Ver Versão Completa : Válvulas de admissão motor 6 cilindros
Flavio Ramos
06/07/2009, 21:50
Pessoal, a tempos meu motor vinha encharcando as velas, e era um tal de tira vela para limpar e botar macaco(extenção) que não tinha fim. O motor não estava fumaçando, apenas encharcando as velas. Então, um belo fim de semana, tomei três doses de pinga prá criar coragem e abri o cabeçote do motor. Pois bem, o meu motor é 6 cilindros 1967 original jeep e não tem retentor(vedação) entre o guias das válvulas e a haste, a vedação do óleo é feita pelo ajuste entre os guias e a haste das válvulas. A minha pergunta é:
1- Nesse caso o procedimento correto é retificar hastes das válvulas e guias ou troca-las por novas.
2- Posso adaptar os retentores(vedações) que existe nos guias de válvulas dos motores mais novos no meu?
3- Os guias de válvulas e as hastes das válvulas de admissão podem ser retificadas ou não compensa e é melhor colocar um jogo novo?
4- Onde comprar o jogo de guias e válvulas?
Abraço a todos,
Flávio.
Rafaminc
07/07/2009, 08:21
Leva o cabeçote em uma retífica e pede para eles verificarem se está bom. No meu BF paguei uns R$20,00 cada válvula e mais uns R$6 a 10,00 cada guia devido a perda de compressão. Acho que vc não gasta mais que 250 pila para reformar seu cabeçote caso esteja bixado.
As minhas válvulas possuem um o´ring que fica solto (subindo e descendo com a válvula). Não sei se é original pois eles não ficam fixos na guia, mas até hoje não deu problema.
Já andei com minhas guias super folgadas e nunca ensopou vela. No máximo dava uma queimada de óleo na hora que ligava o motor, mas depois parava, portanto será mesmo que é problema de válvula? Vc verificou carburação, bobina, distribuidor, cabos de vela?
Flavio Ramos
07/07/2009, 09:09
Cara, acho que o problema não está relacionado a carburação, bobina, etc, pois a vela fica encharcada de óleo, e o único lugar de passagem de óleo são as válvulas de admissão ou pelo pistão, não é? As camisas dos pistões não estão riscadas, vou verificar agora se elas estão ovalizadas. Você tem mais detalhe desse o'ring, como diâmetro, material, etc...? Deve ser de um material especial para suportar alta temperatura!! Se possível (se não for pedir demais) faz um desenho para eu entender onde fica posicionado esse o'ring.
Valeu.
Rafaminc
07/07/2009, 10:14
Cara, acho que o problema não está relacionado a carburação, bobina, etc, pois a vela fica encharcada de óleo, e o único lugar de passagem de óleo são as válvulas de admissão ou pelo pistão, não é? As camisas dos pistões não estão riscadas, vou verificar agora se elas estão ovalizadas. Você tem mais detalhe desse o'ring, como diâmetro, material, etc...? Deve ser de um material especial para suportar alta temperatura!! Se possível (se não for pedir demais) faz um desenho para eu entender onde fica posicionado esse o'ring.
Valeu.
Os meus ficam entre a guia de válvula e o prato da mola. Simplesmente soltos ali, sem posição definida. Acho que eles não vedam a guia, mas sim ajudam a não deixar o óleo escorrer direto pela haste.
Mede a haste de válvula e verifica qual medida acima fica mais aproximada com uma pequena interferência (tipo se a haste for diam. 9,5mm, usa o 9,12 ou 9,19...). Mas eu iria antes em uma retífica ou loja de peças para jeep e me informava antes simplesmente colocar um o´ring ali.
Um o´rings mais resistente e fácil de achar é o de viton no lugar de borracha nitrilica.
Tenho uma tabela aqui com as medidas padrões. Não lembro o diâmetro da haste da válvula e o diâmetro do fio do o´ring(deve ser o 2,62 ou 3,53), mas seguem algumas medidas que vc vai achar no mercado:
diâmetro interno X diametro do fio...
7,52 X 3,53
7,59 X 2,62
9,12 X 3,53
9,19 X 2,62
10,69 X 3,53
10,77 X 2,62
Flavio Ramos
07/07/2009, 10:45
Beleza companheiro, vou fazer isso, levarei o cabeçote numa retífica para uma avaliação.
