PDA

Ver Versão Completa : Gambitech

Páginas : 1 [2] 3

Marcos Vaz
26/07/2010, 14:39
Amigos as Sportages que vieram com esta trava do estepe embaixo do mesmo foram até 97 ou 98. A do amigo Eduardo é 2001 e a trava é por trás do estep, com um puxador tipo T.

Patoloko
27/07/2010, 09:59
Valeu galera pelas dicas!!!! Vou ver em desmanche se eu acho. E vou ver tmb se o console central, serve para a sport 97, já que pelos relatos este acessorio começou a vir dos modelos da 98.

Valeu
Obrigado
E se alguem sober de alguma peça deste acessorio disponivel, me avisem

Valeuuu

abraços.

Leo

Leo, vc achou o console central? Serviu na sua sport?

Geisler®
28/07/2010, 02:45
Não encontrei um tópico sobre o assunto, então vai no das "Gambitechs" mesmo hehhe:mrgreen:
Uma semana atraz, comecei a notar um cheiro de diesel na garagem, mas nem dei muita bola, pois mando completar o tanque sempre até o "zóio", e podia ta vazando pelo suspiro do tanque, sei la.... :pipoca:
Ai, ante-ontem, dia 26/07/2010, começou a aparecer o diesel no chão:putz:, abri o capô, e vi que o vazamento vinha dos tubos de alta pressão que saem da bomba e vão aos até os bicos...:parede:
Pensei: Fudeu! Rachou um daqueles caninhos de metal..:putz:
A noite, depois do horário na empresa, desmontei o intercooler e a caixa do filtro de ar, para ter acesso e ver de onde vazava o oleo exatamente:pensativo:
Ai descobri que era uma mangueirinha de borracha, bem mole, tipo aquelas borrachas que a molecada usa pra fazer "estilingue"(se é que ainda fazem isso hoje em dia heheh), que liga o bico injetor do terceiro cilindro a bomba de injeção.
Esta mangueira tinha um rasgadinho, e estava montada sem abraçadeiras:shock:, ou seja, não sei como não vazou antes:parede:
Bom, no dia seguinte, fui a uma auto peças, pedi um pedaço de mangueira para combustvel, e algumas abraçadeiras, e montei no lugar em casa mesmo:concordo:
Problema resolvido!! Não sei se esta mangueira que estava ali, era original da KIA, se for, fica de alerta para quando algum de voceis notar cheiro de diesel la no motor:concordo:
Abaixo, umas fotos da mangueira nova montada:mrgreen:

Abraço e LAMA \o/:odedo:

imesper
28/07/2010, 16:55
Bom dia, Pessoal,

Estou com um probleminha na bobina da Sportage Gasolina :parede:.

Nesta semana, o carro começou a falhar um cilindro e foi constatado que o supressor da vela e a bobina estavam com a isolação e conectores danificados, foi feita a re-isolação do conector mas, é questão de tempo para dar problema novamente.

Tese: bobina do Pálio/Uno instalada no exterior da "capa" do motor e troca dos cabos resolverá o problema.

Pergunta: será????? :pensativo::pensativo: Alguém já fez isto e deu resultado satisfatório???:pipoca:

Abraço...

Boa Tarde...

Queria saber se alguém chegou a colocar as bobinas do pálio? e qual cabo de vela usou.

Obrigado

Baudenbacher
29/07/2010, 07:44
Imesper,

Optei por substituir as bobinas pelas originais compradas na PowerParts.
Aqui em Sorocaba ficaria R$180,00 para adaptação de cada bobina, como consegui as bobinas originais por R%135,00 + envio optei por deixar o carro original :concordo:.
Abraço...

imesper
29/07/2010, 18:19
Boa noite

Baudenbacher: Obrigado pela resposta, também optei pela original, a diferença não vale a pena

Abraço

Lucena04
29/07/2010, 20:30
Não encontrei um tópico sobre o assunto, então vai no das "Gambitechs" mesmo hehhe:mrgreen:
Uma semana atraz, comecei a notar um cheiro de diesel na garagem, mas nem dei muita bola, pois mando completar o tanque sempre até o "zóio", e podia ta vazando pelo suspiro do tanque, sei la.... :pipoca:
Ai, ante-ontem, dia 26/07/2010, começou a aparecer o diesel no chão:putz:, abri o capô, e vi que o vazamento vinha dos tubos de alta pressão que saem da bomba e vão aos até os bicos...:parede:
Pensei: Fudeu! Rachou um daqueles caninhos de metal..:putz:
A noite, depois do horário na empresa, desmontei o intercooler e a caixa do filtro de ar, para ter acesso e ver de onde vazava o oleo exatamente:pensativo:
Ai descobri que era uma mangueirinha de borracha, bem mole, tipo aquelas borrachas que a molecada usa pra fazer "estilingue"(se é que ainda fazem isso hoje em dia heheh), que liga o bico injetor do terceiro cilindro a bomba de injeção.
Esta mangueira tinha um rasgadinho, e estava montada sem abraçadeiras:shock:, ou seja, não sei como não vazou antes:parede:
Bom, no dia seguinte, fui a uma auto peças, pedi um pedaço de mangueira para combustvel, e algumas abraçadeiras, e montei no lugar em casa mesmo:concordo:
Problema resolvido!! Não sei se esta mangueira que estava ali, era original da KIA, se for, fica de alerta para quando algum de voceis notar cheiro de diesel la no motor:concordo:
Abaixo, umas fotos da mangueira nova montada:mrgreen:

Abraço e LAMA \o/:odedo:
Geisler, o filtro de ar das Sportages a diesel são rosa mesmo ou vc trocou por um lavável?

Júlio C. A. Santos
30/07/2010, 00:38
Lucena,

A cor do filtro de ar da Sportage a diesel varia dependendo da marca, ex: Rosa (FRAM) e Amarelo (TECFIL). Na minha Sportage já usei FRAM(Primeira linha) e agora tenho usado TECFIL(Atualmente usado pela Kia daqui da região).

Abraço

Geisler®
30/07/2010, 02:56
Geisler, o filtro de ar das Sportages a diesel são rosa mesmo ou vc trocou por um lavável?

Acho que não:discordo: Lucena, o filtro é de papel, normal...:pipoca:
Acho até que deveria lavar ele mesmo :mrgreen: hehhe
Achei lama por baixo dele e dentro da caixa do filtro..:putz: Bastante até, entrou la pelo duto no capô
O filtro anterior era de cor branca, e tava preto de poeira..:mrgreen:

Abraço, e LAMA \o/

Glaicon
30/07/2010, 06:37

Até tú, Marcelo Geisler...Aff!:stop:

gvirtuoso
30/07/2010, 12:52
O meu é rosinha! :pipoca:

uHAuHAuHAuHUHAUHA

Até tú, Marcelo Geisler...Aff!:stop:

zé dedão
30/07/2010, 17:31
ola amigos,gostaria de colaborar com o topico gambitech,creio que deva ter alguem com o problema de barulho nas pastilhas de freio aquel trepidaçao qdo passa em buracos.resolvi o problema gastando somente r$1,60 sem precisar desmontar nada,nem tirar a roda,pode acreditar,depois vou postar fotos.abraços (sportage 2.0 16v flex)ps:sem usar cilicone.

Cade?? Sumiu??

Robinho da Jaguatirica
30/07/2010, 17:51
Pois é, eu também estou esperando a receita mágica de menos de 2 latas, e sem desmontar as pinças....:pipoca::pensativo:

gvirtuoso
30/07/2010, 18:23
Boa Tarde Pessoal,

Aproveitando uma dica dada a um tempo atras aqui no tópico das Gambitechs, estava precisando renovar meus tapetes da viatura conforme a primeira foto. Comprei entao uma Folha de EVA utilizada para fazer solas de sapatos.

Segue o gasto:

Folha de EVA 8mm - R$ 13,00 / Kilo - A Folha pesava aprox. 2,5kg

Foto 1 : Tapetes antigos
Foto 2: A folha de EVA
Foto 3: Cortando
Foto 4: Frente
Foto 5: Atrás

Lembrando que um kit de tapetes "genericos" custa em torno de R$ 50,00 ... gastei bem menos.. e com corte específico p/ viatura. :concordo:

Abracos!

mimo
04/08/2010, 18:57
Boa noite! Estou colaborando com uma dica gambytec que fiz na minha fofa. A algum tempo atraz o rotorzinho da bomba de vácuo que fica junto ao alternador da Spotage 2000 rustiu em cima do eixo (é estriado). A solução inicial seria trocar o eixo e o rotor, Porém apenas mandei fazer um canal de chaveta com 6mm em cada peça e pronto! Custou $20,00, e não incomodou mais.
Porem agora estou com outro probleminha no mesmo alternador (nada haver com a gambiarra). O tal do regulador de voltagem deu em pifar, e não estou conseguindo encontrar o danado. Alguem teria uma sujestão? Existe outra maneira de resolver esta parada? Abraços

Chacal
08/08/2010, 10:25
Caro Mimo,
a pouco tive o mesmo problema com a caixa de voltagem da minha sport, meu eletricista solucionou o problema colocando uma caixa de voltagem do Del Rey, gastei r$18 na caixa e r$30 de mão de obra, se quizer posto fotos do alternador depois de pronto.
um grande abraço.

mimo
08/08/2010, 10:55
Olá Chacal, muito obrigado pela dica, amanhã vou sugerir esta solução para o eletrecista, caso ele estiver em dúvidas, voltarei a pedir ajuda ao amigo. Um graaaande abraço: mimooooooooooo

Baudenbacher
18/08/2010, 13:33
Boa tarde, Pessoal

Alguém sabe de alguma gambitech (de algum outro carro:?:) para os pinos da porta da Sportage? É que a porta do motorista da minha Loira está com folga e quando passo em algum buraco o bendito do aviso sonoro de porta aberta fica tocando:parede:.

Abraço...

Luiz Roberto Coura Paiva
18/08/2010, 15:09
Boa tarde, Baudenbacher!

O que fiz foi cortar um pedaço de borrcha (pode ser de câmara de ar), deixando-a redondo, do tamanho de uma moeda de R$0,50, e COLAR NA PORTA (cola de contato), no local onde o pino do interruptor encosta. Assim você vai diminuir o espaço entre a porta e a coluna. Legal!:dance:

Baudenbacher
19/08/2010, 09:50
Boa tarde, Baudenbacher!

O que fiz foi cortar um pedaço de borrcha (pode ser de câmara de ar), deixando-a redondo, do tamanho de uma moeda de R$0,50, e COLAR NA PORTA (cola de contato), no local onde o pino do interruptor encosta. Assim você vai diminuir o espaço entre a porta e a coluna. Legal!:dance:

Valeu, Luiz Roberto, boa idéia :concordo:.

Vou tentar. Pelo menos o Bim Bim Bim :parede: acaba. (gostaram da sonoplastia :mrgreen:?)

Mas ainda preciso trocar os pinos da porta para sanar o problema.

Abraço...

EDuarte
19/08/2010, 11:03
Fala Claudio, blz?
Os pinos da porta é facil encontrar, são chamados de pino elastico, em auto peças e casas de parafusos tem, tire o seu e leve como amostra.

[]s
(DU)

DouglasMac
20/08/2010, 22:44
Cade?? Sumiu??

Então, tumen tô quereno essa receita de dois contos pra acabar com barulho das pastilhas, KD O KRA?

LAMA!!

carlos costa
21/08/2010, 20:13
desculpe estava viajando.vou postar as fotos em breve,ja adiantando usei molas da lona de freio da moto honda titan 125 2000.fiz pequenos furos de 1,5mm na pinça e prendi na pastilha puxando ela junto a pinça,a mola custa cr$0,80.comprei 4 , mais a broca cr$5,00 (o mais caro)pronto resolvido.obs nem tirei a roda...

zé dedão
24/08/2010, 07:59
^^^^fotos!fotos!^^

Marcos Vaz
24/08/2010, 10:50
Cara manda logo estas fotos.
Se estiver bem feito esta GAMBI você acabou de resolver o "CÂNCER" das sportages.

Baudenbacher
24/08/2010, 14:11
Fala Claudio, blz?
Os pinos da porta é facil encontrar, são chamados de pino elastico, em auto peças e casas de parafusos tem, tire o seu e leve como amostra.

[]s
(DU)

EDuarte,

Obrigado pela informação.

Abraço...

Marcos Vaz
27/08/2010, 16:30
desculpe estava viajando.vou postar as fotos em breve,ja adiantando usei molas da lona de freio da moto honda titan 125 2000.fiz pequenos furos de 1,5mm na pinça e prendi na pastilha puxando ela junto a pinça,a mola custa cr$0,80.comprei 4 , mais a broca cr$5,00 (o mais caro)pronto resolvido.obs nem tirei a roda...

Amigo Carlos, por favor poste logo estas fotos da sua "GAMBI" nas lonas de freio da sua viatura. Estou muito curioso em ver este problema resolvido.
Desculpa a insistência, mas não aguento mais o barulho das minhas lonas.

DouglasMac
29/08/2010, 01:01
:palmas:Essa é 10 !!! Realmente o Carlos Costa tem razão, as molas são pequenas e fortes, farei amanhã!!!!!:dance:

Marcos Vaz
31/08/2010, 09:56
Carlos, onde é feito o furo?
Onde prende a mola na pinça
Por favor explique logo, não aguento mais o barulho das minhas.

Patoloko
03/09/2010, 21:25
Para vc que está cansado de escutar a bateção da tampa do porta malas quando o carro passa por buracos e fica se perguntando: Será que eu esqueci o porta malas aberto?
Os meus batentes da mala estavam ressecados, duros e sem função. A princípio, colei uma tira de borracha macia sobre os batentes. Durante um tempo funcionou, mas como os batentes estavam muito ressecados, acabou quebrando de um lado. Solução: Gambitech
O sr. que mexe com borracha lonada (faz calços, buchas, etc...) me cobrou 25 reais pra fazer o par de batentes. E com o mesmo desenho do original. Amanhã fotografo, pois está de noite e não dá pra ver direito a foto.
Silencio absoluto dentro do carro, porta fechando justa. Parece que acabou de sair da concessionária.

Patoloko
05/09/2010, 17:47
Conforme prometido:

http://img814.imageshack.us/img814/9407/img0073a.jpg
http://img819.imageshack.us/img819/6871/img0074ab.jpg
http://img84.imageshack.us/img84/5142/img0075a.jpg
http://img205.imageshack.us/img205/8296/img0077ae.jpg

mr_takut
08/09/2010, 20:30

eu resolvi o barulho usando as presilhas do besta eles tem so uma parte que sobra que pode ser cortada com um alicate normal, fiz isso 4 meses atras e até agora tudo certo sem barulho.

Marcos Vaz
09/09/2010, 16:05
Amigo, qual é a Besta (modelo)
Qual é o ano?
Se puder tirar fotos eu agradeço.

mr_takut
09/09/2010, 22:11
Qual é o ano?

eu sempre pedi as presilhas do besta... vou a fazer fotos sabado o domingo e na próxima semana te passo.

EDuarte
17/09/2010, 09:32

Fala Marcos, blz...
Perdoe a intromissão, mas acho que é isso que vc quer.

