Conectar

Ver Versão Completa : Radiador de oleo de motor



Xavier4x4
04/07/2009, 14:59
Amigos estou instalando um radiador de oleo no motor turbo diesel da ranger 2.8. So não consegui achar um lugar onde "ligar" as mangueiras de entrada e saida do motor para o radiador de oleo.
Alguem poderia me ajudar.

Obrigado

Anthoniusnikos
04/07/2009, 15:49
Xavier, isso boi discutido por aquí: http://www.4x4brasil.com.br/forum/archive/index.php/t-23314.html
O problema é espaço no cofre.
Mas o sistema do motor Maxion HSD 2.5 deve ser o melhor.
Abraços
Anthon

linuxhellmaster
04/07/2009, 15:50
Amigos estou instalando um radiador de oleo no motor turbo diesel da ranger 2.8. So não consegui achar um lugar onde "ligar" as mangueiras de entrada e saida do motor para o radiador de oleo.
Alguem poderia me ajudar.

Obrigado

Normalmente se usa um adaptador q vai no lugar do filtro de oleo ou do adaptador original do filtro de oleo do motor... ele possui a saida/entrada pro radiador e o bocal pro filtro de oleo.

cheers

Xavier4x4
04/07/2009, 17:21
linux, é isso mesmo que eu estava querendo e pensando. Mas onde encontro um desses?

Obrigado


Um abraço

linuxhellmaster
04/07/2009, 23:57
linux, é isso mesmo que eu estava querendo e pensando. Mas onde encontro um desses?

Obrigado


Um abraço

Pro seu motor eu nao faco ideia.... me desculpe..

Voce pode tentar pesquisar por "filtro de oleo remoto", em geral inclui um adaptador desses... tem pra varios tipos de motores e linha pesada...

veja essas opcoes de adaptadores de filtro de oleo remoto...

http://shop.ebay.ca/?_from=R40&_trksid=m38.l1313&_nkw=remote+oil+filter&_sacat=See-All-Categories

Ou essas de adaptadores p/ radiador de oleo mesmo...

http://shop.ebay.ca/items/_W0QQ_dmptZMotorsQ5fCarQ5fTruckQ5fPartsQ5fAccessor ies?_nkw=oil+cooler+adapter&_sacat=0&_trksid=p3286.m270.l1313&_odkw=oil+cooler&_osacat=0

Com certeza existe um pra tua aplicacao... ou compativel, principalmente nos EUA...

cheers

PS: eu nao tenho uso por enquanto.. mas nao resisti e comprei esse aqui..

http://cgi.ebay.ca/New-TD-Oil-Cooler-Sandwich-adapter-57-98-Ford-V8-V6-I6_W0QQitemZ280345393612QQcmdZViewItemQQptZMotors_ Car_Truck_Parts_Accessories?hash=item4145e339cc&_trksid=p3286.m20.l1116

Eh oq serve na minha ranger.

Edintruder
05/07/2009, 00:03
O HSD já possui radiador de óleo. Na verdade é um trocador de calor junto do filtro de óleo. Podes fazer uma ponte nessa tubulação e utilizar um radiador mais eficiente e maior. Com certeza o motor agradece.

linuxhellmaster
05/07/2009, 00:10
O HSD já possui radiador de óleo. Na verdade é um trocador de calor junto do filtro de óleo. Podes fazer uma ponte nessa tubulação e utilizar um radiador mais eficiente e maior. Com certeza o motor agradece.

Seria uma boa... Nao se esquecendo q o volume total de oleo no sistema aumenta o tamanho das mangueiras e do radiador novo.


cheers

Xavier4x4
07/07/2009, 09:16
Amigos, acho que deve estar havendo um engano, foi dar uma olhada na tal peça que fica entre o motor e o filtro de oleo, e essa adaptador não é uma saida para o radiador de oleo e sim uma saida para o radiador de agua, esta peça refrigera um pouco o oleo do motor com uma pequena quantidade de agua que passas dor dentro dela, mas por ser uma peça pequena não tem muita eficiencia. O que eu estou procurando é uma saida de oleo para usar um radiador externo de oleo.

Um abraço a todos.

linuxhellmaster
07/07/2009, 09:37
Amigos, acho que deve estar havendo um engano, foi dar uma olhada na tal peça que fica entre o motor e o filtro de oleo, e essa adaptador não é uma saida para o radiador de oleo e sim uma saida para o radiador de agua, esta peça refrigera um pouco o oleo do motor com uma pequena quantidade de agua que passas dor dentro dela, mas por ser uma peça pequena não tem muita eficiencia. O que eu estou procurando é uma saida de oleo para usar um radiador externo de oleo.

Um abraço a todos.

Eh amigo, olhando por ae.. parece q voce tem razao... e sem adaptar a citada peca.. voce nao tem acesso ao fluxo de oleo...

