Ver Versão Completa : Vale a pena retocar a pintura?
TylerNTL
20/06/2009, 21:13
A minha Ranger já deixou de ser nova a muuuito tempo, mas memos assim considero o estado de conservação dela invejável e não tenho nenhum motivo ou justificativa para trocá-la por uma mais nova. Exceto pela colocação em prática de algum devaneio (tipo: vou comprar um troller, será que dá para andar de samurai no dia a dia?, quanto custa uma Defender 90 mesmo?) pretendo ficar com ela por mais alguns anos.
Ela tem 02 pontos de ferrugem que julgo necessitarem de alguma intervenção:
-Na esquina superior esquerda do párabrisas. Existe um início de ferrugem com 3x0,3cm.
-Na parte superior da coluna das portas do lado do passageiro. Existem dois pontos adiantados de ferrugem, um de cada lado da coluna. Inclusive tempos atrás apareceu um infiltramento misterioso. Desvendei o mistério e descobri dois buracos de ferrugem, que foram tampados com durepoxi. E já vão assim pelo menos um ano. (detalhe que este mesmo ponto do outro lado da viatura está completamente livre de ferrugem!)
Os outros detalhes na pintura são:
-Bordo das portas dianteiras. Por descuido do dono anterior (nos contatos acidentais com outras portas, paredes de garagem, etc) a pintura nestes pontos está lascada (quando comprei a viatura coloquei frisos de borracha). Nestes locais apesar da pintura estar completamente descascada a superfície inferior parece com aço galvanizado e não há qualquer indício de ferrugem.
-Canto interno inferior das portas traseiras. Aparentemente uma batida em alguma canto vivo feriu a pintura iniciando pontos de ferrugem em dois pedaços de aproximadamente 2x0,5cm. Ambos estão lixados e cobertos de esmalte.
-Ponto no meio da soleira da porta dianteria do passageiro. Algum animal usando um sapato com solado de ferro decidiu por esfregar a solar por ali. Tem dois pontos de 0,5x0,5cm com a pintura ferida com início de ferrugem. Local também lixado e coberto de esmalte.
Levei a viatura em 02 oficinas de pintura daqui de Natal (Martelinho de Ouro e Center Car ambas na BR-101 proximo ao SAMS).
Martelinho de Ouro cobrou R$ 1,6k para os retoques nas portas que seriam pintadas de verniz a R$ 250/cada e aproximadamente R$ 600 pelos retoque nos pontos com a ferrugem mais profunda.
Na Center Car fui desestimulado a retocar as portas dianteiras e ele propôs fazer apenas retoques nas portas traseiras onde não seria necessário um acabamento excelente pois os pontos ficam "escondidos". Quanto aos pontos com ferrugem ele propôs uma lixada profunda, solda (se necessário para completar o pedaço oxidado), colocar uma base para retardar a oxidação, aparelhar e pintar. Propus entregar e receber a viatura com o forro e coberturas internas das colunas desmontadas (além da economia só confio na minha pessoa para fazer estes serviço com o cuidado e atenção que julgo necessárias). Tudo por R$ 500.
As dúvidas são as seguintes:
-Qual técnicas, materiais e procedimentos necessário para fazer um serviço o melhor o possível sob a ótica de retardar a ferrugem?
-Considerando que o restante da viatura não tem outros pontos de ferrugem, esse serviço "zeraria" a ferrugem ou estes pontos sempre serão "fracos" para ferrugem.
A Frontier tem algumas ferrugens e arranhões tambem. O problema é que ela é prata, e acertar prata é dificil.
O Edintruder fez a pintura do teto e da caçamba novas e agora ta vendendo a Ranger. Investimento que não será muito valorizado.
Fico no aguardo das dicas.
[]´s
TylerNTL
20/06/2009, 21:31
A Frontier tem algumas ferrugens e arranhões tambem. O problema é que ela é prata, e acertar prata é dificil.
O Edintruder fez a pintura do teto e da caçamba novas. O negócio é pensar que ta fazendo pra ficar com o carro pra sempre.
Fico no aguardo das dicas.
[]´s
A minha é branca. Acredito que deve ser a cor mais fácil de "acertar". Seria a mais barata também?
a minha s10 tbm precisa de pintura, porém não acho que valha a pena pinta-la, pois depois vou pra fora com ela e arranha, ta loco, parece que arranha o cara junto...
me pediram R$1.600,00 pra pintar por completo.
a minha s10 tbm precisa de pintura, porém não acho que valha a pena pinta-la, pois depois vou pra fora com ela e arranha, ta loco, parece que arranha o cara junto...
me pediram R$1.600,00 pra pintar por completo.