[]s
(DU)

saulo DF
17/09/2010, 23:52
Sou novo aqui no fórum(primeira vez q participo), adquiri minha Sportage 2001 2.0 TDI a um mês e ja tive q trocar o cabeçote (tava trincado), mas não é sobre isso que busco solução. Bom, quero saber se existe alguma Gamb.,a respeito ou se alguém sabe qual canaleta serve para os vidros da sportage, pois os dianteiros quando totalmente abertos parecem estar soutos nas portas, fica um barulho de carro velho, e a resposta dos vendedores é sempre a mesma. "-Não temos canaleta da sportage, vai ser difícil de encontrar"!
Estou no aguardo, Obrigado!

DouglasMac
18/09/2010, 22:42
Sou novo aqui no fórum(primeira vez q participo), adquiri minha Sportage 2001 2.0 TDI a um mês e ja tive q trocar o cabeçote (tava trincado), mas não é sobre isso que busco solução. Bom, quero saber se existe alguma Gamb.,a respeito ou se alguém sabe qual canaleta serve para os vidros da sportage, pois os dianteiros quando totalmente abertos parecem estar soutos nas portas, fica um barulho de carro velho, e a resposta dos vendedores é sempre a mesma. "-Não temos canaleta da sportage, vai ser difícil de encontrar"!
Estou no aguardo, Obrigado!

Saulo, seja bem vindo aí meu jovem!!:concordo:

Seguinte: não sei de opção para as canaletas, mas saí fora de autorizada, também estou precisando e cotei os preços, UM ABSURDO!!!:odedo:

Acredito que uma boa oficina especializada em portas/canaletas deve ter alguma opção.

Seguinte, um pitaco: dá uma passeada pelo site e veja que tem de tratar muito bem o sistema de refrigeração dos SPT.
Não é problema só dos SPT não, mas tendo atenção e carinho tem motor pra muito tempo.

LAMA!!

saulo DF
20/09/2010, 20:21
[QUOTE=DouglasMac;1259456]Saulo, seja bem vindo aí meu jovem!!:concordo:

Seguinte: não sei de opção para as canaletas, mas saí fora de autorizada, também estou precisando e cotei os preços, UM ABSURDO!!!:odedo:

Acredito que uma boa oficina especializada em portas/canaletas deve ter alguma opção.

Seguinte, um pitaco: dá uma passeada pelo site e veja que tem de tratar muito bem o sistema de refrigeração dos SPT.
Não é problema só dos SPT não, mas tendo atenção e carinho tem motor pra muito tempo.

LAMA!!

E aí Douglas, beleza?
Te agradeço pelas dicas, vou até uma loja especializada em vidros. Quanto ao sistema de refrigeração ja estou pesquizando. Quando comprei a Sportage paguei 20600, ja sabendo que teria que fazer algo no motor, pois fumaçava muito(fumaça preta), mas não imaginava q era cabeçote trincado (fizeram um gato para vender). Pensei q mesmo se tivesse q fazer o motor valeria a pena pelo preço q paguei.
Mais uma vez obrigado! logo entrarei em contato de novo pois sou novo no mundo 4x4 e na Sportage e vou precisar de mais dicas.
Abraço!

Leo SP
20/09/2010, 20:51
Leo, vc achou o console central? Serviu na sua sport?

Boa noite! Patoloko, desculpe a demora na resposta esta bem corrido, fiquei tambem um tempo com a sport parada por causa do cabeçote, mais agora esta zero bala pois aproveitei para fazer uma revisão completa. Do console começei a pesquisar agora, achei um pelo preço de R$ 200,00 no parané se quizer te passo o link do mercado livre. Abraços. Leo:concordo:

mr_takut
21/09/2010, 15:28
Qual é o ano?

desculpe a demora aqui as fotos das presilhas na primeira tem a foto da original (uma raridade :D) e na secunda a da besta adaptada infelizmente estão montadas mas acho que da para intender (espero :pensativo:)

carlos costa
27/09/2010, 20:32
246117 segue as fotos da adaptaçao das molas da pastilha da sortage.preço do trabalho $5,00

DouglasMac
27/09/2010, 22:02
[QUOTE=DouglasMac;1259456]Saulo, seja bem vindo aí meu jovem!!:concordo:

LAMA!!

E aí Douglas, beleza?
Te agradeço pelas dicas, vou até uma loja especializada em vidros. Quanto ao sistema de refrigeração ja estou pesquizando. Quando comprei a Sportage paguei 20600, ja sabendo que teria que fazer algo no motor, pois fumaçava muito(fumaça preta), mas não imaginava q era cabeçote trincado (fizeram um gato para vender). Pensei q mesmo se tivesse q fazer o motor valeria a pena pelo preço q paguei.
Mais uma vez obrigado! logo entrarei em contato de novo pois sou novo no mundo 4x4 e na Sportage e vou precisar de mais dicas.
Abraço!

Saulo DF, se foi comprada em loja ou não, voce tem direitos com relação a garantia e etc.
Deixa por isso mesmo não!!!:roll:

LAMA!!

DouglasMac
27/09/2010, 22:06
246117 segue as fotos da adaptaçao das molas da pastilha da sortage.preço do trabalho $5,00

Carlos Costa, blz?:concordo: Ficou show dw bola, bão mesmo:palmas:
Mas só pra quem anda "normal", trilha e barro acho que arranca.
Quando voce comentou a ideia dias atrás, tentei achar um jeito, mas agora com a foto ficou fácil. Brigado irmão!!:dance:

LAMA!!

Patoloko
28/09/2010, 08:59
Carlos Costa, blz?:concordo: Ficou show dw bola, bão mesmo:palmas:
Mas só pra quem anda "normal", trilha e barro acho que arranca.
Quando voce comentou a ideia dias atrás, tentei achar um jeito, mas agora com a foto ficou fácil. Brigado irmão!!:dance:

LAMA!!

Tenho minha sport ha pouco tempo e ainda estou "descobrindo" suas virtudes e defeitos. Na minha tem um barulhinho que dá nas rodas dianteiras, parece uma coisa solta, que fica batendo, mas bem discreto. Esse é o barulho das pastilhas de freios que vcs tanto falam? :pensativo:

Lucena04
28/09/2010, 11:28
Tenho minha sport ha pouco tempo e ainda estou "descobrindo" suas virtudes e defeitos. Na minha tem um barulhinho que dá nas rodas dianteiras, parece uma coisa solta, que fica batendo, mas bem discreto. Esse é o barulho das pastilhas de freios que vcs tanto falam? :pensativo:
provável que sim

saulo DF
28/09/2010, 12:16
[QUOTE=saulo DF;1260778]

Saulo DF, se foi comprada em loja ou não, voce tem direitos com relação a garantia e etc.
Deixa por isso mesmo não!!!:roll:

LAMA!!
Valeu Douglas, porém eu dei minha palavra que assumiria os problemas vindouros tendo em vista o desconto no valor do carro(26.000 para 20600). Por isso não vou correr atras. Novidade: tive que fazer a parte de baixo do motor (+2.000).
Mas agora vai ficar zero.
Abraço.

DouglasMac
28/09/2010, 19:57
[QUOTE=DouglasMac;1266503]
Valeu Douglas, porém eu dei minha palavra que assumiria os problemas vindouros tendo em vista o desconto no valor do carro(26.000 para 20600). Por isso não vou correr atras. Novidade: tive que fazer a parte de baixo do motor (+2.000).
Mas agora vai ficar zero.
Abraço.

Trata de donzela, pra não dar mais problemas.:parede: Principalmente muita atenção no "mechanico". Fuça tudo aqui no site, entenda de tudo sobre refrigeração, lubrificação e cia.
Minha preocupação com voce, é por já terem mexido no motor e ele voltou a dar problema.:discordo:

LAMA!!

Baudenbacher
25/10/2010, 14:28
Fala pessoal,

Tudo bém com vocês?

Estou precisando de uma dica: escapamento de qual carro pode ser substituído pelo da Saportage gasolina ( :pensativo:Santana, Monza, Astra, Fusca:mrgreen:), estou fazendo orçamento aqui em Sorocaba e achei por uma pechincha de R$250,00 pelo abafador e mais R$ 78,00 pelo cano que vai depois do abafador :parede:.

Se alguém puder ajudar, eu agradeço...:concordo: :pipoca:

Abraço...

EDuarte
25/10/2010, 15:28
Fala pessoal,

Tudo bém com vocês?

Estou precisando de uma dica: escapamento de qual carro pode ser substituído pelo da Saportage gasolina ( :pensativo:Santana, Monza, Astra, Fusca:mrgreen:), estou fazendo orçamento aqui em Sorocaba e achei por uma pechincha de R$250,00 pelo abafador e mais R$ 78,00 pelo cano que vai depois do abafador :parede:.

Se alguém puder ajudar, eu agradeço...:concordo: :pipoca:

Abraço...
Fala Claudio...
Pode ser de qquer carro que tenha a mesma vasão, de qquer motor 2.0 que caiba naquele espaço.
A minha por exemplo esta com o abafador do kadette 2.0.

[]s
(DU)

wellfast
25/10/2010, 18:01
Consegui colocar o abafador(silencioso) do TIPO 2.0 16V, deu certinho.

mbm4x4
25/10/2010, 19:36
A minha coloquei do opala.
Teve apenas soldar os encaixes.

Baudenbacher
26/10/2010, 08:25
Valeu pessoal,

Vou cotar estas peças do Kadett, Tipo, Opala e outros 2.0 :-D.

Obrigado pela ajuda.:palmas::concordo:

Abraço a todos...

DUCAT
30/10/2010, 14:43

Carlos boa tarde,

sou novo por aqui e com 4x4 tb. Até criei uma nova discussão aqui no forum sobre o problema das "buchas" das pinças, essa foi a info na oficina, buchas. É que a minha Spt bate embaixo, nas rodas, como um pandeiro... O EDuarte já me informou que não são buchas, são as famosas presilhas que procurei bastante infos aqui no forum e que parece que é um problema crônico das Spt. Como não sou muito Magaiver com essas coisas, gostaria de mais infos de como acabar com esse barulho que não tem condições de aguentar, ok.

Agradeço desde já !

Marcos Vaz
31/10/2010, 02:53
Amigo Ducat, verifique no fórum que existe um tópico dando a solução do problema, fiz na minha e fim do problema.

DUCAT
18/01/2011, 18:30
Ok, obrigado. Deculpe a demora, mas o problema foi solucionado.

hadames
04/02/2011, 11:17
teria que ter vergonha de gastar com peças originais... a propósito: alguem ja usou o "burrinho" do chevette ou o da kombi (sem hidrovácuo) na sportage?

Sou novo por aqui tenho uma sptg tdi 2.2 2001 e tive problemas nos burrinhos, a solução foi o da besta antiga custou 35,00 reais cada e ta show de bola, as lonas usei as da kombi 2-z q e mais grossa e quase igual a orig. so tive q furar o patin e rebitar pra garantir colei ela antes de rebitar.

Marcos Vaz
08/02/2011, 14:00
Amigos, meu cilindro mestre de freio estava vazando e tirei de dentro do hidrovácuo quase 1 lt de óleo de freio. Ufa, ainda bem que não furou o hidrovácuo.
O problema é que não achei o cilindro original aqui onde moro e parti para a adaptação.
Fui direto ao cilindro mestre da Besta antiga ano 93 e bingo!!!!
Ficou show de bola, o problema que o reservatório da sportage não cabe no cilindro da besta. Ou você coloca o reservatório original que tem saída de óleo para embreagem ou faz como eu que coloquei o reservatório do gol da marca Vargas e adaptei um reservatório separado para a embreagem que no caso usei o do Corcel/Belina.
Vocês podem ver nas fotos que mando.

DUCAT
10/02/2011, 21:39
E aí Marcos...

vc está feliz com sua adaptação do motor AP ??

Estou me incomodando muito com a minha... sensor daqui, MAF dali, bomba de combustível...pensei também em colocar um AP, mas pelo jeito não deve ser qualquer AP que cabe na Kiazinha. Tenho um tio que possui uma oficina e é especialsta em adaptações, talvez possa fazer a minha.

Quais são as dicas que me podes passar, para não errar na escolha ?? Me preocupa um pouco o câmbio automático...será que tem jeito ??

Abraço

Marcos Vaz
11/02/2011, 17:56
E aí Marcos...

vc está feliz com sua adaptação do motor AP ??

Estou me incomodando muito com a minha... sensor daqui, MAF dali, bomba de combustível...pensei também em colocar um AP, mas pelo jeito não deve ser qualquer AP que cabe na Kiazinha. Tenho um tio que possui uma oficina e é especialsta em adaptações, talvez possa fazer a minha.

Quais são as dicas que me podes passar, para não errar na escolha ?? Me preocupa um pouco o câmbio automático...será que tem jeito ??

Abraço

Amigo DUCAT estou muito feliz sim e satisfeito com minha adaptação.
Minha dica pra você é:
Não coloque um AP abaixo de 2.0, será o melhor motor para sua viatura.
No meu caso coloquei um AP 1.8 e sinto falta de torque no carro. Ainda não encontrei um bom AP 2.0 para trocar, mas quando achar trocarei com certeza.
No mai procure aqui no forum meu topico que diz "Colocando AP na Sportage" que vc vai encontrar passo a passo minha adaptação.
Qualquer coisa é só perguntar.

DUCAT
11/02/2011, 19:17
Valeu Marcos !!

Já li todo o seu processo...trabalhoso, mas orgulhoso né...hehe

Abraço

Costa Junior
13/02/2011, 22:08
Alguem sabe qual boia do tanque da para adaptar na sportage diesel turbo?

Chico Almeida
17/03/2011, 23:55
Boa noite a todos.

Existe adaptação para as borrachas dos olhais dos tirantes de suspensão ou tenho que tentar encontrar originais????? Estou com o carro à venda e acho que muitas das borrachas estão ressecadas e queria trocar antes de negociar!!!!!
Outra coisa são as canaletas dos vidros, quando abro o vidro totalmente, eles ficam batendo dentro da porta (acho que só nas dianteiras!!!). Andei procurando por aqui mas não encontrei.
Se alguém puder, dá uma fôrça aí......eheheheh.

Abração,

EDuarte
18/03/2011, 08:27
As borrachas vc pode mandar recondicionar, quem faz esse trabalho tem varias borrachas.
Quanto as canaletas não eu sei, mas ja ouvi dizer que as do monza da.

[]s
(DU)

Chico Almeida
19/03/2011, 12:05
As borrachas vc pode mandar recondicionar, quem faz esse trabalho tem varias borrachas.
Quanto as canaletas não eu sei, mas ja ouvi dizer que as do monza da.

[]s
(DU)

EDuarte, boa tarde.

Valeu, amigo. Vou procurar por essas canaletas do Monza. Meu meca vai verificar como são as borrachas e tentar achar no comércio.

