PDA

Ver Versão Completa : Jipe CJ5 com problema na bobina do motor Opala 4cc

Wladimir-Jeep CJ5-74
01/07/2009, 15:23
Caros colegas do Fórum.

Gostaria da opinião do pessoal mais expert no assunto com relação a um problema na bobina do motor de Opala 4 cilindros do meu CJ5.

:putz:- Na última vez que saí com o meu CJ5 da garagem ele morreu logo após ter andado alguns quarteirões. Meu colega mecânico disse que o problema era na bobina, ela tinha aquecido e não estava mais mandando corrente para a vela produzir a faísca e gerar a combustão.

Segundo ele, esses motores Opala foram fabricados com a bobina muito perto do veículo e que isso gerava um aquecimento da bobina.

:pensativo: - Minha dúvida é a seguinte, será que se eu trocar a bobina e colocar uma nova esse problema vai ser resolvido ou é algo comum nesses motores de Opala e acontece mesmo com a bobina nova?
:pensativo: - Ainda, se é normal acontecer isso sempre, será que vocês poderiam me passar alguma dica para evitar que isso aconteça e caso volte a acontecer, como devo proceder para resolver o problema e ele voltar a ligar.

:concordo: - Mais uma vez agradeço antecipadamente a atenção de todos.

Obrigado,

Wladimir Medrano

Lucas Nassif
01/07/2009, 15:47
Já ouvi dizer que as bobinas eram colocadas perto do motor assim por um motivo bem interessante. Dizem que se por um acaso o motor esquentar acima do normal, a bobina vai esquentar mais também. Esta vai parar de mandar centelha. Com isso, o motor vai morrer! Ou seja, a bobina "corta" a ignição para prevenir danos ao motor em caso de aquecimento.

Se vc trocar a bobina e continuar dando este problema, verifica se o motor não tá esquentando d+.

Ah, e outra, tem resistor ligado nessa bobina aí?

anderson_wzorek
01/07/2009, 22:18
Vladimir blz?

Cara,tira a bobina ali do motor e coloca ali entre a bateria e modulo da ignição eletronica,no meu jeep ta assim,fica muito bom.
faça a troca de lugar dela e teste com essa ai mesmo,se por um acaso o jeep voltar a morrer e a bobina esquentar,pega um pano umidecido e esfria ela que o jeep logo pega,ai ja passa na auto peças e pega uma outra,mas por favor não pegar essas marcas 'capetinhas" que não valem nd,de preferencia pra uma bosch pelo menos.
Se vc tiver disposto a gastar um pouco mais coloca uma bobina do gol MI com um resistor que fica muito bom tbm,mas veja com seu eletrecista de confiança pra ele ver que de quandos omhs é a resistencia mais adequada.
E de uma olhada na regulagem do ar do seu carburador tbm,isso faz com que ele esquente mais que o normal....

abraços
Anderson

megadeth
02/07/2009, 12:58
Eu passei a bobina pro lado de dentro do CJ.
Acho que fica mais protegido assim.
E se for comprar, compra Bosch, da vremêia, sem dúvidas a melhor.

[]s
Caio

Wladimir-Jeep CJ5-74
02/07/2009, 14:25
Prezados,

:concordo: - Valeu muito por todas as dicas postadas aqui no Fórum.

:pensativo: - Acho que vou testar essa dica de mover a bobina para um local entre a bateria e o modulo da ignição eletronica. Pode ser que pare de esquentar. Vou conversar também com o eletricista e verificar a regulagem do ar do carburador que pode estar alimentando errado.

:concordo: - Mais uma vez obrigado pelas dicas pessoal.

Obrigado

Wladimir Medrano

Zé Renato
02/07/2009, 14:48
Tua bobina já deve ter ido pro saco, pelo que pude ver pela foto é MARFLEX vermelha, essa bobina é de baixa qualidade.
Para o seu módulo é a 067 BOSH, rótulo vermelho, se seu distribuidor é com platinado use o pré resistor. E seus problemas se acabarão-se!! :mrgreen:

On cô vô, cê num vai
02/07/2009, 14:54
Vladimir blz?

