veterinario
21/06/2009, 01:25
Alguém usa ou usou turbo com geometria variável no 14B? fica muito melhor que uma t2 ou gt20 convencionais? Ou a diferença é imperceptível?
DieselPower
21/06/2009, 09:58
Veterinário, não sei as opções de TGV disponíveis no mercado para o 14B, afinal, ele é um 3.7, não é mesmo?
Da mesma maneira, a T2, na minha opinião, seria uma das menos indicadas, pois devido suas dimensões causaria o chamado "overspeed", quando se está utilizando uma turbina de pequenas dimensões em um motor que gera um grande fluxo de escape. A T2 deve ser utilizada, no máximo, no 2.8 (3L).
Agora, em relação a TGV, acredito que as originais da Mit (2.5), da Toyota (3.0), da Ford (2.8) e da Nissam (2.5), não seriam suficientes para alimentar o motor em altas rotações. Teria que entrar em contato diretamente com os fabricantes (Mit, Garret, B&W) e ver a disponibilidade de uma turbina com dimensões condizentes com o fluxo de gases do escape do 14B.
Agora, se o objetivo é diminuir o Turbo Lag, uma opção seria utilizar as turbinas "roletadas" que estão disponíveis no mercado. Se não me engano, até a Master Power já lançou uma rolamentos.
Abraço.
veterinario
21/06/2009, 11:13
Substituí a T2 por uma gt20, ficou andando legal. Conversando com o mecânico que fez a substituição, ele sugeriu numa outra troca usar um TGV. Deve ficar ainda melhor , mas não sei se compensa o custo, pois uso 1 kg de pressão no máx.
DieselPower
21/06/2009, 11:39
O maior objetivo da TGV não é trabalhar com maior pressão, e sim disponibilizar esta pressão em regimes de menor rotação.
Mas acredito que será difícil encontrar uma TGV no mercado nacional que alimente tanto em alta, como em baixa um 3.7.