PDA

Ver Versão Completa : Qual o melhor 4x4?

oliveirosjr
09/07/2009, 23:45
Planejo uma viagem de Belém-PA até São Paulo-SP.

O objetivo é um passeio familiar (eu e esposa), rodando nas estradas de "asfalto" brasileiras, bem como algumas estradas de chão. Nada hard-core, apenas um passeio familiar.

O plano é ir de avião até Belém-PA, comprar uma 4x4, e descer a costa do litoral brasileiro em 30 dias. Ao chegar em SP, como não terei uso para o 4x4, terei que vendê-lo (com dor no coração...).

Tenho algumas dúvidas, se puder me ajudar em quaisquer delas serei imensamente grato:

1) Procuro um 4x4 que seja bom de revenda, pois ao chegar em SP irei vendê-lo;
2) Preciso de algo que seja forte e cujas probabilidades de quebrar sejam as menores possíveis;
3) Em caso de manutenção ou quebrar, preciso ter nas mãos uma marca cuja assistência técnica e reposição de peças seja fácil e rápido pois não posso perder muito tempo esperando por reparos, estarei de férias e em viagem (e com a esposa). Como estarei em vários lugares do Brasil durante este período, preciso de uma rede assistência técnica farta;
4) O carro tem que ser confortável, pois a patroa vai junto, não pode ser puramente carro de trilha, e sim familiar;
5) Não sei se o motor a Diesel é necessário ou se vale a pena ter este torque maior á disposição. Além do que estou em dúvida acerca do custo de combustível no norte, portanto não sei se o 4x4 deve ser equipado com motor a DISEL, GASOLINA, ou outros.; Deixe sua opinião;
6) Tenho cerca de R$80.000,00 para comprar este carro no norte, e revendê-lo em SP (não penso em ganhar lucro, mas apenas em ter uma aventura segura);
7) Gostaria de ouvir dicas de modelos, ano, opiniões de rota, etc.
8) Até agora, já pensei nas seguintes opções (na ordem de preferência pessoal):

- Land Cruiser Prado 2005 3.0 16V Turbo Intercooler Diesel Automático
- Grand Cherokee Laredo 2.7 20V Turbo Intercooler Diesel Automático
- Pajero 2.8 SPORT HPE 8V Turbo Intercooler Diesel Automático

Diga o que souber acerca destes modelos, seus motores, potência, segurança, conforte, prós e contras, e qual deles vc optaria para uma viagem semelhante. Na sua opinião, qual dos modelos acima preenche melhor as necessidades propostas?

Existe algum outro modelo/marca/ano que vc possa sugerir para este projeto?

Abç a todos da comunidade.

hmeneguzzi7
10/07/2009, 06:28
Caro Oleveirojr
Já fiz algo semelhante por 5 vezes, sendo algumas com veículo 4x2 e também com 4x4.
Vamos lá:
Com a Pajero TR4 2007:
- Bebe, bebe, bebe, bebe. Vc só fica procurando posto em lugares desérticos e qdo acha agasolina é duvidosa.
- Espaçosa e silenciosas;
- Rede de assistência técnica relativamente boa;
- Performance ruim na estrada. O carro literalmente não anda. Cheguei a passar aperto em ultrapassagens;
- Não testei a flex, então não posso informar;
- Acho que será boa de revenda em SP.

Troller 2007 3.0 eletrônico:
- Acelera e ultrapassa com muita presteza;
- Duro, duro e duro. Mas no asfalto nem se sente muito.
- Muito seguro em caso de acidentes: é uma gaiola;
- Pouca rede de manutenção. Se for fora da garantia vc consegue dar assistência em várias oficinas MWM-International espalhadas em municípios e estados.
- Absurdamente econômico e autonomia de quase 800 Km;

Tenho um Troller 2009 e não o testei em viagens como esta, mas está com12.000 km, sem defeito e é um carro bem mais macio e confortável.
Sugiro que vc compre um carro definitivo, ponha-o na cegonha e suba de São Paulo em direção a sua terra.
Farei isto da próxima vez, pois fiquei muito cansado no retorno.

hmeneguzzi7

oliveirosjr
10/07/2009, 08:15
Caro Oleveirojr
Já fiz algo semelhante por 5 vezes, sendo algumas com veículo 4x2 e também com 4x4.
Vamos lá:
Com a Pajero TR4 2007:
- Bebe, bebe, bebe, bebe. Vc só fica procurando posto em lugares desérticos e qdo acha agasolina é duvidosa.
- Espaçosa e silenciosas;
- Rede de assistência técnica relativamente boa;
- Performance ruim na estrada. O carro literalmente não anda. Cheguei a passar aperto em ultrapassagens;
- Não testei a flex, então não posso informar;
- Acho que será boa de revenda em SP.