Cara,tira a bobina ali do motor e coloca ali entre a bateria e modulo da ignição eletronica,no meu jeep ta assim,fica muito bom.
faça a troca de lugar dela e teste com essa ai mesmo,se por um acaso o jeep voltar a morrer e a bobina esquentar,pega um pano umidecido e esfria ela que o jeep logo pega,ai ja passa na auto peças e pega uma outra,mas por favor não pegar essas marcas 'capetinhas" que não valem nd,de preferencia pra uma bosch pelo menos.
Se vc tiver disposto a gastar um pouco mais coloca uma bobina do gol MI com um resistor que fica muito bom tbm,mas veja com seu eletrecista de confiança pra ele ver que de quandos omhs é a resistencia mais adequada.
E de uma olhada na regulagem do ar do seu carburador tbm,isso faz com que ele esquente mais que o normal....

abraços
Anderson

Comigo aconteceu a mesma coisa quando tinha opala no meu CJ. Coloque a bobina mais para cima, perto da bateria, e o problema acabou.

Wladimir-Jeep CJ5-74
03/07/2009, 11:22
:grin: - Caros colegas.

Muito obrigado mais uma vez pelas dicas. Valeu mesmo! Obrigado por terem indicado os modelos compatíveis e mais adequados para o meu tipo de equipamento. com certeza vou mudar a bobina de lugar e trocar por uma nova.

:concordo: - Mais uma vez aprendi muita coisa com a ajuda de vocês. Todo agradecimento é pouco.

Abraços,

Wladimir Medrano

Edinhodalight
27/09/2009, 16:36
Boa tarde a todos !
Estou pegando carona neste tópico p/ não abrir outro , mesmo não sendo bobina o meu problema .
Istalei um motor de Opala no cj 5 e gostaria de saber quais são as mangueiras utilizadas na adaptação com radiador original willys .
Não querendo quebrar a cabeça

GBarros
28/09/2009, 14:48
Boa tarde a todos !
Estou pegando carona neste tópico p/ não abrir outro , mesmo não sendo bobina o meu problema .
Instalei um motor de Opala no cj 5 e gostaria de saber quais são as mangueiras utilizadas na adaptação com radiador original willys .
Não querendo quebrar a cabeça

Edinho, o que eu fiz foi fazer o desenho das curvas com um arame bem rigido e levá-lo a uma loja que vende conexões de borracha, e mostrar o desenho e compará-las a outras mangueiras. Fiz isso porque mexi na posição do motor e troquei o radiador. Como as conexões ficaram totalmente diferentes das anteriores, em relação a tamanho e posição, a melhor maneira que achei pra resolver meu problema foi assim.

shaolin36
28/09/2009, 16:44
Vladimir blz?

abraços
Anderson

Cara, eu tenho um OHC Ford que é bem parecido com o do opala, tive varios problemas com bobina, ai me falaram pra por a do Gol MI, ficou 10 e nunca mais tive problemas. vc vai pagar uns 130k.

Abraço,

Adriano.

roger_caldas
22/11/2009, 00:56
Cara, eu tenho um OHC Ford que é bem parecido com o do opala, tive varios problemas com bobina, ai me falaram pra por a do Gol MI, ficou 10 e nunca mais tive problemas. vc vai pagar uns 130k.

Abraço,

Adriano.