Depois te informo o resultado.
Valeu pela ajuda!!!!
Abraço.
Elmer_Jeep
08/07/2009, 12:22
o meu motor é 6 cilindros 1967 original jeep e não tem retentor(vedação) entre o guias das válvulas e a haste, a vedação do óleo é feita pelo ajuste entre os guias e a haste das válvulas. A minha pergunta é:
1- Nesse caso o procedimento correto é retificar hastes das válvulas e guias ou troca-las por novas.
2- Posso adaptar os retentores(vedações) que existe nos guias de válvulas dos motores mais novos no meu?
3- Os guias de válvulas e as hastes das válvulas de admissão podem ser retificadas ou não compensa e é melhor colocar um jogo novo?
4- Onde comprar o jogo de guias e válvulas?
Abraço a todos,
Flávio.
1 - Não tem como retificar a haste das valvulas, se estiverem gastas e a guia com folga excessiva substitua válvulas e guias.
2 - Já pensei nessa possibilidade mas não encontrei nenhum retentor compatível pra encaixar na guia mesmo confeccionando um rebaixo pra receber o retentor
3 - Resposta na 1
4 - Nas autopeças pode ser que encontre as válvulas, já as guias só as Retíficas comercializam e instalam.
Sobre o que comentaram à respeito dos orings são originais sim, no jogo de juntas vem um saquinho com 12 peças, eu instalo os retentores do opala, mais fáceis de achar, são orings também mas projetados para este fim e a haste de valvula possui as mesmas medidas, já instalamos vários e nunca tive problemas de passar óleo.
[]'s
Flavio Ramos
08/07/2009, 13:01
Elmer, no meu caso não existe folga excessiva entre guias e válvulas, você acha que eu poderia usar esses retentores de opala a título de experiência?
Qual a referência desses retentores?
Elmer_Jeep
08/07/2009, 16:29
Vc verificou os cilindros e os anéis ?
Se estiverem ruins vai continuar passando óleo e encharcando as velas do mesmo jeito. E a culpa não vai ser do cabeçote.
Os retentores que revendo e utilizo são da marca TARANTO e a referência é R200610N
[]'s
Flavio Ramos
08/07/2009, 21:15
Verifiquei, os cilindros estão sem risco e sem ovalização e os anéis estão ok!!!
Estou colocando anexo um desenho (grosseiro por sinal) para você me confirmar se a posição do retentor está correta.
Valeu!!
Rafaminc
09/07/2009, 08:34
É isso mesmo...
Retifiquei meu BF inteiro, as peças comprei na Mirpo, é na mesma Avenida da Jepebras, tem tudo lá, peistão, aneis, valvulas, buchas
www.mirpo.com.br (http://www.mirpo.com.br)
Flavio Ramos
09/07/2009, 09:20
Nesse caso o retentor vai ficar fixo na haste subindo e descendo!!!!
Elmer_Jeep
09/07/2009, 10:03
Verifiquei, os cilindros estão sem risco e sem ovalização e os anéis estão ok!!!
Estou colocando anexo um desenho (grosseiro por sinal) para você me confirmar se a posição do retentor está correta.
Valeu!!
Cara, o fusca é assim e por incrível que pareça se não tiver o oring passa óleo.
Mas, voltando ao BF, o prato da mola onde vai as chavetas que seguram a válvula tem um encaixe na parte inferior interna que segura o oring, no opala a montagem é feita dessa mesma forma pois o prato tem esse tipo de encaixe também.
Já que vc tá com tudo desmontado aí da uma olhada na parte interna dos pratinhos e vc vai entender.
O mestre Leopoldo deve saber explicar melhor sobre a montagem correta, geralmente quem faz aqui na retífica são os cabeçoteiros, e hoje em dia é raro aparecer um BF pra reforma.
[]'s
Flavio Ramos
09/07/2009, 10:35
Elmer, você falou bem "por incrível que pareça", pois no caso desse retentor ou o'ring, procuramos uma explicação técnica que mostre onde eles fazem a vedação, mas no meu caso por em quanto não consigo visualizar!!!
Vou dá uma olhada no prato da mola...
Flavio Ramos
09/07/2009, 10:57
Companheiros, esqueçam o que falei anteriormente, acabei de dá uma olhada no prato da válvula como recomendou o amigo Elmer e faz sentido sim a colocação do retentor ou o'ring.