Acho q o adaptador "real", eh o jeito ae... o meu deve chegar em 20 dias... se ainda nao tiver resolvido o teu problema... posto umas fotos....

Uma outra opcao eh ir num ferro velho, comprar esse trocador q voce falou... e esburacar ele por dentro... de modo ao fluxo de oleo seguir o caminho do antigo fluxo de agua... usando assim as conexoes e o "adaptador" p/ desviar o fluxo do oleo pro radiador..

cheers

Walter L. L. Casitta
07/07/2009, 12:14
O motor PS 2.8 já tem um trocador de color que fica junto do filtro de óleo. Uma das evoluções desse desse motor em relação ao HSD 2.5, é que não existe mais aquelas mangueiras da agua e óleo en volta do motor por conta desse trocador de calor. Foram todos para dentro do bloco...

Edintruder
07/07/2009, 14:04
Me referi à esse trocador apenas para a ligação da tubulação. Depois que o óleo retorna do filtro ele passa pelo radiador e retorna para o bloco. O acesso já existe, falta apenas colocar um radiador. Eu colocaria dois radiadores do motor VW a ar em paralelo, aonde eles podem ser instalador em frente ao radiador do AC.

Xavier4x4
07/07/2009, 16:19
Me referi à esse trocador apenas para a ligação da tubulação. Depois que o óleo retorna do filtro ele passa pelo radiador e retorna para o bloco. O acesso já existe, falta apenas colocar um radiador. Eu colocaria dois radiadores do motor VW a ar em paralelo, aonde eles podem ser instalador em frente ao radiador do AC.


Amigo, neste trocador de calor, o oleo não vai para lugar nenhum, o que entra e sai nele é a agua que refigera esta peça, refigerando assim o oleo que esta dentro dela. Não é o oleo que vai até o radiador de agua não.
Um abraço.

Hoje consegui ver uns na internet, o pessoal chama de flange para adaptação de radiador de oleo.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-86089718-flange-adaptaco-radiador-de-oleo-vw-gol-saveiro-parati-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-86089718-flange-adaptaco-radiador-de-oleo-vw-gol-saveiro-parati-_JM)

ou

http://www.crestana.com.br/mais_produto.asp?Produto=4726 (http://www.crestana.com.br/mais_produto.asp?Produto=4726)

ou

http://www.aerotetic.com/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=808 (http://www.aerotetic.com/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=808)

MAs são todos para VW a ar ou GM opala.

Vou tentar comprar um e ver se consigo adaptar.

Abraço a todos

Walter L. L. Casitta
07/07/2009, 17:05
Amigo, neste trocador de calor, o oleo não vai para lugar nenhum, o que entra e sai nele é a agua que refigera esta peça, refigerando assim o oleo que esta dentro dela. Não é o oleo que vai até o radiador de agua não.
Um abraço.

Hoje consegui ver uns na internet, o pessoal chama de flange para adaptação de radiador de oleo.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-86089718-flange-adaptaco-radiador-de-oleo-vw-gol-saveiro-parati-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-86089718-flange-adaptaco-radiador-de-oleo-vw-gol-saveiro-parati-_JM)

ou

http://www.crestana.com.br/mais_produto.asp?Produto=4726 (http://www.crestana.com.br/mais_produto.asp?Produto=4726)

ou

http://www.aerotetic.com/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=808 (http://www.aerotetic.com/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=808)

MAs são todos para VW a ar ou GM opala.

Vou tentar comprar um e ver se consigo adaptar.

Abraço a todos

Não entendi porque quer colocar outro se já existe um lá...

Edintruder
07/07/2009, 19:42
Por um lado partem duas mangueiras para a circulação da água e do outro duas mangueiras para circulação do óleo que passa pelo filtro. No HSD 2.5 é uma peça presa ao bloco porém com a tubulação toda externa tanto do óleo como da água.

Nessea que tens visto na internet serve pra derivar a linha de óleo antes de passar pelo filtro, e essa derivação passa pelo radiador, exatamente o que o HSD 2.5 já possui.
Olha no lado esquerdo do motor, visto de frente, o suporte do filtro de óleo e observa, duas mangueiras de borracha para água e duas de metal com malha de aço para óleo.

Xavier4x4
08/07/2009, 09:50
Não entendi porque quer colocar outro se já existe um lá...
Walter, o problema é que o original é muito pequenho e ele não é bem um radiador e sim um refrigerador interno.

Xavier4x4
08/07/2009, 09:54
Por um lado partem duas mangueiras para a circulação da água e do outro duas mangueiras para circulação do óleo que passa pelo filtro. No HSD 2.5 é uma peça presa ao bloco porém com a tubulação toda externa tanto do óleo como da água.

Nessea que tens visto na internet serve pra derivar a linha de óleo antes de passar pelo filtro, e essa derivação passa pelo radiador, exatamente o que o HSD 2.5 já possui.
Olha no lado esquerdo do motor, visto de frente, o suporte do filtro de óleo e observa, duas mangueiras de borracha para água e duas de metal com malha de aço para óleo.