Adriano,
você poderia me enviar o esquema de instalação dessa bobina?
Tentei instalar no meu Jiponga (OHC), mas esquentou muito e acabei voltando para a normal.
Um abraço,
Rogério

BoaTrilha
22/11/2009, 09:37
é só tirar ela do motor...

na verdade é o motor que esquenta a bobina.

coloca ela em algum outro lugar, presa por exemplo nas laterais do cofre do motor e seus problemas acabarão.

kiko ribeiro
22/11/2009, 17:57
a minha está na parede corta fogo, tambem com motor opala 4cc,

André Luiz Rossetim
22/11/2009, 22:34
Adriano,
você poderia me enviar o esquema de instalação dessa bobina?
Tentei instalar no meu Jiponga (OHC), mas esquentou muito e acabei voltando para a normal.
Um abraço,
Rogério

Vo me meter na conversa, pois me bati muito com isso:

Quando for comprar a bobina do gol, pede a de dois polos, existe uma com tres polos, e não sei dizer para que ser o terceiro.

Basta vc simplismente substituir a bobina positivo no positivo e negativo no negativo - a maioria das bobinas tem gravado (+) e (-).

Aproveita e pede o chicote de instalação da bobina, custa uns R$5,00, e é apenas o plugue com uns 20cm de fio, para vc emendar - vermelho no (+) e verde ou marron no (-); ia fica um serviço bem feito, e aprova de erros, caso vc inverter a ligação não tem problema, o carro simplesmente não funciona, desde que vc não insista mto!!!!.

Mesmo colocando a bobina do MI, meu modulo de ignição e bobina esquentavam um pouco (acho que pela idade do modulo), então instalei um pré resistor (vende-se nas Auto peças - proprio para Opalas), apesar de a bobina do MI ser própria para 12V, com o resistor entra apenas 8V, poupando sua vida útil, apesar de diminuir a potencia da faisca - eu sinceramente não senti perda de rendimento, e a bobina e modulo nunca mais esquentaram.

Seque um esquema de ligação que achei algum dia em algum manual aqui do forum, espero que ajude.

Jacimar
23/11/2009, 07:34

coloca ela em algum outro lugar, presa por exemplo nas laterais do cofre do motor e seus problemas acabarão.

Concordo com o amigo, e acredito que a bobina é montada no motor para uma maior facilidade de instalação na linha de montagem, se o fabricante se preocupasse tanto com a vida útil do seu motor, teria colocado um alarme de temperatura alta ou coisa parecida . . .

André Luiz Rossetim
23/11/2009, 20:43
teria colocado um alarme de temperatura alta ou coisa parecida . . .

hahahah, ja pensei em colocar um termostato na bobina que acendesse uma luz no painel, mas..como não tive mais problemas, desisti, e tbm eu não saberia q temperatura pode ser considerada alta.

Ps.: a minha esta do lado de dentro da parede corta fogo, acho que assim evita molha-la qdo quente, o que devido ao choque termico pode ser predicial, além de nunca ter me encomodado com o cabo da bobina ter molhado.

Jacimar
24/11/2009, 09:09
Ps.: a minha esta do lado de dentro da parede corta fogo, acho que assim evita molha-la qdo quente, o que devido ao choque termico pode ser predicial, além de nunca ter me encomodado com o cabo da bobina ter molhado.

Tenho uma C10 com motor 261 e fiz a mesma coisa que você, fica ótimo não é ? :concordo: pretendo fazer com o Jeep também :parede: Não entendo porque alguns fabricantes colocam até a centralina no cofre do motor, eles acham que no Brasil faz frio como na Itália, ops . . . :oops:

tdk24
07/05/2010, 08:06
hahahah, ja pensei em colocar um termostato na bobina que acendesse uma luz no painel, mas..como não tive mais problemas, desisti, e tbm eu não saberia q temperatura pode ser considerada alta.

Ola amigo, estou com o mesmo problema, meu motor esquenta, a bobina esquenta e o carro não pega, somente molhando um pano ao esfriar a bobina ele pega, hoje levei ao mecanico para mudar a bobina de local, tudo indica que apenas o motor está aquecendo ela em excesso, ao ponto de nem colocar a mão... pois outros processos já fiz e não resolveu... Você conseguiu a solução realmente desta forma? pois vou fazer isto hoje.. qualquer coisa volto a postar aqui.