Elmer, você poderia me passar as dimensões do retentor (diâmetros interno e externo e altura), pois aqui em Recife não encontro a marca Taranto e comprar fora talves não seja viável, com as dimensões vou tentar outra marca como Sabó, etc.
Elmer_Jeep
09/07/2009, 11:23
Meu amigo, não tenho as dimensões do retentor aqui, no catalogo não consta, posso tentar medir no paquímetro mas creio que não vai sair a medida exata.
Mas pra sua sorte a sede da Taranto fica no Recife!
ligue p/ o fone 81) 3339-3300 e peça pra falar com o Sr Gilson, diga que o Elmer da RETÍFICA CENTRAL lá de RORAIMA que lhe passou o número. Pergunte à ele onde encontrar este retentor do opala nas autopeças daí pois ele pode te informar quem são os revendedores da Taranto na sua região.
Em último caso posso ver com eles a possibilidade te enviarem um jogo por correio.
[]'s
Flavio Ramos
09/07/2009, 14:19
Elmer, dei uma saída e acabei achando o retentor em um revendedor, porém da Taranto estava em falta, então acabei comprando da Sabó. Agora é montar o bicho e depois eu posto aqui o resultado!!
Muito obrigado a você e aos outros companheiros pelas orientações.
Valeu.
Flavio Ramos
10/07/2009, 22:05
Aproveitando o momento, estava pensando em retificar o cabeçote para dar um power(aumentar a taxa de compressão) no BF, o que vocês acham???
E quanto eu tenho que mandar tirar na retífica: 1,0/0,5/0,4/0,3mm ??
Elmer_Jeep
11/07/2009, 09:22
Tem um tópico sobre rebaixar cabeçote do BF, dá uma pesquisada que tem várias opiniões la.
[]'s
Flavio Ramos
13/07/2009, 11:06
Ok, dei uma olhada no tópico e tirei minhas dúvidas.
Grato!!
Rafaminc
14/07/2009, 07:59
Flávio, posta quanto vai gastar para plainar o cabeçote. Aqui na minha cidade desisti da empreitada, pois os caras da retífica me passaram uns R$55,00 por plainada. E para rebaixar 1mm seria nescessário umas 4 passadas na máquina. Preferi guardar mais uma grana e trocar de motor...
Flavio Ramos
15/07/2009, 21:12
Assim que eu fizer o orçamento na retífica te digo!!
Bom dia povo !
Sei que o topico é antigo, mas a duvida é atual (quero montar meu motor) e como faltavam uma fotinhas:
O retentor de valvula realmente parece um oring, do jeito que esta resecado, duro e quebradiço era de borracha nitrilica mesmo ou na melhor das hipoteses poliacrilico. Pelo que vi, as medidas dele seriam 9,3mm de furo e fio de 1,75mm. Vou tentar achar de viton para durar mais.
Pelo que li no manual do mecanico "o retentor tem que ficar prensado entre o prato de molas e as castanhas da valvula" , ou seja, a ideia é que o oleo que escorre do balancim para lubrificar o contato balancim x válvula não escorra pelo corpo da valvula e acabe entrando entre o corpo e a guia da valvula e assim virando fumaça.
Não deve ficar "pendurado" na haste da valvula. Desta maneira até talvez funcione mais ou menos bem se ficar encostado na guia da valvula...mas com a vibração e calor o oleo vai acabar passando.
Minha conclusão esta certa ? Quem montou de outro jeito ? Como ficou o resultado ?
Claudio Almeida Machado
07/06/2011, 08:46
Edgar,
Eu não sei direito como é a posição correta deste o'ring. Mas tem sentido o que vc disse, terá apenas que verificar se o anel o'ring não vai descer na haste da valvula. Quando mexi n meu motor eu coloquei o anel por baixo do prato, achei que era assim, não me atentei para este detalhe que vc escreveu que acho q faz mais sentido.
Eu usei anel o'ring que usado para vedar bico injetor de carro...ele resistente e tem espessura maior que o orignal sendo assim ele não deixa escorrer o oleo na haste tbm, acredito que esteja funcionando até hj.
Outro detalhe que fiz, foi ao montar as castanhas "travas" da valvula coloquei um pouco de silicone para que o óleo não passe por ali tbm....
