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  • #1

    Válvulas de admissão motor 6 cilindros




    Pessoal, a tempos meu motor vinha encharcando as velas, e era um tal de tira vela para limpar e botar macaco(extenção) que não tinha fim. O motor não estava fumaçando, apenas encharcando as velas. Então, um belo fim de semana, tomei três doses de pinga prá criar coragem e abri o cabeçote do motor. Pois bem, o meu motor é 6 cilindros 1967 original jeep e não tem retentor(vedação) entre o guias das válvulas e a haste, a vedação do óleo é feita pelo ajuste entre os guias e a haste das válvulas. A minha pergunta é:
    1- Nesse caso o procedimento correto é retificar hastes das válvulas e guias ou troca-las por novas.
    2- Posso adaptar os retentores(vedações) que existe nos guias de válvulas dos motores mais novos no meu?
    3- Os guias de válvulas e as hastes das válvulas de admissão podem ser retificadas ou não compensa e é melhor colocar um jogo novo?
    4- Onde comprar o jogo de guias e válvulas?

    Abraço a todos,
    Flávio.

  • #2
    Leva o cabeçote em uma retífica e pede para eles verificarem se está bom. No meu BF paguei uns R$20,00 cada válvula e mais uns R$6 a 10,00 cada guia devido a perda de compressão. Acho que vc não gasta mais que 250 pila para reformar seu cabeçote caso esteja bixado.
    As minhas válvulas possuem um o´ring que fica solto (subindo e descendo com a válvula). Não sei se é original pois eles não ficam fixos na guia, mas até hoje não deu problema.
    Já andei com minhas guias super folgadas e nunca ensopou vela. No máximo dava uma queimada de óleo na hora que ligava o motor, mas depois parava, portanto será mesmo que é problema de válvula? Vc verificou carburação, bobina, distribuidor, cabos de vela?

  • #3
    Cara, acho que o problema não está relacionado a carburação, bobina, etc, pois a vela fica encharcada de óleo, e o único lugar de passagem de óleo são as válvulas de admissão ou pelo pistão, não é? As camisas dos pistões não estão riscadas, vou verificar agora se elas estão ovalizadas. Você tem mais detalhe desse o'ring, como diâmetro, material, etc...? Deve ser de um material especial para suportar alta temperatura!! Se possível (se não for pedir demais) faz um desenho para eu entender onde fica posicionado esse o'ring.
    Valeu.
    4X4 Brasil

  • #4
    Citação Postado originalmente por Flavio Ramos Ver Post
    Cara, acho que o problema não está relacionado a carburação, bobina, etc, pois a vela fica encharcada de óleo, e o único lugar de passagem de óleo são as válvulas de admissão ou pelo pistão, não é? As camisas dos pistões não estão riscadas, vou verificar agora se elas estão ovalizadas. Você tem mais detalhe desse o'ring, como diâmetro, material, etc...? Deve ser de um material especial para suportar alta temperatura!! Se possível (se não for pedir demais) faz um desenho para eu entender onde fica posicionado esse o'ring.
    Valeu.
    Os meus ficam entre a guia de válvula e o prato da mola. Simplesmente soltos ali, sem posição definida. Acho que eles não vedam a guia, mas sim ajudam a não deixar o óleo escorrer direto pela haste.
    Mede a haste de válvula e verifica qual medida acima fica mais aproximada com uma pequena interferência (tipo se a haste for diam. 9,5mm, usa o 9,12 ou 9,19...). Mas eu iria antes em uma retífica ou loja de peças para jeep e me informava antes simplesmente colocar um o´ring ali.
    Um o´rings mais resistente e fácil de achar é o de viton no lugar de borracha nitrilica.
    Tenho uma tabela aqui com as medidas padrões. Não lembro o diâmetro da haste da válvula e o diâmetro do fio do o´ring(deve ser o 2,62 ou 3,53), mas seguem algumas medidas que vc vai achar no mercado:
    diâmetro interno X diametro do fio...