Troller 2007 3.0 eletrônico:
- Acelera e ultrapassa com muita presteza;
- Duro, duro e duro. Mas no asfalto nem se sente muito.
- Muito seguro em caso de acidentes: é uma gaiola;
- Pouca rede de manutenção. Se for fora da garantia vc consegue dar assistência em várias oficinas MWM-International espalhadas em municípios e estados.
- Absurdamente econômico e autonomia de quase 800 Km;

Tenho um Troller 2009 e não o testei em viagens como esta, mas está com12.000 km, sem defeito e é um carro bem mais macio e confortável.
Sugiro que vc compre um carro definitivo, ponha-o na cegonha e suba de São Paulo em direção a sua terra.
Farei isto da próxima vez, pois fiquei muito cansado no retorno.

hmeneguzzi7
Vc tbm comprou o carro no nordeste para vender aqui em SP? Quais os melhores lugares de "parada obrigatória" deste percurso? No caso da Troller compraria uma usada, portanto a manutenção seria fora do período de garantia. É fácil achar mecânico que sabe consertar um Troller? E a reposição de peças? É confortável para viajar com a esposa? Lembra-se qto custa o litro do Diesel por aquele território? Abç.

mgalvao
10/07/2009, 09:31
Olá, Oliveiros
Sem discutir sua opção por compra (PA) e venda (SP), acho o seguinte :
- qualquer carro em bom estado será capaz de fazer esta viagem. Não precisa ser um 4x4, muito mais caro
- se é para vender no destino, a opção carro a gasolina é mais econômica e indicada
- qualquer carro, mesmo os 4x4, correm riscos de avarias em uma viagem como esta
- sobre assistência técnica e peças de reposição na prateleira, prefira um carro de montadora nacional e com grande vendas
- uma Prado diesel 2005 por R$80.000,00 ? Será que irá achar ? É uma ótima opção para uma viagem confortável e talvez sem sustos mecanicos. Mas duvido muito que você encontre peças com facilidade que deseja
- Cherokee : barato, confortável, talvez confiável em função dos donos anteriores. Esqueça esta opção pela manutenção que possa precisar ao longo do caminho
- Pajero Sport : melhor opção das três escolhidas. Alia conforto, confiabilidade e manutenção +/- fácil de encontrar.
- Troller : com todas as qualidades que já apontaram para você, mas é um carro desconfortável para longas viagens pela falta de espaço

Enfim, acho que qq carro pode lhe atender. Será questão de sorte encontrar um em bom estado e que não venha apresentar problemas durante a viagem. Com suas condicionantes, eu pensaria seriamente em um pick-up (Ranger ou Hilux, paa o meu gosto). São carros fortes, confiáveis e com manutenção já bem conhecida pelas oficinas.

Um último e (mais) importante detalhe : fuja de modelos com muita eletronica a bordo. Nossas oficinas ainda não estão preparadas para isto e você terá sempre que recorrer às extorsões das concessionárias.

Boa sorte na escolhe e boa viagem.

Abç,

mg

hmeneguzzi7
10/07/2009, 15:28
Vc tbm comprou o carro no nordeste para vender aqui em SP?
R: Sou do ES. Comprei no ES, fui e voltei com o carro. Cansou muito para mim que estou mais perto de Natal (2.200 km de distância), imagine vc?

Quais os melhores lugares de "parada obrigatória" deste percurso?
- 1º dia: Entrada de Feira de Santana no Hotel Eldorado Inn, 1000 Km de viagem, de 4:00 às 16:00 h.
- 2º dia: Cabo de Santo Agostinho (Pe): de 7:00h as 18:00. Muito ruim e caro para ficar de passagem. Sugiro dormir em Penedo (Al), divisa de Se com Al que é uma cidade histórica, localizado às belas margem do Rio São Francisco e possui bom preço de pousada. Acredito que foram mais uns 700 Km de viagem neste 2º dia.
- 3º dia: Natal: 500 km. De Pe à RN, está tudo duplicado em sem movimento algum.