Abração,

leandro lima
13/04/2011, 08:46
quando tu for colocar o anel elastico de trava no eixo, coloque uma arruela atras para eliminar a folga do eixo, o que impede tambem o vasamento do vacuo nas spt que tem roda livre a vacuo.
Abraco

EDuarte
13/04/2011, 09:00
quando tu for colocar o anel elastoco de trava no eixo, coloque uma arruela atras para eliminar a folga do eixo, o que resolve o vasamento do vacuo nas spt que tem roda livre a vacuo.
Abraco
Ja vem com essa arruela de fabrica...

[]s
(DU)

leandro lima
13/04/2011, 09:13
to na mesma que vc, já desmontei tudo, so nao desmontei o motor, ainda.....
mas o esquema é esse. Tem muito mecanico metido a doutor de carro e vendedor de peça metido a dono de imobiliaria...

EDuarte
13/04/2011, 12:12
Não entendi Leandro...
Na mesma que eu?

[]s
(DU)

leandro lima
29/04/2011, 16:55
me refiro a aumentar a espessura da arruela, a arruela que vem de fabrica mede 1.75, com o uso, já peguei folgas de 3.2mm...
vlw..

claudinho10001
30/04/2011, 09:44
Esse topico de "recursos tecnicos" comumente conhecidos como "gambiarras" eh no minimo estranho para mim, haja vista a quantidade de pessoas com dificuldade de encontrar peças para a Sportage, mesmo em capitais. Minha cidade tem 260.000 habitantes e nunca tive problema em encontrar peças da viatura. Inclusive temos uma concessionaria Kia aqui e ja precisei de peças la e fui prontamente atendido. Entenda-se prontamente como pedir a peça e ela vir sem problemas e ate com preço razoavel.

Recentemente pedi o espelho retrovisor do lado direito (so o vidro que foi furtado) e a maçaneta interna da porta traseira esquerda e veio tudo zerinho por 100 pilas. No ferro velho so a maçaneta queriam 140 mangos. E tinha.

Ontem fui trocar os pneus (uso rodas Mangels aro 17, 255/60) alem de achar os pneus que sao dificeis, trocaram as molas traseiras pelas originais sem problema algum. Isso por que achei estranho quando o carro estava no elevador, ao mexer nas molas, elas simplesmente sairam na minha mao.

Como o carro estava "socando" mesmo sem peso, resolvi olhar e pra minha supresa aconteceu isso. Segundo o mecanico eram molas do Corsa do tipo barril. Agora o carro esta dez, pois parou de
balançar, esta mais alto e firme. A Kia inclusive detectou uma trinca no chassi que me fez perder um pneu por conta do desalinhamento. Me indicaram "o cara" aqui em GV e tudo se resolveu. Parabens ao Dinho da Kia Motors. Inclusive ja me fizeram referencia a ele aqui no forum.

Realmente fico com pena dos companheiros de infortunio, mas se quiserem trazer suas viaturas pra ca, fico feliz inclusive em hospeda-los, por que aqui tudo se resolve! Tenho um amigo torneiro em Teofilo Otoni (140 km daqui) que faz verdadeiras maravilhas a preço de uma cervejinha. Mesmo eu nao tendo difuculdades em achar peças. ele ja fez pra mim determinados componentes com material melhor que o original. Voì là!

cegandrade
30/04/2011, 18:50
Meu amigo me manda o telefone dessa agencia, pois aqui no interior do rio a agencia da kia mais proxima serve mal para vender carro zero, pois nao tem peça alguma.

claudinho10001
02/05/2011, 10:40
Aqui na concessionaria Kia (TAG) tam. bem nao tem peças, mas o serviço de pedidos eh muito eficiente e creio que deve ser igual o funcionamento em outras concessionarias da marca. Voce pede as peças ou o mecanico faz uma verificaçao e ve o que seu carro precisa, eles assessam o catalogo eletronico e ali mesmo eles fazem o pedido. Eh necessario fazer um cadastro do cliente, inclusive com o numero do chassi do veiculo. Pelo tempo que levou (uns 15 dias), acredito que as peças venham da China. Razoavel esperar, pelo menos voce tem a certeza que nao vai ficar na mao. De qualquer forma, eis o telefone da TAG: 33 3202-9100

cegandrade
04/05/2011, 00:29
Aqui na concessionaria Kia (TAG) tam. bem nao tem peças, mas o serviço de pedidos eh muito eficiente e creio que deve ser igual o funcionamento em outras concessionarias da marca. Voce pede as peças ou o mecanico faz uma verificaçao e ve o que seu carro precisa, eles assessam o catalogo eletronico e ali mesmo eles fazem o pedido. Eh necessario fazer um cadastro do cliente, inclusive com o numero do chassi do veiculo. Pelo tempo que levou (uns 15 dias), acredito que as peças venham da China. Razoavel esperar, pelo menos voce tem a certeza que nao vai ficar na mao. De qualquer forma, eis o telefone da TAG: 33 3202-9100

Obrigado pela dica e telefone

Ana Rita
25/08/2011, 17:34
Olá, sou nova por aqui!! Acabei de adiquirir minha primeira 4x4 Sportage 99 Mrdi, apos ler mtas postagens no site, e continuo lendo e to cada vez me apaixonando mais por esse mundo off road, levei meu 4x4 ao mecanico antes de comprar e apos a compra levei em mais 2, tds elogiaram o motor, uffa...alivio!! Já li por aqui em mtos topicos q o maior cuidado nesse carro é o arrefecimento, estou providenciando cuidados com isso, pra n ter problemas futuros, tem 1 dia q to com o carro, e segunda estarei fazendo limpeza de radiador e etc. O que eu quero saber aqui de vcs é sobre o radiador, meu mecanico disse que existe um sistema que puxa a agua do reservatorio para o radiador, e que se isso estiver funcionando, otimo ( ele olhou superficialmente essa parte), agora minha pergunta , como faço pra descobrir se esse sistema esta funcionando normalmente?! segundo ele, se n estiver, terei q completar a agua direto no radiador e sempre ate a boca, agua essa que ja soube que tem q ser desmerilizada e com aditivo de radiador.
Minha outra duvida é , ta dando sentelha, e o mecanico disse q tem q substituir as bobinas, então ai vai...tem alguma de outro carro q substitua? vcs sabem onde eu posso comprar? vai doer meu bolso?rsrs!!
Ah, e parece q as buchas do cambio tb estao com folgas ou estouradas, onde encontro?! teve um membro aqui do site q me aconselhou a pedir ao mecanico pra ir a um torneiro e pedir q ele faça as buchas em nylon, só n sei se consiguirei isso aqui na minha regiao, pois moro na regiao dos lagos e n é como cidade grande.
Bom, aguardo a ajuda de vcs...e confesso...n largo um 4x4 nunca mais...to adorando e acho q me apaixonarei mais ainda qud fizer a primeira trilha...NAO VEJO A HORA!!!
Aguardo a ajuda de vcs!!!!

Robinho da Jaguatirica
25/08/2011, 17:41
Ana Rita,

Seje muito bem vinda ao forum!
O funcionamento do vazo de expansão é muito simples, quando quente ele recebe o excesso de água do radiador (expansão) a medida que vai esfriando esta água volta pro radiador em função d vácuo criado.
Pra saber se está tudo ok faça o teste da garrafa, marque também o nível da água do vaso frio e complete a água do radiador, no outro dia o nível do vaso deve ser o mesmo e o radiador completo também.
Quanto ao restante de suas dúvidas, aparecerão experts nos motores a gasolina pra te ajudar, entendo pouco mas é das diesel.

Boa lama!

Robinho

EDuarte
25/08/2011, 17:48
Aproveitando o assunto do radiador, como acabou de comprar a viatura, observe o estado da tampa do radiador, se estiver com aspecto velho, enferrujada ou com a valvula de retorno travada não exite em trocar pois pode custar seu motor, custa baratinho, mas coloque a tampa correta de 0.9.

[]s
(DU)

Ana Rita
31/08/2011, 10:04
Oi eduart, agradeço a dica, estive olhando e a tampa está bem inteira e é essa numeraçõa, mas ficarei atenta a tds os detalhes.
O que to querendo saber do pessoal, é sobre a bobina, se tem alguma adptação de outro carro, e se n tem, onde posso encontrar...se alguem tem noção de preço.
E mais uma vez registrando q estou apaixonada pelo carro...EXCELENTE!!!!
Fico no aguardo.

EDuarte
31/08/2011, 10:23
A bobina vc pode colocar qquer uma, o problema é encaixala no lugar original e a boa vontade do mexanico em fazer a adaptação.
Ligue na CF import 11-3739-0160 Sr. fernado, ele tem as bobinas originais e não é cara.
Se o problema da sua bobina for só o trinco, da pra arrumar, peça para o meca abrir (raspar) o trinco até chegar no metal e encher com araldite, as minhas estavam trincadas, fiz esse serviço e estão funcionando normalmente.

[]s
(DU)

Ana Rita
31/08/2011, 10:38
Hum...vou falar isso com meu mecanico, ele disse q o cabo da do gol power serve, porem resta saber se o problema é so no tal cabo, q creio q n seja cabo de vela o que ele se refere. Mas estarei passando essa informação a ele.
Essa CF tem site?!

EDuarte
31/08/2011, 10:46
Link:
Peças e Acessórios para Automóveis Importados | Produtos CF Import (http://www.cfimport.com.br)

[]s
(DU)

Leandro-MacaúbaPaisagismo
31/08/2011, 13:06
Oi Ana, também sou do litoral do Rio, sou de Macaé/RJ e sempre compro peças na KIA daqui, o problema é o preço e a demora, as vezes demora uns 15 dias para chegar uma peça original. Mas, o melhor é que aqui em nossa regiao existe uma loja que tem tudo, tudo mesmo, para o nosso carro, e bem rapido, se chama shopping das vans, apesar do nome tem peças para todos os carros utilitarios. Tem loja em Rio das Ostras, Araruama e Macaé. Segue o telefone da loja de Araruama, que é a maior: Tel: (22) 2665-3655. O dono se chama Rene mas geralmente ele está em Macaé ou em Rio das Ostras. Espero ter ajudado. Olha entre no topico: trilha,passeios e eventos / trilhas offroad / trilhas em Macaé e redondezas. Lá vc vai ficar sabendo de alguns passeios/trilhas que rolam em nossa regiao, pode ser na praia ou na serra.

01/09/2011, 08:46
Prezados amigos, sei que existe um topico que fala de rodas livres, mas como não o encontrei resolvi postar meu problema aqui mesmo. Uso roda livre AVM a quase 2 anos e de uns meses pra cá tenho notado um barulho muito chato nela. Pensei que fosse as presilhas das pastilhas dos freios, verifiquei mas nao é. O barulho é tipo um chocalho e com o passar dos dias tem aumentado muito. Quando giro a peça e passo de 4x2 para 4x4 e ando tracionado o barulho para na hora e o sistema funciona normalmente, faço minhas trilhas normal, quando volto para o 4x2, depois de um tempo, o tal chocalho volta com tudo. Já abri a roda livre e coloquei graxa no sistema, o barulho melhorou em 70%, mas depois de 30 dias voltou com tudo de novo. O barulho é bem chato, principalmente quando ando em buracos ou em paralelos. Alguem poderia me ajudar, me dar uma dica do que fazer?

Lucena04
02/09/2011, 07:56
entra em contato com a AVM, uma vez eu entrei em contato com eles pq eu tive problema com um jogo de espaçador de rodas (me venderam o de Suzuki que apesar de ter a mesma furação o espaçador é diferente) e eles foram bem atenciosos. Se eu não me engano eles vendem um kit de reparo para roda livre. Depois compartilha com a gente a solução desse seu problema, pode ser que aconteça com mais alguém.

Luiz Roberto Coura Paiva
06/09/2011, 09:19
Barulho na roda livre avm

Prezados amigos, sei que existe um topico que fala de rodas livres, mas como não o encontrei resolvi postar meu problema aqui mesmo. Uso roda livre AVM a quase 2 anos e de uns meses pra cá tenho notado um barulho muito chato nela. Pensei que fosse as presilhas das pastilhas dos freios, verifiquei mas nao é. O barulho é tipo um chocalho e com o passar dos dias tem aumentado muito. Quando giro a peça e passo de 4x2 para 4x4 e ando tracionado o barulho para na hora e o sistema funciona normalmente, faço minhas trilhas normal, quando volto para o 4x2, depois de um tempo, o tal chocalho volta com tudo. Já abri a roda livre e coloquei graxa no sistema, o barulho melhorou em 70%, mas depois de 30 dias voltou com tudo de novo. O barulho é bem chato, principalmente quando ando em buracos ou em paralelos. Alguem poderia me ajudar, me dar uma dica do que fazer?

Leandro Marinho
SPORTAGE 2001 TDI curta
TOYO TIRES open country A/T 225/75R15 / Lift Suspensão

E aí Leandro, descobriu a causa do barulho na roda livre AVM? Alguma novidade? Também estou com o mesmo proplema.

06/09/2011, 15:36
Barulho na roda livre avm

Leandro Marinho
SPORTAGE 2001 TDI curta
TOYO TIRES open country A/T 225/75R15 / Lift Suspensão

E aí Leandro, descobriu a causa do barulho na roda livre AVM? Alguma novidade? Também estou com o mesmo proplema.

Caro Amigo,
ainda não tive tempo de tentar abrir...amanha vou fazer uma boa trilha e depois devo encostar a viatura para fazer pequenos reparos, ai sim devo ter uma resposta, ok? Se por acaso vc mexer antes de mim, me diga o que vc fez para melhorar.
Abraços.

Jorge Roa
17/09/2011, 10:24
Olá Ana,eu assim como vc acabei de adquirir uma Sport 98 e gostei muito,o unico problema que estou sentindo é que vou ter de trocar de mecanico,pois o meu está acostumado a apenas pedir as peças em seu fornecedor e enviar a facada pra mim.Percebi que preciso arrumar um mecanico que seja criativo e não apenas burocrático,senão não tem bolso que aguente.De qualquer maneira Parabéns e curta muito sua viatura.

eduardoozzy
28/09/2011, 19:10
meu, me ajuda to com problema na trava do braço do estepe, ela trava e nao solta , fiquei quase um mes sem abrir o porta malas, ate que deu pra desmontar a trava , mais o cabo de aço ja nao solta mais ela, parese q ela ta ruim tbm. eu acho facil uma nova ou tem q adaptar?

EDuarte
28/09/2011, 19:28
Edu,
Veja se o cabo não escapou na alavanca interna...qquer coisa traz ela aki que vejo isso pra vc.
Vc disse que ia devolver pra agencia, achei que tinha devolvido.