Se o HSD é assim, daria para adaptar nele, mas o 2.8 que eu tenho não é assim, so tem as mangueiras de saida e entrada de agua.
Ontem falaei com um cara que consegue fazer(encomendar) para qualquer carro o adaptador que fica entre o filtro e o motor(esses que eu postei acima). So que fica meio salgado 200,00. Mas se não achar uma soliçaõ mais barata, vou fazer nele mesmo.

Abraços

linuxhellmaster
08/07/2009, 11:18
Amigo, neste trocador de calor, o oleo não vai para lugar nenhum, o que entra e sai nele é a agua que refigera esta peça, refigerando assim o oleo que esta dentro dela. Não é o oleo que vai até o radiador de agua não.
Um abraço.

Hoje consegui ver uns na internet, o pessoal chama de flange para adaptação de radiador de oleo.

[/URL]http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-86089718-flange-adaptaco-radiador-de-oleo-vw-gol-saveiro-parati-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-86089718-flange-adaptaco-radiador-de-oleo-vw-gol-saveiro-parati-_JM)

ou

http://www.crestana.com.br/mais_produto.asp?Produto=4726 (http://www.crestana.com.br/mais_produto.asp?Produto=4726)

ou

[url]http://www.aerotetic.com/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=808 (http://www.aerotetic.com/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=808)

MAs são todos para VW a ar ou GM opala.

Vou tentar comprar um e ver se consigo adaptar.

Abraço a todos

Sem querer ser chato... mas aposto que pesquisando no ebay voce encontra o proprio pro teu motor e nao vai gastar mais q 100 ou 130 R$ em tudo... produto + entrega... sem adaptacoes e jah deve vir com as juntas q voce vai precisar. (oq eu comprei foi assim, porem ainda nao chegou)


cheers

Xavier4x4
21/07/2009, 07:37
Ai galerinha, so para encerrar o topico, comprei Flange para adaptação de radiador de oleo no mercado livre por apenas 70,00. Ela é a mesma dos carro VW gol, saveiro, parati.
Muito bem feita e em aluminio.
segue o link

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-93177891-flange-adaptaco-radiador-de-oleo-vw-gol-saveiro-parati-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-93177891-flange-adaptaco-radiador-de-oleo-vw-gol-saveiro-parati-_JM)

Qualquer coisa é so perguntar.


Abraços

ALEXANDREO
21/07/2009, 20:13
Xavier, moro em brasilia a mais de 20 anos, mas vim dai niteroi, avenida joao brasil 366, fonseca, boas recordaçoes. Mas vamos ao que interessa, tenho uma ranger como a tua 2.8 ps, que esta a venda, mas como ninguem se manifesta vou tentar de todas as formas ficar com ela, e me interessei pela tua ideia ja montei alguns carros turbo a gasolina/alcool e sempre usava estes adaptadores para radiador de oleo, se puder me mantem informado do teu progresso pois se nao vender a minha ranger vou fazer, porque me parece bem facil e com certeza o motor agradece. Nas mesmas lojas de preparaçao como a crestana eles fabricam estes radiadores com tamanho e formato que tu quiser, existe a opçao dos originais como do tempra turbo.

Aguardo.

Abraçao alexandre

Xavier4x4
22/07/2009, 09:15
Xavier, moro em brasilia a mais de 20 anos, mas vim dai niteroi, avenida joao brasil 366, fonseca, boas recordaçoes. Mas vamos ao que interessa, tenho uma ranger como a tua 2.8 ps, que esta a venda, mas como ninguem se manifesta vou tentar de todas as formas ficar com ela, e me interessei pela tua ideia ja montei alguns carros turbo a gasolina/alcool e sempre usava estes adaptadores para radiador de oleo, se puder me mantem informado do teu progresso pois se nao vender a minha ranger vou fazer, porque me parece bem facil e com certeza o motor agradece. Nas mesmas lojas de preparaçao como a crestana eles fabricam estes radiadores com tamanho e formato que tu quiser, existe a opçao dos originais como do tempra turbo.

Aguardo.

Abraçao alexandre

Pode deixar. Ta certo então. Um abraço

Edintruder
22/07/2009, 12:29
O teu é 2.8? Achei que fosse 2.5. Desculpe. Para refrigerar óleo em motores diesel é fácil, basta fazer um derivador no filtro de óleo ou até mesmo resfriar o óleo de retorno da turbina que vai pro cárter, menos eficiente mas também eficaz, basta usar um radiador maior.

Mafu 03
28/12/2023, 15:26
Estou com problemas para encontrar o trocador de calor para. Ranger 2.8 Power Stroke. Achei o da 2.5, da 3.2, da 2.2, mas o miserável do 2.8 onde acha está a quase 4 mil reais. Alguém sabe de algum outro compatível ou alguma solução viável?