No caso da Troller compraria uma usada, portanto a manutenção seria fora do período de garantia. É fácil achar mecânico que sabe consertar um Troller?
Muito fácil.
Se vc quer tranquilidade, vá de 2005/05, última safra dos motores 2.8 MWM.
Não quebra, e se caso acontecer qualquer mecânico conserta. Pode confiar.
Fuja dos 2006,primeiros eletrônicos.
Caso queira um 3.0 eletrônico, vá de 2008 para frente.

E a reposição de peças?
O carro até 2008, excetuando os 1999, 2000 e 2001, é 100% nacional.
Fique tranquilo quanto a isso.

É confortável para viajar com a esposa?
Para 2 pessoas, sim. Deite os bancos traseiros e faça um grande porta-malas. Quanto mais novo, mais macio.
Já tive 03: 2005, 2007 e 2009 (modelo novo)

Lembra-se qto custa o litro do Diesel por aquele território?
Tanto o díesel quanto álcool e gasolina são bem baratos comparados com a minha terra, principalmente nas capitais.

Ligue o seu 4x4 e:
- Praia de carro quebrado em Al;
- Barra Grande na Ba;
- Dunas Itaúnas no ES;
- Caraíva na Ba;
- Pontal do Peba, foz do São Francisco: imperdível;
- Corumbal, Ba.
- Mangue seco, Ba.

Sugestão:
Faça algo mais curto, até ES e Ba. Você aproveitára bem e os demais faça de avião.

oliveirosjr
13/07/2009, 01:32
Vc tbm comprou o carro no nordeste para vender aqui em SP?
R: Sou do ES. Comprei no ES, fui e voltei com o carro. Cansou muito para mim que estou mais perto de Natal (2.200 km de distância), imagine vc?

Quais os melhores lugares de "parada obrigatória" deste percurso?
- 1º dia: Entrada de Feira de Santana no Hotel Eldorado Inn, 1000 Km de viagem, de 4:00 às 16:00 h.
- 2º dia: Cabo de Santo Agostinho (Pe): de 7:00h as 18:00. Muito ruim e caro para ficar de passagem. Sugiro dormir em Penedo (Al), divisa de Se com Al que é uma cidade histórica, localizado às belas margem do Rio São Francisco e possui bom preço de pousada. Acredito que foram mais uns 700 Km de viagem neste 2º dia.
- 3º dia: Natal: 500 km. De Pe à RN, está tudo duplicado em sem movimento algum.

No caso da Troller compraria uma usada, portanto a manutenção seria fora do período de garantia. É fácil achar mecânico que sabe consertar um Troller?
Muito fácil.
Se vc quer tranquilidade, vá de 2005/05, última safra dos motores 2.8 MWM.
Não quebra, e se caso acontecer qualquer mecânico conserta. Pode confiar.
Fuja dos 2006,primeiros eletrônicos.
Caso queira um 3.0 eletrônico, vá de 2008 para frente.

E a reposição de peças?
O carro até 2008, excetuando os 1999, 2000 e 2001, é 100% nacional.
Fique tranquilo quanto a isso.

É confortável para viajar com a esposa?
Para 2 pessoas, sim. Deite os bancos traseiros e faça um grande porta-malas. Quanto mais novo, mais macio.
Já tive 03: 2005, 2007 e 2009 (modelo novo)

Lembra-se qto custa o litro do Diesel por aquele território?
Tanto o díesel quanto álcool e gasolina são bem baratos comparados com a minha terra, principalmente nas capitais.

Ligue o seu 4x4 e:
- Praia de carro quebrado em Al;
- Barra Grande na Ba;
- Dunas Itaúnas no ES;
- Caraíva na Ba;
- Pontal do Peba, foz do São Francisco: imperdível;
- Corumbal, Ba.
- Mangue seco, Ba.