Isso ai é dificil.
Mês passado o pai entrou numa valeta a beira de uma estrada de terra, num retorno. A vegetação a beira da valeta arranhou a lateral, mas aqueles arranhões que saem com um polimento. O ruim é aqueles pontos na frente, derivados de viagens no asfalto.
[]´s
Isso ai é dificil.
Mês passado o pai entrou numa valeta a beira de uma estrada de terra, num retorno. A vegetação a beira da valeta arranhou a lateral, mas aqueles arranhões que saem com um polimento. O ruim é aqueles pontos na frente, derivados de viagens no asfalto.
[]´s
a minha ta cheia de picadas na frente, devido a viajens....
faz parte.
Moisés S.M
21/06/2009, 12:13
A minha evito d lavar eu mesmo,pq quando lavo vejo aqueles pequenos arranhoes q me deixam louco!!!,fora q dei uma porrada com a lateral da caçamba lado motorista num pilar,fui num amigo meu ele me cobrou 250 reias,achei o preço bom até pq ele vai pintar toda a lateral da caçamba,tive q comprar uma sinaleira tmbm $180,mas como não posso ficar sem carro no momento a pintura vai ter q esperar...já faz 9 meses q bati hehehehe.
Prioridade pra mim:MANUTENÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR,MAQUIAGEM VEM DPOIS...ATÉ PQ ELA FOI FEITA PRA TRABALHAR!!!e trabalha a coitada...
aoliveira
21/06/2009, 13:19
-Bordo das portas dianteiras. Por descuido do dono anterior (nos contatos acidentais com outras portas, paredes de garagem, etc) a pintura nestes pontos está lascada (quando comprei a viatura coloquei frisos de borracha). Nestes locais apesar da pintura estar completamente descascada a superfície inferior parece com aço galvanizado e não há qualquer indício de ferrugem.
Thelmo, como são esses frisos de borracha? onde comprou? achei bastante interessantes, a minha também veio com uns lascados ali.
Na minha, que também é branca, passei TF7 (transformador de ferrugem em primer) nos picotados de pedras que levamos em viagens e depois passei esmalte branco de unha.
Até novembro de 2008 eu estava morando longe da maresia. A vida da minha Ranger foi vivida dois anos em Santiago-RS e cinco anos em Campo Grande-MS, agora que estamos morando em Salvador e aqui a maresia é para valer.
Abraços,
FRanger
TylerNTL
21/06/2009, 15:37
Explica como é esse TF7. É tipo um Hameritte? É de que cor? Onde encontro para vender?
TylerNTL
26/06/2009, 09:50
Tô saindo para comprar o TF7!
Como aplico ele? Precisa lixar?
TylerNTL
26/06/2009, 13:33
Não encontei TF7. Comprei ARMATEC OX 7 que seria um produto similar da Vedacit.
Quando abri o produto pensei que tivesse sido enrolado. Eu esparava alguma coisa como uma tinta viscosa vermelho escuro. E aparentemente era só água, cheguei perto de colocar um pouco na ponta do dedo e provar. Mas tinha um cheirinho diferente beeeem sutil.
Liguei para o SAC da Vedcit e me informaram que o produto era assim mesmo.
Passei um bombril na esquina do pára-brisa e verifiquei que a ferrugem era bem superficial. Lambuzei tudo com a "água" (Vendidad como ARMATEC OX 7) e estou esperando ela secar para pintar com esmalte de unha.
a minha ta cheia de picadas na frente, devido a viajens....
faz parte.
Tem um protetor de couro que se coloca na frente da viatura. Protege contra as pedrinhas da estrada. Estou indo para Canoas/RS no dia 09 e vou com este equipamento na frente (ganhei do Vitara de um amigo).
Abraços.
Tem um protetor de couro que se coloca na frente da viatura. Protege contra as pedrinhas da estrada. Estou indo para Canoas/RS no dia 09 e vou com este equipamento na frente (ganhei do Vitara de um amigo).
Abraços.
poisé, eu ja vi este protetor, acho feio uma barbaridade, mas nao danifica a pintura.. pra quem viaja bastante deve ser uma boa mesmo..
abs
O TF7 (esse nome é comercial) de um produto chamado de transformador de ferrugem em primer, ele age como um ácido que reage com a ferrugem.