Abraços

tdk24
07/05/2010, 08:09

Ola amigo, estou fazendo isto hoje, será que realmente vai resolver? Tudo indica que o motor está esquentando demais a bobina, como já coloquei nova e não adiantou, hoje o mecanico vai adaptar em outro locar para mim, já não guento mais rs... Será que agora vai solucionar de vez? Abraços..

fendrich
07/05/2010, 09:50

A minha também está do lado de dentro da parede corta-fogo, quase no pé do passageiro.

Eduardo

André Luiz Rossetim
07/05/2010, 13:20
Ola amigo, estou com o mesmo problema, meu motor esquenta, a bobina esquenta e o carro não pega, somente molhando um pano ao esfriar a bobina ele pega, hoje levei ao mecanico para mudar a bobina de local, tudo indica que apenas o motor está aquecendo ela em excesso, ao ponto de nem colocar a mão... pois outros processos já fiz e não resolveu... Você conseguiu a solução realmente desta forma? pois vou fazer isto hoje.. qualquer coisa volto a postar aqui.

Abraços

De modo algum!!!!
colocar a bobina pra dentro até atrapalha um pk se ela esta esquentando (é dificil de colocar um pano, ou troca-la), ela eskenta porque a "amperagem" que passa por ela é muito alta, não por que ela esta dentro do cofre do motor. Para resolver isso coloque um pre-resistor, como já expliquei neste mesmo topico.

Bobina dentro do carro serve na minha opinião para evitar que ela molhe (choq termico), e que molhe.

Colocando o presistor seu problemas acabam, por apenas 25 reais!!!

hurry-gurits
07/05/2010, 22:27
Para resolver isso coloque um pre-resistor, como já expliquei neste mesmo topico.

Beleza andré, ja fritei umas 3 bobinas, refiz a eletrica toda tudo zerado, mas o pangaré do eletricista "esqueceu de colocar este pré resistor" mas ainda não achei vou a lojas de peças mas ninguem conhece, se não for abusar voce tem pelo menos a marca deste pre resistor pra opala.

valeu

Jacimar
07/05/2010, 22:52
Beleza andré, ja fritei umas 3 bobinas, refiz a eletrica toda tudo zerado, mas o pangaré do eletricista "esqueceu de colocar este pré resistor" mas ainda não achei vou a lojas de peças mas ninguem conhece, se não for abusar voce tem pelo menos a marca deste pre resistor pra opala.

valeu

Boa noite prezado ! passei por problemas semelhantes tambem, de uma olhada no site da rainhadassete, escreve-se desse jeito mesmo, mas em qualquer bom auto eletrico voce deveria achar . . . em um caso extremo enquanto nao acha o resistor, coloque uma bobina para platinado que ela funcionara bem, mesmo se seu sistema for ignicao eletronica . . . boa sorte !

hurry-gurits
07/05/2010, 23:06
valeu jacimar :concordo: , to quebrando a cabeça em sp faz um tempinho....:parede:

André Luiz Rossetim
08/05/2010, 20:48
Boa noite prezado ! passei por problemas semelhantes tambem, de uma olhada no site da rainhadassete, escreve-se desse jeito mesmo, mas em qualquer bom auto eletrico voce deveria achar . . . em um caso extremo enquanto nao acha o resistor, coloque uma bobina para platinado que ela funcionara bem, mesmo se seu sistema for ignicao eletronica . . . boa sorte !

Na época comprei numa autopeças, na primeira loja que tentei encontrei, pedi por resistor de ignição do opala, o cara sabia certinho oq era.

Como o Hurri gurits já disse, na epoca comprei da marca rainhadassete, não sei se eles vendem para consumidor, mas em anexo tem um pedaço do catalogo deles, com este codigo qualquer autopeças pode encomendar do distribuidor.

Luiz Fernando de C
17/06/2014, 12:01
De modo algum!!!!
colocar a bobina pra dentro até atrapalha um pk se ela esta esquentando (é dificil de colocar um pano, ou troca-la), ela eskenta porque a "amperagem" que passa por ela é muito alta, não por que ela esta dentro do cofre do motor. Para resolver isso coloque um pre-resistor, como já expliquei neste mesmo topico.