Sugestão:
Faça algo mais curto, até ES e Ba. Você aproveitára bem e os demais faça de avião.
Puxa vida, muito obrigado pelas dicas valiosas.
A idéia é justamente ir de avião até Belém - PA, pegar o carro, e dirigir até SP. Cerca de 5.000Km, parando, dormindo em hotel/pousada (bem barato), comendo razoavelmente bem, e sem stress. Pretendo tirar 30 dias para isto.
Acho que de Troller, mesmo que seja para sacrificar um pouco no conforto. Apesar de que viajando a 2, tudo fica mais fácil. Andei olhando uns vídeo de Trollers no Youtube. Estas 4x4 parecem anfíbios. Como é dirigir o Troller 09 na estrada? Tem boa estabilidade? Nas curvas vai bem? Não faz muito barulho?

Estou convencendo meu irmão a tbm comprar um Troller e descermos a costa brasileira juntos. Vc imagina qto custa o transporte de cegonha para o norte do país?

Vou colocar os lugares que vc mencionou no meu roteiro.

Mais uma vez obrigado. COmo pode ver, sou meio novo com estas coisas de 4x4 e certamente suas dicas farão muito bem para o meu projeto.

Abç.

oliveirosjr
13/07/2009, 01:41
Olá, Oliveiros
- qualquer carro em bom estado será capaz de fazer esta viagem. Não precisa ser um 4x4, muito mais caro
- se é para vender no destino, a opção carro a gasolina é mais econômica e indicada
- qualquer carro, mesmo os 4x4, correm riscos de avarias em uma viagem como esta
- sobre assistência técnica e peças de reposição na prateleira, prefira um carro de montadora nacional e com grande vendas
- uma Prado diesel 2005 por R$80.000,00 ? Será que irá achar ? É uma ótima opção para uma viagem confortável e talvez sem sustos mecanicos. Mas duvido muito que você encontre peças com facilidade que deseja
- Cherokee : barato, confortável, talvez confiável em função dos donos anteriores. Esqueça esta opção pela manutenção que possa precisar ao longo do caminho
- Pajero Sport : melhor opção das três escolhidas. Alia conforto, confiabilidade e manutenção +/- fácil de encontrar.
- Troller : com todas as qualidades que já apontaram para você, mas é um carro desconfortável para longas viagens pela falta de espaço

Enfim, acho que qq carro pode lhe atender. Será questão de sorte encontrar um em bom estado e que não venha apresentar problemas durante a viagem. Com suas condicionantes, eu pensaria seriamente em um pick-up (Ranger ou Hilux, paa o meu gosto). São carros fortes, confiáveis e com manutenção já bem conhecida pelas oficinas.

Um último e (mais) importante detalhe : fuja de modelos com muita eletronica a bordo. Nossas oficinas ainda não estão preparadas para isto e você terá sempre que recorrer às extorsões das concessionárias.

Abç,

mg
Boas dicas!

Tbm pensei em pick-ups a princípio (Hilux/Ranger), mas a patroa não gosta da idéia de ter as malas na carroceria onde alguém mal intencionado pode ter fácil acesso e abri. Como passaremos vários dias em locais diferentes, as vezes tendo que parar o carro na rua, etc, não quero ter este tipo de preocupação. O que vc falou acerca da Cherokee é verdade, portanto já risquei da minha lista. Uma pena, pois ela enche o olhos de qqr um.... Gostaria muito de ir de Pajero, mas tenho que pensar novamente no fator tempo e custo de manutenção. Terei um bom $$ para o carro, mas não tenho muita coisa para gastar em serviços no carro, caso seja necessário. O mesmo com relação ao Land Cruiser (apesar que acho muito difícil um Toyota dar problema neste tipo de circuito leve, mas nunca se sabe). O preço de 80.000 é uma oferta em Teresina. Tbm achei bom demais para ser verdade, mas mesmo que seja tbm há o fator custo de manutenção. Sendo assim, penso em ficar com o Troller mesmo, que apesar de menos confortável é de manutenção mais fácil e acessível. Lembrando que viajando em 2 pessoas, com os bancos mais espaçosos, fica menos desconfortável. Vamos ver o que dá...

Obrigado pelas informações.

Abç.