[]s
(DU)

eduardoozzy
29/09/2011, 12:35
fala ai chara. o cara mandou la no mecanico dele, bom ele disse q tava fora de ponto, q tinha pulado quatro dentes da correia, aparentemente ficou bom, quanto a trava eu desmontei como vc me explicou, deu pra soltar o braço, la na ponta o cabo tava prezo, mais ta com muita folga.

augustoslz
11/10/2011, 12:31
315297315298315299Estou realizando uma inclusao de sensor de temp. da agua do motor para melhor monitorar a jubiraca, acabei de fazer o motor completo aproveitei somente bloco do motor o restante tudo std. Segue fotos da pças, quando terminar mando mais.
Removi da valvula termo o pino q fica o lado da mola aumentando a passagem de agua, percorri 120 km a +- 100km/h, pois meu motor ainda esta amaciando, a temperatura sempre esteve dois traços abaixo do meio +- 80 C.
Este sensor comprei com um relogio digital q tem saida aux para inst. um rele qdo for colocar uma vent. eletr. e tem um led q acende qdo chega a temp. q pode ser ajustada como quiser, memoriza a temp. mais alta e o rele tb é ajustavel. No torneiro soldou uma porca de aço em um tubo inox para colocar na mangueira superior prox. ao sensor original, 20 latinhas. Espero monitorar melhor assim.:parede:
Lama. :cool:

Bispo
11/10/2011, 20:09

Boa noite a todos,

Tive o problema semelhante ao de vcs, veja se não são os rolamentos (interno e externo)
No meu caso foram os rolamentos, a roda livre está OK

Espero ter ajudado

Boa sorte

Bispo

Bispo
11/10/2011, 20:12
Augusto, onde vc adquiriu este sensor com relógio digital ????
Estou querendo colocar na minha também, por gentileza, nos informe o modelo e se possivel, o local onde vc adquiriu e o valor.

Valeu!

Bispo

augustoslz
11/10/2011, 23:50
Augusto, onde vc adquiriu este sensor com relógio digital ????
Estou querendo colocar na minha também, por gentileza, nos informe o modelo e se possivel, o local onde vc adquiriu e o valor.

Valeu!

Bispo
Temperatura Da Água Digital 52mm Vermelho C/ Sensor+brinde!! - R$ 79,90 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-198390859-temperatura-da-agua-digital-52mm-vermelho-c-sensorbrinde-_JM)

no digital e no painel com o motor ligado por uns 10 min, o carro ferve e o original nem ai...
79,90 + frete paguei 100,00315444315445315446

Bispo
12/10/2011, 11:02
Temperatura Da Água Digital 52mm Vermelho C/ Sensor+brinde!! - R$ 79,90 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-198390859-temperatura-da-agua-digital-52mm-vermelho-c-sensorbrinde-_JM)

no digital e no painel com o motor ligado por uns 10 min, o carro ferve e o original nem ai...

Vou providenciar um para mim, isso demonstra o quão as viaturas são resistentes. O sensor que vem nelas, ao meu ver, são falhos ...

Obrigado Gustavo

augustoslz
12/10/2011, 14:25
varios aq ja tiveram problemas, a agua ferve perde agua e o marcador nao registra.
com esse sistema fica muito mais seguro, melhor gastar 150,00 do que 2.000,00 no minimo se o cabeçote for pro saco.
trocar as mangueiras do sistema é muito importante, assim como uma ventoinha eletrica que mais eficiente com motor em baixas e altas rotaçoes.

eduardoozzy
12/10/2011, 17:40
e ai edu, to vendendo minha sportage c vc souber de alguem que queira uma.

Djalma colombo
12/10/2011, 21:50
Falando em "gambitech", ontem coloquei o silencioso da ecosporte 2.0 ou sieilá o que. galera ficou com ronco de carro de luxo, só se ouve o motor quando se pisa com gosto! kkkkkkk...Ficou muito bom!

Ana Rita
18/10/2011, 18:37
Os espelhos originais estão caros? Difíceis de encontrar? A solução você vê todos os dias nas ruas, nos Ford Escort. Isso mesmo, espelhos do Escort 89, e são elétricos. É o terceiro modelo de espelho que uso na minha Sportage, antigamente eu usava os espelhos do Jeep Willys modelo Wrangler, mas esses espelhos do Escort são definitivos.

Abraço

Oi Julio, eu estou com esse problema, um retroviso quebrado, lado carona, e n acho o original em lugar algum. E li seu post sobre o retrovisor do escort 89, procurei na net e é barato, porem só tenho encontrado o sem ser elétrico. Já que vc adaptou em seu carro, pode me dizer se pode ser ou n o sem ser eletrico?! A outra pergunta, é se ele vem com esse acabamento perto da lataria, pois a minha base que segura o retrovisor, ta quebrada e n dá pra aproveitar. Tô aguardando anciosa, n aguento mais ver o retrovisor pendurado.
Obrigada.

Henrique Petropolis
18/10/2011, 22:25
O preço que vão pedir em um espelho eletrico do Escort tu compras um original nas dezenas de desmanche que tem indo para Itaborai ,voce que esta na capital é molinho de atingir este destino !!!

cegandrade
20/10/2011, 10:44
Eu passei pela br na semana passada e vi uma branca e uma escura nos desmanches de lá

Lucena04
20/10/2011, 15:44
Eu estava pesquisando uma tabela de aplicação de bicos injetores e vi que tem um modelo específico da Kombi que é bem parecido, tem a mesma resistência (14,4-17,5) porém a vazão é um puco maior (menos que 10%), ainda não sei se é só tirar um e colocar o outro. Quando vi isso achei que tinha resolvido o problema com os bicos, porém os bicos da kombi custam praticamente o mesmo preço da Sportage, aliás ate mais caro, quem diria...

EDuarte
20/10/2011, 16:23
Fala Lucena...
Coloca o bico do santana, tira o bico da sportage de dentro daquela capa e cola o do santana, mas usa bem pouca cola senão qdo precisar fazer denovo vc não consegue tirar, ja fiz esse trampo e fica perfeito.

[]s
(DU)

DouglasMac
20/10/2011, 16:28
Eu estava pesquisando uma tabela de aplicação de bicos injetores e vi que tem um modelo específico da Kombi que é bem parecido, tem a mesma resistência (14,4-17,5) porém a vazão é um puco maior (menos que 10%), ainda não sei se é só tirar um e colocar o outro. Quando vi isso achei que tinha resolvido o problema com os bicos, porém os bicos da kombi custam praticamente o mesmo preço da Sportage, aliás ate mais caro, quem diria...

Lucena,Bão?

Comprei um verde original 0K01D 13250 (Made in Germany) - por R$359,00 e o motor voltou a ficar macio e fazendo 7 Km/litro na cidade e trilha.
Agora, vou abrir o bixo, o velho, e ver como se pode adaptar um outro por dentro. A sua informação a respeito da Kombi foi ótima, contribuiu!!!:dance:

Lucena04
20/10/2011, 16:48
Parece que o do santana que mais se aproxima é o magnetti mareli modelo IWP 043.
Quem quiser ter acesso a tabela: TABELA DE BICOS INJETORES | Bico Injetor Bertolazzo , os melhores preços. (http://www.bicoinjetor.org/tabela-de-bicos-injetores/)
cheguei a achar o bico da Sportage por cento e poucos mas ainda estava achando caro, eu estava querendo trocar os 4. O carro até que aparentemente está andando bem porém o mecânico disse que existe que tem um bico que está zuado.
O da Kombi que eu falei que tem as especificações muito parecidas é o 0280150553 bosch, mas é bem caro tb.

EDuarte
20/10/2011, 18:01
Parece que o do santana que mais se aproxima é o magnetti mareli modelo IWP 043.
Quem quiser ter acesso a tabela: TABELA DE BICOS INJETORES | Bico Injetor Bertolazzo , os melhores preços. (http://www.bicoinjetor.org/tabela-de-bicos-injetores/)
cheguei a achar o bico da Sportage por cento e poucos mas ainda estava achando caro, eu estava querendo trocar os 4. O carro até que aparentemente está andando bem porém o mecânico disse que existe que tem um bico que está zuado.
O da Kombi que eu falei que tem as especificações muito parecidas é o 0280150553 bosch, mas é bem caro tb.

Magnetti Mareli não serve, é totalmente diferente, tem que ser bosch, o que melhor se adapta é o do santana, tanto na resistencia qto na vazão, que por sinal é o mesmo do omega, vectra, etc... se for 1.8 alcool a vazão é maior

[]s
(DU)

DouglasMac
21/10/2011, 11:55
Então, pesquisei esse Bertolazzo e no ML, realmente achei a R$199,00 mas, tenho receio de xing-ling (traumas diversos). :parede:
Fui de Bosch Germany original e com a certeza de não ser um recondicionado...

Seguinte, abri a capa preta do bico e olhei bem e pensei: isso vai dar um trabaião danado, gastar com um bico adaptado, pode vazar na emenda que será feita e etc, etc e tal....deixei de lado. Os bicos não estão caros se comparar com outras viaturas, eu é que estou ganhando pouco!!!:karate:

Lucena04
21/11/2011, 13:48
Tem um amigo precisando do cabo do freio de mão da Sportage, vcs sabem de algum que dá para adaptar? Procurei aqui no fórum, mas não achei nada.
Valeu

EDuarte
21/11/2011, 14:55
Ja precisei varias vezes mas não encontrei nenhum plug and play, se a capa estiver boa da pra adaptar o cabo da kombi.

[]s
(DU)

DouglasMac
21/11/2011, 18:32
Sei de nada, mas o Eduarte sugeriu algo interessante...que tal comprar o cabo a metro, aproveitar a capa e colocar aquele "sargento" na ponta?
Já olhou o preço na Kia?

Abraços!

EDuarte
21/11/2011, 19:19
O cabo da kombi é baratim e aproveita o elo que tem em uma das pontas pra prender na sapata do freio igual ao original, ja embaixo do carro na alavanca tem que usar o grampo ou akeles conhecidos como quebra galho (um pino com um parafuso no meio) não sei o nome ao certo...

[]s
(DU)

Lucena04
18/01/2012, 22:49
descobri, por acaso, que a rosca do prisioneiro (ou porca) das rodas da Sportage é o mesma de alguns veículos da ford como por exemplo o Fiesta e a Ecosport. Comprei o prisioneiro do Fiesta por R$ 0,99, porém tem que usar uma chave de roda menor (19) para fazer o aperto.

EDuarte
19/01/2012, 09:01
Fala Lucena...
Só uma observação, verifique se a parte conica da porca não é muito menor que a original pra não correr o risco de "arrombar" o furo da roda.
Se for pouca coisa menor, compensa vc trocar todas as porcas pra ficar tudo igual.

[]s
(DU)

Lucena04
19/01/2012, 09:34
Pelo que vi não tem risco de arrombar o furo, fiz isso só para quebrar um galho, quando comprei achei que era do mesmo tamanho.
Da próxima vez que eu for ao mercadocar eu vou ver se encontro algum que dê para usar a mesma chave de roda, acho que se a Ranger usar prisioneiros eles devem ser iguais ao da Sportage. Se eu achar algum que for igual (que dê para usar a mesma chave de roda) eu posto por aqui.

L.Andrade
17/02/2012, 21:33
Fala EDuarte terminei meu lift ontem e coloquei os MUD 31 hoje porem estranhei muito e pensei em por um alargador de rodas voce teria como me indicar uns prisioneiros mais compridos?? sera que os da D20 servem??quando era opaleiro para colocar rodas 17 eu usava os da D20 mas agora nao sei!!!obrigado abrçs

EDuarte
18/02/2012, 09:16
Fala EDuarte terminei meu lift ontem e coloquei os MUD 31 hoje porem estranhei muito e pensei em por um alargador de rodas voce teria como me indicar uns prisioneiros mais compridos?? sera que os da D20 servem??quando era opaleiro para colocar rodas 17 eu usava os da D20 mas agora nao sei!!!obrigado abrçs

Existem espaçadores específicos pra sportage, veja Espaçador Roda Kia Sportage - Lançamento Avm Alargador - R$ 260,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-222397198-espacador-roda-kia-sportage-lancamento-avm-alargador-_JM?redirectedFromParent=MLB212984771)
Procure nas lojas de off road como a jipebras, gama4x4, garra4x4, etc...eles tem.
Se vc colocar espaçador vai ter que cortar o parachoque dianteiro.

[]s
(DU)

Luiz Roberto Coura Paiva
21/02/2012, 07:49
Bom dia!

O cinto de segurança da vtr, do lado do motorista, está puído. Alguém sabe de algum modelo que sirva para substituir?

Abraços a todos.

Fabiano Klug
16/04/2012, 13:59
Muito interesante este topico, nada melhor que conhecer melhor o carro que se tem diariamente.....

Alguem sabe dizer qual seria a temperatura correta de trabalho do motor a diesel, pois estou olhando varios tipos de utilitario e vejo que ajuda bastante a manter um carro assim em dia com tecnicas pessoais, e a Sportage é a que tem bastante assunto aqté aqui ja, e estou vendo uma Grand 2001 diesel, para uso diario na cidade e eventuais passeios por estradas de terra, não tenho interese em fazer trilha.

jotaunior
17/04/2012, 07:41
Existem espaçadores específicos pra sportage, veja Espaçador Roda Kia Sportage - Lançamento Avm Alargador - R$ 260,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-222397198-espacador-roda-kia-sportage-lancamento-avm-alargador-_JM?redirectedFromParent=MLB212984771)
Procure nas lojas de off road como a jipebras, gama4x4, garra4x4, etc...eles tem.
Se vc colocar espaçador vai ter que cortar o parachoque dianteiro.

[]s
(DU)

Bom dia amigos,
no domingo um Zequinha me ligou falando que viu um jeep com os espaçadores feitos de tecnil, alguém sabe se esse espaçador fica bom e resistente como os feitos de aço?

Abraços,

Márcio_bv
23/06/2012, 22:22
Beleza pessoal,

sou novato, comprei uma sportage 2001 diesel a dois dias. Tem um barulho de algo batendo. Descartei o banco traseiro, uma vez que eu coloquei peso e o barulho permaneceu. Acredito que seja o estepe balançando e mexendo com a tampa do porta malas. Tem alguma gambitech para firmar mais os bancos e o estepe?
Outra pergunta aos mais experientes. É normal o barulho do final do mundo quando a viatura atinge os 100Km/h. Só faltaram os cavaleiros do apocalipse. O barulho do motor é insurdecedor.

Valeu,

Marcus Pereira
24/06/2012, 16:23
Bem vindo ao fórum Márcio_bv.
Quanto aos ruídos nos bancos/estepe não sei te dizer nada, mas com relação ao "barulho de final de mundo" em alta velocidade, posso te afirmar com certeza que não é normal, também tenho uma TDI e normalmente chego a 120 km/h sem nenhum ruído a nível de incomodar. Sugiro vc verificar a origem do ruído, será motor, transmissão (diferencial/cardã), rodas, etc...?
Com mais detalhes, com certeza algum colega do fórum poderá ajudá-lo na solução.
Abç.

cegandrade
25/06/2012, 08:27
Provavelmente deve estar com a ventuinha travada. A minha quando estava parecia carro turbinado. Depois que troquei por uma eletrica ficou um solencio só.

leandro bagatta
25/06/2012, 09:24
A minha ano 97 está com o ar condicionado desligado, já comprei assim, fui ver esta queimado ou quebrado o compressor, alguem sabe algum que de certo na sportage, tava vendo no mercado livre o da GM, da meriva, será que dá certo?

judemar swarowsky
25/06/2012, 19:59
então amigo, tbem tenho uma tdi 2001 diesel,e não faz barulho algum mesmo em 120 k/h. quanto ao barulho no estepe,coloquei mais um pedaço de mola semelhante aquela do suporte para dar mais pressão, resolveu 100%.
abraço.

