiro foram apenas 2 vezes), o meu motor é o 709 turbinado e de acordo com o meu mecânico o motor de arranque fica muito perto do escape e gruda em função do calor, se eu aplicar termotape será que resolve este problema??

Abraço!

Fala meu amigo, tudo bem?

Não acredito que termotape seja a solução, o arranque trabalha originalmente bem próximo ao motor e ao escape, ou seja, em local naturalmente quente o tempo todo. Por isso, pode ser que seu arranque esteja com outro problema e por isso esta virando "pesado" ou "carcaceando" como alguns dizem.

Sugiro revisar o arranque se ainda não o fez, o meu tinha este mesmo problema crônico...eu revisava e durava no máximo 1 ano...só resolvi o problema trocando o arranque por um Bosch moderno de maior rotação.

Quanto ao termotape proliferar ferrugem, acredito que possa acontecer no longo prazo para quem usa muito o carro em trilhas com muita lama, pois o barro pode ir penetrando na fita com o tempo e se alojando entre ela e a tubulação. Por isso que é recomendado revisar o estado das fitas a cada 18 meses e substituir quando estiverem desgastadas, ai aproveita-se para limpar tudo e conferir se ha corrosão. Estas fitas tem vida util e com o uso em trilhas e lavagens constantes do motor ela cai consideravelmente. Tenho termotape na minha SW4 que só roda na cidade e estrada, parece nova mesmo após 1 ano...já as da Band sofrem bem mais.

Qualquer coisa é só chamar!

Abraço

E T
17/09/2012, 11:13
Fala meu amigo, tudo bem?

Não acredito que termotape seja a solução, o arranque trabalha originalmente bem próximo ao motor e ao escape, ou seja, em local naturalmente quente o tempo todo. Por isso, pode ser que seu arranque esteja com outro problema e por isso esta virando "pesado" ou "carcaceando" como alguns dizem.

Sugiro revisar o arranque se ainda não o fez, o meu tinha este mesmo problema crônico...eu revisava e durava no máximo 1 ano...só resolvi o problema trocando o arranque por um Bosch moderno de maior rotação.

Quanto ao termotape proliferar ferrugem, acredito que possa acontecer no longo prazo para quem usa muito o carro em trilhas com muita lama, pois o barro pode ir penetrando na fita com o tempo e se alojando entre ela e a tubulação. Por isso que é recomendado revisar o estado das fitas a cada 18 meses e substituir quando estiverem desgastadas, ai aproveita-se para limpar tudo e conferir se ha corrosão. Estas fitas tem vida util e com o uso em trilhas e lavagens constantes do motor ela cai consideravelmente. Tenho termotape na minha SW4 que só roda na cidade e estrada, parece nova mesmo após 1 ano...já as da Band sofrem bem mais.

Qualquer coisa é só chamar!

Abraço

Grande Guiga,

Obrigado pela dica, irei revisar o motor de arranque e dou notícias!

Abraço,
Eder

E T
22/10/2012, 22:13
Guiga,

A minha toy acabou de vir da eletrica com o arranque revisado...

Ficou um espetáculo...a princípio não coloquei termotape...vamos ver como se comporta.

Grande abraço.

CAPT GOTTLIEB
29/03/2014, 17:23
Uma ideia para ser usada em trilhas ou nas estradas (sem percurso urbano). Um protetor auricular seria interessante. Ehehehehehehe! Antes de entrar na cidade use uma chave 19 para fechar o bujão (1 polegada) e evite uma multa. Eheheheheheheheh!

456945