    7,52 X 3,53
    7,59 X 2,62
    9,12 X 3,53
    9,19 X 2,62
    10,69 X 3,53
    10,77 X 2,62

  • #5
    Beleza companheiro, vou fazer isso, levarei o cabeçote numa retífica para uma avaliação.
    Depois te informo o resultado.
    Valeu pela ajuda!!!!
    Abraço.

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Flavio Ramos Ver Post
    o meu motor é 6 cilindros 1967 original jeep e não tem retentor(vedação) entre o guias das válvulas e a haste, a vedação do óleo é feita pelo ajuste entre os guias e a haste das válvulas. A minha pergunta é:
    1- Nesse caso o procedimento correto é retificar hastes das válvulas e guias ou troca-las por novas.
    2- Posso adaptar os retentores(vedações) que existe nos guias de válvulas dos motores mais novos no meu?
    3- Os guias de válvulas e as hastes das válvulas de admissão podem ser retificadas ou não compensa e é melhor colocar um jogo novo?
    4- Onde comprar o jogo de guias e válvulas?

    Abraço a todos,
    Flávio.
    1 - Não tem como retificar a haste das valvulas, se estiverem gastas e a guia com folga excessiva substitua válvulas e guias.
    2 - Já pensei nessa possibilidade mas não encontrei nenhum retentor compatível pra encaixar na guia mesmo confeccionando um rebaixo pra receber o retentor
    3 - Resposta na 1
    4 - Nas autopeças pode ser que encontre as válvulas, já as guias só as Retíficas comercializam e instalam.

    Sobre o que comentaram à respeito dos orings são originais sim, no jogo de juntas vem um saquinho com 12 peças, eu instalo os retentores do opala, mais fáceis de achar, são orings também mas projetados para este fim e a haste de valvula possui as mesmas medidas, já instalamos vários e nunca tive problemas de passar óleo.

    []'s

  • #7
    Elmer, no meu caso não existe folga excessiva entre guias e válvulas, você acha que eu poderia usar esses retentores de opala a título de experiência?
    Qual a referência desses retentores?

  • #8
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Vc verificou os cilindros e os anéis ?
    Se estiverem ruins vai continuar passando óleo e encharcando as velas do mesmo jeito. E a culpa não vai ser do cabeçote.

    Os retentores que revendo e utilizo são da marca TARANTO e a referência é R200610N

    []'s

  • #9
    Verifiquei, os cilindros estão sem risco e sem ovalização e os anéis estão ok!!!
    Estou colocando anexo um desenho (grosseiro por sinal) para você me confirmar se a posição do retentor está correta.
    Valeu!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -valvula.jpg  
    4X4 Brasil

  • #10
    É isso mesmo...

  • #11
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por Flavio Ramos Ver Post
    Verifiquei, os cilindros estão sem risco e sem ovalização e os anéis estão ok!!!
    Estou colocando anexo um desenho (grosseiro por sinal) para você me confirmar se a posição do retentor está correta.
    Valeu!!
    Cara, o fusca é assim e por incrível que pareça se não tiver o oring passa óleo.

    Mas, voltando ao BF, o prato da mola onde vai as chavetas que seguram a válvula tem um encaixe na parte inferior interna que segura o oring, no opala a montagem é feita dessa mesma forma pois o prato tem esse tipo de encaixe também.

    Já que vc tá com tudo desmontado aí da uma olhada na parte interna dos pratinhos e vc vai entender.

    O mestre Leopoldo deve saber explicar melhor sobre a montagem correta, geralmente quem faz aqui na retífica são os cabeçoteiros, e hoje em dia é raro aparecer um BF pra reforma.

    []'s

  • #12
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    Posição dos oring na guia de válvulas

    Citação Postado originalmente por Flavio Ramos Ver Post
    Verifiquei, os cilindros estão sem risco e sem ovalização e os anéis estão ok!!!
    Estou colocando anexo um desenho (grosseiro por sinal) para você me confirmar se a posição do retentor está correta.
    Valeu!!
    .
    Amigo, a informação sobre a colocação dos retentores parece não estar correta. Eles não podem ficar soltos e sim fixados entre a bandeja de retenção e os calços e ficarão presos ali. Para melhor esclarecer, dá uma olhada neste link http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/pagina23.jpg
    Abraços.

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