Fabiano Klug
26/06/2012, 10:47
Sou tirando umas duvidas, a furação, encaixes deste equipamento deve ser tudo igual tanto no motor a diesel quanto gasolina certo?

Costa Junior
28/06/2012, 22:34
Quanto aos ruídos nos bancos/estepe não sei te dizer nada, mas com relação ao "barulho de final de mundo" em alta velocidade, posso te afirmar com certeza que não é normal, também tenho uma TDI e normalmente chego a 120 km/h sem nenhum ruído a nível de incomodar. Sugiro vc verificar a origem do ruído, será motor, transmissão (diferencial/cardã), rodas, etc...?
Com mais detalhes, com certeza algum colega do fórum poderá ajudá-lo na solução.
Abç.

Marcos Pereira,
minha vtr trepida e faz barulho qdo atinge 100km de velocidade. Meu mecanico examinou e disse ser a cruzeta com folga. Disse tyambem que a do jeep pode ser cortada pra dar na spt.
Espero qter ajudado
costa Junior

EDuarte
28/06/2012, 23:02
Marcos Pereira,
minha vtr trepida e faz barulho qdo atinge 100km de velocidade. Meu mecanico examinou e disse ser a cruzeta com folga. Disse tyambem que a do jeep pode ser cortada pra dar na spt.
Espero qter ajudado
costa Junior

Cortar cruzeta do jeep pra adaptar na sportage? Ta doido Costa?
A cruzeta da sportage é facil de achar e é barato.
Isso ou é cardã desbalanceado ou balanceamento de roda.

[]s
(DU)

DouglasMac
29/06/2012, 10:45
Fabiano, furação e suportes são diferentes de gasol para diesel, e do diesel 2.2 para 2.0 também é diferente.

Abraço.

Fabiano Klug
29/06/2012, 10:57
Fabiano, furação e suportes são diferentes de gasol para diesel, e do diesel 2.2 para 2.0 também é diferente.

Abraço.
Bom saber, agora poderiam ter reduzido bastante o custo de projeto e produção se os equipamentos fosse iguais, mudando apenas no maximo os suportes.

Costa Junior
30/06/2012, 22:49
Cortar cruzeta do jeep pra adaptar na sportage? Ta doido Costa?
A cruzeta da sportage é facil de achar e é barato.
Isso ou é cardã desbalanceado ou balanceamento de roda.

[]s
(DU)

Ok, é que aki em natal, nao encontrei a cruzeta na autorizada.

rafaelbedendo
22/07/2012, 18:08
Ola amigos tudo bom?
Muito show o tópico sobre as SPT.

Estou comprando uma 96/97 Diesel, e gostaria de saber onde tem uma oficina ou alguem do forum q poderia me ajudar a ver se esta tudo em ordem no carro.
O proprietario falou q foi feito o motor todo a pouko tempo.
Tenho vontade de fazer um Lift, colocar Snorkel e tudo mais.

Me perdi um poko no forum pois vi muitas info sobre Carros a Gasolina mas poukas para carros a Diesel ou me enganei?

Moro Na região de Interlagos, São Paulo - Zona Sul.

No aguardo,

Desde ja obrigado e abraços a todos.

EDuarte
22/07/2012, 18:23
Ola amigos tudo bom?
Muito show o tópico sobre as SPT.

Estou comprando uma 96/97 Diesel, e gostaria de saber onde tem uma oficina ou alguem do forum q poderia me ajudar a ver se esta tudo em ordem no carro.
O proprietario falou q foi feito o motor todo a pouko tempo.
Tenho vontade de fazer um Lift, colocar Snorkel e tudo mais.

Me perdi um poko no forum pois vi muitas info sobre Carros a Gasolina mas poukas para carros a Diesel ou me enganei?

Moro Na região de Interlagos, São Paulo - Zona Sul.

No aguardo,

Desde ja obrigado e abraços a todos.

Seja bem vindo Rafael, vc deveria ter postado nesse topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/16393-sportage-apresentacao-e-bate-papo-livre-282.html
Estou repassando pra la assim damos continuidade no lugar certo.

[]s
(DU)

Rubinho Recife
13/08/2012, 23:29
to precisando trocar o sensor de nivel de combustivel.
nao acho o original !!!
spt diesel grand 2.0tdi
alguma gambi pra isso?

vagnerricardo
16/08/2012, 11:34
Bom dia galera,
sou um recente comprador de uma sportage 99 tdi uma maravilha de carro.
porem tenho 2 problemas a serem resolvidos.
como vi aqui tem varias paradas de outros carros que resolvem.
e estou com o mesmo problema do amigo com o post anterior.
nao marca o comb. fica complicado rodar sem esse bendito instrumento.
alguem sabe um de outro carro que sirva?

DouglasMac
17/08/2012, 22:09
Existem técnicos em eletrica que recuperam, mas aí na sua cidade não conheço. Abraço.

vagnerricardo
20/08/2012, 16:33
Boa tarde,
Pois é amigo, o detalhe que semana passada andando bastante começou a piscar eventualmente uma luz que eu pouco sabia que existia com desenho de uma bomba de combustivel (como se estivesse na reserva) o detalhe que com 300km já to completando o tanque dela.
enfim. nao sei como resolver esse pepino, mas pelo que vi é defeito eletrico nela.
não tem como trocar pela da ranger ou qualquer carro parecido?
Como é meu primeiro carro a diesel, ainda estou um pouco perdido. em relação a peças , uma delas que me deixa um pouco confuso é o fato de não encontrar a boia do diesel barata..

leandro bagatta
22/08/2012, 12:08
Alguém sabe onde podemos encontrar o diferencial traseiro da sprtage gas 2000?

gutors
25/09/2012, 23:05
Abç.

a minha sportage fazia um barulho que chegava a tremer o painel. era filtro de ar danificado. só para constar

gutors
11/10/2012, 21:51
gente, não sei se chega a ser gambitech, mas alguem sabe onde cromar novamente o quebra mato da sportage AQUI PELO SUL? Eu moro no litoral e a minha já está enferrujando....

vande49
11/10/2012, 22:08
gente, não sei se chega a ser gambitech, mas alguem sabe onde cromar novamente o quebra mato da sportage AQUI PELO SUL? Eu moro no litoral e a minha já está enferrujando....

Tenta este é especializado em recuperação e cromação de peças automotivas.

Di Metalis (http://www.dimetalis.com.br/)

vande49
11/10/2012, 22:32
Tenta este é especializado em recuperação e cromação de peças automotivas.

Di Metalis (http://www.dimetalis.com.br/)

ou este em Canoas

Cromagem Maxicromo

Tel: (51) 3475-7733 | 3475-4238

Djalma colombo
12/10/2012, 11:04
Gutors, tem um detalhe: o quebra mato da sptg não é cromado, ele é em aço inox, dependendo do cromo pode descascar bem rápido, o melhor seria niquelar!

vande49
12/10/2012, 22:37

Ainda não testei não sei se funciona mas achei isto na internet, se quiser fazer o teste em uma pequena parte do quebra mato.

Como remover manchas de ferrugem e ferro de: aço inoxidável.

Esfregue o aço inoxidável com um pedaço úmido de lixa bem fina e depois esfregue-o com um pedaço de cebola;
Enxágüe bem com água quente e seque completamente com um pano macio.

Ferrugem e ferro aparecem juntos. Essas técnicas de remoção de manchas vão ajudá-lo a apagar a má impressão da ferrugem.

EDuarte
13/10/2012, 00:02
Gutors, tem um detalhe: o quebra mato da sptg não é cromado, ele é em aço inox, dependendo do cromo pode descascar bem rápido, o melhor seria niquelar!

Djalma, não é inox não, se fosse não enferrujaria...

[]s
(DU)

Djalma colombo
13/10/2012, 13:01
Beleza Eduarte, mas o que aparece não é ferrugem e sim oxidação, na verdade vc tem razão com relação a não ser inox!

gutors
13/10/2012, 20:55
não é inox, pois a ferrugem está descascando o cromo.

briza27
13/10/2012, 21:36
Boa noite ! é a 1° vez que uso o forum , talvez não esteja na pagina correta , mas se alquem puder me ajudar nesta questão ficarei muito grato .È normal ter pressão na tampa do radiador com o motor frio ?

Costa Junior
16/10/2012, 22:37
Boa Noite amigos.
Estou precisando dos parafusos da roda com 2 cm maior que os originais. Alguem pode me ajudar a conseguir? Onde posso encontrar? Moro em Natal e aki naoa consegui em nenhuma loja de parafusos.
costa junior

DouglasMac
17/10/2012, 01:49
Costa, compra barra de aço 10.9 e manda o torneiro fazer
Abraço.

Costa Junior
17/10/2012, 12:44
Costa, compra barra de aço 10.9 e manda o torneiro fazer
Abraço.

oBRIGADO, Douglasmac.
vou providenciar.

FLORIPA_SPTG_01
06/01/2013, 16:25
Colega de Floripa,]

se entendi bem, vc é de floripa? Se sim, tb tenho uma Sportage 2001 e gostaria de ter o telefone do mecanico que vc citou nesta sua mensagem, que já foi chefe da mecanica da Kia, para que quando precisar fazer uma vistoria. Porque MEXANICOS têm muitos mas que conhecem mesmo não conheço nenhum.

Aproveitando ainda, se algum dos colegas tiverem como me mostrar aonde fica a tal de solenóide no motor da Sportage 2001 eu agradeço, pois não tenho nenhuma referência (manual) do motor / ignição.

meu email : claudio_avb@ig.com.br

Obrigado.

Abraço a todos do Gambitech...

Amigos, bom dia.
O 4x4 da minha SPT estava tentando entrar sozinho.
Depois de ler todo o tópico "4X4 entrando sozinho" e saber qual era o problema, fui para a oficina. Cheguei pedindo para aplicarem WD40 na solenóide, mas, quando o mecânico falou da peça nacional que funciona perfeitamente na substituição, e o preço, pensei: Gambitech!
Por isso estou postanto aqui.
A peça que libera e tranca o vácuo eles chamam de ELETROVÁLVULA. Eles utilizam para liberar e trancar o ar quente no monza.
É uma peça original GM sob código "1 # 93213227 válvula SO"
Custou R$ 80,00 mais R$ 30,00 de mão de obra. Não sei o preço na Kia, mas acredito que seja bem mais.
Ficou perfeito. Fiquei mais tranqüilo ainda quando soube que o mecânico que mexeu no carro já foi chefe da oficina da Kia em Florianópolis. Cheguei lá, relatei o problema e ele sacou na hora, sem tentativas e erros.
Também postarei essa informação no tópico mais adequado, mas peço aos amigos que aceitem aqui, elevando-a ao título de gambitech.
Obrigado!:concordo:

FLORIPA_SPTG_01
06/01/2013, 16:36
Glaicon,

Colega de Floripa,

se entendi bem, vc é de floripa? Se sim, tb tenho uma Sportage 2001 e gostaria de ter o telefone do mecanico que vc citou nesta sua mensagem, que já foi chefe da mecanica da Kia, para que quando precisar fazer uma vistoria. Porque MEXANICOS têm muitos mas que conhecem mesmo não conheço nenhum.

Aproveitando ainda, se algum dos colegas tiverem como me mostrar aonde fica a tal de solenóide no motor da Sportage 2001 eu agradeço, pois não tenho nenhuma referência (manual) do motor / ignição.

meu email : claudio_avb@ig.com.br

Obrigado.

Abraço a todos do Gambitech...

Amigos, bom dia.
O 4x4 da minha SPT estava tentando entrar sozinho.
Depois de ler todo o tópico "4X4 entrando sozinho" e saber qual era o problema, fui para a oficina. Cheguei pedindo para aplicarem WD40 na solenóide, mas, quando o mecânico falou da peça nacional que funciona perfeitamente na substituição, e o preço, pensei: Gambitech!
Por isso estou postanto aqui.
A peça que libera e tranca o vácuo eles chamam de ELETROVÁLVULA. Eles utilizam para liberar e trancar o ar quente no monza.
É uma peça original GM sob código "1 # 93213227 válvula SO"
Custou R$ 80,00 mais R$ 30,00 de mão de obra. Não sei o preço na Kia, mas acredito que seja bem mais.
Ficou perfeito. Fiquei mais tranqüilo ainda quando soube que o mecânico que mexeu no carro já foi chefe da oficina da Kia em Florianópolis. Cheguei lá, relatei o problema e ele sacou na hora, sem tentativas e erros.
Também postarei essa informação no tópico mais adequado, mas peço aos amigos que aceitem aqui, elevando-a ao título de gambitech.
Obrigado!:concordo:

FLORIPA_SPTG_01
06/01/2013, 18:37
Pessoal,
Preciso da ajuda de vcs. Minha Sptg vai ficar na rua por um tempo. Para a segurança contra roubos, tenho a famosa trava de direção (direção + freio). Mas gostaria de implementar outros tipo de seguranças. Ouvi dizer sobre:

1) uma chave que se instala na valvula solenoide que corta a energia e não se consegui dar partida;

2) a famosa trava carneiro (trava as rodas) mas é cara;

Minhas dúvidas são:

Procurei no youtube e tem um canal o ed-mattar (faça você mesmo | valorize seu dinheiro, economize deixando de pagar pelo que voçê mesmo pode fazer. (http://www.ed-mattar.blogspot.com.br/)) que mostra como instalar a tal chave na bobina (gasolina). Mas não sei se funcionaria no motor diesel. (procurei a tal solenoide e não identifiquei exatamente aonde está). Tenho uma Sportage TBI 2001 - Diesel

Tenho dúvidas sobre a chave na solenoide pois se corta a energia, corta tb o combustível e no motor a diesel se o motor girar sem combustível, e depois tem que sangrar para tirar o ar, e outras.....

alguém pode me dar alguma dica sobre estas e outras formas de seguranças para diesel..... abraços a todos do tópico.

meu email é : claudio_avb@ig.com.br

Obrigado.

Djalma colombo
06/01/2013, 21:25
Floripa a selenoide fica anexada no motor de arranque, tambem é chamada de automatico do arranque. Me corrijam os colegas se eu estiver errado!

Luiz Gaucho
07/01/2013, 23:51
Boa noite. Sem dúvida este tópico é a mina de ouro do forum, hehehe. É de dar inveja no Professor Pardal. Entretanto, estou precisando saber dos "gambitequeiros de plantão" se existe algum silencioso (final) e amortecedor da mala traseira, de algum carro que dê na Grand Sportage e seja mais barato (e fácil de encontrar).
Valeu.
Luiz Gaucho

Djalma colombo
08/01/2013, 11:48
Silencioso use o da ecosporte, ficou muito bom e custou a metade do preço do original kia, amortecedores mede o comprimento de fechado e vc se consegue um no mesmo tamanho e pressão, ou ter que fazer o mesmo!

na lama
08/01/2013, 16:08
ai pessoal to ferrado, com abandeja superior dianteira da minha spt97 vcs tem alguma alternetiva como a da ranger alguem ja testou para ver ou alguma outra que dacerto a minha foi para o espaço.

EDuarte
08/01/2013, 16:53
ai pessoal to ferrado, com abandeja superior dianteira da minha spt97 vcs tem alguma alternetiva como a da ranger alguem ja testou para ver ou alguma outra que dacerto a minha foi para o espaço.