Mazaropi-RJ
13/07/2009, 04:05
Nao se esqueca depois da chegada de fazer um relato da aventura . vai ter um monte de gente querendo saber como se saiu e as dicas que vai poder nos dar depois da aventura... Uma otima viagem !!!

oliveirosjr
13/07/2009, 09:40
Valeu amigo! Se tiver alguma sugestão ou recomendação (com relação a modelos de 4x4, roteiro, etc.) será sempre bem vindo. Assim que for realizado este "sonho" eu colocarei aqui. Abç e obrigado pelo apoio.

oliveirosjr
14/07/2009, 16:05
Olá de novo, tenho visto bastante sobre a nova Pajero TR4 flex, o que vc acha deste modelo como relação ao projeto que tenho em mente?

oliveirosjr
14/07/2009, 16:07
Olá, Oliveiros

Abç,

mg
Valeu amigo! Se tiver alguma sugestão ou recomendação (com relação a modelos de 4x4, roteiro, etc.) será sempre bem vindo. Assim que for realizado este "sonho" eu colocarei aqui. Abç e obrigado pelo apoio.

oliveirosjr
14/07/2009, 16:08
Olá, Oliveiros

Abç,

mg
Olá de novo, o que acha da Pajeto TR4 flex para esta viagem? Abç.

rafaelfernandez
15/07/2009, 21:05
Olá de novo, tenho visto bastante sobre a nova Pajero TR4 flex, o que vc acha deste modelo como relação ao projeto que tenho em mente?

Fale amigo,

Se for realmente fazer essa loucura(fiz o mesmo so que sentido inverso, comprei minha defender em sampa e vim rodando ate belem) nao deixe de fazer uma revisão bem criteriosa antes de iniciar a viagem. Se precisar de uma indicação de mecanico bom e honesto aqui em belem, e só gritar. Com relação ao veiculo, ja pensou em uma hilux SW4? Preco justo, mecanica confiavel, facil manutençao e malas a salvo de amigos do alheio... Gosto muito das defenders(paixao incondicional e despudorada), mas para comprar e vender logo em seguida, acredito que a toyotas tenham mais liquidez.

[]´s
Rafael

fredycoelho
15/07/2009, 22:31
oliveirosjr,

Fiz uma aventura mês passado. Peguei minha ranger revisei toda, coloquei uma capota de fibra com tranca, e fui com a Patroa, um primo e sua digníssima, conhecer o sul e sudeste do país em 22 dias, partindo de Pernambuco. Um total de 9500 Km. E um gasto com Diesel de R$ 2000,00.
Foi um sonho realizado!!

Dicas:

Compre um Guia 4 rodas, e o guia em CD-ROM também. No primeiro são dadas dicas bem objetivas de cada local e no segundo vc traça as rotas com previsão de custos. Compre também um Navegador GPS, ajuda bastante na estrada, na chegada nas cidades e nos pontos turísicos, hotéis etc.

Evite a BR 116 (Famosa Rio-Bahia), pois há muitos bi-trens apressados e outros trafegando a 40 Km/h, muitas subidas e curvas. Desca pela BR 101 é mais perto das praias e é mais tranquila a viagem.

É bom fazer um roteiro preliminar com a previsão de chegada e saída nos locais (não obrigatoriamente obedeça ao roteiro estabelecido). Acho que não necessita fazer reserva em hotéis, mas tenha nome e endereço de uns 3 a 5 hotéis em cada parada (já pelo menos visitado o site destes previamente) Isso nos ajudou bastante para ganharmos tempo. E nos deu flexibilidade para mudanças no roteiro.

Em relação ao carro ideal, acho que deve ser diesel, e mesmo sendo um passeio on-road o 4x4 pode te levar a lugares incríveis... Faça um kit gambiarra com cordas, fios, durepoxi, superbonder, ferramentas, fuzíveis, compressor 12v... etc

E também acho que vc deve comprar um carro definitivo, revisá-lo antes da viagem e enviá-lo na cegonha, acho mais seguro e mais objetivo. Pois ou vc vai ter que comprar um carro sem vê-lo ou vai perder tempo procurando um carro e fazendo a revisão.

Aproveite as paisagens e Boa viagem...

guilhermekrug
21/07/2009, 19:37
Sai do Rio e fui até Lençois, passando pelo Delta do Parnaiba e na volta vim até SP. Tudo em um Troller 2003. Eu minha esposa e dois cães pequenos. Junto foi um amigo de Troller 2001 com a esposa.

O principal problema de Troller e espaço, mas se vão só duas pessoas pode rebater os banco que fica muito bom. Minha esposa (agora virou Ex) acha o Troller confortável, eu sou apaixonado então não conta.