Bobina dentro do carro serve na minha opinião para evitar que ela molhe (choq termico), e que molhe.

André...me salva aí cara...o meu ta quase com o mesmo problema cara...só que não chega a cortar...mas se desligar no meio da trilha...não pega na chave nem a porrete...só mesmo no tranco. Isso ja me matou de raiva demais. E o raio da bobina nova continuou aquecendo....e a medida que vai aquecendo a rotação vai caindo...e ele começa a pipocar..até apagar em marcha lenta...e como eu ja disse...se deixar morrer....um abraço! Só morro a baixo!
Será que esse resistor resolve???
Abraço cara!

lmadeir
20/06/2014, 19:21
Caros colegas do Fórum.

Gostaria da opinião do pessoal mais expert no assunto com relação a um problema na bobina do motor de Opala 4 cilindros do meu CJ5.

:putz:- Na última vez que saí com o meu CJ5 da garagem ele morreu logo após ter andado alguns quarteirões. Meu colega mecânico disse que o problema era na bobina, ela tinha aquecido e não estava mais mandando corrente para a vela produzir a faísca e gerar a combustão.

Segundo ele, esses motores Opala foram fabricados com a bobina muito perto do veículo e que isso gerava um aquecimento da bobina.

:pensativo: - Minha dúvida é a seguinte, será que se eu trocar a bobina e colocar uma nova esse problema vai ser resolvido ou é algo comum nesses motores de Opala e acontece mesmo com a bobina nova?
:pensativo: - Ainda, se é normal acontecer isso sempre, será que vocês poderiam me passar alguma dica para evitar que isso aconteça e caso volte a acontecer, como devo proceder para resolver o problema e ele voltar a ligar.

:concordo: - Mais uma vez agradeço antecipadamente a atenção de todos.

Obrigado,

Wladimir Medrano
Bobagem. Sempre usei bobina junto do motor no jeep, em duas c10 e em uma caravan e nunca tive qualquer problema. Para falar a verdade, em anos mexendo nesses carros, nunca vi uma bobina falhar, por superaquecimento ou qualquer outra coisa. Sempre que me disseram que podia ser alguma coisa na bobina acabou se descobrindo que o problema era em outro lugar. É quase certo que seu jeep não tenha nenhum problema na bobina. E com relação ao pré-resistor, também nunca usei e nunca tive qualquer problema. Uma vez testei uma resitência dessas na c10 e não vi nenhuma diferença.

lmadeir
20/06/2014, 20:12

AbraçosIsso não é problema de bobina. Quente ela sempre vai ficar com o motor funcionando mas ela não pára de funcionar por causa disso não.

georgevalle
21/06/2014, 17:17
Tenho que discordar do companheiro Imadeir, bobina quente a faísca é menor a ponto de não pegar, e também altera o ponto do motor, quanto a teoria da bobina ser fixada no bloco do motor (como original no opala) já tive uma bobina do opala que eu ia da Lapa até Curitiba (aprox.) 70 km o carro ficava fraco e ruim para pegar, tirei a bobina do bloco do motor e fixei no paralama e resolveu claro que com certeza esta bobina já não estava com o seu isolamento perfeito, quanto ao resistor no opala o fio que faz a ligação da chave até a bobina é resistivo (com exceção dos opalas até 74 que tinha o resistor) e é a falta desta resistência que faz as bobinas esquentarem (tem opção de bobina sem pré resistência se não me engano da linha VW).

LuizCabral
10/02/2024, 09:13
Bom dia!

Estou tendo problemas com a bobina (Bosch) do motor de Opala 4 cilindros. Quando esquenta, para de funcionar.

Alguma ideia do que pode estar acontecendo? Me indicaram colocar um capacitor…. Mas não me parece ser uma solução correta.

Alguém pode ajudar?