Manda recondicionar ou compra nova, não é dificil de achar...

[]s
(DU)

Luiz Gaucho
09/01/2013, 18:48
Valeu Djalma. Muito obrigado.

Luiz Gaucho

Luiz Roberto Coura Paiva
10/01/2013, 08:06
Bom dia pessoal.

Estou a procura de uma mangueira da caixa de ar (que liga a caixa de ar ao coletor) do Sportage 2.2. Não estou conseguindo encontrar em lugar nenhum. Alguém sabe onde posso achar? Será que existe de um outro veículo que sirva?

Abraços a todos.

Djalma colombo
10/01/2013, 09:17
Tenta ver em lojas que trabalham só com mangueiras ou em auto peças pra caminhão e acha uma que seja de mesmo diametro e similar na resistencia ao calor!

Luiz Roberto Coura Paiva
10/01/2013, 14:16
Valeu, Djalma. Vou ver em lojas especializadas em mangueiras e em peças de veículos pesados.
Abraços.

na lama
10/01/2013, 16:39
Ai pessoal alguem sabe qual amortecedor posso colocar na minha spt97 curta, achei os originais caros ja tenho calços na suspenção de 2"polegadas para dar um up, agora tenho que trocar os amortecedores pois estouraram todos, manda uma dica ai galera.

Anderson Cabral
26/01/2013, 19:12
Olá , preciso do catalisador da SPG 97 (curta), pois moro em São Paulo e preciso passar no Controlar, rs. Alguma sugestão de alum outro carro que sirva?. Obrigado

Claudio_Mag
26/01/2013, 19:46
Ai pessoal alguem sabe qual amortecedor posso colocar na minha spt97 curta, achei os originais caros ja tenho calços na suspenção de 2"polegadas para dar um up, agora tenho que trocar os amortecedores pois estouraram todos, manda uma dica ai galera.

O melhor valor que consegui para os amortecedores dianteiros da Sportage Diesel 2001 (supostamente originais - pelo menos a embalagem era coreana..) foi de R$ 342,00 em agosto do ano passado na Powerparts. . . ( vinicius@powerparts.com.br ou powerpartsvendas@hotmail.com). Vale a pena consultar. . . . são rápidos e bem atenciosos. . . .

Um abraço e boa sorte na procura,

Claudio Magnanini

Djalma colombo
26/01/2013, 21:26
lama vc pode usar os da besta gs, são os que uso na minha, porem os traseiros tem um curso bem maior e ai as molas originais ficam soltas quando se faz um movimento muito grande da suspensão elas podem cair, as minha ja cairam varias vezes, rsrs!

Luiz Gaucho
30/01/2013, 20:40
Boa noite. Estou em busco dos amortecedores da mala da Sportage Grand. Como não encontrei, tirei um e saí a caça de algum parecido. O do Gol quadrado (chaleira) é exatamente do mesmo tamanho. Vou tentar fazer uma adaptação nas extremidades (encaixes) e, se der certo, vou postar as fotos desta Gambitech, hehehe.

Luiz

Djalma colombo
31/01/2013, 23:10
Blza Luiz, se ficar bom vou fazer na minha, põe as fotos e valores!

RAMILTON
02/02/2013, 17:51
Boas,a minha recondicionei tanto as BORRACHAS

RAMILTON
02/02/2013, 18:03
Como ia dizendo aqui em SALVADOR tem um cara que tem uma OFICINA que recondiciona as BORRACHAS da BANDEIJA c/ PNEU DE TRATOR fica bem reforçada e outro recondiciona o PIVÔ.Ficaram como novas até pq eu pintei de preto c/ TINTA SPRAY,já coloquei no lugar e vou acompanhar o rendimento delas.As 2 BANDEJAS saíram por R$180,00.Sendo que na KIA as 2 saem por R$1100,00 salve engano e no MERCADO paralelo por R$750,00 as 2.Abraços

Luiz Gaucho
04/02/2013, 10:27
Bom dia,

Alguém aqui já fez alguma "gambitech" para criar uma abertura interna para a tampa do porta-malas ? Não consigo acreditar que este carro só abra a mala, tendo que desligar o carro, sair e abrir com a chave ! Tive um Chevette que fiz um acionamento elétrico com um botão de abertura interna. Vou finalizar a minha gambitech dos amortecedores esta semana e vou tentar logo fazer esta instalação.
Ou será que tem a abertura e eu não a encontrei ????

Luiz

EDuarte
04/02/2013, 10:36
Bom dia,

Alguém aqui já fez alguma "gambitech" para criar uma abertura interna para a tampa do porta-malas ? Não consigo acreditar que este carro só abra a mala, tendo que desligar o carro, sair e abrir com a chave ! Tive um Chevette que fiz um acionamento elétrico com um botão de abertura interna. Vou finalizar a minha gambitech dos amortecedores esta semana e vou tentar logo fazer esta instalação.
Ou será que tem a abertura e eu não a encontrei ????

Luiz

As fabricadas até 1997 tinha a opção de abrir a tampa com acionamento eletrico, a partir de 1998 ja não tem mais essa opção.

[]s
(DU)

rosalvonet
04/02/2013, 22:10
As fabricadas até 1997 tinha a opção de abrir a tampa com acionamento eletrico, a partir de 1998 ja não tem mais essa opção.

[]s
(DU)

Ué... O porta malas da minha abre por dentro.
Tem um botão do lado direito do volante,do lado dos botões de brucutu e limpador traseiros...

Abraço!!

Fabiano Klug
05/02/2013, 08:59
Não vejo problema e dificuldade alguma em fazer uma sonenoide abrir a tampa traseira, se ela ainda dispuser do engate para abertura via cabo, adicionar uma solenoide e um acionador no painel será como tirar doce de criança.

na lama
11/02/2013, 11:30
Ai pessoal gostartia de saber se alguem sabe que coxin posso colocar no motor da spt97 curta gasoluna, o calço da minha estragou e o mecanico trocou por outro mais não ficou bom, a viatura fica dando pulos quando anda na lenta

serginho da bahia
03/05/2013, 23:18
Primeiro parabens pra vcs que dão soluções simples pra muita das vezes problemas complicados. Trabalhei em uma empresa em Campinas - SP e lá tinha um cara que tambem era muito inteligente, ele fazia cada gambiarra que nem engenheiros pensavam como solucionar o problema. Ele era muito inteligente.
Segundo queria saber se alguem já adaptou algum eletro ventilador da Sportage, aquele que fica dentro do carro. O meu quando liga fica um barulhão da zorra. Não achei aqui nas lojas de Salvador - BA, na Kia esta muito caro. Obrigado, Abraços galera SPT!

Henriquemix
26/05/2013, 13:42
Olá amigos, achei esse site e resolví postar aqui o link, pois tem muitas peças de Sportage, é só ir na pesquisa do site e digitar Sportage que abre muitos ítens....valeu galera !!!

http://www.htslatarias.com.br (http://www.htslatarias.com.br/)

28/05/2013, 18:11
Meus amigos, gostaria da ajuda de vcs, se possivel.
Estou precisando da condensadora do ar condicionado mas nao to encontrando pra comprar e gostaria de saber se existe alguma que se encaixe certinho ou que tenha que se fazer poucas adaptações. Ja olhei tudo aqui e nao encontrei nada, alguem me ajudaria?

LAMA

29/05/2013, 17:40
Meus amigos, gostaria da ajuda de vcs, se possivel.
Estou precisando da condensadora do ar condicionado mas nao to encontrando pra comprar e gostaria de saber se existe alguma que se encaixe certinho ou que tenha que se fazer poucas adaptações. Ja olhei tudo aqui e nao encontrei nada, alguem me ajudaria?

LAMA

E ai, alguem poderia me ajudar???

Batalha1984
17/07/2013, 20:49
Caros, não consigo encontrar nada pela pesquisa do fórum...
Resolvi perguntar, ainda neste tópico que é próprio da gambiarra.
Alguém já pensou em adaptar o volante para colocar comando de som? ou pegar um voltante com comando de som e adaptar na vtr?
olhem esse: Aro Volante De Direção C Comando De Som P Kia Sportage - R$ 190,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-497252727-aro-volante-de-direco-c-comando-de-som-p-kia-sportage-_JM)

pensei em comprar pra ver se dá a furação do cubo, e depois ver o som ou central multimídia compatível. Sugestões? Idéias?

19/07/2013, 12:25
Caros, não consigo encontrar nada pela pesquisa do fórum...
Resolvi perguntar, ainda neste tópico que é próprio da gambiarra.
Alguém já pensou em adaptar o volante para colocar comando de som? ou pegar um voltante com comando de som e adaptar na vtr?
olhem esse: Aro Volante De Direção C Comando De Som P Kia Sportage - R$ 190,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-497252727-aro-volante-de-direco-c-comando-de-som-p-kia-sportage-_JM)

pensei em comprar pra ver se dá a furação do cubo, e depois ver o som ou central multimídia compatível. Sugestões? Idéias?

Fala ae Irmão,

pelo que eu vi é usado e só tem um, se funcionar deve ser bem interessante....compra e eu vejo aqui em Macaé no 3º encontro nacional dos BODES....vc vem né? E veja se vem com a viatura, pois vários virão com as viaturas e só combinar com o povo ai do sul e sampa e seguir em comboio...rsrsr

TFA

AFSHOOTER
25/07/2013, 09:32
Oi CarlimBC, este o meu veio sem. Como vc fez? ou usou de qual carro? Dá os detalhes para a gente !

AFSHOOTER
28/07/2013, 20:07
Aproveitando o tópico, estou com uma sportage recém comprada em fase de equipar e estou com dúvidas. Achei em um desmanche uma longarina (rack longitudinal ) da GRAND. - A minha é curta - Posso comprar e colocar ou é complicado? Ou tem algum outro bagageiro que eu possa colocar fácil ( gostaria de um que fosse longitudinal e traversal, para carregar caiaque, prancha, etc) . E snokel ? de qual carro ou de qual tipo coloco se é que dá certo?

Djalma colombo
29/07/2013, 08:31
Alexandre, dá uma pesquisada melhor no forum que tem informação a respeito do que você esta perguntando, já vi estas informações mas não me lembro se esta no bate papo livre ou se tem tópico especifico!

30/07/2013, 09:46
Aproveitando o tópico, estou com uma sportage recém comprada em fase de equipar e estou com dúvidas. Achei em um desmanche uma longarina (rack longitudinal ) da GRAND. - A minha é curta - Posso comprar e colocar ou é complicado? Ou tem algum outro bagageiro que eu possa colocar fácil ( gostaria de um que fosse longitudinal e traversal, para carregar caiaque, prancha, etc) . E snokel ? de qual carro ou de qual tipo coloco se é que dá certo?

Já vi uma SPTG curta com rack da ecosport.
Snorkel eu mesmo fiz o meu, assim como já vários aqui no forum fazendo os proprios também, mas acho que o da Hilux, se nao me engano ano 2002 até 2004 serve, mas tem que aumentar uns 15cm para encaixar certinho.

rDuran
30/07/2013, 10:48
Bom dia,
Aplique para por nos paralamas, como vocês estão fazendo?
Coloquei roda com offset negativo, e ficou entorno de 3 cm pra fora.

Teria como por o aplique da MRDI, em cima do paralama da sportage?

CarlAlberto
30/07/2013, 18:00

Olá AFHOOTER,

No meu carro Sportage TDI 2001 curto, coloquei o bagageiro do Tempra SW. Ficou ótimo e pode colocar peso, não é só de enfeite. Para instalar é simples, desde que tenha ferramentas adequadas. Tem que tirar o forro do teto´, no meu caso aproveitei para lava-lo. Essa sugestão encontrei aqui no fórum.

Abraço

Carlos

Djalma colombo
30/07/2013, 20:24
[QUOTE=rDuran;1974766]Bom dia,
Aplique para por nos paralamas, como vocês estão fazendo?
Coloquei roda com offset negativo, e ficou entorno de 3 cm pra fora.

Teria como por o aplique da MRDI, em cima do paralama da sportage?

Duran, tanto a curta como a gran tem apliques iguais só se diferenciando nos que vão depois da porta traseira da gran que são um pouco mais longos!

AFSHOOTER
01/08/2013, 11:49
Aproveitando o tópico, acho que aqui deve se encaixar melhor, já que não consegui utilizar o "busca". Minha sportage curta gasolina 99 veio com interior 100%, estofamento novinho, muito boa. Mas entrando nela sente-se um cheiro horrível de plástico de corcel velho, aqueles cheiros de plásticos de ônibus antigos, fuscas, etc. Vocês também tem, esse problema ? tem algum coisa para se passar nos painéis e consoles para aliviar/disfarçar isso?

EDuarte
01/08/2013, 14:09
Aproveitando o tópico, acho que aqui deve se encaixar melhor, já que não consegui utilizar o "busca". Minha sportage curta gasolina 99 veio com interior 100%, estofamento novinho, muito boa. Mas entrando nela sente-se um cheiro horrível de plástico de corcel velho, aqueles cheiros de plásticos de ônibus antigos, fuscas, etc. Vocês também tem, esse problema ? tem algum coisa para se passar nos painéis e consoles para aliviar/disfarçar isso?

Ja fez higienização?
Pode ser que resolva.

[]s
(DU)

sidneibasilio
14/08/2013, 20:28
Olá pessoal parabéns pela iniciativa de ajudar tantas pessoas com este carro excelente mas com peças difíceis de encontrar e a vezes num valor alto. Sou um leitor deste site já a alguns meses e graças a vocês comprei minha Sportage 2001 tdi. Pois bem meu problema esta em desligar a viatura ela fica vibrando muito e não desliga, tenho que tentar umas tres vezes para desligar. Um técnico em eletrônica falou que o defeito está na solenoide da bomba, mas nao estou conseguindo encontrar. Alguem sabe de alguma solenoide compatível. Desculpem se estou perguntando no lugar errado.

rDuran
14/08/2013, 21:18
Olá pessoal parabéns pela iniciativa de ajudar tantas pessoas com este carro excelente mas com peças difíceis de encontrar e a vezes num valor alto. Sou um leitor deste site já a alguns meses e graças a vocês comprei minha Sportage 2001 tdi. Pois bem meu problema esta em desligar a viatura ela fica vibrando muito e não desliga, tenho que tentar umas tres vezes para desligar. Um técnico em eletrônica falou que o defeito está na solenoide da bomba, mas nao estou conseguindo encontrar. Alguem sabe de alguma solenoide compatível. Desculpem se estou perguntando no lugar errado.

Não sei como é ou se existe solenoide na bomba, porque ela é eletrica, corta energia ela desliga
mas meu palpite, é olhar a parte elétrica, mal contato no pós-chave, qualquer auto-elétrica pode ver isso pra você.

sidneibasilio
14/08/2013, 22:14
Não sei como é ou se existe solenoide na bomba, porque ela é eletrica, corta energia ela desliga
mas meu palpite, é olhar a parte elétrica, mal contato no pós-chave, qualquer auto-elétrica pode ver isso pra você.