É um líquido marrom de baixa viscosidade.
Deve-se raspar a ferrugem solta, aplicar uma demão, esperar secar, aplicar a segunda demão e depois pintar com alguma tinta.
Deve-se também retirar da embalagem somente a quantidade aproximada que se vai usar, pois, se usar um pincel molhando na embalagem e passando na ferrugem todo o produto da embalagem vai reagir e estragar.
Abraços,
FRanger
SergioPB
26/06/2009, 21:11
A minha CD foi toda pintada há um ano atrás.
Ela tinha um ponto de ferrugem na parte superior do pára-brisa e nas calhas, próximas às colunas. Além de riscos em locais variados, morsas e outras coisas mais.
Decidi fazer uma reforma geral.
Desmontaram totalmente a Ranger por fora e por dentro.
O profissional responsável pelo trabalho me disse que os pontos de ferrugem da minha Ranger são uma constante na maioria das Ranger.
As calhas da Ranger são obtidas à partir da junção de duas chapas mal unidas.
Ele refez toda a calha estragada e soldou-as em toda a extensão, acabando com qualquer entrada de água.
Por dentro do teto foi passado Antiruste antes de montar o forro.
Já dura um ano e nada de sinal de ferrugem.
Uma dica importante: Lavar a Ranger de dia, de preferência pela manhã ou início da tarde. Nunca à noite. Após a lavagem, deve-se deixar as portas abertas para escorrer toda a água, e secar bem na área nas borrachas.
Abraços!
TylerNTL
28/06/2009, 09:46
Agora não tem mais volta, fiz eu mesmo o serviço!
Descasquei a pintura afetada pela ferrugem e "lixei" com um bom-bril.
Apliquei o ARMATEC em 03 demãos (duvido que qualquer oficina de funilaria fizesse isso pois leva 08 horas para secar cada demão). Pintei com um spray colorgin branco que eu tinha em casa. O acabamento não ficou 100% mas como os pontos são meio "escondidos" não vejo problema.
Agora estou motivado para retocar as bordas das portas. Na verdade já fiz um teste na porta traseira lado do passageiro. Teste não aprovado pq ficou uma listra onde coloquei a fita para isolar o pedaço a ser pintado.
Vou esperar secar lixar denovo pintar sem isolar a lataria.
A não ser que eu seja meio daltônico para o branco achei a "cor" muito próxima a original, a maior diferença está no brilho da pintura nova.
A tinta nova é meio fosca mesmo? Ou melhora com lixa fina e polimento?
Quais as dicas para minimizar a diferença entre a pintura nova e original?Lixa fina e polimento?
Existe algum verniz "incolor" para cobrir tudo e melhorar o brilho da pintura nova?
Já estou pensando em comprar um cx de spray branco e repintar ela toda eu mesmo!
fabiano-goes
28/06/2009, 17:13
Mandei pintar minha ranger semana passada, pintura geral pois não acredito muito em retoques. Moro em olinda pernambuco e mandei pintar minha ranger em maceió alagoas pois lá a mão de obra é mais barata vou pagar 2350,00 reais tudo mão de obra e material, os ferrugens que tem meu carro são nos mesmos lugares citados neste post como longarinas pertos das portas em volta da borracha do parabrisa acho que ainda vai demorar uns 15 dias pra eles me entregarem mais vair sair zera, to tranquilo pq deixei meu irmão que mora lá em maceió fiscalizando a reforma e ele é muito detalhista e exigente.
ranger 2000 2001 xl cabine dupla a diesel cor verde
TylerNTL
28/06/2009, 17:36
Mandei pintar minha ranger semana passada, pintura geral pois não acredito muito em retoques. Moro em olinda pernambuco e mandei pintar minha ranger em maceió alagoas pois lá a mão de obra é mais barata vou pagar 2350,00 reais tudo mão de obra e material, os ferrugens que tem meu carro são nos mesmos lugares citados neste post como longarinas pertos das portas em volta da borracha do parabrisa acho que ainda vai demorar uns 15 dias pra eles me entregarem mais vair sair zera, to tranquilo pq deixei meu irmão que mora lá em maceió fiscalizando a reforma e ele é muito detalhista e exigente.
ranger 2000 2001 xl cabine dupla a diesel cor verde
Esses R$ 2.350 são para desmontar forros e revestimentos, pintar e remontar certo?
Tem alguma idéia de qual seria o desconto se vc entregasse ela com os revestimentos e forros desmontados?
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