Se for comprar Troller aconselho o 2005 mesmo e aprender onde drena a água do diesel, ai é só trocar os filtros e uma revisão normal. No site www.euamomeutroller.com.br
Tem algumas listas do que levar em "expedições" e muitos itens são válidos até para 4x2.
Se for comprar Troller entra no grupo Troller Clube do Yahoo que vc já negocia o veículo (tanto compra quanto venda) e lá tem uma tabela de peças compatíveis e outra tabela com nomes e tels do Brasil todo...

Duas dicas muito importantes para mim:

1 - Tenta achar outro louco para ir junto em outro veículo;
2 - Instala um PY ou até um PX....

Na minha viagem de lençois rodei 10.000KM andei dias inteiros no 4x4 em duas, rios, areias e mar e só quebrou o alarme do outro e o suporte que "segura" a abertura do porta por descuido meu. O Troller pode dar algumas paradas no Ar condicionado e até o vidro descer sozinho, mas vc chega....No Atacama nada quebrou, apenas gastei um tudo de WD depois de passar em um Salar. Nas outras viagens de até 5.000 rodados nada quebrou.

JecaTatu
31/07/2009, 20:04
Olá de novo, o que acha da Pajeto TR4 flex para esta viagem? Abç.

Amigo, já quase comprei um TR4 uma vez, mas acabei optando pela Ranger na época (2008). O que me fez desistir da TR4 foram duas coisas: consumo exagerado (7-8km por litro de gasolina, o que leva a uma baixa autonomia) e desempenho ruim em estradas (ruim de velocidade final e ultrapassagens).

No seu caso, iria de Troller e viajava tranquilo.

RIQUIZON
31/07/2009, 20:20
Carro 4 x 4 confiavél, robusto ,tem um baita torque, confortavél e bota conforto nisto
até hoje só vi um [nessa ordem] tanto p/off road com p/expedições
PAJERO FULL GLS TURBO DIESEL INTERCOOLER
boa compra e boa viagem
abs

JecaTatu
01/08/2009, 10:43
Amigo, já quase comprei um TR4 uma vez, mas acabei optando pela Ranger na época (2008). O que me fez desistir da TR4 foram duas coisas: consumo exagerado (7-8km por litro de gasolina, o que leva a uma baixa autonomia) e desempenho ruim em estradas (ruim de velocidade final e ultrapassagens).

No seu caso, iria de Troller e viajava tranquilo.

Ah, mas que é um carrão e que aguenta, disso não tenho dúvidas. Olha o vídeo abaixo de um casal que viajou o Brasil inteiro de TR4:

YouTube - De TR4 nos 4 cantos do Brasil

mfonseca1
01/08/2009, 14:24
Meus Parabéns e obrigado pelas informações, já que este também é um projeto que vamos fazer, só qua mais para frente, já que trabalho e só possuo 30 dias de férias, então ficará para quando me aposentar.

Por enquanto só faço projetos de viagens que cabem dentro do período de ferias, mas de ano a ano avanço mais um pouco para o Norte do país.

Grande Abraço.

mfonseca1
01/08/2009, 14:29
Existe um site de busca de hotéis www.hotelinsite.com.br (http://www.hotelinsite.com.br/), onde mostra vários hotéis em quase todas as cidades do Brasil, facilita muito na busca das pousadas e hotéis, além das informações das agências das Secretarias de Turismo de cada cidade.

Espero ter dado alguma ajuda.

Abraços e Grande Aventura

PAULO FREISLEBEN
07/08/2009, 12:00
Eu ja decidi para Expedições vou comprar uma X-TERRA 2005, 'e o melhor custoxbeneficio, mais conforto e espaço, confiabilidade do motor MWM, e peças nacionais, todo mundo que teve só fala bem deste tanque de guerra. Troller tambem quero ter um mas mais para viagens e aventuras radicais, tipo transamazonica, trilhas pesadas, pra viagem longa achei meio duro (meu mano tinha um), e pesadão, mas 'e um baita carro sem dúvida e vc acaba acostumando com ele e dá pra viajar o mundo todo, como aquela senhora que foi pro Alaska com seu Troller amarelão. Mas se eu tivesse uns 95 paus na mão acho que o melhor carro de expedição seria a Toyota Hilux SW 2006, confortavel, confiavel, enfim, o carro ideal pra viagens longas, com a familia ou esposa, namorada, amigos.