Vou procurar outra auto-elétrica porque nessa que eu fui não conseguiram resolver o defeito, porque segundo eles não tinham essa peça.

rDuran
15/08/2013, 08:26
Vou procurar outra auto-elétrica porque nessa que eu fui não conseguiram resolver o defeito, porque segundo eles não tinham essa peça.

Se for solenoide, dificil ter em auto-eletrica, mas como falei, arriscaria ir direto no pos chave

sigelmann
18/08/2013, 22:49
No meu eu coloquei esse: Universal Steering Wheel Remote Control Learning for Car Audio Video DVD GPS #2 -- BuyinCoins.com (http://www.buyincoins.com/item/12156.html) que ficou bem mais barato e pega em qualquer som pois a programação é muito fácil.

sidneibasilio
19/08/2013, 21:17
Se for solenoide, dificil ter em auto-eletrica, mas como falei, arriscaria ir direto no pos chave

Excelente dica rDuran descobri que o defeito estava no alarme, quando removi o alarme resolveu o problema, estão instalei um novo e pronto.

Agora estou com outro problema. Levei o carro para ver um barulho de rolamento na roda dianteira e tive uma surpresa. Preciso trocar varias peças e o mecânico disse que não tem previsão de conseguir. Gostaria de saber se tem as peças similares. Vou relacionar as peças abaixo se puderem me ajudar ficarei eternamente grato.

02 Bandeja Superior
02 Pivô inferior
02 Bucha inferior amortecedor dianteiro
02 Amortecedor traseiro
02 Rolamento cubo dianteiro
01 Retentor cubo dianteiro
02 Bieleta completa dianteira
02 Coifa Homocinetica

Tenho um Kia Sportage TDI 2001

Encontrei no Mercado Livre esse anuncio de kit buchas de Poliuretano, alguém daqui já utilizou e sabe se resolve.
Kia Sportage Até 04 - Kit De Buchas Dianteiro Em Poliuretano - R$ 425,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-500288089-kia-sportage-ate-04-kit-de-buchas-dianteiro-em-poliuretano-_JM)

rDuran
20/08/2013, 08:33
Que bom que resolveu Sidnei,

Olhe de inicio se fosse você trocaria primeiramente os rolamentos e retentores direito.

Pois tudo isso que seu mecanico mandou trocar não gera roncos, a Homocinetica sim, a Coifa, porque ele quer trocar? está rasgada? A homocinética só ronca se estiver seca, ou estragada, mas só quando travar as rodas livres dianteiras.

Claro que o ideial é trocar tudo, pois o carro já tem mais de 10 anos, e as buchas devem estar ressecadas, mas é questão de prioridades para resolver seu ronco.

Você pretende fazer trilhas ou aventuras com a viatura? Se trocaria o amortecedor traseiro pelo da BESTA GS 16 lugares, ele tem um curso maior que os da sportage.

sidneibasilio
20/08/2013, 13:27
Que bom que resolveu Sidnei,

Olhe de inicio se fosse você trocaria primeiramente os rolamentos e retentores direito.

Pois tudo isso que seu mecanico mandou trocar não gera roncos, a Homocinetica sim, a Coifa, porque ele quer trocar? está rasgada? A homocinética só ronca se estiver seca, ou estragada, mas só quando travar as rodas livres dianteiras.

Claro que o ideial é trocar tudo, pois o carro já tem mais de 10 anos, e as buchas devem estar ressecadas, mas é questão de prioridades para resolver seu ronco.

Você pretende fazer trilhas ou aventuras com a viatura? Se trocaria o amortecedor traseiro pelo da BESTA GS 16 lugares, ele tem um curso maior que os da sportage.

Estive olhando por baixo e realmente as buchas estão só o osso, a coifa esta rasgada. Eu estava com ideia de trocar somente as buchas ao invés de trocar as bandejas. Me parece ser bem fácil de trocar por poliuretano. Nao pretendo fazer trilha mas estou programando uma viagem pro mes de março e até la vou revisar por completo.

filipezanrosso
20/08/2013, 14:52
Estive olhando por baixo e realmente as buchas estão só o osso, a coifa esta rasgada. Eu estava com ideia de trocar somente as buchas ao invés de trocar as bandejas. Me parece ser bem fácil de trocar por poliuretano. Nao pretendo fazer trilha mas estou programando uma viagem pro mes de março e até la vou revisar por completo.

As buchas da minha o mecanico mandou fazer no torneiro, na época foram as buchas da barra estabilizadora e da bieleta, custou menos de 80 reais e já rodou quase 10mil km, já as buchas das bandejas por incrível que pareça estavam bem inteiras, daí optei por manter...

sidneibasilio
20/08/2013, 19:05
As buchas da minha o mecanico mandou fazer no torneiro, na época foram as buchas da barra estabilizadora e da bieleta, custou menos de 80 reais e já rodou quase 10mil km, já as buchas das bandejas por incrível que pareça estavam bem inteiras, daí optei por manter...

Obrigado pela resposta, me ajudou a tomar uma decisão que será a substituição das buchas e vou aproveitar para dar uma levantada na minha viatura seguindo o Lift de Suspensão - Receita Completa. Receita do grande Nava, que ficou show de bola.

Batalha1984
21/08/2013, 10:14
Excelente dica rDuran descobri que o defeito estava no alarme, quando removi o alarme resolveu o problema, estão instalei um novo e pronto.

Agora estou com outro problema. Levei o carro para ver um barulho de rolamento na roda dianteira e tive uma surpresa. Preciso trocar varias peças e o mecânico disse que não tem previsão de conseguir. Gostaria de saber se tem as peças similares. Vou relacionar as peças abaixo se puderem me ajudar ficarei eternamente grato.

02 Bandeja Superior
02 Pivô inferior
02 Amortecedor traseiro
02 Coifa Homocinetica

Encontrei no Mercado Livre esse anuncio de kit buchas de Poliuretano, alguém daqui já utilizou e sabe se resolve.
Kia Sportage Até 04 - Kit De Buchas Dianteiro Em Poliuretano - R$ 425,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-500288089-kia-sportage-ate-04-kit-de-buchas-dianteiro-em-poliuretano-_JM)

companheiro, eu troquei varias peças da suspensao dianteira da minha, tal como vc... Mas o barulho de rolamento mesmo era o rolamento agulha de dentro do montante (manga do semi eixo) paguei 30tao em cada um e resolveu... Tem um topico falando dos rolamentos agulha... As

Celso Babilon
21/08/2013, 11:32
[QUOTE=sidneibasilio;1988304]Excelente dica rDuran descobri que o defeito estava no alarme, quando removi o alarme resolveu o problema, estão instalei um novo e pronto.

02 Bandeja Superior
02 Pivô inferior
02 Amortecedor traseiro
02 Coifa Homocinetica

Kia Sportage Até 04 - Kit De Buchas Dianteiro Em Poliuretano - R$ 425,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-500288089-kia-sportage-ate-04-kit-de-buchas-dianteiro-em-poliuretano-_JM)[/QU

Amigo bom dia,
No site hangulpartes.com.br voce encontra quase todas as pçs originais e com preço justo.
As coifas da homocinetica pode usar do honda civic ate o ano 2000, servem do lado da roda e do lado da caixa.

sidneibasilio
21/08/2013, 19:25
Pessoal agradeço muito pelas dicas e com certeza irei aplica-las. Estou com uma maçaneta externa da porta quebrada e um fornecedor quer me cobrar R$ 210,00 + o frete. Achei um absurdo voces sabem de algum outro carro que daria certo, pode ser de qualquer cor depois eu posso pintar.
http://dalperpecas.com.br/imagem/uploads/produtos/ma%C3%87aneta_ext__dt_le_sportage_1998_cro.jpg

ViniFreitas
21/08/2013, 19:46
Sidnei! Vc tem o código da peça? 0k alguma coisa... Que lado que é?

sidneibasilio
21/08/2013, 20:41
Tenho o codigo original 0k08A72410, da porta traseira esquerda, preciso só da maçaneta (a parte de puxar).

filipezanrosso
22/08/2013, 17:17
Tenho o codigo original 0k08A72410, da porta traseira esquerda, preciso só da maçaneta (a parte de puxar).

Tenta no mercado livre, tem várias em peças para venda, procura lá por sucata sportage que deve encontrar alguma coisa com preço bom.

rodrigo hirano
23/08/2013, 13:41

ola a todos!!
sou novato total e fiquei em duvida, o problema de aquecimento é só a SPT diesel? pois acabei de comprar uma Gran 99 GNV! e fiquei pensando que terei que instalar o sensor tbem!!! correto?
abraço

André Fernandes
24/08/2013, 10:23
paguei 140 na maçaneta original na propria kia, ainda parcelaram em 2x sem juros pra mim.

Djalma colombo
24/08/2013, 21:27
Seja bem vindo Rodrigo Hirano, da uma pesquisada no tópico "sportage fervendo", tem muita informação sobre sua dúvida, pesquise bem no forum e se não encontrar, post ele no tópico "apresentação e bate papo livre", para ajudar a manter o forum limpo e organizado. Forte abraço!

sidneibasilio
25/08/2013, 23:01
paguei 140 na maçaneta original na propria kia, ainda parcelaram em 2x sem juros pra mim.

Sabe me dizer se é do mesmo modelo? Porque nesse preço vale a pena, tem o site de onde você comprou?

Viagem Familia
11/11/2013, 18:05
Olá Sidnei, já tive esse problema de não desligar a SPTG. Troquei um monte de coisas até que um auto elétrico descobriu que o defeito era no alternador. Isso mesmo, o regulador do alternador quando está em curto não permite desligar o sistema que corta a bomba. Experimente desligar a fiação do alternador e depois desligar a chave de ignição.

Pingo Sul
03/12/2013, 23:48
Existe outro terminal da barra de direção que possa ser adaptado na sportage de outro veiculo :safari-rig:?

Luiz Gaucho
12/03/2014, 18:32
Boa tarde gurizada,

Existe algum sensor de rotação que sirva na Sportage 2.0 16v Gasolina ? Estou tendo dificuldade em encontrar o original e o que está no carro parece um ninho de rato, hehehehe.

Obrigado,

Luiz

EDuarte
12/03/2014, 19:27
Boa tarde gurizada,

Existe algum sensor de rotação que sirva na Sportage 2.0 16v Gasolina ? Estou tendo dificuldade em encontrar o original e o que está no carro parece um ninho de rato, hehehehe.

Obrigado,

Luiz

O sensor que vc se refere é o que vai na cx seca no pe do motorista???
A pergunta pode parecer idiota, mas tem gente que confunde os sensores.

[]s
(DU)

Luiz Gaucho
12/03/2014, 21:04
O sensor que vc se refere é o que vai na cx seca no pe do motorista???
A pergunta pode parecer idiota, mas tem gente que confunde os sensores.

[]s
(DU)

Eduarte, por acaso tu faz pergunta idiota ???? Olha, ele fica na parte de baixo do motor perto do motorista mesmo. Tem uma tomada de 3 pinos em uma extremidade e na outra um tipo de cilindro com um ímã no centro. Fica perto da transmissão, do lado do motorista.

http://mlb-s2-p.mlstatic.com/sensor-de-rotaco-kia-sportage-20-16v-94-12110-MLB20055723542_022014-O.jpg

Luiz

EDuarte
12/03/2014, 22:23
Eduarte, por acaso tu faz pergunta idiota ???? Olha, ele fica na parte de baixo do motor perto do motorista mesmo. Tem uma tomada de 3 pinos em uma extremidade e na outra um tipo de cilindro com um ímã no centro. Fica perto da transmissão, do lado do motorista.

http://mlb-s2-p.mlstatic.com/sensor-de-rotaco-kia-sportage-20-16v-94-12110-MLB20055723542_022014-O.jpg

Luiz

Esse mesmo

Elba / Fiorino / Uno 1.6-MPFI / Tipo 1.6-SPI 93->95
Sensorauto Cod: SRF 1608 (plug and play)

Pode ser tenha alguma variação nesses modelos, mas é o que sempre uso.

[]s
(DU)

Luiz Gaucho
13/03/2014, 14:09
EDuarte, esse cara é você !!!

Quando vier ao Rio de Janeiro, avise pois tô te devendo um churrasco e umas brejas. O sensor custa R$ 55,00 aqui no RJ.

Um abraço e obrigado (mais uma vez)

Luiz

pegasus
14/04/2014, 12:15
Pessoal, minha Sptg 95 destrava (ou destravava) o trinco do estepe internamente. Alguem saberia me dizer onde comprar este conjunto (trinco e cabo de aço)? Ou alguem já passou por este problema e qual solução foi dada?
Adiantando, já tentei todas as formas de ajuste mas ela não consegue mais destravar.

João Cristiano Rodrigues
15/04/2014, 07:05
Pessoal tenho uma Sportage 1995 Diesel e preciso de duas coisas, um burrinho de freio traseiro lado direito e preciso trocar o retentor a bomba de direção hidraulica. Alguem veterano tem alguma dica? De peça de outros carros que possam ser usadas? É que não existe para comprar, nem original, nem em lojas. Enfim, meu carro está parado só por causa disso.

João Cristiano Rodrigues
15/04/2014, 07:06
Me ajudem a identificar como ligo o marcador de temperatura, postem alguma foto, ele está desligado. Não sei qual é e nem onde fica o sensor para ativar, certamente esta desligado, alguma tomada. Alguma luz? Sportage 1995 Diesel

ANDREWKDT
15/04/2014, 10:45
É um sensor um pouco abaixo da mangueira de agua que sai do motor e vai para o radiador, a mangueira de cima..

João Cristiano Rodrigues
15/04/2014, 11:38
Mas como instalado esse termometro? Onde devo colocar o sensor? Para monitorar a temperatura do carro?

João Cristiano Rodrigues
15/04/2014, 11:41
Fala Lucena.
Veja se é assim que se faz!!!
Termometro Digital Permite Mensagens Sensor - MercadoLivre Brasil (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-97844242-termometro-digital-permite-mensagens-sensor-incluso-_JM)
Ainda não tinha feito esse negócio de copiar o link..... Acabei de testar e foi......!!!!:concordo:

Abraços,

Me ensinem como se instala esse medidor de temperatura digital. Aonde devo inserir essa ponta que é o sensor? Para monitorar a temperatura do motor.