Valeu
Claudio, conseguir orings de injeção aqui perto do serviço é brabo, os vendedores só sabem vender por codigo ou aplicação exata.
Consegui os das fotos anexo, são de viton, espero que durem, custaram 1,5 real cada
Para trocar os vedadores, tinha a duvida se a valvula não cai dentro do cilindro...mesmo se ele estive em ponto morto superior, sei la, e se a haste da valvula resolve se esconder dentro da guia ?
Por via das duvidas peguei o motor velho e fiz a experiencia. Neste caso esta sem junta e sem o pistão e definitivamente não cai !
Para ficar mais facil, fiz a ferramenta a seguir: (tudo material de primeira)
1 - Barra de ferro que catei na obra do vizinho, 1/2" por uns 40cm
2 - Porca que segura o balancim, 3/8" rosca fina
3 - um pedaço de ferro 1/4" com uns 15cm
4 - um toco de cano de 1" com 8cm (eu usei tubo 1" sch40 que tinha na sucata e tem parede beem grossa)
As medidas estão em centimetros mesmo, afinal, neste caso nada precisa de precisão milimetrica não !
A barra de 1/2" tem uma curvinha na ponta pois ja estava torta, até ajuda a firmar, mas não sei se é imprecindivel
O ferro de 1/4" é ferro de estribo de construção, bem facil de dobrar, na foto aparece comprido demais, errei nas medidas e depois fui ver que tinha que ser mais baixo, dai soldei aquele toquinho intermediario
O toco de cano é o mais trabalhoso, a janela que tem na parte debaixo é para poder cutucar e tirar as travas da valvula com uma chave de fenda, na parte de cima, fiz um rebaixo no esmeril para assentar a barra de ferro de 1/2". Tem nos dois lados, o da frente esta errado, afundei demais !
Só vou testar no sabado, preciso de um ajudante para simular a retirada e colocação das travas da valvula.
Por via das duvidas deixei uma lasca de imã perto, assim, se a valvula descer demais para por as travas é só puxar a danada com o imã
antonio umino
09/06/2011, 21:36
Este anel ó ring, vai colocado na chapeleta onde tem as duas chavetas ou é colocado por dentro das molas e fica solto na valvula.
Me parece que no catalogo de peças este anel é colocado por cima da chapeleta e por baixo das chavetas. Será que é isto mesmo.???
Muito boa esta idéia da ferramenta de desmontar a valvula de admissão. Parabens.... abraços...
antonio umino
10/06/2011, 08:45
296859 Bom dia a todos... Na foto anexa o anel ou vedador é o de numero 12. que vai entre a chapa e a trava Ok..
Antonuio, olha o que diz a pagina do manual do mecanico, realmente fica dentro da chapeleta (prato de mola)
Só deve escapar dali porque vai ficando velho e seco e com a propria pressão das travas, deve acabar escorregando para a haste da valvula
MANDELLO
19/06/2012, 11:58
Valeu!!
.
Amigo, a informação sobre a colocação dos retentores parece não estar correta. Eles não podem ficar soltos e sim fixados entre a bandeja de retenção e os calços e ficarão presos ali. Para melhor esclarecer, dá uma olhada neste link http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/pagina23.jpg
Abraços.
Elmer_Jeep
19/06/2012, 15:18
.
Amigo, a informação sobre a colocação dos retentores parece não estar correta. Eles não podem ficar soltos e sim fixados entre a bandeja de retenção e os calços e ficarão presos ali. Para melhor esclarecer, dá uma olhada neste link http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/pagina23.jpg
Abraços.
Isso também foi explicado na pagina 2
[]'s
Alguem ja retidou o comando para troca das buchas? poderiam dar a dica? tem que desmontar o o motor todo?
antonio umino
18/02/2015, 19:53
Cangu.
Vou ter que fazer este serviço na Rural do spin.
Acho que tem que tirar a tampa do comando de válvulas, o cabeçote.....e as válvulas de escapamento para poder tirar o comando e consequentemente as buchas.
As buchas, na retifica tem umas ferramentas com a medida da bucha para poder tira-las....
e com a mesma ferramenta colocar no lugar..
Tem que se atentar para os furos da passagem de óleo no bloco e na bucha...