João Cristiano Rodrigues
15/04/2014, 13:24
Fala Lucena.
Veja se é assim que se faz!!!
Termometro Digital Permite Mensagens Sensor - MercadoLivre Brasil (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-97844242-termometro-digital-permite-mensagens-sensor-incluso-_JM)
Ainda não tinha feito esse negócio de copiar o link..... Acabei de testar e foi......!!!!:concordo:

Abraços,

Bom dia, Davoli.
Vc pode fazer a regulagem para qquer temperatura. Este termômetro trabalha de 0 a 120°, nesta faixa vc pode escolher e regular onde será o disparo e de que modo (se acima ou abaixo de certa temp!!!), no nosso caso, a regulagem é acima (junto com o equip. vem um manual!!!). Meu irmão comprou um para usar na regulagem de temp de uma sauna, ele regulou para ligar a sauna abaixo de 40° e desligar acima de 50° (esses valores são chute!!!), se ele quizesse, poderia colocar um alarme sonoro ou visual (mas não foi feito!!!). No meu caso, ele disparou direto pois quando liguei, a temp ambiente estava igual à de controle aí, já viu....:parede: disparou direto e, com o susto, já não sabia se desligava a tomada da fonte ou corria pra desconectar o buzzer (moro em apto e testei após meia noite....acordei todos....:mrgreen: eheheheh). Mas depois que se regula os parâmetros, ele não sai da regulagem e vc pode até desligar o aparelho que ele não perde a regulagem!!!!!
Espero ter ajudado e, "cuidado" ao testar":mrgreen::mrgreen::mrgreen:!!!!!! eheheheheh

Um abraço,:concordo:

Chicão,
Como instalo o termometro? Onde ligo o sensor da ponta? Para que ele colete a temperatura?

mflaviorodrigues
22/04/2014, 07:51
Pessoal alguém já fez algum tipo de gambitech para aquelas buchas que seguram a grade frontal da Viatura? o meu mecânico perdeu 2 buchas e eu não acho em lugar nenhum para comprar

João Cristiano Rodrigues
22/04/2014, 08:49
Ola Flavio,

Sim, eu fiz a minha Gambitech ontem mesmo, usei duas abraçadeiras de Nylon passando por dentro do furo da grade e pelo furo na parte metálica do carro, apertei até ficar bem firme e cortei as pontas. Elas ficam escondidas abaixo do capo. Ficou perfeito, nenhuma vibração e bem firme.

ANDREWKDT
22/04/2014, 17:12
Mesma coisa que foi feito na minha, fica bem firme..

pegasus
23/04/2014, 17:59
Pessoal, preciso adaptar o reservatório de expansão do radiador das Sptg 98;99 diesel na minha 95. Vasculhei na net e não encontrei nada. Gostaria de saber se alguém já fez esta adaptação, ou se quem tem uma destes anos 98 e 99 e até 2000 pudesse postar uma foto da localização do reservatório e se possível foto do reservatório. Se alguém souber informar onde comprar também é bem vindo.

EDuarte
23/04/2014, 18:35
Pessoal, preciso adaptar o reservatório de expansão do radiador das Sptg 98;99 diesel na minha 95. Vasculhei na net e não encontrei nada. Gostaria de saber se alguém já fez esta adaptação, ou se quem tem uma destes anos 98 e 99 e até 2000 pudesse postar uma foto da localização do reservatório e se possível foto do reservatório. Se alguém souber informar onde comprar também é bem vindo.

To estranhando isso, os reservatorios são todos iguais de 93 a 04, será que o seu não é original?
Se vc for colocar outro, se atente na mangueira que vem do radiador, ela tem que ficar na entrada da tampa que vai até o fundo do reservatorio.

[]s
(DU)

pegasus
24/04/2014, 14:57
To estranhando isso, os reservatorios são todos iguais de 93 a 04, será que o seu não é original?
Se vc for colocar outro, se atente na mangueira que vem do radiador, ela tem que ficar na entrada da tampa que vai até o fundo do reservatorio.

[]s
(DU)
Desde que você me alertou sobre o funcionamento das válvulas na tampa do radiador eu procurei observar todos os detalhes deste circuito de refrigeração para entender e já observei este detalhe. Quanto ao reservatório, eu acredito que seja original pois estava muito bem instalado com fixação original e formato adequado para se encaixar no espaço. Eu pedi para enviarem fotos foi justamente para entender o que mudou de 95,96 e 97 para 98 em diante. Porque aparentemente as mudanças foram insignificantes, ou seja, estruturalmente nada. No conjunto ótico dianteiro, a mudança foi no processo de fabricação dos faróis, que antes eram formados por duas peças (a lente e o suporte) e nos mais novos é uma peça única, porem mais bojuda atrás e ocupa o mesmo espaço do reservatório (ou parte dele). Porem, as dimensões, tanto do farol quanto da lanterna, são iguais externamente, até nos detalhes de fixação. Como não encontrei nem fotos destes reservatórios na net, pedi para quem tem das mais novas, que me informasse. Vou fotografar o meu reservatório e postar para você comparar com outros que já viu.

pegasus
24/04/2014, 15:14
460352460354460353
Edu, segue as fotos do reservatório e da tampa. Este é que está instalado na minha 95. Te é familiar?

EDuarte
24/04/2014, 18:08
Edu, segue as fotos do reservatório e da tampa. Este é que está instalado na minha 95. Te é familiar?

É igual da minha, se der tempo, amanha desmonto pra gente comparar, mas não prometo que vou fazer isso amanha.

[]s
(DU)

pegasus
24/04/2014, 18:20
É igual da minha, se der tempo, amanha desmonto pra gente comparar, mas não prometo que vou fazer isso amanha.

[]s
(DU)
Sem problema, fico no aguardo.

mflaviorodrigues
25/04/2014, 07:51
Eu tive que tirar o meu para limpar e exatamente igual a essa da foto

pegasus
25/04/2014, 18:11
Eu tive que tirar o meu para limpar e exatamente igual a essa da foto
Onde ela está instalada no seu carro? Ele é 98 em diante?

lorpa
25/04/2014, 19:08
Eu também já tirei pra limpar, e pelo que pude ver e me lembrar, é igual. (TDI 2000). O que muda é a cor da tampinha do reservatório, que ao invés de ser amarelo, é azul.

[]s

pegasus
26/04/2014, 09:39

[]s
(DU)
Será que aquela parte menor do reservatório não tem o perfil mais baixo que a minha, ou seja, o esmo formato porem com altura menor?

pegasus
27/04/2014, 20:07
Depois de muito pesquisar na net vi um vídeo americano que o sujeito troca o radiador da Sptg. Deu para ver que o reservatório de expansão do radiador das 98 em diante estão no mesmo local das 94 até 97. Como imaginava, devido ao formato traseiro dos faróis das mais novas, o reservatório, apesar de muito parecido, tem algumas dimensões menores para poder encaixar debaixo do farol. Com um soprador de calor consegui modelar razoavelmente o reservatório e encaixar no local. Quando encontrar, compro um reservatório modelo novo. Valeu Edu pelo alerta de não abandonar o reservatório. Teste a tampa do radiador e realmente ela tem 2 válvulas com 2 vias, 1 de saída de alta pressão e uma de entrada para o vácuo.

EDuarte
28/04/2014, 14:30
Depois de muito pesquisar na net vi um vídeo americano que o sujeito troca o radiador da Sptg. Deu para ver que o reservatório de expansão do radiador das 98 em diante estão no mesmo local das 94 até 97. Como imaginava, devido ao formato traseiro dos faróis das mais novas, o reservatório, apesar de muito parecido, tem algumas dimensões menores para poder encaixar debaixo do farol. Com um soprador de calor consegui modelar razoavelmente o reservatório e encaixar no local. Quando encontrar, compro um reservatório modelo novo. Valeu Edu pelo alerta de não abandonar o reservatório. Teste a tampa do radiador e realmente ela tem 2 válvulas com 2 vias, 1 de saída de alta pressão e uma de entrada para o vácuo.

Que bom que arrumou uma solução facil.
Me desculpe por não ter desmontado pra tirar foto, mas não consegui parar nem no fds.

[]s
(DU)

pegasus
29/04/2014, 19:10
Que bom que arrumou uma solução facil.
Me desculpe por não ter desmontado pra tirar foto, mas não consegui parar nem no fds.

[]s
(DU)
Tranquilo cara. Você me ajudou muito.

willys59
10/06/2014, 07:46
Bom dia pessoal.
Posto aqui mais uma peça de outro carro que dá certo na Sportage.
Tenho uma 1997 DLX 2.0 16v. Estava com um problema horrível, principalmente de manhã até o motor chegar na temperatura ideal, pois morria, engasgava quando acelerava, e não tinha força, além de depois de quente, o giro do motor não passar dos 5000 rpm. Descobri que era o sensor de temperatura que manda informação ao módulo. Vi vários comentários que o pessoal colocava o sensor MTE-4052, com plug preto, que é da linha GM kadett, ipanema, monza, etc.
Procurando no catálogo da MTE, achei a original da Sportage, o MTE-4091, plug azul. Depois de testar a resistência e o circuito elétrico do sensor 4052, descobri que este não é o sensor correto para a sportage.
O correto seria o MTE-4051, plug azul, que tem a mesma medida e a mesma resistência elétrica do circuito.
Eu tinha comprado um MTE-4052, e a viatura mudou pouca coisa. Quando coloquei o 4051, ela mudou totalmente, o motor roda redondo, não pifa de manhã, a rotação sobe sozinha de manhã (tipo afogador puxado), até o motor chegar a temperatura ideal e depois volta para menos de 1000 rpm, sem falar que o giro agora sobe até o final, até 6500 rpm pra começar a cortar o giro (som maravilhoso).........
Fica a dica.

eduardommelo
10/06/2014, 09:25
Bom dia pessoal.
Posto aqui mais uma peça de outro carro que dá certo na Sportage.
Tenho uma 1997 DLX 2.0 16v. Estava com um problema horrível, principalmente de manhã até o motor chegar na temperatura ideal, pois morria, engasgava quando acelerava, e não tinha força, além de depois de quente, o giro do motor não passar dos 5000 rpm. Descobri que era o sensor de temperatura que manda informação ao módulo. Vi vários comentários que o pessoal colocava o sensor MTE-4052, com plug preto, que é da linha GM kadett, ipanema, monza, etc.
Procurando no catálogo da MTE, achei a original da Sportage, o MTE-4091, plug azul. Depois de testar a resistência e o circuito elétrico do sensor 4052, descobri que este não é o sensor correto para a sportage.
O correto seria o MTE-4051, plug azul, que tem a mesma medida e a mesma resistência elétrica do circuito.
Eu tinha comprado um MTE-4052, e a viatura mudou pouca coisa. Quando coloquei o 4051, ela mudou totalmente, o motor roda redondo, não pifa de manhã, a rotação sobe sozinha de manhã (tipo afogador puxado), até o motor chegar a temperatura ideal e depois volta para menos de 1000 rpm, sem falar que o giro agora sobe até o final, até 6500 rpm pra começar a cortar o giro (som maravilhoso).........
Fica a dica.
466552
Bom dia!
Estou Precisando deste sensor, é o mesmo que você passou a referência?

willys59
10/06/2014, 23:23
Boa noite Eduardommelo.
Então, a minha é uma gasolina e a sua, pela foto é uma diesel.
O sensor da minha vai em outro lugar, na frente do motor.
Enfim, pela foto, parece ser o mesmo sensor MTE-4052. Tem que ver se a medida da rosca é a mesma. Ela pega com uma chave 19mm, e a rosca é M12x1,5. Não sabia que era esse sensor que também acionava as velas aquecedoras.
O sensor que eu coloquei na minha foi o MTE-4051, com plug azul. A minha estava com um desse, igual ao seu, plug preto, e era o 4052.

eduardommelo
11/06/2014, 07:11
Boa noite Eduardommelo.
Então, a minha é uma gasolina e a sua, pela foto é uma diesel.
O sensor da minha vai em outro lugar, na frente do motor.
Enfim, pela foto, parece ser o mesmo sensor MTE-4052. Tem que ver se a medida da rosca é a mesma. Ela pega com uma chave 19mm, e a rosca é M12x1,5. Não sabia que era esse sensor que também acionava as velas aquecedoras.
O sensor que eu coloquei na minha foi o MTE-4051, com plug azul. A minha estava com um desse, igual ao seu, plug preto, e era o 4052.

Bom dia Willys!
Exatamente, o sensor com o conector azul é da gasolina, a minha é do conector preto. Além do relé temporizador que a Sportage tem para acionar as velas aquecedoras existe também esse sensor que envia informação a central dizendo se é necessário que as velas aquecedoras sejam ligadas durante outro tempo, é importante que o carro esteja com a válvula termostática, caso não tenha corre o risco das velas queimarem ou superaquecer a fiação. Vejo que esse sensor MTE-4052 é pra alguns carros a gasolina e a chave que ele usa é uma 19mm mesmo.
Muito Obrigado pela resposta, você me ajudou muito!

João Cristiano Rodrigues
11/06/2014, 09:00
Bom dia Willys!
Exatamente, o sensor com o conector azul é da gasolina, a minha é do conector preto. Além do relé temporizador que a Sportage tem para acionar as velas aquecedoras existe também esse sensor que envia informação a central dizendo se é necessário que as velas aquecedoras sejam ligadas durante outro tempo, é importante que o carro esteja com a válvula termostática, caso não tenha corre o risco das velas queimarem ou superaquecer a fiação. Vejo que esse sensor MTE-4052 é pra alguns carros a gasolina e a chave que ele usa é uma 19mm mesmo.

BOm dia, podia postar uma foto deste rele temporizador e mostrar para nós onde ele fica instalado na sportage? Qual a posição dele, onde ele fica?

eduardommelo
11/06/2014, 11:53
BOm dia, podia postar uma foto deste rele temporizador e mostrar para nós onde ele fica instalado na sportage? Qual a posição dele, onde ele fica?

Bom dia João, ele fica em baixo do carpete do passageiro, você irá encontrar a Central e ao lado o relé temporizador.
Mais tarde coloco uma foto.

João Cristiano Rodrigues
11/06/2014, 13:38
Ok vou procurar, mas se tiver como postar uma foto ficarei grato.

lorpa
11/06/2014, 13:44
Não tenho as fotos deles dentro do carro, apenas de quando desmontei. Como o eduardommelo já havia dito, fica localizado sob o carpete do lado do passageiro, bem ao centro na parte de cima, basta puxar o carpete.

466696

Tenho também uma foto com a central desmontada
466697

Que problema você está tendo com as velas?

[]s

eduardommelo
11/06/2014, 20:28
Ok vou procurar, mas se tiver como postar uma foto ficarei grato.

Claro que tem... ta aí! Só corrigindo, eu errei no comentário da foto, isso não é o sensor, é o relé temporizador das velas aquecedoras. Qualquer dúvida é só perguntar!
Sábado estarei fazendo uma manutenção na minha, trocar retentores de válvulas, pois está passando compressão, ela levou um esquente antes de fazer o motor e não foi mexido nos retentores, porém com o aquecimento devem ter sido prejudicados. Irei trocar os retentores, irei colocar uma válvula termostática do opala que abre com 75 graus e religar o sensor das velas aquecedoras. Depois de feito o serviço postarei um vídeo pra ver o funcionamento do carro!

466730 466731

filipezanrosso
12/06/2014, 19:47
A minha apresentou a alguns dias um estalo(de acionamento ou desacionamento) neste relê temporizador a alguns dias em momentos bem aleatórios, com o carro andando. desmontamos, foi removida toda a central, contatos limpos e o barulho parou.

willys59
16/06/2014, 22:54
Bom dia Willys!

Eduardommelo. Que bom que eu pude te ajudar. Se você não encontrar esse sensor, eu tenho o sensor que retirei da minha, plug preto. Eu não sei se ele está queimado, ou se estava funcionando errado, por ser para o motor a diesel. Se você não encontrar novo por aí, posso até te enviar pelo correio o sensor que estava na minha pra você testar....